Вы находитесь на странице: 1из 24

Ba de Leitura

A experincia do projeto Fazer Valer os Direitos em Alagoas

Apresentao

Este um roteiro para apoiar a implementao do projeto Ba de Leitura no seu municpio. De modo sinttico, objetiva apresentar a prtica educativa, baseado na experincia do projeto Fazer Valer os Direitos em Alagoas. Tambm traz dicas para organizar a prtica de leitura na escola, sugestes de atividades, pontos a considerar na seleo dos livros por faixa etria e uma caracterizao dos leitores/as. Finaliza com uma orientao geral sobre o acervo necessrio ao pleno funcionamento do Ba.

Este material destina-se aos municpios que participam do SELO UNICEF Municpio Aprovado, uma iniciativa do UNICEF e dos parceiros do Pacto Um Mundo para a Criana e o Adolescente do Semi-rido brasileiro.

Fbio Morais - Coordenador do escritrio zonal do UNICEF para Alagoas, Paraba e Pernambuco

O que o Ba de Leitura?
O Ba tem a finalidade de difundir prticas de leitura ldica, valorizando o saber popular e a literatura, de modo a contribuir para a formao de pessoas crticas e conscientes do seu papel scio-poltico, fortalecendo polticas pblicas de educao. Seus objetivos so: criar oportunidades de exerccio de diversas leituras e despertar a auto-estima, a criatividade e a sensibilidade atravs da leitura. As atividades do Ba de Leitura se destinam a crianas e adolescentes, suas famlias, educadores e toda sociedade interessada no desenvolvimento da cidadania. O Ba permite que crianas sejam estimuladas para a leitura com PRAZER. Cabe aos educadores fazer uma seleo apropriada faixa de idade e promover leituras contextualizadas, reconhecendo os aspectos culturais importantes na comunidade e no mundo. Outro elemento importante do Ba ser motivador do APRENDER na escola, auxiliando o contato com as palavras, os nmeros e todas as linguagens, incluindo o desenho, o teatro e a msica.

Daniel Lima

Manuela Cavadas

Como iniciar o projeto Ba de Leitura ?


O SELO UNICEF Municpio Aprovado estimula a criao do Ba como espao de incentivo ao APRENDER, favorecendo a troca de experincias como a do projeto Fazer Valer os Direitos em Alagoas e outras iniciativas. Cabe ao municpio promover a formao dos educadores atravs de oficinas de leitura, apoiadas no estudo da literatura Infanto-juvenil, com foco nas suas finalidades didtica, psicolgica, sociais e morais. Em duas ou trs oficinas, alm do estudo geral, preciso conhecer tcnicas da arte de ler e contar histrias, na sala de aula ou outros ambientes; identificar gneros literrios ( poesias, fbulas, poemas, lendas indgenas e do Nordeste brasileiro, contos de fada, crnicas e outras narrativas) e estudar como se organiza o espao , sob forma de cantinho de leitura ou sala adaptada. O Ba tambm pode ser itinerante, com visitas programadas s escolas ou comunidades distantes. A leitura coletiva deste texto, reunindo dirigentes, professores e alunos/as, poder trazer mais idias sobre como iniciar essa prtica.

Onde comeou ?

H muitas experincias que desenvolvem a leitura com/para as crianas mas, o ttulo Projeto Ba de Leitura foi usado primeiramente na Bahia e em Pernambuco: Feira de Santana-BA, na regio de plantio do sisal, como iniciativa do MOC- Movimento de Organizao Comunitria com o apoio do UNICEF e da SETRAS -Secretaria de Trabalho e Assistncia Social do Estado da Bahia, envolvidos com a preveno e combate ao trabalho infantil e, em Olinda, com o Centro de Cultura Luiz Freyre. UNICEF, MOC e o Centro motivaram a experincia do Ba junto ao Movimento Pr-Desenvolvimento Comunitrio de Palmeira dos ndios Alagoas, depois ampliada para outros municpios do Semirido, atravs do projeto fazer Valer os Direitos das Crianas e Adolescentes de Alagoas. Hoje h muitas outras experincias que levam esse nome, ainda insuficientes para impulsionar o gosto pela leitura em todas as crianas e adolescentes e suas famlias. Seu municpio pode fazer parte dessa histria. Leia as dicas!

Manuela Cavadas

Dicas para o educador/a organizar prticas de leitura na escola


1. Conhea o acervo de livros de sua escola e do Ba; 2. Leia e releia o maior nmero de livros desses acervos; 3. Escolha os livros adequados para a faixa etria de seus alunos/as; 4. Em sala, antes de ler, mostre a capa, comente sobre o contedo e o autor/a; 5. Estimule conversas sobre os temas dos livros, por exemplo: sonhos, lendas, supersties, natureza etc.; 6. Planeje um tempo de leitura pode ser entre duas a cinco vezes por semana, usando, no mnimo, 40 minutos; 7. Organize, com os alunos/as, um espao ldico, bonito, informal. Enfeite com desenhos, textos produzidos em sala e muitas cores. Pense tambm no melhor modo de sentar, incluindo esteiras ou almofadas para estimular rodas de conversas e a leitura concentrada;

Manuela Cavadas

8. Leia para/com sua classe. Escolha bem os textos e, se achar necessrio, ensaie a leitura. Observe o ritmo e a altura da voz, de modo a manter o interesse com mudanas de entonao, de ritmo da voz etc.; 9. Se possvel, dramatize a leitura, enfatizando as expresses, os modos de dizer dos personagens; 10. Faa leitura coletiva, um lendo para os demais. Construa com a classe a agenda de leitura e, a cada dia, reforce o compromisso, pergunte sobre como cada um est exercitando, procurando resolver as dificuldades com as palavras, a voz ou outros elementos; 11. Alterne a leitura coletiva com a leitura individual, silenciosa. Poder estimular atividades para que a classe comente o que ouviu ou leu. Converse sobre preferncias,personagens/autores ou pontos de vista. Tudo para incentivar o clima de aprendizagem e gosto pela leitura; 12. Estimule outras atividades relacionadas leitura. Estudo de textos literrios como mitos, fbulas, poesias e as composies da classe; 13. Organize visitas biblioteca. Caso o municpio no possua, visite um municpio prximo. Indique como usar o acervo e a responsabilidade pelo manuseio e modos de emprstimo;

14. Promova visita dos pais ao espao do Ba de Leitura, incluindo a participao deles nas atividades de dramatizao ou leitura coletiva; 15. Estimule um grupo de pessoas a se tornar Amigos do Ba. Com elas, voc poder criar campanhas para doao de livros, ampliar o estudo sobre a literatura infanto-juvenil e integr-los vida escolar. O grmio escolar sempre um espao colaborador dessas iniciativas.
Gilvan Barreto

10

Tipos de atividades do Ba de Leitura


Poemas
Ler e estimular a expresso de sentimentos com desenhos de personagens ou ambientes; Completar idias sugeridas pelo poema, estimulando o uso de palavras adequadas; Identificar rimas; Mesclar os versos em pequenas tiras e remontar com a classe.

Poesias, brincadeiras e histrias do folclore brasileiro


Pesquisar sobre o folclore e suas manifestaes por regio; Construir com a classe um mapa cultural do municpio, enfocando o folclore, fazendo entrevistas com os 11

Gilvan Barreto

adultos, consultando documentos ou outros modos de identificar manifestaes locais; Pesquisar msicas infantis de ninar, roda ou outros jogos; Brincar de roda; Escrever as msicas e/ou desenhar seus temas; Construir o painel da classe, ilustrando os versos ou contos trabalhados.

Leitura de livros infanto-juvenis


1. Convide a classe a desenhar a parte preferida da histria; 2. Construa com a classe a maquete do cenrio da histria; 3. Trabalhe a noo de tempo e a seqncia lgica da histria, estimulando a conversa sobre o que mais gostaram e o que foi aprendido; 4. Estimule a conversa sobre finais diferentes da histria, de modo a que novas situaes da trama possam ser sugeridas pela classe; 5. Sensibilize a classe para um tema que possa ser dramatizado por bonecos/mamulengos. 1

Como fazer: os alunos/as montam o enredo, os

bonecos e o cenrio com coisas simples como palito de picol, papel ofcio ou recortes de revistas. O cenrio poder ser uma caixa de sapato ( para bonecos de dedos) ou um conjunto de cadeiras cobertas com um tecido colorido ou outras formas e jeitos de fazer. O importante a participao de toda a classe, com diviso de papis/ funes de acordo com o perfil de cada um. Os bonecos podero ser manipulados por dois ou trs alunos, podendo ter um narrador/a em frente ao palco. Outros alunos podero animar com a produo de sons ritmados, gravaes de msica ou cantos infantis apropriados histria encenada.
Gilvan Barreto

1

O que considerar na seleo dos livros


Faixa etria
1 a 2 anos

Caractersticas da leitura
Idades que a criana no se prende a uma histria. O que interessa o movimento, o tom da voz e o colorido das pginas. Tudo desperta ateno! A leitura mais adequada frase a frase, de modo solto, curto. Trazer temas da realidade da criana, utilizando palavras simples, prximas ao vocabulrio por ela utilizado. Despertam interesse as histrias curtas, com poucos detalhes e personagens. A criana vive a histria como se fosse real. Tudo tem vida. Consegue fazer interao com os personagens e acontecimentos, com tentativas de explicar e mostrar como so. o perodo em que as histrias passam a ser mais elaboradas. possvel contar histrias com maior riqueza de vocabulrio, com narrativas simples e de fcil compreenso. A criana ainda se assusta com facilidade, uma vez que no separa completamente realidade e fantasia. preciso tomar cuidado com o tom de voz, os personagens malvados, fatos mais assustadores. Tambm

2 a 3 anos

3 a 5 anos

14

comum a leitura visual de todas as imagens, e a criao da prpria histria, a partir da seqncia presente no livro, sem se prender muito ao cdigo escrito. 6 a 7 anos um momento novo. s vezes, com dificuldade, a criana comea a ler, decifrando o cdigo escrito e apropriando-se do texto. As histrias curtas, com vocabulrio simples e usual so as mais indicadas, especialmente sobre assuntos do cotidiano da criana. a fase das histrias engraadas, bem-humoradas. Os gibis so timos, especialmente quando aliam essas caractersticas questo esttica , com um texto leve , de fcil compreenso, de leitura rpida e personagens diversos. A criana nessa faixa, normalmente, j domina a leitura e capaz de fazer interpretaes. Idade do interesse por textos mais longos, histrias mais ricas em personagens, dilogos e situaes. Os temas que mais atraem so os de aventura, fices fantsticas e tambm histrias reais. O interesse cresce a partir de fatos reais, polmicos, ligados temas da realidade social. H tambm interesse por grandes aventuras, invenes do mundo moderno e histrias do futuro, incluindo narrativas sobre o fim do mundo. 1

8 a 9 anos

9 a 10 anos

11 anos em diante

Caractersticas gerais dos leitores/as


Pr-leitor Primeira infncia ( 15 meses aos 03 anos) A criana inicia o conhecimento da realidade que a rodeia, estimulada pelos contatos afetivos. a chamada fase da inveno da mo , com o impulso bsico de pegar tudo que estiver ao alcance. o momento que conquista a prpria linguagem e nomeia o que est sua volta. Segunda Infncia ( a partir dos 3 anos ) a fase em que comeam a predominar os valores vitais, referentes sade, e sensoriais, especialmente quanto afetividade. um perodo egocntrico e de interesses pelos jogos e brincadeiras. H impulso crescente de adaptao ao meio fsico e novas formas de comunicao verbal. Dos 6 aos 7 anos Vivncia da leitura com reconhecimento dos signos do alfabeto e das slabas. o incio da racionalizao da realidade, com maior socializao nos grupos da escola e da comunidade. Dos 8 aos 9 anos Domnio do mecanismo de leitura de textos, com maior interesse pelo conhecimento de coisas novas. H maior atrao pelos desafios da vida , com

1

Gilvan Barreto

Gilvan Barreto

questionamentos sobre a natureza. A presena do adulto ainda importante para motivar a leitura. Dos 10 aos 11 anos Fase da consolidao do mecanismo da leitura e da compreenso do mundo expressa no livro. A leitura estimula a reflexo, com maior capacidade de concentrao e engajamento na experincia narrada. Dos 12 aos 13 anos H total domnio da leitura, com capacidade de reflexo em maior profundidade. a fase de desenvolvimento do pensamento reflexivo e crtico, com agilidade da escrita criativa. A nsia de viver funde-se com a nsia do saber pela auto-realizao. O/a adolescente abre-se para o mundo e entra em relao prxima com o outro. poca de transformao, de contato maior com o mundo, levando a muitos questionamentos e posies radicais. A leitura permite uma identificao com o mundo, o encontro com realidades diversas mas convergentes que podero levar afirmao como pessoa cidad.
Manuela Cavadas

1

Como construir o acervo do Ba


Tomando por base a produo brasileira, inicie o acervo com obras de Monteiro Lobato, apoiado no fato que nas suas produes h criatividade, linguagem apropriada, com espontaneidade e fluidez no discurso, conduzidos pela narradora Dona Benta, alm de personagens conhecidos. Evidente que o modo de vida no stio sofreu muitas transformaes, mas, o simples contato com essa realidade j estimula o debate com a classe. Na literatura brasileira infanto-juvenil h muitos ttulos excelentes, mas a circulao e acesso so limitados. Portanto, faa um diagnstico dos livros disponveis no municpio e organize um acervo preliminar. Depois, entre em contato com pessoas e instituies que j desenvolvem o Ba de leitura, visite livrarias e bibliotecas e identifique bons ttulos. Pouco a pouco, perceber temas e autores que melhor se adaptam ao seu pblico leitor.

1

Referncias Bibliogrficas
ABRAMOVICH,Fany. Literatura infantil no Brasil:gostosuras e bobices.So Paulo:Editora Scipione,1991. AZEVEDO,Ricardo. Aspectos da literatura no Brasil.Revista Projeto,v.4,n.6,2002. BETTELHEIM,Bruno.A psicanalise dos contos de fadas.Rio de janeiro:Paz e Terra,1980. COELHO,Betty.Contar histrias:uma arte sem idade.So Paulo:tica,1990.
Manuela Cavadas

1

Contatos:

Alagoas
Fazer Valer os Direitos em Alagoas - Bas de Leitura: Ba do Movimento Pr-Desenvolvimento Comunitrio Rua Chico Nunes,161 - Alto do Cruzeiro - Palmeira dos ndios-AL CEP 57600-460 - Fone: (82) 34213480 oasispi@ig.com.br Contatos: Jacqueline Saturnino Vieira/ Vagner Soares da Silva Ba do Municpio de Palmeira dos ndios Rua Duque de Caxias com a Luiz Pinto de Andrade - Palmeira dos ndios -AL Contato: Nadjane Soares de Assis Ba de Leitura da FUNDANOR - Fundao de Amparo ao Menor Rua Maria Tenrio Cavalcante, 27 Vila Nova - Palmeira dos ndios - AL Contato: Graziela Vieira da Silva Ba de Leitura do Municpio de Viosa Av. Firmino Maia, S/n - Centro - Viosa- AL Contatos :Maria Telma Pereira Vanderlei/ Thiago Melo da Silva

0

Ba de Leitura do Municpio de Cacimbinhas Rua Oscar Juvncio Amorim, S/n - Centro - Cacimbinhas- AL Contato: Elzanira Pereira Barbosa Ba de Leitura do Municpio de Quebrangulo Praa Major Cicero de Ges Monteiro, S/n - Centro Quebrangulo- AL Contatos: Maria Selma Santos de Lima/ Mrcio Jos Soares Alves Ba de Leitura de Estrela de Alagoas Contato: Gesiane Almeida Santos de Carvalho Ba de Leitura de Igaci/ AAGRA - ASS. de Agricultores Alternativos Stio Jacarezinho, 48 Zona Rural - Igaci - AL Contato: Ana Claudia Simplcio Ba de Leitura do PRSER - Bom Conselho Rua Graa S , s/n- Centro - Bom Conselho - PE Contato:Luziane Valena Iderio Rua Zerson Wanderley, 410 - Cruz das Almas- Macei CEP: 57037490 iderio@ideario.org.br - www.ideario.org.br

1

Movimento Pr-Desenvolvimento Comunitrio Rua Chico Nunes, 161 - Alto do Cruzeiro - Palmeira dos ndios- AL CEP 57600-460 - Fone: (82) 34213480 oasispi@ig.com.br

Bahia
Movimento de Organizao Comunitria MOC R. Pontal, 61 Cruzeiro Feira de Santana-Bahia CEP 440170 - Fone/fax (75) 32211393 comunica@moc.org.br - www.moc.org.br

Paraba
Casa Pequeno Davi R. Joo Ramalho,195-Rger- Joo pessoa-PB CEP 58020-200 - Fone/fax: (83) 3241-5263 casa@pequenodavi.org.br - www.pequenodavi.org.br www.casapequenodavi.blogspot.com

Pernambuco

Centro de Cultura Luiz Freyre R. 27 de janeiro, 181 Carmo - Olinda CEP 53020-020 Fone: (81) 33015241

Ficha Tcnica:
Equipe Unicef Recife
Fbio Atansio de Morais Coordenador AI Ana Maria Andrade de Azevedo Oficial de projetos Jane Andrade dos Santos Oficial Assistente de projetos Telmo Teixeira de Barros Assistente de projetos Lcia Paiva Assistente administrativo Irinia de Freitas Recepcionista Daniel Lima Motorista Conceio Cardozo Consultora de monitoramento e informao Incio Frana Consultor de comunicao Maria Jos Gouveia dos Santos Apoio Pesquisa de textos/coordenao Bas do projeto Fazer Valer os Direitos em Alagoas: Jaqueline Saturnino Vieira. Projeto Grfico: Via Design 81 3423.9522



4

Rua Henrique Dias s/n ed. IRH, Derby, Recife-PE, CEP: 010-100; recife@unicef.org www.unicef.org.br

Вам также может понравиться