Вы находитесь на странице: 1из 35

Guia do Usurio

Contedo
O que o Easiteach? .................................................................................................................. 3 Para o que eu posso us-lo?....................................................................................................... 3 Requisitos Tcnicos: ................................................................................................................... 4 Suporte ....................................................................................................................................... 5 Comeando a usar o Easiteach: uma visita guiada .................................................................... 6 Menu da funo e: ................................................................................................................. 11 Ferramentas de Desenho ......................................................................................................... 16 Ferramentas de texto ............................................................................................................... 20 Ferramentas de texto avanadas ............................................................................................. 22 Efeitos especiais ....................................................................................................................... 26 Banco Widget ........................................................................................................................... 27 Banco Multimdia ..................................................................................................................... 28 Livro de recortes....................................................................................................................... 30 Propriedades Gerais do Objeto ................................................................................................ 31 Menu Acelerador...................................................................................................................... 25 Easiteach Lite............................................................................................................................ 34 Atalhos no Teclado ................................................................................................................... 35

RM Education Plc 2011

Pgina 2 de 35

O que o Easiteach?
Easiteach uma disciplina que completa o ensino e a aprendizagem, com aplicaes que colocam voc no assento de conduo para a criao e distribuio de aulas e recursos atraentes. As ferramentas so ricas e poderosas, alm de fceis de serem usadas, eliminando os obstculos e permitindo que voc utilize o mximo de suas ferramentas dos hardwares em sala de aula, como quadros interativos, ClassPads, sistemas de votao e as mesas multi-touch. O software tem um novo e aprimorado design, proporcionando uma navegao intuitiva e trazendo as ferramentas que voc mais ama para o primeiro plano da aplicao. Criada com widgets e arquivos multimdia em uma variedade de reas separadas por tpico, Easiteach vai ajudar a alimentar suas ideias e trazer vida para as lies. Voc pode criar e preparar suas aulas usando recursos com antecedncia ou usar Easiteach como uma ferramenta de narrao com alta tecnologia para apoiar as aulas. Easiteach vem com contedo de padro profissional, mas voc no precisa usar os nossos contedos exatamente como eles esto voc pode criar seu prprio contedo e adaptar as nossas ideias para desenvolver as suas prprias verses com recursos inovadores.

Para o que eu posso us-lo?


Easiteach um software poderoso e flexvel para criar e entregar aulas interativas e motivacionais. Ele fornece uma ampla gama de ferramentas pedaggicas multidisciplinares em ambos contextos, primrios e secundrios. Voc pode us-lo para combinar animaes, vdeos, arquivos em flash, texto ou inmeras atividades dentro de um nico documento. Easiteach trabalha com todas as lousas interativas e outras formas de equipamento de hardware utilizado para o ensino, tais como ClassPads, netbooks ou dispositivos de votao. Isto significa que no importa o equipamento que utilizado em toda a sua escola, Easiteach pode permitir a consistncia da formao, do ensino e da partilha de recursos. Easiteach foi projetado especificamente para a educao e ensino com toda a turma. Voc pode us-lo em toda a sua escola e em toda a gama de disciplinas do currculo. Use o Easiteach fazer qualquer uma das seguintes atividades em sala de aula e mais: Envolver os alunos em um novo tpico ou projeto, incluindo vdeos e animaes que contribuam no apenas para ilustrar exemplos reais, mas tambm trazer vida para o assunto. Testar o conhecimento dos alunos com um tema previamente ensinado, pedindo-lhes para completar questes ou ligando exerccios na tela. Demonstrar um processo, primeiramente os alunos assistem, para depois participarem do mesmo processo. Criar uma histria de multi-maneiras utilizando texto, som e animao para ilustrar como ns absorvemos informao.

RM Education Plc 2011

Pgina 3 de 35

Desenvolver habilidades em matemtica, usando linhas de nmeros e grades para trabalhar seqncias e padres. Avaliar um pedao da poesia como uma disciplina, destacando os principais padres e significados e us-lo como base para a estruturao de um poema. Produzir um artigo de jornal em colaborao sobre um tema de toda a escola e, em seguida, fornecer um quadro com espaos para que os alunos escrevam seus prprios artigos.

Requisitos Tcnicos:
O Hardware e software mnimo e o recomendado requerido pelo Easiteach : Mnimo Sistema Operacional Computadores autnomos usando Windows XP SP3 (32 Bit), Windows Vista (32 or 64 Bit) or Windows 7 (32 or 64 Bit) Mac OS 10.5.8, 10.6.4 (Intel) Windows: 1.8GHz+ Mac: 2GHz+ Windows: 512MB Mac: 1GB 500MB (mais 200MB por voz extra instalada) 64MB 1024x768 Recomendado Computadores autnomos usando Windows 7 (32 or 64 Bit)

Processador Memria Armazenamento

2.5GHz+ 1GB 1GB (mais 200MB por voz extra instalada) 256MB 1024x768 ou acima

Placa Me Tela

Os seguintes pr-requisitos so necessrios para Windows: Microsoft .Net Framework 3.5 SP1 Microsoft .Net Framework 4 Client Profile Adobe Flash Player v10 for non-Internet Explorer browsers Windows Media Player 11 or above OGG Video/Audio Codec Microsoft Windows Image Acquisition Library Automation Layer Os seguintes pr-requisitos so necessrios para Mac: XiphQT(decoders).component v 0.1.9 XiphQT.component v 0.1.9 ffmpeg2theora v 0.27 Adobe Flash Player v 10 Flip4Mac

RM Education Plc 2011

Pgina 4 de 35

Suporte
Se voc precisar de suporte quando estiver usando Easiteach, veja este guia para ver se ele responder a sua consulta. Este guia tambm pode ser acessado a partir do menu e , selecionando a opo Ajuda. Para mais ajuda e suporte tcnico, pode visitar o website do Easiteach ou contate o Suporte. Para obter ajuda online, visite www.easiteach.com/support. O site fornece informaes em uma variedade de idiomas. Na Asia-Pacifico Suporte por telefone, em ingls, disponvel pelo nmero + 61 1300 550 062 entre 6h30 e 17h (horrio ocidental da Austrlia), de segunda a sexta. Fora do horrio comercial, voc pode consultar os sites da Easiteach (acima) ou RMAP (www.rmeducation.com.au). Nos EUA O suporte por telefone est disponvel em ingls por meio do nmero 866-728-6758, das 9h s 17h, horrio da costa leste dos EUA, de segunda a sexta. Fora do horrio comercial, voc pode acessar o site da Easiteach ou enviar um e-mail: support@rmeducation.com. Como alternativa, entre em contato com a empresa que forneceu Easiteach.

RM Education Plc 2011

Pgina 5 de 35

Comeando a usar o Easiteach: uma visita guiada


Para abrir Easiteach, v ao menu Iniciar em seu desktop e em selecione Todos os Programas, escolhendo o Easiteach Next Generation. Alternativamente, clique duas vezes sobre o atalho no seu desktop.

Tela Splash
A tela ir mostrar o Easiteach, oferecendo acesso rpido a algumas das principais caractersticas. So elas:

Novo
Este cone permite que voc crie um novo documento.

Abrir
Este recurso permite que voc abra um documento previamente salvo.

Documentos Recentes
Esta opo mostra os cinco documentos abertos mais recentemente. Selecione um para abrir.

Atividades
Este cone permite que voc tenha acesso ao banco de atividades e modelos que vem junto com o Easiteach.

Meu easiteach
Esta opo abre Minhas Ferramentas Easiteach, onde voc pode escolher o principal menu de navegao que ir aparecer ou alterar para sua fonte-padro preferida (ou idioma).

easiteach.com
Este cone abre o Easiteach website.

RM Education Plc 2011

Pgina 6 de 35

Barra de Menu Easiteach


A barra de menu Easiteach a barra de navegao principal e aparece por padro na parte inferior da tela. A partir desta barra de menu voc pode iniciar diferentes reas funcionais para o lado esquerdo da barra de menu e botes de funes comuns para o lado direito. Voc pode virar a barra de ferramentas horizontalmente clicando nos botes nas extremidades.

Barras de menus secundrias so exibidas clicando nos cones do lado esquerdo da barra do menu principal Easiteach. Todas as barras do menu secundrio tm um boto no canto direito, que lhe permite fech-lo e mostrar apenas a barra de menu principal.

reas funcionais
Boto e
Este boto abre o menu e.

Boto Desenho
Este boto abre a barra de menu Desenho.

Boto Texto
Este boto abre a barra de menu Texto.

Boto Efeitos Especiais


Este boto abre a barra de menu Efeitos Especiais.

Boto Widget
Este boto abre o banco Widget.

Boto Banco Multimdia


Este boto abre o banco multimdia.

Boto do Livro de rascunhos


Este boto abre a janela Livro de recortes.

RM Education Plc 2011

Pgina 7 de 35

Botes com funes comuns


Modo Seleo
Ao clicar neste boto atualiza o ponteiro do mouse para mostrar que voc est no modo de seleo. Agora voc pode selecionar os objetos e executar aes sobre eles. Para selecionar vrios objetos, enquanto no modo de seleo, mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique sobre os objetos necessrios.

Pan
Clicking this button allows you to pan around the page whilst you are zoomed in.

Modo de reproduo
Clique neste boto para entrar no modo de reproduo. Use o modo de reproduo para permitir que os alunos interajam mais facilmente com os objetos sem as ferramentas de edio, ou que acessem elementos interativos como aplicativos ou arquivos em flash.

Teclado
Esta opo abre o teclado na tela que vem com seu sistema operacional. O teclado ir aparecer na parte inferior da tela, mas voc pode clicar sobre ele para selecion-lo e mov-lo para qualquer lugar na tela.

Manter Aspecto do Raio


Este permite redimensionar objetos na pgina, ao mesmo tempo mantendo suas propores originais. Clique para mudar e redimensionar os objetos, conforme necessrio. Clique no boto novamente para permitir que objetos sejam redimensionados livremente sem restringir proporo.

Zoom
Para o zoom em uma pgina, selecione este boto que ir ampliar a sua pgina atual x1. Isto pode ser selecionado vrias vezes.

Zoom
Para diminuir o zoom depois de ter ampliado, selecione este boto que ir diminuir o zoom x1. Isto pode ser selecionado vrias vezes at que voc possa ver a pgina inteira na exibio padro

Boto recortar
Para recortar um objeto no Easiteach, primeiro voc precisa para selecion-lo, depois clique neste boto. O objeto selecionado cortado para a rea de transferncia e o objeto removido da pgina.

RM Education Plc 2011

Pgina 8 de 35

Boto Copiar
Para copiar um objeto em Easiteach, primeiro voc precisa selecion-lo e depois clique no boto Copiar. O objeto selecionado copiado para rea de transferncia e tambm permanece na pgina.

Boto Colar
Para colar um objeto no Easiteach, voc precisa anteriormente ter copiado ou cortado um objeto. Este boto cola o item da rea de transferncia atual para a pgina e est somente ativo quando h um item na rea de transferncia.

Boto Desfazer
Para desfazer a ltima ao realizada na pgina, voc pode selecionar este boto. Ele s est ativo quando uma ao j foi realizada. Este recurso funciona numa base de pgina por pgina, ento se voc navegar para outra pgina e selecionar desfazer, a ltima ao realizada nessa pgina que ser desfeita.

Boto Refazer
Para refazer a ltima ao desfeita na pgina, voc pode selecionar este boto. Ele s est ativo quando uma ao foi executada. Este recurso funciona numa base de pgina por pgina, ento se voc navegar para outra pgina e selecionar refazer a ltima ao realizada na pgina ser refeita.

Boto Deletar
Para excluir um objeto da pgina, voc precisa selecionar um objeto, porque este boto s est ativo quando algum objeto selecionado. Os objetos no ficam copiados na rea de transferncia.

Boto Voltar uma pgina


Para retornar pgina anterior do documento atual, voc pode selecionar este boto. Torna-se ativa somente se h uma pgina anterior para navegar.

Visualizar Seqncia de Quadros


Para visualizar o documento Easiteach como uma seqncia de quadros possvel selecionar este boto que exibe as pginas do documento em um classificador de pginas. Voc pode ver miniaturas de todas as pginas do documento, adicionar e excluir pginas, recortar, copiar e colar. Se voc clicar duas vezes em uma pgina, ela ser exibida na ntegra. As atualizaes do boto seqncia de quadros so para lhe mostrar o nmero da pgina que voc est vendo.

RM Education Plc 2011

Pgina 9 de 35

Quando voc est neste modo de exibio, voc pode adicionar pginas ao documento selecionando o boto +. Isso ir adicionar uma nova pgina aps a que est selecionada. Para excluir uma pgina use o boto - da mesma maneira. Voc pode alterar a ordem das pginas, arrastando e soltando-os no topo das pginas existentes. Se voc deseja mover uma para uma posio que no exibida atualmente (isto , quando h mais de 8 pginas em um documento), clique e arraste a pgina para a rea da tela seguinte, e a exibio vai mostrar automaticamente o prximo conjunto de telas. Em seguida, solte-a no topo de qualquer pgina que voc deseja alterar o local e o software ir encaix-la nas frestas.

Boto avanar uma pgina


Para avanar para a prxima pgina no documento atual, voc pode selecionar este boto. O boto s est ativo se houver uma prxima pgina para navegar.

Boto adicionar uma pgina


Se no houver a prxima pgina para ir, este boto se tornar um boto Adicionar. Clicando no boto adicionar pgina ir adicionar uma nova pgina, imediatamente aps a pgina selecionada no momento.

RM Education Plc 2011

Pgina 10 de 35

Menu da funo e:
Dentro do menu e, as seguintes funcionalidades esto disponveis:

Documentos recentes
Essa opo exibe os documentos mais recentes do menu secundrio para a direita. Clicando sobre um arquivo a partir deste menu, voc ir abri-lo.

Novo
Esta opo permite voc abrir um novo documento.

Abrir
Essa opo exibe a janela do navegador para permitir que voc selecione e abra um documento Easiteach. No menu secundrio do menu Abrir voc tambm pode selecionar um arquivo com a extenso . IWB (formato quadro interativo). Quando voc selecionar essa opo ser aberta uma janela para que voc possa procurar o arquivo IWB. que voc deseja. Isto pode incluir o contedo criado em uma verso anterior do software Easiteach ou outro quadro.

Salvar
Esta opo salva o documento atual. Se a primeira vez que voc est salvando o documento, a caixa de dilogo do permitir que voc escolha um local para salv-lo.

Salvar como
Esta opo salva uma cpia do documento atual. Ser aberta a caixa de dilogo, permitindo que voc escolha um local para salvar o documento. Dentro do menu secundrio do menu Salvar voc tambm pode salvar um arquivo com a extenso . Jpg, . Pdf ou como o formato de quadro interativo comum . IWB, permitindo que outros usurios possam visualizar o arquivo em outro software de quadro interativo.

Inserir
Esta opo permite que voc insira um documento j existente do Easiteach Next Generation no seu documento atual. A caixa de dilogo ser aberta, permitindo que voc procure um arquivo adequado, tanto com a extenso .etng (documento do Easiteach Next Generation) ou .etnt (modelo do Easiteach Next Generation). O arquivo inserido aparecer diretamente depois da tela que voc est visualizando. Voc pode reorganizar as telas no modo de quadrinhos, que explicado na seo Modos de exibio abaixo.

RM Education Plc 2011

Pgina 11 de 35

Pgina Redefinir
Essa opo restitui a pgina atual ao ltimo estado salvo. O recurso til se voc deseja que os alunos tentem completar uma tarefa por vez.

Modo Visualizar
Esta opo abre o menu secundrio para mostrar os modos de exibio diferentes disponveis. Para visualizar em um modo particular, clique sobre ele para selecion-lo. Edit Mode o modo padro para a edio de uma nica pgina. Modo seqncia de slides permite ver miniaturas de todas as suas pginas e fornece ferramentas para copiar, colar e reorganizar pginas. Modo de tela dividido permite visualizar duas pginas ao mesmo tempo. Modo de tela cheia Easiteach abre em tela cheia, para que voc no veja menus e outros aplicativos. Modo Menu ao lado permite que voc edite uma pgina nica, visualizando miniaturas de pgina em uma barra lateral. Revelao permite ocultar o contedo de uma pgina e revel-lo, arrastando a cortina de lado a lado com uma das quatro alas nos cantos superior, inferior, direito e esquerdo da tela. Grade adiciona uma grade pgina. Modo de transparncia fornece uma camada de anotao sobre a parte superior do aplicativo que demonstra como os diferentes programas funcionam, etc. O modo de transparncia pode ser usado durante a visualizao do Easiteach ou de outro programa, e pode ainda ser iniciado sem o Easiteach estar em funcionamento. Para ver as opes disponveis, clique no cone do Easiteach que aparece direita e esquerda da tela. Modo de destaque esse modo possibilita o foco em reas especficas da tela. Suas opes so as mesmas do modo de transparncia. Voc pode mudar o destaque para um crculo ou um quadrado e pode mudar o tamanho do destaque. Mova o destaque clicando e arrastando na rea escurecida. Se voc clicar dentro do destaque, poder interagir com qualquer elemento da pgina abaixo.

RM Education Plc 2011

Pgina 12 de 35

Meu Easiteach
Esta opo permite aos usurios alterar a sua aplicao ou as configuraes do documento Easiteach A opo configuraes gerais abre a ferramenta Meu Easiteach, onde voc pode escolher as configuraes do aplicativo de acordo com suas necessidades. Os aspectos que podem ser configurados so: Escolha a sua lngua onde voc pode escolher o seu idioma. Padro local de salvar se voc quiser mudar o local padro de salvar, um Windows pop-up ser exibido quando esta alterao for selecionada, o que permite alterar o local para salvar. Tamanho da pgina onde voc pode escolher um tamanho de pgina adequado. Por favor, observe que isso muda o tamanho da pgina para o documento inteiro. A orientao da pgina onde voc pode selecionar a orientao de pgina paisagem ou retrato. Perceba: isso muda a orientao para todo o documento. Exibir grade fonte padro onde voc pode escolher a sua fonte preferida. O tamanho padro de fonte onde voc pode escolher o tamanho da fonte preferida. Localizao da barra de ferramentas principal onde voc pode escolher a posio da barra de ferramentas na parte superior ou inferior da tela. Cores padro de desenho ao clicar nas cores do trao e do preenchimento, ser exibida uma paleta de cores que permite que voc escolha suas cores padro de desenho favoritas. Cores padro de texto ao clicar nas cores do trao e do preenchimento, ser exibida uma paleta de cores que permite que voc escolha suas cores padro de texto favoritas.

Selecione OK ou Cancelar para salvar ou cancelar suas alteraes. Da prxima vez que voc abrir o Easiteach, j estar com as configuraes preferenciais. Quando voc selecionar o boto Sobre, informaes sobre sua verso do Easiteach sero exibidas. Selecionando o boto EULA ir mostrar o Acordo de licena de usurio final.

RM Education Plc 2011

Pgina 13 de 35

A guia Configuraes de documento permite que voc escolha as configuraes padro para seu documento de acordo com suas necessidades. Os aspectos que podem ser configurados so: Tamanho da pgina escolha um tamanho adequado para a pgina. Orientao da pgina selecione retrato ou paisagem como orientao de pgina. A configurao padro paisagem. Imagem de plano de fundo procure uma imagem para adicionar ao plano de fundo das pginas do documento. Caso deseje remover a imagem de fundo, apague o local do arquivo do campo. Opo estender imagem de fundo selecione o modo como a imagem de fundo ser estendida para preencher as pginas. Clique em uma das quatro opes. A opo padro selecionada No estender. Posio da imagem de fundo selecione onde a imagem de fundo ficar posicionada, clicando em uma das nove posies de tela disponveis. A opo padro na parte superior esquerda. Cor de fundo selecione uma cor de fundo para as pginas usando o seletor de cores. A cor padro branco. Observe que a imagem de fundo somente pode ser editada por meio da seo de configuraes de documento em Meu Easiteach e no diretamente na tela de pintura. Selecione OK ou Cancelar para salvar ou cancelar suas alteraes. As propriedades de seu documento sero atualizadas. A pgina ferramentas de propriedade permite que voc escolha as propriedades padro para cada pgina do seu documento de acordo com suas necessidades. Os aspectos que podem ser configuradas so: Imagem de fundo opo onde voc pode procurar uma imagem para adicionar o fundo da pgina. Cor de fundo lugar onde voc pode selecionar uma cor de fundo da pgina, usando o seletor de cores. As opes de rea recurso que voc pode selecionar como a imagem de fundo ficar esticada para preencher a pgina. Posio de imagem voc poder selecionar onde o fundo da imagem deve ser posicionado.

Observe que a imagem de fundo s pode ser editada atravs da seo Propriedades da pgina no My Easiteach e no diretamente no tecido. Selecione OKou Cancelar para salvar ou cancelar suas alteraes. As propriedades de sua pgina selecionada sero atualizadas.

RM Education Plc 2011

Pgina 14 de 35

A guia Configuraes de multimdia permite que voc escolha os elementos padro de multimdia de acordo com suas necessidades. Os aspectos que podem ser configurados so: Voz padro selecione sua voz preferida. Dispositivo padro de entrada de udio selecione o dispositivo padro de udio a ser usado para a gravao de som. As propriedades do dispositivo de udio tambm podem ser definidas selecionando-se o boto Propriedades. Observe que, ao terminar de selecionar as configuraes necessrias, voc deve selecionar Aplicar antes de OK, de modo a garantir que suas alteraes sero aplicadas. Dispositivo padro de entrada de vdeo selecione o dispositivo padro de vdeo a ser usado para a gravao de vdeo. As propriedades do dispositivo de vdeo tambm podem ser definidas selecionando-se o boto Propriedades. Observe que, ao terminar de selecionar as configuraes necessrias, voc deve selecionar Aplicar antes de OK, de modo a garantir que suas alteraes sero aplicadas. Selecione OK ou Cancelar para salvar ou cancelar suas alteraes. As propriedades dos elementos de multimdia sero atualizadas.

Atividades
Esse boto permite que voc abra o banco de atividades e modelos que vem com Easiteach. Uma janela se abrir permitindo que voc navegue com as atividades Easiteach.

Ajuda
Este boto abre uma verso em PDF deste guia.

Easiteach Sair
Esta opo fecha o Easiteach. Se houver pginas abertas ou documentos, ser solicitado que sejam salvos antes do Easiteach fechar.

RM Education Plc 2011

Pgina 15 de 35

Ferramentas de Desenho
As ferramentas de desenho esto acessveis selecionando-as na barra de menu Easiteach. As ferramentas disponveis so as seguintes:

Ferramenta Caneta
Esta opo abre o menu de ferramentas de caneta. As canetas que esto disponveis para escolher so: Existem 12 opes de canetas coloridas pr-definidas. A fileira inferior de canetas colorida de acordo com as ltimas cores usadas pelo seletor de cores. Quando voc clica em uma das opes de caneta com o mouse, ser atualizado para mostrar que uma ferramenta caneta foi selecionada e voc pode desenhar mo livre com cada uma das canetas. Ela vai ficar selecionada at que voc escolha uma ferramenta ou clique no boto Selecionar.

Ferramentasde marca-texto
Abre o menu de ferramentas de marca-texto. Existem 12 opes de marca-textos coloridos pr-definidos. A fileira inferior de marca-textos colorida de acordo com as ltimas cores usadas pelo seletor de cores. Quando voc clica em uma das opes de caneta, o ponteiro do mouse atualizado para mostrar que uma ferramenta de caneta foi selecionada e que voc pode fazer um desenho livre com a caneta em questo. A caneta permanecer selecionada at voc escolher outra ferramenta ou clicar no boto de seleo.

Ferramenta Borracha
A ferramenta borracha apaga a tinta digital, feita utilizando uma das ferramentas de caneta. Para apagar, selecione a ferramenta borracha e basta mov-la sobre as reas de tinta digital para apagar. A borracha no apaga os outros objetos na pgina. Se voc quiser remover estes, voc vai precisar para exclu-los.

RM Education Plc 2011

Pgina 16 de 35

Trabalhando com objetos desenhados


Quando voc seleciona um desenho usando o boto de seleo, ele ir aparecer em uma caixa delimitadora e pode ser redimensionada, movida, girada, alinhada, enviada para frente e para trs, duplicada, etc. Se precisar redimensionar um desenho, clique em qualquer um dos crculos cinza no quadro e arraste-a para o tamanho desejado. Para mover um desenho, clique no meio da forma e arraste-o quando necessrio. Voc pode girar, clicando no crculo cinza na parte superior central do quadro e movendo o objeto, conforme necessrio.

Ferramenta de ajuste
A ferramenta de ajuste permite ajustar formas, linhas, clulas em grades de nmeros e o fundo de tela com a cor selecionada.

Ferramenta reconhecimento de forma


A ferramenta reconhecimento de forma permite que o usurio desenhe formas mo livre sobre o quadro. Easiteach pode transform-los em forma de objetos. Para utilizar esta ferramenta, clique o boto reconhecimento de forma e, em seguida, desenhe uma forma na tela. Easiteach vai tentar reconhec-la e transform-la em uma forma com bordas perfeitas. Se a forma no for reconhecvel ser exibida uma mensagem aconselhando A forma no pode ser reconhecida. Por favor, tente novamente.

Ferramenta formas
As formas disponveis para escolher so: estrela hexgono octgonoheptgono decgono crculo cruz pentgono trapzio balo de dilogoquadrado paralelogramo tringulo tringulo retngulo semicrculo

RM Education Plc 2011

Pgina 17 de 35

Quando voc seleciona uma das formas, o ponteiro do mouse ser atualizado para mostrar que forma foi selecionada. A partir da voc pode desenhar a forma, clicando e arrastando na pgina. Se voc clicar na pgina, mas no arrastar para alguma direo, a forma no ser exibida. A ferramenta de forma permanecer selecionada at que voc escolha outra ferramenta ou clique no boto Selecionar. Tal como acontece com os objetos desenhados, quando a forma selecionada aparece em uma caixa delimitadora, ela pode ser redimensionada, movida, girada, alinhada e enviada para frente e para trs, como qualquer outro objeto.

Ferramentas de Linhas
Esta opo abre o menu ferramentas de linhas. As linhas disponveis para escolha so: linha contnua com seta (no incio) linha contnua com seta (no final) linha curva linha pontilhada linha pontilhada com seta (no incio) linha pontilhada com seta (no final) polilinha (traa linhas de um clique do mouse at outro clique do mouse) linha de conector angulado (desenhado como uma forma) linha de conector de ngulo reto linha de texto explicativo (com seta no final) linha contnua

Quando voc seleciona uma linha, o ponteiro do mouse ir atualizar. Neste momento voc pode desenhar a linha, clicando e arrastando na pgina. O incio da linha criado no primeiro clique e no final da linha o lugar onde o ponteiro do mouse liberado. A linha permanece selecionada at que voc escolha outro recurso ou clique no boto Selecionar. Tal como acontece com outros objetos, quando voc seleciona a linha utilizando o boto selecionar, ela aparecer em uma caixa delimitadora e pode ser girada, redimensionada, alinhada, enviada para frente e para trs, etc. Mantendo a tecla shift pressionada, a ferramenta de linha traa linhas em trechos de 45 graus.

Ferramenta de largura de linha


Esta opo permite que voc preserve ou altere a largura da linha, selecionando uma largura diferente no menu.

Mostrar ngulos internos


Essa opo possibilita a exibio dos ngulos internos de uma forma.

RM Education Plc 2011

Pgina 18 de 35

Mostrar dimenses
Essa opo possibilita a exibio das dimenses de uma forma ou linha. So mostradas as dimenses contendo o comprimento de cada lado ou linha. As dimenses tm base na escala da pgina, mas voc pode alterar a escala para o comprimento que desejar clicando duas vezes no nmero dentro da caixa de dimenses e digitando um novo nmero. Uma vez atualizada a escala do objeto, os demais objetos da pgina tambm correspondero a essa escala.

RM Education Plc 2011

Pgina 19 de 35

Ferramentas de texto
As ferramentas de texto esto acessveis, selecionando o cone de texto na barra de menu do Easiteach. As ferramentas disponveis so as seguintes:

Menu Ferramentas de texto


A partir deste menu voc pode selecionar trs ferramentas de texto:

Ferramenta de reconhecimento de escrita


Este boto inicia a ferramenta de reconhecimento de escrita instalado com o sistema operacional existente no computador que voc st utilizando. Agora, voc pode escrever mo livre sobre a tela. Easiteach vai tentar reconhec-lo e criar uma nova caixa com o texto dentro (ou adicionar a uma j existente, se voc tiver uma caixa de texto selecionada).

Criar uma caixa de texto


Quando voc seleciona a opo de ferramenta de texto, so feitas atualizaes do ponteiro do mouse para mostrar que a ferramenta criar uma caixa de texto foi selecionada. A partir de agora voc pode clicar e arrastar para criar uma caixa de texto e digitar texto imediatamente. Se voc selecionar um texto, enquanto estiver no modo de seleo, ele aparece em uma caixa delimitadora e pode ser girado, redimensionado, alinhado, enviado para frente e para trs, etc. Para editar o texto dentro da caixa, clique duas vezes no texto, realce o texto que deseja fazer mudana e faa suas modificaes.

Criar texto
Quando voc seleciona a opo de ferramenta de texto, o ponteiro do mouse muda para mostrar que a ferramenta "criar texto" est selecionada. Clique na pgina onde deseja que o texto comece. Voc pode digitar o texto imediatamente. Pressione Enter no seu teclado para iniciar uma nova linha. Se voc selecionar algum texto, enquanto estiver no modo de seleo, ele aparece em uma caixa delimitadora e pode ser girado, redimensionado, alinhado, enviado para frente e para trs, etc. Para editar o texto, clique duas vezes nele, selecione o texto que deseja modificar e complete suas alteraes.

RM Education Plc 2011

Pgina 20 de 35

As seguintes opes podem ser usadas para programar as propriedades de texto antes de escrever. Alternativamente, voc pode destacar ou selecionar o texto, e fazer quaisquer atualizaes, como por exemplo, alterar o contedo.

Seletor de Fonte
Para escolher uma fonte diferente, clique no seletor de fonte e ser exibido o menu com uma barra de rolagem. Esse permitir a pesquisa atravs de todas as fontes disponveis. As cinco primeiras fontes mostradas so as ltimas que voc utilizou. Todas as outras fontes disponveis so baseadas no que voc tem instalado no seu computador. A fonte escolhida aparecer no seletor at que voc escolha uma diferente ou selecione outro trecho de texto.

Tamanho da fonte
Para escolher um tamanho de fonte diferente, clique no seletor de tamanho de letra e ser apresentado um menu com uma barra de rolagem. Isso que permitir pesquisar em todos os tamanhos disponveis, que vo desde o tamanho da fonte 10-90. O tamanho escolhido aparecer no seletor de tamanho de letra at que voc escolha diferente ou selecione outro trecho de texto.

Negrito
O estado padro para o boto de negrito desligado. Para ativar o negrito ligado, clique no boto Negrito. Ele aparecer como ligado at que voc clique novamente para ativar o desligado ou selecione outro pedao de texto que no est em negrito.

Itlico
O estado padro para o boto de itlico desligado. Para ativar itlico ligado, clique no boto itlico. Ele aparecer como ligado at que voc clique novamente para ativar o desligado ou selecione outro pedao de texto que no est em itlico.

Sublinhado
O estado padro para o boto de sublinhado desligado. Para ativar o sublinhado ligado, clique o boto de sublinhado. Ele aparecer como ligado at que voc clique novamente para ativar o desligado ou selecione outro pedao de texto que no est sublinhado.

RM Education Plc 2011

Pgina 21 de 35

Ferramentas de texto avanadas


As ferramentas avanadas so acessadas clicando no boto de seta menu de propriedades de texto. Isto mostrar opes adicionais. Os cinco itens mais usados recentemente no menu so mostrados na barra de ferramentas principal.

Ferramenta Cloze / Ferramenta de remover palavras


Isso permitir que voc crie uma atividade de palavras que faltam em um texto. Clique no boto cloze para ativ-lo. O cursor ser atualizado para mostrar que a ferramenta cloze est ativa. Em seguida, clique nas palavras que voc deseja remover estas sero removidas e substitudas com uma linha de tamanho padro (independentemente do nmero de caracteres em uma palavra, por isso no fcil de adivinhar a resposta). Se voc quiser fazer as aberturas maiores, basta acrescentar mais espaos caixa de texto no local apropriado. Voc deve clicar sobre o boto cloze novamente para desativar a funcionalidade. As palavras so removidas automaticamente adicionadas ao banco de palavras e podero ser arrastadas de volta na caixa de texto onde foi criada a linha sublinhada.

Banco de palavras
O banco de palavras um armazenamento temporrio de palavras e pontuaes que podem ser arrastadas para pginas do Easiteach. As palavras so movidas para este lugar quando voc usa a ferramenta de Cloze. Para ver o banco de palavras, clique no boto para exibi-lo. Estar vazio quando abrir pela primeira vez, a menos que voc j tenha usado a ferramenta cloze ou ferramenta de remover de pontuao anteriormente. Por favor, observe que as propriedades do texto (tamanho, cor etc) no so mostradas enquanto a palavra est dentro do banco. Voc pode adicionar palavras ao banco de palavras simplesmente digitando palavras ou caracteres no campo de entrada. Uma vez que algo digitado no campo, o boto Adicionar ativado e pode ento ser clicado para adicionar a palavra/caractere ao banco de palavras. Itens no banco de palavras podem ser arrastados para uma caixa de texto e encaixar no lugar onde existir um intervalo ou um sublinhado. Quando uma palavra arrastada para uma caixa de texto, ir assumir as propriedades da caixa de texto. Para remover todas as palavras do banco de palavras, clique no boto limpar. Para colocar as palavras do banco de palavras em ordem aleatria, clique em Ordem aleatria.

Remover letras maisculas do texto selecionado


Isso permitir que voc remova a pontuao de uma caixa de texto. Primeiro voc deve selecionar a caixa de texto usando o boto de seleo para que aparea a caixa suspensa, e depois clicar no boto remover pontuao. Selecione o tipo de pontuao que deseja remover. A pontuao removida da caixa de texto e adicionada automaticamente no banco de palavras. A pontuao substituda por um espao por caractere. A pontuao no banco de palavras pode ser arrastada para a caixa de texto e ficar no lugar em que estava a pontuao anterior.

RM Education Plc 2011

Pgina 22 de 35

Leia comigo
Esta uma ferramenta para incentivar a classe para ler em conjunto. Para mudar isso, selecione um campo de texto usando a ferramenta de seleo. Em seguida, selecione a opo Leia comigo. O cursor mudar para identificar que o cone est ligado. Agora voc pode clicar em qualquer parte do texto, a fim de mover o destaque ao longo da leitura, palavra por palavra, em um ritmo que os alunos acompanhem.

Marca-texto
A ferramenta de marca-texto possibilita destacar uma ou mais palavras apenas clicando nelas. Clicar novamente remove o destaque.

Subscrito
O estado padro para o boto subscrito desligado. Para ativar o ndice ligado, clique no boto ndice. O boto subscrito aparece como ligado at que voc clique novamente para desativ-lo ou selecione outro trecho de texto.

Sobrescrito
O estado padro para o boto expoente desligado. Para ativar o expoente a, clique no boto sobrescrito. O boto aparece como expoente a at que voc clique novamente para desativ-lo ou selecione outro trecho de texto que no esteja com expoente.

Banco de smbolos
O banco de smbolos possibilita que voc insira smbolos em seu texto. Existem trs categorias de smbolos dentre as quais voc pode escolher: matemtica, idiomas e pontuao. Para inserir um smbolo, clique no boto do banco de smbolos para exibi-lo, selecione a categoria correta e clique e arraste o smbolo de que necessita para a pgina. Ele pode ser arrastado para uma caixa de texto ou solto em qualquer rea da pgina para formar uma nova caixa de texto.

Texto para leitura


A funcionalidade leitura com voz permite que o texto da pgina possa ser lido por uma das vozes instaladas em seu sistema operacional. Para usar essa funcionalidade, clique no boto de voz para mostrar o menu. Esse contm uma lista de opes ler texto selecionado, ler a palavra aps o clique do mouse e mudar o texto para voz desligada. O estado padro desligado. Quando voc seleciona uma das opes de texto para fala, o cursor vai mudar para significar que voc tem a opo ligado. Se voc selecionar a opo ler apenas o texto selecionado, ento o texto na caixa de texto que voc selecionar ser lido. Se voc selecionar a palavra ler selecionado quando clicado, voc pode clicar em uma palavra individual para ouvi-la.

RM Education Plc 2011

Pgina 23 de 35

Verificao Ortogrfica
Para utilizar o corretor ortogrfico, selecione uma caixa de texto e clique no boto corretor ortogrfico. Se apenas um texto for selecionado, o corretor ortogrfico vai apenas verificar o objeto. Se nenhum for selecionado o corretor ortogrfico ir verificar toda a pgina. Palavras que no so encontradas no dicionrio so exibidas, juntamente com grafias alternativas com as opes de ignorar, ignorar todas, alterar ou alterar tudo. Todos os idiomas instalados no seu computador sero oferecidos no corretor ortogrfico. Quando a seleo estiver completa ser exibida uma mensagem para confirmao.

Marcadores
Quando voc clica no boto de marcadores, o menu abre e voc pode selecionar o estilo de marcador desejado. O mesmo ser atualizado para mostrar o escolhido e o menu fechar automaticamente. As opes disponveis so: marcadores, marcadores numerados e marcadores com seta quadrada. Para remover um marcador do texto, posicione o cursor na linha do marcador e selecione o boto de marcador (o boto do estilo usado) ou, alternativamente, posicione o cursor no incio da linha da qual deseja remover o marcador e use a tecla Backspace do teclado.

Alinhamento de texto
Quando voc clicar no boto, o menu alinhamento de texto abrir e voc poder selecionar a opo de alinhamento de texto que voc necessita. As opes disponveis so: alinhar esquerda, centralizar, alinhar direita ou justificar. O que for escolhido ficar at voc escolher uma opo diferente ou selecionar outro trecho de texto com um alinhamento diferente.

RM Education Plc 2011

Pgina 24 de 35

Menu Acelerador
Quando um objeto selecionado, aparece um pequeno cone da caixa delimitadora, que voc pode clicar para abrir o Menu Acelerador. Tambm pode ser revelado clicando com o mouse sobre o objeto, quando o mesmo selecionado. O Menu Acelerador contm funcionalidades que proporciona acesso fcil aos recursos que permitem alterar as propriedades do objeto selecionado. O Menu, portanto, muda de acordo com o objeto selecionado.

RM Education Plc 2011

Pgina 25 de 35

Efeitos especiais
As ferramentas de efeitos especiais podem ser acessadas selecionando o cone de efeitos especiais na barra de menus do Easiteach. As ferramentas disponveis so as seguintes:

Aes
Voc pode usar esse recurso para aplicar aes aos objetos selecionados. Apenas uma ao pode ser aplicada por objeto. Voc pode visualizar a ao aplicada alternando para o modo de reproduo. As opes de ao disponveis so: Nenhuma ao Conectar a uma pgina Conectar a um Easibook Abrir um arquivo externo Conectar a um site Selecionar ferramenta/modo Easiteach Ocultar/revelar objeto Trazer o objeto para frente/trs Ativar/desativar efeito

As aes tambm podem ser acessadas por meio do Menu acelerador.

Efeitos
Voc pode usar esse recurso para aplicar efeitos aos objetos selecionados. Voc pode aplicar somente um efeito a um objeto. Cada efeito tem um controle deslizante (alguns tm dois), de modo que voc pode alterar a aparncia do efeito. As opes de efeito disponveis so: Nenhum efeito Efeito espiral Efeito de onda Efeito domin Efeito mosaico Sombra projetada Desfoque padro Desfoque de zoom Desfoque direcional Transparncia Cor de filmes antigos Cor monocromtica Inverter brilho Ajustar brilho/contraste

RM Education Plc 2011

Pgina 26 de 35

Banco Widget
O Easiteach vem com um conjunto de ferramentas baseadas no currculo chamadas widgets. Eles auxiliam o ensino ajudando voc a realizar uma atividade digitalmente ou fornecendo jogos e atividades de fcil criao. Novos widgets so adicionados toda hora no Easiteach. Para obter uma lista completa dos widgets disponveis, visite o website to Easiteach ou procure no banco de widgets da sua verso do Easiteach. O banco Widget permite pesquisar e adicionar widgets para a pgina. acessvel por meio do boto widget na barra de menu Easiteach. Voc pode navegar usando as setas dos widgets esquerda e direita. Para posicionar um aplicativo em sua pgina, clique no boto Adicionar este item pgina na miniatura. Para usar o aplicativo quando ele estiver posicionado na pgina, clique fora do aplicativo para soltar a caixa delimitadora. Para exibir novamente a caixa delimitadora, procure o cone no canto superior esquerdo do aplicativo e clique nele. O aplicativo pode agora ser redimensionado, girado, duplicado etc. Os aplicativos podem ser arrastados para fora da tela, resultando em no exibir a opo de seleo circular. Para selecionar novamente o aplicativo, trace um letreiro em volta dele. Os aplicativos sempre salvam o estado em que se encontram, ento se voc navegar para fora da pgina e voltar a ela, o aplicativo permanecer como estava quando voc deixou a pgina.

RM Education Plc 2011

Pgina 27 de 35

Banco Multimdia
O banco multimdia permite pesquisar e adicionar recursos de multimdia para uma pgina. acessvel por meio do boto multimdia na barra de menu Easiteach. Voc pode navegar usando as setas para esquerda e direita. Na abertura, o banco Multimdia vai mostrar o pacote de ativos multimdia que voc instalou com Easiteach. Todos os ativos so exibidos em ordem alfabtica. H uma srie de maneiras para voc procurar um recurso ativo de mdia para adicionar sua pgina: Busca de artigos por palavra-chave introduza uma palavra-chave no campo apropriado e quaisquer bens que so nomeados ou marcados com esta palavra-chave sero exibidos na janela de resultados. Filtro de itens por categoria navegar por assunto usando o menu de filtro que tem diversas categorias, como os animais, geografia, msica e vdeos. Os itens, Filtrar por tipo de arquivo devem ser selecionadas as caixas para mostrar os tipos de arquivos especficos que voc necessita. Os tipos de arquivos disponveis so: udio, ilustrao, recursos interativos, fotos, vdeos e documentos Filtrar por itens, filtro Banco Easiteach Mdia trata-se dos itens multimdia inclusos no Easiteach ou no Meu banco mdia, que so apenas os itens que voc adicionou ao Meu banco mdia. Os resultados so exibidos em uma nica linha e voc pode rolar usando as setas esquerda e direita. O nmero de resultados exibido no canto inferior direito da janela de resultados. Para adicionar um objeto do banco multimdia para sua pgina, arraste-o da janela de resultados para a pgina.

Meus arquivos
Para encontrar arquivos em seu computador para adicionar pgina, clique em Meus arquivos. Isto ir abrir uma janela para permitir que voc procure em seu computador. Depois de ter encontrado um recurso, clique em Abrir e ele ser adicionado sua pgina.

Capturar imagem
Este recurso pode ser usado para capturar uma imagem esttica usando um visualizador de documento ou scanner. A nova imagem ser salva na pasta Meu Banco Mdia. Se um dispositivo adequado no for detectado, ser exibida uma mensagem de erro.

Gravador de Som
Este recurso pode ser usado para gravar um novo som usando um microfone. O arquivo de som novo ser salvo na pasta Meu banco Mdia para uso futuro. Se um dispositivo adequado no for detectado, ser exibida uma mensagem de erro.

Gravao de vdeo
Este recurso pode ser usado para gravar um novo vdeo usando uma cmera de vdeo. O novo arquivo de vdeo ser salvo na pasta Meu banco mdia para uso futuro. Se um dispositivo adequado for detectado, ser exibida uma mensagem de erro.

RM Education Plc 2011

Pgina 28 de 35

Importao
Alm dos recursos disponveis no banco multimdia do Easiteach, voc tambm pode importar arquivos para seu prprio banco de mdia. Essa uma forma simples de armazenar os recursos que voc pode usar com frequncia. Clique no boto Importar para buscar recursos e adicion-los ao banco Minha mdia. Alguns objetos grandes podem demorar alguns instantes para serem importados ao banco Minha mdia. Enquanto isso acontece, ser exibida a seguinte animao, que mostra que o arquivo est em processo de importao. Os arquivos tambm podem ser adicionados ao banco de mdia; basta arrast-los tela de pintura (tambm possvel copiar e colar) e clicar em Adicionar ao banco de mdia no menu acelerador. Para excluir itens do banco Minha mdia, clique no boto x no canto direito da miniatura. Ser exibida uma mensagem de confirmao para a excluso.

Marcao
Os arquivos importados para seu banco de mdia podem ser marcados com palavras-chave e podem ser renomeados clique no boto Adicionar informaes de marcao para este item, na miniatura.

Documentos Incorporados
A Easiteach possibilita que voc incorpore os seguintes documentos sua pgina: Microsoft Word Microsoft Excel Microsoft PowerPoint Adobe PDF Dance to Advance Easiteach Podium Textease Arquivos Flip chart e arquivos de whiteboard Esta uma tima maneira de colocar informaes adicionais para o seu documento sem duplicao. Selecione o boto Meus Arquivos dentro da nova janela para procurar o documento desejado e selecione-o. Uma vez na pgina, voc pode lanar o arquivo clicando duas vezes no cone e o documento ser lanado no programa que foi criado.

Arquivos Interativos
Como objetos interativos muitas vezes tm reas para clicar, h uma maneira diferente para selecionlos, a fim de mov-los e redimension-los. Procure um cone no canto superior esquerdo do objeto e clique sobre ele para exibir a caixa delimitadora. O objeto agora pode ser redimensionado, rotacionado, etc Clique fora do objeto para liberar a caixa delimitadora e acesso a reas interativas.

RM Education Plc 2011

Pgina 29 de 35

Livro de recortes
O livro de recortes um recurso de transferncia de objeto. Voc pode adicionar qualquer objeto ou grupo de objetos de sua pgina para o livro de recortes e transferi-lo(s) para outra pgina ou documento Easiteach. Os livros de recortes tambm podem ser salvos para serem usados depois. Os objetos no livro de recordes retm todas as suas propriedades, por isso tal recurso pode ser usado para preparar widgets personalizados para que possam facilmente ser includos em documentos ou pginas. Pense nele como sua lista de favoritos contendo objetos e controles. Os objetos podem ser adicionados ao livro de recortes de Pgina ou Sesso clicando na opo Adicionar ao livro de recortes no menu acelerador do objeto e movendo-o do livro de recortes de Pgina usando o boto adequado. Para remover um ativo do livro de recortes clique no x no canto superior direito do item. O livro de recortes Pgina permite que voc guarde objetos que so especficos para serem utilizados na pgina em uso. Funciona como o banco de palavras, mas com objetos; ou seja, voc pode criar uma atividade de rotulao com os rtulos guardados no livro de recortes de Pgina em vez cri-los na pgina, evitando que ela parea bagunada. O livro de recortes de Sesso funciona da mesma maneira, mas os objetos guardados s esto disponveis enquanto a sesso Easiteach estiver aberta. Se quiser salvar o livro de recortes de Sesso para us-lo outra hora, clique em Salvar livro de recortes. Para carregar um livro de recortes salvo anteriormente, clique em Carregar livro de recortes.

RM Education Plc 2011

Pgina 30 de 35

Propriedades Gerais do Objeto


Os botes de propriedades geral do objeto esto sempre presentes no lado direito de qualquer menu secundrio. Algumas dessas propriedades podem ser aplicadas a mltiplas, bem como objetos individuais. Para selecionar vrios objetos, mantenha pressionada a tecla CTRL e selecione cada objeto por sua vez, ou faa ao redor dos objetos que voc deseja selecionar.

Bloquear / Desbloquear
Este permite bloquear a posio de um objeto em uma pgina para impedir erros na edio. Clicando no boto de bloqueio, ir bloquear o objeto selecionado na posio em que est localizado na pgina. Um objeto no pode ser movido quando ele est bloqueado. Quando o boto clicado pela segunda vez, o objeto desbloqueado e pode ser movido ao longo da pgina mais uma vez.

Bloquear e Permitir Cpias


Este permite que voc bloqueie o objeto selecionado no momento e transforme em um clone infinito. Isto significa que quando voc clicar e arrastar o objeto, uma cpia ser criada automaticamente. Esse recurso ser til quando quisermos criar, arrastar e soltar elementos na pgina.

Bloquear em um plano
Essa ferramenta possibilita que voc bloqueie o objeto atualmente selecionado para que ele possa ser movido somente na horizontal ou na vertical. til para a criao de interessantes pginas a serem reveladas e ocultas. Voc no pode redimensionar o objeto uma vez que ele tenha sido bloqueado em um plano.

Agrupar / Desagrupar
Este boto permite que voc agrupe os objetos selecionados juntos em um nico objeto. Voc pode desagrupar objetos novamente clicando na opo desagrupar no mesmo menu.

Alinhamento de Objetos
Voc pode usar esse recurso para alinhar o objeto selecionado a outros objetos na pgina. As opes de alinhamento disponveis so: Alinhar esquerda alinha as bordas esquerdas de todos os objetos selecionados com a borda esquerda do objeto mais esquerda. Alinhar direita alinha as bordas direitas de todos os objetos selecionados com a borda direita do objeto mais direita. Alinhar pelo topo alinhar as bordas superiores de todos os objetos selecionados com a borda superior do objeto de nvel superior. Alinhar fundo alinha as bordas inferiores dos objetos selecionados com a borda inferior do objeto mais ao fundo.

RM Education Plc 2011

Pgina 31 de 35

Alinhar ao centro (horizontal) alinha os objetos horizontalmente pelos centros dos objetos. Alinhar ao centro (vertical) alinha os objetos verticalmente pelos centros dos objetos Espao uniforme (horizontal) Espao uniforme (vertical)

Objeto de ordenao
Voc pode usar esse recurso para ajustar as camadas do objeto atualmente selecionado, permitido que voc envie-o para frente e para trs quantas vezes precisar. Selecione um objeto e clique em uma das opes do cardpio objeto ordenao. Enviar envia o objeto para um passo em frente. Enviar para trs envia o objeto para um passo atrs. Enviar para frente envia o objeto para a camada superior. Enviar para trs envia o objeto para a ltima camada.

Reflexo de Objeto
Voc pode usar o recurso objeto de reflexo para criar uma imagem espelhada do objeto selecionado, incluindo todas as suas propriedades. Por favor, note que este recurso no ir virar o objeto selecionado, ser criado um novo objeto e o objeto selecionado permanece na pgina. Selecione um objeto e clique em uma das opes no menu de objeto de reflexo. Refletir acima cria um novo objeto acima do objeto selecionado, que uma imagem espelhada do objeto ao longo de um eixo horizontal. Refletir abaixo cria um novo objeto abaixo do objeto selecionado, que uma imagem espelhada do objeto ao longo de um eixo horizontal. Refletir esquerda cria um novo objeto esquerda do objeto selecionado, que uma imagem espelhada do objeto ao longo de um eixo vertical. Refletir direita cria um novo objeto direita do objeto selecionado, que uma imagem espelhada do objeto ao longo de um eixo vertical.

Transparncia de Objetos
Para tornar um objeto transparente, selecione-o e clique no boto de transparncia do objeto. A barra ser exibida, o que lhe permite ajustar as configuraes de transparncia. Clique no boto novamente para fechar a barra.

Duplicar Objeto
Para fazer uma cpia de um objeto, selecione-o e clique no boto Duplicar. Isto ir criar uma cpia exata do objeto, incluindo todas as suas propriedades.

RM Education Plc 2011

Pgina 32 de 35

Boto Escolha de cores


Dois botes selecionadores de cores aparecem na barra de menu Easiteach. O boto do lado esquerdo lana o seletor de cores para o preenchimento / cor da fonte e com o boto direito abre o seletor de cores para a cor da borda. Ambos os botes de atualizao esto abaixo para exibir a cor que atribuda ao objeto selecionado ou ferramenta. Clique no boto de cor para exibir o seletor de cores. Isso permite que voc altere a borda ou a cor de preenchimento do objeto selecionado usando as cores pr-definidas ou selecionando uma nova cor a usar o mapa de cores. H tambm uma ferramenta conta-gotas para selecionar uma cor de um objeto j na pgina. Uma vez que voc tem a cor que voc deseja aplicar ao seu objeto ou ferramenta, clique no boto carrapato para aplic-la ou no boto cruz para cancelar e fechar o Menu Seletor de cores. Se quiser que a borda ou a cor de preenchimento seja transparente, selecione a opo transparente sobre o seletor de cores.

RM Education Plc 2011

Pgina 33 de 35

Easiteach Lite
O Easiteach Next Generation Lite um aplicativo autnomo que permite que os arquivos do Easiteach sejam visualizados e adicionados com uma verso reduzida do aplicativo principal. Voc pode navegar, interagir e adicionar coisas ao arquivo com ferramentas simples de desenho. Os objetos na pgina no so editveis, mas podem ser movidos por toda a tela de pintura. Clicar duas vezes no texto tornar editveis as caixas de texto, mas o texto manter a formatao. No menu e disponibilizada os seguintes recursos: Boto abrir arquivo abre um navegador de arquivos de sistema para permitir que um arquivo seja selecionado e aberto no player. Salvar como o arquivo do Easiteach abre no player e pode ser salvo como um documento em PDF. Restaurar pgina restaura a pgina ao ltimo estado salvo. Ajuda abre uma verso em PDF do guia do usurio. Escolher idioma permite que voc mude o idioma. Link Easiteach.com conecta ao site Easiteach. Boto sair encerra o Easiteach Lite. Documentos recentes exibe uma lista de documentos abertos recentemente. As demais opes so: Ferramentas de desenho quatro ferramentas de caneta pr-definidas podem ser selecionadas para desenhar na tela de pintura. As cores so: vermelho, azul, verde e preto. H tambm uma caneta marca-texto, uma ferramentas de linha reta, uma ferramenta de linha em seta e uma borracha. Banco de palavras se a pgina contiver uma atividade com lacunas, as palavras aparecero no banco de palavras para voc adicion-las pgina. Livro de recortes se a pgina contiver uma atividade de marcar, os objetos aparecero no livro de recortes para voc adicion-los pgina. Adicionar imagem clicar no boto adicionar imagem abre uma caixa de dilogo. Selecione uma imagem e cliquem em OK para adicion-la tela de pintura frente de outros objetos na tela. Ferramentas genricas modo de jogo, mais zoom, menos zoom, desfazer, refazer e excluir. Essas funes so iguais s do Easiteach. Navegao na pgina as pginas so navegadas por meio dos botes em seta: prxima pgina e pgina anterior.

RM Education Plc 2011

Pgina 34 de 35

Atalhos no Teclado
H muitos atalhos em Easiteach que podem ajud-lo a mover a aplicao fcil e rpida. Algumas delas incluem: Ctrl A Ctrl B Ctrl C Ctrl I Ctrl N Ctrl O Ctrl P Ctrl S Ctrl U Ctrl V Ctrl X Ctrl Y Ctrl Z Crtl (Clicar enquanto objetos) Selecionar tudo Negrito Copiar Itlico Abre um novo documento (Ir prontamente salvar o documento existente Abrir Imprimir Salvar como Sublinhar Colar Recortar Refazer Fazer ltima ao Selecionar mltiplos objetos

Microsoft, Internet Explorer, Windows, Windows Server, Windows Vista e Windows 7 sistemas operacionais so marcas registradas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e outros pases. Easiteach uma marca registrada da RM Educacation Plc no Reino Unido. Copyright RM Education Plc 2011. Todos os direitos reservados.

RM Education Plc 2011

Pgina 35 de 35

Вам также может понравиться