Вы находитесь на странице: 1из 2

Desvantagens do uso de LEDs em iluminao Pblica

Dirce Dutra (email: dircedutra@yahoo.com.br UERGS)

Muito se fala, atualmente, na reformulao dos sistemas de iluminao pblica, no Brasil. Diversos estudos constataram que o nosso sistema atual bastante ineficiente e consome muito energia eltrica, sem falar na questo ambiental, que fica desatendida pelo atual sistema. Sem dvidas de que alguma coisa necessita ser feita no sentido de modernizar e atualizar a nossa iluminao pblica s modernas tecnologias de iluminao, no entanto, necessrio cuidado no sentido de no se cair em armadilhas, e em retrocessos nas regras que normatizam atualmente esse sistema, que so boas normas desenvolvidas pela Associao Nacional de Normas Tcnicas (ABNT), que defendem o bem estar e a segurana dos cidados. necessrio cuidado para no cair no jogo da seduo desencadeado pelo mercado. A principal ameaa a ideia de que o sistema de iluminao por LEDs pode ser a grande alternativa de baixar custos e melhorar a eficincia da nossa iluminao pblica. Elenca-se, a seguir algumas desvantagens do uso de LEDs na iluminao pblica. 1) As Luminrias Leds comercializadas no Brasil no atendem as normas ABNT IEC 60.598, ABNT 15.129 e ABNT 6323, por isso no podem participar de licitaes pblicas. 2) Temperatura Com o passar de alguns anos, a luminosidade de um LED no se mantm constante, podendo se degradar de forma bem acentuada, em funo da temperatura que esto submetidos. 3) Uma forma de dissipar o calor em luminrias atravs do uso de aletas metlicas, pois estas provocam um resfriamento natural por conveco. (Isto contrria a norma 15.129 sobre o IP mnimo). 4) Sobretenso A rede eltrica est sujeita a distrbios no sistema eltrico, com picos de tenso. Como forma de proteo necessrio investir em dispositivos de segurana para evitar danos ou podendo queimar a luminria a LEDs. A seguir ser apresentado um comparativo da Luminria com lmpada do tipo VS70W com alguns modelos de luminrias a LED desenvolvido por NOVICKI & MARTINEZ (2010), e acrescenta-se os dados de catlogo de uma luminria de induo, de 80W. As informaes das luminrias esto organizadas em: modelos ensaiados, cujos dados foram obtidos em laboratrio o qual gera certificado para comercializao das lmpadas, e modelos obtidos de catlogo, os quais foram baseados em informaes fornecidas pelo fabricante:
COMPARATIVO DE LUMINRIAS PARA ILUMINAO PBLICA Vap. Sdio 70W 84 3.500 42 24.000 1.900 25 BBE LedU2 66 4.200 63,6 50.000 5.000 70 Leotek SL 75W 48 3.200 66,7 50.000 5.500 70 Shenzhen SSTL 05 50 3.000 60 50.000 5.000 70 INDUO SKO302 80W 80 7.140 89,2 100.000 6.000 86

Dados Tcnicos Potncia (W) Fluxo Luminoso (lm) Eficiencia (lm/W) Vida Mdia (horas) Temperatura da cor (K) ndice de Restituio de cores (IRC)

HB LED 39,8 612 15,4 50.000 5.126 70

Como se percebe, as luminrias LEDs apresentaram algum ganho somente se comparadas uma luminria de Vapor de Sdio, porm se comparadas ao sistema de iluminao por induo eletromagntica, o desempenho das LEDs foi muito inferior, tanto n anlise do fluxo luminoso, como no IRC, e principalmente na durabilidade das mesmas.

Os quatro quesitos mais fortes para na iluminao pblica esto destacados a seguir e para cada um deles se elenca a situao de dois sistemas: o da iluminao por induo e o da iluminao por LEDs: ECONOMIA
ILUMINAO POR INDUO O sistema de iluminao por induo possui uma alta relao lmens/Watts (eficincia energtica) que aliada a uma longa vida til se torna o que h de mais eficiente em termos de economia de energia existente no mercado. Por se tratar de uma lmpada sem eltrodos e sem filamentos a sua depreciao luminosa muito baixa.

SUSTENTABILIDADE MANUTENO
As luminrias de induo so consideradas com Green energy, ou seja, ecologicamente corretas. No utilizam chumbo, nem materiais radioativos e utilizam uma pequena quantidade de mercrio na forma slida (menos invasivo). A sua vasta vida til (100.000 hs) a torna mais eficiente em termos de preservao do meio ambiente, pois exige um menor esforo de produo contribuindo para a diminuio na quantidade de CO emitido pelas fbricas. Uma lmpada de induo e seu reator tem a mesma vida til (100.000hs) em mdia. O que equivale a dizer que esse sistema exige um baixssimo esforo de manuteno. Apenas a manuteno de limpeza que se aconselha ser feito de 4 a 5 anos. Isso se deve ao fato de que uma lmpada de induo opera em uma temperatura mxima de 80C, aps horas ligadas, no danificando o reator, pela gerao de altas temperaturas.

SEGURANA
Com o sistema de induo podemos obter altos ndices de reproduo de cor (IRC), ou seja, mesmo de noite a iluminao muito mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fator pode ser decisivo para que se evitem assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias pblicas. Essas luminrias tambm apresentam alto ndice de segurana contra incndio (seu reator possui filtro de incndio) e contra acidentes, pois so fabricadas dentro das normas internacionais de segurana, IEC 60598. Apesar de terem um IRC razovel, as LEDs no tm bom desempenho na iluminao pblica, necessitam de postes rebaixados, o que aumenta o risco de acidentes, geram calor excessivo. Devem passar por ensaios mais amplos para utilizao na iluminao Pblica, e devem, atender s normas brasileiras, principalmente.

LEDS

A Iluminao por LED pode ser bastante eficiente desde que esteja integrada a projetores adequados. Quando isto no acontece a vida til dos LEDs muito curta. Por este motivo, as marcas tradicionais como OSRAN e PHILIPS so as nicas aceitveis, em termos de qualidade. As marcas de fabricao chinesa, apesar de apresentar baixo custo no alcanam nem 20% da durabilidade prometida.

As luminrias LEDs desde que apresentem a durabilidade prometida pelos fabricantes esto dentro do quesito de ecologicamente corretas.

A manuteno de uma sistema de LEDs, se eficiente, baixa para a parte ptica e dos diodos, porm alta sobre seu reator, pois a gerao de altssima temperatura prejudica a vida til do reator, sendo necessrios 3 a 4 trocas do mesmo, durante a vida til da fonte de luz.

Bibliografia NOVICKI, Jackson Merise; MARTINEZ, Rodrigo. Leds para iluminao Pblica. Universidade Federal do Paran Curso de Engenharia Eltrica (Trabalho de Concluso de Curso). Paran, 2010.

Вам также может понравиться