Вы находитесь на странице: 1из 6

Sensor de sombra

Nesse circuito o funcionamento do divisor de tenso invertido, ou seja, quando o LDR enxergar alguma luz, como j sabemos, ele vai diminuir sua resistncia, fazendo a tenso sobre a base do transistor diminui abaixo de sua tenso de saturao (desativando o LED). Quando o LDR no enxergar nenhuma luz o inverso acontece, tenso sobre a base do transistor aumenta e conseqentemente aciona o LED. Vamos ver qual a resistncia que o conjunto R1 + RV1 deve oferecer para que o LED se acenda: Vou chamar o conjunto R1 + RV1 de R. Vout = [LDR/(R+ LDR)] x Vin 0.7 = [16/(R+16)] x 12 0.7 = [192/(R + 16)] 0.7R + 11.2 = 192 0.7R = 192 11.2 R = 180.8/0.7 R = 258 Veja que o valor no pode ser conseguido com um resistor de 47K e um potencimetro de 200K, isso no um erro no circuito, mas sim uma sobra, pois veja que se voc fizer a conta com um valor de LDR de 16K e um valor de 247K como R, o valor obtido ser 0.73V o que garantira a saturao do transistor com o LDR nessa condio. Vamos conferir se o LED vai ser desativado quando o LDR estiver enxergando a luz que eu fiz o teste. Vout = [5/(247 + 5) x 12 Vout = 0.238V Como no primeiro circuito, pode ser que no sejam realmente esses valores, pois temos de levar em considerao a tolerncia do resistor. Mas como j sabemos, temos o potencimetro para ajustar o circuito a nosso gosto e, caso no fique bom, basta alterar o valor de R1 e/ou RV1. Bom pessoal vou passar os circuitos para acionamento de cargas maiores e de acionamento por rel logo abaixo, como so iguais aos outros apenas com a lgica invertida, no mais precisarei explicar.

Sensores LDR
Literalmente, podemos definir a palavra sensor como aquilo que sente. Na eletrnica, um sensor conhecido como qualquer componente ou circuito eletrnico que permita a anlise de uma determinada condio do ambiente, podendo ela ser algo simples como temperatura ou luminosidade; uma medida um pouco mais complexa como a rotao de um motor ou a distncia de um carro at algum obstculo prximo ou at mesmo eventos distantes do nosso cotidiano, como a deteco de partculas subatmicas e radiaes csmicas. Os sensores podem ser classificados como um tipo de transdutor. Um transdutor um componente que transforma um tipo de energia em outro. Um motor, por exemplo, um tipo de transdutor, pois converte energia qumica ou eltrica em energia mecnica. Um alto-falante tambm um transdutor, j que ele transforma energia eltrica em som. Porm, um sensor pode ser definido como um transdutor especfico, que transforma algum tipo de energia (luz, calor, movimento) em energia eltrica, utilizada para a leitura de alguma condio ou caracterstica do ambiente. O desenvolvimento de sensores e a sua aplicao trouxe como consequncia inmeras vantagens ou comodidades para a vida moderna. Desde a possibilidade de aumentar a eficincia no funcionamento de um motor ou de uma linha de produo, realizar uma pesquisa cientfica com maior preciso e em menor tempo, at o fato de poder estacionar o carro sem o perigo de bat-lo ou de ter a segurana de que qualquer tentativa de furto de sua casa poder ser frustrada, tais so as vantagens oferecidas pelo uso de sensores. Apesar de ser imensa a variedade de sensores eletrnicos, podemos dividi-los basicamente em dois tipos: sensores analgicos e sensores digitais. Essa diviso feita de acordo com a forma a qual o componente responde variao da condio. Os sensores analgicos so os dispositivos mais comuns. Tais sensores so assim designados pois baseiam-se em sinais analgicos. Sinais analgicos so aqueles que, mesmo limitados entre dois valores de tenso, podem assumir infinitos valores intermedirios. Isso significa que, pelo menos teoricamente, para cada nvel da condio medida, haver um nvel de tenso correspondente. Por exemplo, quando um LDR, um dispositivo cuja resistncia varia de acordo com a luminosidade, submetido a uma luz cada vez mais intensa, pode-se verificar que sua resistncia diminuir gradativamente. Utilizando um circuito divisor de tenso, podemos fazer com que atravs dessa variao da resistncia, haja uma variao na tenso.

Os sensores resistivos so aqueles que em circuitos comportam-se como resistores, mas, devido a certas propriedades fsicas ou qumicas, variam o valor de sua resistncia de acordo com certas caractersticas, como luminosidade ou temperatura. Esses so os modelos mais comuns, dentre os quais podemos destacar o LDR, o termistor, o sensor de peso e o potencimetro. J os sensores piezoeltricos, como alguns tipos de microfone e o sensor de vibrao, respondem com uma variao na tenso. Esses sensores so feitos com materiais que, quando submetidos a certas presses ou vibraes, geram uma tenso.

LDR

O exemplo mais comum de sensor resistivo o LDR (Light Dependent Resistor Resistor Dependente de Luz), um componente onde uma variao na luminosidade que incide sobre ele resulta numa variao na sua resistncia. A aplicao mais conhecida do LDR , sem dvida, na iluminao pblica, onde ele utilizado para que, de acordo com a claridade do ambiente, sejam acionadas ou desligadas as lmpadas automaticamente, sem que haja a necessidade de algum para control-las. Os LDRs so tambm utilizados em cmeras para medir o nvel de luz do ambiente, permitindo assim o controle do tempo de exposio para a captura de uma boa imagem. Utilizaes menos usuais desses componentes foram em msseis que seguem o calor emanado pelos avies e em detectores de radiao infravermelha para pesquisas astronmicas. O LDR no tem pinagem, ou seja, podemos ligar seus terminais de qualquer forma. Ele representado em esquemas eletrnicos com o seguinte smbolo.

Os LDRs so compostos por sulfeto de cdmio (CdS), um material semicondutor, que disposto num traado onduloso na superfcie do componente. Esse material tem a propriedade de diminuir sua resistncia passagem da corrente eltrica quando a luminosidade sobre ele aumenta. Com o auxlio de um multmetro, podemos verificar facilmente como ocorre esse fato. Num ambiente escuro, sua resistncia ser alta, podendo chegar a valores altos, prximos ou at superiores a 1 M. Mas se aumentarmos gradativamente a intensidade da luz que incide sobre ele, podemos verificar que sua resistncia cair, podendo chegar a valores prximos de 1 k. Esses valores, no entanto, dependem de vrios fatores, como o componente utilizado, a quantidade de luz no ambiente e o prprio multmetro. Podemos verificar abaixo o grfico de resposta do LDR.

Para fazer a medida da luminosidade do ambiente atravs do LDR, precisamos fazer com que a variao da resistncia do componente seja convertida numa variao de tenso. Essa tenso pode ser utilizada por um circuito externo ou ser monitorada atravs da entrada analgica do MEC1000 ou do KDR5000, por exemplo. O meio mais fcil de conect-lo atravs de um divisor de tenso.

Um divisor de tenso composto por dois resistores ligados em srie. A tenso no ponto entre esses dois resistores depende das suas resistncias e da tenso de alimentao e pode ser calculada atravs de uma frmula simples.

Como o LDR um sensor resistivo, podemos substituir um dos resistores do divisor de tenso por este componente. No esquema acima, substituindo R2 por um LDR, temos um circuito cuja tenso aumenta de acordo com a luminosidade do ambiente. Podemos verificar isso na frmula acima. Quando a quantidade de luz que incide sobre o LDR cresce, sua resistncia cai, fazendo com que o valor de Vr aumente. No lugar de R1, recomendamos colocar um resistor cujo valor fique entre os valores mximo e mnimo do LDR. Podemos tambm troc-lo por outros valores, observando sua influncia no valor de sada do divisor de tenso.

possvel tambm trocar a posio do LDR, colocando-o no lugar do R1. Nesse caso, teremos um circuito cujo funcionamento contrrio ao mostrado acima. O valor da tenso Vr aumentar quando a luminosidade do ambiente diminui. Na frmula do divisor de tenso, podemos notar que, quanto menor o valor de R1, menor ser o valor de Vr.

A tenso presente no ponto entre o LDR e o resistor pode servir de referncia para um outro circuito, como um Amplificador Operacional montado na configurao de comparador ou um oscilador 555. Tambm podemos monitor-la atravs do MEC1000 ou do KDR5000, ao conect-la a uma entrada analgica. Podemos criar um circuito de iluminao automtica, utilizando um LDR e um Amplificador Operacional comparador. Um AmpOp ligado dessa forma compara a tenso das duas entradas, positiva e negativa. Quando a tenso da entrada positiva for superior da entrada negativa, encontraremos na sada do AmpOp a tenso de alimentao do circuito. Se a tenso da entrada negativa for superior da entrada positiva, acontecer o contrrio, ou seja, na sada do AmpOp encontraremos uma tenso de 0 V. interessante notar que qualquer AmpOp pode ser utilizado com essa finalidade.

Atravs de um divisor de tenso, ligaremos o LDR entrada negativa do AmpOp enquanto que a entrada positiva ser ligada a um potencimetro (ou trimpot), atravs do qual podemos determinar a sensibilidade do circuito. Na sada do AmpOp, colocamos um LED, porm, possvel acionar um rel, ou at mesmo lig-lo a um circuito digital, desde que as tenses sejam compatveis. Quando a luminosidade sobre o LDR diminuir, sua resistncia aumenta e, deste modo, a tenso na entrada negativa do AmpOp tambm aumenta. Caso essa tenso seja maior do que apresente na entrada negativa, que definida atravs do potencimetro, a sada do AmpOp ser igual a tenso negativa da alimentao, que no circuito abaixo 0 V, o que acender o LED. O resistor a ser colocado em srie com o LED deve ser compatvel com a tenso de alimentao do circuito, pois devemos nos lembrar que o LED no suporta correntes muito altas. Utilize um resistor de valor que a corrente que passe por ele seja de apenas alguns miliampres.

Uma sugesto de montagem muito interessante utilizando LDRs de um rob que siga ou se afaste da luz. Montando trs LDRs no rob, sendo um na direo frontal e dois nas laterais, e exercitando um pouco os conhecimentos de eletrnica e programao, podemos fazer com que o rob verifique os nveis de luminosidade no ambiente e movimente-se de modo que o LDR central seja mais iluminado (no caso de um rob que siga a luz) ou menos iluminado (num rob que fuja da luz) do que os outros montados nas laterais.

Вам также может понравиться