Вы находитесь на странице: 1из 4

Filipenses

Por Andr Sherring, maro de 2012.

Paulo e seus companheiros fundaram a igreja de Filipos na segunda viagem missionria do Apstolo (At 16:11-40) e esta foi a primeira igreja em Continente europeu. Algum tempo depois, Paulo escreve aos filipenses, uma carta de gratido pela ajuda deles ao Apstolo em priso e encoraj-los na f. Com uma conscincia de que um dos frutos do ESPRITO, a alegria, no se confunde com as circunstncias da felicidade ou infelicidade desta vida. Na verdade, creio que sem conhecer a inteno de DEUS com esta Carta, Paulo escreve um tratado sobre os benefcios pessoais do Evangelho, como algo primordial na caminhada com CRISTO neste mundo cado. Entendido isso, essencial passar pelo processo de internalizao e absoro desta poderosa Carta, para na plenitude cantar em adorao a DEUS, na qual, a frase chave desta Epstola alegrai-vos sempre no SENHOR; outra vez digo, alegrai-vos (Fp 4:4). O Apstolo Paulo escreve esta Carta em priso domiciliar (At 28:16 e 30) e afirma que estar naquele local, no foi em vo (Fp 1:2ss), pois, alm das diversas atividades, nasceu esta poderosa mensagem, na qual, o Evangelho, antes de cumprir os objetivos para fora, o ide de CRISTO, bom que cumpra os objetivos para dentro, ou seja, os benefcios pessoais das boa novas produzindo frutos nos seguidores de CRISTO. Logo se percebe que DEUS nos revela por esta Epstola, a diferenciar felicidade de alegria, porque a primeira depende das circunstncias, mas a alegria depende do SENHOR, em que, o grande chamado do Evangelho para a PAZ (Fl 4:7) e Filipenses vai revelando este processo at lembrar-nos os pensamentos que o SENHOR tem sobre ns, que so pensamentos de paz (Jr 29:11) e no de mal. Este processo de ganhos pessoais para a nossa alma, comea com a mutualidade (Fl 1) nos nossos relacionamentos, um viver em humildade (Fl 2), buscar a excelncia em conhecer JESUS (Fl 3) e a alegria em CRISTO para termos descanso, paz e consolo.

Filipenses 1, comea tratando dos conceitos prticos de unio, unidade e mutualidade na prtica do perdo , da graa e misericrdia em amor, primeiramente entre os irmos e tambm em todos os nossos relacionamentos sem interesse prprio (v. 7 e 8). Filipenses 2, h o convite neste processo, que para vivermos unidos concordemente no SENHOR, preciso um corao ensinvel, aberto, desarmado para aprendermos a humildade que JESUS voluntariamente escolheu para si. Neste captulo o SENHOR conceitua humildade e trs princpios muito contrrios ao pensamento humanista, ou seja, humildade para JESUS colocarse em uma posio de inferioridade. NO SER INFERIOR, COLOCAR-SE NUMA POSIO DE INFERIORIDADE. Se observarmos nos relatos da vida de JESUS, Ele colocava-se por vezes em condio de inferioridade, em que, JESUS sempre se colocou inferior a DEUS PAI, mas no . JESUS era exemplo de estar em submisso a DEUS por opo (v. 5, 7 e 8) e voluntariedade. D mesma forma Ele espera este sentimento voluntarioso em ns quando afirma no versculo 3b que cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 3, DEUS nos convida a abandonar uma vida religiosa dos nossos achismos, dos nossos preceitos geradores de preconceitos, que mais escravizam a nossa alma em um sistema ou esquema aparentemente bom diante de DEUS (v. 2-7), porm, pela excelncia do conhecimento de CRISTO, a escolha correta viver agora uma vocao nEle. Filipenses 4, ao fim desta Carta, Paulo revela pelo ESPRITO SANTO que o grande chamado do Evangelho para a paz que excede o entendimento humano e por fim, chama-nos para o mandamento da alegria e vivermos em unio CONCORDEMENTE no SENHOR. Com isso, o Apstolo demonstra um nvel de maturidade crist, quando aprende que o verdadeiro segredo da alegria e da paz, esta em imitar a CRISTO e servir ao prximo. Se primeiro no aprendermos e vivermos os benefcios do Evangelho em ns, nossas igrejas e comunidades de ajuntamento de sais no saleiro

continuaro a usar a estratgia do farisasmo que o seguinte: encontrar o perdido e perder o encontrado (Mt 23:2-4). Com este aprendizado, estaremos capacitados, por meio de CRISTO JESUS a sermos ovelhas prontas a cumprir os objetivos do Evangelho para fora, conforme Mt 28:19-20. E esta vida, no nos cansar, no fadigar, sabem porque? Porque se cumprir Isaas 40:31 - Mas os que esperam no SENHOR renovaro as foras, subiro com asas como guias; correro, e no se cansaro; caminharo, e no se fatigaro. Porque a alegria do SENHOR a vossa fora. Neemias 8:10.

Вам также может понравиться