Вы находитесь на странице: 1из 13

A ARTE DE PROJETAR

CONCEITOS E TERMOS UTILIZADOS NO PROJETO ARQUITETNICO: 1) Partido Arquitetnico: a idia preliminar de edifcio a ser projetado. 2) Mtodo de projetar. Para seu desenvolvimento so necessrios: a) Traar diretrizes para o ordenamento da idias; b) Distinguir os passos a serem seguidos; c) Estabelecer uma sequncia de atos consecutivos. 3) Projetar: idealizao do edifcio a ser construdo. fruto da imaginao, da sensibilidade do autor, de sua percepo e intuio prprias. 4) Projeto: Documento explicativo do que deve ser o edifcio projetado. Produto do ato de projetar. composto por um conjunto de plantas, contendo os desenhos do edifcio. 5) Desenho arquitetnico: Linguagem prpria para explicar o projeto arquitetnico. PROCEDIMENTOS PARA O PROJETO ARQUITETNICO: O ato criativo de projetar parte de uma conjugao de variveis. Para tanto, possvel estabelecer uma ordem de procedimentos que estimulam o projetista realizao do trabalho criativo. 1a Etapa: coletar, armazenar e analisar informaes. Dados tericos, parmetros, variveis de natureza conceitual e os dados de natureza fisico-ambiental (dados relativos ao terreno). 2a Etapa: desencadear o processo de sntese e obter a idia da soluo arquitetnica. Formulao da idia bsica do edifcio. Etapa do partido arquitetnico. Nesta etapa, transpem-se para o papel, na linguagem prpria do desenho arquitetnico, as idias formuladas. 3a Etapa: evoluo da idia at chegar a concluso do projeto. Desenvolvimento da idia expressa no partido arquitetnico. A 1a e a 2a etapas so obtidas atravs de debates com a clientela, pesquisa bibliogrfica, discusso com especialistas, visitas edificaes similares, anlise de edifcios com finalidades idnticas, intuio do projetista. ASPECTOS CONCEITUAIS DO TEMA: O tema arquitetnico a finalidade especfica ou predominante que serve de motivo para a elaborao do projeto do edifcio. Ex: Escola a finalidade conter uma instituio educacional; Hotel finalidade predominante hospedagem. Outras finalidades no predominantes do hotel so: o comrcio e os servios.

O tema a essncia do projeto. Os temas so to amplos quanto s atividades humanas na sociedade. O ato de se projetar tem incio com a definio do tema. Devese ter clareza do tema a abordar. A temtica habitacional, que ser a nossa temtica nesta disciplina de PROJETO 1, no especifica o tema do projeto a ser desenvolvido, visto que o edifcio destinado ao uso habitacional corresponde a, pelo menos, a trs modos de habitar: 1) Habitao unifamiliar (casa); 2) Habitao multifamiliar (prdio de apartamentos); 3) Habitao coletiva (hotel, motel, penso, albergue, asilo). Os dois primeiros modos so considerados tipos de habitao permanentes, j no terceiro esto os tipos de habitao transitrios. O tema a origem do projeto, dele derivam todos os passos que fazem parte da elaborao deste ltimo. Ao arquiteto no cabe conhecer de inicio todos os aspectos de qualquer tema dado. A sua obrigao profissional saber interpretar, conferindo uma forma arquitetnica ao tema. A cada tema deve corresponder uma infinidade de interpretaes arquitetnicas. Para obter conhecimento sobre o tema, em primeiro lugar, coletar e analisar dados e informaes. Estes ltimos podem ser considerados como a base terica definidora do projeto. Passos para obteno das informaes necessrias ao projeto: 1) Conhecimento do tema finalidade do projeto; 2) Quem so e como vivem os clientes tipo de usurio e suas caractersticas; 3) Definio do programa arquitetnico funes e atividades a serem exercidas no edifcio e os correspondentes ambientes arquitetnicos indispensveis ao exerccio das primeiras; 4) Relaes entre os elementos do programa relaes de maior ou menor proximidade ou afinidade existentes entre as funes e atividades que a clientela exercer no edifcio, traduzido em forma grfica. 5) Pr definio das reas (m2) dos ambientes as dimenses requeridas pelos elementos do programa arquitetnico, expressas em metros quadrados de rea. 1 CONHECIMENTO DO TEMA: O tema do projeto arquitetnico deve ser entendido com a maior clareza possvel. Ele resulta da interpretao do objetivo e da funo decorrentes das principais atividades a serem exercidas nele. Vejamos um Hotel, apesar do seu objetivo principal ou predominante ser a hospedagem. Seu destino final varia de hotel para hotel. Existem diversos tipos de hotis, de vrios padres de conforto e instalaes, destinadas a diversos tipos de clientes e de servios. A falta de clareza na definio do objetivo do tema poder levar o projetista a Ter dificuldades futuras e at cometer erros de projeto por falha de conceito. Por outro

lado, a busca de novos conceitos para o tema conhecido induz o projetista a solues inovadoras do projeto. O ato de projetar est incorporado de hipteses e previses e , consequentemente, de riscos. As funes e atividades que so imaginadas para determinado edifcio podem ou no ser realizadas. Fato que s poder ser observado aps a construo e utilizao do prdio. Importa salientar que o projeto ser sempre a interpretao do tema. O arquiteto deve estar sempre atualizado com relao ao tema proposto, j que as organizaes vo mudando com a evoluo e permanente mutao da vida em sociedade, quando surgem novos conceitos e novas variveis vo se introduzindo a todo o momento. Exerccios: 1) Listar diversos temas com relao a lazer, trabalho, cultura, comrcio, prestao de servios e esporte. Conhece algum outro tema que no se insere em nenhum dos objetivos propostos? 2) Observar edifcios e identificar seu tema. II- QUEM SO E COMO VIVEM OS CLIENTES: O segundo passo a ser tomado pelo projetista caracterizar a clientela e identificar as funes inerentes ao tema. Chamamos de clientela aos usurios ou grupo de usurios mais significativos envolvidos no tema e em seu conceito. A clientela de uma residncia , em primeiro lugar, a famlia que nela vai residir e, em segundo lugar, os parentes, amigos e demais visitas da famlia. Um outro exemplo, a clientela de uma igreja so os fiis, os religiosos e os que trabalham na igreja. Como ltimo exemplo, a clientela de uma escola corresponde aos alunos, professores, funcionrios e, em segundo lugar, os pais dos alunos. Essa identificao serve para detectar as exigncias funcionais bsicas que devero ser atendidas na edificao. Tomando com o exemplo uma casa de veraneio, podemos caracterizar a clientela, da seguinte maneira: 1) um casal; 2) dois filhos adolescentes; 3) visitas eventuais; 4) uma empregada domstica; Alm disso, devemos identificar, ainda, quais so as atividades profissionais e principais dos usurios. Digamos que, no nosso caso, seja um casal de artistas plsticos e que, portanto, devemos destinar um ambiente na edificao com a funo de atelier. Importa saber tambm qual o sexo dos filhos que, no nosso caso, so um menino e uma menina, e a idade de cada um deles. O garoto tem treze anos e a menina doze anos. Agora nos cabe saber se os pais vo preferir um quarto para cada um dos filhos ou se os adolescentes iro habitar o mesmo cmodo. Para tanto, devemos nos certificar de que os pais esto conscientes de que, no caso dos filhos dormirem no mesmo quarto, sendo dois adolescentes, dos problemas que isto pode ocasionar.

Porm, no devemos tirar a liberdade de escolha do cliente. Cabenos apenas dar alguns conselhos. Quanto mais detalhada for a caracterizao da clientela, mais aprofundado ser o nvel de informaes e dados disposio do projetista e mais segurana trar para a elaborao do projeto. Funo, no planejamento arquitetnico, a atividade principal ou o conjunto das atividades exercidas para atender a determinada necessidade vital, num espao arquitetnico. Atividade a ao desenvolvida para satisfazer a uma ou mais dessas necessidades. A funo cozinhar de uma residncia, por exemplo, envolve vrias atividades como as de armazenar alimentos duradouros e perecveis, de limpeza e de preparo dos alimentos. Resumindo, a caracterizao da clientela servir de referncia bsica para a definio dos ambientes ou elementos do programa arquitetnico, que ser o nosso terceiro passo.

III- DEFINIO DO PROGRAMA ARQUITETNICO: O programa arquitetnico a descrio de todos os cmodos, ambientes ou elementos arquitetnicos previstos para a edificao. O programa traduz, sob a forma de um elenco de elementos arquitetnicos, os espaos onde se desenvolvero as funes e atividades previstas para o tema, levando em conta as caractersticas da clientela. Tantas funes quanto forem as atividades convenientes ao atendimento do objetivo planejado para o edifcio. Numa casa, por exemplo, cada funo possui um ambiente correspondente como a sala de estar, a sala de refeies, a cozinha, os quartos, os banheiros, a garagem, a rea de servio etc. No projeto da casa de veraneio, o programa arquitetnico pode se expresso do seguinte modo: 1) Varanda, 2) Sala de estar, 3) Sala de jantar, 4) Lavabo, 5) Sute do casal, 6) Sute da filha, 7) Quarto do filho, 8) Quarto de hspedes, 9) Banheiro de hspedes, 10) Atelier, 11) Banheiro, 12) Copa-cozinha, 13) rea de servio, 14) Quarto de empregada, 15) Banheiro de empregada, 16) Garagem.

O programa arquitetnico pode ser elaborado, tanto pelo raciocnio intuitivo que capta com clareza as funes do tema, quanto pode resultar da elaborao cuidadosa do estudo das atividades de uma determinada organizao de funes. Na prtica profissional do arquiteto, ocorrem diversos tipos de situaes: a primeira o caso em que o cliente sabe exatamente o que quer e, inclusive, j realizou a programao de funes; no segundo caso, o cliente discute exaustivamente com o arquiteto os diversos aspectos no programa e, no terceiro caso, o arquiteto incumbese da tarefa de elaborao do programa, praticamente, sozinho. Em qualquer caso, o trabalho requer a anlise de cada atividade a ser exercida no edifcio e o estabelecimento de como e onde sero exercidas, para a definio dos ambientes arquitetnicos a constarem no programa. Para tornar o programa mais compreensivo, este deve ser ordenado por grupos de funes que tem ligaes ntimas entre si. No caso da residncia de veraneio, seu programa pode ser dividido em trs setores, sejam eles: O setor social, onde se desenrolaro os contatos da famlia com outras pessoas e as atividades de maior significado social: Varanda, Sala de estar, Sala de jantar, Lavabo, O setor ntimo, assim caracterizado porque congrega as atividades ntimas da casa, so eles: Sute do casal, Sute da filha, Quarto do filho, Banheiro. O setor de hospedagem, como o prprio nome indica, o local onde se hospedaro parentes e amigos da famlia: 1 ou 2 quartos de hspedes, Banheiro O setor de atividades profissionais: Atelier Banheiro. O setor de servio representa no programa o conjunto das atividades consideradas de servio da casa: Copa-cozinha, rea de servio, Garagem, Quarto de empregada,

Banheiro de empregada. Observamos que, dependendo da opo do cliente e das demais variveis envolvidas, o setor de hospedagem pode ser o mesmo que o das atividades profissionais. IV- RELAES ENTRE OS ELEMENTOS DO PROGRAMA; A compreenso da relao entre os elementos do programa til para a adoo do partido arquitetnico. Estas inter-relaes caracterizam a funcionalidade existente entre esses elementos e condicionam as disposies espaciais que iro compor a forma da edificao e sua distribuio no terreno. H elementos que so dependentes de outros em termos funcionais. E assim por diante. So vrias as diferenas de relaes entre eles. Estas relaes funcionais de maior ou menor grau podem ser expressas de maneira grfica num diagrama com as respectivas ligaes. Este diagrama denominado fluxograma ou funcionograma. Queremos dizer que, alguns elementos do programa pelas afinidades funcionais que possuem ligam-se diretamente a outros. Um exemplo deste tipo de ligao o existente entre o banheiro da sute do casal, na casa de veraneio, e o quarto do casal ( ver diagrama 1). Esta ligao direta decorre do grau de relao existente entre estes elementos. Outros elementos do programa, pelas relaes distanciadas existentes entre eles, no se ligam to diretamente, como o caso citado. Um outro exemplo de ligao direta seria o caso do banheiro, localizado no setor ntimo. Este pode ser utilizado por usurios de qualquer um dos quartos deste setor. Estes elementos devem estar dispostos no projeto de modo a que o usurio de qualquer cmodo do setor ntimo possa alcan-lo diretamente. No deve haver, portanto, nenhum elemento intermedirio, a no ser um de ligao ao banheiro comum ao setor ntimo. H elementos de setores diferentes do programa que mantm afinidades de funes entre si. Estes elementos so os que ligam um setor a outro. A copa-cozinha, por exemplo, elemento do setor de servio, liga-se por afinidade de funo sala de jantar, elemento do setor social e este liga-se por a ao setor de servio. J a rea de servio e o quarto de empregada no tem afinidades em grau direto com os elementos do setor social. De um para o outro deve, portanto, haver um ou mais ambientes intermedirios de ligao. Compreender estes graus de maior ou menor ligao entender a funcionalidade do projeto. No fluxograma os elementos so representados em retngulos e as ligaes com linhas. Quando houver ligao por uma linha entre dois ou mais elementos do programa significa admitir a existncia de uma relao direta entre estes cmodos, sem nenhum outro como intermedirio. A ligao indireta a que no expressa relao funcional ntima entre dois cmodos, como, entre o banheiro da sute e a sala de estar da casa. Existe o quarto do casal como intermedirio, visto que, neste caso, o banheiro visa atender, exclusivamente, ao usurio do quarto (ver diagrama 2).

A ligao direta pode ser comum a vrios cmodos, quando se pode ter acesso a vrios sem passar por nenhum outro (ver diagrama 3). Importa ressaltar que, o fluxograma no expressa nenhuma idia de soluo arquitetnica ou disposio espacial. O fluxograma reflete, apenas, se os ambientes esto ligados ou no. As ligaes entre os elementos podem ser traduzidas na soluo arquitetnica por uma porta, um hall, um corredor, uma escada, um elevador, uma rampa. Qualquer tipo de ligao ou circulao. Podem ser elaborados fluxogramas setoriais (ver diagramas 4, 5, 6 e 7) ou gerais, com todos os elementos do programa includos (ver diagrama 8). V- PR-DEFINIO DAS REAS (m2) DOS AMBIENTES: O pr-dimensionamento do edifcio o dimensionamento prvio do projeto. Em primeiro lugar, necessrio o clculo das reas de todos os elementos constantes no programa arquitetnico. So as dimenses necessrias ao pleno exerccio das funes e atividades previstas para o tema. Ele feito como referncia dimensional, porm, pode ser posteriormente alterado, num percentual no muito grande, no mais que 10%, ao longo do processo criativo do projeto, mais especificamente, nas etapas de elaborao do partido arquitetnico e do projeto. O pr-dimensionamento deve ser feito tentando satisfazer todas as exigncias dimensionais dos elementos do programa e das atividades e funes do tema. Para efeito do pr-dimensionamento devem ser levados em conta o conceito do tema, seu objetivo, a clientela, as funes e atividades. Como exemplo, pode ser citado o quarto de casal da casa de veraneio. Suponhamos que este quarto deve ter uma cama de casal de 1,40m x 1,90m; um armrio de 2,00m x 0,60m; duas mesinhas de cabeceira com 0,60m x 0,60m cada uma. Imaginemos, ainda que deve haver um espao entre o armrio e a cama de 1,00m para circulao e utilizao do armrio (ver croqui 1). O desenho mostra a hiptese de arrumao de todos os mveis necessrios ao atendimento das funes exercidas no cmodo. Determinam-se, assim, as dimenses do quarto de casal de 3,50m x 3,00m, que d uma rea de 10,50m2. Importa ressaltar que, a rea resultante da elaborao do croqui depende, em parte, da forma escolhida para o cmodo e das dimenses escolhidas para os mveis e para a circulao. Recomenda-se, portanto, que, no pr-dimensionamento, se trabalhe com a forma que se aproxime, ao mximo, da situao imaginada para a funo no projeto. Deste modo, o pr-dimensionamento poder estar bem prximo do que ser o projeto na realidade. Nas etapas posteriores de elaborao do projeto, a forma e as dimenses estabelecidas no pr-dimensionamento podero sofrer alteraes com a introduo de outras variveis no projeto.

Suponhamos, como exemplo, o dimensionamento da copa-cozinha. Na cozinha devem estar uma bancada de pia com 1,80m x 0,60m; um fogo de 0,60m x 0,60m e um armrio de 0,50m x 1,20m. Na copa dever haver uma mesa redonda de dimetro igual a 1,10m, com quatro cadeiras, uma geladeira de 0,70m x 0,70m e um aparador para colocar pratos e aparelhos eletrodomsticos de 0,35m x 3,70m. Neste caso, o armrio e a geladeira dividem o ambiente em dois, a copa e a cozinha, propriamente dita. O resultado foi uma rea de 18,36m (ver croqui 2). Este tipo de exerccio grfico, de dispor os mveis e a circulao necessrios num espao, imaginando-se as funes a serem a exercidas, um meio prtico de obter-se o pr-dimensionamento da edificao e pode ser feito para todos os ambientes componentes do programa estabelecido. Neste sentido, deve-se tentar prever como funcionar cada cmodo, buscando-se aproximar do que se admite deva ocorrer de fato quando o projeto for executado. O pr-dimensionamento feito deste modo o das reas teis, as reas utilizveis pelas funes e atividades programadas. Digamos que, na casa de veraneio, o pr-dimensionamento das reas teis seja o seguinte:

Setor social:

Varanda 30m2 Sala de estar 20m2 Sala de jantar 15m2 Lavabo 4m2 rea til do setor 71m2

Setor ntimo:

Sute do casal 16m2 Sute da filha 16m2 Quarto do filho 12m2 Banheiro 6m2 rea til do setor 50m2

Setor de hospedagem:

1 ou 2 quartos de hspedes 8m2 Banheiro 4m2 Copa 6m2 rea til do setor 18m2

Setor de atividades profissionais:

Atelier 12m2 Banheiro 4m2 rea til do setor 16m2

Setor de servio:

Copa-cozinha 15m2 rea de servio 10m2 Garagem 15m2 Quarto de empregada 8m2 Banheiro de empregada 3m2 rea til do setor 51m2 rea til total 206m2 importante a soma das reas por setor e total. Estas dimenses sero utilizadas no raciocnio do partido arquitetnico. Pode-se desprezar as fraes de metro quadrado das reas teis no clculo do pr-dimensionamento, aproximando para mais ou para menos do valor inteiro mais prximo, sem que isso altere o clculo significativamente. Ao clculo das reas teis cabe acrescentar as reas das circulaes e as dimenses das paredes. Para tanto, complementa-se o clculo do pr-dimensionamento com um percentual, para torn-lo mais completo. Este acrscimo pode variar de 20% a 30% da rea til. Obtm-se a rea de construo, desta forma: AC: 206m2 + 247m2 =453m2. O projetista que deve arbitrar, segundo a sua percepo, a metragem quadrada que utilizar com circulao e paredes. No programa da casa de veraneio, o setor social pode Ter percentual menor do que os demais setores, porque este setor, via de regra, tem menos circulao do que os demais.

DIAGRAMA 1
QUARTO DO CASAL

SANITRIO

DIAGRAMA 2
SALA DE ESTAR QUARTO DO CASAL

SANITRIO

DIAGRAMA 3

SANITRIO LIGA COM O SETOR SOCIAL

QUARTO

QUARTO

QUARTO

QUARTO

SANITRIO

SANITRIO

10

DIAGRAMA 4 FUNCIONOGRAMA DO SETOR SOCIAL DA CASA


LIGAO PARA O SETOR NTIMO

BAR

SANITRIO SOCIAL

ACESSO

VARANDA

SALA DE ESTAR

SALA DE JANTAR

LIGAO PARA O SETOR DE SERVIO

DIAGRAMA 5 FUNCIONOGRMA DO SETOR SOCIAL DA CASA

SALA DE ESTAR

BAR
SETOR NTIMO

ACESSO

VARANDA

SALA DE JANTAR

SANITRIO SOCIAL

LIGAO PARA O SETOR DE SERVIO

11

DIAGRAMA 6 FUNCIONOGRMA DO SETOR NTIMO DA CASA


LIGA COM O SETOR SOCIAL

QUARTO DO CASAL

QUARTO FILHOS

QUARTO HSPEDE S

SANITRIO

SANITRIO

DIAGRAMA 7 FUNCIONOGRMA DO SETOR SERVIO DA CASA


ACESSO DE SERVIO

LIGA COM O SETOR SOCIAL

COPA COZINHA

REA DE SERVIO

QUARTO EMPREGADA

ACESSO DE AUTO

GARAGEM

SANITRIO EMPREGADA

LIGA COM SETOR SOCIAL

12

DIAGRAMA 8 FUNCIONOGRMA DA CASA PARA VERANEIO


ACESSO SOCIAL SETOR SOCIAL VARANDA

SALA DE JANTAR

SALA DE ESTAR

SANITRIO SOCIAL

GARAGEM COPA COZINHA REA SERVIO QUARTO HSPED QUARTO FILHOS QUARTO EMPREG SETOR SERVIO SETOR NTIMO SANIT. QUARTO CASAL SANIT.

SERVIO SANIT. EMPREG

LIGAES DOS ELEMENTOS DO PROGRAMA POR SETOR E LIGAES INTERSETORIAIS.


13

Вам также может понравиться