Вы находитесь на странице: 1из 4

DECIFRANDO A TERRA O PLANETA TERRA E SUAS ORIGENS (CAPTULO 1) - O planeta em que vivemos formado pelo mesmo material que

ue compe os demais corpos do Sistema Solar e tudo o mais que faz parte de nosso Universo. Assim, a origem da Terra est ligada intrinsecamente formao do sol, dos demais planetas do Sistema Solar e de todas as estrelas a partir de nuvens de gs e poeira interestelar. - As estrelas agrupam-se primeiramente em galxias, cujas dimenses so da ordem de 100.000 anos-luz (distncia percorrida velocidade da luz, 300 mil km/s durante um ano). DOIS EXEMPLOS COMUNS DE GALXIAS:

ELPTICA. EX: ANDRMEDA

ESPIRAL. EX: NGC 300 -A estrutura interna das galxias pode conter mais de 100 bilhes de estrelas de todas as dimenses, com incontveis particularidades. Exemplo: quasars, objetos peculiares com dimenso semelhante do nosso Sistema Solar, mas contendo imensa quantidade de energia e brilhando com extrema intensidade. As galxias podem conter enormes espaos de baixa densidade, mas tambm regies de densidade extrema. Os assim chamados buracos negros podem sugar qualquer matria das proximidades, em virtude de sua gigantesca energia gravitacional. Nem mesmo a luz consegue escapar dos buracos negros... - As galxias, por sua vez, se agrupam nos assim chamados aglomerados, que podem conter entre algumas dezenas a alguns milhares de galxias. A Via Lctea pertence ao chamado Grupo Local, que inclui tambm a galxia de Andrmeda e as Nuvens de Magalhes. Finalmente, o maior nvel hierrquico do Universo o de superaglomerados, compostos de at dezenas de milhares de galxias, e com extenses que atingem centenas de milhes de anos-luz. - O Universo encontra-se em expanso. No a distncia entre as estrelas de uma galxia que est aumentando, e nem a distncia entre as galxias de um aglomerado, visto que tanto as primeiras como as ltimas esto ligadas entre si pela atrao da gravidade. A expanso do Universo significa que aumenta continuamente o espao entre os aglomerados galcticos que no esto suficientemente ligados pela atrao gravitacional.

1.2 COMO NASCEU O UNIVERSO: - Toda matria e energia do Universo reunida numa singularidade, um espao muito pequeno, de densidade extremamente alta, virtualmente infinita, e sob uma temperatura extremamente alta, virtualmente infinita. Nesta singularidade que foge a qualquer visualizao, matria e energia seriam indistinguveis, no haveria espao em seu entorno e o tempo no teria sentido. Esta pode ter sido a situao existente cerca de 15 bilhes de anos atrs, o ponto de partida de tudo o que nos diz respeito, um ponto reunindo toda a matria e energia do Universo, que explodiu no evento nico chamado de BIG BANG. -Com a expanso e a criao contnua do espao, foram surgindo as 4 foras fundamentais da natureza: fora eletromagntica, foras nucleares fortes e fracas e a fora da gravidade. Houve tambm uma fase de expanso extremamente rpida (fase inflacionria), em que a velocidade da expanso foi at maior do que a velocidade da luz. - Ao longo do tempo, a temperatura e a densidade de energia foram decrescendo, e foram criadas as condies para a formao da matria. Nucleognese: prtons, nutrons e eltrons e depois H e He. - Quando a temperatura decresceu para valores abaixo de alguns milhes de graus, nenhum outro elemento teve condio de ser criado. As estrelas e as galxias formaram-se mais tarde, quando o resfriamento generalizado permitiu que a matria viesse a se confinar em imensas nuvens de gs. Estas posteriormente, entrariam em colapso gravitacional pela ao da fora da gravidade, e seus ncleos se aqueceriam, levando formao das primeiras estrelas... - As estrelas nascem pela radicalizao do processo de contrao a partir das mencionadas nuvens de gs (nebulosas). No interior destas, um volume menor com densidade ligeiramente mais alta entra em autocontrao, e o material tende ao colapso produzindo uma esfera, na regio central, tornando-se uma proto-estrela... e assim continua... 1.4 O SISTEMA SOLAR: Sol estrela de mdia grandeza. Encontra-se formando Hlio (He) pela queima de Hidrognio (H), h cerca de 4,6 bilhes de anos (bla, bla, bla). Os planetas podem ser considerados internos (terrestres ou telricos) ou externos (jovianos): - Planetas internos possuem massa pequena e densidade mdia semelhante da Terra, da ordem de 5g/cm3, enquanto que os planetas externos possuem massa grande e densidade mdia prxima do Sol. Os planetas internos possuem poucos satlites e atmosferas finas e rarefeitas, j os planetas externos possuem normalmente mais satlites e suas atmosferas so muito espessas e de composio muito parecida do Sol. - Segundo os modelos mais aceitos, a origem do Sistema Solar remonta a uma nebulosa de gs e poeira csmica. A nebulosa tinha forma de um disco achatado, em lenta rotao. Nos primrdios da evoluo, ocasio em que a sua estrela central, o Sol, iniciava seus processos

internos de fuso nuclear, a temperatura de toda regio mais interna permanecia elevada. Com o resfriamento gradativo, pela perda de radiao, parte do gs incandescente condensouse em partculas slidas, iniciando o processo de acreso planetria, mediante colises entre tais partculas, guiadas pela atrao gravitacional. - Formao de anis com concentrao maior de material slido. medida que ocorreu o resfriamento, o material dos anis foi se concentrando em corpos com dimenses da ordem de 1km (planetsimos) que se aglomeraram, e aos poucos formaram os planetas rochosos.

1.5 METEORITOS: - Meteoritos so fragmentos de matria slida provenientes do espao. A imensa maioria, de tamanho diminuto, destruda e volatilizada pelo atrito, por ocasio de seu ingresso na atmosfera da Terra. Os meteoros (estrelas cadentes) estrias luminosas que sulcam o cu e podem ser vistos em noites escuras e sem nuvens so os efeitos visveis de sua chegada. Apenas os meteoritos maiores conseguem atingir a superfcie da Terra. Alguns cuja massa alcana diversas toneladas produziram crateras de impacto que vez ou outra so descobertas.

Meteor Crater, Arizona, EUA.

1.6 PLANETOLOGIA COMPARADA: Um pouco de histria: Com o advento da era espacial, a partir do final dos anos 50, mais de 80 espaonaves norte-americanas e da ex-URSS efetuaram misses exploratrias, trazendo informaes dos planetas e outros objetos do Sistema Solar de uma maneira sem precedentes. Assim, o estudo dos planetas teve enorme impulso e levou ao estabelecimento da planetologia comparada, um ramo recente das cincias geolgicas que busca elucidar condies e processos que ocorreram em determinados perodos da histria da Terra, por meio das observaes nos planetas e satlites vizinhos. PLANETAS INTERNOS: -Terra: possui um conjunto de condies nicas e extraordinrias que favorecem a existncia e a estabilidade de muitas formas de vida... A Terra possui importantes fontes de calor em seu interior, que fornecem energia para as atividades de dinmica interna e condicionam a formao de magmas e as demais manifestaes da assim chamada tectnica global (cap6).

Este processo conjuga-se aos movimentos de grandes placas rgidas que constituem a litosfera, a capa mais externa do planeta, que por sua vez situa-se em todo globo acima de uma camada mais plstica, a astenosfera. - Ao mesmo tempo, a superfcie terrestre recebe energia do Sol, atravs da radiao solar incidente, que produz os movimentos na atmosfera e nos oceanos do planeta. Estas ltimas atividades so as que provocam profundas transformaes na superfcie da Terra, modificando-a continuamente. PLANETAS EXTERNOS: Os Gigantes Gasosos = Imensas Bolas de Gs. - Enormes esferas de gs comprimido de baixa densidade. Jpiter, Saturno, Urano e Netuno. neles, s possvel observar diretamente as partes mais externas de suas atmosferas... CINTURO DE ASTEROIDES: - Entre as rbitas de Marte e Jpiter, constitudo de incontveis corpos planetrios de tamanhos diversos. Provavelmente, a grande maioria dos meteoritos que caem na Terra provm desse cinturo. provvel que os asterides no puderam se reunir num nico planeta, devido s perturbaes de natureza gravitacional causadas pela proximidade de Jpiter. COMETAS: Constitudos predominantemente por material gasoso, que representa a matria primordial da nebulosa solar. Acredita-se que durante o processo de acreso planetria, na fase de formao dos planetsimos, os cometas tambm foram formados numa regio muito alm do anel planetrio mais externo. Tais corpos, no puderam originar planetas, por estarem muito afastados entre si.

Вам также может понравиться