Вы находитесь на странице: 1из 57

DIREITO CIVIL VI 1) Abertura da sucesso 1.

1) Consideraes iniciais - quando uma pessoa morre a herana ser para descendente, se no tiver ser ascendente, se no tiver ser para o cnjuge, se no tiver ser para os colaterais e se no tiver nenhum ser para o estado. Esta ordem sempre seguida. - ordem de vocao hereditria determinada pela lei. Jos ! ! ! f1 f2 f3 1 classe ! ! ! n1 n2 n3 2 classe - caso f1 morra n1 e n2 recebem a parte do pai , isso chama estirpe. Se os trs filhos morrem, eles recebem por direito prprio por cabea, continuam sendo descendentes. - se Jos morre e tem 3 filhos f1,f2,f3 estes so descendentes 1 classe e a herana ser dividida pelos 3 em partes iguais. Se f1 tivesse morrido antes de Jos seus descendentes receberiam a sua parte da herana de Jos como representantes dele e no como herdeiros, isso acontece enquanto tiver descendentes da 1 classe. Agora, se todos os descendentes da 1 classe, os da 2 classe passam a ser herdeiros da totalidade da herana. * sucesso inter vivos vende o bem para outra pessoa. * sucesso mortis causa aquela que ocorre em funo da morte. Primeiro chama os descendentes de 1 grau e depois os descendentes de 2 grau. * direito garantido pela CF/88 algum que tenha direito garantido pela CF ele pode ser afastado em duas nicas situaes: a deserdao e a indignidade. - deserdao ato feito pela pessoa que ir deixar a herana em no deixar para um de seus herdeiros. Pode ser feita quando os descendentes abandonam a pessoa (ex;. velhos do asilo). feita atravs de testamento feito em cartrio. Tem que ter um motivo justo e a pessoa que foi deserdada pode discutir judicialmente alegando que no deveria ser deserdada e se provar que no foi feito dentro da lei a deserdao poder ser revogada. Somente os herdeiros necessrios podem ser deserdados. - indignidade quando o descendente comete algum ato que a torne indigno. (ex: caso da Suzane e os irmos cravinhos). Porm se na poca o irmo dela fosse maior de idade e se ele perdoasse e no tivesse interesse em entrar com a ao de indignidade ela no deixaria de receber a herana. Para se tornar indigno dependo de algum interessado para requerer. No caso da Suzane foi o MP.

* herana = universalidade de direitos ainda que seja um nico bem. Se a pessoa tem uma casa e morre esta casa a universalidade, ou seja, ela ser dividida entre os herdeiros necessrios (herdeiro universal).

- no caso de herdeiros singulares (herdeiros que recebem um bem especifico) quando a pessoa herda um bem atravs de um testamento. 1.2) conceito - o ramo do direito que regulamenta a transmisso do patrimnio do de cujus aos seus sucessores. * patrimnio = ativo ou passivo na sucesso transmite tanto o passivo quanto o ativo na proporo da herana, ou seja, se uma pessoa morre e tem 200.000,00 para deixar de herana e 40.000,00 de divida, esta tambm passara para os herdeiros na proporo de cada um. Se a pessoa tem uma divida maior do que a herana, os herdeiros s respondero at o valor da herana. * de cujus o nome dado a pessoa que morre. Sempre nas peties tem que vir escritos de forma diferenciada por se tratar de termo latim (deve-se escrever em itlico). - quando algum morre a primeira coisa a saber se a pessoa tem um testamento. - o juiz tem 48 horas para despachar = prazo imprprio - prazo prprio = contestao tem que observar para no perder o direito (prescrio). Imprprio = a no observncia no perde o direito.

1.3) Momento da abertura da sucesso a partir da morte da pessoa j fica transmitidos os bens, ou seja, a abertura automaticamente, no depende de um processo. No o mesmo que abertura de inventario. Quando a pessoa morre, no dia seguinte comea a contar o prazo para abertura do inventrio que de 60 dias a partir da abertura da sucesso. - o prazo para entrada do processo de inventario imprprio, pois se no for feito no prazo no tem penalidade, a pessoa tem que pagar o ITCD (imposto de transmisso causa mortis). Se paga o ITCD dentro do prazo de 180 dias no paga multa. -a regulamentao da diviso da herana ser feita de acordo com a lei vigente no momento da abertura da sucesso (data da morte). * art. 6 - termino da vida natural - art. 1784 * Regulamentao a lei que vai regular a sucesso a vigente no momento da abertura da sucesso. Algum morreu na vigncia do cdigo 16 a regulamentao ser feita sobre ele. - art. 1787 lei vigente no momento da abertura ser aplicada. * cc/16 x cc/02 no cc/16 o cnjuge s meiava e no herdava mais nada. Isso s se no tivesse descendente e nem ascendente. - um cnjuge pode ser ao mesmo tempo herdeiro e meeiro. * Esplio = massa patrimonial todos os herdeiros e todos os bens. - legitimidade ad causam = art. 12, V, CPC

- um nico inventariante ser o autor da ao e o espolio ser ru. - o espolio tanto pode executar como ser executado. Ex: se uma pessoa deve ao de cujus, o espolio pode execut-la. - se j tem inventariante ele ser representante tanto ativamente como passivamente, se no tiver inventariante ser representado por todos os herdeiros. - se os herdeiros no fizeram a abertura e o juiz souber da morte pode entrar de oficio, nomeando um advogado dativo como inventariante, neste caso o espolio ser representando por todos os herdeiros.

1.4) lugar da abertura o lugar que vai determinar o foro competente (juiz competente). o lugar onde ser ajuizada a ao, qual o juiz competente. - art. 1785 ultimo domicilio do se cujus. No importa onde morreu. - foro competente pode ser diferente disso se tiver alguma das excees. - ex: os bens esto em Juiz de Fora, morreu em BH, domicilio em Viosa o lugar competente ser Viosa. - se vrios bens em um s lugar e sem domicilio certo ser no lugar dos bens - se os bens so espalhados ser no lugar onde morreu. - exceo pargrafo nico do art. 96

1.5) situao do herdeiro que morre aps o de cujus - transmite a herana a seus herdeiros Jos ! ! ! ! F1 f2 f3 f4 ----- C - se Jos morre em maro/09 e f4 morre logo depois em abril/09 = divide a herana pelos 4 e a parte de f4 vai para C. se f4 morre antes de Jos ele no herda nada, assim C fica sem herdar. - se f4 morre antes de Jos, e se ele tem 2 filhos (descendentes), estes representam o pr morto f4 e assim recebem a herana. - se aps a morte do autor da herana (de cujus) falece o herdeiro dele, a herana que iria para esse herdeiro que faleceu aps o autor da herana ser repassada aos herdeiros do herdeiro falecido. Esta transmisso ser feita considerando a ordem prevista pela lei. Se, por outro lado, o autor da herana tiver um herdeiro pr morto a herana que iria para este s ser repassada aos seus herdeiros se estes forem descendentes do pr morto. Caso o pr morto no tenha deixado descendente a herana que iria para o pr morto retorna ao monte partilhvel.

* Exerccio: - Joo faleceu em agosto do ano passado, oportunidade em que deixou os filhos marcos, Tadeu, Chico, Maria, madalena. No momento do falecimento ele possua um

Patrimnio de 120.000,00. em junho de 2008 ele fez um testamento deixando 40% do que ele tinha para Marcio seu sobrinho. Responda: a) como ficar a diviso da herana? b) quais so os tipos de sucesso existentes no caso? Quem so? c) e se o testamento fosse de 70%, teria ele validade? Neste caso como ficaria a diviso? d) e se o beneficiado fosse Chico, considerando o testamento de 40% com a reserva de no ser adiantamento da legitima, como ficaria a diviso?

1.6) Transmisso da propriedade e posse corpus + agir como se dono fosse - com a morte transmite tanto a propriedade quanto a posse. - abertura da transmisso = transmisso de posse - administrao dos bens - posse direta e indireta (inventariante cabe aos herdeiros. Transmite ao mesmos. Se no tiver inventariante as duas poses ficam com os herdeiros. - possvel o cnjuge descer e colar na 1 fila para herdar bens. E no herda. J o companheiro pode herdar e tambm meiar. - cdigo 2002 (regime de bens) O cnjuge para receber sem o regime, s se no tiver descendentes nem ascendentes.

1.7) Espcie de sucesso - a transmisso pode ser feita de duas formas: legitima ou testamentria. Quando algum morre primeiro verifica se deixou um testamento se no tiver passa a ser legitima. - previso legal = 1786 se tornam herdeiros porque a lei diz assim. Obs: legitima no a mesma coisa de sucesso legitima... a) sucesso legitima e testamentria a.1) legitimas art. 1788 - presuno da vontade - a sucesso denominada de legitima quando se d em virtude da fora da lei, ou seja, ocorre entre aqueles que so herdeiros determinados pela vontade do legislador. Neste caso os herdeiros so intitulados legtimos, justamente por serem em razo da lei. De acordo com o ordenamento civil so chamados de herdeiros legtimos: os descendentes, os ascendentes, o cnjuge, os colaterais, o estado, sendo que a existncia do mais prximo exclui o mais remoto. - herdeiros necessrios (tambm so legtimos) = descendentes, ascendentes e cnjuge. - pare limitada para os herdeiros necessrios. - legitima 50% o mnimo que eu tenho que deixar para os meus herdeiros necessrios. S terei a legitima se eu tiver os necessrios. Esta s poder ser tirada destes, se forem

indignos ou deserdados, mas se na poca a mo estiver grvida, os filhos recebem a herana dos seus avs. O tutor que cuidar da herana. a.2) testamentria - manifestao da ultima vontade = testamento = requisitos legais = validade - a sucesso testamentria a demonstrao feita pelo falecido de sua derradeira vontade. Atentando sempre para as restries previstas na legislao, principalmente nos casos em que existem herdeiros necessrios, pois conforme explicitado acima, ele s poder dispor de metade de seu patrimnio, ficando a outra metade reservada para herdeiros necessrios art. 1789 do CC. - se a herana legitima, no pode renunciar a um bem. Se fizer isso, renuncia a tudo.

b) Sucesso universal e singular b.1) Universal - legitima ou testamentria - herdeiros da universalidade - sucesso universal ocorre quando o herdeiro chamado a suceder na totalidade dos bens do de cujus ou em alquota deles, ou seja, o sucessor se sub-roga na posio do finado, como titular da totalidade ou da parte da universitas iuris, que o seu patrimnio, de modo que, da mesma maneira que se investe na titularidade de seu ativo, assume a responsabilidade por seu passivo. (Rodrigues) - aquela que os herdeiros herdam a universalidade. Se deixou um testamento e nele a pessoa deixa uma parte para um sobrinho e essa parte especifica (uma casa) ele ser considerado herdeiro singular, ou seja, singular s vai existir se houver testamento. - universal herda tudo ou parte de tudo. Quando herda a universalidade, mesmo que seja um bem para um filho ser universal. - toda sucesso legitima (divide entre os herdeiros legtimos, no possui testamento) tambm sucesso universal, mas nem toda universal ser legitima. Toda sucesso singular ser testamentria, mas nem toda testamentria ser singular. Toda sucesso testamentria no ser universal. b.2) singular se especificar o bem - testamentria - herdeiro de um determinado - a sucesso se processa a titulo singular quando o testador se dispe a transferir ao beneficirio um bem determinado. (Rodrigues) - a singular s ser quando houver testamento - nem toda testamentria singular, mas toda singular testamentria. - mais de um bem sempre * Indagaes 1) possvel a existncia de um herdeiro que receba a herana testamentria e a universal? Sim desde que em um testamento seja deixado tudo ou parte de um tudo.

2) possvel a existncia de um herdeiro legitimo e singular? possvel, necessrio que ele seja herdeiro legitimo. Tanto ele ser beneficiado num testamento herdando um bem especifico. 3) possvel um herdeiro ser testamentrio e singular? sim, deixando um bem especifico 4) h herdeiro que seja singular sem ser testamentrio? no

1.8 Liberdade de testar - podemos dispor dos nossos bens atravs de um testamento, mas limitada. Se existe herdeiro necessrios. Se no houver os mesmos posso testamentar tudo. - liberdade limitada - artigo 1789 = restrio * existncia de herdeiros necessrios = disponibilidade de apenas 50% - quem so os herdeiros necessrios = artigo 1845 - inexistncia de herdeiros necessrios = artigo 1850

CAPTULO 2 ABERTURA DA SUCESSO 2.1 - Transmisso da herana - momento da morte com a morte acorre a abertura da sucesso - as pessoas tem liberdade para aceitar ou renunciar a herana. - transmite aos herdeiros a faculdade de aceitar ou renunciar. 2.2 - Aceitao e Renncia da herana - morte = transmisso a) aceitao a.1) formas de aceitao = artigo 1805 a aceitao pode ser feita de 2 formas: * Expressa = escrita ou oral (?) a aceitao expressa somente a de forma escrita, no caso de oral no ser considerada expressa e sim tcita.

* Tcita = Atos que no exprimem aceitao. Ex: a pessoa contrata um advogado para fazer o inventario. Um conversa entre os herdeiros para decidir como ser a diviso. - ex: no porque a famlia est pagando um funeral que pressupe que ele est aceitando (1805, 1).

- Incapaz = artigo 1748, II se o incapaz no tem condio de manifestar sua vontade, algum dever represent-lo (representante legal), porm para aceitar fcil, no entanto para renunciar somente poder por autorizao judicial, a aceitao ou renuncia neste caso tem que ser na forma escrita. - alguns atos no pressupem a aceitao. Ex: o pagamento do funeral. Um dos herdeiros faz uma benfeitoria necessria em um imvel. Ou seja, so autos que mesmo que um dos herdeiros pratique alguns atos no quer dizer que est aceitando ou renunciando. Art. 1805, 1. - mulher casada cdigo civil 1916 x CC/2002 no CC/16 a mulher tinha que ter autorizao do marido para aceitar ou renunciar a herana. No CC/02 a mulher ou o homem casado em regime no qual no se comunica a herana, no ter que ter autorizao do outro cnjuge para aceitar ou renunciar. S ter direito se o regime for no regime da comunho de universal de bens. - no 16 o homem s dependia da autorizao da mulher se o regime de bens comunicasse a herana. o que acontece at hoje. - s a universal para comunicar a herana com o mariso.

b) Renuncia - ato do herdeiro no querer a herana * ato unilateral - impossibilidade de indicar o beneficirio da renuncia configurao de doao impostos. - se a pessoa tem a inteno de renunciar indicando um beneficirio na realidade est querendo fazer uma doao que ser tributada pelo Estado. Ex: se uma pessoa morre e deixa 100000,00 de herana para 4 filhos o Estado tributar (ITCD) sobre o valor total, se uma das partes for passada para um dos filhos ser cobrado o ITCD sobre a parte. - se a pessoa renunciar a sua parte ela volta para o monte e ser dividida entre todos os outros herdeiros e ser cobrado o ITCD do total. - o ITCD 5% do valor de todos os bens deixados em herana. Sobre doao ou sobre herana normal. Se pagar at 180 dias aps a morte ter desconto de 50%. - ITBI sobre bens imveis quando feita uma transmisso onerosa 3% do valor. - s h de se falar em ITBI se o bem for imvel. - se for um bem mvel no tem ITBI, assim faz-se uma venda do bem e no ter imposto. * art. 1806 - expresso a renuncia tem que ser sempre de forma expressa nas modalidades: a) instrumento pblico escritura feita em cartrio de notas e feito antes do processo de inventario ter sido aberto. b) termo nos prprios autos documento lavrado pelo escrivo judicial e ele coloca nos autos do processo coloca o nome da pessoa que quer renunciar. feito na secretaria onde o processo de inventario est em andamento, ou seja, depende do processo j estar aberto.

* capacidade = capacidade civil (18 anos). a capacidade varia de acordo com o ato a ser feito. Ex; para fazer um testamento pode ser com 16 anos. - possibilidade de renuncia por intermdio de procurao poderes especiais - no caso de renuncia no est escrito qual seria a idade de capacidade civil, vale a regra geral que de 18 anos. * renuncia = desistncia? para desistir pressupe que aceitou antes e depois de um tempo desistiu, se renunciar no chega a aceitar. No CC/02 a aceitao e a renuncia so irrevogveis e irretratveis, ou seja, no pode desistir aps ter aceitado. - se a pessoa morreu na vigncia do CC/16, vai poder renunciar ou aceitar e voltar atrs enquanto o processo no tiver sido julgado. - desistncia = previa aceitao aceitou e no quer mais, no CC 02 a aceitao e a renuncia so irretratveis. Desistir no pode. Pode doar. * o meeiro pode renunciar a meao? Em virtude do regime de bens. - pode, a renuncia da meao tem que ser feita obrigatoriamente por escritura publica - instrumento pblico. * renuncia da meao = cesso gratuita, pura e simples - beneficirios = todos os demais co-herdeiros * renuncia parcial 1808 - no pode, ou seja, s pode renunciar a herana toda, no vai poder escolher parte dos bens para aceitar e parte para renunciar. Ex: o pai tem 3 bens, um dos filhos no quer receber um deles, no pode ter renuncia parcial. Ele pode doar. * possibilidade de renunciar a sucesso a um titulo e aceitar a de outro titulo -ex: aceita a testamentria e renuncia a legitima - sucesso a titulo diverso ser chamado a receber herana a titulo testamentrio e como herdeiro. - Ex - uma pessoa faz um testamento deixando parte de seus bens para um filho e a outra parte vai ficar para dividir para todos os filhos inclusive ele mesmo, ele pode renunciar ao testamento para que os bens do testamento voltem para o monte e sejam divididos por todos, porm ele no pode renunciar a parte do testamento tem que ser todo. - se no for adiantamento da legitima no vale a pena renunciar ao testamento. - condio se algum renuncia sobre alguma condio, ela tida como no escrita, ou seja, no pode ter nenhuma condio. A renuncia ocorre s a condio que no pode. - Ex: s vou aceitar se no tiver dividas impossvel, a condio tida como no escrita.

* Prazo para renunciar ou aceitar a herana conta-se o prazo da juntada. - regra = no h lapso temporal previsto para tanto - interesse de terceiro em saber se o herdeiro aceita ou no a herana. - art. 1807 - o interessado tem direito de provocar o herdeiro. - prazo para requerer = 20 dias aps a abertura da sucesso

- prazo para manifestao do herdeiro = at 30 dias fixao do juiz, ou seja, ele pode fixar menos dias dentro dos 30, se nada disser ser 30 = ele espera 20 dias para entrar com a ao. Assim o herdeiro ter no Maximo 30 dias para se manifestar. - quem seria o interessado? Art. 1947 - se o herdeiro fica silente (calado) no pressupe que ele tenha aceitado ou renunciado, tem que pedir ao juiz para cit-lo a falar se aceita ou no.

* Renncia ou aceitao sob condio = impossibilidade - Prazo para renunciar ou aceitar a herana - Regra = no h lapso temporal previsto para tanto - Interesse de terceiro em saber se o herdeiro aceita ou no a herana - Artigo 1807 * Prazo para requerer = 20 dias aps a abertura da sucesso se um terceiro (credor) tem interesse na herana ele tem que esperar 20 dias aps a morte para pedir ao juiz que cite o herdeiro para se manifestar. - Prazo para manifestao do herdeiro = at 30 dias fixao Juiz. - Quem seria o interessado? Artigo 1947 - o herdeiro no obrigado a manifestar se aceita ou renuncia a herana, mas existe um prazo para outra pessoa que tem interesse (credor) naquela herana pea ao juiz para pedir ao herdeiro se manifeste. Para esse interessado tem que esperar um prazo de 20 dias para entrar com ao e o juiz vai dar um prazo de at 30 dias para ele se manifestar. * Falecimento do herdeiro antes da manifestao (aceitao ou renncia) = artigo 1809 - os herdeiros dele que tero que dizer se aceitam ou renunciam. - E se a herana for tivesse sido deixada sob condio? - a pessoa pode deixar um testamento deixando herana para uma a pessoa que em principio no seria seu herdeiro. - se o testamento foi deixado com condio, ou seja, a pessoa para receber a herana teria que cumprir uma condio. A pessoa cumpriu a condio, mas antes de falar se aceitava ou no a herana ele morre, passa para os seus herdeiros a faculdade de aceitar ou no. - se uma pessoa X falecer automaticamente o seu patrimnio transmitir aos seus sucessores, porm, estes tero a faculdade de aceitar ou renunciar a herana deixada por X. se, por outro lado um sucessor de X falecer depois de X, mas antes de falar se aceita ou renuncia a herana de X, o direito de aceitar ou renunciar ser transmitido aos sucessores daquele sucessor de X que tambm falecido. Se o herdeiro de X for testamentrio tiver que cumprir uma condio para receber a herana, duas hipteses podero ocorrer:

1) o herdeiro testamentrio falece depois de X, mas antes de falar se aceita ou no a herana, observando que j tenha cumprido a condio, neste caso o direito de aceitar ou renunciar a herana testamentria passa aos sucessores do herdeiro testamentrio; 2) se o herdeiro testamentrio falece depois de X, porm, antes de cumprir a condio, os sucessores do herdeiro testamentrio nada recebero, de forma que, a disposio testamentria perde validade voltando a herana para o monte. - Hipteses: - Falecimento antes do implemento da condio como no tivesse feito o testamento e volta para o monte. - Falecimento aps o implemento passa para os herdeiros

* Renncia lesiva aos credores =- se o herdeiro renuncia a herana em prejuzo de seus credores, estes credores diante da renuncia lesiva daquele herdeiro tem o direito de aceitar a herana no lugar do herdeiro. Se a herana maior do que a divida, desconta-se o valor da divida e devolve o restante para o monte e no para o herdeiro que havia renunciado. - tem que entrar com uma ao na justia para o juiz autorizar este recebimento. At o inventario terminar, pois, se no for perde o prazo - Artigo 1813 * Prazo = artigo 1813 , 1 - 30 dias aps o conhecimento do fato. Mas se o inventario j tiver terminado no ter como fazer nada. * Existncia de sobras aps o pagamento do crdito, 2 - volta para o monte. - Herana testamentria = impossibilidade de interferncia dos credores. Se a pessoa credora de uma pessoa que herdeira testamentria, se ela renunciar a essa herana o credor no pode fazer nada. * Destino da herana renunciada volta para o monte - Artigo 1810 1 parte = demais herdeiros dentro da mesma classe - Filhos do renunciante = nada recebem pois, volta para o monte. Se tem mais herdeiros e um deles aceita os netos nada recebem. - Renunciante nico herdeiro dentro da classe chamado a suceder = artigo 1810, 2 parte - a parte daquele herdeiro que renuncia volta para o monte e ser dividida entre os demais herdeiros. - se a pessoa renuncia e j recebeu parte da herana como adiantamento da legitima ele vai ter que devolver essa parte tambm. Mas somente ter que devolver a parte que exceder a parte disponvel do de cujus. Essa devoluo chamada de colao.

b.3. Retratao da renncia e da aceitao - Artigo 1812 impossibilidade - Renncia erro, simulao ou dolo ao autnoma - Cdigo Civil de 1916 = possibilidade - no cdigo 2002 depois de ter aceitado ou renunciado no possvel a retratao. Salvo se a sua aceitao ou renuncia tiver tido algum vicio de consentimento (erro, dolo,

coao), tem que entrar com uma ao e esperar que ela seja julgada para poder se retratar. Enquanto ela no julgada necessrio que pea ao juiz suspenda o processo de inventario, pois um novo ser apensado a este. - se o juiz julgar procedente a ao, todos os outros interessados podero recorrer, ou seja, mesmo que a ao tenha tentado provar o erro contra um s dos herdeiros, os outros podero recorrer, como assistncia simples. No somente as partes do processo tero legitimidade para apelar, mas qualquer um que provar o interesse poder recorrer para provar que aquela sentena vai interferir no direito dele. - no condigo 16 possvel aceitar e renunciar e se retratar quantas vezes quiser at o fechamento do inventario. Se a pessoa tiver morrido na vigncia do cdigo seus herdeiros podem aceitar ou renunciar e se retratar quantas vezes achar necessrio at o fechamento do inventario.

2.3. Responsabilidade pelo pagamento das dvidas: - Artigo 1792 = at a fora da herana recebida - Peclio e penso = impossibilidade de serem atingidas para o pagamento da dvida. No podem cobrir a divida que a pessoa deixou, pois, possuem finalidade assistencial. Ex: o agros paga aps a morte de seus associados 3 vezes o valor que a pessoa recebia mensalmente. - isso o peclio que serve para pagamento das despesas de funeral, se o valor dele for maior do que as despesas o restante vai para os herdeiros. Se tiver dividas no poder descontar no peclio. - a penso mesmo raciocnio, se a pessoa morrer e tiver dividas, no poder ser atingido para pagamento da divida. - j o plano de vida pode cobrir a divida (seguro) pode atingir. Se provar que este ser para assistncia no cobrir a divida. - o herdeiro responsvel pela divida do de cujus at o montante que ir receber de herana. Mesmo que seja o cnjuge, s ir ter responsabilidade pela divida se ela tiver comunicao pelo regime de bens.

2.4 Cesso de direito hereditrio - ao para passar sua parte para frente antes do processo terminar, pressupe que ele aceitou. * previa aceitao - depois que termina o inventario o herdeiro pode fazer o que quiser com a parte que recebeu de herana. - antes do processo de inventario terminar o herdeiro tambm pode atravs de um contrato cesso de direitos hereditrios

- a cesso pressupe a aceitao, ou seja, s vai ceder aps ter aceitado. - se um herdeiro pode quere ceder a sua parte na herana, isso pode ser de duas formas: a) cesso gratuita - se transmite sua herana para algum, paga mais uma vez o ITCD, este j no valor que ele recebeu no total da herana. Se quiser apenas os bens moveis, ele calcula o valor dos imveis e passa para frente. - moveis ou imveis = ITCD - mesmo j tendo sido pago ITCD na hora da herana, se o herdeiro quiser ceder a sua parte ter que pagar ITCD da sua parte. Se ele vai ceder parte da sua herana pagar ITCD sobre a parte. b) Cesso onerosa - Le vai vender para algum, mas antes do processo terminar ele no pode fazer contrato de compra e venda, ele tem que fazer cesso de direito onerosa hereditria. Nos bens imveis ele paga ITBI, se for bens moveis no paga nada. - imveis = ITBI - se ao invs de doar ele quer vender a sua herana, no vai pagar mais ITCD, mas se for bem imvel ter que pagar ITBI, os bens moveis no pagar nada. - quando envolve menor quem faz a avaliao judicial, tem que entrar com um processo. Para maiores administrao fazendria.

* Capitulo 3 Capacidade para suceder e excludos da sucesso 3.1 excludos da sucesso = deserdao no depende de manifestao. a prpria pessoa dono dos bens que ainda em vida se manifesta.

3.1.1 indignidade - no automtica. O judicirio tem que ser provocado por algum que interessado. Tem prazo para requerer. Diferente de deserdao que um ato formalizado em vida com exclusividade do autor da herana e a indignidade pedida aps a morte do autor da herana. Ex: algum que mata os pais - o prazo comea a contar na abertura da sucesso, ou seja, aps a morte e de 4 anos. - uma forma de excluir uma pessoa que em primeiro momento era herdeiro. * pena civil como se fosse uma pena civil por ter cometido algum ato. Serve para evitar que uma pessoa que cometeu um ato grave receba a herana. Ex: Suzane e irmo cravinhos, que matou o pai. * objetivo o objetivo evitar que uma pessoa que herdeiro e cometeu ato indigno receba a herana.

* presuno o legislador ao determinar os casos que podem levar ao pedido de indignidade parte do pressuposto que a vitima do ato queria que aquele herdeiro fosse considerado indigno. Ex: um filho tentou matar o pai e aps dez anos esse pai morre, neste perodo a convivncia dos dois foi boa, aps a morte pressupe que o pai queria que o filho fosse indigno, e aps pedido dos outros herdeiros ele ser indigno, para evitar isso o pai teria que perdoado formalmente (expresso), neste caso no existe o perdo tcito. - ex: se em 95 tentou matar o pai, este poder perdoar de forma escrita - prazo de 4 anos a partir da abertura da sucesso para requerer a indignidade. * casos: a) o autor ou participe do homicdio doloso ou tentativa contra o de cujus, se cnjuge, descendente ou ascendente. - no depende se sentena condenatria. b)quem fez denunciao caluniosa em juzo ou cometeu crime contra a honra do autor da herana seu cnjuge ou companheiro. A difamao, injuria e a calunia (no a calunia normal a prevista no art. 339, CP, denunciao caluniosa). -depende da condenao. - s vai ser utilizado ser for cometido contra o autor da herana, seu cnjuge ou companheiro. c) quem, por violncia ou meios fraudulentos, inibiram ou obstaram o de cujus de dispor dos bens em vida. Ex::- o pai fala ao filho que quer fazer um testamento, o filho concorda com ele e pede para guardar este testamento e aps a morte ele no aprece com o testamento. - se um a pessoa fez um testamento, mesmo que seja publico, pode ser escondido dos outros. * s pode ser considerado indigno de tiver cometido um desses 3 casos. * aplica-se aos herdeiros testamentrios ou ilegtimos.

3.1.2. Reconhecimento da Indignidade - Provocao pelos interessados - Art. 1815 sentena judicial * prazo = 4 anos = abertura da sucesso se o processo de inventario j tiver terminado, mesmo assim algum dos herdeiros pode entrar com a indignidade contra algum herdeiro que tenha cometido algum dos atos de proporcionam a indignidade, porm no se sabe como ter os efeitos da indignidade, pois o herdeiro pode passado pra frente aquilo que recebeu. Se ainda estiver com ele s pegar de volta. Se j vendeu tem que ver se ele tem outros bens, se tiver pode pegar, agora se no tiver bem nenhum no tem como receber nada, ou seja, no consegue satisfazer.

* o prazo decadencial, ou seja, decai do direito se no entrar com a ao dentro dos 4 anos, no poder mais entrar. * Reabilitao do Indigno para ser reabilitado tem que ser atravs do perdo do ofendido. - Artigo 1818 - Perdo do ofendido = expresso (por escrito) no pode se tcito, preferencialmente na forma de testamento. O perdo tem que ser dado pelo autor da herana, que nem sempre o ofendido (pode ser contra o cnjuge).. - se for analfabeto ou cego tem que fazer um testamento publico, no vale pedir outra pessoa qualquer para escrever. - Sucesso testamentria = pargrafo nico Jos ! f2

! f1

! f3

- Jos foi vtima da tentativa de homicdio por parte de f1 em 1997, em 2000 resolve fazer um testamento e nele resolve deixar uma parte de seus bens para f1. o testamento foi feito aps o ato, se ele ao fazer o testamento no sabia que f1 era o culpado pelo ato, ter validade. Se fez o testamento depois do ato e ele tinha conhecimento que era f1, o testamento ter validade, pode at ser indigno do restante da herana mas no do testamento. - ditado por Carla se o autor da herana aps ter ocorrido um dos atos capaz de gerar a indignidade, faz um testamento beneficiando o herdeiro autor do ato duas hipteses podero ocorrer: a) se o testamento tiver sido feito antes do ato, no ter validade. B0 se o testamento foi feito aps a ocorrncia do fato, mas antes de ter o testador conhecimento de que o beneficiado no testamento foi o autor do fato capaz de gerar a indignidade, o testamento tambm no ser valido, por outro lado, se o testamento foi feito aps o ato e aps ser conhecido o autor do ato, o testamento ter validade apesar de so poder o herdeiro ser considerado perdoado. 3.1.3. Efeitos da indignidade: 1) o excludo obrigado a restituir os frutos e rendimentos. Todos, independentemente se recebidos antes ou aps a ao de indignidade ter sido ajuizada = artigo 1817, pargrafo nico. - - desde o momento que praticou o ato ele pode ser considerado indigno, no precisa esperar a sentena.

2) os efeitos so pessoais - A herana vai para os descendentes do excludo

- E se no houver descendentes - Artigo 1816 - a herana que iria para o indigno vai para os descendentes do indigno, pelo direito de representao, se ele no tiver descendente volta para o monte.

3) o excludo no ter direito ao usufruto ou administrao - falecimento do descendente que representou o indigno = par. nico do artigo 1816 Jos ! ! F1 f2 !!! N1n2n3

! f3

- se f1 foi considerado indigno, a sua parte da herana passar para os seus herdeiros (n1,n2,n3), se eles forem incapazes o pai que foi considerado indigno no poder administrar essa herana nem usufruir. 4) os atos praticados pelo excludo so vlidos - artigo 1817 - antes de ser considerado indigno f1 recebe uma casa de herana e vende, aps essa venda um dos irmos entra com o processo para que ele seja considerado indigno se for realmente considerado, mas j tiver vendido o bem, e ele estava de boa f no ter como restituir aquele bem. - o 3 de boa-f ser atingido? No, s se for provada a m f, mas se tiver vendido o bem para X, e X estava de boa ele no ser atingido, mas se f1 tiver outros bens, estes podero ser utilizados para repor aquele bem que f1 pela indignidade no poderia ter recebido.

5) o indigno ter direito s benfeitorias que por ventura fizer nos bens - pargrafo nico do artigo 1817. - os efeitos para o ndigo so os mesmos para os de m - f, ou seja, ter direito a receber as benfeitorias necessrias.

3.1.4 - Deserdao - Conceito = o meio pelo qual o testador exclu o herdeiro necessrio do recebimento da herana - regra = herdeiro necessrio no pode ser afastado do recebimento da herana - vontade do autor da herana - ela s atinge aquele herdeiro que foi deserdado.

- a deserdao um ato praticado pelo autor da herana em vida. No uma ao que vai ser proposta por outro herdeiro interessado, s poder ser feita em forma de testamento pelo autor da herana. - nem todos os casos de deserdao so tambm de indignidade * Hipteses = artigo 1814 motivos da indignidade so tambm motivos para deserdao - Artigo 1962 ascendente deserda descendente 1) Ofensa fsica 2) injria grave 3) relaes ilcitas (amorosas) com a madrasta ou com o padrasto 4) desamparo do ascendente em alienao mental ou grave enfermidade. - rol taxativo pode ser feito se ocorrer uma das hipteses do 1814 e 1962. * Artigo 1963 descendente deserda ascendente - mesmas hipteses acima - o CC/02 traz as possibilidades de ascendente deserdar descendente e descendente deserdar ascendente, mas no existe possibilidade de deserdar o cnjuge, apesar de ser tambm herdeiro necessrio. Se um cnjuge no quer que o outro receba a herana tem que separar dele. * Exposio das causas - Veracidade da causa artigo 1965 - Prazo = 4 anos contados a partir da abertura da sucesso para os testamentos pblicos e particulares. E para o testamento cerrado a partir da abertura deste. - no ato de fazer um testamento deserdando um herdeiro, tem que constar o motivo e quando o autor morrer, os outros herdeiros interessados vo ter que ser provado se aquele motivo verdadeiro. Se eles no conseguem provar a deserdao ser desconsiderada.

3.2 - Capacidade para suceder - Art. 1798 do CC-02 3.2.1 Sucesso legtima: - quem tem capacidade para receber a legitima: 1) os nascidos ou j concebidos no momento do falecimento - vlido tanto para os herdeiros legtimos como para os herdeiros testamentrios - nascituro = suspenso da herana - caso algum deixe semem congelado necessrio deixar parte da herana para o herdeiro que por ventura venha a nascer deste semm congelado. 3.2.2. Sucesso testamentria

1) pessoas j nascidos ou j concebidos no momento da abertura 2) filhos, no concebidos, de pessoas indicadas, desde que, estas estejam vivas ao tempo da abertura da sucesso - pessoa futura a lei fala que tem que ser concebido dentro de 2 anos, porm, a CF no diferencia os filhos legtimos dos adotivos, assim, poder ser adotivo. - com quem ficam os bens at o nascimento? como uma herana testamentria, j se sabe qual parte ir para cada pessoa, ou seja, j se sabe qual parte ir para aquela pessoa que ainda no nasceu, o juiz nomear algum para representar aquela pessoa e administrar a herana. - art. 1800 - uma pessoa pode deixar em testamento parte de sua herana para algum que ainda no nasceu. Ex: deixa parte da herana para os filhos de meu filho, se eu morrer antes dele ter seus filhos, ele ter um prazo de 2 anos para t-los para que recebam a herana. Pode ser filho adotivo. - no momento que a pessoa morre comea a contar o prazo de 2 anos para que seu herdeiro testamentrio ter o filho para herdar, se ainda criana e no tem como ter filhos no prazo de 2 anos, com isso o testamento perde a validade. - o prprio autor da herana pode deixar tambm no testamento o nome da pessoa que vai administrar os bens at que a pessoa futura venha a nascer e a a representao passa para os representantes legais (pais). 3) pessoas jurdicas - devidamente constituda, ou seja, tem que estar devidamente regulamentada. - ex: a pessoa deixa parte de sua herana para uma pessoa jurdica, no dia da morte do autor da herana essa pessoa jurdica tem que existir, ou seja, se j tiver fechado, ou se no estiver legalmente constituda no herdar.

4) fundao - a ser constituda aps a morte - se for para uma fundao, ela no necessariamente estar aberta no momento da abertura. Ex: Airton Sena deixou parte de sua herana para a abertura de uma fundao, assim, aps a sua morte a irm dele abril a Fundao Airton Sena. - pode ser aps a morte da pessoa, pois ser aberta com o dinheiro que a pessoa est deixando. 3.2 - Incapacidade - quem no vai poder herdar por testamento - Art. 1801 1) a pessoa que, a rogo, escreveu o testamento, nem o seu cnjuge ou companheiro, ou seus ascendentes e irmos, - a pessoa que escreveu a rogo (pessoa que escreve o testamento para algum que no sabe ler e escrever). - e o descendente? mesmo no estando na lei, os filhos da pessoa que escreveu a rogo no podem ser beneficiados pelo testamento. J pacifico na jurisprudncia e na doutrina que os descendentes tambm no pode receber.

2) a testemunha do testamento qualquer um dos tipos de testamento tem que ter testemunha, e ela no poder ser beneficiado pelo testamento. 3) o concubina do testador casado - salvo se, separado por mais de 5 anos, de fato, sem culpa sua - e os filhos dos mesmos ? artigo 1803 - se a pessoa casada e tem uma relao extra conjugal com outra (concubina) e essa pessoa que fazer um testamento deixando parte se sua herana para essa pessoa que sua concubina, no vai poder - salvo se o autor do testamento seja separa a mais de 5 anos e essa separao no for por culpa dele. 4) o tabelio, civil ou militar, ou o comandante ou escrivo, perante quem se fizer, assim como que fizer ou aprovar o testamento - Art. 1802 inobservncia dos preceitos acima? Nulidade do testamento de todos os casos de incapacidade. - quando o testamento for feito deixando parte da herana para uma desses casos de incapacidade e outras partes para outras pessoas que no so incapazes, s ser nulo a parte feita para incapazes e as outras partes tero validade. - Simulao de contrato oneroso e interposta pessoa se for provado ter a nulidade do testamento. - ex: fazer uma simulao, deixo o bem com outra pessoa, para depois ele passar para a concubina, cabe aos herdeiros provar.

CAPTULO 4 VOCAO HEREDITRIA 4.1. Noes gerais a pessoa que morre e no deixa testamento ou mesmo que tenha deixado testamento, tem que verificar quem tem a vocao hereditria para herdar. - quem ser chamado para receber a herana. H uma linha para receber. - para o cnjuge herdar junto com os descendentes tem que saber o regime de bens. - para o cnjuge herdar junto com os ascendentes no precisa saber o regime de bens. - CC/16 X CC/02 -

* presuno da vontade do de cujus * Art. 1829 (do cnjuge) e 1790 (do companheiro) - o cnjuge para receber a herana junto com os descendentes tenho que perguntar qual o regime de bens, depois quais so os bens que se comunicam, assim ser herdeiro e no meeiro. Para Recber junto com os ascendentes no interessa o regime de bens, nem se j teve ou no a meao. * Qual lei aplicar quando o de cujus for estrangeiro - Art. 5 XXXI CF - se a pessoa estrangeira casado com brasileiro morre, a lei que ser utilizada ser a do Brasil, mas se a lei estrangeira e mais favorvel ela que ser usada. - se os dois cnjuges so estrangeiros e os bens esto no Brasil, vai aplicar a lei brasileira. 4.2. Classes: 4.2.1 Herdeiros em linha reta: 1) Os descendentes (filhos, netos, bisnetos, etc) * Concorrncia dos cnjuges (como herdeiro) - Cnjuge herdeiro = diferente = cnjuge meeiro

* O cnjuge sobrevivente no herdar em concorrncia com os descendentes nas hipteses abaixo: 1829, I no ser herdeiro e sim meeiro 1) se era casado com o falecido pelo regime da comunho universal 2) se era casado com o falecido pelo regime da separao de bens obrigatria (imposta por lei); 3) se era casado com o falecido pelo regime da comunho parcial em que no tenha deixado bens particulares. Se tiver bens a sim ter herana. E no regime de bens convencional. - muitos bens so adquiridos antes do casamento e na hora da herana estes bens vo passar para o cnjuge sobrevivente na forma de herana e no como meao. * Excluso da concorrncia dos cnjuges - Artigo 1830 se estava separado a mais de 2 anos salvo se no tiver sido por culpa do sobrevivente. - se o cnjuge sobrevivente estava separado judicialmente do falecido no ter direito herana, independentemente do tempo da separao. Por outro lado, se ao tempo da separao no tiver tido a diviso do patrimnio comum, ter o cnjuge sobrevivente direito a meao.

- se no momento do falecimento do de cujus estava ele e o cnjuge sobrevivente separados de fato a menos de 2 anos, independentemente de quem foi a culpa, ter o cnjuge sobrevivente direito herana. - se ao tempo do falecimento o cnjuge sobrevivente estava separado de fato a mais de 2 anos, 2 situaes podem ocorrer: a) se a separao de fato se deu por culpa do falecido, ter o cnjuge sobrevivente direito herana; b) se a culpa da separao de fato puder ser atribuda ao cnjuge sobrevivente no ter ele direito a herana. * Diviso da herana (artigo 1832) - Cnjuge ascendente dos descendentes - At 4 herdeiros ate 4 divide em partes iguais entre ela e os descendentes - Mais de 4 herdeiros o cnjuge sobrevivente no pode receber menos de da herana quando concorre com descendentes dela e do cnjuge falecido, assim separa o valor de que ser para o cnjuge sobrevivente e o restante divide em partes iguais para os descendentes. * Cnjuge no ascendente dos descendentes um dos cnjuges tem descendentes (filhos) com outra pessoa que no o cnjuge. - Partes iguais o cnjuge sobrevivente no o ascendente deles a herana ser dividida em partes iguais. Independente da quantidade de filhos. * Cnjuge ascendente de uns e no ascendente de outros - Exemplo = 7 herdeiros = 4 comuns e trs s do de cujus - neste caso primeiro pega o valor da herana e divide entre todos os descendentes, tanto os filhos com o cnjuge e os que no so com ela. Do valor total que foi direcionado para os filhos entre o falecido e a sobrevivente divide entre eles e ela em partes iguais, depois, pega o valor que seria para os outros filhos do de cujus e divide tambm em partes iguais. - Fere o princpio da igualdade? - se o cnjuge tiver direito concorrncia da herana juntamente com os descendentes do falecido e estes forem alguns tambm descendentes do cnjuge e outros descendentes somente do falecido, a diviso dever ser feita da seguinte forma: a) o valor do bem deixado por herana dever ser dividido entre todos os descendentes, em partes iguais, independentemente de ser o descendente tambm do cnjuge; b) aps a diviso entre os descendentes, devero os mesmos serem divididos e dois grupos: um com os descendentes do falecido e do cnjuge e outro com descendentes somente do falecido; c) o grupo dos descendentes do de cujus e do cnjuge ter a seguinte diviso: multiplicase o valor que coube a cada um dos descendentes pelo numero destes descendentes, o valor obtido dever ser dividido com o cnjuge, observando que a parte do cnjuge nunca pode ser inferior a se ele concorre com descendentes que so comuns; d) o valor que coube a cada um dos descendentes somente do de cujus dever ser multiplicado pelo numero de descendentes, o valor obtido dever ser dividido em partes iguais entre os descendentes e o cnjuge sobrevivente, independentemente do numero de descendente.

* exerccio: - Jos e Maria so casados pelo regime da comunho parcial - Jos morre, primeiro relacionar os bens. Bens Antes do casamento Depois do casamento jos Carro 40.000 Casa 60.000 Casa-herana- 80.000 Lote 30.000 Livros 10.000 Maria X Moto 60.000 Apto 100.000 claus.incom. Casa 90.000

- caso os dois tenham 5 filhos - a primeira coisa e pegar bem por bem - o carro foi adquirido antes do casamento, assim no meeira, pega o valor 40000 divide por 4, pois ela no pode receber menos de ela fica com 10000 e o restante e dividido entre os 5 filhos. - a casa de 60.000 divide por 4, pois ela no pode receber menos de ela fica com 15.000 e o restante dividido entre os 5 filhos. - a casa de 80.000 divide por 4 ela fica com uma parte e o restante ser dividido entre os 5 filhos. - o lote de 30.000 divide por 2 ela fica com 1 parte e o resto divido entre os 5 filhos - os livros 10.000 divide por 4, ela fica com uma parte e o restante divide entre os 5 filhos - moto de 6.000 divide por 2, ela fca com uma parte e o resto dividido entre os 5 filhos - a casa 90.000 dividida por 2, ela fica com uma parte e o resto divido entre os 5 filhos.

* Os descendentes mais prximos excluem os mais remotos = artigo 1833 - Diviso da herana entre os herdeiros:- em primeiro lugar so os descendentes, primeiro filhos e depois netos. - Filhos= artigo 1834 - Sucesso por cabea = artigo 1835 conta quantos filhos tem e divide em partes iguais. Se a pessoa tem filhos fora do casamento, esses tambm receberam em partes iguais as dos filhos do casamento. - Netos se no tiver filhos vivos, divide pelos netos em partes iguais entre eles, independente de quantos filhos os pais deles tiveram. Ex: jos teve 3 filhos e cada um

deles teve 2 filhos, assim so 6 netos, se os 3 filhos morrem a herana de jos ir para os netos divididos em partes iguais. - Sucesso por cabea = polmica - Filhos vivos e netos (filhos de filhos falecidos) - Filhos vivos = Sucesso por cabea - Netos = por estirpe = artigo 1835 quando o herdeiro morre antes do autor da herana, esta ser passada para os netos por estirpe. - Direito de representao = artigo 1851 - se um herdeiro pr morto e no tem filhos, o seu cnjuge no recebe nada. Somente os filhos herdariam se o herdeiro morrer antes do autor. Se tem cnjuge e o herdeiro morre depois do autor, o cnjuge recebe a herana. Jos ------ Maria ! ! ! ! ! F1 f2 f3 f4 f5 ! ! N1 n2 - se f1 morrer antes de Jos, a parte que iria para ele ser passada para n1 e n2 por direito de representao, a parte de f1 ser dividida por eles em partes iguais . Se todos os filhos de Jos tiverem filhos e todos os filhos de Jos morrem antes dele. Os netos receberam em partes iguais a herana total. - se f1 casado e no tem filhos, se ele morrer antes do Jos, a mulher de f1 no recebe nada, pois com a morte de f1 terminou o vinculo dela com ele. - se o autor falece e depois f1 morre, se ele no tem filho, a cnjuge recebe a parte dele por direito prprio. Se o herdeiro morre depois do autor ele herdou, assim quando ele morre transmite tambm a herana. Neste caso os herdeiros de f1 recebem por direito prprio, porem se no tiver filhos a cnjuge concorre com a me de f1.

2) Os ascendentes (pais, avs, bisavs, etc) Ascendentes no s os pais de algum, podem ser avs, bisavs, etc. - Concorrncia do cnjuge: - independente do regime de bens o cnjuge concorre com os ascendentes. - Independe do regime de bens = artigo 1836 - O mais prximo exclui o mais remoto = 1 do artigo 1836 * Diviso da herana: a) Sem concorrncia do cnjuge - Partes iguais

- se divide a herana somente entre ascendentes. Se Jos morrer e logo depois f1 morre, no tendo filhos nem cnjuge a sua herana vai para a sua me, se a me tambm j tiver morrido a herana ser para os avs, ser divido em duas partes, uma para os avos maternos e uma para os avos maternos, ou seja, no por cabea, se o av materno tiver morrido, mesmo assim a herana ser dividida em duas partes.

b) Com concorrncia do cnjuge = artigo 1837 - Somente quando no for casado - Cnjuge com os pais do de cujus : 1/3 para cada um - Cnjuge com um dos pais do de cujus = 1/2 para cada um - Cnjuge e outros ascendentes = 1/2 para o cnjuge e 1/2 para os outros ascendentes - Jose e Maria so casados e tiveram um filho chamado f1 que casado com C. se aps a morte de Jos, f1 tambm morre, a herana ser dividida entre a cnjuge e a me de f1. se Jos e Maria morreram e deixaram f1 que morre depois, a herana ser para a cnjuge em concorrncias com os avos de f1. Jos ------------Maria ! ! C --- F1 f2 - se f1 morre e deixa herana, a cnjuge recebe a metade por meiao, a outra metade ser dividida entre ela e os pais de f1, ou seja, 1/3 para cada. - se Jos morrer e depois f1 morre tambm, a herana dele ser para a cnjuge e para a me que ascendente de 1 grau. Se no tiver ascendentes de 1 grau ser divido com os ascendentes de 2 grau e a cnjuge. 1836, 2.

- E se o de cujus deixar pai e no deixar me, mas tiver os avs materno? A b d ! ! Jos ----------- Maria ! ! ! ! C ----- F1 f2 f3 f4

* Cnjuge - equiparao do companheiro quanto a ordem de vocao. - algum tem um companheiro e no tem descendente e no tem ascendente, a herana vai para o companheiro, neste caso o companheiro est como o cnjuge. - o cnjuge e o companheiro ocupam a mesma ordem na vocao hereditria, mas o companheiro no herdeiro necessrio. Eles ocupam a 3 ordem de vocao hereditria (descendentes, ascendentes e cnjuges). O cdigo s fala em cnjuge, mas vou poder ler tambm companheiro.

* Colaterais - limite at 4 grau art. 1839 - art. 1840 - diviso entre irmos

* Hipoteses a) irmos bilaterais por cabea b) irmos unilaterais por cabea c) irmos bilaterais com unilaterais - 1841

Jos ------Maria ! ! ! ! ! F1 f2 f3 f4 f5 - se jose e maria morrem e depois f1 tambm morre e no tem descendentes, nem ascendentes e nem cnjuge a sua herana ficar para os colaterais, que so os irmos, ser dividida em partes iguais. - se Jos alem desses 5 filhos tivesse tambm mais 3 filhos com outra pessoa, esses seriam considerados irmo unilaterais e f1 morre, no tendo descendentes nem ascendentes, nem cnjuge a herana seria dividida sendo que os irmos bilaterais recebem o dobro dos unilaterais Ex: Jos ------- Maria

! ! ! ! ! ! ! ! F6 f7 f8 f1 f2 f3 f4 f5 1 1 1 2 2 2 2 2 - eu dou o valor 1 para os unilaterais e 2 para os bilaterais e somo neste caso dar 11, eu divido a herana por 11, e os bilatrias recebem 2/11 e os unilaterais recebem 1/11.

* diviso entre filhos do irmo falecido * Hipteses: a) filhos de irmos bilaterais diviso por cabea b) filhos de irmos unilaterais diviso por cabea c) filhos de irmos bilaterais e unilaterais Jos --------Maria ! ! ! F1 f2 f3 ! ! ! N3 n1 n2 - se Jos e Maria j morreram, depois morrem f2 e f3, depois morre f1, este no tinha descendentes, ascendentes, cnjuge, tem que chamar os colaterais, como os irmos j morreram tem que chamar os filhos dos irmo que so colaterais de 3 grau. A herana ser dividida em partes iguais, ou seja, por cabea. Jos ------- Maria ! ! ! ! ! ! ! ! F6 f7 f8 f1 f2 f3 f4 f5 !!! ! ! ! !! N8 N5 n6 n7 n4 n1n2n3 1 1 1 1 2 2 2 2 * Diviso entre irmos e filhos de irmos - Hipteses a) irmos e filhos de irmos bilaterais b) irmos e filhos de irmos unilaterais c) irmos e filhos de irmos unilaterais e bilaterais * Estado o quinto da ordem hereditria, porem quando a pessoa no tem herdeiros o estado vai considerar herana vacante e se realmente no aparecer ningum passa a ser herana jacente.

5) Estado - herana jacente

6) companheiro se no tiver descendentes ou ascendentes o companheiro vai herdar tudo. O autor da herana pode fazer um testamento deixando tudo para o companheiro, pois ele no herdeiro necessrio. - art. 1790 - apesar de constitucionalmente o companheiro ter sido equiparado ao cnjuge, no direito sucessrio no existe essa equiparao. - se o companheiro ocupa a 3 ordem de vocao hereditria, ou seja, tendo companheiro a herana no ir para os colaterais ou o estado. - exclui a sucesso dos colaterais e do Estado - 3 na ordem da vocao hereditria - concorrncia: - hipteses - concorrncia com os descendentes - partes iguais Jos----------- Maria ----- vivem em unio estvel Antes da Unio Aps a Unio casa 90.000 apto 100.000 carro 20.000 lote 30.000 jos --------- Maria ! ! ! ! F1 f2 f3 f4

- Jose morreu - a casa que era dele antes do casamento, ela no meia e no herda, assim a diviso da casa ser apenas entre os filhos. 22.500 para cada filho e nada para ela. - o carro dela no faz parte da diviso pois j era dela - o apto ela meeira, assim fica a metade para ela e a outra metade dividida entre os filhos e ela. 10.000 para cada - o lote a metade dela e a outra metade dividida entre ela e os filhos. 3000 para cada - a herana a soma do valor da casa do apartamento e do lote, ou seja, 155.000, porque a parte que ela meeira no entra na soma, e esse e o valor para calcular o imposto. - companheiro s herda aquilo que ele meia, aquilo que no meia tambm no herda.

b) descendentes do de cujus - se os filhos so s do de cujus a diviso feita de outra forma. - a casa dividida entre os filhos, pois ela no herda nem meia nada - o apto ela meeira, e o restante dividido entre ela e os filhos do companheiro, s que eles recebem o dobro dela, fazer a conta colocando ela valendo 1 e os filhos valendo 2, ela ficar com 1/9 e os filhos 2/9 cada um. - O apto ela meeira e o restante ela fica com 1/9 e os filhos com 2/9 para cada um. * diviso entre o companheiro e descendentes dos dois e descendentes s do de cujus - suponhamos que Jos e Maria vivem em unio estvel e tem 4 filhos (f1,f2,f3,f4) e Jos tem mais dois filhos anteriores a unio ( f5, f6) - a casa que j era dele antes do casamento ela no meeira, ento divide em partes iguais para todos os filhos. Cada um recebe 15000 - o apto ela meeira, a metade vai para ela. A outra metade primeiro divide pelos filhos em partes iguais e depois faz-se a diviso com ela, ou seja, soma o valor da herana que ficou para os filhos s dele e ela recebe a metade do que eles recebem, assim eles ficam com 2/5 cada e ela fica com 1/5. os 4 filhos que so dos dois pega a soma do valor deles e divide entre eles e ela em partes iguais. - o lote ela meeira e recebe a metade. A outra metade divide entre todos os filhos, 2500 para cada. Separa os filhos s dele e soma o valor 5000 ela recebe a metade dos filhos, eles recebem 2/5 e ela 1/5. no caso dos filhos dos dois, soma o valor da parte deles 10000 e divide com ela em partes iguais., * quando o companheiro concorre com ascendentes do falecido ele recebe sempre 1/3. A b ! ! Jos ------ Maria - a casa que foi adquirida antes do casamento, divide a metade para cada ascendente - o apto ela e meeira, o restante divido por trs, ou seja, ela recebe 1/3 - o lote ela meeira, o restante ela fica com 1/3 e os ascendentes ficam com 1/3 cada.

- supondo que o de cujus s tinha a mo, ou seja, um dos ascendentes. A ! Jos ------ Maria - a casa fica s para a me - o apto ela meeira e a outra metade ela fica com 1/3 e a me fica com 2/3 - o lote ela meeira e a outra metade ela fica com 1/3 e me fica com 2/3

* Concorrncia com outros parentes sucessveis

CAPTULO 5 HERANA JACENTE - antes de se tornar jacente ela ainda vacante, onde a herana fica suspensa at aparecer os herdeiros. 5.1. Conceito: aquela cujos herdeiros no so conhecidos, ou que ainda no foi aceita pelas pessoas sucessveis. - pessoa jurdica ou patrimnio autnomo sem sujeito (?) - Administrador = curador uma pessoa para administrar at aparecer ou mesmo no aparecendo para transmitir para o estado. nomeado assim que abre a sucesso. 5.2. Hipteses para se ter a herana jacente - artigo 1819 em que situao uma herana pode ser jacente: - sem herdeiros ou eles no aparecem realmente no tem herdeiros ou tem e no se conhece os mesmos. * herdeiros renunciantes = artigo 1823 tem herdeiros, mas todos renunciaram - vacncia imediata se a pessoa morre e os herdeiros so renunciantes, no precisa da primeira fase, ou seja, ela ser considerada vacante e depois espera mais 5 anos para ver se aparece mais algum herdeiro necessrio, se no aparecer ningum ser jacente., Obs: aps ser declarada vacante tem que esperar 5 anos, sendo que este prazo s pode aparecer herdeiros necessrios. - os prazos comeam a contar a partir do dia que entra com a ao, se algum morrer e ningum entra com a ao pode passar muito tempo que mesmo assim pode aparecer algum, mesmo que seja aps 5 anos. 5.3. Procedimento - uma pessoa morre e no tem herdeiros, algum entra com um ao para avisar ao juiz que no tem herdeiros, o juiz manda fazer diligencias para procurar herdeiros, se realmente no acha, o juiz faz o julgamento e d a sentena e manda publicar, aps ser publicada espera 1 ano e a herana passa a ser considerada vacante, aps isto espera mais 5 anos se no aparecer ningum realmente ela passa a ser considerada herana jacente, ou seja, passa a ser de domnio publico. - diligncias ir no bairro da pessoa, falar com vizinhos. - julgamento do inventrio - publicao da sentena = artigo 1152 - declarao da herana vacante = 1 ano aps a 1 publicao

- Artigo 1822 - herdeiros necessrios = aps a declarao da vacncia e antes de 5 anos eles podem aparecer ainda que a herana j tenha sido passada a vacante e antes de passar a jacente. - colaterais = at a declarao da vacncia = par. nico s podem aparecer at antes de passar a vacante, se declarou a vacncia no adiante aparecer depois que no vai adiantar. - Existncia de credores - artigo 1821 - se existem credores eles podem receber a herana em nome da pessoa e o restante o estado faz o processo de herana jacente. CAPTULO 6 PETIO DE HERANA - CONCEITO - o meio pelo qual o herdeiro pode demandar o reconhecimento de seu direito sucessrio, para obter a restituio da herana, ou parte dela, contra quem na qualidade de herdeiro, ou mesmo sem ttulo, a possua. - quando uma pessoa j herdeira e o processo de inventario j esta em andamento e nele essa pessoa no est participando ela pode simplesmente atravs de uma petio simples ingressar no processo do inventario. - quando existe um filho que no foi reconhecido e sabe que esta correndo o processo de inventario ele tem que entrar com uma petio de herana em apenso ao inventario, pedindo que seja suspensa a ao do inventario at que seja julgada essa nova ao. - se o inventario j terminou e aparece um filho que reconhecido ou no, que no participou da herana tem que entrar com uma petio de herana. Ex: antonio Chequer quando morreu o processo estava em andamento apareceu um suposto filho em Juiz de Fora, ele entrou com a petio de herana. - Padre Carlos deixou testamento e quando estava correndo o processo de inventario apareceu um filho que entrou com a petio de herana.

- OBJETIVOS: - quando se entra com uma petio de herana os objetivos so: 1) reconhecimento de seu direito sucessrio aqui quero tudo 2) devoluo dos bens ou parte deles os que resolveram para devolver - PRAZO (decadencial) = 10 anos a contar da data da abertura da sucesso para entrar com a petio de herana. O herdeiro que ainda no tenha participao da diviso tem o prazo de 10 anos para aparecer, contados da abertura da sucesso. - ARTIGO 1825 a interposio por um beneficia outros interessados - obrigao de restituir os bens - citao = m-f

- se os filhos que j estavam com os bens e os mesmos renderam frutos, se eles soubessem da existncia do outro herdeiro devolve o bem mais os rendimentos. Se no soubessem apenas os bens sem os frutos. A partir do momento que so citados, dali para frente os frutos j dividem.

- ARTIGO 1827 - TERCEIRO - ato gratuito ou de ma f, mesmo que seja oneroso = resciso a m f apenas do herdeiro no anula o negocio, se o terceiro estiver de m f anula. - oneroso e de boa-f = validade no tem como buscar os bens. Ou seja, o negocio jurdico ter validade. - devoluo dos frutos 1) o herdeiros de boa f no precisam devolver os frutos percebidos durante o perodo da boa f. Porm, ao ser citado de uma ao de petio de herana, passar a ser considerado de m f, devendo devolver os frutos percebidos a partir deste momento. 2) se os herdeiros estavam de m f desde o inicio, devero devolver todos os frutos percebidos, mesmo aqueles anteriores citao.

* ARTIGO 1828 LEGADO - imposio que foi feita a um herdeiro para o outro que apareceu, devolver uma parte de um patrimnio. - quando uma pessoa no tem herdeiros necessrio e s tem colateral (irmo) e deixa um testamento deixando para o seu irmo, porm ele impe no testamento que o irmo ter que passar um bem para um terceiro, esse bem que ser passado para o terceiro chama-se legado. Se o irmo passou um bem para a pessoa que o de cujus havia pedido e depois disso aparece um filho, o irmo ser responsvel em devolver apenas aquilo que ainda est com ele o que j foi passado para o terceiro no responsabilidade dele.

CAPTULO 7 HERDEIROS NECESSRIOS - CONCEITO : So os descendentes, ascendentes e o cnjuge - artigo 1845 - herdeiro necessrio = herdeiro legtimo - forma de excluso = indignidade ou deserdao a nica forma de um herdeiro necessrio no receber herana. - companheiro no herdeiro necessrio. -Reserva de patrimnio - artigo 1846 - legtima = parte reservada ao herdeiro necessrio. 50% do total da herana

- poro disponvel = 50% - pode fazer o que quiser inclusive deixar para o herdeiros necessrios. - patrimnio = legtima 950%) + poro disponvel (50%). - Como calcular a legtima artigo 1847 - legtima = bens existentes ( - ) dvidas (-) despesas do funeral (+) o valor dos bens sujeitos a colao () 2 - bens existentes = patrimnio ativo - dvidas = patrimnio passivo - despesas do funeral - colao (bens doados pelo falecido a algum herdeiro que agora vai ter que fazer a colao) - regime de bens Ex: Jos morreu deixou 2 filhos e cnjuge (a) antes do casamento (d) depois - considerando que no tem meao. - patrimnio: dividas: casa 30000,00 (a) NP 10000,00 (d) lote 40000,00 (d) funeral 2000,00 aes 10000,00 (a) doao a 1 filho casa 50000,00 carro 45000,00 (d) resposta: - O primeiro passo saber os bens existentes, soma se todos os bens Total 125.000,00 Menos 10.000,00 divida Menos 2000,00 funeral Soma 50.000,00 bem sujeito a colao Total 163.000,00 depois divide por dois para saber qual a parte legitima e qual a parte disponvel: Total 81,500,00 legitima 81.500,00 parte disponvel. - considerando que tem meao: considerando que tudo que adquiriu aps o casamento ser dividido com ela considerando que Jos deixou um testamento de 40.000,00. - casa 30000,00 soma o valor total, pois foi antes do casamento - lote 20.000,00 - aes 10.000,00 - carro 22.500,00 Total 82.500,00 Menos 5000,00 metade da divida Menso 2.000,00 funeral Mais 50.000,00 sujeito a colao Total 125,500,00 divide por 2 Sobra 62.750,00 o testamento ter validade, pois, o valor menor que a part4e disponvel. * ART. 1848 Clusula de inalienabilidade, impenhorabilidade e de incomunicabilidade - regra = vedao - exceo = justo motivo declarado no testamento - autorizao para venda par. 2

- mesmo que a pessoa tenha direito a receber a sua parte da legitima, o autor da herana pode fazer um testamento dizendo que esses bens que eram da legitima ficaro gravados com clausula de incomunicabilidade, inalienabilidade, etc. - Na hiptese de uma pessoa falecer deixando herdeiros necessrios, h determinar legal no sentido de se reservar 50% para os mesmos. Estes 50% ser calculado, considerando a formula anterior. O certo que a parte reservada aos necessrios sejam livre de qualquer nus ou restrio. Porm, em casos excepcionais poder o autor da herana determinar que a legitima seja gravada coma clausula de inalienabilidade, incomunicabilidade ou impenhorabilidade, desde que, exponha no testamento os motivos de tal insero. Assim, caber ao herdeiro necessrio aps a morte do de cujus provar o motivo exposto no testamento.

- impossibilidade de converter os bens em outra espcie por vontade do de cujus par. 1 - CC-16 artigo 2042 do CC-02 - Herdeiro legtimo e testamentrio sem prejuzo da parte da legtima- artigo 1849 - Excluso dos colaterais = testamento = artigo 1850 para excluir o colateral tem que fazer o testamento de toda a herana, pois, colateral no necessrio. CAPTULO 8 DIREITO DE REPRESENTAO - CONCEITO: aquele que se d no caso de ser chamado a suceder no lugar do herdeiro do de cujus os herdeiros deste, seja por ser pr-morto, ausente ou incapaz de suceder no momento da abertura da sucesso. - o incapaz neste caso no a incapacidade civil e sim a de pessoas que so indignas ou deserdadas. - herdeiro do de cujus = pr-morto, ausente ou incapaz - herdeiros do herdeiro = dir. de representao = por estirpe - artigo 1851 - herdeiro legtimo e no testamentrio. no existe representao em herana testamentria s na legitima, ou seja, se o herdeiro testamentrio falece antes do autor da herana, a parte que tinha sido deixada pelo testamento no vai poder ser recebida pelos herdeiros do herdeiro testamentrio. Sendo herdeiro testamentrio exclui qualquer possibilidade de representao. - se o herdeiro morre antes do autor da herana, seus herdeiros vo receber por representao. Se o herdeiro morre depois do autor da herana, seus herdeiros vo receber por direito prprio.

* Requisitos 1) que o representado seja morto, ausente ou incapaz. aquele que est sento representado, ou seja, aquele que e estivesse vivo receberia. 2) que o representante seja descendente do representado a representao s existe em linha reta para baixo, ou seja, s descendentes. 3) que o representante seja hbil a suceder no pode ser indigno, deserdado, ausente ou pr morto. Ex: quem for chamado para representar no pode ser considerado indigno, se for no vai receber (um neto tenta matar o av).

* art. 1853 - sobrinhos concorrem com tios por direito de representao - se a pessoa no tem descendentes, ascendentes ao cnjuge, a herana fica para os colaterais. Se um dos colaterais j est morto, a parte da herana que iria para ele passar para os herdeiros dele por representao.

* montante da herana: - parte que caberia ao representado - divide como se o representado estivesse vivo e divide entre os representantes daquele por estirpe. - art. 1854 - art. 1855 diviso em partes iguais entre os representantes. A parte que iria para o representado ser passada para os representantes por estirpe. - art. 1856 renuncia e aceitao os netos podem renunciar a herana que o av deixou e aceitar a herana que o pai deixou. - herana em ttulos diferentes pode renunciar. ex: J ! ! ! F1 f2 f3 !!! N1n2n3 - f1 morreu primeiro e depois Jos morreu, os netos sero representantes de f1 na herana de Jos, porm eles podem renunciar a herana de Jos e aceitar a de f1, ou aceitar a de Jose e renunciar a de f1, ou aceitar tudo. - se Jos morrer primeiro e depois f1 morrer, a herana automaticamente passa para f1, assim os filhos de f1 no tero mais como renunciar a herana de Jos, eles tem que aceitar ou renunciar a herana de f1, mas na totalidade, no pode ser parcial.

Exemplos: a) Jos ! ! ! ! F1 f2 f3 f4 ! ! ! N3 n1n2 - Jos morreu em 20/05/09, f2 morreu em 15/01/10 e f4 morreu em 20/02/09. - quando Jos morreu a sua herana foi transmitida para os filhos, no caso de f4 que j tinha morrido antes dele a parte que iria para ele passar para n1 e n2 por direito de representao e a parte de f2 foi transmitida para ele, pois ainda estava vivo quando Jos morreu, assim n3 receber por direito prprio (por cabea). b) Jos ! ! ! F1 f2 f3 ! ! N1 n2 - Jos morreu em 01/04/08 e f2 morreu 10/01/08 - como jos morreu depois de f2, a sua herana ser dividida em 3 partes e os filhos de f2 vo receber por representao (estirpe. c) Jos ! ! F1 f2 - C - Jos morreu em 20/0310 e f2 morreu em 10/01/10 - como f2 morreu antes de Jos, ele no receber herana e com isso C tambm no receber nada. d) Jos ------- Maria ! ! ! F1 f2 f3 - f1 e f2 so filhos de Jos com outra pessoa e f3 com maria. - Jos morreu em 10/03/10 e f3 morreu em 05/01/10. - como f3 morreu antes de Jos a herana ser dividida entre os outros herdeiros, pois, f3 no recebe nada e a sua me no herda por representao.

* Capitulo 9 sucesso testamentria 9.1- Conceito aquela que se d por manifestao de vontade do de cujus. - a pessoa faz um testamento quando quer determinar o modo como ser dividida a sua herana. - herdeiro testamentrio as pessoas que constam no testamento. - capacidade 1857 a partir de 16 anos de idade a pessoa j pode fazer testamento. - os absolutamente incapazes no podem fazer testamento. Os relativamente incapazes podem fazer testamento somente quando essa incapacidade for por causa da idade de 16

anos, ou seja, se tiver mais de 16 anos poder fazer testamento. A feitura do testamento no pode ocorrer se a pessoa for incapaz. - se uma pessoa incapaz vai fazer algum ato civil precisa de representante, no caso do testamento se for acima de 16 anos no precisa de representante. - liberdade observando a parte disponvel. - disposio de carter no patrimonial pode fazer um testamento sem ser para dividir patrimnio e sim para resolver outras questes. Ex: reconhecer um filho. Em outro caso uma mulher que tinha 2 filhos em um primeiro casamento que ficou viva, passou a morar com outro homem com quem teve mais 2 filhos, ela descobri que tinha cncer e resolveu fazer um testamento pedindo para que um irmo dela assumisse a responsabilidade pelos filhos do primeiro casamento. Ex: dizer em um testamento quem ir cuidar dos filhos sem mesmo mencionar sobre patrimnio. - reconhecimento de filhos em testamento. Em vida no fez isso, para evitar confuso. - nomeao de tutor no h prova em contrario.

9.2- Caractersticas a) negocio jurdico unilateral - testamento em regra um negocio jurdico unilateral, mas pode ser bilateral quando nele existem condies para o herdeiro cumprir para que possa receber a herana. b) ato gratuito - em regra gratuito, mas se a pessoa que vai receber tem que cumprir alguma obrigao ele deixa de ser gratuito e passa a ser oneroso. c) ato solene atos a serem cumpridos d) ato personalssimo o testamento ato personalssimo, tem que ser feito pela prpria pessoa. - e por procurao? no pode ser feito por procurao - a pessoa a partir de 16 anos quiser fazer testamento, pode fazer sem ser obrigatria assistncia, no pode por procurao. e) negocio revogvel 1858 enquanto a pessoa estiver viva poder mudar, alterar, at cancelar ou at mesmo revogar de forma tcita (escreve outro deixando os bens para pessoas diferentes do primeiro, assim automaticamente estar sem valor o primeiro. No direito adquirido, vale o ultimo testamento. No precisa expor os motivos. f) mortis causa o testamento s tem validade aps o momento da morte da pessoa.

9.3) Prazo prescricional - para alegar que o testamento que uma pessoa fez, tem que observar os prazo prescricionais. Para alegar erro, dolo ou coao para anular o testamento * art. 1859 5 anos para alegar qualquer coisa que no for erro, dolo ou coao. Ex: a pessoa faz um testamento e no coloca 2 testemunhas, os parentes podem alegar isso. - inicio da contagem da data do registro do testamento, no entanto o registro citado no art. quando a pessoa morre e quem tem a guarda do testamento leva ao frum para dar cincia ao juiz que a pessoa tinha deixado o testamento. Registro no frum aps a morte, assim comea a contar o prazo prescricional. * art 1909 4 ano vcios de consentimento - para alegar erro, dolo ou coao. - inicio da contagem a partir de quando a pessoa tomar conhecimento que existe o vicio. S pode ser feito aps a morte da pessoa. S pode ser feita por interessado que vai ter algum tipo de prejuzo com o testamento. - Erro sinnimo de vicio de consentimento. 9.4) Capacidade testamentria ativa - art. 1860 no podem testar. Separa quem no pode fazer e o resto pode fazer. No pode: 1) incapazes todo incapaz no pode fazer, salvo se a incapacidade for pela idade, pois a partir de 16 anos pode fazer. - pargrafo nico 16 anos - independente de assistncia considerados capazes para a feitura de um testamento. 2) os que no ato no tiverem pleno discernimento - enfermidade ou deficincia mental no qualquer enfermidade, tem que ser aquelas que tiram a capacidade de discernimento (mal de alzaimer) - E os prdigos? pode fazer. Se for interditado, tem que ver a sentena da interdio, se for apenas pelo fato de ser prodigo, o testamento ser valido. - E o surdo mudo? Art. 1866 tem que ver se sabe ler e escrever. Se no souber tem que ser testamento publico. Se souber pode ser qualquer tipo de testamento. - art. 1876 cego tem quer ser testamento pblico - analfabeto 1869 a regra que seja de forma publica. Mas pode ocorrer de fazer um testamento cerrado utilizado algum para fazer a rogo, ou seja, outra pessoa faz e assina, no citando que a pessoa era analfabeta. - Incapacidade superveniente se a pessoa fez um testamento e depois ficou incapaz. A incapacidade adquirida aps a feitura do testamento no invalida o testamento.

* capacidade no ato quando o testamento feito em cartrio, o oficial do cartrio tem capacidade. O testamento pblico tem que ser feito em cartrio na sede da comarca. - art. 1861 * falta de capacidade se no momento de fazer o testamento, a pessoa no tiver capacidade, ele no ter validade. - art. 1859 9.4. Capacidade testamentria ativa: * Modalidades de testamento: a)ordinrios - conceito: so aqueles que podem ser feitas por qualquer pessoa sem ser necessrio nenhuma circunstncia especial. - artigo 1863 - pode era pblico, particular ou cerrado

b)Especiais - conceito: so aqueles que podem ser feitas por algumas pessoas que se encontram em situaes especiais no momento da feitura. *Artigo 1869 -pode ser martimo, aeronutico ou militar * testamento conjuntivo aquele feito por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Poder ser: a) simultneo todos fazem um testamento beneficiando uma nica pessoa. Ex: 3 pessoa deixam bens para a mesma pessoa, ao mesmo tempo. Uma corrente jurisprudencial aceita o simultneo no Brasil, porm existe apenas uma deciso. b) recproca os testadores beneficiam um ao outra, de forma que, o ltimo a falecer levar a herana. Ex: 2 pessoas fazem um testamento, um deixando os bens para o outro, o ultimo a morrer quem herda. No pode receber por representao. No admitido no direito brasileiro. c) correspectivo os testadores efetuam disposies em retribuies a outra recebida. Ex: uma pessoa deixa um testamento dizendo que deixa os bens para fulano j que ele deixa para mim os seus bens. Ou seja, est beneficiando o outro porque o outro tambm est deixando para ele. No permitido no direito brasileiro.

9.5. Testamentos Ordinrios: 1) Pblico

- Conceito: aquele lavrado pelo tabelio de notas, contendo a declarao de vontade do testador. - cartrio de notas que tem a competncia, mas no basta ter competncia notorial tambm tem que ser na sede da comarca. - Requisitos: artigo 1864 se no forem observados poder ser anulado a) testemunhas cc-16 (5) x cc-02 (2) so testemunhas da existncia e do contedo, ou seja, elas tem que saber tambm o que decidiu o autor. b) leitura sob pena de nulidade. a leitura para que o autor e as testemunhas comprovem que realmente est escrito o que o autor pediu. c) escrito, mecnico ou manualmente artigo 1864, par. nico no pode ter erro, rasura, linhas em branco, etc. d) assinatura artigo 1865 o testador, o tabelio e as testemunhas. * testador surdo artigo 1866 normalmente o testamento publico, mas ele no vai conseguir ouvir, mas de acordo com a lei, se souber ler, ele poder ler se no souber ler pedir algum de sua confiana para ler em seu lugar. arriscado, mas no tem outra opo. * testador cego leitura por duas vezes art. 1867 lido uma vez pelo tabelio e uma vez pela testemunha do testador. - se a pessoa for analfabeta o testamento poder ser assinado a rogo (por um terceiro), no poder ser somente a digital.

2) Testamento cerrado - conceito = o escrito pelo prprio testador ou por algum a seu rogo, assinando pelo testador. - a pessoa que vai fazer este testamento por que no quer que ningum saiba do seu contedo. No feito em cartrio de notas. Pode ser feito em casa mesmo. - a pessoa pega uma folha de papel e nele expe todas as suas vontades com relao a diviso de seus bens. Esse papel chama cdula testamentria. * Requisitos: 1 - Cdula testamentria escrever o testamento - feita pelo prprio testador ou algum a seu rogo (quando a pessoa no puder escrever por algum motivo e no para a pessoa que no sabe escrever, pois neste caso tem que ser pblico). - surdo-mudo pode faze este tipo de testamento, desde que, saiba ler e escrever - forma = escrito manual ou mecnico artigo 1868 - lngua = nacional ou estrangeira artigo 1871 2 - Ato de entrega levar para registro em cartrio de notas. Vai ficar escrito que fulano de tal apresentou o testamento cerrado. - testemunhas = 2 para comprovar que a pessoa levou o testamento para registro no cartrio. Elas no tem que saber o contedo do testamento.

- declarao do testador artigo 1868, II chega com a cdula no cartrio e declara que o seu testamento. - surdo-mudo escreve se no souber escrever no pode fazer este tipo. - s tem validade se tiver sido registrado no cartrio 3 - auto de aprovao o tabelio vai carimbar o prprio testamento cerrado. - artigo 1868, III lavratura aps a apresentao - local do autor de aprovao no testamento - assinaturas testador, tabelio e testemunhas 4 cerramento costurar o papel pode ser feito antes ou depois do auto de aprovao, ou seja, a pessoa j leva costurado. 5 entrega do testamento depois que registrou entregue ao testador. Ele pedir a algum para guardar, ou at mesmo ficar com ele. - artigo 1874 - anotao do dia/ ms/ ano e lugar - se descoberto um testamento cerrado, s poder ser aberto em audincia, nela o juiz vai colocar contra a luz para verificar se foi violado. * Procedimento aps o falecimento: depois que ele morre algum tem que levar o testamento ao conhecimento do juiz, ele vai marcar uma audincia para abertura do testamento, citado os herdeiros para comparecerem a audincia. No necessariamente os herdeiros que vo comparecer a audincia vo herdar o que est no testamento. - primeiro vai verificar se os requisitos forma cumpridos. - artigo 1875 - artigo 1127 CPC testamenteiro * Quem no pode fazer um testamento cerrado: - analfabetos - surdo-mudo artigo 1872 - cego artigo 1867

3) Testamento particular - Conceito: o testamento feito pelo prprio testador. - pode ser feito a rogo? No pode tem que ser pelo prprio testador. - Requisitos: a) escrito pelo prprio testador - manual ou mecnico artigo 1876, par. 1 e 2 b) testemunhas 3 no mnimo.

- ausncia = 1879 casos excepcionais possibilidade de no ter testemunhas. Ex: se no momento de fazer o testamento no tiver como ter testemunha, a pessoa esta prestes a morrer e no tem ningum com ela. - CC-16 no existia esta possibilidade, ou seja, tem que ter a assinatura de 3 testemunhas. c) publicao com citao dos herdeiros aps a morte, quando o testamento aparece o juiz manda publicar que o testamento apareceu e manda citar os herdeiros. d) Inquirio das testemunhas artigo 1878 somente aps a morte. - testemunhas faltosas par. nico do artigo 1878

4) Codicilo: - Conceito: a manifestao de ltima vontade do testador sobre disposies de pequeno valor. - leva em considerao a pessoa, ou seja, se a pessoa for muito rica se deixar escrito um carro, ele poder ser codicilo. - forma de testamento? uma forma de manifestao de ultima vontade, mas no testamento - escrito, datado e assinado pelo testador * autnomo artigo 1882 de forma que se a pessoa tem um testamento e faz um codicilo, ele no revoga o testamento. Se for o mesmo bem de pequeno valor poder revogar o testamento. - considerado testamento, mas no pode ser chamado de testamento e na verdade no testamento. - se a pessoa faz um testamento deixando algum bem para uma pessoa, passado algum tempo ela faz outro testamento deixando outros bens para outra pessoa, s que o testamento posterior revoga o anterior e isso sempre acontece mesmo que os bens sejam diferentes, assim para que um no revogue o outro tem que estar escrito no posterior que j existia o anterior, dizendo que j existia e que ele deveria continuar tendo validade. - Consideraes comuns aos testamentos ordinrios: - artigo 1883 nomeao de testamenteiro - Revogao artigo 1884 o testamento posterior revoga o anterior.

9.6 Testamentos especiais - para ser feito depende de a pessoa estar em uma circunstancia especial

1 - testamento martimo - art. 1888 - 2 testemunhas - tem que ser perante o comandante e tem que ser registrado no livro existente na embarcao. - o testamento martimo tem que ter o registro, assim no poder ser particular, somente ser publico ou serrado - s pode ser feito quando estiver no mar, se a pessoa estiver em terra no poder ser testamento martimo. - a pessoa pode fazer este testamento, mas ele ter validade somente se a pessoa morrer dentro do navio, ou se morrer at 90 dias aps desembarcar. Esta regra vale tambm para o aeronutico. A pessoa pode ratificar esse testamento e assim este prazo de validade passar a no existir. 2 - Testamento aeronutico - art. 1889 - art. 1890 - 2 testemunhas - s poder ser publico e serrado, pois tem que ser registrado no livro de bordo, mas poder ser feito por algum que represente o comandante. 9.7. Testamento militar situao de guerra qualquer pessoa que esteja prestando servio, no tem que ser militar. Ex: cozinheiro. - artigo 1893 - pessoas em servio militar - todas as hipteses deste artigo se referem a testamento publico. - Formas: a) pblico= artigo 1893 b) cerrado = artigo 1894 aps ser feito tem que ser levado a registro. c) nuncupativo = artigo 1896 militar em situao de risco oral e tem que ser feito na presena de testemunhas que em caso da morte devero procurar o judicirio e declarar o que foi dito pelo testador. - Validade - artigo 1895

9.8. Das disposies testamentrias em geral = todos os tipos de testamento - Consideraes iniciais:

a)elementos extrnsecos so elementos formais externos. Ex: se a pessoa cega, se fez o testamento pblico. b)elementos intrnsecos contedo, se o que est escrito est certo. O que pode e o que no pode estar escrito.

9.8.1. Elementos intrnsecos * disposies testamentrias - no h presuno se o que est escrito claro, no pode tentar buscar outro tipo de inteno. Ex: deixo o meu carro para fulano, no tem como buscar inteno diferente disto. - no pode ser complementado com outros documentos se fez um testamento com algum bem e depois faz outro complementado o primeiro deixa de ter validade. * Pessoas fsicas ou jurdicas dentro de um testamento pode ser PF ou PJ como beneficirio. A PJ tem que ter existncia legal no momento da abertura do testamento. * possibilidade de legado em alguns artigos sinnimo de testamento em outros momentos ser testamento singular. Neste caso ter o significado de testamento singular, ou seja, deixa bem especifico para pessoa especifica e neste caso o testamento vai ser chamado de legado. A pessoa que herda atravs de um legado chamado de legatrio. Se a pessoa herda atravs de um testamento universal ele vai ser chamado de herdeiro testamentrio. - pessoa futura - Nomeao de herdeiro ou legatrio - artigo 1897 pura e simplesmente ou sob condio

* Regras de interpretao no h que se fazer presuno. * artigo 1899 - buscar a inteno ex: deixo o meu carro para Edson que foi o nico aluno que tirou 100 em todas as disciplinas. porm na verdade o aluno que tirou 100 em todas no foi Edson e sim Carlos. - a inteno de deixar o bem para o Edson no discutvel, mas o motivo no determina o erro, assim o Carlos pode fazer prova em contrario para mostrar que ele que deve herdar. Se fosse deixado o testamento dizendo apenas que deixaria o carro para Edson sem justificar porque, no teria como discutir. * artigo 1903 erro na designao da pessoa interpretar o que escreveu.

- prova contrria a pessoa vai ter que provar que apesar do testamento ter constado o nome de outra pessoa, o motivo que foi colocado para que a herana fosse deixada para algum, na verdade deveria ter sido colocado o nome dele. * Artigo 1902 disposio em favor de pobres ou entidades sem especificao. * Artigo 1904 nomeao de dois ou mais herdeiros sem especificar a parte de cada um - Ex. Joo e Maria e os filhos de Antonio neste caso divide em 3 partes, uma para Joo outra para Maria e a outra parte ser dividida entre os filhos, ou seja, os filho contam como se fosse uma s. - mesmo que se coloque o nome de cada filho, vai continuar sendo como se fosse uma pessoa. - agora se colocar somente os nomes das pessoas, conta-se por cabea. Ex: deixo a herana para Joo, Maria, Pedro e Paulo, que so filhos de Antonio, a herana divide em partes iguais para cada um. * Artigo 1906 - bens remanescentes * artigo 1907 indicao da parte de uns e no indicao das partes dos outros. - tiro aquilo que foi indicado e o que sobrar divide em partes iguais. * artigo 1908 silncio quanto a alguns bens * artigo 1910 nulidade da causa principal gera nulidade das outras. - ex: deixa os bens para fulano porque ele me salvou do assaltante do posto de gasolina. S que os outros herdeiros conseguem provar que na verdade no foi ele que salvou e ainda foi ele que levou a pessoa at o posto. Vai conseguir anular, pois o motivo que levou a pessoa a deixar o bem para aquela pessoa na verdade foi forjado e que se a pessoa soubesse da verdade no deixaria nada para ele. * Regras proibitivas * herana deixada a termo (evento futuro com condio) artigo 1898 no pode - fideicomisso - e o legado a termo? o legado pode ser a termo. - ex: deixo para fulano o meu carro e quando chegar o dia 25 de dezembro do que eu morrer deve devolver o carro para os herdeiros necessrios. * artigo 1900 1) proibio de clusula captria aquela onde o testador deixa herana para uma pessoa sob a condio dessa pessoa tambm o beneficiar no testamento dele. Ex: a pessoa faz um testamento dizendo deixo 30 % dos meus bens para fulano se ele tambm deixar para mim 30% da sua herana. 2) proibio de clusula que indique pessoa incerta, cuja identidade no se possa averiguar - indeterminvel

- pessoa determinvel aquela que embora no saiba quem tem condies de saber quem atravs das caractersticas. Ex: - deixo a minha herana para uma pessoa que estudou na ESUV no 7 perodo e que usava culos. Ou seja, podem ser varias pessoas nessas caractersticas. 3) pessoa incerta que ser indicada por terceiro - no pode deixar ao livre arbtrio de um terceiro escolher para quem ir ficar a minha herana. - exceo : indicao entre duas ou mais pessoas indicadas pelo testador = possibilidade = artigo. 1900, IIII). Ex: quando diz que deixa 30% da herana para Jos, Joo ou pedro que vo ser escolhidos por Antonio. Ex: deixo 30% do que eu tenho por quem fulano determinar. 4) deixar ao arbtrio do herdeiro ou de outrem a fixao do valor do legado cabe ao autor determinar, no pode deixar para o herdeiro decidir. - exceo : fixao do valor quando se tratar de legado remuneratrio (artigo 1900, IV) como se fosse uma recompensa por ato fito pelo herdeiro. Ex: a pessoa faz um servio para o autor e esse deixa no testamento escrito que aquela pessoa vai receber o valor que ele vai apresentar. 5) indicar pessoa mencionada nos artigos 1801 e 1802

9.9 . Dos legados * Conceito: coisa certa e determinada deixado a algum, denominado legatrio - legatrio o herdeiro singular. - testamento ou codicilo mesmo que seja codicilo (bem de pequeno valor deixo pra Maria a minha bolsinha), - herdeiros testamentrio x herdeiro legatrio - legatrio = herdeiro singular - prelegado ou legado precpuo herdeiro legatrio e legtimo ao mesmo tempo. chamado de prelegado somente quando vai receber um bem em herana que no adiantamento da legitima e depois vai receber parte da herana legitima. ex: deixo pra meu filho o meu carro sendo que no adiantamento da legitima. Na hora da herana ele vai receber a sua parte da legitima e tambm o carro deixado no testamento. - em alguns artigos usado a palavra legado como sendo testamento de herana universal e em alguns ser testamento de herana singular.

- se fao o testamento tem que ser sobre bens que pertencem ao autor, mas existe a possibilidade de fazer testamento de bens que no pertencem a ele e ainda assim vai ter validade.

* Espcies de legado: a)legado de coisa alheia - artigo 1912 vedao - excees: 1) aps o testamento o testador adquire o bem objeto do legado - se a pessoa ao fazer o testamento no era dona do bem, mas antes da abertura do mesmo a pessoa j adquiriu aquele bem o testamento ter validade. Ex: deixo o meu carro placa tal, cor tal para fulano de tal, no entanto esse carro no era meu, mas adquiro o mesmo antes da abertura. 2) legado de coisa determinada pelo gnero - artigo 1915 - deixo para fulano um carro ecoesporte modelo 2010, s que a pessoa ao fazer o testamento no tinha o carro e quando morreu e ainda no tinha comprado. Obrigao de dar coisa incerta, pois este modelo de carro existe aos milhes, o testamento indicou o gnero. Os herdeiros necessrios tero que cumprir o legado, ou seja, mesmo no tendo aquele bem deixado em legado os herdeiros tero que entregar o legado se eles no quiserem cumprir o testamento ser como se tivessem renunciado a herana da parte disponvel, que passar para a 2 classe de herdeiros e assim sucessivamente. - se o testador deixou um legado indicado pelo gnero, ao morrer a obrigao passa para os herdeiros. 3) determinao que o herdeiro entregue coisa sua a outrem - artigo 1913 - bem que pertence a um dos herdeiro - deixo o carro ecoesporte que pertence a meu filho para fulano de tal. O filho obrigado a entregar o carro. Se ele no entregar como tivesse renunciado a sua parte da herana que volta para o monte e dividida entre os outros herdeiros que se no entregarem o carro para eles no vai haver a renuncia da herana. 4) determinao que o herdeiro adquira o bem - sublegatrio ( o beneficiado) e sublegado ( o bem a ser adquirido) - o testador no tem o bem, mas determina que os herdeiros adquiram um bem tal e entreguem a fulano. Se o bem determinado no puder ser comprado (o dono no quer vender) no vai ter que comprar outro similar e no vai ser entendido como renuncia, pois a impossibilidade da compra foi porque o dono no quis vender. a)legado de coisa comum - artigo 1914 - cnjuge se o bem pertence aos dois cnjuges, s ter que cumprir se o outro cnjuge concordar. - vontade dos cnjuges

- se deixa a parte que lhe pertence de um condomnio a outra pessoa que no um dos prprios condminos. E os outros condminos tem que aceitar, se no quiserem tero que pedir a extino de condomnio. b)legado de coisa genrica (artigo 1915) - exemplo: deixa um carro para X / deixo 10 aes de uma Sociedade annima para X c) Legado de coisa genrica art. 1915 - deixo um Fiat Palio para fulano de tal. Existem milhares de carros deste tipo e no foi dito o valor, mas no vai poder entregar nem o pior nem precisa ser o melhor. Quem vai escolher o herdeiro testamentrio. Se no cumprir vai ser o mesmo que renunciar a herana. Tem que fazer a conta, se tiverem 3 herdeiros, e dois no querem cumprir o ultimo pode cumprir e ficar com o resto da herana. d) Legado de coisa singularizada - 1916 - existncia da coisa no momento da abertura. - singular quer dizer coisa especifica. Ex: deixo para fulano 10 cabeas de gado. Deixo para fulano todos os meus livros de direito civil. - coisa a menos se na hora que fez o testamento tinha mais e na hora da abertura tinha menos. Ex: deixo 10 cabeas de gado e na hora da abertura s tem 5 cabeas, vai herdar apenas as 5. deixou todos os livros e na hora da abertura j tinha dado quase todos e s tinha cinco, vai herdar os cinco. e) Legado de coisa localizada 1917 - deixo os meus livros que esto na minha biblioteca para fulano. - removido de forma transitria se alguma coisa for tirada transitoriamente, ou seja, tira os bens para evitar que os bens cheguem ao herdeiro. Se o herdeiro ficar sabendo que foram tirados poder requerer judicialmente a devoluo. - deixo para fulano as cabeas de gado que esto em meu sitio. Se tirar de l vai parecer que no tem nenhum, porm se tirar de l apenas para no entregar e o herdeiro ficar sabendo poder entrar na justia para que seja entregue. f) Legado de credito ou quitao de divida ou crdito - art. 1918 - deixo para fulano o credito que tenho com Joo. E depois do testamento passa a ter mais credito com o mesmo Joo, e depois o testador morre, todos os crditos vo passar para o herdeiro. - uma pessoa empresta dinheiro a algum, depois faz um testamento perdoando a divida, porm passa um tempo empresta mais dinheiro e algum tempo morre. De acordo com o art. Todos os crditos que forem contrados at a morte. Mas o que foi contrado aps a feitura do testamento no ser abrangido por ele.

* beneficiado credor e devedor ao mesmo tempo - art. 1919 - Joo credor de Jos e Jos e credor de Joo Joo faz um testamento perdoando Jos da divida. Logo depois Joo morre, ele perdoou Jos, mas no falou nada do que ele estava devendo a Jos. Se ele perdoou a divida e no mencionou nada sobre a divida que tinha com Jos, este ter direito a receber a divida dos herdeiros. Se Joo no tivesse perdoado poderiam os herdeiros fazer uma compensao das dividas. - se ele no mencionar nada no testamento que ele tinha uma divida ela continua valendo, ou seja, vai ter que ser paga. g) Legado de alimentos - art. 1920 o que alimentos? - podem beneficiar as pessoas indicadas nos artigos 1801 e 1802 - podem ser decorrentes de ato ilcito. - se vem a falecer e tem filhos no preciso escrever em lugar nenhum que eles tero direito a alimento, isso decorrente da lei. No vem ao caso aqui. - aqui est falando no caso de deixar alimentos a uma pessoa que no herdeiro natural deles. Ex: deixo para fulano um salrio mnimo a titulo de penso. - esse herdeiro vai receber esse salrio de forma vitalcia. Porem no pode prejudicar os herdeiros necessrios, cabe discusso judicial. - se os filhos j so totalmente capazes e o testador deixa penso para um terceiro eles no podem questionar o testamento. - essa penso citada aqui proveniente do patrimnio, no vai ser tirada do prprio salrio do testador. Ex: Carla trabalha no TJMG, este no vai pagar ao terceiro, pagar somente as filhas dela.

h) Legado de usufruto art. 1921 - pessoa fsica ou pessoa jurdica - deixar para algum o direito de usufruir de um bem sem contudo deixar o prprio bem. Ex: deixo fulano de tal morar na minha casa. Se no limitar o tempo ser vitalcio. - se o beneficiado for pessoa jurdica, vai valer enquanto a empresa existir. Se extinguir com menos de trinta anos extingue o direito de usufruto, se a empresa passar de trinta anos extingue o usufruto.1410, III. i) legado de imvel - art. 1922 - situao do bem no momento da feitura do testamento. Deixo o meu sitio para fulano, se depois de fazer o testamento comprar mais um pedao de terra do lado o sitio fica maior, mas vai valer somente o pedao que j timnha. - benfeitorias - a pessoa tem um lote e deixa em testamento esse lote para algum. S que passa algum tempo construda uma casa naquele lote. Se aquilo que foi acrescido for considerado benfeitoria, est acompanha o principal. (Parte para os direitos reais).

* Efeitos e pagamentos do legado - pagamento a entrega ao herdeiro daquilo que foi determinado pelo autor. - morreu deixou um testamento, o juiz vai ter que aprovar e s depois vai haver o pagamento. - art. 1923 - abertura da sucesso - herdeiro testamentrio e legatrio os beneficiados com o testamento que tem interesse na abertura. - quando uma pessoa faz um testamento, geralmente deixa uma copia com algum, e essa pessoa aps a morte comunica ao judicirio para que seja cumprido. - um procedimento especial que se no for levado ao conhecimento do judicirio espontaneamente, cabe aos interessados fazerem isso.

* frutos aps o falecimento - 2 do art. 1923 - se a pessoa morreu a dois meses atrs, ou seja, nesta data e que a abertura. Ex: Jos morreu e deixou uma casa para Joo em testamento, s que esta casa est em poder de outra pessoa, ou por estar alugada ou porque os filhos do autor esto morando l. - isso faz com que o herdeiro tenha direito aos frutos (aluguel) do imvel, ou seja, o herdeiro testamentrio tem direito a exigir tento a entrega do bem quanto o pagamento dos frutos gerados naquele perodo em que deixaram de fazer a entrega. - o advogado daquele que tem direito ao bem tem que pedir o deposito judicial dos alugueis que esto sendo gerados pelo imvel. No deve deixar para cobrar tudo depois, pois seno pode acontecer da pessoa que esta recebendo no ter como pagar depois. - Pedido do legatrio - CPC 1022 * Legado em dinheiro - Joo tem um credito a receber de Jos e deixa em testamento esse credito para Paulo, aps ter feito esse testamento ele contrai, mas, um crdito e depois morre. - em relao aos herdeiros somente tem que pagar juros a partir do momento da abertura da sucesso. - art. 1925 Juros devem ser somente a partir do momento que o legado deve ser cumprido, ao seja, a partir da abertura da sucesso. - art. 1926 Penso o legado de penso o mesmo que falar alimentos o herdeiro legatrio de alimentos ter direito a receber a partir da abertura da sucesso, ou seja, o pagamento feito antecipadamente, assim, se a pessoa morre no dia 10/05/10, neste dia que tem que ser paga a primeira parcela. Os alimentos tem que ser pagos antecipadamente, ou seja, a pessoa recebe para se alimentar e no pode ser o contrario que a pessoa se alimenta e depois recebe. - art. 1927 Prestaes peridicas se deixar alimentos para algum, 15 parcelas de 500,00, depois de 3 meses essa pessoa tambm morre, os seus herdeiros tero direito a

receber o restante. Se no tiver numero certo de parcelas, ou seja, se for vitalcio, aps a morte os herdeiros no continuaro recebendo. - exigibilidade * legado de alimentos desde a morte vence a primeira e as outras sucessivamente.

* Legado de coisa genrica bem incerto. - das coisas incertas no pode entregar o pior e nem precisa ser o melhor, tem que ser pelo menos o meio termo. - art. 1929 escolha feita pelo herdeiro - art. 1930 escolha feita por 3 * art 1931 escolha feita pelo legatrio (credor do testamento) ex: deixo para fulano um carro. como no falou qual carro pode ser qualquer um. Se a pessoa tem um fusca, um palio e um ecoesporte. O herdeiro pode escolher de acordo com o artigo o melhor do que tiver no patrimnio, ou seja, o ecoesporte, mas se no tiver o bem dentro do patrimnio, vai ter que ser o meio termo. * legado alternativo a entrega de uma coisa ou outra. No caso de legado se no falou quem vai escolher vo ser os herdeiros. Se no testamento fica estipulado que fica a cargo do legatrio o direito de escolher, se ele morrer antes de escolher, passa para os herdeiros dele o direito de escolher. -art. 1932 - falecimento antes da escolha

* cumprimento dos legados - art. 1934 - legado de coisa pertencente ao herdeiro - art. 1935 - despesas pelo cumprimento 1936 em regra por conta do legatrio as despesas necessrias para o cumprimento. Mas se o testador dispor que as despesas sero por conta dos seus herdeiros e no do legatrio.

- acessrios 1937 quando uma pessoa tem direito a um bem, tem tambm direito aos acessrios, tanto frutos quanto encargos. Ex: alugueis, impostos, etc.

* Caducidade dos legados perde a validade - se acontecer uma das hipteses do art. 1939 perde o testamento a validade. - art. 1939 -I- deixa um testamento deixando uma casa, mas passando muito tempo a coisa vai se transformando e quando a pessoa morre naquele local foi feito um prdio. Ex: a 10 anos atrs deixa um testamento de uma casa de 2 quartos e depois transformas numa manso, assim no vai ser benfeitoria, ou seja, transformou em outra coisa. Se for apenas benfeitorias o testamento vai ter validade, s no ter validade se derrubar e fizer outra. -II- tinha um carro especifico (Astra, 2007, cor cinza, placa tal) e fiz um testamento deixando para algum, mas antes de morrer vende aquele carro e compra outro. Neste caso no genrico, como especificou o bem na abertura da sucesso no tiver mais aquele carro, considera que caducou o testamento. -III- se a pessoa deixa uma coisa certa, e antes de ser entregue ela se perde sem culpa de quem deveria entreg-la. Se for com culpa se solve com perdas e danos. - Evico perda do bem por fora de sentena ou ato administrativo. -IV- se uma pessoa for beneficiada no testamento ela poder ser excluda por ser indigna ou por ser deserdada. -V- se o legatrio morrer os herdeiros dele no recebero, pois no existe representao em caso de legado. - caducidade parcial deixa 10 bois para fulano e antes de receber morrem 3, assim recebera parcialmente, ou seja o legado perecer parcialmente - se deixou uma casa, se ela pegou fogo perdendo a metade, vai considerar perecido a metade e recebera o que restar. - art. 1940 perecimento

Para ultima prova a partir daqui.

* Capitulo 11 direito de acrescer entre herdeiros e legatrios - especfico da herana testamentria. - ex: Jose faz um testamento deixando o carro (bem certo) para Joo, Pedro e Maria, sem falar mais nada. Ou deixa o mesmo carro s que escreve a quantidade que seria para cada um deles (deixo 1/3 do carros para cada uma, ou deixo 40% para Joo, 35 % para Jos e 25% para Maria) ou seja, faz individualizao do que vai para cada um. - o direito de acrescer s vai existir quando no mencionar a cota parte de cada um (apenas na hiptese de deixar o bem sem falar quanto ficaria para cada).

- se deixa 100.000,00 para 5 pessoas, sendo que no especifica quanto seria para cada, se um deles morrer antes o valor total ser dividida para os outros 4, por direito de acrescer. - se deixar 100.000,00 para 5 pessoas, sendo 20.000,00 para cada, se um dos legatrios morrer antes de receber, o 20.000,00 que iria para ele volta para o monte e ser dividido entre os herdeiros legtimos. - conceito - Vrios beneficirios para que exista o direito de acrescer necessrio que tenha deixado um bem especifico para mais de uma pessoa de especificar a quantidade seria para cada um dos legatrios. - direito de acrescer - art. 1941 e 1942 - nomeao de substituto se houver sido indicado um substituto para um deles. Ex: deixo uma casa para Joo e Jos e Maria e se algum deles no puder receber vai ser substitudo por Paulo. A parte daquele que no quis ou no pode receber vai para o substituto e com isso no vai existir o direito de acrescer. - art. 1945 - transferncia de obrigao deixa um bem para 4 pessoas sendo que para receber elas devero cumprir uma obrigao, se tiver um substituto ele tambm ter que cumprir a obrigao. . - Impossibilidade de se renunciar a parte que lhe acrescer 1945 deixa o bem para 4 pessoas, uma delas no quis receber e a sua parte vai acrescer a parte dos outros, os outros no podem renunciar a parte que veio acrescida de outro. Ou aceita tudo ou renuncia a tudo. - direito de acrescer no legado de usufruto 1946 deixo o usufruto da minha casa para 4 pessoas. Sendo que o bem propriamente dito vai para os herdeiros necessrios. O usufruto vitalcio, se um deles vai sado volta para os herdeiros

* Capitulo 12 substituio - 12.1 conceito a faculdade do testador de indicar outra pessoa para substituir o legado. - art. 1945 - herdeiro ou legatrio 1947 - tanto possvel nomear um substituto para um herdeiro quanto um legatrio. Ex: deixo um carro para Joo, Jose e Pedro se algum deles no puder

receber a sua parte ira para Joaquim ou ento deixo 30% dos meus bens para Joo, Jos e Pedro se algum deles no puder receber a sua parte vai para Joaquim. - no h restrio de quantidade de pessoas 1948 o testador pode colocar como substitutos mais de uma pessoa. Ex: deixo minha casa para Joo, Jose e Pedro caso algum deles no queira ou no possa receber a sua parte ir para Joaquim, Manoel e Maria. Assim, se um dos herdeiros no possa a sua parte ser dividida entre os substitutos, se dois deles no queiram receber as duas partes vo ser divididas pelos substitutos. Se os trs no puderem receber vai tudo para os substitutos. - tambm pode nomear apenas 1 para substituir os trs. - se deixar um bem para Joo, Jose e Joaquim, e se Jose no puder receber a sua parte ir para Pedro, se todos os 3 herdeiros morrerem Pedro s receber 1/3 que era a parte de Jos o resto volta para o monte. - transferncia das obrigaes 1949 se tiver alguma obrigao a ser cumprida pelo herdeiro, ao ser substitudo o substituto tambm ter que cumprir a obrigao. - art. 1950 substituio proporcional se Jos tivesse feito um testamento deixando 1 carro no valor de 40.000,00 para Joo, Joaquim e Pedro, tendo determinado que a parte do primeiro seria de 20%, a parte do segundo seria de 50% e a parte do terceiro seria 30%, caso qualquer um deles no queira ou no possa receber a parte voltar para o monte. Porm, poder o Jos determinar que caso qualquer um no possa ou no queira os outros iro substitu-lo. Assim, a substituio se dar na proporo do quinho de cada um. Ex: se Joo no quiser ou na puder receber a herana a sua parte, qual seja, 20% ser repassada a Joaquim e Pedro. Joaquim e Pedro somam 80% do carro, de forma que 80% passa a ser 100% do carro, se Joaquim possui 50 % dos 80% ele ter aproximadamente 65% do total. Para Pedro restam 35%. No carro de 40.000,00 20% corresponde a 8.000,00. Joaquim receber ao todo 20.000,00 (50% do carro) mais 65% dos 8.000,00 (20% de Joo), ou seja 5.200,00, no total de 25.200,00. para Pedro restar 30 % do carro (12.000) mais 35% dos 20% de Joo, ou seja, 2.800,00, totalizando 14.800,00. - fideicomisso o ato de deixar para algum um bem com a obrigao de passar esse bem para outra pessoa depois de algum tempo. O fideicomissrio o herdeiro final 12.2 Substituio fideicomissria - sujeitos fiducirio e fideicomissrio - art. 1952 no nascidos s poderia existir o fideicomisso se o fideicomissrio no tivesse nascido. O bem ficar na propriedade do fiducirio at uma data determinada. - a pessoa pode deixar um bem para um pessoa com a condio de passar esse bem para um 3 pessoa quando essa tiver o primeiro filho, assim, causa problema, pois a pessoa pode no ter filhos ou mesmo essa pessoa pode morrer antes, assim pra quem ficar aquela herana. - pargrafo nico se j tiver nascido o herdeiro fideicomissrio o bem passar direto para ele, mas aquele que ficaria com o bem (fiducirio) para passar para o fideicomissrio

posteriormente, ficar com o usufruto daquele bem at o tempo ou condio estabelecida no testamento. - usufruto fiducirio o fiducirio ter o usufruto do bem quando no momento da abertura da sucesso o fideicomissrio estiver vivo. Se o fideicomissrio ainda no estiver vivo no momento da abertura o fiducirio ter a propriedade do bem (propriedade resolvel), pois, futuramente deixar de ser proprietrio. - propriedade - fideicomissrio - propriedade do fiducirio 1953 s ser considerado proprietrio resolvel se o fideicomissrio no tiver sido concebido. - obrigao do fiducirio pargrafo nico cauo garantindo o bem para que este permanea em bom estado. - Renncia do fiducirio - 1954 sempre expressa. Quando ele renuncia defere ao fideicomissrio aceitar. - Renncia do fideicomissrio 1955 volta para o fiducirio (deixa de ser resolvel) - limite do fideicomissrio 1959 vale at o 2 grau, proibido mais de dois fiducirios - morte do fideicomissrio 1958 se o fideicomissrio morre antes, o fiducirio fica com o bem - substituio ilegal 1960 ser nula aquela que passa para o terceiro fiducirio. No invalida a feita at o segundo fiducirio. - Renuncia do fiducirio 1954 fica agora imposto ao fideicomissrio aceitar.

- direito de acrescer do fideicomissrio 1956 s no acresce se estiver estipulado o valor de cada um.

Capitulo 13 reduo das disposies testamentrias 13.1- parte no inclusa 1966 o bem vai para os herdeiros legtimos 13.2- testamento que no observa a parte disponvel - art. 1967 - reduo do testamento, somente se no atingir a parte disponvel que se reduzir o legado - 1 - possibilidade dispor sobre a reduo - 2

- o testador poder ordenar como ser feita essa reduo - reduo do legado de bem divisvel 1968 - ser divisvel proporcionalmente - reduo de legado de bem indivisvel - 1 do art. 1968 - pode ser legal, voluntaria ou pela natureza; o bem fica para o legatrio, obrigao de devolver em dinheiro. menor ou igual a 1/4 vai para o legatrio. Maior que 1/4 o bem volta para os herdeiros.

Capitulo 14 Revogao do testamento - conceito o ato pelo qual o testador fazendo dois ou mais testamentos, um revoga o outro, podendo a revogao ser tcita ou expressa. - pelo mesmo modo e forma s revoga um testamento se fizer outro do mesmo modo e da mesma forma. Ex: se for pblico tem que ser outro pblico, etc. - um testamento posterior nem sempre vai revogar o anterior, para que o segundo tenha validade junto com o primeiro necessrio que eles sejam compatveis. Se no mencionar que est revogando o anterior os dois tero validade. * total ou parcial - revogao total ex: deixo um testamento dizendo que deixa 30% para fulano, depois faz outro testamento dizendo que aqueles 30% que havia deixado para fulano deixar para outra pessoa. -revogao parcial - Ex: deixo um testamento dizendo que deixa 30 % para fulano, depois faz outro testamento dizendo que daqueles 30% que j havia deixado deixa 15% para outra pessoa.

* revogao tcita - pargrafo nico do art. 1970 - art. 1971 caducidade do testamento que revogou se o 2 a pessoa que foi beneficiada foi excluda ou renuncia, o 2 no ter validade, mas a revogao do 1 continua valendo. Se o 2 no tiver validade por vcios ele no ter validade e a revogao do 1 no continua valendo, ou seja, o 1 testamento continuar tendo validade. * revogado o testamento que revogou o anterior, este volta a ter validade? - depende do motivo que levou o 2 a ser revogado. - Art. 1972 revogao do testamento cerrado se for violado

* Capitulo 15 rompimento de testamento - art. 1973 - descendente no conhecido ou no existente no momento da feitura do testamento - ex: uma pessoa deixa um testamento deixando tudo que tem da parte disponvel para algum, a pessoa s tem como herdeiros necessrios os ascendentes. E posteriormente descobre que tinha um descendente que no sabia da existncia na hora de fazer o testamento. O testamento ser considerado rompido - art. 1974 - existncia de outros herdeiros necessrios quando a pessoa no sabe da existncia de herdeiros necessrios no momento de fazer o testamento e depois descobre esse herdeiro o testamento ser rompido. - Se a pessoa quando faz o testamento sabe da existncia dos herdeiros necessrios, ele ter validade. - art. 1975 * Capitulo 16 O testamenteiro - Conceito a pessoa encarregada de cumprir as disposies de ultima vontade do testador. - a pessoa que faz o testamento entrega outra pessoa pra que ela faa cumprir o que est escrito. a forma da pessoa saber que o que escreveu seja cumprido. E est pessoa leva o testamento ao judicirio pra que todos tenham cincia do mesmo. Serve para evitar que algum que encontre o testamento e o destrua. - objetivo - art. 1981 e 1982 juntos ou individualmente o testamenteiro e o inventariante podem ser a mesma pessoa, ou pessoas diferentes, podem trabalhar juntos ou individualmente. - art. 1985 pessoa de confiana do testador - inexistncia de testamenteiro 1984 - espcie de testamenteiro a) dativo aquele nomeado pelo juiz. Se a pessoa no deixou ningum o juiz b) universal - aquele que vai ter a posse e administrao dos bens. quando tiver sido nomeado pelo testador. O testador no tem liberdade para nomear um testamenteiro universal se tiver herdeiro necessrio (art. 1977/1978), se o testamenteiro universal caber a ele a abertura do processo de inventario c) particular o testamenteiro que no possuir a posse e a administrao dos bens.

Cap. 17- Colao

- conceito a obrigao imposta ao herdeiro que recebeu uma liberalidade em vida do de cujus de trazer ao monte o valor percebido. - obrigao imposta a descendente 2022 se a doao for feita para ascendente, estes no tero que fazer a colao. - independente do bem estar ou no em poder do donatrio mesmo que o filho que recebeu o bem em doao tiver vendido ele ter que fazer a colao. - objetivo que nenhum herdeiro fique em vantagem sobre os outros - regra tentar fazer com que o bem fique em poder do donatrio - valor a ser colacionado o valor do bem no momento da liberalidade, ou seja, no momento que fez a doao. Mesmo que no momento da colao o bem tenha se valorizado a colao ser pelo valor do momento da doao. - valor do bem no momento da liberalidade 2004 - ausncia de valor se por ventura no momento da doao no for informado o valor, na hora da colao vai presumir o valor que valia no momento da liberalidade. Vai ter que fazer uma pesquisa para saber quanto valia na poca da doao. - benfeitorias se o imvel no momento da doao valia 30000,00 e a pessoa fez benfeitorias e o imvel valorizou passando para 50000,00, o valor dessas benfeitorias ser cobrado dos outros herdeiros. - dispensa da colao - parte disponvel clusula expressa - silencio 2005 presuno - reduo - art. 2007 - devoluo em dinheiro - 2 do art. 2007 - colao de outros descendentes

Вам также может понравиться