Вы находитесь на странице: 1из 22

Das barricadas vida privada

Newton Bignotto
Professor do Departamento de Filosofia da UFMG

Palavras chave republicanismo, apatia, jacobinismo, pblico, privado. Classificao JEL Z00, Z10

Key words republicanism, apathy, Jacobinism, public, private. JEL Classification Z00, Z10

Resumo Este artigo trata da questo da participao e da ao poltica na contemporaneidade luz de conceitos oriundos da tradio republicana. Nossa preocupao central com o traado das fronteiras que separam o mundo pblico do privado nas sociedades atuais. Dois problemas merecem ateno especial: a questo da apatia e da solido dos cidados vivendo em sociedades democrticas perifricas e os excessos cometidos pelos que adotam o modelo de ao derivado do jacobinismo revolucionrio.

Abstract This article examines the issue of present-day participation and political action in light of the concepts that originated with the republican tradition. Our main concern is how the boundaries that separate the public world from the private world are drawn in contemporary societies. Two problems deserve special attention: the issue of apathy and loneliness of citizens who live in peripheral democratic societies, and the excesses committed by those who adopt the model of action derived from revolutionary Jacobinism.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

460

Das barricadas vida privada

Na segunda parte de seu romance A inveno da solido, Auster (1998) se lana na reconstituio de sua vida pela rememorao de uma viagem pelo universo da memria e da linguagem. Obcecado por sua relao com os livros, o autor parte da idia de que a linguagem nosso modo prprio de existncia e que, por isso, no h razo para consider-la como um veculo da verdade, que seria exterior ao indivduo, que vive e que narra sua vida. O mergulho na linguagem e na busca pelo sentido da memria cobra, no entanto, alto preo daqueles que se dispem a enfrentar as agruras do percurso: o tempo presente parece se converter em uma iluso, transformando o futuro na nica dimenso da vida, que pode ser vivida intensamente. O narrador coloca o leitor em contato com sua intimidade e o sentido de sua procura dizendo:
A atualidade na qual ele se encontrava, ele tinha a impresso de observ-la de um ponto de vista que se situava no futuro, e o presente-passado parecia to ultrapassado que mesmo as atrocidades do dia, que normalmente o teriam indignado, lhe pareciam distantes, como se essa voz sobre as ondas tivesse lido a crnica de uma civilizao perdida. Mais tarde, em um momento de maior lucidez, ele chamaria essa sensao de nostalgia do presente (Auster, 1988, p. 96) .

O sentimento de perda do presente e de distanciamento do mundo cotidiano cada vez constante na literatura contempornea e indica mudana na posio do indivduo em relao sociedade, que no pode ser desprezada.1 No comeo do sculo XX, os personagens de Proust se interessaram pelas mincias do cotidiano e pela construo de personalidades marcadas pelo convvio com objetos, que tornavam a vida privada o foco de um interesse renovado. Tudo se passa como se o longo sculo de embates pblicos, que marcara a vida francesa, e a queda definitiva da monarquia tivessem esgotado as energias do mundo pblico e obrigado membros da sociedade a buscar refgio nas reentrncias da intimidade. Resta observar, no entanto, que em Proust o mundo dos sales e das pequenas intrigas continua a alimentar uma relao do indivduo com a sociedade na qual o olhar do outro sobre as peripcias de cada um dos atores essencial. A poltica perde o lugar de destaque que obtivera na obra de Victor Hugo ou de Zola, mas nem por isso o mundo pblico deixa de ser uma referncia constante. Muitas vezes seus ecos chegam mediante ttulos nobilirquicos, que vo perdendo valor, ou por meio de personagens, que conservam o poder de atrao, mesmo destitudos de qualquer presena efetiva nos

A esse respeito, so muito interessantes as observaes de Renato Janine quanto ao uso cada vez mais freqente na linguagem corrente brasileira do gerndio para significar uma extenso contnua do presente (Ribeiro, 2000, p. 92-95).

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

461

centros de deciso poltica ou econmica, como o caso de seu personagem principal. Seja como for, ainda no est presente a solido radical, que vai marcar o narrador de Paul Auster e de tantos outros escritores.

1
A maneira como se d a relao do indivduo com a sociedade um problema fundamental para os que se preocupam com a questo da ao poltica e da participao no mundo contemporneo. Essa preocupao leva em conta o fato bvio, mas nem sempre lembrado por alguns tericos da poltica, de que os atores concernidos pelos processos pblicos tero como ponto de ancoragem costumes e instituies que definem, de forma muito clara, as possibilidades de interao com outros atores e com a sociedade de seu tempo, e no apenas dados oriundos da natureza humana tomada abstratamente. Por isso acreditamos que o apelo participao, que integra o ncleo de muitas teorias republicanas do passado e atuais, deve ser analisado luz das condies que regem as relaes entre os indivduos e as sociedades industriais da atualidade, no se restringindo capacidade manifesta ao longo da histria de indiv-

duos singulares influenciarem o curso dos acontecimentos. Com isso no estamos dizendo que o debate sobre a natureza das virtudes republicanas associadas ao deva ser descartado em prol de uma sociologia dos atores polticos. O que queremos dizer que, ao partirmos de consideraes gerais sobre a capacidade de agir dos homens e deixando de lado o diagnstico das condies nas quais os atores atuam, corremos o risco de apostar em uma teoria que nada nos ensinar sobre o mundo no qual vivemos e sobre o qual queremos pensar. Recordando as lies de Merleau-Ponty (1960, p. 66), no podemos nos esquecer de que:
A filosofia est plenamente na histria, ela no jamais independente do discurso histrico. Mas ela troca o simbolismo tcito da vida por um simbolismo consciente, e substitui o sentido latente pelo sentido manifesto.

Para compreender a identidade dos atores polticos nas sociedades contemporneas e o papel que a ao poltica tem em sua maneira de se relacionar com o mundo pblico, preciso renunciar idia de que estejamos procura de uma definio da identidade dos indivduos, que nos permite ligar a esfera de sua vida psicolgica profunda com a seqncia de atos que o torna membro de determinada

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

462

Das barricadas vida privada

comunidade. Ou seja, estamos assumindo que no vamos tratar das caractersticas de personalidades, que constituem as identidades individuais em sentido forte, mas apenas dos fenmenos sociais, que so alterados pela maneira como os indivduos agem ou deixam de faz-lo em determinados momentos. Nosso problema diz respeito constituio das relaes entre a esfera pblica e a privada. Para facilitar nossa argumentao, assumimos com Elias (1994, p. 127-189) que se trata de uma balana entre o eu e o ns e que a existncia dessa balana, e a maneira como ela se comporta em determinadas pocas, que oferece nosso objeto de estudo. No estamos com isso dizendo que o problema da construo da identidade das naes modernas no seja importante para ns, quando abordado do ponto de vista da criao de seus smbolos e do imaginrio popular; ou que a vida psicolgica no seja em certas situaes determinante para as interaes entre os indivduos e o meio social. Estamos apenas escolhendo um caminho que nos parece mais fecundo, pelo simples motivo que o objeto maior de nossa investigao o lugar do republicanismo no mundo contemporneo tem de ser bem delimitado, para no nos perdermos no sonho de uma teoria abrangente capaz de dar con-

ta da totalidade dos fenmenos polticos. Nossa hiptese nesse momento , portanto, que a utilizao da polaridade pblico-privado, em suas feies atuais, fornece um campo privilegiado para a investigao do lugar da ao poltica na construo e na conservao das sociedades democrticas. O ponto central das consideraes de Elias (1994, p. 152) que adotamos aqui que:
no h identidade-eu sem identidade-ns. Tudo o que varia a ponderao dos termos na balana eu-ns, o padro da relao eu-ns.

Portanto, a anlise da ao poltica e de seu papel nas sociedades histricas no pode ser feita com base na natureza humana e em suas possibilidades. Precisamos levar em considerao a ancoragem histrica da balana eu-ns e a posio relativa de seus elementos. Mas evitemos um equvoco. No estamos dizendo que o estudo da natureza humana, ou mais especificamente de algumas de suas caractersticas, no seja importante para a compreenso das sociedades polticas. Como procuraremos mostrar no final de nosso texto, muitas de nossas anlises sobre as sociedades atuais so tributrias de teorias a respeito do fundamento das comunidades polticas e de sua relao

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

463

com a natureza dos homens, que no so claramente explicitados, o que nos leva a desconhecer os conceitos bsicos subtendidos em muitas anlises, ou, como prefere Taylor (2000, p. 200), a ontologia pressuposta na concepo do modelo de sociedade que desejamos. A principal dificuldade encontrada por aqueles que defendem a participao nos negcios pblicos como motor essencial das sociedades polticas livres advm do fato de que a balana eu-ns pendeu, de forma clara, ao longo do sculo XX, para o plo do indivduo. Como afirma Elias (1994, p. 130):
Atualmente a funo primordial do termo indivduo consiste em expressar a idia de que todo ser humano do mundo ou deve ser uma entidade autnoma e, ao mesmo tempo, de que cada ser humano , em certos aspectos, diferente de todos os demais, e talvez deva s-lo.

Esse processo de deslocamento em direo identidade-eu, que muitos identificam com a prpria formao da modernidade, traz conseqncias bvias para a anlise do lugar que a ao direta dos indivduos e de sua participao nos negcios pblicos ocupa na poltica das naes democrticas. Do ponto de vista histrico, ela fornece um indicador preciso de que a maneira como as antigas re-

pblicas, em particular a Repblica Romana, concebiam e organizavam a vida de seus cidados na cena pblica no pode mais ser reproduzida nos dias de hoje (Elias, 1994, p. 130). Essa constatao pode dar origem a duas maneiras de abordar o problema. A primeira, que encontra sua ancoragem em boa parte da tradio liberal desde o sculo XVIII, faz coincidir a constatao da contnua retirada dos indivduos da cena pblica com a progressiva realizao da natureza humana. Ou seja, o processo histrico de desenvolvimento das sociedades capitalistas nada mais faria do que realizar a tendncia natural dos homens a concentrar sua ateno em seus interesses particulares. Como querem alguns utilitaristas radicais, agir segundo outra motivao do que aquela derivada dos interesses individuais agir irracionalmente. A segunda abordagem do problema, mais prxima das consideraes de Elias, parte do pressuposto de que a balana eu-ns representa o que ele chama de um habitus, a maneira como respondemos pergunta quem sou eu? (Elias, 1994, p. 154). Nesse sentido, os indivduos se vem atravs de uma imagem que foi sendo construda junto com outros processos sociais e histricos e, por isso,

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

464

Das barricadas vida privada

no h lugar para uma representao do indivduo como um ente absolutamente autnomo, ainda que essa seja a forma como muitos de ns se representa no interior das sociedades contemporneas. Ainda que no nos identifiquemos inteiramente com o pensamento de Elias no tocante ao lugar que ele atribui idia de progresso na teoria social contempornea, sua abordagem da imagem do indivduo nas sociedades atuais, do ponto de vista dos processos sociais amplos que o constituem, parece-nos muito superior s teorias que insistem em tomar como um dado natural a crescente busca de autonomia e de auto-realizao pelos membros das sociedades democrticas. Nosso interesse principal, no entanto, no o de realizar um balano das teorias concernentes ao desenvolvimento do moderno individualismo. Na esteira de Elias, consideramos que se trata de um processo social inescapvel e, nesse sentido, no podemos desprez-lo se quisermos estudar as sociedades livres contemporneas. Mas, contra boa parte dos autores liberais, no acreditamos que esse processo possa ser diretamente associado ao desenvolvimento de uma caracterstica natural dos homens, que faria a balana eu-ns pender para o plo eu inelutavelmente nas democracias. Por isso, interessa-nos aprofundar a anlise de

um processo que no limite terminaria com o pleno desenvolvimento do que chamaremos de uma figura tipo, o indivduo solitrio, dedicado ao desenvolvimento de sua personalidade, como o personagem de Auster e defesa de seus interesses. No extremo, esse processo marcaria a morte definitiva do espao pblico, que corresponderia a um estgio superado da vida poltica do Ocidente. Estamos nos servindo do indivduo isolado por ser esse um operador primordial de muitos pensadores atuais e pelo fato de que no podemos deixar de consider-lo como um dado objetivo da vida poltica das sociedades capitalistas desenvolvidas e de outras. Formulando o mesmo problema na linguagem mais tradicional das Cincias Sociais da oposio entre espao pblico e vida privada, podemos dizer que a vida poltica sofreu modificaes importantes com a diminuio dos lugares nos quais os cidados se expressavam na condio de membros de uma comunidade poltica, e no como representantes singulares de uma espcie que se define pela hipertrofia do desejo de verem realizados seus interesses. Como mostra Sennett (2002, p. 381384), o equilbrio entre os dois domnios conexos foi sendo alterado de tal forma que a vida privada expulsou os atores termo que ele usa com gosto em sua

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

465

obra da cena pblica para um mundo de personalidades competitivas, que buscam o maior contato possvel entre os membros prximos de uma comunidade, visando realizar o ideal de uma vida povoada por afetos e destituda de mscaras. O resultado, segundo ele, a constituio de novas formas de organizao do tecido social, que reduzem ao mximo o espao da prtica poltica, que serviu de base para a criao das sociedades democrticas modernas, e institui um jogo em que o reconhecimento da personalidade do outro o fator determinante das relaes de poder que se estabelecem nas diversas esferas de ordenao da vida em comum. Isso gerou uma transformao que Sennett identifica como uma nova forma de tirania.
Uma instituio diz ele pode dominar como uma fonte nica de autoridade; uma crena pode servir como padro nico para enfrentar a realidade. A intimidade uma tirania, na vida diria, dessa ltima espcie. No a criao forada, mas o aparecimento de uma crena num padro de verdade para se medir as complexidades da realidade social. a maneira de se enfrentar a sociedade em termos psicolgicos. E na medida em que essa tirania sedutora for bem-sucedida, a prpria sociedade ser deformada (Sennett,
2002, p. 412).

2 No caso brasileiro, merecem especial ateno as obras de Wanderley Guilherme dos Santos e de Fbio Vanderley Reis.

Partindo da constatao do encolhimento da esfera pbica e do aumento da importncia dos mecanismos jurdicos de controle dos conflitos, parte significativa dos cientistas sociais acreditou fazer do estudo dos diversos cenrios produzidos pela somatria dos interesses privados e do impacto das personalidades na luta pelo poder os operadores fundamentais de toda reflexo poltica. Mais uma vez, no o caso de fazer o balano dessas teorias.2 O pressuposto da atomizao dos atores nas sociedades contemporneas verdadeiro, condio de que no seja tomado, como fazem alguns, como um dado da natureza ou como um resultado inelutvel do processo histrico. A conseqncia que nos interessa debater a de que qualquer forma de participao de atores individuais na arena pblica, que no corresponda ao modelo exposto por Sennett, uma impossibilidade, uma vez que contraria um suposto estado real das coisas. Ora, se no podemos deixar de lado a progressiva destruio do espao pblico, pelo menos na forma como foi conhecido ao longo dos ltimos sculos, se quisermos discutir o papel da ao poltica no mundo atual, no h razo vlida para excluir a participao, em todas as suas formas, do iderio de uma sociedade livre. Ou se-

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

466

Das barricadas vida privada

ja, a condenao dos ideais republicanos de participao nos negcios pblicos e de liberdade vivida como integrao efetiva nos mecanismos de poder da sociedade como utpicos ou pouco realistas deriva de uma passagem indevida do nvel de generalizao que podemos conceder idia de atomizao dos indivduos. Se a tomamos com uma manifestao de um processo necessrio, estamos fazendo no apenas uma formulao que, por sua generalidade, demanda uma demonstrao, que no se pode contentar com a simples constatao do estado de coisas em sociedades particulares em contexto prprio, mas, sobretudo, abdicando de analisar os pressupostos de ordem terica que devem ser explicitados para que a concepo mais ampla sobre a natureza das comunidades polticas possa ser investigada. O que gostaramos de enfatizar o fato de que o republicanismo, que adotamos como referncia de anlise, serve-se de fatos, como os at aqui lembrados, no para negar-lhes a realidade, mas para afirmar seu carter problemtico. Ou seja, a atomizao dos atores polticos implica tanto que ideais como os de participao e ao tero de encontrar um novo assento nas formaes sociais, para poderem se efetivar, quanto que a

total atomizao na verdade uma impossibilidade para uma sociedade que pretende continuar a ser livre. Colocando de outra forma nosso ponto de vista, diramos que, diante dos processos estudados, cabe lembrar, mais uma vez com Elias (1994, p. 129), que no podemos separar inteiramente indivduo e sociedade mesmo nas sociedades atuais, e que por isso o quadro dos possveis sempre mais amplo do que aquele oferecido pelas organizaes polticas do presente. , portanto, como um possvel que falamos de um conjunto de valores republicanos ancorados na ao poltica a na tradio, assim como no podemos deixar de lado o prprio desaparecimento das sociedades democrticas como um possvel do estado atual de ordenao dos atores polticos individuais. Nesse particular, as observaes de Hannah Arendt sobre a perda de identidade dos indivduos nas sociedades de massa permanecem atuais:
A verdade que as massas surgiram dos fragmentos da sociedade atomizada, cuja estrutura competitiva e concomitante solido do indivduo eram controladas apenas quando se pertencia a uma classe. A principal caracterstica do homem da massa no a brutalidade nem a rudeza, mas o seu isolamento e a sua falta de relaes sociais normais (Arendt, 1998, p. 366-367).

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

467

3 Um bom diagnstico histrico da participao poltica no Brasil encontra-se em Carvalho (2002, p. 157-229).

Qualquer analogia entre o indivduo de massa, que facilitou a ascenso do nazismo e do fascismo, e os cidados das naes desenvolvidas pode nos levar a um erro que consistiria a deixar de lado o fator essencial na determinao do sentido da solido dos indivduos, que a maneira como se relacionam com sua comunidade e os direitos que tm garantido nos quadros legais dos pases onde vivem. Em outras palavras, a maneira como a balana eu-ns influencia seu comportamento. Ao notar, no entanto, a proximidade das descries da relao entre os indivduos e as sociedades em situaes histricas diferentes, estamos chamando a ateno para o fato de que a crescente solido dos habitantes das sociedades contemporneas abre as portas para um universo de possveis muito maior, inclusive naquilo que possui de monstruoso, do que os cenrios construdos pelos sofisticados cultores da teoria dos jogos. No outro lado desse campo de determinaes, encontra-se a concepo republicana da democracia, que coloca o acento na participao ativa dos cidados na vida poltica como um freio para os efeitos nefastos da atomizao. Como veremos depois, essa no , no entanto, uma panacia universal para os impasses de nosso tempo e possui riscos simtricos aos que acabamos de apontar na figura tipo do homem solitrio.

2
Se as consideraes anteriores nos ajudam a pensar a questo da ao poltica no contexto mais amplo das sociedades industriais da atualidade, no podemos deixar de interrogar-nos sobre a validade de nossas concluses parciais para as sociedades perifricas do capitalismo, que no se desenvolveram da mesma maneira que as naes mais ricas e no forjaram uma cena pblica comparvel com aquela que vai aos poucos desaparecendo dos pases que a viveram intensamente. O pressuposto inicial de que o estudo do papel da ao numa teoria republicana depende do diagnstico das condies reais de atuao na cena poltica contempornea obriga-nos a nos perguntar sobre essas mesmas condies no caso brasileiro. Obviamente est fora de questo tentar uma leitura aprofundada da relao indivduo-sociedade em nossa sociedade, mas possvel pelo menos procurar demarcar algumas de nossas especificidades, que ajudam a responder pergunta mais geral sobre a pertinncia do resgate de certos elementos da tradio republicana, para se pensar a poltica nos tempos presentes.3 Mais uma vez, o recurso literatura pode ajudar-nos a encurtar o caminho. Um texto luminoso a esse respeito o clssico de Lispector (1996), A hora da estrela.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

468

Das barricadas vida privada

Uma das dificuldades com as consideraes dos autores aos quais recorremos est no fato de que elas partem da pressuposio da alterao da balana indivduo-sociedade em situaes nas quais os dois plos foram bem delimitados ao longo da Histria, o que torna perceptvel a mudana nos pesos respectivos. Acreditamos poder nos servir das anlises de autores como Elias a condio de no nos esquecermos de que nem o espao pblico conheceu um momento ureo entre ns, nem a condio de solido e apatia das grandes massas urbanas brasileiras reflete um processo de progressivo abandono de acirradas disputas na arena pblica. Nessas condies, a personagem Macaba da obra citada pode servir como um guia para nosso olhar sobre a sociedade urbana contempornea brasileira. Em primeiro lugar, preciso observar que a solido a marca de sua pertena ao tecido urbano. Preocupado em ser o mais fiel possvel histria da migrante nordestina, o narrador nos fala cruamente de seu isolamento:
A pessoa de quem vou falar to tola que s vezes sorri para os outros na rua. Ningum lhe responde ao sorriso porque nem ao menos a olham (Lispector, 1996, p. 30).

Quanto moa, ela vive num limbo impessoal, sem alcanar o pior nem o melhor. Ela somente vive, inspirando e expirando, inspirando e expirando (Lispector, 1996, p. 38).

Sua vida se define como uma ausncia, uma presena fsica que demanda muito pouco para se inserir nas brechas da cidade.
Ela nascera com maus antecedentes e agora parecia uma filha de um no-sei-o-qu com ar de se desculpar por ocupar espao (Lispector, 1996, p. 38) .

Mais frente, ele completa esse retrato:

O curioso da situao de Macaba que mesmo a infelicidade vivida como um luxo. A tristeza para ela que nascera inteiramente raqutica, herana do serto (Lispector, 1996, p. 43) um luxo de moa romntica ao qual no podia aspirar. Sua vida transcorre em um mundo no qual as esferas do indivduo e da sociedade esto muito pouco definidas, no pela eroso de suas potencialidades, mas pelo simples fato de que nunca existiram plenamente. A solido de Macaba , portanto, de outra ordem do que aquela do personagem de Auster; ela implica um mergulho na sociedade industrial sem o lastro de sua histria. No se trata assim de uma ausncia, de um passo anterior de um processo que se constituiria medida que a personagem deixasse o serto para viver no Rio de Janeiro. O fato que a ci-

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

469

dade grande reduz ao nada um indivduo que no chegou a se individuar:


Nem se dava conta de que vivia numa sociedade tcnica onde ela era um parafuso dispensvel (Lispector, 1996, p. 44).

4 Mas parece-me que sua vida era uma longa meditao sobre o nada. S que precisava dos outros para crer em si mesma, seno se perderia os sucessivos e redondos vcuos que havia nela (Lispector, 1996, p. 54).

Devemos resistir tentao de fazer de Macaba o smbolo da massa de migrantes que, tendo perdido a identidade cultural que os unia ao interior do Brasil, veio encontrar nos grandes centros urbanos uma excluso total dos processos polticos. Ela muito mais do que isso. Sua fora elucidativa est justamente em que no pode ser capturada pelas anlises clssicas da formao e destruio do espao pblico. Em sua solido, ela desconhece at mesmo a existncia de uma vida vivida na e pela cidade. Sua ausncia de aspirao para a vida pblica ela era calada (por no ter o que dizer) mas gostava de rudos (Lispector, 1996, p. 49) no se traduz, no entanto, na ausncia de aspirao pela vida na cidade. Da mesma maneira que as grandes massas brasileiras demonstraram apetite voraz pela integrao em vrios nveis de sociabilidade, sem com isso aspirar necessariamente a uma maior participao poltica (Carvalho, 2002, p. 220-229) segundo os moldes cannicos das democracias representativas, nossa personagem desconfia do suco ralo de realida-

de, que lhe oferecido por um cotidiano estafante e sem brilho, mas no deixa de desejar o olhar do outro, ou o prazer furtivo de contemplar uma paisagem urbana inesperada.4 Sua vida resumida no deixa de gestar a vontade de realizar um pouco de seu eu maneira do narrador de Auster, que se constri ao longo de seu mergulho pela linguagem. Macaba aspira ao convvio com os outros, mas, como os indivduos plenos das sociedades ricas, goza ao mximo o luxo de ter seu pequeno mundo s para si. O momento de sua solido alcana uma generalidade insuspeita para o leitor que at ento a acompanhara no vazio de um cotidiano feito de repeties:
Tinha um quarto s para ela. Mal acreditava que usufrua o espao. E nem uma palavra era ouvida. Ento danou num ato de absoluta coragem, pois a tia no a entenderia. Danava e rodopiava porque ao estar sozinha se tornava: l-i-v-r-e! Usufrua de tudo, da arduamente conseguida solido, do rdio de pilha tocando o mais alto possvel, da vastido do quarto sem as Marias (Lispector, 1996, p. 57-58).

O paradoxo que emerge desse momento de felicidade de Macaba que ela atinge o mesmo pice de fruio do prprio eu do que aquele proporcionado pelo longo desenvolvimento dos indiv-

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

470

Das barricadas vida privada

duos atomizados das sociedades industriais avanadas. Partindo de um serto sem lastro de cidadania e mergulhando num tecido urbano que lhe recusa uma identidade, ela pode aspirar ao mesmo prazer do mundo reduzido da intimidade. Na pobreza de um quarto infecto, a solido mostra toda sua face pr-poltica. Tomada como figura tipo, Macaba nos obriga a repensar toda abordagem da vida poltica dos pases perifricos pela tica da falta e do atraso. Isso no quer dizer que a observao da histria das democracias mais tradicionais do Ocidente no sirva como instrumento para o estudo de muitos de nossos problemas. Ao contrrio, temos insistido no papel da recuperao da tradio republicana para o estudo de nossa realidade. Mas a idia de um desenvolvimento da vida poltica e da participao por etapas sucessivas se mostra ferramenta inadequada para alcanar a particularidade de nossa vida poltica. No tecido urbano altamente problemtico brasileiro, vivemos processos muito semelhantes aos experimentados em outros pases, sem que tenhamos conhecido o mesmo processo de constituio e destruio do espao pblico. O que aprendemos, no entanto, mais facilmente com a pobre nordestina de Clarice Lispector do que com o personagem de

Auster que a solido fundamentalmente um fenmeno antipoltico, que no depende de arena pblica para se manifestar, nem mesmo da rede de proteo de direitos, que caracteriza as democracias representativas. A satisfao plena da individualidade a destruio definitiva da vida poltica democrtica. Macaba, no entanto, no aspira a ser deixada em paz em seu refgio, como parece ser o ideal de muitos tericos liberais. A solido um luxo que as condies brasileiras proporcionam para poucos e isso constitui nossa particularidade histrica. No tombemos, no entanto, numa armadilha. Quando nossa personagem se movimenta para sair de seu pequeno mundo to avaro em felicidade, no o mundo da poltica, com toda a riqueza de um espao pblico constitudo que encontra, mas a complexa rede de relaes pessoais e familiares, que h muito comanda a insero dos brasileiros no tecido social.5 Em suas andanas pela cidade, a moa se depara com Olmpico de Jesus, um operrio metalrgico nordestino, que como ela se encontra perdido no vasto silncio que circunda os desgarrados. Olmpico de Jesus tem to pouco a dizer sobre o mundo quanto Macaba, mas, longe de viver essa situao como uma limitao, deseja se tornar deputado

A esse respeito, ver o instigante estudo de Carvalho (2001).

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

471

e a ver reconhecida sua inteligncia, que se resumia em ser capaz de pronunciar discursos cantados e vazios. A pobreza da cena pblica brasileira fica evidente no personagem, na medida em que ele capaz de ambicionar a participao na poltica exclusivamente como uma manifestao da legtima ambio de sair do silncio constrangedor que sua vida lhe impe. No h em sua demanda de reconhecimento nem sombra de um mrito, que teria algo a ver com seu apego a valores republicanos.6 O aspecto mais interessante a ser destacado, no entanto, no tanto a carncia de valores da vida pblica brasileira, mas o caminho que Olmpico segue para fugir de seu destino de nordestino pobre na cidade grande. Assim como para muitos brasileiros no h uma vida pblica com rotas predefinidas que permitiriam aos ambiciosos, como nosso personagem, visar alvos e perseguir objetivos. O caminho para o poder, ou mais simplesmente pelo reconhecimento, passa pela vida privada. Como observa Holanda (2002, p. 147):
6 Um bom estudo sobre a dificuldade de criao de um espao pblico no Brasil, levado a cabo com base na anlise de Guimares Rosa, encontramos em Starling (1999).

No homem cordial , a vida em sociedade , de certo modo, uma verdadeira libertao do pavor que ele sente em viver consigo mesmo, em apoiar-se sobre si prprio em todas as circunstncias da existncia.

Olmpico procura se livrar da solido incmoda de Macaba trocando-a por sua colega de trabalho Glria, que, contrariamente seca nordestina, no o incomoda com a exposio contnua de suas limitaes e ignorncia. Ao contrrio, a gorda Glria o introduz em uma famlia do Sul do Pas, abre-lhe as portas de um mundo que lhe era negado a cada momento. A idia da famlia que, como mostrou Holanda (2002, p. 141-146), constitui referncia obrigatria para muitos brasileiros no momento em que os valores pblicos so questionados, aparece tambm como o porto seguro de uma sociedade que convive mal com a conduta guiada por regras abstratas (Holanda 2002, p. 150). Por caminhos totalmente opostos, o indivduo solitrio das sociedades contemporneas acaba fazendo o mesmo elogio do homem cordial intimidade. Num caso a hipertrofia do indivduo que o leva, como sugere Sennett (2002), a confiar apenas em relaes testadas pelas emoes; no outro, a falta de uma histria republicana que o conduz a desprezar regras e procedimento oriundos de um mundo poltico no qual o afeto no conta. Em ambos os casos, a vida poltica se v amputada de suas referncias coletivas e abstratas para se converter no campo de encontro de indiv-

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

472

Das barricadas vida privada

duos ou de personalidades, que se negam a viver uma vida em comum governada por rituais de comportamento e participao na coisa pblica (Sennett 2002, p. 147). Macaba, por seu lado, exemplo da realizao da figura tipo do indivduo solitrio em uma sociedade que no conheceu o mesmo percurso que as democracias do Ocidente. Sua solido fruto do encontro do mundo rural com as cidades gigantes de hoje, mas seu percurso no mais o do homem cordial. Entregue a si mesma, ela tem poucas sadas para um vazio que, muitas vezes, confunde com felicidade. A conscincia de sua desgraa no vem na forma de palavras procurando sentido, mas de um tatear tmido dos pedaos de realidade que pode saborear. Como todo indivduo, ela quer um destino, mas no sabe como forj-lo. A ignorncia do mundo a impede de desejar um mundo mais justo, e seria melhor dizer que uma parte dos que vivem a vida mida de nossas cidades quer antes uma realidade que faa sentido do que participar de sua construo. Da mesma forma, no entanto, que no podemos supor que o personagem de Auster (1988) representa um retrato total dos indivduos atomizados, tambm no podemos supor que sua busca por um destino e sua incapacidade de realiz-lo

seja a descrio completa dos processos sociais de aquisio da cidadania ao longo da Histria brasileira recente.7 Em sua exemplaridade, os personagens ajudamnos a pensar os limites das sociedades democrticas, que se tornam incapazes de projetar valores republicanos em grandes parcelas de seus componentes e fecham as vias pelas quais os indivduos ultrapassam as fronteiras de sua histria particular. Macaba acaba encontrando a face trgica de seu destino justo no momento em que acreditava poder escapar aos limites de sua condio. A iluso de que uma porta poderia abrir-se para ela mostra os limites que destroem as pontes entre os indivduos isolados e o mundo pblico. Distantes de redes de proteo que os defendam da violncia, como a famlia e a sociedade patriarcal de outras pocas, os retirantes e os exilados das grandes cidades so obrigados a tentar sobreviver num mundo pr-poltico no qual as esferas do Estado no chegam at eles e, por isso, acabam submetidos a processos que lembram muito mais as sociedades sem leis e corrompidas do que o mundo ordenado das democracias deliberativas ocidentais. Macaba no aspirava a participar do mundo da poltica. Isso nem mesmo se colocava para ela. O que ela queria era um destino, um re-

Ver, a esse respeito, Souza (2003).

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

473

torno aos cumprimentos que dirigia na rua, uma identidade que a conectasse com algo alm do pequeno mundo insignificante do trabalho. Como ela, muitos brasileiros continuam a reivindicar laos com um mundo que no os acolhe e que torna ineficazes os velhos processos sociais baseados em solidariedades locais e em vnculos familiares. Em seu abandono, ela nos aponta para os riscos que rondam a relao de muitos habitantes das sociedades capitalistas perifricas com o mundo da poltica. Nesse caso, no podemos falar de participao, uma vez que faltam as condies mnimas para a incorporao de uma parte importante da populao cena pblica. Se certamente esse no o resumo dos processos sociais das ltimas dcadas no Brasil, ajuda-nos a pensar seus riscos e a importncia das discusses sobre valores republicanos em sociedades que no conheceram o esplendor da esfera pblica. No se trata de colocar a concepo republicana da democracia como um ideal, aos moldes dos gregos, de usar de suas referncias para pensar processos sociais, que no parecem ser estudados corretamente com o referencial terico que preside muitas anlises atuais dos defensores das democracias da apa-

tia. O que importa marcar a tendncia de que o cidado sem cidadania se encontre com o indivduo atomizado das grandes cidades no terreno antipoltico das relaes privadas.

3
A concluso parcial qual podemos chegar a de que a figura do indivduo aptico, distanciado do mundo pblico e cada vez mais dependente de pequenos rituais de construo do presente que, como sugere Auster (1988), parece escapar por entre os dedos, uma figura tipo, que nos ajuda a apontar uma tendncia consistente da contemporaneidade, mesmo nas sociedades perifricas nas quais o problema da participao se coloca de forma bem diferente daquele das sociedades ricas do Ocidente. Conquanto figura tipo, no podemos nos servir dela para compreender processos polticos particulares, mas certamente ela aponta para a construo de uma cena pblica que altera radicalmente os termos nos quais o pensamento republicano se consolidou no curso dos ltimos sculos. A apatia no um destino das sociedades democrticas, mas marca um limite para sua existncia. Sua plena realizao, em qualquer formao social, mesmo naquelas

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

474

Das barricadas vida privada

protegidas por mecanismos legais sofisticados, como o caso de naes como os Estados Unidos, destri o equilbrio sempre mutvel, mas essencial, que constitui a balana do eu-ns. Sem ela mergulhamos num territrio no qual a simples referncia democracia e repblica j no faz o menor sentido. No extremo, portanto, a realizao de uma democracia da apatia corri o ncleo mesmo daquilo que, ao longo da Histria, chamamos de liberdade independentemente da maneira como a concebemos. O plo oposto a essa tendncia e que esteve no centro das atenes de muitos tericos da poltica nos ltimos duzentos anos o jacobinismo. Tambm aqui acreditamos que seja possvel analis-lo valendo-nos de sua caracterizao como uma figura tipo. O romance de France (1989), Les dieux ont soif, fornece-nos o material adequado. O jacobinismo constitui-se em um fenmeno fundamental para a compreenso da formao do mundo poltico contemporneo, na medida em que deixou a cena original na qual se formou para servir de modelo para atores polticos em processos que nada tinham a ver com o contexto original. Como demonstrou Vovelle (2000), o jacobinismo se transformou numa referncia ao longo do sculo XIX em muitos pases da Europa e

fora dela, estimulando a participao na vida poltica de estratos bastante diversificados da populao. Nesse movimento de expanso do jacobinismo, preservouse de sua energia original o impulso para a ao direta e a idia de que uma radicalizao nas formas de participao seria capaz de fornecer uma ferramenta eficaz para a transformao profunda das sociedades. Mais uma vez, no nos interessa a histria do fenmeno, mas, sim, o modelo de relao entre o eu e o ns que forneceu. Nesse caso, a balana pende decididamente para o plo ns, transformando a cena pblica pela exacerbao do papel do ator engajado nos negcios pblicos. Como observou Abensour (1992), a Revoluo Francesa viu surgir um novo tipo de ator poltico que no se identificava inteiramente com nenhum dos tipos anteriores de participantes da vida pblica. Trata-se do que chamou de heri revolucionrio, que foi estudado em sua particularidade, pela primeira vez, por Tocqueville (1988, p. 239-248).8 Evariste Gamelin, heri do romance de Anatole France fornece um belo exemplo da figura tipo do revolucionrio jacobino disposto a fazer a balana eu-ns a se inclinar para o plo da comunidade e de seu suposto bem. No incio da estria, ele se comporta como outros cidados encantados com as possibilidades aber-

A indicao da importncia de Tocqueville para a abordagem de nosso tema foi sugerida por Abensour no texto citado.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

475

tas pela Revoluo, que derrubara antigas barreiras e destrura privilgios de classe e permitira a muitos sonhar com uma nova posio na sociedade. Gamelin um pintor medocre, discpulo de David, membro da seo do Pont-Neuf, onde exerce militncia discreta, mas entusiasta em favor da Revoluo. Na primeira parte do romance, seu grande mestre Marat, que chega a distingui-lo com uma ateno especial:
Ele venerava, amava Marat que, doente, com as veias em fogo, devorado pelas lceras, gastava o resto de suas foras a servio da Repblica e, em sua pobre casa, aberta a todos, o acolhia de braos abertos, lhe falava com ateno ao bem pblico e o interrogava por vezes sobre os planos dos celerados (France, 1989, p. 79).

O patriotismo do personagem no tem nada de especial nesse momento. Ainda que ele no esteja disposto a aceitar crticas Revoluo nem mesmo contraposio da obra revolucionria ao bom senso pragmtico dos homens de negcio, como Jean Blaise, que lhe diz voc vive no sonho, eu na vida (France, 1989, p. 67), Gamelin se mostra o tempo todo um convertido aos novos princpios, a ponto de fazer seu interlocutor se lembrar do perigo que corre em se mostrar ctico quanto ao futuro da Revoluo. Mas, como muitos cidados fran-

ceses dos primeiros anos da Revoluo, ele mergulha na chance que lhe parece oferecer a Histria, disposto a fazer todos os sacrifcios sem exigir nada em troca. Sua adeso aos princpios revolucionrios de liberdade, igualdade e fraternidade no depende de uma recompensa imediata, mas de uma promessa, que no pode ser quebrada sob pena de ver a ptria e suas conquistas serem destrudas. Embora envolvido com os trabalhos de sua seo, Gamelin permanece boa parte do romance como um membro modesto das classes que ascenderam na vida poltica francesa sem terem recebido benefcio direto da nova situao. O artista vive beira da misria ao lado de sua me. Junto com outros habitantes de seu bairro, ele faz longas filas para obter po, bem que se tornara escasso em Paris. O que cabe observar nesse momento que Gamelin no possui caractersticas especiais que pudessem distingui-lo entre os que haviam adotado os ideais dos novos tempos. Sua radicalidade no deriva nem de uma adeso pensada a um sistema filosfico complexo, como seu amigo Brotteaux, que fazia de Lucrcio seu mestre em todas as questes, nem de um conhecimento aprofundado das alavancas da poltica. Ele vive os novos tempos confiando nas novas idias e nas diretrizes que ouve de seus heris. Imerso na

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

476

Das barricadas vida privada

ao e no desejo de uma nova era, no lhe ocorre pensar nos riscos e nas possibilidades do processo que est vivendo. Embora seja um elo insignificante da cadeia revolucionria, ele vive sua vida entre a privacidade de uma famlia modesta, o amor por uma jovem, e as aes que cumpre na seo do bairro. Sua devoo cega porque Gamelin no v como a Frana poderia retornar ao estado anterior ou mesmo escolher um novo destino sem ver destrudas todas as suas conquistas. A posio do jovem pintor interessante exatamente por mostrar uma inscrio na cena pblica que no difere em muito de vrios momentos da Histria nos quais a participao de um nmero maior de cidados nas esferas polticas mudou-lhe a face. O adorador de Marat se inspira no modelo dos heris, mas no pretende ele mesmo ser heri. Se seu fanatismo j mostra os riscos de sua condio e a eficcia da propagao de uma nova viso de mundo, ele antes de tudo um homem comum imerso na ao, um indivduo que se guia por idias abstratas, mas conectadas intimamente aos processos que se desenvolvem na sociedade na qual luta para sobreviver. Gamelin aponta assim para a condio dos cidados comuns em um Estado no qual o engajamento na cena pblica um requisito para sua sobrevivncia.

Ora, em que pese densidade do personagem, seu amor por Elodie, Gamelin no demonstra ser capaz de refletir sobre o que vive. Em suas discusses com Brotteaux, ele ope sofistificao de Lucrcio uma f ingnua nos novos valores. A imerso na ao parece servir-lhe de guia em um mundo do qual no consegue escapar, mas tambm no compreende inteiramente (France, 1989, p. 93). Desse ponto de vista, ele parece demonstrar a tese de Charles Taylor quanto importncia das instncias simblicas e imaginrias na formao dos indivduos e dos agentes polticos. Para ele, a forma de ao dos membros de uma comunidade ser sempre o produto das condies objetivas de acolhimento dos atores nos mecanismos institucionais da arena pblica e os caminhos pelos quais essas formas so representadas pelos indivduos e a representao que eles tm de si mesmos (Taylor, 2003).9 Gamelin desse ponto de vista exemplar na dialtica entre valores aceitos e formas de ao. Mas os verdadeiros riscos contidos no elogio da ao revolucionria se encontram no momento em que ele deixa o terreno da ao com seus pontos obscuros e sua natural mutabilidade, para encontrar uma teoria que se converte em explicao total de toda vida social. Para Gamelin essa virada dar-se- no momen-

Para uma anlise de suas posies, ver Souza (2003, p. 23-61).

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

477

to em que encontra Robespierre. Conduzido pelos acasos da vida poltica de seu tempo a ser membro de um tribunal revolucionrio, o personagem s encarnar seu novo papel de maneira decidida quando passar a represent-lo como parte de um concerto universal destinado a conduzir a humanidade a um novo patamar. O terror surge no horizonte do pintor, quando seu desejo de preservar a obra da Revoluo d as mos a uma nova metafsica, que se sobrepe a todo e qualquer imperativo de prudncia ou bom senso, que, no territrio aberto da ao livre, costuma servir de freio para os excessos dos atores convertidos abstratamente a um novo iderio. Se Gamelin j se mostrava resistente ao pragmatismo do pai de sua amada, o jacobinismo de 1993 ser a porta de sada da realidade cotidiana, para o mergulho definitivo no reino universal do terror e do voluntarismo. A descrio do processo de imerso do personagem no mundo do jacobinismo lembra as palavras dirigidas por Saint-Just a Robespierre em uma carta de 10 de agosto de 1790:
Vs que sustentais a ptria contra a torrente do despotismo e da intriga, vs que conheo com a um deus, pelas maravilhas; endereo-me a vs, senhor, para suplic-lo de reunir-se a mim para salvar meu triste pas (Saint-Just, 1968, p. 370-371).

como a um deus que Gamelin escuta Robespierre e se sente salvo do mundo complexo da ao poltica no qual estivera perdido:
Evaristo escutou e compreendeu. At ento ele havia acusado a Gironda de preparar a restaurao da monarquia ou o triunfo da faco dos Orlans e de preparar a runa da cidade herica, que havia liberado a Frana e que um dia livraria o universo. Agora, com a voz do sbio, ele descobria verdades mais altas e mais puras; ele concebia uma metafsica revolucionria, que elevava seu esprito para alm das grosseiras contingncias, ao abrigo dos erros dos sentidos, na regio das certezas absolutas. As coisas so em seu natural misturadas e cheias de confuso; a complexidade dos fatos tal que neles nos perdemos. Robespierre os simplificava, apresentava o bem e o mal em frmulas simples e claras (France, 1989, p. 165).

O jacobinismo assim um processo de destruio do mundo da ao. Enquanto esteve confuso, Gamelin era capaz de escutar os argumentos contrrios s suas idias e compartilhar os espaos comuns da cidade, mesmo com aqueles que discordavam de sua f na Revoluo. A partir do momento em que deixa a esfera da ao, ou se preferirmos, em que deixa de interagir no mundo pblico com as armas da razo prtica, ele se torna incapaz de viver num espao democrtico. No reino das verdades, o diferente algo

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

478

Das barricadas vida privada

a ser eliminado. Num sentido muito claro, o jacobinismo se converte para ele numa salvao da poltica, numa redeno para as dificuldades de se viver intensamente os impasses de uma sociedade poltica. Dizendo de outra forma, o jacobinismo necessariamente um caminho para a destruio da arena pblica, e no sua realizao. Nos termos de nossos argumentos, ele uma teoria anti-republicana, e no sua realizao plena como pretenderam alguns.

4
O estudo das duas figuras tipo empreendido at aqui permite visualizar o impasse no qual se encontram os que gostariam de afirmar um modelo de repblica baseado no elogio da participao e na precedncia da ao na definio da relao dos indivduos com o mundo poltico. Como vimos, a simples afirmao de que a participao nos negcios pblicos um bem em si mesmo esbarra no fato de que as sociedades contemporneas deixam pouco espao para a interao direta dos indivduos com os mecanismos de deciso tanto em mbito nacional quanto internacional. O fenmeno observado desde o sculo XVIII por pensadores franceses, neles includo Rousseau, de que a democracia direta dos antigos se tornou um modelo irrealizvel nas na-

es de grandes dimenses se mostrou ainda mais radical nas sociedades de massa. O que importa, no entanto, nesse momento, notar que os modelos de relao indivduo-sociedade estudados so o produto de concepes sobre os fundamentos das sociedades polticas, que no podem ser aceitos como parte de uma natureza intrnseca de nosso tempo. Como sugere Charles Taylor, o que est em questo na verdade uma disputa entre o que chama de ontologias concorrentes (Taylor, 2000, p. 198-199). Uma concluso de nosso percurso a de que a plena realizao das figuras tipo aqui estudadas conduz destruio das sociedades livres e impede o desenvolvimento de qualquer uma de suas formas. Tanto a pura apatia quanto a entrega total ao e idia de construo voluntarista dos laos sociais incapacitam os atores a respeitar o valor bsico da liberdade, independentemente de que ela seja concebida maneira dos liberais como ausncia de constrangimento ou maneira dos defensores da repblica. Nesse sentido, preciso afirmar que o heri revolucionrio jacobino fruto de um republicanismo que se destri ao se realizar. Insistir, portanto, em acusar o anacronismo das concepes republicanas atuais com base nos resultados da ao dos jacobinos tomados na acepo anteriormente estudada lanar mo de

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Newton Bignotto

479

um procedimento retrico, que deixa de lado no apenas a crtica que os republicanos franceses do sculo XIX fizeram aos produtos mais diretos do voluntarismo dos partidrios de Robespierre, mas o fato essencial de que no h razo histrica vlida para associar jacobinismo e repblica como se fossem sinnimos. No h a menor dvida de que o ator heri est inscrito no campo das possibilidades dos defensores do republicanismo, mas no como sua sntese, e sim como seu limite. O cidado perdido no plo da identidade coletiva no mais um cidado livre e por isso deixou de poder agir na cidade, tendo como respaldo essencial sua condio de agente livre. Ao pender para o lado ns de seu prato, a balana deixa de representar uma sociedade republicana. Da mesma forma, um conjunto de cidados apticos e capazes apenas de se mobilizar para a defesa de seus interesses particulares uma presa fcil para os que visam interesses globais, que vo muito alm das fronteiras nacionais. A destruio do plo ns da balana deixa os indivduos isolados e sujeitos apenas vontade dos governantes de respeitar os contratos estabelecidos com a maioria silenciosa. A simples confiana na neutralidade das instituies democrticas representativas no se mostrou um freio adequado para lidar com as imposies de interesses infinitamente mais bem articulados do que os

dos indivduos atomizados. Tambm nesse caso, ao pender definitivamente para o plo do eu, a abalana se destri, levando consigo as democracias liberais. O que estamos propondo, portanto, que nenhuma sociedade pode conviver com um desequilbrio total entre os dois plos. claro que os defensores mais radicais dos dois modelos insistiram que os defeitos no so simtricos e que apenas os excessos dos defensores da tese oposta representa um risco para a vida nas sociedades democrticas. Nossa hiptese que essa aposta representa um risco para a liberdade, que no pode ser enfrentado seno com o abandono dos dois extremos. Com isso, no entanto, no queremos dizer que seja possvel uma espcie de mediania, que representaria um equilbrio perfeito para a vida poltica. Talvez o caminho mais saudvel e plausvel para uma vida poltica vivida segundo valores caros tradio republicana continue a exigir o respeito indeterminao da ao e a ateno pluralidade e diferena, que constitui o solo da cidadania nas sociedades industriais contemporneas. Sem a tolerncia ao outro, a aceitao dos riscos inerentes ao pblica e o amor da liberdade, estamos condenados a viver em simulacros do que foi em alguns momentos da Histria a marca de sociedades republicanas e democrticas.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

480

Das barricadas vida privada

Referncias bibliogrficas

ABENSOUR, Miguel. O herosmo e o enigma do revolucionrio. In: NOVAES, Adauto. Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. AUSTER, Paul. Linvention de la solitude. Paris: Actes Sud, 1988. CARVALHO, Jos Murilo de. Os trs povos da repblica. In: CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Repblica no Catete. Rio de Janeiro: Museu da Repblica, 2001. CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. FRANCE, Anatole. Les dieux ont soif. Paris: Gallimard, 1989. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das letras, 2002. LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1996.

MERLEAU-PONTY, M. loge de la Philosophie. Paris: Gallimard, 1960. RIBEIRO, Renato Janine. A sociedade contra o social. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. SAINT-JUST, L. A. L. Oeuvres choisies. Paris: Gallimard, 1968. SENNETT, Richard. O declnio do homem pblico. As tiranias da intimidade. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. SOUZA, Jess. A construo social da subcidadania. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. STARLING, Helosa. Lembranas do Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999. TAYLOR, Charles. Argumentos filosficos. So Paulo: Loyola, 2000. TAYLOR, Charles. Modern social imaginaries, 2003. (mimeo) TOCQUEVILLE. Lancien regime et la rvolution. Paris: Garnier-Flammarion, 1988. VOVELLE, Michel. Jacobinos e jacobinismo. Bauru: EDUSC, 2000.

E-mail de contato do autor: bignotto@ufmg.br

Artigo recebido em maio de 2006 e aprovado em julho de 2006.

n ova Economia_Belo Horizonte_16 (3)_459-480_setembro-dezembro de 2006

Вам также может понравиться