Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIAS E GEOCINCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

QUESTIONRIO
SOBRE PROGRAMA QUICK REPORT, DO FABRICANTE DA FLIR

ALUNO: Dcio Vieira Pontes de Melo PROFESSOR (A): Rita de Cssia Fernandes de Lima DISCIPLINA: Transmisso de Calor

RECIFE, 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

1. Quem tem a maior temperatura na fronte?


Com o software WebViewer, aplicativo disponibilizado pela Flir, e utilizando a funo Add New Elipse (Aplicativo que insere uma circunferncia que pode ser moldada), foram selecionadas as frontes dos alunos (alunos que apresentam temperaturas elevadas na fronte) e nessa seleo foi mostrada as mximas, mnimas e mdias temperaturas na fronte de cada um selecionado. Para a Figura 1 se observa que a maior temperatura se encontra na fronte de Brbara (El4), j para a Figura 2 se observa que a maior est na fronte de Aline (El3).

Figura 1: Fotografia termogrfica da turma, mostrando as temperaturas mxima, mnima e mdia nas frontes.

Figura 2: Fotografia termogrfica da turma, mostrando as temperaturas mxima, mnima e mdia nas frontes.

2. Temperatura mxima, mnima e mdia no meu rosto.


Da mesma forma procede para se encontrar as temperaturas mxima, mnima e mdia no meu rosto, utilizando uma fotografia termogrfica em que apareo.

Figura 3: Fotografia termogrfica da turma, na qual apareo. Mostra as temperaturas mxima, mnima e mdia no meu rosto.

3. Outra funcionalidade do programa


Com o WebViewer podemos selecionar pontos de interesse (temperatura no ponto) com o Spot Tool ou ainda utilizar ferramentas de seleo como a Rectangle Tool e Add New Elipse (que j foi utilizada), ambas servem para tirar a mdia de temperatura e temperaturas mxima e mnima em uma rea selecionada do termograma. H tambm a opo de escolher a paleta de cores, alterar a escala de temperatura e a unidade de temperatura (graus Celsius, graus Fahrenheit e Kelvin) no boto Settings. Figura 4.

Figura 4: Fotografia termogrfica da turma com paleta de cores glowbow.

E ainda pode-se salvar as imagens aps serem trabalhadas, ao salvar em formato PDF o software disponibiliza as informaes de emissividade, distncia, temperatura refletida, umidade, temperatura atmosfrica (Figura 4), que no podem ser mudadas utilizando o WebViewer. Para tal, utilizado o software QuickReport, que possui as mesmas utilidades e outras mais, como a possibilidade de alterao nessas informaes citadas acima (emissividade, distncia, etc.) e ainda a possibilidade de traas retas que vo informar a temperatura ao longo dessa.

Vale ressaltar que a emissividade pode ser mudada pelas as disponveis no software ou por qualquer outra de interesse. Os dados das elipses, quadrados, retas e pontos podem ser plotados em uma panilha do Excel. Na Figura 5 voc pode ver as marcaes para algumas das funes citadas.

Figura 5: Software QuickReport com algumas de suas funcionalidades destacadas. Com fotografia termogrfica da turma em paleta de cor Grey.

4. Se fosse possvel mudar a emissividade na sua imagem de 0,98 para 0,6, o que voc esperaria que acontecesse com a sua temperatura mxima?
A temperatura mxima iria aumentar, pois a taxa de calor que chega a cmera foi registrada e no pode ser mudada, da de acordo com a equao:

Se o E (poder emissivo do corpo) permanece o mesmo e a emissividade diminui, teremos que aumentar a temperatura para manter a igualdade.

Вам также может понравиться