Вы находитесь на странице: 1из 3

HIPERTENSO ARTERIAL INTRODUO: O corao uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa

a vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. Presso arterial a fora com a qual o corao bombeia o sangue atravs dos vasos. determinada pelo volume de sangue que sai do corao e a resistncia que ele encontra para circular no corpo. Ela pode ser modificada pela variao do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqncia cardaca (batimentos cardacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estmulos hormonais e nervosos que regulam a resistncia sangnea sofrem a influncia pessoal e ambiental. FISIOPATOLOGIA DA HIPERTENSO: Tem o centro vasomotor, situado no bulbo, como ponto de partida dos tratos do sistema nervoso simpticos, que descem pela medula espinal at sair pelos gnglios simpticos no trax e no abdome. Nos gnglios ocorre a liberao de acetilcolona, estimulando as fibras nervosas pr-ganglionares dos vasos sangineos, nos quais a liberao de noradrenalina vai resultar na vasoconstrio, cujo aumento da resistncia vascular ocasiona o aumento da presso arterial. CUIDADOS PARA MEDIR A PRESSO ARTERIAL: Repouso de 15 minutos em ambiente calmo e agradvel A bexiga deve estar vazia (urinar antes) Aps exerccios, lcool, caf ou fumo aguardar 30 minutos para medir O manguito do aparelho de presso deve estar firme e bem ajustado ao brao e ter a largura De 40% da circunferncia do brao,sendo que este deve ser mantido na altura do corao No falar durante o procedimento Esperar 1 a 2 minutos entre as medidas Manguito especial para crianas e obesos devem ser usados A posio sentada ou deitada a recomendada na rotina das medidas Vale a medida de menor valor obtido NVEIS DE PRESSO ARTERIAL:

A presso arterial considerada normal quando a presso sistlica (mxima) no ultrapassar a 130 e a diastlica (mnima) for inferior a 85 mmHg. De acordo com a situao clnica, recomenda-se que as medidas sejam repetidas pelo menos em duas ou mais visitas clnicas. No quadro abaixo, vemos as variaes da presso arterial normal e hipertenso em adultos maiores de 18 anos em mmHg: SISTLICA < 130 130-139 140 -159 160-179 > 179 > 140 DIASTLICA < 85 85- 89 90 - 99 100-109 > 109 < 90 Nvel Normal Normal limtrofe Hipertenso leve Hipertenso moderada Hipertenso grave Hipertenso sistlica ou mxima

No Brasil 10 a 15% da populao hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que so portadoras de hipertenso. A hipertenso arterial pode ser sistlica e diastlica (mxima e mnima) ou s sistlica (mxima). A maioria desses indivduos, 95%, tem hipertenso arterial chamada de essencial ou primria (sem causa) e 5% tm hipertenso arterial secundria a uma causa bem definida. O achado de hipertenso arterial elevado nos obesos 20 a 40%, diabticos 30 a 60%, negros 20 a 30% e idosos 30 a 50%. Nos idosos, quase sempre a hipertenso s sistlica ou mxima. A hipertenso arterial sistmica uma doena crnica que, quando no tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicaes que podem atingir outros rgos e sistemas. No sistema nervoso central podem ocorrer infartos, hemorragia e encefalopatia hipertensiva. No corao, pode ocorrer cardiopatia isqumica (angina), insuficincia cardaca, aumento do corao e, em alguns casos, morte sbita. Nos pacientes com insuficincia renal crnica associada sempre ocorre nefroesclerose. No sistema vascular, pode ocorrer entupimentos e obstrues das artrias cartidas, aneurisma de aorta e doena vascular perifrica dos membros inferiores. No sistema visual, h retinopatia que reduz muito a viso dos pacientes.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM: Avaliar e registrar o nvel de concincia no decorrer do dia. Avaliar os sons respiratrios pela ausculta respiratria. Verificar os sinais vitais, inclusive a aferio da presso venosa central.(PVC) Verificar a presena de edemas. Instituir balano hdrico rigoroso. Incentivar e orientar quanto necessidade de uma data hiponatrmica e hipolipdica. Manter o cliente confortvel no leito, e flexibilizar a visita de familiares. Administrar O2 mido por cateter nasal seguindo a prescrio mdica. Pesar o cliente diariamente.

Вам также может понравиться