Вы находитесь на странице: 1из 6

O Idealismo Lgico: Hegel Com o idealismo absoluto de Hegel, o idealismo fenomnico kantiano alcana logicamente o seu vrtice metafsico.

Hegel fica fiel ao historicismo romntico, concebendo a realidade como vir-a-ser, desenvolvimento. Este vir-a-ser, porm, racionalizado por Hegel, elevado a processo dialtico; e este processo dialtico no um movimento a quo adi quod, e sim um processo circular, emanentista.

Jorge Guilherme Frederico Hegel nasceu em Stutgart, em 1770. Estudou teologia e filosofia. Interessou-se pelos problemas religiosos e polticos, simpatizando-se pelo criticismo e pelo iluminismo; em seguida se dedicou ao historicismo romntico. Aproximou-se dos sistemas de Fichte e de Schelling, afastando-se deles em seguida at combat-los quando professor nas universidades de Jena, Heidelberg e Berlim. Nessa ltima universidade lecionou at h morte, adquirindo grande renome e exercendo vasta influncia. Faleceu em 1831 vtima de clera. Renunciara, entrementes, aos ideais revolucionrios e crticos, para favorecer as tendncias absolutistas e intransigentes do estado prussiano.

Em seus ltimos anos, torna-se suspeito de pantesmo; alguns o ridicularizaram (apelidando-o de Absolutus von Hegelingen); corre o boato de que ele duvida da imortalidade da alma. Na realidade, Hegel era ao mesmo tempo suficientemente prudente e sufucientemente hermtico para que se tornasse muito difcil fazer-lhe acusaes precisas dessa ordem! O poeta Heinrich Heine, que seguiu seus cursos de 1821 a 1823, conta, no entanto, que ele, um dia, respondeu bruscamente a um estudante que lhe falava do Paraso: "O senhor ento precisa de uma gorjeta porque cuidou de sua me enferma e porque no envenenou ningum!" Em todo caso, o futuro mostraria amplamente que a filosofia do pensador oficial da monarquia escondia um grande poder explosivo!

Como a filosofia de Spinoza, a de Hegel uma filosofia da inteligibilidade total, da imanncia absoluta. A razo aqui no apenas, como em Kant, o entendimento humano, o conjunto dos princpios e das regras segundo as quais pensamos o mundo. Ela igualmente a realidade profunda das coisas, a essncia do prprio Ser. Ela no s um modo de pensar as coisas, mas o prprio modo de ser das coisas: "O racional real e o real racional". Podemos, portanto, considerar Hegel como o filsofo idealista por excelncia, uma vez que, para ele, o fundo do Ser (longe de ser uma coisa em si inacessvel) , em definitivo, Idia, Esprito. Sua filosofia representa, ao mesmo tempo, com relao crtica kantiana do conhecimento, um retorno ontologia. o ser em sua totalidade que significativo e cada acontecimento particular no mundo s tem sentido finalmente em funo do Absoluto do qual no mais do que um aspecto ou um momento.

Hegel porm se distingue de Spinoza e surge para ns como um filsofo essencialmente moderno, pois, para ele, o mundo que manifesta a Idia no uma natureza semelhante a si mesma em todos os tempos, que dizia que a leitura dos jornais era "sua prece matinal cotidiana", como todos os seus contemporneos, muito meditou sobre a Revoluo Francesa, e esta lhe mostra que as estruturas sociais, assim como os pensamentos dos homens, podem ser modificadas, subvertidas no decurso da histria. O que h de original em seu idealismo que, para Hegel, a idia se manifesta como processo histrico: "A histria universal nada mais do que a manifestao da razo".

As principais obras de Hegel so: A Fenomenologia do Esprito; A Lgica; A Enciclopdia das Cincias Filosficas; A Filosofia do Direito. Foi um gnio poderoso; sua cultura foi vastssima, bem como a sua capacidade sistemtica, tanto assim que se pode considerar o Aristteles e o Toms de Aquino do pensamento contemporneo. No entanto, freqentemente deforma os fatos para enquadr-los no esquema lgico do seu sistema racionalista-dialtico, bem como altera este por interesses prticos e polticos.

preciso compreender tambm que a histria um progresso. O vir-a-ser de muitas peripcias no seno a histria do Esprito universal que se desenvolve e se realiza por etapas sucessivas para atingir, no final, a plena posse, a plena conscincia de si mesmo. "O absoluto, diz Hegel, s no final ser o que ele na realidade". O pantesmo de Spinoza identificava Deus com a natureza: Deus sive natura. O pantesmo hegeliano identifica Deus com a Histria. Deus no o que - ao menos s parcial e muito provisoriamente o que atualmente - Deus o que se realizar na Histria. (Neste sentido, ainda h algo de hegeliano na filosofia de Teilhard de Chardin). Por conseguinte, a histria, para Hegel, uma odissia do Esprito Universal", em suma, se nos permitem o jogo de palavras, uma "teodissia". Consideremos a histria da terra. De incio s existem minerais, depois, vegetais e, em seguida, animais. No temos a impresso de que seres cada vez mais complexos, cada vez mais organizados, cada vez mais autnomos surgem no Universo? O Esprito, de incio adormecido, dissimulado e como que estranho a si mesmo, "alienado" no universo, surge cada vez mais manifestamente como ordem, como liberdade, logo como conscincia. Esse progresso do Esprito continua e se concluir atravs da histria dos homens. Cada povo cada civilizao, de certo modo, tem por misso realizar uma etapa desse progresso do Esprito. O Esprito humano de incio uma conscincia confusa, um esprito puramente subjetivo, a sensao imediata. Depois, ele consegue encarnar-se, objetivar-se sob a forma de civilizaes, de instituies organizadas. Tal o esprito objetivo que se realiza naquilo que Hegel chama de "o mundo da cultura". Enfim, o Esprito se descobre mais claramente na conscincia artstica e na conscincia religiosa para finalmente apreender-se na Filosofia (notadamente na filosofia de Hegel, que pretende totalizar sob sua alada todas as outras filosofias) como Saber Absoluto. Desse modo, a filosofia o saber de todos os saberes: a sabedoria suprema que, no final, totaliza todas as obras da cultura ( s no crepsculo, diz Hegel, que o pssaro de Minerva levanta vo). Compreendemos bem, em todo caso, que, nessa filosofia puramente

imanentista, Deus s se realiza na histria. Em outras palavras, a forma de civilizao que triunfa a cada etapa da histria aquela que, naquele momento, melhor exprime o Esprito. Aps ter saudado em Napoleo "o esprito universal a cavalo", Hegel ver no estado prussiano de seu tempo a expresso mais perfeita do Esprito Absoluto. Por conseguinte, Hegel daqueles que acham que a fora no "oprime" o direito (essa frmula, abusivamente atribuda a Bismarck, nada significa), mas que o exprime, que aquele que vitorioso na Histria , simultaneamente, o mais dotado de valor e que a virtude, como ele diz, "exprime o curso do mundo".

Segundo as normas da lgica clssica, essa identificao da Razo com o Devir histrico absolutamente paradoxal. De fato, a lgica clssica considera que uma proposio fica demonstrada quando reduzida, identificada a uma proposio j admitida. A lgica vai do idntico ao idntico. A histria, ao contrrio, o domnio do mutvel. O acontecimento de hoje diferente do de ontem. Ele o contradiz. Aplicar a razo histria, por conseguinte, seria mostrar que a mudana aparente, que no fundo tudo permanece idntico. Aplicar a razo histria seria negar a histria, recusar o tempo. Ora, contrariando tudo isso, o racionalismo de Hegel coloca o devir, a histria, em primeiro plano. Como isso possvel?

possvel porque Hegel concebe um processo racional original - o processo dialtico - no qual a contradio no mais o que deve ser evitado a qualquer preo, mas, ao contrrio, se transforma no prprio motor do pensamento, ao mesmo tempo em que o motor da histria, j que esta ltima no seno o Pensamento que se realiza. Repudiando o princpio da contradio de Aristteles e de Leibnitz, em virtude do qual uma coisa no pode ser e, ao mesmo tempo, no ser, Hegel pe a contradio no prprio ncleo do pensamento e das coisas simultaneamente. O pensamento no mais esttico, ele procede por meio de contradies superadas, da tese anttese e, da, sintese, como num dilogo em que a verdade surge a partir da discusso e das contradies. Uma proposio (tese) no pode se pr sem se opor a outra (anttese) em que a primeira negada, transformada em outra que no ela mesma ("alienada"). A primeira proposio encontrar-se- finalmente transformada e enriquecida numa nova frmula que era, entre as duas precedentes, uma ligao, uma "mediao" (sntese).

A Dialtica A dialtica para Hegel o procedimento superior do pensamento , ao mesmo tempo, repetimo-la, "a marcha e o ritmo das prprias coisas". Vejamos, por exemplo, como o conceito fundamental de ser se enriquece dialeticamente. Como que o ser, essa noo simultaneamente a mais abstrata e a mais real, a mais vazia e a mais compreensiva (essa noo em que o velho Parmnides se fechava: o ser , nada mais podemos dizer), transformase em outra coisa? em virtude da contradio que esse conceito envolve. O conceito de ser o mais geral, mas tambm o mais pobre. Ser, sem qualquer qualidade ou determinao - , em

ltima anlise, no ser absolutamente nada, no ser! O ser, puro e simples, equivale ao noser (eis a anttese). fcil ver que essa contradio se resolve no vir-a-ser (posto que vir-a-ser no mais ser o que se era). Os dois contrrios que engendram o devir (sntese), a se reencontram fundidos, reconciliados.

Vejamos um exemplo muito clebre da dialtica hegeliana que ser um dos pontos de partida da reflexo de Karl Marx. Trata-se de um episdio dialtico tirado da Fenomenologia do Esprito, o do senhor e o escravo. Dois homens lutam entre si. Um deles pleno de coragem. Aceita arriscar sua vida no combate, mostrando assim que um homem livre, superior sua vida. O outro, que no ousa arriscar a vida, vencido. O vencedor no mata o prisioneiro, ao contrrio, conserva-o cuidadosamente como testemunha e espelho de sua vitria. Tal o escravo, o "servus", aquele que, ao p da letra, foi conservado.

a) O senhor obriga o escravo, ao passo que ele prprio goza os prazeres da vida. O senhor no cultiva seu jardim, no faz cozer seus alimentos, no acende seu fogo: ele tem o escravo para isso. O senhor no conhece mais os rigores do mundo material, uma vez que interps um escravo entre ele e o mundo. O senhor, porque l o reconhecimento de sua superioridade no olhar submisso de seu escravo, livre, ao passo que este ltimo se v despojado dos frutos de seu trabalho, numa situao de submisso absoluta.

b) Entretanto, essa situao vai se transformar dialeticamente porque a posio do senhor abriga uma contradio interna: o senhor s o em funo da existncia do escravo, que condiciona a sua. O senhor s o porque reconhecido como tal pela conscincia do escravo e tambm porque vive do trabalho desse escravo. Nesse sentido, ele uma espcie de escravo de seu escravo.

c) De fato, o escravo, que era mais ainda o escravo da vida do que o escravo de seu senhor (foi por medo de morrer que se submeteu), vai encontrar uma nova forma de liberdade. Colocado numa situao infeliz em que s conhece provaes, aprende a se afastar de todos os eventos exteriores, a libertar-se de tudo o que o oprime, desenvolvendo uma conscincia pessoal. Mas, sobretudo, o escravo incessantemente ocupado com o trabalho, aprende a vencer a natureza ao utilizar as leis da matria e recupera uma certa forma de liberdade (o domnio da natureza) por intermdio de seu trabalho. Por uma converso dialtica exemplar, o trabalho servil devolve-lhe a liberdade. Desse modo, o escravo, transformado pelas provaes e pelo prprio trabalho, ensina a seu senhor a verdadeira liberdade que o domnio de si mesmo. Assim, a liberdade estica se apresenta a Hegel como a reconciliao entre o domnio e a servido.

Hegel parte, fundamentalmente, da sntese a priori de Kant, em que o esprito constitudo substancialmente como sendo o construtor da realidade e toda a sua atividade reduzida ao mbito da experincia, porquanto da ntima natureza da sntese a priori no poder, de modo nenhum, transcender a experincia, de sorte que Hegel se achava fatalmente impelido a um monismo imanentista, que devia necessariamente tornar-se panlogista, dialtico. Assim, deviam se achar na realidade nica da experincia as caractersticas divinas do antigo Deus transcendente, destrudo por Kant. Hegel devia, portanto, chegar ao pantesmo imanentista, que Schopenhauer, o grande crtico do idealismo racionalista e otimista, declarar nada mais ser que atesmo imanentista.

No entanto, para poder elevar a realidade da experincia ordem da realidade absoluta, divina, Hegel se achava obrigado a mostrar a racionalidade absoluta da realidade da experincia, a qual, sendo o mundo da experincia limitado e deficiente, por causa do assim chamado mal metafsico, fsico e moral, no podia, por certo, ser concebida mediante o ser (da filosofia aristotlica), idntico a si mesmo e excluindo o seu oposto, e onde a limitao, a negao, o mal, no podem, de modo nenhum, gerar naturalmente valores positivos de bem verdadeiro. Mas essa racionalidade absoluta da realidade da experincia devia ser concebida mediante o vir-a-ser absoluto (de Herclito), onde um elemento gera o seu oposto, e a negao e o mal so condies de positividade e de bem.

Apresentava-se, portanto, a necessidade da inveno de uma nova lgica, para poder racionalizar o elemento potencial e negativo da experincia, isto , tudo que h no mundo de arracional e de irracional. E por isso Hegel inventou a dialtica dos opostos, cuja caracterstica fundamental a negao, em que a positividade se realiza atravs da negatividade, do ritmo famoso de tese, anttese e sntese. Essa dialtica dos opostos resolve e compe em si mesma o elemento positivo da tese e da anttese. Isto , todo elemento da realidade, estabelecendo-se a si mesmo absolutamente (tese) e no esgotando o Absoluto de que um momento, demanda o seu oposto (anttese), que nega e o qual integra, em uma realidade mais rica (sntese), para daqui comear de novo o processo dialtico. A nova lgica hegeliana difere da antiga, no somente pela negao do princpio de identidade e de contradio - como eram concebidos na lgica antiga - mas tambm porquanto a nova lgica considerada como sendo a prpria lei do ser. Quer dizer, coincide com a ontologia, em que o prprio objeto j no mais o ser, mas o devir absoluto.

Dispensa-se acrescentar como, a experincia sendo a realidade absoluta, e sendo tambm vira-ser, a histria em geral se valoriza na filosofia; igualmente no preciso salientar como o conceito concreto, isto , o particular conexo historicamente com o todo, toma o lugar do conceito abstrato, que representa o elemento universal e comum dos particulares. Estamos, logo, perante um panlogismo, no esttico, como o de Spinoza, e sim dinmico, em que atravs do idealismo absoluto - o monismo, que Hegel considerava pantesmo, levado s suas extremas conseqncias metafsicas imanentistas.

Podemos resumir assim:

1. - A lgica tradicional afirma que o ser idntico a si mesmo e exclui o seu oposto (princpio de identidade e de contradio); ao passo que a lgica hegeliana sustenta que a realidade essencialmente mudana, devir, passagem de um elemento ao seu oposto;

2. - A lgica tradicional afirma que o conceito universal abstrato, enquanto apreende o ser imutvel, realmente, ainda que no totalmente; ao passo que a lgica hegeliana sustenta que o conceito universal concreto, isto , conexo histrica do particular com a totalidade do real, onde tudo essencialmente conexo com tudo;

3. - A lgica tradicional distingue substancialmente a filosofia, cujo objeto o universal e o imutvel, da histria, cujo objeto o particular e o mutvel; ao passo que a lgica hegeliana assimila a filosofia com a histria, enquanto o ser vir-a-ser;

4. - A lgica tradicional distingue-se da ontologia, enquanto o nosso pensamento, se apreende o ser, no o esgota totalmente - como faz o pensamento de Deus; ao passo que a lgica hegeliana coincide com a ontologia, porquanto a realidade o desenvolvimento dialtico do prprio "logos" divino, que no esprito humano adquire plena conscincia de si mesmo.

Visto que a realidade o vir-a-ser dialtico da Idia, a autoconscincia racional de Deus, Hegel julgou dever deduzir a priori o desenvolvimento lgico da idia, e demonstrar a necessidade racional da histria natural e humana, segundo a conhecida trade de tese, anttese e sntese, no s nos aspectos gerais, nos momentos essenciais, mas em toda particularidade da histria. E, com efeito, a realidade deveria transformar-se rigorosamente na racionalidade em um sistema coerente de pensamento idealista e imanentista.

No mister dizer que essa histria dialtica nada mais que a histria emprica, arbitrariamente potenciada segundo a no menos arbitrria lgica hegeliana, em uma possvel assimilao do devir emprico do desenvolvimento lgico - ainda que entendido dialeticamente, dinamicamente. Tal histria dialtica deveria, enfim, terminar com o advento da filosofia hegeliana, em que a Idia teria acabado a sua odissia, adquirindo conscincia de si mesma, isto , da sua divindade, no esprito humano, como absoluto. Mas, desse modo, viria a ser negada a prpria essncia da filosofia hegeliana, para a qual o ser, isto , o pensamento, nada mais que o infinito vir-a-ser dialtico.

Вам также может понравиться