Вы находитесь на странице: 1из 3

Profa. Dra.

Alessandra de Linhares Jacobsen (CAD/UFSC)

DICAS PARA ESCREVER UM POSITION PAPER1

1 CONCEITO

Em um position paper (PP), o autor se posiciona perante uma questo ou um tema. Um PP uma forma de texto utilizado para promover mudana ou manter a situao atual. Um exemplo de uma questo concreta a utilizao ou no de mquinas de controle numrico em um sistema de produo. Por outro lado, um exemplo de questo abstrata a utilizao ou no de mtodos comportamentais em um processo de mudana organizacional. Positions Papers so comumente usados na academia e na administrao de negcios para auxiliar na tomada de decises importantes. O PP deve ser escrito de tal maneira que uma pessoa que no leu os artigos que serviram para confeccion-lo possa compreender a resposta que o autor est oferecendo para a questo.

2 CARACTERSTICAS

Positions Papers devem ser to objetivos quanto possvel. Eles devem ser sempre suportados usando lgica, fatos e opinies de especialistas. Argumentos subjetivos e emocionais no devem ser usados.

Fonte: CUNHA, C. J. C. de A.. Como escrever um position paper?. Florianpolis: NEST, 1999.

Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (CAD/UFSC)

3 ESTRUTURA E ORGANIZAO

O PP deve ser redigido em 4 sees, quais sejam: I) Introduo II) Desenvolvimento III) Concluso IV) Documentao Nestes termos, observa-se que: a) Introduo. Aqui, pretende-se introduzir o leitor na questo ou tema tratado no PP. O autor deve explicar ao leitor sobre o que est escrevendo. Entretanto, no h uma maneira nica para se fazer isto. Cada PP diferente nesse sentido. necessrio que o autor selecione a melhor maneira de introduzir seu PP para o leitor. Para tanto, pode-se usar das seguintes estratgias: - Pode-se fornecer alguma informao bsica sobre o tema, - Pode-se contar porque se est escrevendo sobre aquela questo, - Pode-se mostrar a importncia do tema. b) Desenvolvimento. Esta posio atual do autor. Em outras palavras, esta a seo na qual se diz ao leitor alguma coisa. Para tanto, o autor deve cuidar da organizao da seo Desenvolvimento de tal forma que o leitor possa seguir facilmente o seu raciocnio. Vale ressaltar que o objetivo do PP apresentar e fundamentar um ponto de vista e no procurar impressionar o leitor com seus vastos conhecimentos ou com um estilo literrio rebuscado e difcil de entender. O desenvolvimento deve ser detalhado sem ser confuso e deve incluir exemplos apropriados. Sobretudo, o texto deve ser bem articulado do ponto de vista lgico e fundamentado na literatura; c) Concluso. Na introduo, o autor diz ao leitor o que iria apresentar. No desenvolvimento, ele apresenta e desenvolve a posio que desejava expressar. Na concluso, ele diz ao leitor o que foi tratado no desenvolvimento, devendo

Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (CAD/UFSC)

sumarizar os principais pontos que serviram de base para a sua argumentao. Para finalizar, ele deve sintetizar todo o paper em uma afirmativa final. d) Referncias. O autor deve listar nas referncias as obras, os textos e/ou as pesquisas/entrevistas que deram origem s citaes utilizadas no PP.

4 DICAS FINAIS

Por ltimo, o autor precisa checar se: a) estabeleceu e manteve um nico foco no seu PP; b) definiu claramente a questo ou problema no incio do paper; c) usou fatos, exemplos e referncias bibliogrficas para esclarecer sua exposio sobre a questo ou problema; d) apresentou claramente um nmero suficiente de argumentos (os porqus) para suportar suas posies; e) fundamentou seus argumentos na lgica, fatos e opinies de especialistas; f) terminou o PP com: - uma colocao sobre o tema e sua posio; - um sumrio dos seus argumentos de suporte; - uma afirmao final de sua posio. g) usou pelo menos 3 referncias (ou entrevistas) para suportar suas posies.; h) o PP tem uma boa organizao e apresentao; i) tem um fluxo suave de uma idia (com palavras de transio apropriadas); j) tem um estilo apropriado para a audincia; k) faz citaes de acordo com a ABNT; l) no tem erros gramaticais ou ortogrficos.

Вам также может понравиться