Вы находитесь на странице: 1из 2

Exerccios de Recuperao- Qumica - 1 Colegial - Ivan

1- Qual substncia, que pode ser extrada da gua do mar, usada como tempero de alimentos e , quando adicionada carne crua, favorece a sua conservao ?

2- Determine quantos sacos de cimento com 25 Kg de massa podem ser transportados


por um caminho com Dado:1tonelada=1.000Kg capacidade mxima de carga igual a 10 T

03-Densidade a relao entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Determine a densidade de um material X , sabendo que uma amostra do material apresenta 500g e ocupa um volume de 2 litros.

04-Em qumica, para realizar qualquer experimento, alm dos conceitos bsicos de matria e energia, tambm necessrio conhecer algumas unidades de medida. A medida de uma grandeza um nmero que expressa uma quantidade, comparada com um padro previamente estabelecido. Sabendo que massa a quantidade de matria que existe num corpo e que quilograma (Kg) equivale a 1000 g, determine a massa em gramas de uma amostra de matria que apresenta 3,5 Kg em massa.

05-Determine o volume ocupado por um diamante de 5 quilates, sabendo que sua densidade igual a 3,0 g/cm3. Dado: 1 quilate = 0,20 g.

06-A febre o aumento da temperatura corporal, que raramente excede a 37 C, e faz parte do mecanismo de defesa do corpo. Sabendo que na escala Kelvin, quando o termmetro marcar 0 C o valor em Kelvin vale 273 K. Determine o valor em Kelvin para a temperatura mencionada acima.

07-Presso a relao entre a fora exercida na direo perpendicular, sobre uma dada superfcie, e a rea dessa superfcie. Sabendo que 1 atm equivale a 760 mmHg. Determine a presso em atm de uma regio que apresenta 2.280 mmHg.

08-Um Frasco de iogurte informa que contem 320 g do produto. A quanto equivale essa massa, em quilograma?

09- Nmero de mols a relao entre a massa da amostra de uma substncia por sua massa molar. Sabendo que um franco comporta 360g de gua pura , determine qual o nmero de mols existente no frasco.

10- Constante de Avogadro um nmero que determina uma certa quantidade de molculas em uma amostra. Sabendo que a amostra comporta um total de 2 mols de substncia, indique o nmero de molculas existente na amostra.

11- Determine a quantidade de mols e o nmero de molculas de uma amostra de 90g de cido actico. Dados : cido actico ( C2H4O2 ).

12- Um elemento X apresenta trs istopos, A, B e C, de massas, respectivamente, 10, 11 e 12 e contribuies de 20%, 30% e 50%, respectivamente na natureza. Determine a massa atmica do elemento hipottico X.

13- O Carbonato de sdio, Na2CO3, um produto industrial usado na manufatura do vidro. Quantos mols de carbonato de sdio existem em 53g de amostra do produto? Dados: Na = 23u, C = 12u e O = 16u.

14- Determine a massa molar de um composto formado por dois tomos de hidrognio, um tomo de enxofre e quatro tomos de oxignio. Dados: H = 1u, S = 32u e O = 16u.

15- Indique o conceito referente a: a) nmero atmico.

b) Nmero de massa.

Вам также может понравиться