Вы находитесь на странице: 1из 16

DURKHEIM E A SOCIOLOGIA D EDUCAO NO BRASIL* Fernando Correia Dias**

Introduo Este texto objetiva lembrar os traos primordiais da concepo expressa por Emile Durkheim (1858-1917) a respeito da realidade educacional. Analisa como o tema se insere no conjunto da obra do socilogo francs, e tambm as motivaes que o levaram a cuidar do condicionamento social da Educao. Nesta parte, sero expostos os principais resultados de uma leitura crtica do livro Educao e sociedade, assim como se dar notcia do contedo e das circunstncias do aparecimento dos dois outros livros sobre Educao, escritos pelo socilogo em foco. No tpico seguinte, centra-se a ateno sobre as marcantes influncias durkheimianas no pensamento social brasileiro e, em particular, nas prticas educativas aqui vividas. Lembrar-se-o desdobramentos realizados por discpulos de Durkheim, o uso das respectivas categorias analticas como suporte para pesquisas e a presena das referidas idias em salas de aula. Circunscreve-se a anlise a essa influncia, sem cogitar, a no ser de passagem, de outras correntes que hoje dominam o campo educacional brasileiro, e cuja detida considerao tornaria muito extenso o artigo. No final, indaga-se sobre a atualidade da contribuio durkheimiana no Brasil de hoje.

A iniciativa de suscitar semelhantes questes justifica-se duplamente: pela perceptvel retomada do interesse intelectual pelo pensamento clssico, no mundo acadmico das Cincias Sociais; e pelo fato de que muitos socilogos esto se empenhando prioritariamente em compreender os processos educativos no Brasil. O mtodo histrico de Durkheim, nesse terreno, aspecto geralmente desprezado pelos analistas, poder, a nosso ver, indicar horizontes aos estudiosos brasileiros. Este trabalho deliberadamente informativo, com isso tentando abrir uma trilha para o prprio autor e colegas interessados no tema. A questo educacional Ao longo de intenso trabalho intelectual, por algumas dcadas, Durkheim esforou-se de modo notvel para construir a especificidade sociolgica e esclarecer os fundamentos sociais da educao. Alm da ctedra e do livro, usou, para tanto, L'Anne Sociologique, fundado em 1896, e em torno do qual se agruparam os discpulos que comporiam a Escola Francesa de Sociologia. O contato com a biografia desse autor leva-nos, simultaneamente, a algumas convices e a determinadas perplexidades quando se trata de entender o duplo percurso de educador e socilogo por ele realizado. certo que se preparou, desde muito jovem, para o magistrio. Orientando-se para a Filosofia, cursou a Escola Normal Superior de Paris, ali convivendo, entre mestres e colegas, com as mais brilhantes figuras da intelectualidade da poca; preservou, entretanto, o esprito de rigor, a seriedade e uma oposio aberta "atitude diletante", que percebia no mundo acadmico. Ao brilho retrico e busca obsessiva de originalidade, preferia a aplicao constante na procura do conhecimento exato da realidade1.
' Para o estudo da tormao intelectual do socilogo, ver o livro de Alpert (1945).

' Verso escrita de palestra proferida a convite do Grupo Educao e Sociedade, da ANPOCS, na reunio de outubro de 1987 Atuou como debatedora a professora Aparecida Joly Gouveia. ' Pesquisador associado da UnB; bolsista do CNPq.

Em Aberto. Braslia, ano 9. n. 46. abr. jun. 1990

A carreira docente foi contnua e ascensional. A primeira mensagem escrita, como educador, se encontra no discurso proferido, aos 25 anos de idade, no Liceu de Siens. Era ele o'orador encarregado de saudar, em cerimnia de premiao, os ginasianos que mais se haviam destacado. Antes de transmitir seus conselhos aos jovens, discorre sobre o tema de interao dos "grandes homens", os de gnio, com os homens comuns. Contesta opinio elitista de Renan, para quem os primeiros "seriam a prpria finalidade da humanidade". Durkheim acentua a importncia da formao adequada e da difusa presena do homem comum como decorrncia da natureza das relaes sociais vigentes nas sociedades modernas.2 Entre 1887 e 1902, leciona Pedagogia e Cincia Social na Faculdade de Letras de Bordus, poca em que dedica considervel parte do tempo em formar mestres primrios. Admitido como professor da Sorbonne, inicialmente como auxiliar do famoso educador Buisson e depois como efetivo, comeou pela Cincia da Educao; s mais tarde ganhou a disciplina que lecionava o status tambm de ensino sociolgico. Quando se fez a reforma do ensino francs (1902), encarregou-se de organizar um "estgio pedaggico terico" na Universidade de Paris, destinado aos candidatos agregao, degrau correspondente a substituto do catedrtico. fora de dvida, do mesmo modo, que se ocupou, prioritariamente do aspecto institucional, isto , da boa organizao do sistema nacional de ensino na Frana. Verifica-se que atividade pedaggica e reflexo no plano da teoria se conjugavam na pessoa do socilogo. O interesse que mantinha pela situao educacional do pas derivava de diferentes fontes, relacionadas estas quer com sua formao intelectual, quer com as conjunturas polticas em que viveu. Decorria esse empenho do conhecimento histrico, que dominava, tanto da vida social francesa, como das idias pedaggicas; de uma atitude crtica e, simultaneamente, aberta face sociedade urbano-industrial nascente; do desejo de construir uma
2

tica secular, fundada na razo e distante de qualquer legado religioso tradicional; da identificao cvica com a Frana republicana, a nao da III Repblica, subseqente trama da derrota na guerra franco-prussiana, s agitaes da Comuna e ao arbtrio do II Imprio.3 Apresentados tais fatos evidentes, pensemos nas singularidades no isentas de contradio e estranheza de que se revestem a obra educacional de Durkheim e a trajetria da respectiva influncia. Embora tenha se dedicado, como patente, com a mesma intensidade, Educao e Sociologia, o certo que os livros fundamentais de teoria, pesquisa pioneira e metodologia obscurecem o restante da produo intelectual durkheimiana, inclusive na rea educacional. Pela ordem cronolgica, estas so as obras consideradas mais relevantes, ressaltando-se que os demais livros so quase todos pstumos: De Ia division du travail social (1893); Les rgles de Ia mthode sociologique (1895); Le suicide (1897) e Les formes lementaires de Ia vie religieuse (1912). Alguns dos mais eminentes historiadores do pensamento sociolgico ou intrpretes da obra de Durkheim omitem por completo qualquer referncia s contribuies que ele ofereceu Sociologia da Educao.4 Em contrapartida, existem, por parte de outros socilogos, estudos preciosos para que se compreenda o sentido e a relevncia dessa parte da produo intelectual do autor ora focalizado.

Consideramos o ensaio de Paul Fauconnet (1978), que serve de texto explicativo do livro Educao e sociologia. Esto ali interpretadas as idias e as distines bsicas defendidas, nesse terreno, pelo autor do livro, tanto nos escritos publicados, como nos cursos ministrados e que se mantinham inditos poca desse ensaio introdutrio (1922). Chama-se especialmente a ateno para o prisma sociolgico adotado nesses
3

O texto de Durkheim, Discours aux lycens de sens (pronunciado em 6 de agosto de 1883), foi descoberto por um professor da Duke University (Durham) em 1966. conforme Tiryakian (1967).

Para informaes biogrficas e a contextualizao histrica da obra de Durkheim, ver o excelente trabalho de Rodrigues (1988). Por exemplo, Aron (1987).

estudos, e consistente no entendimento da Educao como fenmeno social, a ser examinado pelo processo positivo. So de particular importncia os textos que procuram correlacionar os temas pedaggicos com o restante da obra de Durkheim, especialmente onde ele exprime o modelo de sociedade que adota. Um pequeno livro de Giddens (1981) ilustrativo dessa orientao crtica.5 Coube a discpulos prximos a Durkheim organizar seus livros pstumos e explic-los. Aqui aparece outra peculiaridade. O socilogo no teve continuadores, pelo menos de modo imediato. "Os franceses foram agraciados com uma tradio: a do patriarca, do fundador que qualquer socilogo francs venera de alguma forma, mesmo os que se lhe opem", diz Viviane Isambert-Jamati. Acrescenta que houve um eclipse dos estudos sociolgicos com a morte de Durkheim (1917) e de vrios de seus discpulos, durante a I Guerra Mundial, inclusive o filho desse mestre, Andr, morto no campo de batalha. Nas dcadas seguintes, estuda-se Educao, mas nem sempre pelo ngulo sociolgico. O surto desse ramo da Sociologia, por presso dos conflitos sociais concretos, s se dar a partir das dcadas de 60 e 70 (Isambert-Jamati, 1986). O mesmo raciocnio exposto por Fernando de Azevedo, o principal discpulo brasileiro do socilogo francs. Lembra o aparecimento tardio de uma Sociologia da Educao, quando outros setores sociolgicos j se encontravam perfeitamente consolidados. Com um "pequeno e excelente livro" (Educao e sociologia) firma-se um ponto de partida para a disciplina (Azevedo [19 --]). Antes de passarmos anlise dos trs livros diretamente ligados educao, iremos expor uma apreciao genrica sobre o significado dessa obra, entre as correntes da Sociologia da Educao. Em escrito publicado pela primeira vez em 1963, Antnio Cndido distingue trs linhas de pensamento, definidas em razo do ngulo de anlise
5

predominante: a filosfico-sociolgica, a pedaggico-sociolgica e a sociolgica propriamente dita. Elucida o teor das manifestaes em cada uma delas e conclui que a terceira tendncia representa, nos melhores casos, uma espcie de confluncia das anteriores, no sentido de "determinar, com o devido rigor analtico, os critrios para estudar a estrutura interna da escola e a posio da escola na estrutura da sociedade". Tal objetivo representa a superao, por um lado, do mero exerccio especulativo e, por outro, do imediatismo interessado em aplicar o ponto de vista sociolgico no aprimoramento do sistema escolar ou das relaes entre a escola e a comunidade (Cndido, 1963). De qualquer forma, o enfoque filosfico-sociolgico, aquele de que so paradigmas Durkheim e Dewey, expressamente mencionados por Cndido, constitui, a despeito de qualquer limitao que se lhe possa atribuir, o ponto de partida para o exame sociolgico da Educao, debruando-se sobre o "carter social do processo educativo, seu significado como sistema de valores sociais, sua relao com as concepes e teorias do homem" (Cndido, 1963, p. 7). John Dewey (1859-1952), filsofo e pedagogo norte-americano, foi contemporneo do socilogo francs, porm, tendo alcanado longa vida, pde acompanhar transformaes sociais ainda mais profundas do que as verificadas no comeo do sculo XX; em contato com esses fatos, pde aprofundar suas convices democrticas. Cabem aqui duas observaes a propsito do vnculo histrico entre os dois pensadores. A primeira a de que os trabalhos de Dewey despertaram a ateno de seu colega francs; LAnne sociologique registra alguns desses escritos. Como se sabe ainda, Durkheim lecionou um curso sobre o Pragmatismo, pouco antes de falecer; as exposies foram compiladas em livro, dcadas depois, com base nas anotaes dos alunos e graas iniciativa de Armand Cuvillier. Mauss tem, a esse respeito, lembrana de que Durkheim procurava situar-se e sua prpria filosofia face a autores como Bergson, William James, John Dewey, assim como outros pragmatistas americanos. Tinha em conta, sobretudo, a figura

Especialmente o capitulo Autoridade moral e educao, p 46-58.

Em Aberto. Braslia, ano 9, n. 46, abr. jun. 1990

de Dewey, "por quem possua viva admirao" (Durkheim, 1955; Mauss, 1925) Pode-se especular que dentre os motivos dessa aproximao intelectual, encontrava-se o mesmo modo de ver a tica social como processo essencialmente secular. A outra observao se refere coincidncia d que os dois autores citados por Antnio Cndido hajam tido to decisiva influncia na renovao educacional que se processou no Brasil, durante as dcadas de 20 e 30: nos tempos da Escola Nova. Pela ordem cronolgica, aparece o primeiro livro pstumo em 1922: Educao e sociologia (Durkheim, 1922, 1966). Alm da j mencionada Introduo de Paul Fauconnet, o livro contm quatro captulos (A educao sua natureza e funo; Natureza da Pedagogia e seus mtodos; Pedagogia e Sociologia; A evoluo e a funo do ensino secundrio na Frana) que foram redigidos em pocas diferentes. O texto "Pedagogia e Sociologia" aparecera, pela primeira vez, em 1903, na Revue de Methaphysique et Morale, n. 11, Os dois primeiros foram lies inaugurais na Sorbonne. O quarto captulo a aula inaugural do curso sobre o ensino secundrio na Frana (texto de 1905). Somente em 1966 surge uma nova edio desse livro, naquele pas, com prefcio de Maurice Debresse, professor da Sorbonne, que tinha sido aluno de Fauconnet.6 O primeiro captulo divide-se nos seguintes tpicos: As definies de educao exame crtico; Definio de educao; Conseqncia da definio precedente: carter social da educao; A funo do Estado em matria de educao; Poder da educao e meios de seu exerccio. Procede o autor a sistemtica anlise crtica das concepes do processo educativo, formuladas principalmente por pensadores e filsofos moder6

nos.7 Critica, s vezes, a abrangncia das propostas; noutros casos, o pouco alcance ou o carter subjetivo das formulaes. O que h de comum nesses questionamentos a negao do carter individual desse processo (especialmente quanto a suas finalidades) e de uma natureza fixa e imutvel, dotada de virtualidade espera de se tornarem explcitas pela ao educativa. Os sistemas educacionais, com a definio dos respectivos fins, so criados pela sociedade, no abstratamente, mas por sociedades concretas, historicamente determinadas. Constitui-se o homem e constitui-se o cidado. Este ltimo moldado pelas expectativas dos diversos meios (representados por diferentes grupos sociais) em que se divide determinado povo. Durkheim multiplica os exemplos de exigncias criadas pelas vrias civilizaes, desde a Antiguidade (tanto orientais como ocidentais) para integrao dos indivduos na vida social. No mundo moderno, a referncia predominante a moldura nacional. Depois de "limpar o terreno", examinando os antecedentes, isto , as concepes individualistas, o autor prope sua definio prpria: "A educao a ao exercida, pelas geraes adultas, sobre as geraes que no se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criana, certo nmero de estados fsicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade poltica, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criana, particularmente, se destina" (Durkheim, 1978, p. 41). Ressaltam dois aspectos: o da homogeneidade ("fixando de antemo na alma da criana certas similitudes essenciais") e o da diversidade de meios sociais (profisses, classes, grupos). Destaca, especialmente, os grupos profissionais. Como conseqncia da definio, prope-se distinguir o "ser individual" constitudo dos estados mentais "que no

A Escola Francesa de Sociologia apresenta muitos casos de "sucesso apostlica", sempre a partir de Durkheim, para usar uma interessante expresso divulgada por Albert (1945. p. 31). segundo o qual Renouvier pretendia ser "sucessor apostlico de Kant".

' A edio americana Education and sociology faz um levantamento das "referncias pedaggicas" em nmero de 26 (Durkheim, 1956).

se relacionam seno conosco mesmos" e o "ser social" que engloba "as crenas religiosas e as prticas morais, as tradies nacionais e profissionais, as opinies coletivas de toda espcie (Durkheim, 1978, p. 82-83). A Educao se presta a constituir esse segundo ser em cada um de ns. O segundo captulo dedicado a estabelecer claras distines entre conceitos usuais nessa matria. Assim, Educao, enquanto ao exercida por pais e mestres junto s crianas, diferencia-se da Pedagogia, consistente esta em teorias, "maneiras de conceber a educao". Distingue ainda Cincia da Educao e Pedagogia; para o exerccio da primeira, prope uma srie de requisitos epistemolgicos. Desce depois a importantes indicaes a respeito da formao histrica das propostas pedaggicas e a respeito da arte de educar, a ser desempenhada na prtica cotidiana. O terceiro captulo trata das relaes entre o campo educativo e a Sociologia. Insiste no carter social da Educao, uma vez que "os processos educativos no so organizados para os indivduos". Os fins da Educao constituem objeto de estudo da Sociologia, que os detecta em cada poca e em cada sociedade. Cabe Psicologia fornecer subsdios para definir os meios pelos quais se exerce a Educao. O quarto captulo cuida da natureza do ensino secundrio e de como ele evoluiu dentro do sistema escolar francs em diferentes etapas histricas: a aula inaugural e a proposta do desenvolvimento do tema durante todo o curso, que o autor pretendia reunir em outro livro. A apreciao de Educao e sociologia deve partir da lembrana das circunstncias em que se redigiu. Todos os captulos foram escritos no comeo deste sculo, abrangendo o intervalo de oito anos (1903-1911). Era, inegavelmente, um momento de crise social e educacional, em cujo debate o prprio autor interveio constantemente. Exprimia, ademais, a experincia docente do socilogo, iniciada em Siens, prosseguida em Bordus e consolidada em Paris. No se pode separar o estudo dos fatos educativos, tal como a se
Em Aberto. Braslia, ano 9. n 46. abr jun 1990

formulam, do conjunto terico-metodolgico da obra do autor. Recordemos apenas trs exemplos. evidente que a idia da dicotomia homogeneidade-heterogeneidade, assim como as freqentes aluses necessidade de especializao no mundo contemporneo, constituem temas visceralmente ligados s concepes de diviso do trabalho social sustentadas pelo autor do livro clssico sobre o assunto. Ao tratar de constituir uma Cincia da Educao, estabelece condies "os estudos devem recair sobre fato que conheamos" e " preciso que esses fatos apresentem entre si homogeneidade suficiente para que possam ser classifiados numa mesma categoria" (Durkheim, 1978, p. 58-59) que derivam de As Regras do mtodo sociolgico. Tambm se encontra neste ltimo livro a definio de fato social, que inclui as caractersticas da exterioridade e da coero, que o autor aponta, por sua vez, como caractersticas da Educao (ou dos sistemas educativos). Estamos convencidos de que Educao e sociologia, no obstante ser um livro bastante datado, contm contribuies apreciveis Sociologia da Educao. Em primeiro lugar, destaquemos a argumentao cerrada e convincente sobre a natureza social do processo educativo. A apreciao dos papis da Sociologia e da Psicologia, nesse campo, certamente deve ser menos rgida hoje em dia: a Psicologia no se ocupa apenas do indivduo enquanto tal. Mesmo assim, a distino entre fins (de carter social) e os meios (de carter psicolgico) continua vlida. Muitas das trivialidades que hoje podemos ler sobre a dupla herana no processo de socializao (os legados biolgico e cultural) aparecem embrionariamente no denso e sbrio texto durkheimiano. A negao de uma rgida natureza humana imutvel representa outro ponto positivo. Por fim, para diz-lo sinteticamente, algumas das distines conceituais continuam insuperadas. Durkheim, entretanto, nos apresenta o processo educativo como regulamentao social esttica em cada momento de equilbrio da evoluo social, isto , em cada vigncia do sistema educacional definido pela sociedade atravs da escolha dos fins. H pouca possibilidade de mobilidade social: as pessoas so preparadas para viver, de modo conformista, no meio social a que se destinam, nunca para deslocar-se a outro meio.

No se visualiza, na definio transcrita, um processo dialgico, mas apenas o rito de inculcar sobre as crianas os contedos da mentalidade adulta. Valeria a pena, na releitura de Educao e sociologia, verificar o que mudou e mudou radicalmente no mundo, desde o comeo do sculo. A indstria cultural rompeu as fronteiras dos sistemas educativos estritamente institucionalizados nas diversas naes; a tecnologia educacional transformou os meios da Educao, dando novas tarefas, por exemplo, Psicologia da aprendizagem. Sugerimos apenas essa releitura como um desafio, pois no h aqui espao sequer para esbo-la. O segundo livro pstumo a aparecer, nessa rea, Lducation morale, editado em 1925. De acordo com a Advertncia, assinada por Fauconnet, organizador do volume, tratava-se do primeiro curso que Durkheim lecionou na Sorbonne, no ano letivo de 1902-1903. Entretanto, durante a permanncia em Bordus, j havia esboado a matria ministrada. Compunham-se os originais de vinte lies, mas o organizador eliminou as duas primeiras, que versavam sobre "metodologia pedaggica". A primeira dessas lies cortadas corresponde ao terceiro captulo de Educao e sociologia.

no se encontra organizado em condies de ser publicado" (Durkheim, 1974, pt.4). 9 Como terceiro livro pstumo, na rea educacional, aparece Lvolution pdagogique en Frane, editado em 1938 e dividido em duas partes (Das origens Renascena; e Da Renascena a nossos dias). Organizou-o Maurice Halbwachs, que alm de lcida introduo, publica uma nota sobre os trabalhos de Durkheim em torno de assunto de Pedagogia, quer os publicados, quer os inditos, com esclarecimentos sobre as circunstncias em que foram redigidos. Havia duas redaes do manuscrito; o organizador preferiu a mais completa, a primeira, escrita entre 1904 e 1905. Halbwachs ressalta que o autor, mesmo no sendo "historiador de profisso", conhecia bem a metodologia histrica, aprendida com Fustel de Coulanges na Escola Normal Superior. "Quando aceitara desenvolver esse curso, havia especificado que no se trataria dos problemas pedaggicos de maneira doutrinria, ou psicolgica ou moralista. Mostraria, sobretudo, como os fatos se apresentam, sob presso das circunstncias e do meio social, quais as solues que prevaleceram, quais as que tiveram conseqncias, e que ensinamentos devemos delas tirar no presente. assim que a histria foi para ele matria para reflexo sobre certo nmero de experincias pedaggicas, cujo quadro de grandes linhas ele nos oferece." (Durkheim, 1969, p. 3)10. Mareei Mauss lamenta que as obrigaes institucionais, no campo pedaggico, tenham desviado Durkheim de seus projetos pessoais, interrompendo "seus estudos preferidos, aqueles em que era o nico responsvel
9

O livro editado se abre com um captulo sobre moral laica. A primeira parte compreende "Os elementos da moralidade", respectivamente divididos nos tpicos "o esprito de disciplina", a "adeso ao grupo" e a "autonomia da vontade". A segunda parte, denominada "Como desenvolver na criana os elementos da moralidade", simtrica primeira, na anlise dos processos de aquisio da disciplina e dos vnculos grupais. Faltou a terceira seo dessa parte do livro. " que a autonomia", esclarece Fauconnet, "representa o assunto de O ensino da moral na escola primria', tema ao qual Durkheim consagrou, por vrias vezes, notadamente em 1907-1908, um curso anual completo. O manuscrito desse curso

Para uma crtica dos aspectos conservadores da concepo de Durkheim, ver Freitag (1984a, p. 15-24).

10

H quem considere esse livro de Durkheim o coroamento de seus estudos sobre o fato moral. Para o exame da evoluo da idia da moralidade, no pensamento durkheimiano, ver Wallwork (1972). Estuda a organizao dos sucessivos sistemas escolares e as idias pedaggicas a que correspondiam; examina o surgimento e a trajetria da Universidade.

e antes de todos, em benefcio de trabalhos menos urgentes ou menores"; reconhece, entretanto, que o mestre se orgulhava do desempenho dos professores primrios que havia preparado profissionalmente (Mauss, 1925, p. 17-18). De seu lado, Maurice Halbwachs (1969, p. 1) lembra que a Sociologia foi introduzida na Sorbonne "pela porta estreita da Pedagogia". Ambos reconhecem a profunda competncia de Durkheim em matria de Educao. As queixas partem da afeio dos colaboradores. Ao mesmo tempo em que Durkheim se sentia cerceado pelo modelo institucional da escola de seu pas, sentia-se tambm solidrio com esse modelo e co-responsvel por ele. Tais circunstncias no diminuem o valor de sua obra no campo educativo. Ele no conseguiu, nos ltimos anos de vida, em virtude dos mltiplos compromissos institucionais e de cidado, escrever os textos pedaggicos por completo, como o fizera antes. Apesar de inconclusa e fragmentria, essa parte de sua produo acadmica permanece como referncia obrigatria no pensamento sociolgico.11 Durkheim e a educao no Brasil Pretende-se agora oferecer um panorama da influncia que exerceu sobre o pensamento social brasileiro, notadamente na rea educacional. A tarefa encontra-se bastante facilitada por existirem valiosos trabalhos anteriores: estudos e resenhas crticas a respeito das etapas da Sociologia no pas, da relao entre Educao e sociedade, do cultivo da Sociologia Educacional e das perspectivas desta ltima em termos de abordagens metodolgicas. Temos em mente escritos de Aparecida Joly Gouveia (1979, 1985), Antnio Cndido (1958, p. 510-521; 1967, p.2107-2122), Cndido Gomes (1985, p. 1 -14) e Luiz Antnio Cunha (1986-1987, p.9-37). Em nossos comentrios, mesclaremos essas referncias com outras fontes e com observaes pessoais.
" Para um estudo comparativo da obra pedaggica de Durkheim e das demais correntes da Sociologia da Educao, ver Gomes (185, cap. 2, especialmente p. 24-28).

Quanto a um dos trabalhos de Antnio Cndido, o de anlise da construo da Sociologia no Brasil, deve ser ressaltada uma louvvel caracterstica. Sem descurar do contexto histrico em que se produziram as obras clssicas nesse ramo do conhecimento, o autor as submete mais cuidadosa anlise imanente, de modo a transmitir ao leitor o que elas possuem de essencial. Cabe uma observao de ordem geral. Evidencia-se que "foi pela via do ensino da Pedagogia e pela mo ou pela fala dos educadores que a Sociologia veio a ter status universitrio, tendo esse ensino sido institucionalizado, no fim da dcada de 20 e incio da de 30, nos cursos normais, em Recife, no Rio de Janeiro e em So Paulo (Cunha, 1986-1987, p.13). O intercmbio entre educadores e socilogos, na atualidade, no to intenso como seria desejvel e como j foi no passado. Cndido Gomes (1986, p.517) assinala, a propsito do Seminrio Internacional de Sociologia da Educao, realizado na PUC-RJ em 1984, que, "significativamente, dentre os inscritos no Seminrio, a grande maioria possua formao bsica em Educao (...) Mais uma vez, foi notrio o interesse dos educadores e reduzida a participao de socilogos. O perfil desta composio reflete de perto a trajetria histrica dos estudos sociolgicos da Educao no Brasil. Conforme trabalho que elaboramos, ao contrrio do que ocorreu nos demais pases da Amrica Latina, a Sociologia se institucionalizou no Brasil pela mo do educador".12 Apesar disso, sabemos, por observao pessoal, da existncia, em alguns cursos de Cincias Sociais, de professores muito interessados no estudo sociolgico da questo educacional. E possvel que, por influncia do Grupo Educao e Sociedade, da ANPOCS. a situao tenda a modificar-se a mdio prazo.

Voltando a pensar na influncia de Durkheim no pensamento brasileiro, lembremos dois momentos expressivos em que o socilogo francs despertou, por suas idias, controvrsias nos meios intelectuais do pas. Ambos os casos so recordados por Antnio Cndido.
12

O n. 157 da Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos foi quase todo dedicado a anlises e relatos de experincia da Sociologia da Educao em vrios pases.

Em Aberto. Braslia, ano 9, n. 46. abr. jun. 1990

O primeiro foi na passagem deste sculo. Um respeitado jurista de So Paulo, Paulo Egdio de Oliveira Carvalho, havia tomado conhecimento das Regras do mtodo sociolgico; impressionou-se, especialmente, com o captulo III, que trata dos conceitos e das inter-relaes do normal e do patolgico. Aplicando-os norma jurdica, Paulo Egdio levanta uma srie de dvidas luz das concepes tradicionais do Direito. Termina por fazer uma competente leitura crtica dos textos durkheimianos. A divulgao desse trabalho interpretativo provoca, da parte de juristas e outros intelectuais, questionamentos e observaes irnicas a Paulo Egdio. Segundo Antnio Cndido, esse pioneiro oferece contribuies de relevo, em poca pouco receptiva a inovaes. Seu esforo, todavia, no produziu conseqncias prticas quanto aceitao da Sociologia como forma de interpretao da realidade. O segundo choque causado por Durkheim deve-se publicao, em 1935, dos Princpios de Sociologia, de Fernando de Azevedo, compndio substancialmente fundamentado nas contribuies da Escola Francesa, e, em particular, nas de seu fundador. Era um tempo de polarizaes ideolgicas, pouco propcio aceitao de propostas de anlises objetivas do real. O livro criticado por pessoas de diferentes e at opostos credos polticos e religiosos. Mas, como bem acentua Antnio Cndido, o ambiente intelectual havia sofrido transformaes positivas, at mesmo por fora dos desafios e dos conflitos sociais emergentes na sociedade brasileira. As Cincias Sociais tornam-se valorizadas. Era impossvel ignorar ou negar, por exemplo, a importncia de Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr. (Cndido, 1985, p.512-513). O contato de Fernando de Azevedo com os livros de Durkheim se deu antes de 1920, consoante certas indicaes. Por volta de 1917, conseguiu o emprego de conferente do LLoyd Brasileiro, no Rio; almoava, ento, nas proximidades do local de trabalho, em restaurantes freqentados por estivadores. Considera que o convvio com esses operrios foi para ele muito marcante; associava essa experincia com as leituras de Durkheim, cujas obras mandara buscar na Europa. Interessou-se, ento, pela Sociologia como instrumento para interpretar a realidade, cujo anseio de conhecer fora despertado pelo contato com a condio operria. Noutro trecho de suas memrias, afirma que, ao sair da Ordem Religiosa

(Sociedade de Jesus, na qual completara o noviciado), pusera-se a ler tanto Marx e Engels, que lhe propiciavam uma "posio poltica", como Durkheim, que lhe oferecia a viso cientfica prpria de uma disciplina em formao. Distinguia explicitamente, no caso de forma discutvel, cincia e ideologia (Azevedo, 1971, p. 51 e 210). Coube aos fundadores da Universidade de So Paulo, dentre os quais figurava com destaque Fernando de Azevedo, o trabalho de instituir o curso de Cincias Sociais, no mbito da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras (surgida em 1934), com o apoio de pessoas (professores e alunos) oriundas do Instituto de Educao. Sociologia e Educao continuavam a andar juntas. Para o ponto de vista em que nos colocamos neste artigo, releva registrar a presena dos mestres franceses que vieram colaborar com a USP por esse tempo. Num parntese, recorde-se, conforme comenta ainda Antnio Cndido, a anterior passagem por So Paulo, em 1926, de Paul Fauconnet, o j citado discpulo de Durkheim. Em conferncia, realizada sob os auspcios do jornal O Estado de So Paulo, concitou os ouvintes ao estudo sistemtico das realidades sociais nacional e regionais; concluiu por afirmar que s depois disso que poderia se constituir, ao longo de perodo de duas ou trs geraes, a Sociologia no Brasil... Pelo menos um dos professores franceses, quando da constituio do Departamento de Cincias Sociais e da delimitao de "sociologias especiais", vinculou-se rea de Educao, assim como de Poltica. Referimo-nos a Paul Arbousse-Bastide (1937), historiador do positivismo comteano, e autor de longo e informativo ensaio sobre Durkheim, publicado como texto introdutrio a uma das tradues das Regras do mtodo sociolgico editadas no Brasil. Inexiste uma ligao profunda entre a concepo sociolgica durkheimiana e as fontes do positivismo tal como expostas por Comte.13 Na
13

"Desta maneira, a influncia de Comte sobre Durkheim, que, como este. reconheceu com freqncia que no deixa lugar dvida, no foi na realidade, to decisiva como algumas vezes se supe" (Alpert, 1945, p. 29).

tradio intelectual da burguesia brasileira existe, contudo, esse vnculo. Claude Levi-Strauss teve plena conscincia do fato. Convidado a lecionar Sociologia ; na perspectiva de um positivismo modernizado, moda durkheimiana estava principalmente interessado, na poca, em uma etnologia de campo. Alegava, para esquivar-se da tarefa, que Durkheim no era um homem de campo". A contradio entre a expectativa de seus amigos brasileiros e os interesses intelectuais efetivos, que alimentava. criou para ele certas dificuldades, que acabou por superar, obtendo recursos para suas excurses cientficas (Levi-Strauss, Eribon, 1990, p.31). Edita-se, em 1939, um livro que obteria boa fortuna junto ao pblico brasileiro: Educao e sociologia, de Durkheim.14 A traduo, feita por Loureno Filho, baseou-se na edio francesa de 1922. A edio brasileira continha modificaes a assinalar. Logo aps o ttulo de cada captulo havia uma espcie de sumrio, com os subttulos que separavam os segmentos do captulo. Esse sumrio deixa de aparecer em edies posteriores. Na edio original, apenas o primeiro captulo "A educao sua natureza e funo" tinha subttulos. O tradutor os acrescentou nos demais captulos. A modificao maior, contudo e esta negativa consiste na supresso de duas partes da edio francesa: o quarto captulo, "A evoluo e a funo do ensino secundrio na Frana", e do trecho inicial do terceiro captulo, constitudo por uma saudao de Durkheim a Buisson, na aula inaugural em que assume o posto de suplente do velho mestre. A segunda edio francesa do mesmo livro s aparece no segundo semestre de 1966. A editora Presses Universitaires de France toma a iniciativa de edit-lo, "porque se tornou inencontrvel em livraria desde h muito", como se diz no prefcio (Durkheim, 1922, p.vii). Nesse mesmo intervalo (1922-1966), e especialmente depois, o livro teve numerosas
'' Dentre os vrios exemplares desse livro existentes na Biblioteca da UnB (quase sempre fartamente anotados margem), h um pelo qual se pode deduzir o ano da primeira edio, mesmo sem a data impressa. Esse exemplar o ofertado pelo tradutor a Fernando de Azevedo, cuja biblioteca particular foi adquirida pela UnB. Diz a dedicatria: "Ao meu querido Fernando de Azevedo, o realizador da mais bela obra de educao, no Brasil. lembrana de corao do Loureno Filho. So Paulo, 1939".

edies no Brasil. Dos trs livros diretamente pedaggicos do autor, o nico existente em portugus e o nico citado em manuais brasileiros de Sociologia da Educao, com exceo do de Fernando de Azevedo. Pode-se perguntar pelas razes do relativo sucesso dessa obra. A principal parece ser esta: a forma clara da exposio. Por ser livro eminentemente didtico (no sentido de compreensvel), indicado por professores de Sociologia Educacional nos cursos normais e nos cursos superiores de Pedagogia. Pode-se conjecturar tambm se o carter conservador da obra no corresponderia a uma tendncia perceptvel na escola brasileira. H outra conjectura: cremos que a racionalidade proposta nesse livro representa um avano no tocante ao carter patrimonialista da sociedade e, portanto, do sistema escolar brasileiro. Cremos que essa racionalidade aproxima Durkheim de Dewey no Brasil ao tempo da Escola Nova. A democratizao, defendida pelo pedagogo americano, era tambm um avano face ao patrimonialismo (a propsito da inclinao democratizante de Dewey, vejam-se as consideraes, mais adiante, sobre um texto de Barbara Freitag) Seria injusto pensar que a permanncia da indicao de um livro se deva to somente rotina escolar ou a motivos extra-acadmicas. Devese tambm iniciativa de professores conscientes de que um clssico (mesmo quando dele se discorde) precisa ser levado em conta, para que seja conhecido pelos alunos em sua dimenso correta e confrontado com autores proponentes de idias opostas ou mais atuais.15 Em 1940, ocorreria fato decisivo para o desenvolvimento dos estudos educacionais no Brasil (e na Amrica Latina): edita-se o livro Sociologia educacional, j citado, de Fernando de Azevedo com o subttulo de "Introduo ao estudo dos fenmenos educacionais e de suas relaes com outros fenmenos sociais".
15

O ponto de vista exposto neste pargrafo deriva de uma troca de idias do autor com Isaura Beloni, professora de Sociologia Educacional da Faculdade de Educao da UnB.

Em Aberto. Braslia, ano 9. n. 46. abr. jun. 1990

Depois de discorrer sobre outras facetas da atuao de Fernando de Azevedo, Antnio Cndido (1967, p. 2115) assim se manifesta sobre esse livro: "A sua principal contribuio terica se encontra em Sociologia educacional (1940), onde procura dar a essa disciplina uma fundamentao sociolgica coerente, escapando s tendncias demasiado pragmticas dos americanos no sentido de uma sociologia aplicada educao, que melhor se diria pedagogia sociolgica. Trata-se neste livro de inverter de algum modo a posio, considerando a educao como um dos campos de investigao sociolgica, armada de um sistema de conceitos, procurando definir o processo educacional no que tem de socializao, para, em seguida, estud-lo em conexo com as instituies sociais, tanto genricas como a famlia e o Estado, quanto especficas, como a escola. Surge assim a necessidade de analisar a emergncia dos papis sociais ligados a ele, a partir dos tipos primitivos de transmisso da experincia cultural. Para isto, Fernando de Azevedo desenvolve as sugestes apontadas por Durkheim, utilizando os dados da antropologia moderna e a sua prpria experincia".

"Como objeto de investigao emprica, questes como as que convencionalmente se inserem no mbito dessa disciplina primeiro se colocaram em estudos efetuados por pesquisadores formados no Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, da Universidade de So Paulo, criado em 1947. Apontados implcita e explicitamente em teorizaes de Durkheim, Weber ou Mannheim e pautados pelos padres de trabalho cientifico cultivados naquela instituio, vrias pesquisas sobre estudantes universitrios e escolas de nvel primrio e secundrio foram realizadas nas dcadas de cinqenta e sessenta

Menciona, nesse caso, os trabalhos de M. S F. Moreira, M. A. Forachi e Luiz Pereira (Gouveia, 1985, p.63-64). A autora dessa resenha foi precursora no uso do survey como tcnica de coleta de dados, linha em que desenvolveu relevantes pesquisas. Mencionem-se ainda os ensaios de Florestan Fernandes; deve-se a esse autor, ademais, uma excelente abordagem da metodologia de Durkheim (Fernandes, 1972 p.70-83). O padro organizacional das Faculdades de Filosofia, iniciado pela USP e consolidado em 1939, em termos de legislao federal, pela Faculdade Nacional de Filosofia, espalhou-se por outros centros, formando licenciados em vrias modalidades de conhecimento, inclusive as Cincias Sociais. Estes diplomados dirigiam-se mais ao magistrio do que pesquisa. Em So Paulo, tiveram maior oportunidade de trabalho, por causa da difuso da Sociologia nos cursos normais. Na USP, assim como nos melhores cursos de graduao em Cincias Sociais ou em Sociologia e Poltica, os socilogos clssicos sempre foram lidos e comentados. Essa prtica se generalizou, desde o incio dos anos 70, nas instituies que criaram programas de ps-graduao. Passou a ser prtica obrigatria, nos dois nveis de ensino, o estudo de teoria social clssica e moderna. Dentre os clssicos, sempre se destacam as obras de Durkheim, Karl Marx e Max Weber; s vezes, Simmel,

A idia de que o autor desse compndio tomou a concepo de Durkheim como um prefcio (ou plataforma) a vo mais alto e atualizado tambm expressa por Roger Bastide, em carta comentada no prefcio da segunda edio do livro. Nesse mesmo prefcio. Fernando de Azevedo d um balano da repercusso de seu trabalho. Comenta o interesse menor, por parte dos socilogos, pelo setor Educao, comparativamente a outros campos de estudo. Cita alguns professores da USP que consagravam parte de seu esforo de pesquisa a temas educacionais, ressalvando a dedicao de Antnio Cndido (Azevedo, [19 --], p.1-5). Nos anos subseqentes, porm, multiplicaram-se as pesquisas na rea da Sociologia da Educao. A este respeito, anota Aparecida Joly Gouveia:

Veblen e poucos mais. Mesmo na graduao, a leitura dos textos originais desses autores passou a substituir o uso de manuais e apostilas.16 Ao discutir a alternncia da hegemonia dos diversos modelos metodolgicos, Aparecida Joly Gouveia afirma que "o celeiro da pesquisa nesse ramo da Sociologia encontra-se atualmente nos programas de ps-graduao em Educao. Nestes programas, que so bem mais numerosos do que os de Sociologia, a disciplina Sociologia da Educao freqentemente obrigatria; por outro lado, naqueles programas, docentes e alunos no encontram plos de atrao alternativos em outros subcampos da Sociologia" (Gouveia, 1985, p.66). Embora a afirmao corresponda realidade, em termos gerais tm-se notcia de diversos socilogos, fora dos programas de Educao, interessados no referido ramo do conhecimento sociolgico. o que acontece, por exemplo, na Universidade de Braslia, que conhecemos mais de perto. As disciplinas, nos programas de Sociologia, so lecionadas sob o ttulo de Educao e Sociedade ou semelhantes. Retomando nosso tema, pensamos que Durkheim continua vivo na escola brasileira, quer diretamente, pelos seus textos, quer indiretamente, pelos trabalhos de seus seguidores e intrpretes. Gostaramos de encerrar esta parte do artigo aludindo a contribuies da sociloga Barbara Freitag, que tem analisado a parte educacional da obra de Durkheim sob ngulos pouco explorados no Brasil. Ela promove o retorno ao pensamento durkheimiano s vezes em conjunto com o de outros autores ao considerar temas atuais; pelo modo como o faz, refora-nos a convico de pioneirismo do referido pensador tambm nesse terreno. Nas linhas abaixo, com intuito informativo, nos limitamos a indicar o sentido das referncias, sem discutir ou aprofundar os respectivos contedos.
16

A autora nos prope uma tipologia das atuais tendncias da rea em apreo: "A reflexo sociolgica em torno da educao e de sua institucionalizao nas modernas sociedades capitalistas concentrou-se, nos ltimos tempos, em torno de trs temas: as formas de organizao das instituies de ensino, ou seja, suas estruturas; o funcionamento dessas instituies de ensino, ou seja, sua dinmica; e, finalmente, seu carter ideolgico, incluindo sua funo ideologizadora, ou seja, seu efeito prtico" (Freitag, 1984 b, p.11). Especifica os tipos de estudo que se enquadram em cada uma das duas primeiras reas temticas, para observar que os aspectos estrutural e dinmico s podem ser separados por motivos analticos; da mesma forma, causas e efeitos do processo educativo devem ser percebidos no conjunto do processo social. Acrescenta que essa integrao fora assinalada por Durkheim, tanto nas Regras do mtodo sociolgico (1895), como em Educao e sociologia (1922). Tambm os estudos includos na rea propriamente ideolgica necessitam balizar-se por coordenadas macrossociais. Lembra os trabalhos, nessa direo, realizados recentemente, inclusive no Brasil, ressalvando a ausncia da abordagem sociolgica em estudos sobre a criana escolar e a aprendizagem. Tais consideraes encontram-se na introduo de livro dedicado a esse ltimo aspecto. "Com o presente estudo", afirma, "tentarei preencher, em parte, essa lacuna, focalizando o problema da constituio de estruturas formais de conscincia de crianas em idade escolar, num contexto concreto, e estudando, para isso, a competncia lingstica, moral e lgica isto , o estgio psicogentico (Piaget) de crianas paulistas (em parte escolarizadas, em parte sem escolarizao alguma) de diferentes classes sociais e de diferentes faixas etrias" (Freitag, 1984b, p.13). Noutro livro, que dedicou anlise da poltica educacional brasileira, especialmente no perodo 1964-1975, Barbara Freitag utiliza as idias

Nesse sentido, um livro como o organizado por Gabriel Cohn (1977) representa a nova mentalidade.

Em Aberto. Braslia, ano 9, n. 46, abr. jun. 1990

de Durkheim, ao formular o quadro terico do trabalho. Comea a autora, a nosso ver, por atribuir-lhe a primazia como sistematizador do enfoque da Educao dentro do contexto social. Supe-se uma doutrina pedaggica, baseada "implcita ou explicitamente em uma filosofia de vida, concepo do homem e sociedade"; e supe "uma realidade concreta, o processo educacional" que se manifesta por meio de instituies prprias (famlia, igreja, escola, comunidade), as quais "se tornam porta-vozes de uma determinada doutrina pedaggica" (Freitag, 1984a, p.15). Afirma no ser objetivo seu a reviso de todas as posies existentes, bastando-lhe, para justificar o ponto de vista adotado, "recapitular os limites e as vantagens das teorias mais conhecidas". A posio de que mais se aproxima a gramsciana, que empresta decisivo papel sociedade civil, "lugar de circulao das ideologias e do exerccio da funo hegemnica". Gramsci, comenta, foi mais longe do que os althusserianos na considerao dos aparelhos ideolgicos do Estado (Freitag, 1984a, p.15).17 O percurso das teorias arroladas se inicia com Durkheim, levando-se em conta os textos de Educao e sociologia e o conceito de fato social, conforme j exposto neste trabalho. A autora discute a perspectiva durkheimiana da socializao das novas geraes, pelas antigas, detentoras de valores e normas a serem internalizados pelos educandos. Discute ainda a no definio dos contedos dos sistemas educacionais, com o que se privilegiam as finalidades de ordem, integrao e continuidade societrias. Estabelece afinidades entre Durkheim e Parsons, sendo que este assimilou parcialmente as formulaes do primeiro. Parsons estabelece equivalncias funcionais de interesse recproco da sociedade e do indivduo. Acentua a idia de equilbrio, procurando harmonizar o sistema de personalidade e o sistema social. A crtica mais severa feita a ambos no sentido de que, "negando a dimenso histrica e com isso a possibilidade de mudana do contexto societrio em que vivem os indivduos, negam

tambm a concepo do homem histrico que seria produto dos condicionamentos scio-econmicos, ao mesmo tempo que ator consciente dentro das estruturas que o condicionam" (Freitag, 1984a, p.23). Tanto Durkheim quanto Parsons so colocados em contraste com dois outros tericos, Dewey e Mannheim; estes "parecem, ao contrrio, ver na educao um instrumento de mudana social, j que atravs dela que se impor e realizar a sociedade democrtica. Educao, em verdade, concebida como agente de democratizao da sociedade". Dewey pretende realizar os ideais democrticos por meio das vivncias no mbito escolar; Mannheim por meio do planejamento mais racional possvel da ao (e reconstruo) social, inclusive no campo educativo. Da para frente, examinam-se as teorias que destacam a relao do processo educativo com o sistema econmico, rea de estudos em que a Sociologia esteve ausente; e mais aquelas que denunciam a natureza ideolgica da escola em suas relaes com o sistema capitalista (Freitag. 1984a, p. 18-43). Textos mais recentes de Barbara Freitag se referem a normas sociais e moralidade; consideraremos dois deles. No primeiro caso. trata-se de discutir uma definio sociolgica de norma, considerada esta em sua gnese e conscientizao. Apela para trs autores clssicos: Max Weber, mile Durkheim, e Jean Piaget, os quais tratam o conceito "a partir de trs ngulos distintos mas complementares". De Weber, toma os comportamentos regulamentados pela sociedade e que fluem sucessivamente, o uso (repetio de prticas de forma inconsciente), a tradio (formada por hbitos que se reiteram e so percebidos conscientemente, como padro) e a conveno, que difere do direito no modo pelo qual se aplicam sanes aos transgressores. De Piaget, recorda os passos, pela via psicogentica, que a criana d, desde o estgio pr-moral at a autonomia moral, passando pela etapa da moralidade heternima. Esses dois processos se complementam (Freitag, 1987, p.53-55).

Para uma sntese da posio de Gramsci, cf. Freitag (1984a, p. 126).

O comentrio acrescenta: "Foi Durkheim em sua Education morale (1925) quem mostrou a necessidade de integrao desses processos genticos. A norma, enquanto 'fato social' s tem poder coercitivo e vigncia na medida em que for aceita e seguida pelos membros que integram a sociedade (Freitag, 1987, p.54; grifo da autora). Da os pr-requisitos da moralidade, j lembrados quando se fez o registro do contedo do referido livro. "Piaget retomou sob bases dinmicas e emancipatrias os trs pr-requisitos da moralidade destacados por Durkheim, mostrando que no so elementos' de uma realidade social e reformulveis da ordem social". A correo do ponto de vista sociocntrico se estende tambm a Weber. "E Piaget", acrescenta, "corrige tambm a viso conservadora de Durkheim, mostrando (o que Weber j havia demonstrado filogeneticamente) que a norma no um 'dado', 'uma coisa', mas algo dinmico, negocivel e antecipvel pelas partes (Freitag, 1987, p.55; grifo da autora). No restante do trabalho, lembra aplicaes que realizou das teorias de Piaget, em pesquisas feitas no Brasil. Por elas se verifica que a conscincia da norma, alm das condies de maturao e reconstruo interna pela criana, depende ainda "das condies scio-econmicas em que viva a criana e da sua escolarizao plena ou no". A anlise da trama das idias sobre moralidade, no sentido de "princpio que orienta a ao", foi retomada, pela mesma autora, em ensaio recente de maior amplitude. O contedo desse novo escrito, pela densidade que apresenta, dificilmente poderia ser transmitido ao leitor no espao limitado de que dispomos. Somente a leitura atenta possibilitar que se capte toda a sutileza do tema. A contribuio do estruturalismo gentico sobre o assunto constitui a grade que o delimita ou o fulcro em torno do qual giram as concepes filosfica (Kant), sociolgica (Durkheim), psicolgica (Kohlberg) e da tica discursiva (Habermas). Estamos diante de uma abordagem interdisEm Aberto, Braslia, ano 9, n. 46, abr. jun. 1990

ciplinar e de bem fundamentada resenha crtica do estgio atual dos estudos acerca da moralidade (Freitag, 1989). Para situar Durkheim, na seqncia das concepes analisadas, ser necessrio transcrever, inicialmente, este trecho: "Todo o esforo (filosfico e epistemolgico) de Kant em distinguir entre o reino da necessidade (natureza) e o reino da liberdade (sociedade), entre leis naturais e sociais, entre o ser e o dever ser, o determinado e o indeterminado, o inconsciente e o consciente, sucumbe obsesso positivista da sociologia, preocupada em estabelecer-se como cincia" (Freitag, 1989, p.17). Procura mostrar que, seguindo vrias linhas, essa a constante do pensamento sociolgico nos sculos XIX e XX; conclui por afirmar que Durkheim encarna do modo mais puro a tendncia de deslocar a tica do sujeito para a tica das estruturas sociais. Em sua recuperao dos aspectos positivos das idias de Durkheim para o estudo da moralidade, Piaget se vale da distino entre solidariedade mecnica e solidariedade orgnica (Diviso do Trabalho Social) e dos trs elementos da moral (Educao Moral), que so vistos de outra forma pelo psiclogo de Genebra. Na discusso que estabelece, Barbara Freitag no se limita a esses textos, mas acompanha, em seus fundamentos, a construo do modelo de sociedade de Durkheim, em que so relevantes, por exemplo, o estabelecimento das regras sociolgicas para o conhecimento dos fatos sociais, as noes de conscincia e de representaes coletivas, alm da Sociologia do conhecimento contida em As formas elementares de vida social (Durkheim, 1989).18
18

Dos livros fundamentais de Durkheim, faltava esse para ser traduzido para o portugus. Os outros so: As regras do mtodo sociolgico (1960); O suicdio (1977b); A diviso do trabalho social (1977a).

Se insistimos nesse imperfeito relato de trabalhos mais ou menos recentes, foi com o intuito de apresentar o que nos parece ilustrativo de uma etapa nova na utilizao das categorias analticas de Durkheim no pensamento social que se produz, no Brasil, na rea educacional. Vimos o reconhecimento da primazia com que o socilogo francs tratou das caractersticas societrias da Educao. Balano e proposta Fica-nos a impresso de que Durkheim mantm uma difusa influncia no pensamento brasileiro (h cerca de um sculo vem sendo lido e comentado aqui!), porm menos extensa no campo educacional do que j foi em outras pocas. O fato no significa terem suas reflexes perdido a validade ou o poder de convencimento. A razo que outras perspectivas terico-metodolgicas foram surgindo e se impuseram na condio de mais adequadas ao entendimento do conflito educativo em nosso tempo. Como resduo associado a um momento criativo da Educao brasileira o da Escola Nova , resta a reiterada leitura do pequeno livro Educao e sociologia, feita por geraes de normalistas e de estudantes de Pedagogia. Esses leitores muito tm lucrado com a clareza, a boa lgica e as distines impecveis que caracterizam o texto. O livro continua sendo citado nos manuais modernos, os que substituram o de Fernando de Azevedo, ou com ele competem.'9 L'ducation morale no geralmente adotado e, como se acentuou, pouco citado. Lvolution pdagogique en France tem sido completamente desconhecido por parte do meio intelectual brasileiro.20 Resta-nos ainda a boa lembrana da atuao de Fernando de Azevedo, figura to presente neste trabalho ligado tambm Escola Nova e implantao da Universidade.
9 20

Nos cursos de ps-graduao, os alunos produzem trabalhos sobre Durkheim.21 Retoma-se, nesses programas, o gosto pelos estudos tericos, depois de uma saturao, por vezes repetitiva, de trabalhos de campo. Parece que se supera, igualmente, a dicotomia maniquesta funcionalismo versus dialtica, na qual nosso autor tem sido encaixado, inapelavelmente, no primeiro termo. Como se percebe, nas "consideraes finais" acima, algumas delas so apresentadas com certa margem de segurana; outras, com quase nenhuma segurana. Consideremos este artigo como um "comeo de conversa". Ao realiz-lo, o autor se sentiu motivado por recente aproximao com alguns temas educacionais e por um antigo interesse pela evoluo do pensamento social no Brasil. A pesquisa prosseguir. A continuao inclui o rastreamento dos volumes de L'Anne Sociologique e de outros peridicos antigos, em busca de outros textos e de novas informaes; inclui o melhor esclarecimento das afinidades entre Durkheim e Dewey; inclui a leitura crtica de L'ducation morale e de Uvolution pdagogique en France; inclui a traduo dos textos que no constam da edio brasileira de Educao e sociologia; inclui, enfim, contatos, por entrevistas e outros meios, com os programas de ps-graduao em Educao, para saber como neles se considera a tradio durkheimiana. Essa disposio de trabalho queremos estend-la aos leitores. um convite na linha do retorno crtico aos clssicos. Ser o Durkheim dos livros sobre Educao menos clssico do que o Durkheim dos quatro livros fundamentais? No o cremos. Jamais produziu escritos descartveis, como os diluidores o fizeram. Em tudo o que nos legou permanece o toque clssico- o das sementes que sempre se renovam.
21

Exemplos de manuais recentes: Toscano (1986) e Piletti (1989). Em 1989. em contato com o prof. Theodor Schanin, da UFRGS, tomamos conhecimento de seus estudos, em nova perspectiva, sob Durkheim, inclusive sua metodologia histrica. Trata-se de tese de doutorado a ser apresentada Universidade de Wisconsin, EUA.

Apenas dois exemplos ao acaso: Pereira (1984), que compara Tocqueville e Durkheim eSena (1979).

Bibliografia

DURKHEIM, mile. De Ia division du travail social Paris: [s.n.], 1893. . A diviso do trabalho social Lisboa: Presena, 1977a

ALPERT, Harry. Durkheim. Mxico: Fundo de Cultura Econmica, 1945. . Educao e sociologia. 11 ed. So Paulo: Melhoramentos, 1978. ARBOUSSE - BASTIDE, Paul. Introduo traduo das regras do mtodo sociolgico de Durkheim. In: DURKHEIM, mile As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Ed. Nacional, 1937. p.5-120. ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociolgico. So Paulo: Martins Fontes, 1987. p. 197-376: mile Durkheim. AZEVEDO, Fernando de. Histria de minha vida Rio de Janeiro: J. Olympio, 1971. . Sociologia educacional. 6 ed. So Paulo: Melhoramentos, [19-]. p.1-3. CNDIDO, Antnio. Informao sobre a sociologia em So Paulo. In: CONTRIBUIES de O Estado de So Paulo s comemoraes do IV Centenrio da cidade de S. Paulo, So Paulo: Anhembi, 1958. p.510-521. . A Sociologia no Brasil. In: ENCICLOPDIA Delta Larousse Rio de Janeiro: Delta, 1967. . Tendncias no desenvolvimento da sociologia da educao. In: PEREIRA, Luiz: FORACHI, MA (Orgs). Educao e sociedade. So Paulo: Ed. Nacional, 1963. p.7-12. COHN, Gabriel (Org). Sociologia, para ler os clssicos. So Paulo: LTC, 1977. CUNHA, Luiz Antnio. Educao e sociedade no Brasil. In: ANPOCS-BIB. O que se deve ler em cincias sociais no Brasil, n.2 So Paulo: Cortez, 1986-1987.
Em Abeno. Braslia, ano 9, n 46, abr jun 1990

. Education and sociology Prefcio de Talcott Parsons. New York: Free Press, 1956. Education et sociologie. Paris: Alcan, 1922 . . 2.ed. Prefcio de Maurice Debresse. Paris: PUF, 1966

. L education morale Advertncia de Paul Fauconnet. Paris: PUF, 1974 L evolution pdagogique en France Paris: PUF. 1969 . As formas elementares de vida religiosa: o sistema totmico na Austrlia. So Paulo: Paulinas, 1989. Les formas elementaires de Ia vie religieuse: le systeme totemique en Australie. Paris: Alcan. 1912. 647p. . Pragmatisme et sociologie: cours inedit prononce a Ia Sorbonne en 1913-1914. Paris: J. Vrin, 1955. 211p. Les rgles de Ia mthode sociologique. Paris: [s.n.], 1985 . As regras do mtodo sociolgico 2 ed. Traduo por Maria Isaura Pereira de Queiroz. So Paulo: Ed. Nacional. 1960. . Le suicide: tude de sociologie. Paris: [s.n], 1987. . O suicdio: estudo de sociologia. 2.ed. Lisboa: Presena, 1977b. 470p.

FAUCONNET, Paul. A obra pedaggica de Durkheim. In: DURKHEIM, mile. Educao e sociologia 11 .ed. So Paulo: Melhoramentos, 1978. p.5-31. FERNANDES, Florestan. Fundamentos empricos da explicao sociolgica. 2.ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1972. p.70-83: As solues fundamentais dos problemas da induo-l: E. Durkheim. FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. 5.ed. So Paulo: Moraes, 1984a. . A norma social: gnese e conscientizao. In: SOUSA JR., Jos Geraldo (Org). O direito achado na rua. Braslia: UnB, 1987. . A questo da moralidade da razo prtica de Kant tica discursiva de Habermas. Tempo Social, So Paulo, v.1, n.2, p.7-47, 2. sem. 1989. . Sociedade e conscincia: um estudo piagetiano na favela e na escola. So Paulo: Cortez, 1984b. GIDDENS, Antony. As idias de Durkheim. So Paulo: Cultrix, 1981. GOMES, Cndido. A educao em perspectiva sociolgica. So Paulo: EPU, 1985. p.1 -14: Os estudos sociolgicos da educao no Brasil. . A sociologia da educao em perspectiva internacional. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos. Braslia, v.67, n.157, set. dez. 1986. GOUVEIA, Aparecida Joly. As cincias sociais e a pesquisa sobre educao. Tempo Social, So Paulo, v.1, n.1, p.71-79, 1sem. 1979. . Orientaes terico-metodolgicas da sociologia da educao

no Brasil. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n.55, p.63-67, nov. 1985. HALBWACHS, Maurice. Introduction. In: DURKHEIM, mile. Lvolution pdagogique en France. Paris: PUF, 1969. ISAMBERT-JAMATI. Para onde vai a sociologia da educao na Frana? Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, Braslia, v.67, n.157, p.538-551, set./dez. 1986. LEVI-STRAUSS, Claude; ERIBON, Didir. De perto e de longe. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. MAUSS, Mareei. L'oeuvre indite de Durkheim e des ses collaborateurs. LAnne Sociologique: nouvelle srie, Paris, t.1, p.10, 1925. PEREIRA, Potyara AP Associaes voluntrias versus corporaes Braslia, 1984. mimeo. PILETTI, Nelson. Sociologia da educao. 7. ed. So Paulo: tica, 1989. RODRIGUES, Jos Albertino (Org). mile Durkheim. 4 ed. So Paulo: tica, 1988. SENA, Custdia Selma. Durkheim e o estudo das representaes Braslia, 1979. mimeo. TIRYAKIAN, Edward. Le prmier mssage d 'mile Durkheim. Cahiers Internationause de sociologie, Paris, v.42, n.1, p 21-32, 1967. TOSCANO, Moema. Introduo sociologia educacional. Petrpolis: Vozes, 1986. WALLWORK, Ernest. Durkheim: morality and milieu. Cambridge: Harvard University Press, 1972.

Вам также может понравиться