Вы находитесь на странице: 1из 63

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS - CEFET/GO

Disciplinas:

ELEMENTOS DE MQUINAS E COMANDOS INDUSTRIAIS


Tpicos:

ACIONAMENTOS PNEUMTICOS E ELETROPNEUMTICOS

Notas e Apontamentos de Aula Prof. Lus Fernando Pagotti Agosto de 1999

Sumrio
Parte I Elementos Pneumticos
1 Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 003 003 006 016 025

2 Caractersticas do Ar Comprimido .

3 Obteno e Produo de Ar Comprimido . 4 Elementos Pneumticos de Trabalho . 5 Vlvulas . . . . . . . . . .

6 Comandos Seqenciais .

7 Comandos Pneumticos e Eletropneumticos

Parte II Elementos Eletropneumticos


8 Elementos Eltricos e Eletropneumticos . 9 Conversores Pneumticos - Eltricos . . . . . . . . . 040

10 Comparao entre Circuitos Pneumticos e Eletropneumticos . 11 Resoluo de Circuitos Eletropneumticos . . . .

Parte III Automao de Elementos Eletropneumticos


12 Introduo ao C.L.P. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

13 Solues atravs de C.L.P. 14 Comandos Bsicos .

Prefcio
Aos Alunos do Curso de Eletrotcnica do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois - CEFET / GO

A nossa disciplina de Elementos de Mquinas sofreu modificaes considerveis nestes ltimos dois anos. Como todos ns podemos observar, os setores industriais e comerciais tambm vm apresentando mudanas significativas no campo da Automao. Todas estas implementaes tecnolgicas so fundamentais para o desenvolvimento de nosso Pas, neste Mundo Globalizado. Desse modo, todos os avanos tecnolgicos necessitam, cada vez mais, de mo-de-obra tcnica especializada. Com o intuito de preencher as lacunas na formao tcnica destes futuros profissionais, e prepar-los para enfrentar este rigoroso e emergente mercado de trabalho, nossa disciplina passa a abordar os fundamentos dos Acionamentos Pneumticos e Eletropneumticos, amplamente utilizados nos processos de Automao Industrial e Comercial. Dessa forma, este Apontamentos de Aula procura apresentar os fundamentos bsicos desta rea da Eletrotcnica, e num futuro prximo, poderemos transform-la em uma apostila para a nova disciplina Comandos Industriais. Assim, de fundamental importncia a participao dos alunos de Elementos de Mquinas na elaborao de crticas sobre este material. Aguardamos ansiosos suas colaboraes !

Prof. Lus Fernando Pagotti Coordenador de Produo e Pesquisa do CEFET-GO

Referncias Bibliogrficas

1 Automao Pneumtica;
Bellows / Parker Pneumatic.

Centro Didtico de Automao, Scharader

2 Tcnicas de Automao Industrial Parte I;


FESTO.

Festo

Didatic,

3 Tcnicas de Automao Industrial Parte II;


FESTO.

Festo Didatic,

4 Tcnicas de Automao Industrial Parte III;


FESTO.

Festo Didatic,

5 Manual Prtico de Hidrulica e Pneumtica;

Associao Brasileira

de Hidrulica e Pneumtica, Artmarketing Empresa Jornalstica.

6 Especializao em Projetos de Sistemas Pneumticos ;


Didatic, FESTO, 1988.

Festo

7 Automao Eletropneumtica ;
Editora rica, So Paulo, 1997

Bonacorso, Nelson G.; Noll, Valdir;

8 Fundamentos de Automao Industrial Pneutrnica - Projeto de Comandos Binrios Eletropneumticos


1997 ; Bollmann, Arno; editado pela ABHP (Associao Brasileira de Hidrulica e Pneumtica) -

9 Mtodo Seqencial para Automatizao Eletropneumtica


Novais, Jos; Fundao Calouste Gulbenkian - 1983, Lisboa / Portugal

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

PARTE I Elementos Pneumticos

palavra

Automao

freqentemente

utilizada

no

linguajar

de

Engenheiros e Tcnicos responsveis pelos setores de produo e manuteno das plantas industriais. A bem da verdade, a preocupao com a produtividade tem sido um agente acelerador do desenvolvimento tecnolgico e alavancou a automatizao dos processos industriais. A busca incansvel pelo aumento qualitativo e quantitativo da produo e conseqente reduo do custo final, a artria principal que sustenta a sobrevivncia das empresas neste mundo globalizado. Alm de possibilitar a criao de mquinas que substituem a fora muscular humana, os processos automatizados tm a possibilidade de serem autocontrolados, sendo capazes de corrigir seus prprios erros. Desse modo, a automao ganha espao nestes ambientes, e coloca-nos novamente condio de aprendizes, para explorarmos as vantagens que nos oferece :

Substituio do homem em trabalhos insalubres, de alta periculosidade e repetitivos;

Garantia de qualidade da produo em servios de preciso; Flexibilidade na alterao das formas de produo, a ex. via software;

Sem dvida, a automao trouxe transformaes no mercado de trabalho e, portanto, a mo-de-obra deve ser treinada e qualificada para desempenhar novas atividades de maior responsabilidade e complexidade. O avano tecnolgico deve sempre contribuir para a melhoria das condies de trabalho e do nvel de vida da sociedade, ao contrrio do que aparenta : desiluso e desemprego. O prejuzo de se interromper a automatizao ser maior do que o seu advento.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 1

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Face aos desenvolvimentos tecnolgicos, a automatizao dos processos de produo tem um carter multidisciplinar. Sendo assim, nenhum profissional, seja ele da rea eltrica, mecnica ou qumica, pode-se considerar completamente apto a desenvolver tais atividades. A partir das caractersticas multidisciplinares da automao, este trabalho tem por objetivo oferecer os subsdios bsicos da automao dos processos pneumticos aos profissionais da rea eletromecnica. Assim, esta primeira parte abordar as caractersticas gerais das mquinas pneumticas, cujo processo de automao poder ser estendido de forma anloga s mquinas hidrulicas. Na segunda parte, sero abordados os processos da automao eletropneumtica, a partir da elaborao de diagramas de comandos eltricos. Finalmente, a terceira parte concluir o processo de automao, atravs da utilizao dos controladores lgicos programveis (CLPs) no controle das mquinas pneumticas.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 2

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

1 INTRODUO

termo Pneumtica derivado do grego Pneumos ou Pneuma (respirao,

sopro) e definida como parte da Fsica responsvel pelo estudo da Dinmica e dos Fenmenos Fsicos relacionados com os Gases e os Vcuos. Alm disso, estuda a converso de Energia Pneumtica em Energia Mecnica.

2 CARACTERSTICAS DO AR COMPRIMIDO

Ar, apesar de inspido, inodoro e incolor, pode ser facilmente percebido

atravs dos ventos e dos pssaros que nele flutuam e se movimentam. Apresenta algumas propriedades importantes, as quais podem favorecer ou limitar sua aplicao nos ambientes industriais.

COMPRESSIBILIDADE : O ar, assim como todos os gases, tem a propriedade de ocupar todo o volume de qualquer recipiente que o contenha. Desse modo, ao encerr-lo em um recipiente seu volume pode ser reduzido pela ao de uma fora externa.

ELASTICIDADE : Uma vez, tido seu volume reduzido pela aplicao de uma fora externa, este voltar ao volume inicial, quando a ao desta fora cessar.

DIFUSIBILIDADE : O ar pode misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso que no esteja saturado.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 3

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

EXPANSIBILIDADE : Propriedade que possibilita o ar de ocupar totalmente o volume de qualquer recipiente, adquirindo o seu formato.

PESO : Um litro de ar, a temperatura de 0 Celsius e ao nvel do mar pesa aproximadamente : 1,293 gramas. Em funo do peso do ar e do volume da atmosfera terrestre, todos ns sofremos a ao de uma fora em todos os sentidos e direes, estando associada a uma presso : Presso =
Fora [ Newton N ] [Pa (N/m2) Pascal] 2 rea [m ]

onde 1kgf = 9,8 N A presso pode ser mensurada em vrias unidades, a saber: Kgf/cm2
1,00000 0,07031 1,03329 0,01020 0,00136 0,10000

PSI
14,22249 1,00000 14,69600 0,14500 0,01934 1,42225

Bar / Atm
0,96778 0,06805 1,00000 0,00987 0,00132 0,09678

KPa [kN/m2]
98,06028 6,89476 101,32500 1,00000 0,13332 9,80606

Torr [mmHG]
735,51258 51,71495 760,00000 7,50062 1,00000 73,55126

Coluna H2O[m]
(15,55C) 10,00000 0,70311 10,33293 0,10198 0,01360 1,00000

Os processos industriais utilizam diversas formas de energia para a produo de trabalho, como a pneumtica, a hidrulica e a eletricidade. A concepo das mquinas tem como fatores principais a eficincia tcnica e a reduo de custos. Assim o ar comprimido apresenta vantagens e desvantagens, das quais podem ser verificadas as seguintes :

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 4

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Tabela 1 Comparao entre as tcnicas de automao

Pneumtica Fora Linear Hidrulica Eltrica Pneumtica Torque Hidrulica Eltrica Pneumtica Movimentos Lineares Hidrulica Eltrica Pneumtica Movimentos Hidrulica Reotativos Eltrica Pneumtica Regulagem Hidrulica Eltrica Pneumtica Armazen. e Transp. de Hidrulica Energia Eltrica Pneumtica Influncias Hidrulica Ambientais Eltrica Pneumtica Custo da Energia Hidrulica Eltrica Pneumtica Manipulao do Hidrulica Equipamento Eltrica
CEFET / GO - Goinia , 1999

Fora Limitada pelo uso de baixas presses (35.000 40.000 N) Grandes Foras com a utilizao de presses elevadas Pequenas Foras, pequena eficincia, no permite sobrecarga Pequenos Torques , mas c/ possibilidade de travamento nos motores s/ cons. de energia adicional Altos Torques , c/ possibilidade de travamento c/ alto cons. Energia Altos Torques , mas sem possibilidade de travamento Simples obteno e c/ altas velocidades e aceleraes. Controle de parada e velocidade com limitaes. Simples obteno, velocidades menores que a pneumtica e bom controle de velocidade e parada Obteno direta complexa, alto custo e a partir de adaptaes mecnicas para pequenas foras Altas velocidades de Rotao, baixa potncia (<500.000 rpm) Velocidades baixas, com altos torques e bom controle Larga faixa de potncias com bom controle Fora e velocidades regulveis Possibilidade de regulagens com maior preciso e boa caracterstica de controle Controle preciso, com sofisticao nos circuitos de controle Armazenamento simples e fcil , com transporte at 1000 m Armazenamento e transporte limitado Diretamente atravs de acumuladores, transporte a longas distncias vivel Suporta variaes de Temperatura, no h risco de exploso Sensvel variao de Temp. e risco de exploso e contaminao Pouca influncia, risco de exploses por faiscamento Relativamente alto se comparados a eletricidade Altos custos se comparados a eletricidade Baixo custo se comparadas s formas acima Simples manuseio c/ pequenos riscos Risco alto, por trabalhar em alta presso Perigosa e necessita de pessoal especializado
Pgina 5

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

3 OBTENO E PRODUO DO AR COMPRIMIDO

3.1 Introduo

produo de ar comprimido possvel graas ao uso de compressores, os

quais comprimem o ar para a presso de trabalho desejada. Na maioria dos acionamentos e comandos pneumticos, uma estao central responsvel pela produo e distribuio de ar comprimido. Instalaes mveis de produo de ar comprimido tambm podem ser usadas, entretanto, sua aplicao mais restrita industria de minerao ou mquinas mveis. No projeto destas instalaes, devem ser previstas as ampliaes futuras, sobredimensionando os equipamentos, pois uma ampliao posterior torna-se geralmente muito cara. Outro fator importante, o ndice de pureza do ar comprimido. O ar limpo, garante uma longa vida til instalao. Diversos tipos de compressores so utilizados para a produo de ar comprimido e alguns destes so descritos na seqncia.

3.2 Tipos de Compressores


Em funo das necessidades industriais, da presso de trabalho e do volume de ar comprimido requerido, so utilizados compressores de diversos tipos de construo. Os compressores podem ser de Deslocamento Positivo ou Deslocamento Dinmico. Compressores que operam segundo o princpio do Deslocamento Positivo, operam de forma a obter presso a partir da reduo de volume. O ar admitido em uma cmara isolada do meio exterior, onde seu volume gradualmente diminudo, processando-se a compresso.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 6

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

O processo de Deslocamento Dinmico baseia-se na obteno de presso a partir da converso da energia cintica, durante a passagem do ar atravs do compressor. O ar posto em alta velocidade por aceleradores mecnicos (impulsionado), posteriormente seu fluxo retardado pela ao de difusores, resultando em aumento de presso. Os diversos tipos de compressores podem ser melhor visualizados pelo organograma abaixo:

Figura 1 - Tipos de Compressores

3.2.1 Compressor de mbolo

Os compressores de mbolo caracterizam-se pelo tipo mais comumente utilizado para a obteno de ar comprimido, e a partir de movimentos lineares apropriado para todo o tipo de compresso (presses de trabalho entre 1 a 10 [bar]). Estes podem ser de "Simples" ou "Duplo" Efeito.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 7

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

O compressor de simples efeito apresenta somente uma cmara de compresso. Iniciado o movimento descendente, o ar aspirado pela vlvula de admisso, preenchendo a cmara de compresso. A compresso do ar tem incio com o movimento de subida do pisto, e aps atingir um valor de presso suficiente para abrir a vlvula de escape, o ar expelido para o sistema (tanque ou reservatrio, ex.).
Compressor de Simples Efeito

J os compressores de duplo efeito ou "Tipo cruzeta" tm esta denominao por apresentarem duas cmaras de compresso. As duas faces do mbolo aspiram e comprimem o ar alternadamente. Desse modo, o mbolo efetua o movimento descendente e o ar admitido na cmara superior, enquanto que o ar contido na cmara inferior comprimido e expulso. Na seqncia, com o movimento oposto, a cmara que havia realizado a admisso, efetua a compresso do ar.
Compressor de Duplo Efeito

Os compressores de mbolo podem ainda se caracterizar por um ou mais estgios. Os compressores de um nico estgio, comprimem o ar presso final atravs de um nico cilindro, atingindo presses de at 12 [bar]. Para atingir presses mais elevadas e com maior rendimento e eficincia, so utilizados compressores de dois ou mais estgios. O aumento do rendimento obtido a partir da refrigerao do ar comprimido entre os estgios de compresso ("Intercooler") por meio de circulao de gua ou ar frio. O ar admitido inicialmente pela cmara de baixa presso, onde sofre a primeira

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 8

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

compresso, em seguida, passa atravs do resfriador e aspirado pela cmara de alta presso, onde submetido a nova compresso.

Com mbolo de Simples Efeito

Compressor de Dois Estgios com refrigerao interna (Intercooler)

Com mbolo de Duplo Efeito

Para presses mais elevadas so utilizados mltiplos estgios, a exemplo :


N de Estgios 1 estgio 2 estgios 3 ou mais estgios Presso de Trabalho 400 [kPa] - 4 [bar] 1500 [kPa] - 15 [bar] Acima de 1500 [kPa] Presso c/ baixo Rendimento 1200 [kPa] - 12 [bar] 3000 [kPa] - 30 [bar] Acima de 22000 [kPa]

3.2.2 Compressores Rotativos

Os compressores rotativos operam sobre o princpio de reduo de volume, onde este obtido atravs de rotao (movimento circular). Podem ser classificados em : i) ii) iii) iv) Compressor de Palhetas; Compressor Parafuso; Compressor Roots; Compressor de Anel Lquido.
Pgina 9

CEFET / GO - Goinia , 1999

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

3.2.2.1 Compressor Rotativo Multicelular ou de Palhetas

constitudo de uma carcaa, na qual gira excentricamente, um rotor cilndrico. Este rotor dotado de ranhuras, onde se alojam palhetas, possibilitando que estas se movimentem radialmente em seu interior. Quando o rotor gira, as palhetas por ao de fora centrfuga acompanham as paredes da carcaa,

formando-se cmaras ou clulas. No setor onde o volume aumenta, o ar aspirado para o interior das clulas e comprimido ao longo do caminho, at ser expelido pela outra extremidade sob presso Nestes compressores, o ar comprimido
Compressor de Palhetas

produzido de forma mais contnua e sem pulsaes. vazo, e presses da ordem de 0,5 a 10,5 kgf / cm2.

O campo mais usual de aplicao deste compressor est entre 6 a 85 m3 / mim de

3.2.2.2 Compressor Rotativo Duplo Parafuso

Este compressor caracterizado por uma cmara em forma de "oito" onde giram dois rotores helicoidais em sentidos contrrios.

Compressor Rotativo Duplo Parafuso CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 10

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Um dos rotores possui lbulos convexos, enquanto seu par apresenta depresses cncavas e so denominados de rotor macho e fmea, respectivamente. Nas extremidades da cmara existem aberturas para a admisso e descarga do ar. O ar presso atmosfrica aprisionado entre os parafusos e a carcaa, e conduzido a outra extremidade onde sofre gradualmente uma reduo de volume. O ar comprimido descarregado continuamente e livre de pulsaes. As presses de trbalho variam de 0,3 kgf / cm2 a 17 kgf / cm2 normalmente, com produo de 18 a 600 m3 / mim.

3.2.2.3 Compressor de Lbulos ou Roots

So compressores basicamente constitudos de dois rotores entrelaados em uma cmara duplamente

cilndrica. O ar admitido descarregado radialmente sem compresso interna. O movimento de rotao feito por engrenagens de sincronizao, no existindo contato entre os rotores e a carcaa. Desta forma, o ar comprimido produzido isento de leo.
Compressor Roots

Seu campo de aplicao est entre presses de 0,1 a 1,0 kgf / cm2, e deslocamento de 3 a 300 m3 / mim.

3.2.3 Turbocompressores

Estes tipos operam segundo o princpio de fluxo e so adequados para a obteno de grandes vazes. Os turbo compressores so caracterizados por : Turbocompressores Radias e Axiais.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 11

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Em ambos os equipamentos, o ar comprimido produzido a partir do seu movimento por turbinas. A compresso processa-se pela acelerao do ar aspirado.

3.2.3.1

Turbocompressor Axial

O sentido de acelerao do ar processa-se axialmente ao eixo de rotao da turbina ou de lminas rotativas. As vazes mnimas obtidas so de 900 m3 / mim.
Turbocompressor Axial

3.2.3.2 Turbocompressor Radial

O ar acelerado a partir do centro de rotao, em direo periferia, ou seja, admitido pela primeira hlice axialmente, e acelerado radialmente pelos vrios

estgios contidos no interior da carcaa. Utilizado em aplicaes onde so

necessrias grandes vazes de ar.


Turbo Compressor Radial de 5 estgios

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 12

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

3.3 Condicionamento e Regulao do Ar comprimido


O ar comprimido produzido pelos compressores no deve ser utilizado diretamente pelas mquinas pneumticas. Aps a compresso do ar, gotculas de leo lubrificante e partculas slidas encontram-se dispersas juntamente com gua condensada. Estas impurezas devem ser retiradas e a presso do ar comprimido regulada para os nveis adequados de operao das mquinas. Desse modo, antes de ser utilizado, o ar comprimido deve ser preparado por um conjunto denominado de condicionador de ar. O Condicionador composto de Filtro de Ar, Regulador de Presso e Lubrificador.

3.3.1 Filtro de Ar Comprimido


A funo do Filtro de reter as partculas slidas e impurezas como o leo e a gua condensada. O processo consiste em centrifugar e filtrar o ar comprimido, durante a sua passagem pelo elemento, separando os materiais mais densos. Estas impurezas so depositadas na parte inferior de um reservatrio (copo coletor) e

posteriormente drenadas aps atingir o nvel mximo permissvel.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 13

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

3.3.2 Regulador de Presso

Em geral, um sistema de ar comprimido atende a demanda de vrios equipamentos pneumticos, onde, freqentemente, no so

utilizados os mesmos nveis de presso. Nestes casos, so utilizados os reguladores de presso que tem por funo:

Compensar automaticamente o volume de ar requerido; Manter constante a presso de trabalho, independente das flutuaes de presso na entrada; Operar como Segurana vlvula de

A presso de sada alterada pela atuao sobre a manopla de regulagem. O sentido de giro que acarreta em aumento da compresso da fora de mola, resulta em aumento na presso de sada e vice versa. A presso regulada por meio de um diafragma. Uma das faces do diafragma submetida presso de trabalho, enquanto a outra pressionada por uma mola cuja presso ajustvel por meio de um parafuso de regulagem. Com o aumento da presso de trabalho, o diafragma movimenta-se contra a fora da mola. Com isso a seco nominal de passagem na sede do escape diminui at o fechamento completo. Isto significa que a presso regulada pela vazo.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 14

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

3.3.3 Lubrificador de Ar Comprimido


Os sistemas pneumticos e seus componentes so constitudos de partes mveis, estando portanto, sujeitas a desgastes e reduo de vida til. Afim de reduzir estes efeitos e diminuir as foras de atrito dos movimentos, os equipamentos devem ser lubrificados convenientemente, a partir do prprio ar comprimido. A lubrificao consiste em mesclar ao ar comprimido utilizado pela mquina, uma quantidade ideal e suficiente de leo lubrificante especfico. Esta lubrificao feita pela lubrificador por meio da

suspenso das partculas de leo no ar (nebulizao). A partir de uma demanda de ar, uma parcela desviada para um tubo de venturi, onde acarreta uma subpresso no Tubo de Elevao (acima do venturi). Assim, o leo sugado pelo Tubo obrigado a gotejar Pescador e no venturi,

seguindo-se a imediata nebulizao. O leo pulverizado mescla-se com o restante do fluxo de ar e transferido para a sada. Este equipamento permite o abastecimento do leo, mesmo durante a operao do sistema. A retirada do bujo possibilita a reposio do leo, graas a uma vlvula de reteno.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 15

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

4 ELEMENTOS PNEUMTICOS DE TRABALHO

energia armazenada na forma de presso atravs do ar comprimido,

transformada em trabalho (movimentos lineares e circulares) pela ao de elementos denominados de atuadores. Estes elementos so conhecidos por cilindros e podem ser divididos em dois grupos principais : Cilindros de Movimento Retilneo e Cilindros de Movimento Giratrio.

Cilindros de Movimento Retilneo ou Lineares : So constitudos de elementos que convertem energia pneumtica ou hidrulica em movimento angular ou linear. So representados pelos cilindros pneumticos e em funo das caractersticas da aplicao (fora e velocidade) devem ser dimensionados adequadamente.

Cilindros de Movimento Giratrio ou Rotativos : Convertem a energia pneumtica ou hidrulica em movimento giratrio contnuo (motores pneumticos) ou limitado ( cilindros giratrios).

Em geral, os Cilindros de Movimento Retilneo so os mais utilizados na automao de mquinas e dispositivos, e suas caractersticas principais so abordadas na seqncia.

4.1 Tipos de Cilindros Pneumticos


Os diversos tipos de cilindros diferenciam-se entre si por detalhes construtivos, em funo de suas caractersticas de operao e utilizao. Basicamente, os cilindros podem ser:

Cilindros de Simples Efeito ou Simples Ao; Cilindros de Duplo Efeito ou Dupla Ao, dentre os quais : Cilindros de haste dupla; Cilindros Duplex; Cilindros Giratrios; Cilindros sem Haste Cilindros Telescpicos;
Pgina 16

CEFET / GO - Goinia , 1999

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

4.1.1 Cilindros Pneumticos de Simples Ao ou Simples Efeito

Estes

cilindros

tm

caracterstica de produzir trabalho em um nico sentido de movimento, seja para avano ou retorno. Cilindros de simples ao

possuem somente um orifcio por onde o ar comprimido entra e sai da cmara de compresso, controlado pela ao de uma vlvula. um Na

extremidade

oposta,

pequeno

orifcio responsvel pelo "respiro", visando impedir o surgimento de uma contrapresso internamente. O retorno do pisto posio inicial efetuado por ao de uma Mola, no momento em que o ar comprimido retirado do orifcio de entrada.
Diagrama esquemtico de um cilindro de Simples Ao

O comprimento destes cilindros (curso de mbolo) limitado pelo tamanho da mola, assim, por esta razo, fabricam-se cilindros com comprimento de curso de at 10 [cm]. Os cilindros de simples ao so muito utilizados em operaes de fixao, marcao, rotulao, expulso de peas e alimentao de dispositivos. Alguns cilindros com retorno por ar comprimido a avano por mola, so freqentemente empregados em alguns sistemas de freios, segurana e posies de travamento e bloqueio.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 17

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

4.1.2 Cilindros Pneumticos de Dupla Ao ou Duplo Efeito


Os cilindros de dupla ao utilizam o ar comprimido para produzir trabalho em ambos sentidos de movimento. So o tipo mais comum de aplicao de atuadores. Entretanto, devido a detalhes construtivos, apresentam diferenas entre os esforos desenvolvidos no avano e retorno da haste. Isto ocorre devido variao da rea efetiva entre as cmaras traseira e dianteira. A rea de atuao da presso na cmara traseira ligeiramente maior que a superfcie dianteira, devido a presena da haste. O ar comprimido deve ser admitido alternadamente e entre liberado dois

orifcios presentes nos cabeotes, localizados na parte traseira e dianteira do cilindro. Assim,

quando uma cmara admitir ar comprimido, a outra dever estar em conexo com a atmosfera.
Estrutura interna de um Cilindro de Dupla Ao

CILINDROS COM AMORTECIMENTO

Ao final de cada curso de avano ou recuo, o choque freqente entre mbolo e cabeotes, algumas vezes agravado pelo deslocamento de grandes massas, pode provocar um desgaste excessivo e reduzir a vida til do cilindro. Desse modo, so utilizados amortecimentos de fim de curso em cilindros de dimetros superiores a 30 mm e cursos acima de 50 mm. O amortecimento obtido atravs do aprisionamento de certa parcela de ar ao final do movimento da haste. Isto ocorre pelo acoplamento de um colar, sobre a haste, e uma guarnio no cabeote. O ar aprisionado, impossibilitado de fluir pelo orifcio
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 18

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

principal, escapa com uma vazo menor atravs de uma restrio fixa ou varivel. Este processo provoca uma desacelerao gradativa na velocidade da haste, reduzindo o esforo do choque.

CILINDROS NORMALIZADOS

Para possibilitar um intercmbio mundial entre equipamentos pneumticos, a tendncia mundial dos fabricantes de produzir componentes que atendam a normas tcnicas internacionais ( ISO 6431 e DIN 24335), abrangendo desde o material construtivo at suas dimenses.

CILINDROS DERIVADOS

Embora

apresentem

mesmo

princpio de operao, os cilindros de dupla ao podem diferenciar-se em suas formas e dimenses em funo de uma variada gama de aplicaes. Desse modo, destacaremos alguns dos tipos mais comuns de cilindros de Dupla Ao:

CILINDROS DE DUPLA HASTE

Este cilindro possui duas hastes unidas ao mesmo mbolo. Desse modo, enquanto uma haste realiza trabalho, a outra pode ser utilizada para o comando de fins de curso ou dispositivos de regulagem do curso de avano.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 19

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

CILINDROS DUPLEX CONTNUOS OU CILINDRO TANDEM

Dotado de dois mbolos (com orifcios independentes) unidos por uma nica haste, estes cilindros permitem dispor de maior fora em ambos os movimentos.

So utilizados em aplicaes que necessitam de grandes foras, entretanto, em locais onde cilindros de maior dimetro no seriam possveis, ou ainda com a impossibilidade de aplicar presses mais elevadas.

CILINDROS DUPLEX GEMINADOS OU MULTIPOSICIONAIS

Constituem-se de dois ou mais cilindros de dupla ao unidos entre si. Cada um possui orifcios de entrada e sada de ar

independentes. Esta estrutura possibilita a obteno de trs, quatro ou mais posies diferentes.

So aplicados em dispositivos de seleo, distribuio e posicionamento de peas.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 20

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

CILINDROS GIRATRIOS OU ROTATIVOS

Basicamente, a atuao dos cilindros pneumticos consiste em proporcionar movimentos retilneos do tipo "vaivm". Entretanto, variaes do seu aspecto construtivo ou adaptaes, possibilitam a obteno de torques. Existem dois tipos principais destes cilindros: Cilindro de Aleta Giratria ou Cilindro Rotativo e Atuador Rotativo.

O cilindro de aleta giratria tem sua aplicao em movimentos rotativos de pequeno torque e giros de at 300. Apresentam um dispositivo para ajuste mecnico do ngulo de giro. So pequenos e robustos.

Utilizados em equipamentos de manipulao de peas, de testes de durao e resistncia, e em abertura e fechamento de pequenas
Cilindro de Aleta Giratria

portas e vlvulas.

Os Atuadores Rotativos so constitudos por cilindros lineares de haste dentada. Esta haste aciona uma engrenagem. Este dispositivo apresenta

torque mais elevado, em funo da dimenso do cilindro e das presses envolvidas. Pode apresentar giros superiores a 360. So utilizados para girar grandes peas, curvar tubos, e acionar dispositivos de engrenagens.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 21

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

CILINDROS SEM HASTE

Os cilindros sem haste so constitudos apenas de um mbolo que desloca-se internamente cmara de compresso. Sem haste, o acoplamento entre mbolo e exterior, para a realizao de trabalho, pode ser realizado da seguinte forma:

Acoplamento internamente, o mbolo

Magntico: magntico

acopla-se ao dispositivo de fixao da carga (externo). So utilizados para foras pequenas (<400 [N]).

Trao por cabos : Para aplicaes onde necessita-se de cursos longos e economia de espao, a haste dos cilindros foi substituda por cabos de ao ou tiras de ao revestidas.

Fixao por Tiras e Seo Oval : Neste tipo, as roldanas encontram-se dispostas internamente ao cilindro e a seo oval, anti-giro. O atrito neste tipo moderno de cilindro pequeno e o coloca como boa opo para servo posicionamentos.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 22

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

CILINDROS TELESCPICOS

So raramente utilizados em ar comprimido devido ao custo elevado, entretanto, com fludos hidrulicos largamente empregado. Basicamente, so constitudos de vrios cilindros embutidos entre si, sendo comuns apresentarem de 2 a 6 estgios. Seu emprego reside no fato de que ocupam pouco espao, relativo ao curso de trabalho.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 23

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

SIMBOLOGIA DE CILINDROS PNEUMTICOS Em funo da variedade de formas e aplicaes dos cilindros pneumticos, sua representao normalizada. Desse modo, a tabela abaixo ilustra as representaes dos diversos tipos de cilindros pneumticos.
Descrio Simbologia Cilindros de Simples Ao ou Efeito Retorno por Mola

Retorno por Fora no definida

Avano por Mola Cilindros de Dupla Ao ou Efeito Com Haste Simples

Com Amortecimento no retorno, fixo Com Amortecimento no avano, fixo Com Duplo Amortecimento, fixo Com Duplo Amortecimento, varivel

Com Dupla Haste Cilindros de Dupla Ao ou Efeito Derivados Cilindro Duplex Contnuo ou Tandem Cilindro Duplex Geminado ou Mltiplas Posies Cilindro Telescpico de Simples Efeito ou Ao

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 24

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

5 Elementos de Comando e Controle Pneumticos - VLVULAS

De

acordo com o que foi exposto no captulo anterior, a energia

armazenada na forma de presso atravs do ar comprimido, transformada em trabalho (movimentos lineares e circulares) pela ao de elementos pneumticos de trabalho - Os cilindros, por exemplo. Entretanto, a obteno destes movimentos de forma ordenada e controlada, s possvel atravs da utilizao de Vlvulas. As vlvulas so utilizadas para a partida, parada, direo e regulagem dos atuadores. Simultaneamente, comandam a presso e a vazo do ar armazenado nos reservatrios. Devido a variada gama de funes, as vlvulas podem ser classificadas em cinco grupos principais: 1. 2. 3. 4. 5. Vlvulas Direcionais; Vlvulas de Bloqueio Vlvulas de Fluxo ou Vazo; Vlvulas de Presso; Combinaes de Vlvulas

5.1 Vlvulas Direcionais


As vlvulas direcionais atuam diretamente na trajetria do fluxo de ar comprimido, nas partidas e paradas dos atuadores. Para a representao destas e das demais vlvulas nos diagramas de comando pneumtico, so utilizados smbolos, de forma anloga aos cilindros. Sendo assim, estes smbolos no representam exatamente a construo interna das vlvulas, mas ilustram de forma simplificada a funo desempenhada por elas.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 25

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

5.1.1 Simbologia das Vlvulas Direcionais


As vlvulas direcionais so classificadas e simbolizadas segundo o nmero de vias (conexes - entradas e sadas de ar comprimido) e de posies (normalmente abertas/fechadas). Uma vlvula direcional geralmente apresenta uma posio de repouso, onde os elementos mveis encontram-se inicialmente posicionados, sem a ao de um elemento externo. J a posio inicial ou de partida representa a posio em que encontram-se os elementos mveis, aps a instalao ou aplicao de presso na montagem do circuito pneumtico. A posio das vlvulas representada por um quadrado, e o nmero de posies por um nmero igual de quadrados dispostos lado a lado. Em cada quadrado so ilustradas uma ou mais setas, representativas das direes dos fluxos de ar comprimido ou exausto. Os bloqueios passagem do fluxo de ar so representados por pequenos "tes - T" . A identificao das conexes ou vias , por onde ocorrero as ligaes com os atuadores e reservatrios de ar comprimido, dar-se- por pequenos traos externos a uma dada posio da vlvula. O nmero de traos externos representar o nmero de vias ou conexes disponveis na vlvula. Para a identificao da funo desenvolvida pelas vias, utilizado um sistema de numerao, de acordo com a norma DIN ISO 5599 :
Conexo Representao DIN/ISO 5599 Representao por Letras

Presso Exausto Acionamento Piloto de 1 para 2 Piloto de 1 para 4

1
3, 5, 7 - mpares

2, 4, 6 - pares 12 14

P R, S, T A, B,C Z, Y Z, Y

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 26

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Em funo destas nomenclaturas a identificao de uma vlvula direcional depender do nmero de vias e de posies. Sempre, a primeira identificao corresponder ao nmero de vias e posteriormente o nmero de posies:

Nmero de Vias / Posies

Simbologia

2/2 vias / posies

3 / 2 - NF vias / posies

3 / 2 - NA vias / posies

5/2 vias / posies

5/3 vias / posies

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 27

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

As vlvulas direcionais podem ser acionadas de variadas formas: manual (boto, alavanca, pedal, etc.), ar comprimido (piloto e vcuo) e eletricidade (solenides). De maneira anloga simbologia das vlvulas direcionais, os diversos tipos de acionamentos tambm so representados por smbolos. Os smbolos dos elementos de acionamento so desenhados horizontalmente s posies (quadrados) das vlvulas, conforme a ilustrao a seguir: Tipo de Acionamento 1 - Mecnico Geral Boto Alavanca Alavanca c/ trava Pedal Retorno por Molas Centragem por Molas Rolete Rolete Escamotevel 2 - Pneumtica Piloto Direto Piloto Indireto Servo - piloto Decrscimo de Presso 3 - Eltrico Simples Solenide Duplo Solenide 4 - Combinados Duplo Solenide c/ atuao manual auxiliar
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 28

Smbolo

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

5.1.2 Tipos de Vlvulas Direcionais e as suas Caractersticas de Construo

As caractersticas de construo das vlvulas pneumticas determinam a sua vida til, fora de acionamento, possibilidades de ligao e tamanhos nominais. Segundo o princpio de construo, as vlvulas direcionais distinguem-se pelos seguintes tipos:
i)

Vlvulas de Assento

Com Sede Esfrica, Com Sede tipo Prato;

ii) Vlvulas Corredias


De tipo Longitudinal, De tipo Giratria;

i) Vlvulas de Assento
As vlvulas de assento so abertas por intermdio de esferas, cones ou pratos. A vedao das sedes das vlvulas realizada de maneira muito simples, geralmente com elemento elstico de vedao. Estas vlvulas possuem poucas peas de desgaste e tm uma longa vida til. So robustas e insensveis sujeira. Necessitam de uma fora de acionamento relativamente alta, sendo necessrio vencer a fora da mola de reposio e a fora ocasionada pela presena de ar comprimido.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 29

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

construo

das vlvulas de sede esfrica muito

simples, e apresentam custo vantajoso. Estas vlvulas caracterizam -se por possibilitarem dimenses reduzidas. Vlvula 2/2 vias

Ao contrrio das de sede esfrica ou cnicas, as vlvulas de sede tipo Prato apresentam um tempo de comutao curto.

Um

simples

movimento do prato, libera uma grande

rea para a passagem do fluxo de ar. Tm uma vedao simples e boa. Vlvula 2/2 vias

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 30

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Vlvula 3/2 vias de Assento tipo Cone

Vlvula 3/2 vias de Assento tipo Esfera

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 31

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Vlvula 3/2 vias de Assento tipo Disco ou Prato

ii) Vlvulas Corredias


As interligaes do fluxo de ar comprimido entre as vias das vlvulas corredias sero realizados por intermdio de carretis corredios, ao invs de esferas, pratos ou cones, conforme foi observado anteriormente. O elemento central deste tipo de vlvula um pisto (carretel), o qual seleciona a passagem do fluxo de ar mediante seu movimento. A fora de acionamento pequena, uma vez que, no necessrio suplantar a fora exercida pela presso do ar ou de molas. Este tipo de vlvula possibilita o acoplamento de qualquer tipo de acionamento. Entretanto, o curso de acionamento e o tempo de comutao so superiores aos das vlvulas de assento. Vlvula 2/2 vias Corredia

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 32

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Vlvula 3/2 vias Corredia

Vlvula 5/2 vias Corredia

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 33

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

5.2 Vlvulas de Bloqueio


As vlvulas de bloqueio tm por funo interromper a passagem do fluxo de ar, geralmente em um determinado sentido. A presso em uma das vias atua sobre um elemento vedante. As vlvulas de bloqueio atuam de forma "digital" (com ou sem fluxo), e so utilizadas como elementos lgicos em circuitos de ar comprimido, podendo ser de trs tipos principais: 1. Vlvulas de Reteno; 2. Vlvulas Alternadoras; 3. Vlvulas de Simultaneidade;

5.2.1 Vlvulas de Reteno

Simbologia

Atuam

de

modo

impossibilitar o fluxo de ar em uma dada direo. Em direo contrria, o fluxo de ar deve fluir com a mnima queda de presso. A vedao em um determinado sentido pode ser realizada por uma esfera, cone ou membrana.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 34

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

5.2.2 Vlvulas Alternadoras

Simbologia

Esta vlvula desempenha uma funo lgica do tipo "OU". Apresenta duas entradas denominadas de "X" ou "P1" e "Y" ou "P2", e uma sada "A".

Num dado instante, o ar comprimido presente em uma das entradas pressiona e esfera contra o orifcio oposto,

vedando a sua passagem pela via. Simultaneamente, encontra caminho livre para o fluxo de ar atravs do acionamento "A".

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 35

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

5.2.3 Vlvulas de Simultaneidade

Simbologia

Esta vlvula desempenha uma funo lgica do tipo "E" ou "AND". Apresenta duas entradas denominadas de "X" ou "P1" e "Y" ou "P2", e uma sada "A". Neste tipo de vlvula o fluxo de ar comprimido ser transferido ao acionamento "A", quando ambas as entradas "X" e "Y" apresentarem simultaneamente presses. O primeiro fluxo de ar bloqueia seu prprio caminho, assim, somente o fluxo de ar posterior transferido para o acionamento.

5.3 Vlvulas de Fluxo ou Vazo


As vlvulas de fluxo interferem na vazo do ar comprimido que flui por uma tubulao. A vazo poder ser regulada em ambas ou em uma nica direo do fluxo de ar. Estas vlvulas so conhecidas como "reguladoras de velocidade" ou "reguladoras de fluxo unidirecional". Atuam de forma a reduzir ou aumentar a rea da seo transversal interna da vlvula. Desse modo, controlam a vazo do fluxo de ar.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 36 Vlvula Reguladora de Fluxo

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

Em algumas aplicaes, como o controle de velocidade no avano ou retorno de cilindros pneumticos, necessrio apenas o controle em um dos sentidos de movimentos. Desse modo, utilizada a vlvula reguladora de fluxo Unidirecional. Nesta vlvula, a

regulagem do fluxo obtida em apenas uma direo. Uma vlvula de reteno permite a passagem do ar comprimido no sentido oposto.
Vlvula Reguladora de Fluxo Unidirecional

No emprego deste tipo de vlvula para a regulao do movimento de cilindros de dupla ao, deve ser preferencialmente realizado pelo controle da sada do ar comprimido, ao invs da incluso sobre o orifcio de entrada do cilindro. Assim, o mbolo fica submetido a duas presses de ar, apresentando uma melhor caracterstica no movimento do cilindro.

5.4 Vlvulas Reguladoras de Presso


Estas vlvulas mantm constante a

presso em circuitos pneumticos de trabalho. A presso de entrada mnima deve ser sempre superior ao valor de ajuste. O acrscimo da presso de entrada expelido por orifcios de escape automaticamente. A regulagem da

presso obtida por um ajuste sobre a fora de uma mola e um diafragma de vedao.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 37

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

5.5 Combinaes de Vlvulas

Diferentes grupos de vlvulas podem ser combinadas para realizarem funes mais complexas. Vlvulas deste tipo so representadas pelos smbolos das vlvulas utilizadas, envoltos por um bloco pontilhado.

5.5.1 Vlvulas de Tempo ou Temporizadas

So componentes pneumticos onde o tempo de acionamento das vlvulas pode ser controlado. Estas vlvulas so constitudas de uma vlvula direcional de 3/2 vias, vlvula de reteno e um reservatrio de ar. Geralmente, a variao do tempo de acionamento pode ocorrer entre 0 e 30 segundos. realizado pelo ajuste no controle de fluxo de ar que preenche o reservatrio. A medida que o reservatrio ocupado pelo ar comprimido, ocorre o aumento da presso, e esta aplicada ao acionamento tipo piloto da vlvula de 3/2 vias. A ao de temporizao ocorre no momento em que a presso aplicada ao piloto, for suficiente para acionar a vlvula. Para o rearme da vlvula, necessria a retirada do ar comprimido da entrada de comando da vlvula temporizada.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 38

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte I - Elementos Pneumticos

5.5.2 Vlvulas Binrias ( tipo FLIP-FLOP)

Caracterizado tambm como uma vlvula 3/2 vias, adicionalmente a um mbolo, uma haste e um came. Com a ausncia de presso no orifcio do piloto, a haste encontra-se distanciada do came e a vlvula 3/2 permanece fechada. Ao aplicar-se presso ao piloto Z, o conjunto mbolo e haste giram o came, acionando a vlvula. Retirando-se a presso do piloto Z, a vlvula permanecer aberta, e somente voltar a posio inicial, aps uma nova aplicao de presso no piloto Z. Esta vlvula utilizada para promover movimentos alternados de retorno e avano em cilindros de dupla ao. Como retm a vlvula 3/2 vias acionada aps um pulso de presso em Z, tambm pode ser utilizada como um elemento digital (memria) em circuitos pneumticos complexos.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 39

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

PARTE II Elementos Eletropneumticos

energia eltrica apresenta-se como uma alternativa vantajosa no projeto de

circuitos pneumticos no tocante a parte de comando, face as vantagens de tima velocidade de operao, baixo custo dos equipamentos eltricos e a reduo de volume dos componentes, em relao aos dispositivos tradicionais. Dentre os expoentes dessa modernizao dos circuitos pneumticos,

responsveis pela possibilidade de automatizar as mquinas acionadas por ar comprimido, destacam-se :


i)

Os Solenides;

ii) As Eletrovlvulas; iii) Os Rels e Contatores; iv) Os Sensores;

A introduo destes elementos nos circuitos pneumticos sem dvida uma ao irrevogvel e irreversvel.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 40

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

1 SOLENIDES

s solenides so utilizados como elementos de acionamentos, tanto em

vlvulas como tambm tradicionalmente em rels, contatores ou outros tipos de chaves magnticas. Caracterizam-se simplesmente uma bobina e um ncleo magntico, o qual atrado para o interior da bobina, quando da sua energizao. Os solenides podem ser acionados por corrente contnua ou alternada, e apresentam-se comercialmente disponveis nas seguintes tenses:

220 Vcc / Vca 120 Vcc / Vca 48 Vcc / Vca 24 Vcc / Vca

Solenides de Corrente Contnua : Apresentam elevada resistncia eltrica e ncleo macio. Tm baixo nvel de rudo;

Solenides de Corrente Alternada : Devido ao efeito da reatncia apresentam baixa resistncia eltrica, entretanto, necessita de um ncleo laminado. Apresentam um certo nvel de rudo, caracterstico de circuitos de corrente alternada.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 41

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

2 ELETROVLVULAS

s tradicionais vlvulas direcionais passam a ser comandadas por solenides,

em substituio aos acionamentos do tipo piloto ou mecnico. Desse modo, todo o circuito de comando pneumtico pode ser substitudo por rels, botes e sensores eletrnicos, possibilitando a automao dos processos. Na seqncia, podemos observar as ilustraes de vlvulas direcionais acionadas por solenides.

Vlvula 2/2 vias - Acionamento Direto

Vlvula direcional 2/2 vias acionada por solenide

Observando a figura acima, pode-se verificar que ao energizar o solenide, o ncleo atrado para o seu interior e permitindo a passagem do ar entre as vias "P" e "A".
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 42

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Vlvula 3/2 vias - Acionamento Direto

Vlvula direcional 3/2 vias acionada por solenide

Os solenides so elementos eltricos que no dispem de uma fora mecnica compatvel com a exigncia de acionamento da maioria das vlvulas. Assim, quase a totalidade das eletrovlvulas so servo-acionadas por solenides. Entretanto, este servoacionamento encontra-se implcito nas eletrovlvulas. A ateno especial deve ser dedicada a casos em que pretende-se acoplar um solenide a uma vlvula preexistente. A seguir podemos visualizar as ilustraes de algumas vlvulas direcionais servo-acionadas por solenides:

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 43

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Vlvula 3/2 vias - Acionamento Indireto

Vlvula direcional 3/2 vias servo-acionada por solenide

Vlvula 5/2 vias - Acionamento Indireto

Vlvula direcional 3/2 vias servo-acionada por solenide

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 44

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Vlvulas Proporcionais
As vlvulas direcionais em geral apresentam dois estados de operao: acionada (passagem de ar livre) ou desacionada (passagem de ar bloqueada). Assim sendo, ha apenas a alternativa de energizar ou isolar os solenides. J as vlvulas proporcionais possibilitam o controle da vazo ou da presso do ar comprimido que flui por elas. Isto possvel, a partir da utilizao de uma vlvula e um solenide especial. O solenide denominado de solenide proporcional. O conjunto controlado por um dado valor de tenso e/ou corrente eltrica.

Vazo
As vlvulas proporcionais de vazo so utilizadas para a obteno precisa de

posicionamento de atuadores e controle de velocidade de motores pneumticos, e so ilustradas pela figura abaixo:

Ilustrao de uma Vlvula proporcional de vazo de 5/3 vias

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 45

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Presso
Para o controle da fora de atuao de cilindros e do torque em motores

pneumticos so utilizadas vlvulas proporcionais de presso. A figura abaixo ilustra este tipo de vlvula.

Vlvula proporcional de presso 3/2 vias

3 SENSORES

So elementos de sinal responsveis pela indicao de estados e posies das mquinas pneumticas e hidrulicas. Neste trabalho sero enfocados os sensores eletrnicos, uma vez que tendem a ocupar integralmente as funes dos tradicionais elementos mecnicos - "microswitches" e fins de curso. Os elementos de sinal eletrnicos convertem as grandezas fsicas em sinais eltricos proporcionais ou do tipo "on-off". Apresentam a vantagem de serem rpidos, no produzem faiscamento e no necessitam de estabelecer contato fsico com o objeto alvo.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 46

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Os principais sensores utilizados em automao pneumtica podem ser classificados na seguinte ordem :
i)

Sensores Magnticos;

ii) Sensores Indutivos; iii) Sensores Capacitivos; iv) Sensores pticos; v) Sensores de Presso;

A seleo destes elementos, a partir da sua variedade, determinada pelas caractersticas dos objetos a serem monitorados, pela distncia de observao e pela preciso dos resultados.

3.1 - Sensores Magnticos


Constituem-se por elementos sensveis a presena de campo magntico. Dentre os mais utilizados destacam-se os sensores de efeito "Hall" e os sensores tipo "Reed". Ambos tm a vantagem de ocuparem pequenos volumes e apresentarem elevada vida til. Em funo da amplitude do campo magntico a ser detectado, geralmente devem estar fixados prximos ao alvo.

Sensor Hall
O efeito Hall pode ser melhor entendido a partir da ilustrao abaixo, onde a

passagem de corrente eltrica por um condutor, sofre a ao de um campo magntico externo, provocando uma distribuio desigual da corrente no interior do condutor.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 47

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Ilustrao do fenmeno de Efeito Hall

A distribuio desigual ou variao na densidade de corrente provoca o aparecimento de uma diferena de potencial eltrico na direo perpendicular ao campo magntico e ao sentido da corrente eltrica.

Sensores Eletrnicos de Efeito Hall

A vantagem da aplicao de um sensor do tipo Hall a possibilidade de utilizar sinais proporcionais.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 48

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Sensor Reed
O sensor tipo Reed constitui-se de uma ampola de vidro, onde encontram-se dois

contatos eltricos imersos em um meio inerte. A aproximao de um campo magntico provoca a atrao dos contatos eltricos.

Ilustrao de um sensor magntico tipo Reed

Sensores Magnticos tipo Reed

Ao remover o campo magntico das proximidades do sensor, as lminas separamse novamente, interrompendo o contato eltrico.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 49

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

3.2 - Sensores Indutivos


Os sensores indutivos apresentam a caracterstica de sensibilizarem-se com elementos metlicos e/ou condutores de eletricidade. Estes elementos eletrnicos produzem um campo magntico, e com a aproximao de um objeto metlico so induzidas correntes eltricas no mesmo. Este fenmeno provoca um acoplamento magntico entre sensor e alvo, proporcionando assim, a deteco. Basicamente so constitudos de um circuito oscilador, um disparador do tipo "schimidt trigger" e um amplificador.

Diagrama em blocos de um sensor Indutivo

Sensores Eletrnicos do tipo Indutivos

A distncia de acionamento para este tipo de sensor pequena e devem ser observados o tipo de material a ser monitorado e a distncia necessria. Estes sensores podem alcanar distncias mais elevadas em funo de uma maior rea sensora. A rea sensora geralmente a seo transversal do elemento eletrnico (a maioria destes sensores tem formato cilndrico).
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 50

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

3.3 - Sensores Capacitivos


De forma similar aos sensores indutivos, os elementos capacitivos apresentam a caracterstica de sensibilizarem-se com a presena de matria ou material dieltrico. Estes elementos eletrnicos produzem um campo eltrico ao redor do sensor, e com a aproximao de qualquer tipo de objeto so induzidas cargas eltricas neste material. Este fenmeno provoca o incremento de uma capacitncia equivalente entre sensor e alvo, proporcionando assim, a deteco. Os sensores Capacitivos tambm so

constitudos de um circuito oscilador, um disparador do tipo "schimidt trigger" e um amplificador.

Diagrama em blocos de um sensor Capacitivo

De forma anloga, distncia de acionamento para este tipo de sensor pequena, e deve ser dada ateno especial ao acmulo de material ou p nas proximidades do sensor de forma a evitar o acionamento por engano.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 51

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

3.4 - Sensores pticos


Os sensores pticos tm a caracterstica de detectar qualquer material a distncias elevadas, sem a necessidade de estarem em contato mecnico com as partes envolvidas. O princpio de de um

funcionamento

sensor ptico est fundamentado na presena de um emissor e um

receptor. A luz gerada pelo


Tipos de Sensores pticos disponveis comercialmente

emissor

dever

atingir ou iluminar o receptor em intensidade suficiente, para possibilitar a deteco. Com o intuito de impedir acionamentos indesejveis por outras fontes de luz de mesmo espectro, os sensores pticos emitem luz de forma modulada. Assim, somente seu receptor estar apto a reconhecer a sua luz emitida. A ilustrao abaixo, em diagrama de blocos, pode representar de uma forma geral o princpio de operao dos sensores pticos.

Diagrama em blocos de um sensor ptico

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 52

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Dentre os diversos tipos de sensores eletrnicos, os pticos apresentam a maior variedade. Para cada tipo de aplicao encontra-se um elemento adequado. Os diversos tipos de sensores pticos podem ser divididos em categorias a saber :

Sensores pticos de Reflexo Difusa; Sensores pticos de Retro - reflexo; Sensores pticos de Barreira; Sensores pticos de Fibra ptica;

Sensores pticos de Reflexo Difusa


Os sensores pticos de reflexo difusa possuem o emissor e o receptor instalados

no mesmo corpo. Desse modo, a luz produzida pelo emissor determina uma regio iluminada onde a eventual presena de um objeto, provoca a reflexo de forma difusa da luz incidente, iluminando o prprio receptor e ativando o sensor. A ilustrao abaixo, representa o princpio de operao deste sensor.

Princpio de operao de um sensor ptico de reflexo difusa

Em funo de sua potncia e caractersticas construtivas, estes sensores podem detectar materiais a at 60 cm de distncia. Este alcance pode variar em funo das cores e do tipo de material que compe o objeto monitorado. Por apresentar emissor e receptor inseridos em uma nica estrutura, apresentam tamanho reduzido e simplicidade de operao.
CEFET / GO - Goinia , 1999 Pgina 53

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Sensores pticos de Retro - Reflexo


Semelhante ao sensor de reflexo difusa, o retro- reflexivo tambm apresenta

instalados em um nico corpo o emissor e o receptor de luz. Entretanto, a luz produzida pelo emissor deve refletir em um espelho e retornar ao receptor, como ilustra a figura abaixo.

Princpio de operao de um sensor ptico de retro- reflexo

Devido a utilizao de um espelho refletor este tipo de sensor pode ser utilizado para distncias de at 2 metros. Apresenta ainda tamanho reduzido, todavia, devem ser tomados cuidados na instalao do refletor em relao ao foco de operao.

Sensores pticos de Barreira de Luz


Este tipo de sensor apresenta o emissor e o receptor instalados em corpos

separados . Estes dois elementos, aps serem alinhados criam entre si um feixe ou barreira de luz. A presena de qualquer objeto que bloqueie o feixe de luz provocar o acionamento do sensor, conforme ilustra a figura abaixo.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 54

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Princpio de operao de um sensor ptico de Barreira

Os sensores pticos do tipo barreira de luz apresentam um feixe luminoso bastante direcionado, possibilitando a utilizao em distncias de at 6 metros. Tem a capacidade de detectar pequenos objetos, mas necessita de muito cuidado na instalao para o ajuste do foco.

Sensores pticos de Cabos de Fibra ptica


Os sensores de cabos de fibras pticas formam o conjunto mais complexo desta

categoria. Os cabos de fibra ptica so um acessrio do sensor ptico. O sensor deve ser apropriado para possibilitar o acoplamento das fibras e o emissor de luz deve ser preferencialmente do tipo "laser". O princpio de operao semelhante aos demais sensores, onde h a possibilidade de utilizar os cabos de fibra ptica com reflexo difusa at distncias de 12 cm, e como barreira de luz at 40 cm. A facilidade de instalao em curvas de raio reduzido e o pequeno tamanho dos cabos de fibra ptica proporcionam uma gama de aplicaes bastante variada. Entretanto, os sensores de fibra ptica ainda apresentam custos relativamente altos, e a instalao deve ser realizada com o cuidado no ajuste do foco.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 55

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

3.5 - Sensores de Presso

Os elementos eletrnicos para a monitorao de presses constituem-se dos pressostatos tradicionais, elementos tipo "on-off". Todavia, com o advento das vlvulas proporcionais e o constante aumento da automatizao das mquinas pneumticas, torna-se necessrio a monitorao de presso de forma linear ou analgica. Os sensores que realizam tal tarefa tambm so denominados de "Transmissores Eletrnicos de Presso", e neste trabalho designaremos apenas por sensores. Os sensores de presso baseiam-se em sua maioria na tecnologia piezoresistiva. Seu princpio de construo consiste em instalar um "strain gauges" (medio de deformao) em uma pastilha de silcio muito fina (0,4 mm de espessura). Com a aplicao de presso sobre a pastilha, esta deforma-se proporcionalmente ao valor da presso, alterando a resistncia eltrica do "strain gauges". Um circuito eletrnico em ponte, mede esta variao e converte para um valor de tenso ou corrente proporcional, conforme ilustra a figura abaixo.

Princpio de operao de um sensor de Presso Eletrnico

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 56

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

3.6 - Conexo dos Sensores Eletrnicos

Quanto caracterstica de suprimento eltrico, os sensores eletrnicos podem ser utilizados de duas formas : Corrente Contnua e Corrente Alternada. Sensores de Corrente Contnua apresentam duas formas de ligaes distintas em funo dos circuitos amplificadores que os compem : Ligaes tipo NPN e PNP. J os sensores em corrente alternada tm suas ligaes do tipo TRIAC.

Sensores que operam em Corrente Contnua - CC


Os sensores de corrente contnua tm suas sadas configuradas a partir de

transistores do tipo NPN e PNP. Esta diferena fundamental no momento da conexo com o circuito eltrico de comando ou com um carto de entrada de um CLP. Sensores de corrente contnua apresentam comumente trs fios de ligao. Sendo eles: Alimentao (+), Carga e Neutro (-). As ligaes envolvendo sensores do tipo NPN devem ser realizadas, considerando a carga conectada aos terminais : Alimentao (+) e Carga. Para os sensores do tipo PNP, as conexes da carga devem estar entre os terminais: Carga e Neutro (-), conforme ilustra a figura abaixo.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 57

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

Sensores que operam em Corrente Alternada - CA


Os sensores de corrente alternada apresentam geralmente dois fios de conexo :

fase (F) e neutro (N). Por se tratarem de elementos eletrnicos, seu circuito amplificador de sada composto por um TRIAC. Assim, sua ligao com a carga do circuito de comando ou com um carto de entrada de um CLP, do tipo srie; conforme ilustra a figura abaixo.

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 58

Apostila de Comandos Eletropneumticos

Parte II - Elementos Eletropneumticos

3.7 - Simbologia dos Sensores Eletrnicos

De forma anloga aos elementos pneumticos como as vlvulas e os cilindros, os sensores tambm apresentam uma simbologia especfica. Abaixo, so ilustradas as principais simbologias de sensores eletrnicos :

CEFET / GO - Goinia , 1999

Pgina 59

Вам также может понравиться