Вы находитесь на странице: 1из 3

O que O carnaval considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.

o. Tem sua origem no entrudo portugus, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, gua, ovos e farinha. O entrudo acontecia num perodo anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado liberdade. Este sentido permanece at os dias de hoje no Carnaval.

Histria do Carnaval O entrudo chegou ao Brasil por volta do sculo XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em pases como Itlia e Frana, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam mscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierr e o Rei Momo tambm foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europia. No Brasil, no final do sculo XIX, comeam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordes e os famosos "corsos". Estes ltimos, tornaram-se mais populares no comeo dos sculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Est ai a origem dos carros alegricos, tpicos das escolas de samba atuais. No sculo XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As msicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estcio de S. A partir dai o carnaval de rua comea a ganhar um novo formato. Comeam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em So Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, comeam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Bonecos gigantes em Recife

O carnaval de rua manteve suas tradies originais na regio Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, so uma das principais atraes desta cidade durante o carnaval.

Na cidade de Salvador, existem os trios eltricos, embalados por msicas danantes de cantores e grupos tpicos da regio. Na cidade destacam-se tambm os blocos negros como o Olodum e o Ileya, alm dos blocos de rua e do Afox Filhos de Gandhi. Escolas de Samba Vencedoras nos ltimos Carnavais no Rio de Janeiro : 1998 - Mangueira e Beija-Flor 1999 - Imperatriz Leopoldinese 2000 - Imperatriz Leopoldinese 2001 - Imperatriz Leopoldinese 2002 - Mangueira 2003 - Beija-Flor 2004 - Beija Flor 2005 - Beija-Flor 2006 - Unidos de Vila Isabel 2007 - Beija-Flor 2008 - Beija-Flor 2009 - Acadmicos do Salgueiro 2010 - Unidos da Tijuca 2011 - Beija-Flor Escolas de Samba Vencedoras nos ltimos Carnavais em So Paulo: 1998 - Vai-Vai 1999 - Vai-Vai, Gavies da Fiel 2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana 2001 - Vai-Vai, Nen de Vila Matilde 2002 - Gavies da Fiel 2003 - Gavies da Fiel 2004 - Mocidade Alegre 2005 - Imprio de Casa Verde 2006 - Imprio de Casa Verde 2007 - Mocidade Alegre 2008 - Vai-Vai 2009 - Mocidade Alegre 2010 - Rosas de Ouro 2011 - Vai-Vai

Site de pesquisa: http://www.suapesquisa.com/carnaval/

Origem O carnaval uma festa que se originou na Grcia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Atravs dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produo. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e prticas sexuais na festa, tornando-a intolervel aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemorao adotada pela Igreja Catlica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. At ento, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizaes em canto e dana, que aos olhos cristos eram atos pecaminosos. A partir da adoo do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada atravs de cultos oficiais, o que bania os atos pecaminosos. Tal modificao foi fortemente espantosa aos olhos do povo, j que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas. Em 1545, durante o Conclio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influncia europeia. Ocorria atravs de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no sculo XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante de hoje. A festa foi grandemente adotada pela populao brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemoraes do pas. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade. Por Gabriela Cabral Equipe Brasil Escola Site de pesquisa

http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm

Вам также может понравиться