Вы находитесь на странице: 1из 3

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO POP ASSUNTO: Processo de Esterilizao em autoclave (Vapor saturado sob presso)

EDUCAO PERMANENTE

Cdigo: DE -CM -004 Pgina: 1 de 3

1- Situao de Reviso:
Situao 0.0 2 - Referncia: Data 08/05/2009 Alterao Validao

POP 01 CCIH Higienizao das mos

3 - Em que consiste?

Mtodo processado pela autoclave, capaz de eliminar todas as formas de vida microbiana. A atividade esterilizante da autoclave tem como principio a morte celular pela coagulao das protenas bacterianas, por meio do calor, de modo que o microorganismo perde suas funes vitais.
4 - Por que fazer?

Oferecer ao usurio um artigo livre da presena de microorganismos garantindo que o produto oferecido possa ser utilizado pelos profissionais sem risco de contaminao para a clientela.
5 - Quem dever fazer?

Tcnico de Enfermagem ou Auxiliar de Enfermagem

Elaborado por: Enf Ftima Maria Belote Silva Enf Raymunda Arajo Enf Charles Antunes da Costa

Validado por:

Revisado por:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO POP ASSUNTO: Processo de Esterilizao em autoclave (Vapor saturado sob presso)
EDUCAO PERMANENTE

Cdigo: DE -CM -004 Pgina: 2 de 3

6 - Quando dever fazer?

A cada trmino da limpeza e desinfeco, inspeo e empacotamento do material.


7 - Como fazer?

1. Disposio dos pacotes dentro da autoclave Lavar as mos Utilizar EPI Fazer o empilhamento vertical Acomodar o material por carga: Leve (15 minutos) e Pesada (30 minutos) No ultrapassar dois teros da capacidade da cmara e no encostar os pacotes nas paredes das autoclaves (80% da capacidade) Dispor os pacotes de forma intercalada, com espao de 2 cm entre eles e destes para as paredes da cmara; Caixas metlicas devem estar deitadas e utilizadas somente sem as tampas entre abertas ou perfuradas e recobertas com a embalagem adequada Objetos cncavos devem ser colocados de boca para baixo

2. Remoo do ar do interior da cmara e dos pacotes atravs de vcuo 3. Admisso do vapor Aps a exausto do ar, ocorre a admisso do vapor, iniciando-se a exposio dos materiais esterilizao. Compreende trs fases: Tempo de penetrao Tempo de esterilizao Intervalo de confiana

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO POP ASSUNTO: Processo de Esterilizao em autoclave (Vapor saturado sob presso)
EDUCAO PERMANENTE

Cdigo: DE -CM -004 Pgina: 3 de 3

4. Exausto do vapor 5. Secagem da carga Abrir autoclave (manter entre aberta); Aguardar 30 a 40 minutos; No retirar da cmara os pacotes molhados Os pacotes quentes no devem ser tocados ou colocados em superfcies frias Certificar se os indicadores externos passaram por esterilizao Encaminhar material esterilizado para a sala de estocagem e distribuio.

Вам также может понравиться