Вы находитесь на странице: 1из 3

A Poltica de Aristteles Por Fernando Toscano, 2006 (em portugus do Brasil) Este grande filsofo grego, filho de Nicmaco,

mdico de Amintas, rei da Macednia, nasceu em Estagira, colnia grega da Trcia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C. Aos dezoito anos, em 367, foi para Atenas e ingressou na academia platnica, onde ficou por vinte anos, at morte do Mestre. Nesse perodo estudou tambm os filsofos pr-platnicos, que lhe foram teis na construo do seu grande sistema. Enquanto seu mestre Plato inclinou-se preferencialmente por fazer desenhos de construes sociais imaginrias, utpicas, por projees sobre qual o melhor futuro da humanidade, Aristteles, seu discpulo mais famoso, procurou tratar das coisas reais, dos sistema polticos existentes na sua poca. Atentou por classific-los, definindo suas caractersticas mais proeminentes, separando-os em puros ou pervertidos. Desta forma, enquanto Plato inspirou revolucionrios e doutrinrios da sociedade perfeita, Aristteles foi o mentor dos grandes juristas e dos pensadores polticos mais inclinados cincia e ao realismo O que Aristteles pensava sobre os homens e a justia? "O homem, quando perfeito, o melhor dos animais, mas tambm o pior de todos quando afastado da lei e da justia, pois a injustia mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem bem usadas pela inteligncia e pelo talento, mas podem s-lo em sentido inteiramente oposto. Logo, quando destitudo de qualidades morais, o homem o mais impiedoso e selvagem dos animais, e o pior em relao ao sexo e gula" Aristteles chegou a Atenas com 18 anos para estudar na Academia platnica. Era natural da pequena cidade de Estagira, no norte da Grcia, onde nasceu em 384 a.C., filho de um mdico da corte macednica. Mais tarde, o rei Felipe II, provavelmente por indicao do seu doutor, solicitou-lhe que assumisse a funo de preceptor do jovem prncipe, o seu filho Alexandre. Aquele que se tornaria o conquistador do Imprio persa e um dos maiores generais da histria. Regressando a Atenas, aps ter cumprido a tarefa, decepcionou-se por Plato, seu mentor intelectual, no t-lo indicado como seu sucessor na Academia. Em vista disso, resolveu fundar uma escola anexa ao templo de Apolo Liceo, conhecida como escola peripattica ou Liceo. Com a repentina morte de Alexandre o Grande nas terras do Oriente em 323 a.C., Aristteles viu-se ameaado por uma agitao antimacednica, visto que os atenienses o tinham no s como um estrangeiro, um meteco, mas tambm como um provvel agente dos interesses do conquistador. Ameaado, o filsofo refugiou-se em Clcis, evitando, como ele disse que Atenas atentasse novamente contra a filosofia, tal como ocorrera antes dele com Anaxgoras, com Digoras e Protgoras, e tambm com Scrates. L, no exlio, ele faleceu em 322 a.C., com pouco mais de sessenta anos.

A poltica

A poltica aristotlica essencialmente unida moral, porque o fim ltimo do estado a virtude, isto , a formao moral dos cidados e o conjunto dos meios necessrios para isso. O estado um organismo moral, condio e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa. A poltica, contudo, distinta da moral, porquanto esta tem como objetivo o indivduo, aquela a coletividade. A tica a doutrina moral individual, a poltica a doutrina moral social. O estado, ento, superior ao indivduo, porquanto a coletividade superior ao indivduo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no estado efetua-se a satisfao de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, poltico, no pode realizar a sua perfeio sem a sociedade do estado. Quanto forma exterior do estado, Aristteles distingue trs principais: a monarquia, que o governo de

um s, cujo carter e valor esto na unidade, e cuja degenerao a tirania; a aristocracia, que o governo de poucos, cujo carter e valor esto na qualidade, e cuja degenerao a oligarquia; a democracia, que o governo de muitos, cujo carter e valor esto na liberdade, e cuja degenerao a demagogia. As preferncias de Aristteles vo para uma forma de repblica democrtico-intelectual, a forma de governo clssica da Grcia, particularmente de Atenas. No entanto, com o seu profundo realismo, reconhece Aristteles que a melhor forma de governo no abstrata, e sim concreta: deve ser relativa, acomodada s situaes histricas, s circunstncias de um determinado povo. De qualquer maneira a condio indispensvel para uma boa constituio, que o fim da atividade estatal deve ser o bem comum e no a vantagem de quem governa despoticamente. Crebro prodigioso e de saber enciclopdico, Aristteles comps dois grandes trabalhos sobre a cincia poltica: "Poltica" (Politia) que provavelmente eram lies dadas no Liceo e registradas por seus alunos, e a "Constituio de Atenas", obra que s se tornou mais conhecida, ainda que em fragmentos, no final do sculo XIX, mais precisamente em 1880-1, quando foi encontrada no Egito; registra as vrias formas e alteraes constitucionais que ela passou por obra dos seus grandes legisladores, tais como Drcon, Slon, Pisstrato, Clstenes e Pricles e que tambm pode ser lida como uma histria poltica da cidade. A "Poltica" (Politia) divide-se em oito livros, que tratam: da composio da cidade, da escravido, da famlia, das riquezas, bem como de uma crtica s teorias de Plato. Analisa tambm as constituies de outras cidades, num notvel exerccio comparativo, descrevendo-lhes os regimes polticos. Aristteles, por sua vez, no foge da tentao de tambm idealizar qual o modo de vida mais desejvel para as cidades e os indivduos, mas dedica a isso bem menos tempo do que seu mestre. Finaliza a obra com os objetivos da educao e a importncia das matrias a serem ensinadas.

A poltica com cincia Aristteles utiliza-se do termo poltica para um assunto nico: a cincia da felicidade humana. A felicidade consistiria numa certa maneira de viver, no meio que circunda o homem, nos costumes e nas instituies adotadas pela comunidade qual pertence. O objetivo da poltica , primeiro, descobrir a maneira de viver que leva felicidade humana, isto , sua situao material, e, depois, a forma de governo e as instituies sociais capazes de a assegurarem. As relaes sociais e seus preceitos so tratados pela tica, enquanto que a forma de governo se obtm pelo estudo das constituies das cidades-estados, matria pertinente poltica. "Em todas as artes e cincias", disse ele, "o fim um bem, e o maior dos bens e bem em mais alto grau se acha principalmente na cincia todo-poderosa; esta cincia a poltica, e o bem em poltica a justia, ou seja, o interesse comum; todos os homens pensam, por isso, que a justia uma espcie de igualdade, e at certo ponto eles concordam de um modo geral com as distines de ordem filosfica estabelecidas por ns a propsito dos princpios ticos."

Constituio e governo Segundo o estagirita, governo e constituio significam a mesma coisa, sendo que o governo pode ser exercido de trs maneiras diferentes; por um s, por poucos ou por muitos. Se tais governos tm como objetivo o bem comum, podemos dizer que so constituies retas, ou puras. Por outro lado, se os poderes forem exercidos para satisfazer o interesse privado de um s, de um grupo ou de apenas uma classe social, essa constituio est desvirtuada, depravou-se. Nota-se aqui o claro confronto ressaltado por ele entre a busca do bem comum e o interesse privado ou de classe. Quando um regime se inclina para o ltimo, para algum tipo de exclusivismo, voltando as costas ao coletivo, porque perverteu-se.

As formas de governo O exame do comportamento poltico dos homens, no importando a latitude, mostra que eles sempre se organizaram em trs formas de governo: a monrquica (governo de um s), a aristocrtica (governo dos melhores) e, finalmente, a democrtica (o governo da maioria ou do povo). Essas formas, no entanto, esto sujeitas, como vimos, a serem degradadas pelos interesses privados e pessoais dos homens, sofrendo alteraes na sua essncia. A tirania e a oligarquia, por exemplo, so deformaes da monarquia e da aristocracia que terminam por beneficiar interesses particulares, o do tirano e o do grupo que detm o poder, marginalizando o bem pblico. Quanto democracia, Aristteles lhe manifesta maior simpatia do que Plato, mas indica que ela est sujeita influncia dos demagogos, que constantemente incitam o povo contra os possuidores de bens, causando tentativas revolucionrias. Essas so esmagadas por golpes dados em nome da ordem. A polarizao das foras na vida da cidade estabelecida pelo conflito de interesses contrrios: o dos pobres (pr-democrticos) e o dos ricos (a favor da oligarquia).

O regime ideal Para obter uma sociedade estvel, ele considera que o regime mais adequado o misto, que equilibre a fora dos ricos com o nmero dos pobres. Para ele a sociedade ideal seria aquela baseada na mediania, que, ao mesmo tempo em que, graas presena de uma poderosa classe mdia, atenua os conflitos entre ricos e pobres, dando estabilidade organizao social. Esse governo, ele definia como timocracia (tim = honra), onde o poder poltico seria exercido pelos cidados proprietrios de algum patrimnio e que governariam para o bem comum. Em outros momentos este regime ideal chamado de politia (governo da maioria, mas regido por homens selecionados segundo a sua renda), que ele classifica entre as constituies retas. Projeo e crtica A preocupao de Aristteles caracterizou-se por enfatizar os regimes polticos que existiam, que eram concretos, elaborando uma precisa classificao deles, enquanto que Plato reservava seu interesse maior pelo idealizado. O mtodo aristotlico, emprico e detalhista, influenciar a maioria dos grandes tericos da cincia poltica, como N. Maquiavel no O Prncipe, 1532; T. Hobbes no Leviat, 1651; e Montesquieu em O Esprito das Leis, 1748. Critica-se Aristteles por ele no ter vislumbrado o surgimento, em sua prpria poca, de uma forma poltica superior da plis, a emergncia de um estado-imperial, supranacional e multicultural, cujas sementes foram deixadas pelo seu discpulo, Alexandre o Grande. Sabe-se, inclusive, que ele se manifestou em carta ao conquistador negando-lhe apoio a qualquer integrao maior com os asiticos, levantando contra eles argumentos preconceituosos e at racistas. Por mais poderoso que fosse o seu intelecto, ele continuo um homem limitado pelos muros da cidade-estado.

Вам также может понравиться