Вы находитесь на странице: 1из 1

Vestibular 2013

0
Aluno:

Hidrosttica

Mecnica dos fluidos


1- Introduo
A gua a substncia em maior abundncia em nosso planeta e at mesmo na constituio de nosso organismo humano. Talvez por esse motivo, e outros aliados as suas caractersticas, ela exerce h muito tempo, um verdadeiro fascnio sobre fsicos e outros cientistas. Grandes nomes da Fsica como Arquimedes, Pascal, Torricelli e Stevin, entre outros, dedicaram grande parte de seus tempos e intelectos para decifrar os enigmas dos lquidos e dos corpos neles imersos. O objetivo do estudo da mecnica dos fluidos fazer grande jornada atravs destas pesquisas e de seus fantsticos resultados. Hidrosttica a parte da mecnica que estuda os fluidos em equilbrio. Denomina-se fluido toda substncia com capacidade de escoamento, compreendendo-se,assim, os lquidos e os gases.

Q1- Converta entre o SI e o CGS, conforme o caso, as seguintes densidades: a) 4000 kg/m3 = c) 5 g/cm3 = b) 800 kg/m3 = d) 13,6 g/cm3 = Q2- O alumnio possui massa especfica 2,7 g/cm3. Para se construir um bloco, de formato cbico, de alumnio de 2m de aresta, quanto de massa ser necessrio?

Q3 -Um tubo de laboratrio apresenta rea da base igual


a20cm2 e sua parede lateral centimetrada. Esse Tubo Contm gua at o nvel 48. Jogando-se uma certa pedra, de massa 160g, dentro do tubo, o nvel eleva-se para 52. Qual a densidade dessa pedra? Q4 - Uma bailarina possui 50 kg de massa, a rea do solado de sua sapatilha 200 cm2 e a ponta eqivale a 10% do tamanho total. Considerando g = 10 m/s e a bailarina em posio ereta, determine:

Densidade e presso.
1- Densidade ou massa especfica (m) 1.1- Definio: a relao entre a massa m e o volume V de um certo corpo ou substncia.

1.2-Unidades:

a) A presso exercida por ela sobre o solo, apoiada sobre ambos os ps de forma espalmada; b) A presso exercida por ela sobre o solo, apoiada sobre a ponta de um nico p. Obs.: Clculo de volume (matemtica). Q5- Explique porque quando exercemos a mesma fora, com os dedos, nas extremidades de um lpis, sentimos mais dor na parte da ponta do que na parte de trs do lpis.

REFLETINDO
Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silncio e eis que a verdade se me revela (Albert Einstein)
Email: silvahJailson@hotmail.com

Вам также может понравиться