Вы находитесь на странице: 1из 3

QUARTA-FEIRA, 8 DE AGOSTO DE 2007

Disjuntores
O disjuntor um equipamento de proteo contra sobrecargas ou curto-circuitos. , tambm, muito utilizar como interruptor.

Ele deve sempre ser ligado na(s) fase(s), nunca no neutro (apesar de haver modelos trifsicos com entrada para neutro). H uma simples explicao para isso: a fase que ocasiona o choque eltrico, ento no faz sentido deixar de interromp-la para interromper o neutro.

O disjuntor composto basicamente pelos contatos, um bimetlico e um circuito magntico. Contatos: servem para seccionar o circuito, intencionalmente (manobra de uma pessoa) ou de forma automtica (sobrecarga ou curto-circuito). Bimetlico: detecta sobrecargas. uma lmina composta por dois tipos de metais, de dilatao diferente. Assim, com o aumento da temperatura (devido ao aumento da passagem da corrente eltrica), a lmina tende para o lado do metal de menor dilatao, at um limite onde o bimetlico sair do circuito. Circuito magntico: detecta curto-circuitos. Como no incio do curto-circuito, a corrente aumenta muito e de modo instatneo, h uma deteco pelo circuito magntico (devido a grande variao do fluxo magntico). Em muitas instalaes bifsicas, o pessoal utiliza 2 disjuntores monofsicos, o que errado! Pois, em caso de problemas, apenas um disjuntor desarmar, enquanto o outro continuar com continuidade. Assim, a fase continuar chegando no equipamento, que no momento de manuteno, pode causar acidentes. Vale lembrar que motores trifsicos podem queimar por falta de uma fase, ou seja, no utilize 3 disjuntores monofsicos para proteger o circuito dele, e sim, apenas um tripolar. Para seu dimensionamento, faz-se necessrio conhecer a corrente nominal do circuito que ele ir proteger e a corrente mxima do condutor. A corrente de desarma do disjuntor obrigatoriamente tem que estar entre as duas citadas anteriormente: Maior que a corrente nominal do circuito: seno, em condies normais, com o circuito todo carregado, o disjuntor desarmaria;

Menor que a corrente mxima do condutor: a funo principal do disjuntor, proteger a instalao eltrica. Assim, antes que chegue a corrente mxima suportada pelo condutor, ele dever desarmar.

Se entre ambas houver apenas um disjuntor (por sua corrente nominal (de desarme)), projete-o. Caso contrrio, siga os seguintes passos: Para o disjuntor 1, multiplique-a por 1,9 (se disjuntor for menor ou igual a 10A), 1,75 (de 16A a 25A) ou 1,6 (maior que 25A). Se este resultado for menor ou igual ao produto da corrente mxima do condutor por 1,45, este disjuntor pode ser utilizado. Para o disjuntor 2, faa a mesma coisa. Se ambos poderem ser utilizados, voc ter que usar o bom-senso para que: a corrente nominal do disjuntor no fique nem to prximo corrente nominal do circuito, e nem to prximo corrente mxima do condutor. Vale tambm considerar utilizar o disjuntor de menor amperagem para circuitos resistivos. Se o disjuntor for instalado em ambientes de alta temperatura (acima de 40C), faz-se necessrio acrescentar mais uma condio para seu dimensionamento: a corrente nominal do circuito tem que ser igual ou menor do que o produto da corrente nominal do disjuntor pelo fator de temperatura (a tabela pode ser encontrada facilmente na Internet). Isso porque o disjuntor j estaria aquecido, e desarmaria em uma corrente menor do que a projetada para ele. Desse modo, projetado um disjuntor de maior amperagem para compensar o aumento da temperatura. Lembrando que, caso a temperatura do ambiente volte a baixar definitivamente, necessrio um novo dimensionamento do disjuntor, seno poder acontecer de que sua corrente de desarme esteja maior que a corrente mxima do condutor. E como falei, para ambientes quentes, isso no problema, desde que projetado corretamente. Preste ateno tambm na diferena de temperatura ambiente entre o local do disjuntor e a extenso do circuito que ele protege. Possa ser que ele esteja num local muito mais frio que o seu condutor, assim sua corrente de disparo ser maior do que a especificada, podendo ultrapassar a corrente mxima suportada pelo condutor.

CURVAS DE CARGA DE UM DISJUNTOR: Os disjuntores de curva B e C protegem integralmente os condutores eltricos da instalao contra curto-circuito e sobrecargas sendo que o de curva B protege de forma mais eficaz contra os curtos de baixa intensidade. Os de curva B, so mais usados para cargas resistiva, chuveiros, aquecedores, resistncias em geral e tomadas "TUGs". Os de curva C, so mais usados em circuitos com cargas indutivos, onde pode existir algum pico de corrente, no momento de ligao, como microondas, bobinas, motores etc. *Os disjuntores de curva B so aplicados na proteo de circuitos de caracterstica predominante resistiva, tais como chuveiros, torneiras e aquecedores eltricos e tomadas de energia de quartos. *Os disjuntores de curva C so adequados a circuitos com aparelhos de natureza indutiva, como lmpadas fluorescentes, mquinas de lavar, geladeiras, motores de bombas, alm de tomadas das reas de servio. *Em ambos os casos (curvas B e C) os disjuntores protegem integralmente os condutores eltricos da instalao contra curtos-circuitos e sobrecargas. *Em circuitos de iluminao e tomadas de quartos e reas ntimas, utilizam-se condutores com seco mnima de 1,5 mm2 (disjuntor mx. 16A) *Em circuitos de tomadas de fora em cozinhas e reas de servio, aplicam-se condutores com seco no inferior a 2,5 mm2 (disjuntor mx. 25A)

Вам также может понравиться