Вы находитесь на странице: 1из 7

Licitao

1.1)Conceito Procedimento administrativo vinculado no qual a AP (APD e API dos 3 poderes dos 4 entes da federao + Fundos especiais e Sociedades controladas direta e indiretamente pelo poder pblico) seleciona a melhor proposta para realizao de contrato. Conjunto de atos administrativos e por parte dos licitantes ordenados lgica e cronologicamente para a prtica de um ato final: a adjudicao do objeto ao licitante vencedor. Propicia igual oportunidade aos interessados e atua como fator de eficincia e moralidade da coisa pblica. Obrigatoriedade: ligada ao princpio da indisponibilidade do interesse pblico, restringindo a liberdade do administrador que, licitando, precisa escolher o licitante cuja proposta mais se adqe ao interesse pblico. 1.2) Natureza Jurdica Procedimento administrativo vinculado; uma vez fixadas as regras, o administrador e os licitantes devem obedec-las. 1.3) Disciplina normativa 1.3.1) Disciplina Constitucional Suporte no art. 37, XXI, CRFB/88 ressalvados os casos especificados na legislao, as
obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes Logo, a contratao com o poder pblico exige a licitao, exceto os casos expressos na lei que configuram a dispensa e a inexigibilidade. Assim, primeiro ocorre a licitao e depois, o contrato. A licitao no confere ao vencedor o direito ao contrato, apenas uma expectativa de direito. A licitao visa contratao, mas no a obriga, entoa contratao discricionria. Estabelecer normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para a APD, autrquica e fundacional da Unio, Estado, DF e Municpios e empresas pblicas e SEM: competncia da Unio.

1.3.2) Disciplina Legal Os demais entes federativos Estados, DF e Municpios tm competncia legislativa para estabelecer normas especficas (aspectos secundrios) em matria de licitao e contratao.

1.4) Destinatrios As pessoas integrantes da Federao (entes) se sujeitam s suas normas bem como todos os rgos administrativos dos 3 poderes, do TC e do MP e as entidades da API (tanto as SEM e EP que prestam servios pblicos como aquelas que exploram atividade econmica). 1.5) Fundamentos A justificativa para realizar a licitao a eficincia e a moralidade nos negcios administrativos, buscando afastar subjetivismos na busca do contrato mais vantajoso. 1.5.1) Moralidade Administrativa Norteia os administradores a agir com lealdade e boa-f no trato com particulares e descartando qualquer conduta de improbidade por parte do administrador. O dever do administrador o de realizar o procedimento para que o contrato seja firmado com aquele que apresentar a melhor proposta, assim, a moralidade administrativa se toca com o princpio da impessoalidade. 1.5.2) Igualdade de oportunidades Cumpre permitir a competitividade entre os licitantes, se agregando noo que envolve os princpios da igualdade e da impessoalidade. 1.6) Objeto Objeto imediato: a escolha da proposta; a licitao em si Objeto mediato: a obteno de certa obra, servio, compra ou alienao (entre outros) a serem produzidos por particular atravs da contratao. O procedimento da licitao tem carter instrumental pois um instrumento para a AP alcanar o objetivo por ela colimado. 1.7) Princpios 1.7.1) Princpios bsicos Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio e julgamento objetivo.

Princpio da Legalidade Essencial licitao . Todos os licitantes tm direito pblico subjetivo fiel observncia do pertinente procedimento estabelecido nesta lei. Em matria de licitao, P.d. Legalidade = P.d. Procedimento formal. Princpios da moralidade e da impessoalidade O P.d. Moralidade exige que o administrador se paute por conceitos ticos, enquanto o da impessoalidade exige que a AP deve dar o mesmo tratamento a todos os administrados na mesma situao jurdica. Estes princpios impem o dever de a AP pautar suas decises em critrios objetivos, previstos no instrumento convocatrio. Princpio da igualdade ou isonomia Direito fundamental do cidado, indicia que a AP deve dar idntico tratamento aos licitantes. Somente com igual tratamento entre eles pode ser feita a escolha da proposta mais vantajosa. Logo, existe a vedao de se estabelecer diferenas em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes, ou a proiobio de tratamento diverso de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciria entre empresas brasileiras ou estrangeiras. Os princpios da impessoalidade, vinculao ao instrumento convocatrio e do julgamento objetivo esto ligados ao princpio da isonomia. P.d. Publicidade Quanto maior o valor do contrato a ser celebrado, maior a divulgao da licitao. Ela mais ampla possvel na concorrncia e no convite esta mais reduzida. P.d. Probidade Administrativa A probidade tem o sentido da honestidade, boa-f, moralidade por parte dos administradores, que assim devem atuar para com os licitantes, e sobretudo para com a prpria Administrao, de forma que sua atividade esteja voltada para o interesse administrativo, no sentido de promover a seleo mais acertada possvel. P.d. Vinculao ao Instrumento Convocatrio Expresso no art. 3 a Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital ao qual se acha estritamente vinculada.

Fixada unilateralmente pela Administrao; o edital a lei interna da licitao. Uma vez estabelecidas as regras, tornam-se inalterveis durante todo o processo licitatrio, sob pena de nulidade insanvel da licitao. PS.: qualquer modificao no edital exige divulgao pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas. P.d. Julgamento objetivo O julgamento deve ser norteado apenas pelas regras fixadas no edital: o julgamento das propostas deve ser objetivo. Tipo de licitao: menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo, maior lance ou oferta escolhido pelo instrumento convocatrio. P.d Competitividade A Administrao no pode adotar regras que comprometam ou frustrem o carter competitivo da licitao. P.d. Indistino Conexo ao princpio da igualdade, segundo o qual vedado criar preferncias ou distines relativas naturalidade, sede ou domiclio dos participantes. P.d. Inalterabilidade do Edital Conexo ao princpio da publicidade e ao da vinculao ao instrumento convocatrio; a Administrao est vinculada s regras que foram por ela prpria divulgadas. P.d. Sigilo das Propostas Conexo com o princpio da probidade administrativa e da igualdade, em razo dele que as propostas devem vir lacradas e s devem ser abertas em sesso pblica previamente marcada. P.d. Formalismo Procedimental Passa a noo de que as regras do procedimento adotadas para a licitao devem seguir os parmetros estabelecidos na lei, no sendo lcito aos administradores subvert-los a seu juzo. P.d. Vedao Oferta de Vantagens Conexo ao julgamento objetivo ; as regras de seleo devem ser adstritas aos critrios fixados no edital, no se podendo admitir que fatores outros intervenham, como o de algum licitante ofertar vantagem prpria ou baseada na oferta de outro licitante.

P.d. Obrigatoriedade A realizao do certame deve ser obrigatria para compras, obras, servios, alienaes, locaes, ressalvados apenas os casos mencionados na lei. P.d. Eficincia P.d. Indisponibilidade do Interesse Pblico Exige que as empresas estatais se submetam licitao j que administram recursos total ou parcialmente pblicos. As empresas pblicas, SEM e subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios sejam regidas por estatuto jurdico que disponha, entre outras matrias, sobre licitao e contratao, com observncia dos princpios da administrao pblica. P.d. Ampla Defesa Reconhecido pela jurisprudncia. Princpio da Adjudicao Compulsria Ato final do procedimento licitatrio no qual se atribui o objeto da licitao ao licitante vencedor. Esse princpio impede que a Administrao, concluindo o procedimento licitatrio, atribua seu objeto a outrem que no o legtimo vencedor. Segundo HLM a adjudicao ao vencedor obrigatria, salvo se este desistir expressamente do contrato ou no o firmar no prazo prefixado, a menos que comprove justo motivo, A compulsoriedade veda tambm que se abra nova licitao enquanto vlida a adjudicao anterior. Adverte aquele autor, no entanto, que o direito do vencedor limita-se adjudicao , ou seja, atribuio a ele do objeto da licitao, e no ao contrato imediato. E assim porque a Administrao pode, licitamente, revogar ou anular o procedimento ou, ainda adiar o contrato, quando ocorram motivos para essas condutas. O que no se lhe permite contratar com outrem, enquanto vlida a adjudicao, nem revogar o procedimento ou protelar indefinidamente a adjudicao ou a assinatura do contrato sem justa causa. Em suma, a compulsoriedade ocorre em relao ao adjudicatrio e no adjudicao, pois a Administrao no est obrigada a contratar, podendo revogar a licitao, se houver motivo para tal. 1.8) Dispensa de Licitao

1.8.1) Introduo A dispensa ocorre quando poderia o procedimento ser realizado, mas que, pela particularidade do caso, decidiu o legislador no torn-lo obrigatrio. H a distino entre licitao dispensvel e a licitao dispensada. Aquela indica as hipteses em que a licitao seria juridicamente vivel, embora a lei dispense o administrador de realiz-la. A licitao dispensada estampa as hipteses em que o prprio Estatuto ordena que no se realize o procedimento licitatrio. Exige-se que sejam expressamente justificados no processo os casos de dispensa de licitao previstos devendo o administrador comunicar a situao de dispensa em trs dias autoridade superior e a esta cabe ratific-la na imprensa oficial em 5 dias; a publicao condio de eficcia do ato. 1.8.2) Hipteses de Dispensa de Licitao Critrio de valor servios comuns e compras 8000

Obras e servios de engenharia 15000

Se as obras, servios e compras forem contratados por consrcios pblicos, sociedades de economia mista ou empresa pblica, ou autarquia ou fundao qualificadas como agncia executiva, o percentual ser de 20% sobre a base de clculo. Assim: Obras e servios de engenharia 30000 Situaes Excepcionais servios comuns e compras 16000

Dispensvel em situaes de flagrante excepcionalidade como casos de guerra, aquela que pode resultar em risco de comprometimento de segurana nacional, grave perturbao da ordem ou calamidade pblica (situao natural ou no que destri ou pe em risco a vida, sade ou bens de grupos sociais). A lei previu o caso de emergncia no qual os contratos no podem ser prorrogados e somente podem abranger os bens necessrios ao atendimento da situao emergencial ou calamitosa e devendo concluir-se as obras e servios no prazo mximo de 180 dias.

Gneros perecveis e Obras de arte

Aquisio de hortifrutigranjeiros, po e outros gneros perecveis mas a dispensa no permanente, somente admissvel no tempo necessrio para que seja realizada a licitao. vista como emergencial j que visa alimentao. Em caso de aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos. A lei estabelece duas condies: a obra/objeto deve ter autenticidade certificada e os bens a serem adquiridos/restaurados sejam compatveis com as finalidades do rgo ou entidade. Desinteresse na contratao

Torna-se dispensvel a licitao quando no houver interessados licitao anterior

Вам также может понравиться