Вы находитесь на странице: 1из 3

A IMATURIDADE DO BEB Caracterizamos o ser humano, quando nasce, como um ser imaturo.

Essa imaturidade, que se revelou um elemento decisivo no processo de desenvolvimento da espcie, torna-o dependente, durante muito tempo, dos adultos: para se alimentar, para ser protegido, enfim, para sobreviver. Esta imaturidade e as necessidades dai decorrentes implicam um tipo de relao com os progenitores distinto do dos outros animais. Prematuro, precisa dos cuidados dispensados nos primeiros anos de vida, pelos pais, ou outros cuidadores, para poder sobreviver fsica e psiquicamente. Uma das questes que se coloca saber como se estabelecem as relaes de comunicao desencadeadoras de comportamentos que satisfaam as necessidades do beb. neste contexto que passamos a explicar as competncias bsicas do beb e da me. COMPETNCIAS DO BEB 1 TPICO: Ao contrrio do que se pensava, o beb no um sujeito passivo. , pelo contrrio, um sujeito ativo. 2TPICO: Existe uma interao entre o beb e os progenitores em que ambas as partes comunicam estados emocionais e respondem de modo adequado: regulao mtua. 3TPICO: O beb emite sinais daquilo que pretende e responde, com agrado ou desagrado, ao tratamento disponibilizado. 4TPICO: Assim, o beb dispe de mecanismos que lhe permitem retratar o atrs referido. So este o choro (de fome, de raiva, de frustrao e de dor), o sorriso (sinal que refora as relaes positivas do adulto, favorecendo a sua repetio; um comportamento intencional) e as expresses faciais (como o medo, a alegria, a raiva, a surpresa. tm um valor comunicacional porque transmitem uma mensagem que tem a expectativa de uma resposta). COMPETNCIAS DA ME 1 e 2 TPICO: a interao equilibrada, exigindo que a me interprete adequadamente os sinais emitidos pelo beb; Sensibilidade e disponibilidade da me face s

necessidades do beb e o prazer mtuo das interaes que se estabelecem propiciam um sentimento interno de segurana que gerador de uma confiana bsica que permite ao beb encarar o mundo de forma positiva; Continente (me) Contedo (beb): o continente onde os sentimentos do beb se depositam; o contedo consiste nos prprios sentimentos do beb. A partir da natureza orgnica, a mulher (em condies normais) pode receber a nova vida, faz-la amadurecer e sustent-la afetivamente. No estado de fuso orgnica, a gestante percebe o beb praticamente o tempo todo, porm sentir a movimentao no suficiente para de fato estar em contato com a sua gestao. A construo da funo materna inicia-se nesse perodo, fundamental a vivncia da capacidade recetiva e o aprofundamento da qualidade de contato afetivo. Faz-se necessria a integrao entre a disponibilidade psquica e corporal para que a mulher possa percorrer uma trajetria ambgua de afetos, de sensaes, e expandir a sua conscincia corporal feminina. VINCULAO A Vinculao a necessidade de criar e manter relaes de proximidade e afetividade com os outros, de o beb se apegar a outros seres humanos para assegurar proteo e segurana; a relao privilegiada que o beb estabelece com a me decisiva para o seu desenvolvimento fsico e psicolgico; a proximidade fsica do progenitor uma necessidade inata, primria, essencial ao desenvolvimento mental do ser humano e ao desenvolvimento da sociabilidade; responde a duas necessidades: proteo e sociabilizao. Desde a conceo at o nascimento, o beb est numa relao simbitica com a me, nesse estado se encontram todas as potencialidades do seu "vir a ser", fixadas nos seus genes; a memria da evoluo filogentica do homem e a sua constelao individual (a herana da sua ascendncia direta, o patrimnio gentico dos pais).

VINCULAO Existem trs tipos de vinculao: - Segura: influencia positivamente no desenvolvimento afetivo, psicolgico do beb com o efeito das suas relaes futuras; - Evitante: indiferentes separao da me e ao seu regresso; - Ambivalente/resistente: manifestao de ansiedade mesmo antes da me sair e perturbao quando abandona a sala, hesitando entre a aproximao e o afastamento dela quando regressa.

IMPORTNCIA DA VINCULAO Segundo Bowlby, a construo e maturao do vnculo materno durante a infncia tem um impacto duradouro e persistente. A perda de vnculo afectivo primordial produz inevitavelmente no futuro desequilbrios comportamentais e incapacidade de cuidar dos outros, falta de profundidade afectiva, insensibilidade culpa e ao remorso, ou seja, assinalvel dfice nas relaes interpessoais. Muitos desses efeitos negativos so permanentes e irreversveis. A base para um bom desenvolvimento humano adequado sentir que os cuidadores so disponveis, atentos e de confiana, ou seja, correspondem constantemente s necessidades de afecto, companhia, ateno e comunicao.

Вам также может понравиться