Вы находитесь на странице: 1из 14

Ncleo de Educao a Distncia

UVAONLINE

Comunicao Oral e Escrita


Unidade 1 Comunicao Verbal

Ncleo de Educao a Distncia

Aviso importante!
Este material foi produzido com o objetivo de permitir que voc realize consultas off-line ao contedo da disciplina virtual. No entanto, alertamos para o fato de que a disciplina deve ser cursada no modo digital. O contedo foi desenvolvido prevendo a utilizao dos recursos que a mdia eletrnica pode oferecer. Atravs do ambiente UVAONLINE, a aprendizagem tornar-se- mais fcil, gil, interativa e eficaz. O texto que estamos disponibilizando para voc, atravs desta apostila, dever ser utilizado apenas como um reforo. Todas as prticas e atividades que devem ser realizadas ao longo e ao final de cada Unidade, s esto disponveis no ambiente virtual. Lembramos ainda que, para obter aprovao, necessrio que voc tenha realizado e enviado para o seu Tutor as atividades e avaliaes propostas nas unidades desta disciplina. Tenha um timo estudo!

Ncleo de Educao a Distncia

Apresentao
A Comunicao Oral e Escrita uma disciplina basicamente instrumental, que lhe abre caminhos para possibilidades continuadas de estudo, por meio de um conhecimento mais efetivo da nossa lngua, tanto na forma de texto lido, como na construo do seu prprio discurso. Nossa disciplina foi dividida em 12 unidades, cada uma abordando algum aspecto diferenciado da matria, apesar de todos passarem pelos grandes contedos, que podem ser resumidos em Leitura e Interpretao, Redao e Produo textual e Estudo da Norma Culta. Cada unidade tem uma parte de contedo didtico bem desenvolvida e esquematizada, uma larga apresentao de exemplos e um conjunto de atividades, tudo com o objetivo de lhe permitir no s um embasamento terico, como tambm a aplicao real de tais situaes lingsticas. Ao curso on-line acrescentamos a indicao do mesmo livro didtico utilizado pelas turmas presenciais, que dar a cada aluno a possibilidade de aprofundar os conhecimentos e fazer muito mais exerccios, aperfeioando os contatos com a nossa lngua em suas diferentes manifestaes faladas e escritas. Esperamos que voc aproveite tudo o que o nosso curso lhe oferece.

Objetivos da Disciplina
Os verdadeiros objetivos desta disciplina podem ser resumidos assim: melhorar sua condio de leitor, preparando-o para encontrar textos cada vez mais selecionados e sofisticados, coerentes com sua condio de universitrio e profissional de nvel superior; aperfeioar sua capacidade de produtor de textos, uma exigncia diferenciada e preferencial para algum que almeja a continuidade permanente de estudos; aprofundar seus conhecimentos da norma culta e do discurso formal, coerentes com esse nvel mais exigente de linguagem, por serem os mais adequados a essa situao acadmica e profissional.

Ncleo de Educao a Distncia

Roteiro da disciplina
Esta disciplina est organizada nas seguintes unidades: Unidade 1 Comunicao Verbal Unidade 2 Leitura e Interpretao Unidade 3 Redao e Norma Culta Unidade 4 Ortografia Unidade 5 Conjugao Verbal Unidade 6 Concordncia Unidade 7 Coeso e Coerncia Textual Unidade 8 Pontuao Unidade 9 Redao Clssica Argumentativa Unidade 10 Regncia e Crase Unidade 11 Emprego de Pronomes Unidade 12 Colocao de Pronomes

Ncleo de Educao a Distncia

Unidade 1: Comunicao Verbal


Esta unidade, relativa comunicao verbal, tem dois objetivos: O primeiro, de carter amplo, coloc-lo em contato mais ntimo com a lngua, preparando-o para novos posicionamentos e, principalmente, para receber novos conhecimentos; O segundo, com espectro mais especfico, faz-lo entender melhor a Lngua Portuguesa, partindo de sua histria e reconhecendo a necessidade de ser um conhecedor de vrios nveis diferentes para sua aplicao. Esta a unidade inicial, porque, atravs dela, achamos vivel convenc-lo da importncia de assumir novas posturas no aprendizado da nossa lngua, vendo-a como essencial na formao de um profissional de nvel superior e imprescindvel na conquista de novos saberes, mais especficos e sofisticados.

Objetivos da Unidade
Esta unidade visa levar voc a alcanar quatro objetivos: conhecer algumas noes bsicas da comunicao e do uso de seus instrumentos normais; identificar os elementos participantes do processo de comunicao e seus objetivos maiores; obter alguns conhecimentos da histria da nossa lngua e da formao do nosso povo; identificar os diferentes tipos de discurso e avaliar a adequao de cada um situao vivida.

Roteiro da Unidade
Esta unidade est organizada nas seguintes lies: Lio 1.1 - Linguagem e Cultura Lio 1.2 - Arte e Literatura Lio 1.3 - Elementos da Comunicao Lio 1.4 - A Evoluo da Lngua Portuguesa Lio 1.5 - Registros da Lngua Lio 1.6 - Registros Bsicos

Ncleo de Educao a Distncia

Lio 1.1 Linguagem e Cultura


Esta primeira lio apresenta um sentido bem simples: inici-lo em alguns princpios da comunicao, fazendo-o conhecer no s alguma terminologia mais especfica como tambm certas diferenas conceituais importantes. Nesta lio vamos estudar dois tpicos: a) A Linguagem b) A Cultura

a) A Linguagem
Voc tambm confunde lngua com linguagem? Sabe exatamente o que cada uma? Linguagem

qualquer forma de comunicao.

H dois tipos de linguagem, isto , a linguagem pode ser de dois tipos: Verbal e No-verbal.

Verbal (falada e escrita)

a linguagem que se forma de palavras, tambm conhecida como "Lngua.

No-verbal

So formas de comunicao baseadas nos sentidos como, por exemplo, imagens (sinais de trnsito), sons (apitos, campainhas etc).

comum na nossa vida normal utilizarmos os dois tipos combinados. O cara que faz psiu para uma menina e, depois, pisca para ela, a fim de iniciar uma conversa, est usando linguagens verbais e no verbais.

b) A Cultura
Para a elite, cultura algo diferente, sofisticado e tpico da sua camada social.
Cultura qualquer forma de realizao humana.

Ncleo de Educao a Distncia

Vale lembrar que, embora haja uma noo bem divulgada de que cultura precisa ser algo ligado elite, queles que detm o conhecimento, na verdade, qualquer manifestao criada pelo homem, mesmo o mais humilde e inculto, deve ser vista como exemplo de cultura. Assim, o carnaval tem tanto valor cultural quanto uma pera.

Lio 1.2: Arte e Literatura


sempre bom conhecer Arte e Literatura, alm de fixar, de modo claro e definitivo, as relaes existentes entre elas. No segmento social em que voc est entrando, necessrio estar bem informado, pois a arte, e uma de suas espcies mais prestigiadas no ambiente universitrio, a literatura, sero muito teis num mundo que exige informao geral e muito poder de argumentao. Nesta lio, vamos estudar dois tpicos: a) Arte b) Literatura

a) Arte
Arte a expresso de um ideal de beleza nas obras humanas.

Apesar de, numa definio simples, ser considerada como um esforo para criar beleza, a arte precisa ser vista realmente como algo muito amplo, pois nem toda arte bela, e nem tudo que belo arte. uma definio que varia de acordo com os ideais humanos.

b) Literatura
Literatura a arte da palavra.

Embora, antigamente, se usasse o adjetivo "rtmica" ao lado de arte para definir a literatura, hoje d-se uma amplitude maior, alm de se usar outros conceitos como, por exemplo, "literatura fico", literatura poesia", literatura a recriao da realidade pela palavra".

Ncleo de Educao a Distncia

Vamos ver, a seguir, os seguintes tpicos relacionados ao conceito de Literatura: b.1) Linguagem Literria e Cientfica b.2) Signo Verbal b.3) Lngua e Discurso b.4) Denotao e Conotao b.1) Linguagem Literria e Cientfica A linguagem literria se diferencia da cientfica principalmente pela objetivo e pela forma. Essa segunda, que tambm chamada de "intelectiva ou referencial", tem o objetivo de informar, de ensinar, de transmitir idias, enquanto aquela visa a emocionar, sugestionar, impressionar, prendendo-se mais ao mundo dos sentimentos e dos desejos. Obs.: Os exemplos esto disponveis no contedo digital. b.2) Signo Verbal Signo verbal o elemento lingstico, formado de duas partes inseparveis significante (a parte formal) e significado (a parte conceitual) - que serve comunicao. Por exemplo, conforme mostra a figura abaixo, um som s um signo lingstico se ele puder sugerir um conceito a uma outra pessoa. Enquanto o "som" seria o significante, o "conceito seria o significado; por isso, uma vez que eles no se separam, compem, unidos, o signo verbal ou, na linguagem verbal, uma palavra.

Ncleo de Educao a Distncia

b.3) Lngua e Discurso J sabemos que a lngua a linguagem verbal, isto , um meio de comunicao formado por palavras. Vale destacar que ela, embora parcialmente seja conhecida pelo falante, deve ser vista como todo o conjunto possvel, ou seja, algo inatingvel at mesmo para um dicionarista. Por exemplo, todas as estruturas gramaticais, todo o vocabulrio de uma lngua... O discurso a realizao prtica da lngua, isto , o uso que determinado indivduo faz, em dado momento, da lngua que conhece parcialmente. O que ns fazemos, no decorrer de uma aula presencial, usar um discurso, ou seja, um pequeno extrato de uma lngua. b.4) Denotao e Conotao Denotao o uso da palavra com o seu sentido bsico, ou seja, aquele que primeiro citado nos dicionrios. Melhor explicando, o sentido tcnico, cientfico da palavra. Conotao o uso da palavra com sentidos especiais, figurados, aqueles que so citados e mostrados pelos dicionrios em textos flagrantemente literrios. Normalmente, so significados contextuais, s reconhecveis a partir da compreenso do segmento examinado. Vejamos dois exemplos: A menina reclamou contra o fato de a comida estar sem sal. (Sem sal mesmo; logo, denotao). A menina contou-nos uma piada sem-sal. (No que no tenha sal, e sim que sem graa; portanto, conotao).

Lio 1.3: Elementos da Comunicao


Num processo de comunicao, podem-se reconhecer at seis elementos:

Ncleo de Educao a Distncia

10

1 2 3 4 5 6

O EMISSOR ou REMETENTE ou FALANTE ou ESCRITOR (aquele que inicia a comunicao). Exemplo: O professor no momento em que est explicando a matria aos seus alunos. O RECEPTOR ou DESTINATRIO ou OUVINTE ou LEITOR (aquele que recebe a mensagem). Exemplo: O aluno, no momento em que assiste aula. O CONTEXTO (o ambiente bio-psico-social em que se realiza a comunicao). Exemplo: A situao que rene professor e aluno no mesmo ambiente de comunicao. A MENSAGEM (o que comunicado). Exemplo: a lio que fica de tudo o que o professor ensinou e o aluno aprendeu. O CDIGO (a linguagem utilizada). Exemplo: A Lngua Portuguesa. O CANAL ou CONTATO (o meio fsico que torna possvel a comunicao). Exemplo: Se essa aula tivesse sido ministrada sob a forma de vdeo, esse seria o canal utilizado.

Funes da linguagem As funes da linguagem acompanham o predomnio dos elementos da comunicao, pois, conforme a nfase seja dada a um certo elemento, pode-se reconhecer uma funo diferente para a linguagem. Vamos ver alguns exemplos: Caso predomine o elemento REMETENTE, encontra-se uma evidente inteno de emocionar, da nomear-se a funo lingstica como EMOTIVA. Caso, porm, predomine a prpria MENSAGEM, diz-se que a funo POTICA. Predominando a INFORMAO, percebe-se a base no CONTEXTO, portanto considera-se que a funo INFORMATIVA ou REFERENCIAL. Quando se nota uma nfase no "tu", no "voc", isto , no DESTINATRIO, classifica-se a funo como CONATIVA ou APELATIVA. Enfatizando-se o CANAL ou CONTATO, a funo dita FTICA. Finalmente, se a comunicao tiver como objeto a prpria linguagem, isto , o CDIGO, vai-se dizer que a funo da linguagem METALINGSTICA. Obs.: Os exemplos esto disponveis no contedo digital.

Ncleo de Educao a Distncia

11

Lio 1.4: A Evoluo da Lngua Portuguesa


O portugus uma lngua difcil? Na verdade, qualquer analfabeto fala a nossa lngua e se faz compreender. O que, talvez, no seja to fcil a sua utilizao nos nveis mais cultos, em ocasies em que se exige exatido e coerncia, formalidade e preciso, elegncia e correo. Quanto mais rica uma lngua, melhor comunicao ela permite; entretanto, d mais trabalho conhec-la; por isso, explor-la algo fascinante. Muita gente se refere simplesmente ao portugus como uma lngua difcil e complicada, sem refletir que sua complexidade proporcional ao seu desenvolvimento e sua capacidade de comunicao. A verdade que toda crtica fcil de fazer, principalmente quando se quer justificar o pequeno apreo que se tem por ela e fugir a uma discusso que, embora exigindo imparcialidade e dados concretos, aprofunde de modo real os conhecimentos lingsticos e culturais. Por outro lado, se a inteno conhecer melhor o mundo dos idiomas, v-se que uma lngua tem o valor real de sua histria, e a nossa, por sua longa trajetria de mais de dois mil anos, que remonta aos dias de glria dos conquistadores romanos, reflete claramente sua pujana num vocabulrio com palavras vindas de todos os continentes, em estruturas verbais riqussimas e de diferenas quase imperceptveis e numa sintaxe permeada de inmeras alternativas e tantas correspondncias. Nela se misturam desde primitivos vocbulos clticos e ibricos at palavras de outras lnguas atuais, fruto da intensa globalizao do mundo moderno, passando pelo onipresente latim dos romanos e dos povos romanizados, pelos idiomas germnicos, pelo rabe, tanto tempo presente na Pennsula Ibrica, pelas inmeras lnguas da frica Negra, trazidas fora para enriquec-la, e, especialmente no Brasil, pelos incontveis idiomas dos nativos americanos e pelos dos saudosos e empreendedores imigrantes que ajudaram a dar essa feio de hoje a este pas to especial e generoso, apesar de tanta desigualdade e injustia. Assim, entendendo melhor a histria de nossa lngua, conhecendo-a e dandolhe o devido valor, talvez comecemos a namor-la, mesmo de maneira no muito ntima, com receios de machuc-la e feri-la. Quem sabe, no futuro, talvez se venha realmente a admir-la e am-la de verdade, como ela, com certeza, merece. Vamos estudar agora os seguintes tpicos: a) O Domnio Atual da Lngua Portuguesa b) O Portugus no Brasil

a) O Domnio Atual da Lngua Portuguesa

O Portugus uma das seis lnguas mais faladas no mundo atual, e o Brasil representa cerca de 80% dos usurios desse rico e interessante idioma.

Ncleo de Educao a Distncia

12

So sete naes e um outro estado formado recentemente : alm do Brasil, h Portugal, cinco naes africanas - Cabo Verde, So Tom e Prncipe, Guin Bissau, Angola e Moambique - e o Timor Leste (ou Timor Lorosae), na Oceania. Pode-se citar, ainda, reas de influncia prximas s fronteiras, principalmente do Brasil, e algumas cidades asiticas que foram colnias portuguesas, como Macau, Goa, Diu e Damo.

b) O Portugus no Brasil

Durante algum tempo, as lnguas dos ndios predominaram nas relaes entre brancos e nativos, alm dos negros que para c foram trazidos. Os prprios jesutas incentivaram o seu uso, mas, com a perda de prestgio desses padres e da chegada de um maior nmero de portugueses, o Portugus se imps como lngua nacional. A partir da segunda metade do sculo XVIII, o portugus se espalhou e se tornou a lngua do Brasil, sem, no entanto, desprezar as contribuies numerosas das lnguas africanas e nativas. Mais tarde, com o grande movimento imigratrio do sc. XIX, lnguas como o italiano, o espanhol, o alemo, o polons, o japons etc. ajudaram a dar esse colorido especial ao portugus do Brasil. Ainda neste tpico O Portugus no Brasil vamos dar especial ateno aos seguintes aspectos: b.1) reas Lingsticas do Brasil b.2) Influncias de Outras Lnguas

b.1) reas Lingsticas do Brasil

Embora, tradicionalmente, ainda se fale em divises no portugus do Brasil, a verdade que, devido s intensas migraes do nosso povo, principalmente para colonizar os territrios mais distantes dos grandes centros, alm da prpria eficincia das telecomunicaes, as diferenas so cada vez menos sensveis. H, porm, uma diviso clssica: amaznico, nordestino, baiano, mineiro, fluminense e sulista, sendo o da regio do Rio de Janeiro o de maior prestgio, especialmente por causa da importncia histrica e poltica da cidade.

b.2) Influncias de Outras Lnguas

Ao lado da forte influncia das lnguas dos nativos, deve-se destacar a enorme quantidade de povos africanos que, trazidos para a Amrica pelos portugueses, ajudaram a formar no s o nosso povo, mas tambm o nosso idioma. inegvel, porm, que a maior diferenciao do portugus do Brasil em relao ao de Portugal s veio a ocorrer a partir da segunda metade do sculo XIX, com os fortes movimentos imigratrios.

Ncleo de Educao a Distncia

13

Lio 1.5: A Evoluo da Lngua Portuguesa


O primeiro passo entender que existe muito mais cuidado na lngua escrita do que na falada, por isso sua formalidade tende a ser muito maior. Alm disso, parece claro que, principalmente num pas como o nosso, de to longnquas fronteiras, sempre haver fortes diferenas regionais. Tambm evidente que h uma desigualdade extraordinria na fala de uma pessoa culta, de nvel universitrio, e na de um pedreiro de obra ou lavrador ou, ainda, na de um desportista analfabeto. Finalmente, nem sempre uma pessoa usa, em todos os momentos da vida, o mesmo nvel de linguagem. Um juiz de direito, num tribunal, tem a obrigao de privilegiar o nvel culto da lngua, mas, numa conversa de bar, por exemplo, sobre futebol, fatalmente ir optar por um discurso bem mais informal, principalmente se estiver falando do rbitro da partida que "roubou" o seu time... Vamos ver, nesta lio, os seguintes tpicos: a) Registros da Lngua Falada b) Registros da Lngua Escrita c) Registros Bsicos

a) Registros da Lngua Falada

Assim chamamos os diferentes nveis de usos da lngua falada, de acordo com situaes experimentadas. Os quatro registros principais so os seguintes:
Formal: Deve ser, por exemplo, o de um juiz de direito no momento em que concretiza a sua sentena.

Coloquial cuidado: , normalmente, o de um professor de lngua portuguesa no seu dia-a-dia.

Coloquial despreocupado: , normalmente, o de estudantes universitrios no seu cotidiano de assistncia s aulas. Vulgar: o registro utilizado pela maioria dos analfabetos e semianalfabetos na sua vida cotidiana.

b) Registros da Lngua Escrita

Agora, os nomes se referem aos diferentes nveis da lngua escrita; sem dvida, bem mais formais que os anteriores. Os quatro registros principais so os seguintes:

Ncleo de Educao a Distncia

14

Literria: Normalmente, aquele que se encontra nos textos de estilos mais comprometidos com a tradio, como o Parnasianismo e o Simbolismo. Formal: , em geral, o que se encontra em textos acadmicos, tcnicos, jurdicos e oficiais.

Despreocupado: o que se v nos textos informais, como, por exemplo, uma carta entre namorados, um bilhete do pai para o filho etc. Vulgar: a escrita de pessoas iletradas ou analfabetas.

c) Registros Bsicos

Os quatro registros principais so os seguintes:

Lngua culta - a que se deve usar no nvel formal; por exemplo, em textos de trabalhos universitrios e profissionais. Lngua literria - a que faz parte dos textos literrios, apresentando padres bem prprios, de acordo com a inteno do autor. Lngua semiformal - a que se encontra, por exemplo, em cronistas de jornais ou outros artigos, quando o escritor tenta se aproximar do leitor. Lngua coloquial - a das conversas entre pessoas no dia-a-dia, apresentando liberdade.

Sumrio 1. Linguagem qualquer forma de comunicao. 2. Lngua a linguagem formada de palavras. 3. Discurso a realizao efetiva da Lngua. 4. Denotao o sentido normal e dicionarizado das palavras. 5. Conotao o sentido figurado, contextual das palavras. 6. A cada elemento da comunicao corresponde uma diferente funo da linguagem: remetente (emotiva), destinatrio (conativa), contexto (referencial), mensagem (potica), cdigo (metalingstica) e canal (ftica). 7. O Portugus uma lngua neolatina e est entre as seis mais faladas do mundo moderno. 8. A vida universitria e o exerccio de profisses de nvel superior exigem o conhecimento de um registro culto e formal

Ateno:

As atividades prticas e as avaliaes on-line esto indicadas no ambiente virtual, menu CONTEDO DIDTICO, opo UNIDADES.

Вам также может понравиться