Вы находитесь на странице: 1из 6

Centro Universitrio Anhanguera de Santo Andr

ATPS: Psicologia e infancia


Curso: Psicologia

Santo Andr Novembro/2011

Nomes: William Barbosa de Freitas

RA: 2164217421

Analise Experimental do Comportamento I

O trabalho tem por finalidade o condicionamento de um Rato albino, privado de gua, a emitir uma resposta condicionada de pressionar a barra para beber gua, no experimento usaremos a Caixa de Skinner, como ferramenta,e condicionando o rato por etapas, sempre reforando o mesmo ate emitir o comportamento.

ndice

1. Introduo 2. Mtodo Sujeito Material

Procedimentos 3. Resultados e Discusso 4. Concluso 5. Referencias 6. Anexos

Introduo

Vamos apresentar neste trabalho, um experimento usando a caixa de Skinner, com finalidade de condicionar um Rato albino da linhagem Wistar, sexo masculino, com aproximadamente 3 meses, e privado de gua.

No procedimento iremos condicionar o individuo usando como material a Caixa de Skinner, modelando o Rato ate pressionar a barra para ter gua, conforme o Rato faz respostas prximas ao comportamento ele ser reforado ate conseguir emitir o comportamento de pressionar a barra.

Mtodo Sujeito
Rato albino, do sexo masculino, da raa Wistar, com aproximadamente 3 messes e pesando umas 200 gramas, o individuo era totalmente ingnuo e foi privado de gua por 48 horas antes do experimento, sendo reforado com gua depois das respostas.

Material
Foi usada a Caixa de Skinner de condicionamento operante, o Rato, folhas de registro contendo as praticas a serem usadas, relgio pra marcar o tempo de inicio e termino das praticas, caneta e jaleco.

Procedimento

O procedimento de condicionamento comeou no dia 26/11/2011, s 20:34 hrs, com a pratica de Mensurao do Nvel Operante, onde observamos o individuo por 20 minutos, observados os comportamentos mais freqentes do individuo, marcado a sua freqncia. Apos o termino da primeira pratica, partimos ento para o Nvel 2, Treino no Bebedouro, no qual associamos o barulho da barra com a disponibilidade de gua, essa pratica mais simples, se iniciou as 21:00 hrs, do dia 26/10/2011, para que o Rato associe o barulho com gua, onde disponibilizamos a gua para ele 16 vezes ate associar completamente o barulho com a disponibilidade de gua. Apos 5 minutos partimos para a pratica 3, a de Modelagem, na qual reforaramos os comportamentos que mais se aproximavam com o pressionar a barra, foram reforados 7 comportamentos, continuamente e seqencialmente ate o Rato emitir o comportamento de pressionar a barra. Por fim partimos para a pratica 4, Reforo Continuo de Presso a Barra, que consiste no Rato emitir o maior numero de Respostas de Presso da barra, a pratica se iniciou as 21:20, o objetivo dessa pratica era de pressionar a barra para ganhar gua, o Rato treinado por ns ate chegou pressionar a barra por 32 vezes, mais o mesmo no a pressionava com fora o bastante para obter gua, sendo encerrada a pratica sem obtermos todas as praticas concludas.

Respostas Observadas Pressionar Tocar

Freqncias das Resposta Obtidas Nvel Operante 23 44 CRF I 32

Farejar Levantar Limpar-se

154 147 31

Referencias LARGURA,W.A.N,BASQUEIRA,A.P. Analise Experimental do Comportamento. So Paulo: Pearson Education do Brasil 2010 Myers,G.D. Processos Psicolgicos Bsicos

Вам также может понравиться