Вы находитесь на странице: 1из 69

Corel Draw!

Curso Bsico

Este documento propriedade intelectual da autora. A licena de uso e redistribuio deste material oferecida sem nenhuma garantia de qualquer tipo, expressa ou implcita, quanto a sua adequao a qualquer finalidade. O autor no assume qualquer responsabilidade sobre o uso das informaes contidas neste material.

CorelDRAW - Mdulo 1
Introduo
O CorelDRAW necessariamente um software voltado para o desenvolvimento de layout, criao, diagramao de pginas, logotipos, folhetos, embalagens, cardpios e tambm utilizado no tratamento de imagens vetoriais e bitmaps, usado principalmente para reas grficas. Aproximadamente todas as editoras, grficas e agncias de publicidade utilizam ou j usaram, pois seus recursos de maneira geral so quase que ilimitados, a partir de um simples layout pode se fazer outros totalmente diferentes, dependendo da disposio e da sua criatividade e lgico um toque de bom senso. Ele um intenso aplicativo, as criaes feitas neste aplicativo vo desde simples logomarcas at as desenhos tecnicamente mais complicados dependendo, claro do usurio, pois, ferramentas no faltam para estas criaes. No perca tempo libere seu lado criativo e aproveite todas as facilidades que este software apresenta, pois com esse maravilhoso software voc pode criar trabalhos cada vez mais fceis e intuitivos.

Conceitos gerais
A extenso para seus arquivos que o CorelDRAW assume .CDR. Possui filtros para vrias extenses, por isso ele to verstil e flexvel. Pode-se criar desenho e salva-lo com outras extenses, por exemplo as que ele assume so: .BMP, .WMF, DXF e outras. Tambm se pode importar bitmaps, grficos, documentos gerados em outros software e fotos digitalizadas para serem manipulados da maneira que desejamos. Possui uma ampla biblioteca de figuras e texturas, alm de existirem no mercado CDRoms com grandes variedades de clipArt e fotos super legais que ajudam na hora da elaborao de sua arte. Com o CorelDRAW voc poder : 1 manejar de maneira integral as imagens criadas ou transportadas para sua rea de trabalho. 2 manejar tambm de maneira integral os textos implantados nas artes, podendo alterar o tipo de letra, o tamanho, o estilo e diversos outros atributos de texto. 3 aplicar efeitos especiais diversos sobre quaisquer objetos constantes na janela de desenhos. Objetos, neste caso, referem-se a quaisquer elementos, sejam eles textos, imagens vetoriais ou imagens bitmaps, que encontram-se presentes na rea de trabalho. 4 transformar uma imagem vetorial em bitmaps, a qual pode ser usada por outros aplicativos do Windows, seja para edio da imagem bitmaps, como seria o caso de programas no nvel do Adobe Photoshop, seja para efeito de ilustrao de publicaes, como o caso de programas para editorao eletrnica como o PageMaker, dentre outras aplicaes. 5 fazer com que artes criadas, mesmo as mais difceis, sejam transformadas em linguagem HTML para serem empregadas na internet, na criao de Home-Pages, neste caso. 6 importar e editar qualquer imagem de Clipart. 7 importar imagens bitmaps anteriores desenvolvidas e adiciona-las arte em desenvolvimento. 8 exportar qualquer imagem como arquivo em formato bitmap para ser utilizado em outro aplicativo instalado em seu sistema, desde que este aplicativo aceite a importao de tais objetos e, lgico, que seja executado sob o Windows.Alm destas, existem vrias outras aplicaes possvel.

Principais caractersticas
Em sua hierarquia, o CorelDRAW sempre indicou ser um dos melhores aplicativos disponveis no mercado. Embora uma gama muito ampla de ferramentas de trabalho, o CorelDRAW descrever ainda com programas auxiliares que acompanham no pacote do qual faz parte. Dentre as caractersticas do CorelDRAW , destacam-se: 1 interface entre o aplicativo e o usurio mais aperfeioada, buscando sempre facilitar a utilizao do programa. A sua aparncia plana dos botes de atalho e de controle, bem como o uso do boto auxiliar do mouse, cujos menus acionados so sempre de acordo com a ferramenta e/ou objeto escolhido, menus contextuais, so exemplos ntidos desta nova interface. 2 o Corel TUTOR, cuja fundamental funo dar dicas e esclarecimentos contextuais sobre os mltiplos elementos da tela do DRAW. 3 alternativas que permitem ao usurio especificar e gravar as configuraes da rea de trabalho de DRAW, de acordo com a sua preferncia e gosto. 4 as janelas de encaixe podem ser distribudas em qualquer local da tela, acomodando-se, ao mesmo tempo, o rpido acesso aos recursos do programa e a facilidade de aplicao dos mesmos, sem atrapalhar a viso do usurio. 5 o usurio conta com cinco nveis de visualizao de seu trabalho, do Aramado ao Aperfeioado. Os nveis de visualizao influem tanto na aparncia em tela da arte quanto na velocidade de processamento. 6 localizao e substituio de atributos de objetos, tais como cores, contornos, fontes, efeitos dentre outros. 7 com o Gerenciador de objetos do DRAW, trabalhos como manipulao de pginas, de camadas, dos objetos constantes na janela de desenhos e outros encontram-se muito mais prximos do usurio e ao mesmo tempo mais profissionais. 8 as linhas-guia podem ser escolhida em conjunto, para quem no conhece, as linhasguia so linhas serrilhadas inseridas opcionalmente na janela de desenhos a fim de ajudar o usurio a posicionar e dimensionar os objetos com maior perfeio na rea de trabalho. Dentre estas caractersticas do CorelDRAW citadas, ainda existem diversas outras, esse maravilhoso software extremamente fantstico.

Tela doCorelDRAW

Vamos detalhar um pouco a tela principal do CorelDRAW, mostrando sua Barra de Menu, Barra de comando, Ferramentas, rgua, paleta de cores, barra de status e etc. 1 Barra de ttulos: Oferece no apenas o nome do aplicativo, como tambm o nome do arquivo recentemente aberto na rea de trabalho. Com um duplo clique na barra de ttulos poder alternar entre a restaurao e a maximizao da janela do aplicativo. Com o apontador sobre ela, pressionar e arrastar o mouse far mover a janela. No cantinho dessa barra existem botes que so comuns em praticamente todos os aplicativos, tais botes so: Minimizar , esse boto reduz a janela para um boto na barra de tarefas. Restaurar , esse boto restaura a janela de volta a seu tamanho original. Maximizar , esse boto aumenta o tamanho da janela para que a mesma ocupe toda a rea disponvel da tela do computador. Fechar , Esse boto encerra o corelDRAW. Verifique a barra de ttulos na figura 01.

Figura 01 Barra de titulo.

2 Barra de Menu: Localiza-se abaixo da barra de ttulos, onde a mesma possui um total de onze menus, os quais agrupam praticamente todos os comandos disponveis no CorelDRAW . Veja a figura 02 essa opo.

Figura 02- Barra de Menu 3 Barra de Comando: Esses so os botes utilizados normalmente em vrios outros programas, botes de atalho padro Windows e de comandos do CorelDRAW. Veja a figura 03 para essa barra de comando.

Figura 03 Barra de Comando. 4 Caixa de Ferramentas: Essa barra tem botes basicamente para manipulao e criao do CorelDRAW . Para escolher uma, basta voc dar um clique em cima da mesma ou pressionar a tecla de atalho da respectiva ferramenta. Um exemplo dessas teclas so F5 e F6, que acionam, respectivamente, as ferramentas de criao trao e retngulo. Veja a figura seguinte essas ferramentas.

Figura 04 Ferramentas. 5 Rgua: Pode-se configurar a rgua em milmetros e polegadas. Para configurar a mesma basta apenas dar um duplo clique. So utilizadas para auxiliar na criao de objetos que necessitam ter medidas apropriadas e na posio dos mesmos com a pgina. Existem rguas verticais e horizontais. As horizontais exibem medidas reais tanto da pgina como de qualquer objeto constante na rea de trabalho, e a partir da mesma que saem as linhas-guia, usadas para precisar mais o posicionamento e o redimensionamento de objetos no CorelDRAW . As verticais possuem a mesma funo da horizontal, porm com uma diferena, na vertical ambas rguas possuem suas medidas configurveis. Verifique a rgua na figura a seguir.

Figura 05 Rgua.

6 - Ponto Zero: Mostra onde se encontra o ponto zero das coordenadas de altura e largura da pgina, uma opo muito favorvel quando se quer realizar desenhos precisos. Para movimenta-lo d um clique em cima do mesmo e arraste com o mouse at onde voc desejar. A figura 06 mostra o ponto zero.

Figura 06 Ponto zero. 7 Paleta de cores: Tem um conjunto predefinido de cores, que voc pode utilizar para colorir seus objetos de desenho, a partir dessa paleta o usurio seleciona e aplica ligeiramente a cor almejada para o preenchimento e para o contorno de um objeto. No CorelDRAW aceitvel trabalhar com mais de uma paleta de cores aberta ao mesmo tempo e admite visualizar as cores disponveis e escolhe-las de uma maneira mais veloz, pode-se tambm personalizar suas cores. Veja a figura a seguir.

Figura 07 Paleta de cores. 8 Botes de rolagem: geralmente, atravs do arraste do boto de rolagem que a janela movimentada pela tela. Para isso, basta colocar o apontador sobre qualquer boto, pressionar e arrastar o mouse. A figura 08 mostra isso.

Figura 08 Botes de rolagem. 9 Controle de pgina: Alm de aceitar o acesso a qualquer pgina do documento, um excelente atalho para colocar novas pginas. Quando voc desejar acessar pgina qualquer de uma maneira mais rpida, basta simplesmente clicar duas vezes sobre o cone que mostra a pgina atual com o total delas. Aps voc dar o clique aparecera uma caixa de dilogos, onde basta apenas voc digitar o numero da pgina que se deseja e depois clicar em OK para que a mesma seja acessada.Veja a figura 10.

Figura 09 controle de pgina.

Figura 10 Acessar pgina. 10 Barra de status: Mostra os detalhes de um objeto marcado, como: tamanho, cor, espessura da linha, alm de mostrar a posio real do ponteiro do mouse de acordo com o ponto zero. Essa barra pode ser personalizada caso o usurio ache melhor. Visualize a figura.

Figura 11 Barra de Status. 11 Pgina de desenho: Este o local onde todos os trabalhos precisam estar posicionados. Esta pgina aparenta a folha que voc usa na impresso de suas artes. O que no encontrar-se dentro da pgina de desenhos no ser impresso, ser impresso apenas o que estiver dentro. O tamanho da pgina configurvel, ou seja, o usurio quem definir o tamanho correto da mesma, atravs de configuraes predefinidas ou personalizadas. Um documento pode possuir de uma a diversas pginas, de acordo com a necessidade que o mesmo impe.

Teclas

Figura 12 Pgina de desenhos.

No CorelDRAW utilizam-se teclas para dar mais exatido na hora de desenhar e tambm as tarefas mais rpidas, so elas: SHIFT e CTRL, Tab e Alt.

SHIFT: usado para selecionar mais de um objeto. Um exemplo disso quando se tem trs retngulos, um dentro do outro, e voc quer selecionar simplesmente os dois do centro ou os dois mais externos, para isso pressione a tecla SHIFT mantenha pressionada e com o mouse d um clique em cada um dos retngulos. E caso queira desmarcar um dos retngulos selecionados? bastante fcil, com a tecla SHIFT pressionada clique no retngulo desejado e voc desmarcar somente aquele retngulo. Pratique este exemplo.

CTRL: usado para criar objetos proporcionais e movimentar objetos linearmente sem perder o alinhamento. Um exemplo disso quando voc desenhar um circulo com a ferramenta Elipse. Para se fazer um circulo perfeito demora-se muito porque a ferramenta prpria para se fazer ovais, mas se voc o fizer com a tecla CTRL pressionada, essa tarefa fica muito mais veloz. Tab: com essa tecla possvel selecionar um objeto. Quando existem vrios objetos numa pgina, pressione a tecla Tab para selecionar o prximo objeto. Se quiser selecionar o objeto anterior mantenha a tecla SHIFT pressionada e logo em seguida pressione a tecla Tab. Alt: com essa tecla voc seleciona um objeto parcial ou totalmente oculto. Um objeto est oculto quando diversos objetos foram desenhados ou posicionados sobrepostos.

Para voc selecionar um objeto oculto: posicione o ponteiro do mouse sobre os objetos sobrepostos e mantendo a tecla Alt pressionada, d um clique sobre ele at selecionar o objeto desejado. Para selecionar mais de um objeto oculto, mantenha a tecla Shift pressionada junto tecla Alt , enquanto clica sobre os objetos.

Caixa de Ferramentas
A Caixa de Ferramentas guarda os cones a partir dos quais o usurio realizar grande parte de suas tarefas no CorelDRAW , cada uma das ferramentas a seguir pode ter uma ou mais funcionalidades na janela de desenhos, descritas a seguir:

Figura 01 Caixa de Ferramentas. SELEO: esta uma das ferramentas mais usadas nos trabalhos do CorelDRAW, por meio dela, por exemplo, que selecionado os objetos constantes na janela de figuras para aplicar sobre os mesmos vrias aes, tais como: mover, copiar, alterar atributos de cor, contorno, enfim, todos os atributos que precisam da prvia seleo do objeto. FORMA: usada para modificar as formas originais dos objetos, sejam esses textos ou figuras dispostas na janela de figuras, essa ferramenta possui as seguintes variaes: a tecla de atalho para a mesma F10.

o o

FACA: tem como funo dividir objetos constantes na janela de figuras a partir dos ns destes objetos. BORRACHA: tem como finalidade apagar o local sobre o qual o apontador do mouse posicionado e este pressionado, o mesmo vlido apenas sobre imagens vetoriais. TRANSFORMAO LIVRE: tem como funo modificar a direo de posicionamento e o aspecto dos objetos sobre os quais ela age. Para conseguir qualquer ferramenta de variao, basta manter o boto do mouse pressionado por dois segundos sobre a ferramenta que possui ao seu lado o cone de uma pequena seta.

ZOOM: aceita aumentar ou diminuir o distanciamento entre o objeto e o campo de viso do usurio. So diversas as aes que exigiro uma aproximao muito grande do local onde as mesmas sero aplicadas, devido a isso usa-se esta ferramenta. Esta ferramenta possui como variao a ferramenta a seguir:

MOVER: que tem como funo admitir rolar a janela de figuras pela tela, para poder visualizar reas atualmente no mostradas, atalhos para as barras de rolagem.

MO LIVRE: aceita desenhar linhas e formas variadas mo livre, simplesmente pressionando e arrastando o mouse pela janela de figuras. Como variaes, esta ferramenta possui as ferramentas a seguir:

o o o o

BZIER: tem como funo criar curvas a partir da unio dos pontos que o prprio usurio vai dispondo na janela de figuras. CANETA NATURAL: tem como funo a criao de objetos fechados em forma de curva e com espessura diversas conforme a necessidade do usurio. DIMENSO: tem como funo desenhar linhas-verticais, horizontais e diagonais, que avisam, ao mesmo tempo, o tamanho das mesmas. LINHA DE CONEXO: admitem juntar dois objetos parecidos, como h um certo vinculo entre estes dois objetos conectados, se voc mover um deles, o outro tambm ser movido da mesma maneira. CONECTOR INTERATIVO: essa ferramenta ideal para desenhar fluxogramas. Seu funcionamento muito parecido com a ferramenta anterior, pois a mesma tambm cria uma linha de conexo entre dois objetos, mas com quebrar que ajudam na criao dos fluxogramas.

RETNGULO: esta tem como funo desenhar retngulos, para que se possa desenhar um retngulo, com o mouse clique com o boto esquerdo em qualquer parte da rea de trabalho e, mantendo o boto pressionado arraste-o para que outra posio qualquer, a fim de que se defina o tamanho do retngulo. Mantendo-se a tecla CTRL pressionada, enquanto desenha, aparecer um quadrado. Se voc der clique duplo em cima do boto desta ferramenta, um retngulo surgir em volta da pgina de trabalho que , neste caso, chamado de moldura. Sua tecla de atalho F6.

ELIPSE: esta ferramenta tem como funo desenhar circunferncias elpticas. Para desenhar crculos, mantenha a tecla CTRL pressionada. Sua tecla de atalho F7.

POLGONO: esta ferramenta desenha polgonos, que nada mais que figuras geomtricas fechadas formada por segmentos de reta. Assim que desenhado algum polgono, seleciona-se a ferramenta forma para que voc possa manipular os ns e fazer as alteraes das formas dos desenhos.

ESPIRAL: tem como funo desenhar linhas espiraladas na janela de figuras. Quando se desenha uma espiral suas pontas no so unidas, devido a isso no possvel preenche-la. Para que se possa preencher um espiral, tem obrigatoriamente unir as duas pontas deste espiral. Isso se faz da seguinte maneira: desenhe um espiral e selecione a ferramenta forma, com esta ferramenta clique sobre uma das pontas e com a tecla SHIFT pressionada clique sobre a outra ponta do espiral, aps ter feito isso abra o editor de n, para abrilo basta apenas dar um duplo clique sobre o n ou sobre a ferramenta forma. Assim que o editor n se abrir clique no boto juntar dois ns ou estender curva para fechar. Pronto agora basta clicar sobre alguma cor na paleta de cores.

PAPEL GRFICO: essa ferramenta desenha grades ou tabelas, aceitvel manipula-lo para que suas clulas fiquem com tamanhos personalizados.

TEXTO: admite a insero de textos na janela de figuras. Esta ferramenta tem duas funes: compor textos artsticos ou pargrafos de texto. E sua tecla de atalho F8. Para elaborar a criao de pargrafos de textos, selecione a ferramenta e mantenha o boto do mouse pressionado, isto possibilitar a abertura de uma caixa do tamanho que se deseja, admitindo a digitao de um texto dentro dele. PREENCHIMENTO INTERATIVO: aceita o preenchimento dos objetos com a ajuda do mouse, cuja direo e posicionamento do preenchimento so controlados por meio de setas que podem ser arrastados atravs da superfcie do objeto selecionado. TRANSPARNCIA INTERATIVA: admite aplicarmos uma mascara de tom cinza sobre o objeto, criando a sensao de transparncia do mesmo. MISTURA INTERATIVA: aceita misturar dois objetos, puramente arrastando com o mouse um dos objetos sobre o outro. Possui como variaes as ferramentas:

DISTORO INTERATIVA: aceita a aplicao de trs tipos diferentes de distoro sobre um objeto constante na janela de desenho.

ENVELOPE INTERATIVO: tem como funo tambm distorcer o objeto para a forma de envelope, atravs do arraste dos ns com o mouse.

EXTRUSO INTERATIVA: tem como funo dar a impresso de profundidade a elementos planos e, assim, a iluso de ser um objeto em trs dimenses.

SOMBRA INTERATIVA: tem como funo a profundidade e sombra a objetos em duas

criar a impresso de dimenses planos.

CONTORNO: abre um menu desdobrvel, os mesmos permitem acesso s vrias configuraes e espessuras de linhas a serem traadas ou j selecionadas na janela de desenhos.

Transformadores
Primeiramente ser mostrado de forma rpida os trs transformadores. Estas ferramentas foram desenvolvidas para manipular objetos. O primeiro a ser mostrado j conhecido, a ferramenta de seleo, sendo que a mesma j foi falada anteriormente. Com a utilizao do CorelDRAW , a Ferramenta Seleo ser a ferramenta mais usada por voc. Dentre as ferramentas interativas a Ferramenta Transformao livre tem por funo modificar objetos. Para ter acesso a ela, clique na setinha da segunda ferramenta, que a Ferramenta Forma , com a finalidade de abrir o menu flutuante, a ltima ferramenta. E agora a janela de encaixe Transformao. Ela contm vrios comandos relacionados a transformao de um objeto. Por ser uma janela de encaixe indispensvel um comando, pois o seu emprego fica restrita a determinadas operaes. Aplique o comando Organizar/ Transformao. Quando o objeto selecionado pode-se modifica-lo totalmente com apenas um clique do mouse, em contra partida pode-se modificar este mesmo objeto via comando ou intuitivamente pela Ferramenta Transformar. Com o mouse, utilizando a Ferramenta Seleo, as modificaes sero rpidas, mas imprecisas e duvidosas, j pela janela Transformar estas transformaes sero precisas e claras. Verifique a seguir a figura 01, mostra a janela de transformao.

Redefinindo um objeto

Figura 01 Janela de encaixe Transformao.

Assim que o objeto criado, o mesmo pode ter seu tamanho redefinido, ato de esticar um objeto. Com a ferramenta de seleo , clique no objeto. Assim que clicar: 8 marcas de seleo ser mostrada. Veja isso na figura a seguir.

Figura 2 Alterao feita com a ferramenta seleo. Com estas marcas de seleo pode-se aumentar, diminuir ou esticar proporcionalmente o seu desenho. Bastando apenas dar um clique em cima de uma das marcas e arrastar para algum dos lados. possvel visualizar o tamanho da mesma como: altura e largura de um objeto selecionado na Barra de propriedades. Pode-se tambm aumentar ou diminuir um objeto e ao mesmo tempo duplica-lo. Mas o que seria um objeto duplicado? No CorelDRAW existe o comando Editar -> Duplicado, vamos falar um pouco disso agora:

Editar/Duplicar

Este comando tem a funo de desenvolver a criao de cpias de um objeto selecionado sem a necessidade de inserir seu contedo na rea de Transferncia.

Como voc vai aumentar ou diminuir um objeto e duplica-lo simultaneamente usando o mouse? Basta simplesmente voc d um clique em algumas das marcas de seleo, como foi falado anteriormente e arrastar para algum dos lados, aumentando ou diminuindo o objeto. Com o boto esquerdo do mouse pressionado, d apenas um clique no boto direito. Pronto, pode soltar os botes, voc acabou de criar um novo objeto duplicado. Lembrete: Uma outra forma de duplicar um objeto, seleciona-lo e pressionar a tecla + do teclado numrico, isso far com que o objeto duplicado fique exatamente em cima do objeto original. Pressione quantas vezes quiser a duplicao. Talvez seja imprescindvel redefinir o tamanho de um objeto com uma certa exatido: a janela Transformao aceita que voc o faa e com mais rapidez. Para isso, selecione o objeto e abra a janela com o comando Organizar->transformao . Aparecer para voc a figura 01. Escolha tamanho e nas caixas de nmero determine o novo tamanho para o objeto, clique no boto Aplicar . Pronto seu objeto est com o tamanho redefinido, mas a Persiana oferece mais alguns recursos. Pode-se tambm aplicar a redefinio e duplica-lo. Para isto basta escolher o objeto, redefinir seu tamanho e clicar no boto aplicar a duplicado . Se ativar a opo Proporcional, que se deparar acima do boto aplicar a duplicado, cada vez que alterar o valor de uma das caixas de nmeros a outra ser alterada automaticamente. Selecione a ferramenta transformao livre, para que a barra de propriedades mude suas opes: veja a figura seguinte .

Figura 3 Barra de propriedades. Com a ferramenta selecionada, clique sobre o boto ferramenta de escala livre na barra de propriedades. H duas maneiras de redimensionar um objeto utilizando a ferramenta de transformao livre: a primeira condizente com a ferramenta seleciona-la clicar sobre o objeto e mantendo o boto do mouse pressionado, arrastar para qualquer posio. A segunda mudar o valor na prpria Barra de Propriedades.

Espelhando um objeto

Espelhar um objeto, simplesmente mud-lo de lado, o mesmo que visualizar sua imagem num espelho. Utilizando o mouse, clique numa das marcas de seleo que se localizam nos lados do objeto e arraste-o at o outro lado, veja a figura a seguir ele j se encontra espelhado.

Figura 4 Objeto espelhado.

Pronto seu objeto j est espelhado. Ative um dos botes de espelhamento: horizontal / vertical , ou at os dois ao mesmo tempo e clique no boto Aplicar para que o objeto fique espelhado. Se desejar espelhar e duplicar, clique em Aplicar a duplicado. Para espelhar um objeto utilizando a ferramenta seleo, selecione-a na barra de propriedades clique no boto Ferramentas de reflexo angular livre. Ao clicar no boto, a ferramenta permanecer habilitada para rotacionar o objeto livremente. Caso queira rotacionar o objeto com uma angulao especifica, digite o valor na caixa de nmero indicada na figura a seguir.

Rotacionando um objeto

Figura 5 Opo de ngulo.

Pode-se rotacionar um objeto num ngulo determinado por voc. Isto pode ser feito manualmente ou via comando. Quando se seleciona um objeto, instantaneamente aparecem 8 pontos de seleo, isto foi mostrado e falado anteriormente. Dando um segundo clique aparecero setas ao redor do objeto. Para rotacionar este objeto, basta clicar numa destas setas e movimentar o mouse para qualquer lado. O crculo no centro do objeto representa o seu centro de rotao. Caso queira mudar o Centro de rotao, clique no circulo e arraste para a nova posio, que ser o novo centro de rotao do objeto. Tambm possvel rotacionar e duplicar.

Figura 6 Objeto sendo rotacionado. A figura a seguir mostra o objeto rotacionado, olhe nos cantos marcados com um circulo, para mostrar a voc que o mesmo s poder ser rotacionado quando sua seleo estiver daquela forma. Rotacionar objetos bastante simples.

Existir momentos em que ser necessrio rotacionar um objeto, com uma angulao perfeita. Por exemplo: 38,66 graus, quando isto acontecer abra a janela Transformao. Escolha rotao e estabelea o ngulo de rotao. O ngulo estabelecido na caixa de nmeros ngulos. Agora basta clicar no boto aplicar para que o objeto rotacione. Para mudar o centro de rotao do objeto, coloque os valores da coordenada na caixa de nmeros horizontal e vertical. Ative a opo centro relativo para que o comando reconhea e centro do objeto como ponto de referncia. Desative a opo centro relativo para que o comando tome como referncia o ponto zero das rguas horizontal e vertical.

Configurando
A primeira coisa que notamos ao abrir o CorelDRAW a sua rea de trabalho, tem que conhecer suas propriedades, pois a criao de um layout ficar muito rpida, se compreender como ele se comporta diante das vrias situaes. Ento ser iniciado pelo lugar onde iremos trabalhar, que ser a pgina. No CorelDRAW deve-se seguir mais ou menos os mesmos passos, definindo assim a interface mais apropriada para o desenho a ser desenvolvido, o tamanho e a orientao da pgina, que medida de rgua ir utilizar, como a barra de status apresentar os dados e assim por diante.

Configurar pgina e layout


Para iniciar o desenvolvimento de um desenho, voc necessitar saber o tamanho da pgina e a orientao que deseja usar. Pode-se modificar e personalizar o tamanho, a orientao e o layout das pginas no documento de acordo com suas necessidades. Tambm pode-se escolher entre aproximadamente 40 tamanhos e orientaes de pginas predefinidos, incluindo os tamanhos de papel oficio e carta, envelopes e slides. Se voc no conseguir encontrar o tamanho de pgina exigido, poder criar e salvar seu prprio tamanho de pgina. Para mudar as caractersticas da pgina, proceda da seguinte forma: 1 D um clique no menu layout -> configurar pgina. Verifique isso na figura seguinte.

Figura 01 Configurar pgina. 2 Aparecer para voc a caixa de dilogo mostrado na figura 02.

Figura 02 Caixa de dilogo.

3 Marque a opo retrato, em Papel procure pelo papel oficio. 4 Nas opes de medida que fica em frente a caixa de entrada de valores de largura escolha centmetros. 5 - Clique no nvel pgina, para configurar as bordas da pgina de trabalho. Veja isso na figura seguinte.

Figura 03 Pgina. 7 Aps ter feito isso, clique em Ok. Nota: Janela configurar pgina: Um duplo clique sobre a parte sombreada da pgina de trabalho abre est caixa de dilogo. Repare que h quatro subniveis de configurao para pgina, cada uma delas configura uma caracterstica da pgina de trabalho.

Alguns conceitos sobre a caixa de dilogo


1 Mostrar borda da pgina: quando ativada admite visualizar as molduras do papel, o padro ativo. Sem a visualizao das bordas, os desenhos ficaro submergido na rea de trabalho, pois no se saber onde posicion-los para que sejam impressos no futuro, j que o CorelDRAW imprime apenas os objetos que esto dentro da rea imprimvel. 2 Mostrar rea imprimvel: toda impressora tem alguma caracterstica, algumas imprimem com tintas, outras com toner, tambm tem aquelas que imprimem frente e - verso. Elas necessitam de uma rea fsica do papel para poder segur-las enquanto imprimem, isto lgico, pois a folha no ficar solta enquanto recebe o produto fixante na qual marcar o papel. Ative esta opo para que uma delimitao no seja impressa. Esta opo tambm acionada pelo comando: Exibir -> rea imprimvel. 3 Mostrar rea de sangramento: Sangria um termo empregado pelos profissionais grficos para mencionar uma extenso fora do layout. Na verdade, apenas uma garantia para que no haja uma tarja em branco nas extremidades da pgina, caso o layout use toda a rea da impresso. Simplificando, imagine que no seu layout h um quadrado azul que deve transpor toda a largura dele. Quando voc manda sua arte para ser impressa numa grfica, no h uma garantia de que ela ser impressa at o final da pgina. Para que voc tenha esta garantia, estenda o quadrado uns 3 ou 4 mm alm do limite do layout. Est opo mostra ou oculta a rea de sangria. 4 Retrato: determina que a pgina fique na posio vertical. 5 Paisagem: determina que a pgina fique na posio horizontal. 6 - Papel: clique na caixa drop down para que se possa escolher o tamanho de um papel padronizado que deseja usar. Conforme for escolhendo e tamanho do papel, haver mudanas na visualizao. 7 Largura / Altura: com estas opes, determina-se a largura e a altura do papel que ser utilizado. Para cada tipo de papel que ser escolhido, ser mostrado um valor. Se

modificarmos o tamanho de qualquer papel, na caixa drop down personalizado.

papel aparecer o tipo

8 - Resoluo: determina a resoluo com que os objetos sero visualizados. 9 Sangramento: especifica o tamanho da rea de sangria. 10 Configurao da impressora: existiro momentos em que ser necessrio trabalhar com o tamanho do papel configurado na impressora. Para que voc puxe o tamanho do papel configurado no Setup da impressora, basta clicar neste boto. Assim que clicar no boto, o tipo de papel configurado na impressora surgir na caixa papel. 11 Acrescentar moldura pgina: acrescenta uma borda pgina com o preenchimento default, ou seja, ele desenha e preenche um retngulo do tamanho da pgina. Esta mesma moldura tambm obtida dando-se um duplo clique sobre a Ferramenta Retngulo. 12 Layout: especifica layouts para documentos de uma s pgina, assim como publicaes padro como livros, folhetos e panfletos. Embora as pginas sejam mostradas seqencialmente na tela, elas no so necessariamente impressas nesta ordem. O CorelDRAW organiza automaticamente as pginas para ficarem na ordem correta quando a publicao for impressa para encadernao.

Figura 04: Opo do layout. Independente do layout escolhido, cada pgina editada em orientao vertical. Os layouts disponveis so:

1 Etiquetas O CorelDRAW possui mais de 800 formatos de etiquetas de 38 fabricantes diversos, para que se possa escolher a etiqueta que se deseja, voc seguir os mesmos passos do capitulo anterior. V em Layout -> Configurar pgina. Aparecer para voc a caixa de opes, v em Etiquetas. Verifique a figura nmero 01.

Figura 01 Etiqueta. Quando usar um layout de pgina para etiqueta, voc no precisar se preocupar, pois no necessitar desenhar todas as etiquetas, que geralmente so em um nmero razovel. Voc desenhar apenas uma etiqueta e quando aplicar o comando para impresso o CorelDRAW imprimir nos seus devidos espaos. Nota: escolha um tipo de etiqueta compatvel com o tamanho da pgina, clique no boto OK, preste ateno que a pgina estar configurada do tamanho de apenas uma etiqueta, elabore um layout, aplique o comando Arquivo/Imprimir, na caixa dilogo clique no boto Visualizar Impresso. A janela que se abrir tem como nica funo mostrar o que ser impresso. O comando imprimir ser estudado mais adiante. Caso no ache uma etiqueta do tamanho que se deseja, ou seja, do tamanho que voc comprou, clique no boto Personalizar Etiqueta.

Figura 02 Personalizar etiquetas. Como se v a personalizao de uma etiqueta extremamente simples: em layout defini-se a quantidade de fileiras e colunas que cada pgina ter. Em tamanho de etiqueta define-se a largura e altura de cada etiqueta , enquanto que Margens determina o espaamento entre as etiquetas e as margens, e Espao entre colunas estabelece o espaamento entre as colunas horizontais e verticais. 2 - Fundo Crie um fundo para a pgina, este fundo pode ser uma cor chapada ou um bitmap importado, com a opo de ser impresso com o layout ou no.

Figura 03 Opes. Para que o Bitmap seja colocadona pgina, ative Bitmap e clique no boto Procurar. A figura acima foi adicionado um Bitmap e o caminho do mesmo C:\Meus documentos\fundo.jpg. Origem: define se o bitmap ser vinculado ou incorporado. Arquivos vinculados sofrem modificaes caso o arquivo bitmap original seja alterado. Arquivos incorporados no sofrem modificaes. Arquivos bitmap so comumente vinculados ou incorporados, para que o documento no fique muito pesado. O ato de vincular/incorporar grava apenas o caminho e o nome do arquivo bitmap, e no gravar uma cpia, por isso no recomendvel renomear, mover ou deletar o arquivo bitmap original. Ativando a opo Imprimir->Exportar Fundo o fundo ser impresso ou exportado junto com o layout, caso contrrio, no. Tamanho do bitmap: define se o bitmap ser colocado com o tamanho original ou personalizado. Personaliza-se o tamanho do bitmap ser inserido lado-a-lado. Dentro da pgina de trabalho, voc ainda pode decidir se deseja visualizar as rguas, e tem mais. Se quiser inserir guias auxiliares para orientar o alinhamento de um ou mais objetos, ou restringir uma determinada rea para que voc possa trabalhar com uma viso melhor do seu layout, veja a seguir o comando de rguas. 3 - Rguas Quando a mesma ativada apresenta na tela as rguas horizontais e verticais.

Obs: Uma marca de verificao ao lado da opo indica que a mesma encontrase ativa. Movendo a rgua: para mover a rgua mantenha a tecla Shift pressionada, clique sobre a rgua e arraste-a at a posio que voc deseja. Para voltar uma posio, mantenha a tecla Shift pressionada e d um duplo clique sobre a mesma. Se quiser mover ambas as rguas tanto a Horizontal, como a vertical ao mesmo tempo, mantenha Shift pressionada, clique no Ponto zero e arraste at a posio que se deseja. Sabendo-se da existncia das rguas, faz-se necessrio o conhecimento de como configura-las. Vamos ver agora como configurar a mesma: V em Exibir->configurar grade e rgua.Olhe a figura a seguir.

Figura 04 Opes. Constitui as opes de grade e escala. No CorelDRAW voc pode redefinir o Ponto de origem da rgua. Existem duas maneiras: aplicando o comando ou usando o mouse. Com o mouse, clique sobre o Ponto Zero e arraste para dentro da rea de trabalho at a posio desejada. Detalhando a figura acima: vertical. 1 Unidade: escolheremos a unidade de medida a ser utilizada na rgua horizontal ou

2 Origem: determine a nova posio do ponto zero dentro da rea de trabalho. Se especificar zero para ambas vertical, horizontal , o ponto Zero se localizar na borda da pgina de trabalho. 3 Divises de graduao: determina o valor de graduao da rgua, para exibir os nmeros. 1 Grades

Alm das linhas guias, o aluno tambm pode contar com o recurso de grades para auxilia-lo tanto no posicionamento quanto tambm redimensionamento de objetos dentro da pgina de desenhos. Um recurso usado por poucos, mas que ajuda muito na maior parte dos casos. Grades so pequenos pontos que se atravessam na rea de trabalho, cujo espaamento apontado pelo aluno, pontos verticais e horizontais com espaamento uniforme usado para ajudar a desenhar e organizar objetos. As grades podem ser tambm colocadas a partir da caixa de dilogos Opes, mais propriamente na subseo Grades e linhas guias da seo Documento. Sua configurao controla a localizao do ponto zero da grade, o espao das linhas de grades, a visualizao das grades e escala do desenho. Eles so um conjunto de pontos e seus espaamentos iguais ao que aparece na tela, dessa forma pode-se criar layouts utilizando as grades para um alinhamento mais preciso. Grades so pontos fixos, no admissvel movimenta-los, apenas configura-los. Ela funciona com as rguas para ajud-lo a alinhar e posicionar objetos com preciso. O CorelDRAW mostra a grade como uma srie de linhas de interseo espaadas de acordo com as configuraes especificadas. Mostrar a grade uma maneira prtica e precisa de posicionar os objetos em relao uns aos outros na Pgina de desenho. Alm do mais, pode-se alinhar objetos pela grade para garantir que sejam alinhados automaticamente com a grade quando forem movidos. Configurando parmetros da grade Pode-se configurar o espaamento entre as linhas da grade usando duas opes: freqncia e espaamento. A freqncia determina a distncia entre as linhas da grade de acordo com o quantidade de linhas de grade que se almeja por unidade horizontal e vertical. O espaamento determina essa distncia mostrando a distncia exata desejada entre cada linha. A grade funciona da mesma forma, independente da opo escolhida. Por padro, o CorelDRAW mostra a grade como linhas, semelhante a um papel quadriculado. Pode-se optar por mostrar ela como pontos, que no so to percebveis. Os pontos onde ocorre a interseo das linhas horizontal e vertical representam pontos da grade. As configuraes de freqncia ou espaamento especificadas aplicam-se tanto s linhas quanto aos pontos. Vamos detalhar melhor o conceito de freqncia e espaamento. 1 Freqncia: uma maneira de espalhar os pontinhos pela tela, produzindo a quantidade de pontos por uma unidade de medida, ou seja, o valor estabelecido mostrar o nmero mximo de linhas horizontal/vertical por unidade de medida. 2 Espaamento: este conceito mais simples de entender, enquanto numa configurao freqncial mostrado um valor para o nmero mximo de pontinhos (grades) por unidade de medida, no espaamento especificado apenas a distncia entre cada pontinho, ou seja, um valor para separar os pontos. Mostrar grade Esta opo exibe as marcas de grade. Quando ativado mostrar na rea de trabalho pontilhos que representam as grades. Se voc quiser visualizar as grades como pontos ative Mostrar grade como pontos, se quiser visualizar as grades como linhas ative Mostrar grades como linhas. Apesar da possibilidade uma visualizao mais precisa, a opo de mostrar grades como linhas polui muito a tela, atrapalhando a visualizao do layout num todo, aconselhvel ativar esta opo apenas em casos especficos de movimentao e alinhamento de objetos. Alinhar pela grade

Fora os objetos desenhados a se agitarem grudado nas grades. Este comando em especifico, tambm pode ser acionado pelo menu exibir. Execute os procedimentos a seguir para entender como as grades so aplicadas: 1 V em Exibir - > configurar grade, a partir do menu suspenso acionado na rgua. 2 Selecione, no momento, o modo freqncia no painel freqncia, defina os valores idnticos para horizontal e vertical, comeando por 1. 3 Escolha a opo mostrar grade, para que os pontos sejam visveis na rea de trabalho. 4 Clique em ok para concluir a ao. Verifique esses passos na figura abaixo:

Figura 01 Opes de grade. Para voc visualizar melhor os detalhes da freqncia de pontos como foi mostrado, escolha a ferramenta Zoom, pressione e arraste o mouse na diagonal, criando um retngulo imaginrio. Veja bem nas rguas que os pontos realmente esto de acordo com as medidas que foi informado anteriormente, ou seja, 1 ponto por milmetro. Para sair do modo de aproximao, clique o boto auxiliar do mouse, ainda com a ferramenta de Zoom selecionada, e clique sobre o comando Zoom para pginas ou tecle Shift F4.

Figura 02 Aparncia da grade. Se desejar modificar para o modo espaamento, acione novamente a caixa de opes, escolha o modo e modifique os valores para determinar de quanto em quanto ser colocado um ponto de grade. Escolha a opo alinhar pela grade, caso queira que os objetos sejam posicionados ou dimensionados com o recurso de colagem, como acontece quando selecionamos alinhar pelas linhas guias. Caso voc deseje que a grade seja mostrada em linha continua, e no por pontos, selecione a opo mostrar grade como linhas.

Figura 03 Opes de grade como linhas. A opo alinhar pelo objeto, quando selecionamos, far com que os objetos, ao serem aproximados um dos outros, sejam colados, como o caso do alinhamento por grade ou por linhas guias. Caso voc ache que o trabalho a ser feito pode ser atrapalhado com a presena da grade, no necessrio, voc exibir. Dica : Pode-se fazer com que os objetos sejam alinhados pela grade clicando no boto Alinhar pela grade, na Barra de propriedades, ou clicando em Exibir, Alinhar pela grade. Linhas Guias So chamadas linhas guia as linhas serrilhadas que o usurio pode colocar na pgina de desenhos, acompanhando as medidas das rguas horizontais e vertical, a fim de convirem como referncia no tocante ao dimensionamento e posicionamento de quaisquer objetos na pgina. Esto absolutamente ligadas ao ponto zero, pois a partir de sua demarcao que iremos colocar as linhas guias. As linhas guia podem ser implantadas, excluda ou mesmo movimentada manualmente. Para que se possa coloca-las basta com o mouse clicar sobre uma das rguas e arrastar o ponteiro do mouse para dentro da rea de trabalho. Pode-se colocar quantas linhas guia achar necessrio dentro da sua rea de trabalho. Para mexer uma linha guia basta com o mouse clicar sobre ela e arrastar at a posio que se almeja. possvel rotacionar uma linha guia, para isso basta dar dois clique em cima dela, veja bem dois clique diferente de duplo clique.Dois clique quer dizer, um clique para selecionar e

outro para mostrar as alas de rotao. Aps o segundo clique, aparecer para voc alas de rotacionamento e o centro de rotao do objeto. Para selecionar diversas linha guias, basta manter a tecla Shift pressionada e ir clicando sobra as mesmas. Nenhuma linha guia colocada em seu layout ser impressa. Para excluir qualquer uma, basta selecionar e deletar, se der um duplo clique sobre a ela, aparecer a tela de configurao, que equivale ao comando. Configurar linhas guias A utilizao de linhas guias depende do tipo de trabalho que se est criando, com elas pode-se: alinhar e fixar objetos num determinado espao da pgina; tambm possvel estabelecer o tamanho de um layout, enfim tudo o que se fizer e necessitar de mais preciso para elaborao de um desenho ou layout. possvel colocar linhas guias verticais e horizontais e inclinadas, para isso, digite o valor da posio e clique no boto adicionar. Ao adicionar esta linha guia, verifica-se que ela no ficou na posio correta, mova-a clicando sobre o valor incorreto e digite novamente, depois clique no boto mover, ou simplesmente exclua, clicando no boto Excluir. Para excluir todas as linhas de uma s vez, clique no boto limpar. Como foi falado anteriormente, as linhas guias ajudam na elaborao de um layout. Se desejar colocar linhas guia automaticamente para um determinado layout, selecione uma das opes pr-definidas do CorelDRAW e clique em aplicar predefinies. Inserindo linhas guia Iremos inserir uma linha guia horizontal na medida zero, em relao rgua vertical, a partir da forma denominada manual, executando os procedimentos a seguir: 1 posicione o apontador em qualquer local da rgua horizontal, j que a guia a ser puxada ser tambm horizontal. 2 pressione e arraste o apontador do mouse para dentro da pgina de desenhos, trazendo consigo a linha guia. 3 sempre de olho na rgua vertical, somente possibilite o mouse quando parte da guia estiver sobre a medida 0.

Figura 01 Linhas guia. Pode-se tambm olhar diretamente para o canto esquerdo da barra de status, onde so informadas as posies horizontal e vertical, respectivamente, do apontador do mouse. Porm, no ser fcil posicionar, desta forma, a guia exatamente, ento, estar com a pgina aproximada pela ferramenta ZOOM, o que no tem necessidade, por enquanto, de preocupao. O que importa, agora, voc aprender como colocar estas guias. Linhas guias por comando Atravs de comando prprio, o corelDRAW tambm permite inserirmos linhas guias na pgina, porm, com muito mais preciso, conforme j foi comentado. Para entender como esta ao feita, execute os procedimentos seguintes: 1 - Abra o menu Exibir -> configurar linhas guia, fazendo com que seja exibida a caixa de dilogos mostrada na figura abaixo.

Figura 02 Opes. 2 - Vamos inserir uma linha guia horizontal a -50 milmetros abaixo da marca zero da rgua vertical. 3 - Entre como valor -50 e clique em adicionar. A linha foi adicionada. Dica: o comando Configurar linhas guias pode tambm ser acionado a partir do clique sobre qualquer uma das rguas, utilizando o boto auxiliar do mouse. Ao clicar, ser exibido o chamado menu rpido ou menu suspenso contextual, ou seja, contendo comandos relativos ao elemento clicado, no caso, a rgua. Visualizao de linhas guia O comando Linhas guias e a caixa de seleo Mostrar linhas guias, na caixa de dilogo Opes, admite mostrar ou ocultar linhas guia a qualquer instante. melhor exibir as linhas guia quando se estiver desenhando e posicionando objetos. No entanto, talvez seja til ocultar as linhas guia quando voc quiser que o desenho seja mostrado do modo como ser impresso. Como as linhas guia tm sua prpria camada, voc tambm pode mostrar e ocultar linhas guia usando o Gerenciador de Objetos. Como exibir linhas guia usando o comando Linhas guia. Clique em Exibir-> Linhas Guia. O comando est ativado quando aparece uma marca de seleo ao lado dele. Verifique isso na figura abaixo.

Figura 03 Linhas guia. Como exibir ou ocultar linhas guia utilizando a caixa de dilogo Opes. Clique em Ferramentas-> Opes. Na lista categorias, clique em documentos->Geral.

Figura 04 Geral. Siga um dos procedimentos abaixo:

Ative a caixa de seleo Mostrar Linhas guia para exibir as linhas. Desative a caixa de seleo Mostrar linhas guia para ocultar as linhas.

Trabalhando com Arquivos


Criando e abrindo desenhos Aps a inicializao do CorelDRAW, voc possui vrias opes. Alm de abrir o tutorial do CorelDRAW ou de navegar pelos novos recursos ainda pode-se fazer: 1 - abrir um desenho que j exista, mesmo que tenha sido feito com uma verso anterior. 2 - abrir o ltimo desenho no qual se trabalhou. 3 - criar um novo desenho a partir de um modelo. Salvando arquivos Pode-se especificar um novo nome de arquivo para seu desenho e um local no qual armazen-lo. Se desejar salvar apenas partes do desenho, selecione-as e salve-as com um nome de arquivo que voc especificar. Para salvar um novo desenho faa: 1. Clique em Arquivo -> Salvar como.Olhe esse passo na figura a seguir:

Figura 01 - Salvar como. 2. Na caixa Salvar em, escolha a unidade onde se quer salvar o arquivo.

Figura 02 Salvar em. 3. Clique duas vezes na pasta na qual voc quer salvar o arquivo. 4. Entre com o nome do arquivo na caixa Nome do arquivo, veja isso na figura acima e clique em Salvar. Para salvar apenas os objetos selecionados 1. Selecione os objetos com a ferramenta Seleo.

Figura 03 Seleo do objeto. 2. Clique em Arquivo -> Salvar como. 3. Ative a caixa de seleo Somente selecionados.

Figura 04 Somente selecionado. 4. Para manter conservar o desenho original, entre com outro nome na hora de salvar na caixa Nome do arquivo. 5. Clique em Salvar. Dica: Tambm possvel usar o comando (Salvar como) para salvar uma cpia de um desenho existente. Salvar uma cpia com um nome diferente mantm intacto o original.

Abrindo um desenho bastante simples abrir um arquivo no CorelDRAW. Ele aceita visualizar uma miniatura do arquivo que se est prestes a abrir. Isto permitir economizar tempo assegurando que se esteja abrindo o arquivo que se queira. Para abrir um desenho faa: 1. V em Arquivo -> Abrir. 2. Na caixa de listagem Examinar escolha a unidade onde o arquivo est guardado. 3. Clique duas vezes na pasta onde o arquivo est armazenado. 4. Clique duas vezes no nome de arquivo.

Figura 05 Abrir desenho. Para visualizar uma miniatura do arquivo antes de abri-lo, ative a caixa de seleo Visualizar, na caixa de dilogo Abrir.

Figura 06 Visuliza. Dicas: Ao abrir um desenho, o canto inferior direito da caixa de dilogo Abrir desenho oferece dados sobre a verso do arquivo e a taxa de compactao na qual ele foi salvo pela ltima vez. Caso voc tente abrir um desenho que j esteja aberto e no qual tenha feito modificaes, ser exibida uma caixa de mensagem perguntando se voc quer que reverta para a verso salva do desenho. Clique em Sim para substitui-lo o aberto pela verso salva. Clique em No para manter as modificaes feitas. Salvando imagens automaticamente Para que voc no corra o risco de perder seu trabalho por problemas de sistema, e outros salve as imagens automaticamente medida que trabalha. Veja como fcil: Para salvar imagens automaticamente 1. Clique em Ferramentas -> Opes. 2. Na lista de categorias, clique em Espao de trabalho, Salvar. Veja a figura abaixo:

Figura 07 opes. 3. Na seo Cpia de segurana automtica, ative a caixa de seleo.

4. Entre com um valor na caixa Minutos. O nmero digitado representa o intervalo de tempo entre os salvamentos automticos. 5. Ative um dos botes a seguir: Salvar cpia de segurana na mesma pasta que o arquivo CDR ou fazer cpia de segurana sempre na: clique no boto Procurar e escolha uma pasta.

Menus rpidos do CorelDRAW


O CorelDRAW tem uma srie de menus suspensos e contextuais, geralmente chamados de Menus rpidos ou auxiliares. Rpidos porque podem ser acionados com um simples clique do boto auxiliar do mouse. So tidos como contextuais por guardar comandos e funes relacionados ao objeto selecionado, ou seja, sobre o qual foi clicado o mouse. Veja bem: se voc clicar sobre uma figura geomtrica, um retngulo, por exemplo, o menu ser mostrado com os comandos geralmente mais aplicados sobre o mesmo. se voc clicar sobre a pgina vazia, outros comandos sero mostrados, relativos, claro, prpria pgina. Veja a figura 01 esses atalhos.

Figura 01 Exemplos de atalhos no corelDRAW. As barras de ferramentas As barras de ferramentas so elementos a partir dos quais a pessoa aplica e/ou modifica vrios atributos a objetos dispostos na pgina de desenhos, bem como executa diversos comandos atravs de botes chamados botes de atalho.

Cada boto de atalho de uma barra de ferramenta corresponde a um determinado comando de menu. Alm dos botes, a pessoa conta tambm com menus e caixas de entrada, geralmente correspondentes a opes e valores para a modificao de atributos. Alm de ser possvel modificar o contedo de uma barra de ferramentas, seja adicionando, retirando ou substituindo botes, pode-se tambm criar a sua prpria, ao esta denominada personalizao. Barras fixas e flutuantes D-se o atributo de fixa barra de ferramentas que se encontra num dos quatro lados da tela do CorelDRAW. J o atributo flutuante serve para indicar as barras que ficam sobre a rea de trabalho dele, disponibilizando, inclusive, uma barra de ttulos, como a da prpria janela do aplicativo. Para efeito de exemplificao, veja a barra de ferramentas padro, geralmente mostrada quando o CorelDRAW executado, ela encontra-se no modo fixo. Alternando entre barra fixa e flutuante muito simples fazer com que uma barra fixa se torne flutuante e vice-versa: basta arrasta-la com o mouse. Mas, mesmo assim, preciso que o apontador seja posicionado nos locais corretos. Veja as figuras ....... . Qualquer barra de ferramentas pode ser movidas, bem como redimensionada. Para retornar a barra ao seu modo fixo, basta dar clique duplo sobre sua barra de ttulos, onde no caso da figura anterior, est descrito padro. No modo flutuante, atravs da barra de ttulos que uma barra geralmente retirada, bastando, para isso, posicionar o apontador sobre a mesma, pressionar e arrastar o mouse. Veja como ela movida: 1 Posicione o apontador do mouse numa das divisas dos grupos de botes.

Figura 02 Passo 01. 2 Arraste a barra veja a figura abaixo:

Figura 03 Passo 02. 3 Agora veja aonde a barra ficou, justamente na posio que voc arrastou.

Figura 04 Passo 03. Como modificar o tamanho da barra A barra de ferramentas, quando em seu estado flutuante, pode ser no s movida como tambm ter modificado seu tamanho original.

Figura 05 Modificando seu tamanho.

Figura 06 Barra com tamanho alterado. Exibindo outras barras de ferramentas So diversas as barras de ferramentas disponveis no CorelDRAW, sem contar as que ocasionalmente tenham sido desenvolvidas pelo prprio usurio em favor de seus critrios. Suponhamos que voc queira mostrar tambm a barra de ferramentas rea de trabalho: 1 abra o menu janela -> barra de ferramentas.

Figura 07 Barra de ferramentas. 2 ser mostrada a j conhecida caixa de opes, porm com a seo personalizar aberta. Veja isso na figura a seguir:

Figura 08 caixa de opes. 3 para mostrar a barra desejada, clique sobre o quadrinho ao lado de seu nome, chamado de caixa de verificao. 4 clique em ok para concluir a ao. Para ocultar qualquer barra de ferramentas, basta desmarcar sua caixa de verificao na caixa de dilogos opes, dando outro clique para isso.

Menus rpidos do CorelDRAW


O CorelDRAW tem uma srie de menus suspensos e contextuais, geralmente chamados de Menus rpidos ou auxiliares. Rpidos porque podem ser acionados com um simples clique do boto auxiliar do mouse. So tidos como contextuais por guardar comandos e funes relacionados ao objeto selecionado, ou seja, sobre o qual foi clicado o mouse. Veja bem: se voc clicar sobre uma figura geomtrica, um retngulo, por exemplo, o menu ser mostrado com os comandos geralmente mais aplicados sobre o mesmo. se voc clicar sobre a pgina vazia, outros comandos sero mostrados, relativos, claro, prpria pgina. Veja a figura 01 esses atalhos.

Figura 01 Exemplos de atalhos no corelDRAW. As barras de ferramentas As barras de ferramentas so elementos a partir dos quais a pessoa aplica e/ou modifica vrios atributos a objetos dispostos na pgina de desenhos, bem como executa diversos comandos atravs de botes chamados botes de atalho. Cada boto de atalho de uma barra de ferramenta corresponde a um determinado comando de menu. Alm dos botes, a pessoa conta tambm com menus e caixas de entrada, geralmente correspondentes a opes e valores para a modificao de atributos. Alm de ser possvel modificar o contedo de uma barra de ferramentas, seja adicionando, retirando ou substituindo botes, pode-se tambm criar a sua prpria, ao esta denominada personalizao. Barras fixas e flutuantes D-se o atributo de fixa barra de ferramentas que se encontra num dos quatro lados da tela do CorelDRAW. J o atributo flutuante serve para indicar as barras que ficam sobre a rea de trabalho dele, disponibilizando, inclusive, uma barra de ttulos, como a da prpria janela do aplicativo. Para efeito de exemplificao, veja a barra de ferramentas padro, geralmente mostrada quando o CorelDRAW executado, ela encontra-se no modo fixo. Alternando entre barra fixa e flutuante muito simples fazer com que uma barra fixa se torne flutuante e vice-versa: basta arrasta-la com o mouse. Mas, mesmo assim, preciso que o apontador seja posicionado nos locais corretos. Veja as figuras ....... . Qualquer barra de ferramentas pode ser movidas, bem como redimensionada.

Para retornar a barra ao seu modo fixo, basta dar clique duplo sobre sua barra de ttulos, onde no caso da figura anterior, est descrito padro. No modo flutuante, atravs da barra de ttulos que uma barra geralmente retirada, bastando, para isso, posicionar o apontador sobre a mesma, pressionar e arrastar o mouse. Veja como ela movida: 1 Posicione o apontador do mouse numa das divisas dos grupos de botes.

Figura 02 Passo 01. 2 Arraste a barra veja a figura abaixo:

Figura 03 Passo 02. 3 Agora veja aonde a barra ficou, justamente na posio que voc arrastou.

Figura 04 Passo 03. Como modificar o tamanho da barra

A barra de ferramentas, quando em seu estado flutuante, pode ser no s movida como tambm ter modificado seu tamanho original.

Figura 05 Modificando seu tamanho.

Figura 06 Barra com tamanho alterado. Exibindo outras barras de ferramentas So diversas as barras de ferramentas disponveis no CorelDRAW, sem contar as que ocasionalmente tenham sido desenvolvidas pelo prprio usurio em favor de seus critrios. Suponhamos que voc queira mostrar tambm a barra de ferramentas rea de trabalho: 1 abra o menu janela -> barra de ferramentas.

Figura 07 Barra de ferramentas. 2 ser mostrada a j conhecida caixa de opes, porm com a seo personalizar aberta. Veja isso na figura a seguir:

Figura 08 caixa de opes. 3 para mostrar a barra desejada, clique sobre o quadrinho ao lado de seu nome, chamado de caixa de verificao. 4 clique em ok para concluir a ao. Para ocultar qualquer barra de ferramentas, basta desmarcar sua caixa de verificao na caixa de dilogos opes, dando outro clique para isso.

Visualizao de trabalhos
Os controles de visualizao do CorelDRAW aceitam que se visualize o desenho da forma mais apropriado. Estes controles consistem em um menu desdobrvel Zoom e do Gerenciador de visualizao, assim como diversos comandos que podem ser acessados tanto a partir das barras de ferramentas como dos menus. Pode-se usar estes controles para modificar o modo como o CorelDRAW mostram os objetos, ampliar ou reduzir a visualizao ou salvar visualizaes especificas para usar depois. Zoom e enquadramento O menu desdobrvel Zoom d acesso rpido s ferramentas que aceitam reduzir ou ampliar a visualizao do seu desenho. A ferramenta Zoom admite aumentar ou reduzir a visualizao para obter uma viso mais detalhada ou mais geral. A ferramenta enquadramento, por outro lado, aceita modificar a visualizao movendo o desenho dentro da janela de desenho.

Figura 01 Ferramenta de enquadramento. Se voc achar melhor usar as barras de ferramentas, achar controles de Zoom na Barra de propriedades, na barra de ferramentas Zoom e na barra de ferramentas Padro. A barra de propriedades oferece as ferramentas Zoom e Enquadramento, assim como ferramentas que admitem que se faa um zoom para virtualmente qualquer nvel de ampliao. A barra de ferramentas Zoom tambm tem esses controles, mas no fica exposta por padro. A barra de ferramentas padro tem caixa de listagem Controle de zoom, que oferece nveis de zoom predefinidos para se obter ligeiramente uma porcentagem de ampliao especifica. O zoom e o enquadramento no tem efeito no desenho, apenas no modo como ele mostrado. Modificao da visualizao usando o menu desdobrvel Zoom As ferramentas Zoom e Enquadramento facilitam a modificao da visualizao do seu desenho. A ferramenta Zoom tem duas funes: 1 Ampliar para ter uma viso mais prxima de uma rea do desenho; 2- Reduzir para ter a viso de uma rea maior. A ferramenta Enquadramento, por outro lado, aceita que se mova a pgina de desenho dentro da janela de desenho para ter uma visualizao exata do que quer. O uso da ferramenta Enquadramento bem semelhante a mover manualmente um pedao de papel sobre uma mesa.

Figura 02 Aplicao do Zoom. Pode-se usar o Zoom e enquadramento atravs da esfera. Para ampliar, gire a esfera para frente; para reduzir a esfera para trs. Cada chanfradura que achar na esfera aumenta o nvel de ampliao com 10% ou 50 % . Quando estiver colocando zoom entre 1% e 100% o nvel de zoom aumenta e diminui em incrementos de 10%. Quando o nvel de ampliao estiver acima de 100%, os incrementos de zoom aumentam para 50%. Para enquadrar, clique na esfera e aponte o mouse na direo em que se quer a pgina de desenho. Como aumentar uma parte do desenho 1 Abro menu desdobrvel Zoom e clique na ferramenta zoom. 2 Clique e arraste diagonalmente a janela de desenho para criar uma caixa de seleo em torno da rea que deseja ampliar.

Figura 03 Aumenta uma parte. Como mover o desenho dentro da janela de desenho 1 Clique na ferramenta enquadramento ;

2 Arraste o documento para dentro da janela de desenho. Modificao da visualizao atravs da rea de trabalho Quando clicar na ferramenta zoom ou enquadramento, ir perceber que a barra de propriedade mostra um novo conjunto de controles. Esses controles incluem as ferramentas zoom e enquadramento, assim como ferramentas para modificar a sua visualizao de modo geral ou especifico. Tambm achar um boto que abre o gerenciador de visualizao, para que se possa aproveitar o recurso de salvar e excluir visualizaes especificas. Lembre-se que esses controles s se tornam visveis na barra de propriedades quando a ferramenta zoom ou enquadramento estiver selecionada.

Figura 04 Barra de propriedade.

Configuraes dos padres da ferramenta Zoom Assim como todas as ferramentas da caixa de ferramentas, pode-se personalizar as configuraes padro para a ferramenta zoom. Ao acertar essas configuraes, pode-se garantir que a ferramenta Zoom funcione exatamente do modo que se quer. Zoom. Zoom. Como configurar quando se clica com o boto direito do mouse na ferramenta 1 Clique com o boto direito do mouse na ferramenta Zoom no menu desdobrvel 2 Ative um dos botes abaixo: Ao padro, para mostrar um menu pop-up quando se clicar com o boto direito do mouse na janela de desenho com a ferramenta zoom. Reduzir para diminuir o zoom por um fator de 2 quando voc clicar com o boto direito do mouse na janela de desenho com a ferramenta Zoom. Correspondncia da distncia real com a distncia da tela O comando calibrar rguas ajuda a garantir que uma polegada na tela seja semelhante uma polegada de medida real. Esse procedimento ser de grande utilidade se voc estiver desenhando no modo Zoom de 1:1, pois ele aceita que se use as distncias relativas que dependem da resoluo da tela. Antes de efetuar esse procedimento, ser necessrio conseguir uma rgua de plstico transparente para comparar as distncias reais e as distncia da tela. Esta regra deveria ser da mesma unidade de medida que se definiu usando a caixa de dilogo Configurar grade e rgua. Como corresponder distncias da tela com distncias reais Zoom. 1 Clique com o boto direito do mouse na ferramenta Zoom no menu desdobrvel 2 Clique no boto calibrar rguas. Veja isso na figura abaixo.

Figura 05 Calibrar rguas.

Figura 06 medidas. 3 Coloque a rgua de plstico em baixo da rgua horizontal da tela. 4 Clique na seta para cima ou para baixo da caixa horizontal at que a unidade de medida da rgua da tela seja a mesma unidade de medida da rgua de plstico.

5 Posicione a rgua ao lado da rgua vertical da tela. 6 Clique no boto seta para cima ou para baixo da caixa Vertical at que a unidade de medida da rgua da tela seja a mesma unidade de medida da rgua de plstico. Rgua Quando ativada proporciona na tela as rguas horizontais e verticais. Uma marca de verificao ao lado da opo mostra que ela encontra-se ativa. Configurando parmetros de rgua As rguas possuem a habilidade de ajud-lo a originar o tamanho e a posio dos objetos. Antes de utilizar as rguas, deve-se determinar a posio da origem da rgua o ambiente onde os pontos 0 das rguas fazem a interseo. Colocar a origem da rgua justamente onde se almeja na Pgina de desenho garantindo que as coordenadas da rgua iniciem no local necessrio. Alm de colocar a origem da rgua, voc pode mover as rguas dentro da Janela de desenho para utilizar de maneira mais eficaz. Suponha que, pode-se mover as rguas em seu desenho para criar ou mover um objeto com exatido. Configurando a origem da rgua Para que voc possa configurar a origem da rgua siga os passos seguintes: 1 - Clique em Ferramentas -> Opes (veja a figura 01 esse passo). Na lista de categorias, clique duas vezes em Documento e clique em Rguas, verifique a figura 02.

Figura 01 Opes.

Figura 02 Opes. 2 Entre com os valores nas caixas Origem horizontal e vertical para configurar a posio da origem. Observao: Os valores apontados representam a posio da origem da rgua em relao ao canto inferior esquerdo da Pgina de desenho. Suponhamos que, se defina a coordenada horizontal como 1,0 e a coordenada vertical como 5,0, o CorelDRAW colocar a origem da rgua 1 polegada direita e 5 polegadas acima do canto inferior esquerdo da Pgina de desenho. Reposicionando as rguas Para que voc possa reposicionar as rguas siga um dos passos abaixo: Mantenha pressionada a tecla SHIFT e arraste a rgua para uma nova posio. Veja o exemplo disso abaixo.

Figura 03 rgua. Mantenha pressionada a tecla SHIFT e arraste o ponto de interseo da rgua para mover as duas rguas ao mesmo tempo.

Figura 03 Mover duas rguas. Dica: pode-se abrir a pgina Rgua, na caixa de dilogo Opes, clicando duas vezes em uma das rguas na Janela de desenho. Configurando unidades de rgua Voc pode modificar as unidades de medida mostradas nas rguas Horizontal e Vertical. O CorelDRAW oferece uma srie de unidades, que vo desde pontos, milmetros e polegadas a unidades maiores, como metros, quilmetros e milhas. Use a configurao de unidade que melhor se adaptar ao tipo e tamanho do desenho que voc deseja criar. Para configurar unidades de rgua usando as mesmas unidades para as rguas horizontal e vertical Clique em Ferramentas -> Opes.Na lista de categorias, clique duas vezes em Documento e clique em Rguas. Ative a caixa de seleo Mesmas unidades para as rguas horizontal e vertical e escolha uma unidade de medida nas caixas de listagem Horizontal e Vertical. Para configurar unidades utilizando diferentes unidades para as rguas horizontal e vertical Siga as etapas 1 e 2 do procedimento anterior. Desative a caixa de seleo Mesmas unidades para as rguas horizontal e vertical e escolha unidades de medida nas caixas de listagem Horizontal e Vertical. Dica: Quando as unidades da rgua so modificadas, a freqncia da grade automaticamente convertida para manter a mesma distncia relativa entre as linhas na grade. Por exemplo, se voc deseja ter quatro linhas por polegada e modificar as unidades da rgua para centmetros, o CorelDRAW converter automaticamente a freqncia da grade para o nmero certo de linhas por centmetro neste caso, uma linha a cada 1,6 centmetros. Dicas: Ative a caixa de seleo Mostrar fraes se voc quiser que as rguas mostrem as medidas em fraes em vez de decimais. Pode-se tambm modificar as unidades de medida nas rguas escolhendo uma unidade de medida para as rguas Horizontal e Vertical na caixa de listagem Unidades de desenho, na Barra de propriedades.

Desenhando e modelando objetos


Uma vez aberta e formatada sua pgina de desenho, voc est pronto para comear a desenhar, criar no CorelDRAW. Para desenvolver o seu desenho, voc ter de saber como desenhar formas geomtricas, linhas retas, curvas e formas irregulares. Este mdulo mostra como usar as ferramentas bsicas de desenho disponveis no CorelDRAW para o desenvolvimento desses tipos de objetos. Este mdulo tambm te mostra como usar as ferramentas de desenho especializadas, como a Mdia artstica. A ferramenta Mdia artstica j foi falada em mdulos anteriores, uma ferramenta de desenho poderosa que pode ser usada para aplicar vrios efeitos a uma linha. Pode-se utilizar a ferramenta em modo Pincel para aplicar texto ou grficos a uma curva. A ferramenta Mdia artstica tem cinco modos de desenho que : Predefinido, Pincel, Espalhador de objetos, Caligrfico e Sensvel presso. Alm desta ferramenta, o CorelDRAW tambm tem ferramentas para criao de linhas de dimenso, de conexo e de fluxo. Uma vez criada uma forma ou linha, pode-se mover e modelar o objeto para criar o efeito que se quer. Existem alguns tipos de objetos, como retngulos e elipses, s podem ser

modelados de maneiras especficas. Suponhamos, pode-se arredondar um ou mais cantos de um quadrado ou criar uma forma de torta ou arco a partir de um crculo. Linhas e curvas (incluindo pinceladas de Mdia artstica) podem assumir qualquer forma quando arrasta os ns da curva ou move os pontos de controle. Se voc desejar fazer modificaes mais extensivas a um retngulo, elipse ou polgono, possvel converter o objeto em uma curva. Supnhamos que voc crie um trapezide a partir de um retngulo convertendo-o em um objeto de curva e, em seguida, arrastando os cantos usando a ferramenta Forma. Criando objetos bsicos O CorelDRAW possui ferramentas de desenho para desenhar formas bsicas, como retngulos, elipses, polgonos, estrelas, grades e espirais. Para desenhar uma forma com uma dessas ferramentas, arraste diagonalmente em qualquer direo at a forma ficar com o tamanho que voc quer. Para cada ferramenta, a Barra de status mostra as dimenses da forma conforme se desenha. Criando um retngulo ou quadrado A ferramenta Retngulo aceita desenhar quadrados e retngulos. Para voc desenhar um retngulo faa: abaixo: 1. Clique na ferramenta Retngulo ou clique em F6 que o atalho dela. Veja a figura

Figura 01 Ferramenta Retngulo. 2. Posicione o cursor onde voc deseja que o retngulo aparea.

Figura 02 Retngulo. 3. Arraste diagonalmente para desenhar o retngulo.

Para desenhar um quadrado Utilize os mesmos passos acima para desenhar o retngulo. No momento de arrastar diagonalmente, mantenha pressionada a tecla CTRL. Dicas: 1 - Se mantiver pressionada a tecla SHIFT, o CorelDRAW criar o retngulo ou quadrado do centro para fora conforme se arrastar. 2 - Ao clicar duas vezes na ferramenta Retngulo, criado um retngulo que cobre a pgina de desenho inteira. Isso til quando se quer criar um fundo para o desenho. Desenhando uma elipse ou um crculo A ferramenta Elipse aceita desenhar elipses e crculos. Para desenhar uma elipse 1. Clique na ferramenta Elipse ou clique em F7 que o seu atalho. Veja a figura abaixo:

Figura 03 Ferramenta elipse. 2. Posicione o cursor onde se quer que a elipse aparea. 3. Arraste diagonalmente para desenhar a elipse.

Figura 04 Elipse. Para desenhar um crculo Utilize os mesmos passos acima para desenhar a elipse. No momento de arrastar diagonalmente, mantenha pressionada a tecla CTRL. Nota: Se voc mantiver pressionada a tecla SHIFT, o CorelDRAW criar a elipse ou crculo do centro para fora conforme voc arrastar. Desenhando um polgono ou estrela A ferramenta Polgono aceita desenhar polgonos e estrelas. Um polgono uma forma fechada que possui de 3 a 500 lados. As estrelas possuem de 3 a 500 pontos. Para desenhar um polgono

abaixo:

1. Abra o menu desdobrvel Objeto e clique na ferramenta Polgono. Veja a figura

Figura 05 Ferramenta polgono. 2. Posicione o cursor onde voc deseja que o polgono aparea. 3. Arraste diagonalmente para desenhar o polgono.

Figura 06 Polgono. 4. Se voc desejar modificar o nmero de lados do polgono, digite o nmero apropriado na caixa Nmero de pontos no polgono, na Barra de propriedades, e pressione ENTER. Para desenhar uma estrela 1. 2. Siga todas as etapas do procedimento anterior. V na propriedade do boto Polgono ->estrela da Barra de propriedades.

Veja as figuras abaixo:

Figura 07 Opes polgono.

Figura 08 Polgono. Para desenhar um polgono simtrico Mantenha pressionada a tecla CTRL e arraste diagonalmente. Para configurar a ferramenta polgono Voc tem procedimento: outra maneira de configurao do polgono. Vamos acompanhar o

1. V at o menu Ferramentas-> Opes. 2. Na rvore Espao de Trabalho, d dois cliques em Caixa de Ferramenta. 3. Escolha a opo Ferramenta Polgono. Voc tem as seguintes opes: Polgono: configura a ferramenta Polgono a desenhar polgonos. Estrela: configura a ferramenta Polgono a desenhar estrelas. estrela. Polgono com Estrela: configura a ferramenta Polgono a desenhar polgonos com

Nmero de pontos/lados: Configura o nmero de pontos da estrela ou lados do polgono. Diferenciao: Esta opo s estar disponvel quando escolher Polgono com estrela. Ela configura o tamanho da abertura da estrela. 4. Clique no boto Ok. 5. Desenhe um polgono com a ferramenta Polgono.

Desenhando e modelando objetos (continuao)


Desenhando espirais A ferramenta Espiral aceita desenhar formas espirais. Tem dois tipos de espirais: simtricos e logartmicos. O simtrico, distncia entre cada revoluo do espiral constante. J no logartmico, essa distncia aumenta conforme o espiral avana para fora. Para desenhar um espiral simtrica faa: o A. 1. Abra o menu desdobrvel Objeto e clique na ferramenta Espiral ou siga o atalho que

Figura 01 Espiral. 2. Digite um nmero na caixa Revolues da espiral, na Barra de propriedades, para indicar o nmero de revolues desejado para a espiral.

Figura 02 caixa de propriedade da espiral. 3. Clique no boto Espiral simtrico da Barra de propriedades. 4. Posicione o cursor onde voc deseja que a espiral seja exibida. 5. Arraste diagonalmente para desenhar a espiral.

Figura 03 Espiral simtrico. Para desenhar uma espiral logartmico 1. Abra o menu desdobrvel Objeto e clique na ferramenta Espiral. 2. Digite um nmero na caixa Revolues da espiral, na Barra de propriedades, para indicar o nmero de revolues desejado para a espiral.

Figura 04 Opo logartmico. 3. Clique no boto Espiral logartmico da Barra de propriedades. 4. Mova o controle deslizante Fator de expanso da espiral para ajustar em quanto a espiral ser expandida ao mover-se para fora. Mova o controle deslizante para a direita para aumentar essa quantidade; mova-o para a esquerda para diminuir essa quantidade. 5. Posicione o cursor onde voc deseja que a espiral seja exibida. 6. Arraste diagonalmente para desenhar a espiral.

Figura 05 Espiral logartmico.

Para desenhar uma espiral com dimenses horizontal e vertical iguais 1. Siga um dos procedimentos abaixo: Siga as etapas de 1 a 4 do procedimento "Para desenhar um espiral simtrico" . Siga as etapas de 1 a 5 do procedimento "Para desenhar um espiral logartmico". 2. Mantenha pressionada a tecla CTRL e arraste diagonalmente para desenhar a espiral. Para configurar a ferramenta espiral Voc tem procedimento: 1. outra maneira de configurao da espiral. Vamos acompanhar o

V at o menu Ferramentas -> Opes.

2. 3.

V em Espao de Trabalho -> Caixa de Ferramenta. Escolha a opo Ferramenta Espiral. Nela voc tem quatro opes que so:

Simtrico: para estabelecer um espiral simtrico. Logartmico: para estabelecer um espiral logartmico. Nmero de Revolues: para configurar o nmero de voltas do espiral. Expanso: admite especificar o fator para aumento da distncia entre cada revoluo de um espiral logartmico. OBS: veja isso na figura 02 e 03. 4. Clique no boto Ok.

Dicas: 1 - Se voc mantiver pressionada a tecla SHIFT, o CorelDRAW criar o espiral do centro para fora conforme voc arrastar. 2 Pode-se abrir a caixa de opes da ferramenta Espiral clicando com o boto direito em cima do seu prprio boto e escolhendo a opo Propriedades. Desenhando grades A ferramenta Papel grfico aceita desenhar um padro de grade. Esse padro desenvolvido por uma srie de retngulos agrupados, organizados em fileiras e colunas. Para que voc possa desenhar uma grade siga os passos seguintes: 1. Abra o menu desdobrvel Objeto e clique na ferramenta Papel grfico, o simplesmente siga o atalho que clicando na tecla D.

Figura 06 Papel grfico. 2. Abra a caixa de propriedade dessa ferramentas, e l entre com o nmero que voc quer na caixa de nmero. No nosso caso ser o 3. 3. 4. Posicione o cursor onde voc deseja que a grade seja exibida. Arraste diagonalmente para desenhar a grade. Veja a figura a seguir:

Figura 07 Grade. Para desenhar uma grade quadrada 1. 2. Siga as etapas do procedimento anterior. Mantenha pressionada a tecla CTRL e arraste diagonalmente.

Dicas: 1 - Se voc mantiver pressionada a tecla SHIFT, o CorelDRAW criar a grade do centro para fora conforme voc arrastar. 2 - Voc pode abrir a caixa de opes da ferramenta Papel grfico clicando com o boto direito em cima do seu prprio boto e escolhendo a opo Propriedades.

Modelando objetos bsicos

Uma vez inventado objetos bsicos, pode-se usar diversas ferramentas, botes e comandos para modificar a forma do objeto. Vamos supor que usaremos a ferramenta Forma para arredondar os cantos de um retngulo ou modelar uma elipse em uma forma de torta ou arco. Para modelar um polgono ou estrela, pode-se usar o boto (Polgono/estrela) para alternar de polgono para estrela e de estrela para polgono. Pode-se usar o controle deslizante Diferenciao para ajustar a diferenciao de uma estrela. Pode-se tambm usar a ferramenta Forma para arrastar ns no objeto. Os ns no podem ser movimentado individualmente. Ao invs de arrastar um n em um polgono ou estrela, outros ns da mesma forma so movidos da mesma maneira. Suponhamos que, se movimentarmos um n de canto no sentido anti-horrio, todos os outros ns de canto sero arrastados no sentido anti-horrio. Essa maneira de edio chamada edio espelho. Vamos supor que um pentgono possui 12 ns um em cada canto e um em cada lado. Todos os ns de canto esto integrados entre si e tambm os ns laterais. Se voc movimentar um n lateral rumo ao centro, todos os ns laterais sero arrastados tambm. Alm do mais, se voc acrescentar um n a um pentgono, seis ns sero acrescentados um em cada lado. Para que a grade seja modelada, pode-se desagrupar a grade e, logo aps, modelar individualmente cada retngulo. Se voc desejar mais liberdade para modificar a forma de um objeto, aceitvel convert-lo em um objeto de curva. Uma vez convertido um objeto em um de curva, pode-se movimentar os ns independentemente. Vamos supor que, voc crie um objeto irregular de cinco lados convertendo em um polgono em uma curva e, em seguida, arrastando independentemente os ns de canto. Se voc desejar editar uma grade como uma curva, preciso primeiro desagrupar a grade para que se possa converter em curvas. As espirais so objetos curvos quando criadas, podendo ser editadas como tal.

Arredondando os cantos de um retngulo Pode-se usar a ferramenta Forma para arredondar um ou mais dos cantos de um retngulo ou quadrado. Um retngulo tem apenas um n em cada canto. Quando se arredonda o canto de um retngulo, o CorelDRAW divide o n de cada canto em dois e desenha um arco entre cada um desses dois novos ns. Pode-se controlar o tamanho desse arco movimentando qualquer um dos ns de canto. A quantidade de arredondamento mostrada na Barra de propriedades. Para que voc arredonde os cantos de um retngulo faa o seguinte: 1. Crie um retngulo e aps a criao selecione ele com a ferramenta Forma. Veja a figura a seguir:

Figura 01 Ferramenta Forma e retngulo. 2. Movimente um dos quatro ns de canto ao longo do contorno do retngulo ou quadrado. Cada n de canto dividido em dois ns unidos por um arco. Conforme ele arrastado o n para longe do canto ao longo do contorno, os cantos do retngulo tornam-se mais arredondados.

Figura 02 Retngulo. Para que voc arredonde apenas um canto de um retngulo ou quadrado 1. 2. Selecione o retngulo com a ferramenta Forma. Igual a figura XX. Clique em um n de canto para cancelar a seleo dos outros restantes.

Figura 03 Retngulo. 3. Movimente o n de canto ao longo do contorno do retngulo ou quadrado. O n de canto dividido em dois ns unidos por um arco. Conforme se movimenta o n para longe do canto, ao longo do contorno, o canto do retngulo torna-se mais arredondado. Veja a seguir a figura:

Figura 04 Arredondando o retngulo. Nota: pode-se arredondar os cantos de um retngulo com preciso entrando com valores nas caixas Arredondamento do canto do retngulo, na Barra de propriedades. Para arredondar somente um canto, desbloqueie o boto Arredondar cantos juntos.

Figura 05 Opo de arredondamento do canto. Modificando uma elipse em uma forma de torta ou arco Pode-se usar a ferramenta Forma para modificar uma elipse ou crculo em uma forma de torta ou arco. A elipse simples tem apenas um n, mas quando se cria uma forma de torta ou arco, o CorelDRAW divide esse n em dois. Voc controla a aparncia da forma de torta ou arco arrastando esses dois novos ns. Pode-se tambm modificar a direo na qual o CorelDRAW desenha formas de torta e arcos. Para criar uma forma de torta ou arco a partir de uma elipse faa o seguinte: seguir: 1. Crie uma elipse e logo aps selecione ela com a ferramenta Forma. Veja a figura a

Figura 06 Ferramenta Forma e elipse.

2.

Arraste o n ao longo do contorno da elipse. Siga um dos procedimentos a seguir:

Arraste com o cursor fora do permetro da elipse para criar um arco.

Figura 07 Arco. Arraste com o cursor dentro do permetro da elipse para criar uma forma de torta.

Figura 08 Forma torta. Para modificar a direo na qual as formas de torta ou arcos so desenhados voc far o seguinte: 1. Selecione a forma de torta ou arco com a ferramenta Forma.

2. Clique no boto Arcos ou tortas no sentido horrio/anti-horrio da Barra de propriedades.

Dicas: Ao arrastar ns, pode-se restringir sua posio a incrementos de 15 graus mantendo pressionada a tecla CTRL. Pode-se converter ligeiramente entre elipses, arcos e formas de torta selecionando a forma e clicando no boto Elipse, Torta ou Arco da Barra de propriedades. Veja isso na figura abaixo:

Figura 09 Barra de propriedades elipse.

Modificando as propriedades de um polgono ou estrela


Pode-se modificar as propriedades como o nmero de pontos de um polgono ou estrela. Pode-se tambm usar a ferramenta Forma ou a ferramenta Seleo para modificar a forma do polgono ou estrela. Pode-se controlar quais pontos de uma estrela esto conectados a quais outros ajustando o nvel de diferenciao. Conforme se aumenta o nvel de diferenciao, os pontos da estrela tornam-se mais articulados. Se voc desejar que as modificaes feitas em um n sejam refletidas em todos os ns associados, possvel editar o polgono ou estrela de forma espelhada. Ao editar dessa forma, pode-se mover, adicionar e excluir segmentos e ns. Os ns podem ser modificados em suaves, cspides ou simtricos, e os segmentos podem ser retos ou curvos. Para modificar a forma de uma estrela ou polgono faa o seguinte: 1. Selecione o polgono com a ferramenta Forma.

Figura 01 Ferramenta forma e polgono. 2. Arraste o n da estrela para diversos pontos e observe os vrios efeitos interessantes que pode-se criar.

Figura 02 Diversos pontos. Modelando partes de uma grade A grade um conjunto de retngulos agrupados criado atravs da ferramenta Papel grfico como voc j se viu no mdulo passado. Um objeto de grade necessita ser desagrupado para que se possa fazer modificaes em sua forma. Uma vez desagrupado o objeto de grade, ele se torna um conjunto de retngulos individuais. Para se ter mais informaes sobre como modelar os cantos de um retngulo, pesquise "Arredondando os cantos de um retngulo" no qual j foi visto e estudado nos mdulo passado. Para desagrupar uma grade faa o seguinte: 1. Crie uma grade.

Figura 03 Grade. 2. Clique em Organizar -> Desagrupar. Observe que na figura a seguir a grade encontra-se desagrupada.

Figura 04 Grade desagrupada. Na figura a seguir, voc pode observar: a grade foi desmembrada e cada retngulo foi editado, arredondando os seus cantos mantendo-se um mesmo percentual de arredondamento dos cantos. No foram todos arredondados para voc ver a diferena. Faa tambm a mesma coisa e veja como se sai.

Figura 05 Desagrupamento da grade e edio dos retngulos. Transformando objetos em curvas Para transformar um objeto sem restries, voc necessita primeiro convert-lo em um objeto de curva. Quando se converte uma elipse ou retngulo em um objeto de curva, possvel model-lo editando seus ns ou segmentos. Para transformar um polgono ou estrela sem edio espelhada, voc necessita primeiro convert-lo em um objeto de curva. Ao converter um polgono ou estrela, voc pode model-lo editando individualmente cada n e segmento. A grade, feita pela ferramenta Papel grfico, constituda por uma srie de retngulos agrupados. Ela deve ser desagrupada para ser convertida em um objeto de curva. Para converter uma elipse, um retngulo, um polgono ou uma estrela em um objeto de curva faa: 1. 2. Crie um retngulo e selecione o objeto com a ferramenta Seleo. Clique em Organizar -> Converter em curvas. Siga as figuras abaixo.

Figura 06 Transformao do retngulo em objeto de curva. Para converter uma grade em um objeto de curva 1. Selecione a grade com a ferramenta Seleo.Clique em Organizar -> Desagrupar. 2. Clique em Organizar -> Converter em curvas. Faa voc estes passos. Nota: Os objetos criados com a ferramenta Espiral so objetos de curva. Uma vez criada uma espiral, voc pode editar cada n e segmento individualmente. Dica: Voc tambm pode converter um objeto em um objeto de curva selecionando o objeto e clicando no boto Converter em curvas da Barra de propriedades quando a ferramenta Seleo estiver selecionada. Editando uma elipse Agora vamos realizar um exerccio onde iremos transformar um retngulo em curvas e edit-lo. 1. Desenhe uma elipse. 2. Converta-o em curvas, acabamos de estudar isto. Selecione a ferramenta Forma. 3. Selecione o n esquerdo.

Figura 07 Elipse. 4. Arraste o n como na figura a seguir.

Figura 08 Arrastando ns. 5. Agora selecione o n direito inferior.

Figura 09 Arrastando ns. 6. Arraste o n. Para inserir mais um n em nossa forma basta dar um clique duplo em cima do local desejado. Adicione novos ns. 7. Mova o n da maneira que voc quer que fique seu desenho. 8. Para remover o n adicionado. Basta voc dar o duplo clique em cima do n com a tecla CTRL pressionada. Veja como ficou o desenho.

Figura 10 Finalizao da transformao. Voc observou como fcil editar uma forma. Iremos abordar e detalhar mais sobre este assunto em mdulos posteriores.

Вам также может понравиться