Вы находитесь на странице: 1из 3

Faculdade Pitgoras Campus Linhares/ES Disciplina Fundamentos Scio-Culturais Prof. Msc.

. Kleber de Oliveira Aluno: Dener Geraldo Corra Gomes 2 Perodo matutino 21/09/2011 Prova: Questo: O corpo do homem e da mulher so diferentes. Mas a identidade do gnero, masculina ou feminina, algo que (no entendimento da psicanlise) vai sendo construda ao longo do tempo, como consequencia das vivencias do sujeito na vida familiar e social. (Magdalena Nigro, psicanalista e professora da Fespsp) Elabore um texto que desenvolva a idia proposta pela autora acima, com base na tese de: natureza scio-cultural do humano, utilizando os conceitos, debates e bibliografias estudadas no primeiro bimestre do curso. Resposta: A idia do conceito exclusivamente biolgico para a existncia do sujeito no nico fator determinante, mas tambm devem ser considerados os aspectos sociais e culturais para compreend-lo. Entende-se o humano como sendo o produto de si mesmo e do mundo. Dentre todas as espcies, somente o ser humano exerce o trabalho, no como resposta instintiva ou aes de reflexo, como algumas espcies superiores que possuem inteligncia concreta mas o homem d significado ao trabalho, pois para ele uma atividade consciente. Os animais no planejam, mas realizam suas aes instintivamente, por herana biolgica, no possuindo conscincia da finalidade da ao produzida. Ao contrrio do homem que executa suas aes com o sentido da previso e do significado das mesmas aes. D-se a isso o nome de trabalho (como dito acima), que permite ao homem a interveno na natureza e em si mesmo. Reconhecendo assim que o trabalho a condio de transcendncia e, portanto, expresso da liberdade. Expresso de liberdade, pois produz no homem o conceito que lhe capacita ao domnio sobre si e suas decises, ou seja, essa outorga de liberdade que lhe faz capaz de auto-construir. Nesse sentido, a construo da subjetividade do homem est integralmente ligada s suas escolhas, a produo de cultura, ao meio que vive, e as relaes produzidas na comunidade.

Quando a espcie humana toma conscincia de si mesma, concretiza-se a atividade humana ou a humanizao. Atos voluntrios, conscientes de finalidade, pensamentos

(possibilidades/fins), remetendo execuo (escolhas/meios), ou seja, possui a capacidade de mudana, escolhas, planejamento, readequao dos processos. Assim o ser humano produz cultura. Cultura como a forma que o indivduo v o mundo. Por isso a cultura no somente ornamento, mas condio essencial da existncia humana e sua especificidade, como foram apresentadas em sala de aula (17/08/2011). A cultura ento se torna imprescindvel para a produo do humano. Assim possvel afirmar que ainda que o aparato biolgico defina a natureza dos sexos (masculino/feminino), a identidade de gnero produzida pelo meio, pelo social e pela significao que essas relaes impem ao indivduo. Para Peter e Brigitte Berger, o ser humano desde a infncia, tem o seu mundo habitado por outras pessoas. E isso se constri a biografia do indivduo, que desde o nascer at o fim torna-se sua histria e das suas relaes sociais. Assim esses componentes sociais, ou seja, a experincia social constitui o ponto crucial de toda a sua existncia nesta construo do indivduo. Ainda para cooperar com essa construo do gnero do humano, tem-se ainda a socializao desse mesmo individuo, onde ele receber todo o aparato social de valores, tica, religio, ou no, costumes, para faz-lo apto para viver em sociedade. Da a necessidade da famlia, do grupo social, da igreja, da escola, da comunidade, ou seja, tudo que conduza aquela pessoa a cada vez mais se sentir pertencendo ao grupo, com a convico que esses valores interiorizados sero transmitidos posteridade do seu grupo. Nesse sentido tenta-se estudar o significado do humano nessa vivencia em sociedade, ou seja, surgem teorias que tentam compreender isso. Para K. Marx, o significado do homem s pode ser compreendido a partir das classes sociais, ou seja, o ser humano precisa se engajar na luta social de classe, adquirindo significado atravs da conscincia de classe. E. Durkheim define o sujeito a partir da sociedade, e nisso, o sujeito toma conscincia da sua pertena como tambm de todo o aparato social que nisso se inclui, fazendo da sociedade o elemento maior, que est sobre o sujeito. Nisso entende-se que o individuo deve adaptar-se sociedade. Ao contrrio disso, M. Weber no define a sociedade como algo externo ao individuo, mas uma padronizao de interaes sociais do individuo. Assim sendo, ao individuo cabe-lhe sua interao no contexto social atravs de suas aes, inquirindo dele o por qu das tomadas de decises e o que o leva a faz-las. Para isso a ao social do individuo pressupe ser orientada, que necessariamente ser pela tradio, afetiva, ou racional voltada aos valores ou aos fins. Pierre Castres, ao estudar os guaiaquis, indgenas sul-americanos, constata algumas construes sociais importantes. Em sua obra A sociedade contra o Estado, em especial no captulo O Arco e o Cesto, vrias construes sociais, diferentes de muitas culturas so exemplificados, como fruto do meio em que aquele aparato cultural foi construdo.

A construo do homem, que desde tenra idade educado para o arco, prevendo que no futuro ser ele tambm um guerreiro que produzir a subsistncia para o grupo. De igual modo a mulher, que tambm apresentada ao cesto, que a acompanhar at o fim de sua vida, simbolizando que dela depende a recolha e preparo do alimento para o grupo. E cada um dos dois, o jovem e a jovem, tanto senhores como prisioneiros, um do seu cesto, o outro do seu arco, ascendem dessa forma idade adulta. Enfim, quando morre um caador, seu arco e suas flechas so ritualmente queimados, como o tambm o ltimo cesto de uma mulher: pois, como smbolos das pessoas, no poderiam sobreviver a elas. Mas h tambm outras construes importantes, que ajudam na compreenso da construo do sujeito, como homem e mulher, por exemplo, a existncia de lares polindricos, ou seja, possui aquele grupo um excesso de homens em comparao ao nmero de mulheres. Sendo assim, a necessidade da tribo provocou essa opo para solucionar que com a aprovao daquele meio social construiu valores, tica, compromissos sociais, como por exemplo: o caador no se alimenta da sua prpria caa, isso lhe causaria m sorte em suas caadas, logo, a sua caa saboreada pelo outro caador, seu vizinho, e de igual modo o outro lhe presenteia com a caa adquirida, reproduzindo assim no inconsciente daquele grupo que caa e mulher repartido com o outro. Por isso, pode-se afirmar que a base biolgica no determina exclusivamente o papel o comportamento social, pois cada sociedade ensina como o corpo vai ser moldado. Pois os papis sociais so definidos histricos e socialmente, seja do homem como tambm da mulher. Segundo Judith Butler haver sempre um ato performtico na vivncia dos papeis dos gneros, ou seja, os gneros constituem a performance: sexo/atuao/desejo padres sociais ao orientada. Bibliografia:

CLASTRES, Pierre. O Arco e o Cesto. In A Sociedade contra o Estado. Pesquisas de Antropologia Poltica. Traduo de Theo Santiago. - Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. Pgs. 71-89.

Вам также может понравиться