Вы находитесь на странице: 1из 9

Civilizao Persa - Histria da Civilizao Persa

Introduo O termo Prsia originrio de uma regio do sul do Ir conhecida como Persis ou Parsa. Seu nome foi gradualmente utilizado pelos gregos clssicos e pelo mundo ocidental para ser aplicado a toda a plancie iraniana. Entretanto, os prprios iranianos a denominaram durante muito tempo Ir, que significa, a terra dos rios. Em 1935, o governo solicitou a utilizao do nome Ir em vez de Prsia. Primeiro Imprio

A plancie iraniana foi ocupada por volta de 1500 a.C. por tribos rias, das quais a mais importante era a dos medos, que ocuparam a parte noroeste, e os parsas (persas). Estes foram dominados pelos medos at a ascenso ao trono persa, em 558 a.C., de Ciro o Grande, um Aquemnida. Este derrotou os governantes medos, conquistou o reino da Ldia, em 546 a.C., e o da Babilnia, em 539 a.C., tornando o Imprio Persa o poder dominante na regio. Dario I subiu ao trono em 521 a.C., ampliou as fronteiras persas, reorganizou todo o imprio e esmagou a revolta dos jnios gregos. Suas foras foram derrotadas na batalha de Maratona, em 490 a.C. Seu filho Xerxes I tambm tentou invadir a Grcia, mas foi derrotado na batalha naval de Salamina, em 480 a.C., assim como na batalha terrestre de Platea e na naval de Micala (ou Micale), em 479 a.C.

Este relevo em pedra representa Dario I, o Grande ( direita), e seu filho e sucessor, Xerxes I. Dario I governou o imprio persa de 521 a 486 a.C. Durante o reinado de Artaxerxes I, segundo filho de Xerxes, os egpcios se rebelaram com a ajuda dos gregos. Embora a revolta fosse contida em 446 a.C., ela representou o primeiro ataque importante contra o Imprio Persa e o comeo de sua decadncia. Alexandre Magno e os Selucidas

Durante o sculo IV a.C., o imprio foi esfacelado em conseqncia de numerosas revoltas, mas o golpe final foi dado por Alexandre Magno, que anexou o Imprio Persa a seu domnio mediterrneo depois de derrotar as tropas de Dario III numa srie de batalhas, entre 334 e 331 a.C. morte de Alexandre, em 323 a.C., seguiu-se uma longa luta, entre seus generais, pelo trono. O vencedor foi Seleuco I, que anexou o resto do antigo Imprio Persa a leste, at o rio Indo, assim como a Sria e a sia Menor. Desse modo, a Prsia foi transformada numa unidade subordinada ao domnio dos Selucidas, at que estes foram expulsos pelos partos, no sculo II a.C. Os Sassnidas

Em 226 d.C., Ardachir I, rei vassalo persa, rebelou-se contra os partos, derrotando-os na batalha de Ormuz (224), e fundou uma nova dinastia persa, os Sassnidas. Instituiu o zoroastrismo religio oficial. Foi sucedido, em 240, por seu filho Sapor (ou Sahpur) I, que enfrentou duas guerras contra o Imprio Romano. Entre 260 e 263 perdeu as conquistas para Odenat, prncipe de Palmira e aliado de Roma. A guerra contra Roma foi retomada por Narss, cujo exrcito foi aniquilado em 297. Sapor (ou Sahpur) II (reinando de 309 a 379) reconquistou os territrios perdidos. O governante seguinte foi Yazdgard I, que reinou pacificamente de 399 a 420. Seu filho e sucessor, Bahram IV, declarou guerra a Roma em 420. Dois anos mais tarde, os romanos o derrotaram. Em 424 os persas cristos declararam sua independncia da Igreja ocidental. No final do sculo V, a Prsia foi atacada por um novo inimigo, os brbaros heftalitas, ou hunos brancos, que atacaram o rei persa Firuz (ou Peros) II, em 483, e durante alguns anos exigiram enormes tributos. Em 498,

Kavad foi deposto por seu irmo ortodoxo Zamasp, mas, com a ajuda dos heftalitas, foi restaurado ao trono em 501. O filho e sucessor de Kavad, Cosroes I, teve xito em suas guerras contra o imperador bizantino Justiniano I e estendeu seu domnio, tornando-se o mais poderoso de todos os reis Sassnidas. Seu neto, Cosroes II, iniciou uma longa guerra contra o imperador bizantino em 602 e, por volta de 616, havia conquistado praticamente todo o sudoeste da sia Menor e Egito. O ltimo rei Sassnida foi Yazdgard III, em cujo reinado (632-641) os rabes invadiram a Prsia, destruram toda a resistncia, substituram gradualmente o zoroastrismo pelo islamismo e incorporaram a Prsia ao califado. Perspolis (em grego, cidade dos persas), uma das antigas capitais da Prsia; suas runas esto localizadas em Takht-i Jamshid, prximo a Sirz, Ir. Denominada Parsa pelos persas, foi, desde o reinado de Dario I, no final do sculo VI a.C., residncia dos reis Aquemnidas.

O local correspondente antiga cidade de Perspolis guarda runas de diversos prdios monumentais. A imagem mostra a grande escada que leva ao Tripylon, cujas balaustradas tm esculturas em baixo-relevo que remontam ao sculo VI a.C.

FONTE: http://www.historiadomundo.com.br/persa/civilizacao-persa.htm

A arquitetura persa teve, contudo, carter bastante original na harmoniosa combinao dos elementos estrangeiros, no luxo da decorao e na grandiosidade das estruturas, porm no podemos considerar a arquitetura persa como uma arte popular. A arquitetura persa foi, sobretudo, uma criao dos reis para a sua prpria exaltao. Um exemplo de tamanha glorificao a cidade de Perspolis, hoje Ir, construda em 520 a.C., que foi uma das grandes capitais do Imprio Persa.

Perspolis arquitetura imponente, trabalhada em prata e ouro. Esculturas em relevo simbolizam oferendas ao rei.

A existncia de cidades como Pasrgada e Susa demonstraram claramente atravs dos seus imensos palcios e de seus sales magnficos sustentados por colunas de estilo extremamente original, e pelos capitis com motivos baseados em cabeas de cavalo, guia ou touro a arte dos grandes soberanos persas. As grandes construes continham revestimento de ladrilhos esmaltados em tonalidades vivas que geraram grande efeito ornamental. O bronze marchetadoera usado nas portas. O ouro e a prata foram tambm cuidadosamente trabalhados.

Pasrgada Tmulo de Ciro O primeiro Imperador da Prsia

Palcio do Rei Dario I, o Grande

A escultura persa era acentuadamente assria. O mais famoso relevo o de Behistum, rocha gigantesca de 456 metros de altura, coberta de inscries e entalhes que narram episdios da histria persa.

O Monumento de Behistum

Dadas as concepes religiosas do zoroastrismo (religio monotesta fundada pelo profeta Zaratustra) no houve uma arquitetura religiosa na Prsia, porm, em diversas partes do atual Ir, ainda so encontradas mesas de pedra chamadas de lugares de fogo que foram antigos altares do culto zorostrico. Mais tarde, a arte persa sofreu forte influncia grega, sobretudo aps a conquista deAlexandre Magno, quando o rgido esquematismo das representaes do corpo humano foi substitudo pela liberdade plstica helnica.

FONTE: http://www.brasilescola.com/historiag/arte-persa.htm

A Prsia est situada entre a Mesopotmia, o Golfo Prsico e o Oceano ndico, a ndia e o Turquesto, na sia Central. Seu clima seco e quente. Quase no chove ali. O solo rido, com pequenas faixas frteis nos vales, onde se formam osis. Os povos medos e os persas , habitantes do planalto iraniano, pertenciam ao grupo dos indo-europeus que viviam nas estepes orientais do Mar Cspio e denominavam-se rios, que quer dizer nobres. Os medos (povos) estabeleceram-se na parte setentrional dos Montes Zagros, prximos da Assria , por volta do sculo IX a.C. .

Eram altos, bons cavaleiros, valentes. Dedicavam-se agricultura e ao pastoreio. Trabalhavam o cobre, o bronze e o ouro.

Histria Poltica

As origens
No sculo VIII a.C. os assrios, no apogeu do seu militarismo, dominaram os medos. As tribos, distintas e vencidas, uniram-se na luta contra o invasor. No sculo seguinte estavam formando o Reino Medo, com a capital em Rebtana.

Os reis medos
Segundo a tradio, Djoces foi o primeiro rei medo . Cixares (625 a 585 a.C.), com um exercito bem armado e disciplinado, imps o seu domnio aos persas e tentou aniquilar o poderio assrio. Auxiliado pelos caldeus e pelos citas, apoderou-se de Nnive, destruindo o Imprio Sargnida. Astages (585 a 548 a.C.) continuou a poltica expansionista do seu pai Cixares. Foi destronado por Ciro.

Imprio Persa
Ciro o grande (560 a 529 a.C.). Segundo a tradio, Ciro o fundador do Imprio Persa, era neto de Astages e filho da princesa Mandane, casada com Combises, prncipe persa. Educado por pastores, tornou-se posteriormente guerreiro. Notvel administrador, recebeu o titulo de "rei do mundo" Fundou Pasrgada. Estabeleceu um sistema de correios. Tratou bem os vencidos, respeitando sua religio e seus costumes. Suas conquistas militares mais notveis foram: a) Reino da Mdia; b) Reino da Ldia, onde se apoderou da fabulosa riqueza do rei Creso. nomeado seu conselheiro; c) Babilnia, onde foi auxiliado pelos aristocratas, sacerdotes e mercadores babilnicos, que lhe abriram as portas da cidade. Os hebreus cativos foram libertados; d) Cidades gregas do litoral do Mar Egeu. Ciro morreu em 529 a.C., combatendo os massagetas, nmades da Asia Central.

Cambises
Era filho de Ciro - auxiliado pelos fencios, cipriotas e semianos, conquistou o Egito, em 525 a.C. na batalha da Pelusa. Saqueou tmulos, surrou a mmia de um fara e matou o Boi pis. Tentou conquistar a Etipia cujas riquezas eram lendrias . Cambises morreu em 523 a.C. a caminho da Mdia em circunstncia misteriosas. Dario I, o Grande (521 a 485 a.C.) Filho de Histaspes, conselheiro de Ciro, foi notvel administrador e guerreiro. Venceu a Trcia e a Macednia. Formou uma satrapia na regio ocidental do Rio Indo. Combateu os gregos na primeira guerra mdia. Realizou grandes obras administrativas, entre as quais: a) pacificou e reorganizou o Imperio, dividindo-se em satrapias para facilitar a administrao; b) cunhou moedas de ouro e prata chamadas "dricas", c) construiu estradas que ligavam as satrapias as cidades onde residia o soberano. A "estrada real" entre Sarde e Susa tinha 2500Km; d) aperfeioou o sistema de correios.

Decadncia
As causas da decadncia do Imperio Persa foram: a) as guerras b) a grande extenso c) a incapacidade dos sucessores d) as intrigas palacianas. continuas; Imprio; I;

do de

Dario

O dominio macednico
No reinado de Dario III (336 a 330) , o imprio Persa caiu sob o domnio de Alexandre Magno, rei macednio.

ORGANIZAO POLTICA

Monarquia absoluta
O governo Prsico era estruturado na monarquia at o surgimento de Dario I. Com os seus sucessores o poder real decaiu, passando o monarca a dividi-lo como os nobres.

O rei persa
Era chamado "rei dos reis" , residia alternadamente em ecbtana, Susa, Pasrgata e Perspolis, Sua corte era deslumbrante.

Satrapas
Eram os governadores de satrapias, eram representantes do rei com poderes para recrutar soldados, praticar justia, cobrar impostos e realizar obras pblicas.

O general
Comandava as tropas de ocupao e seu poder contrabalanava com o do strapa.

Secretrio Real
Era o delegado pessoal do rei junto ao strapa.

Viso do Rei
Eram inspetores reais, que fiscalizavam as satrapias.

ORGANIZAO SOCIAL

Os nobres
Os nobres eram privilegiados, donos de vasta propriedades, exerciam grande influncia na direo dos negcios polticos e sobre os camponeses. Os sacerdotes eram chamados de magos , tinham grande influncia social, No s pela funo que desempenhavam mas tambm pelas suas riquezas e sabedoria.

Os camponeses
Os camponeses eram fortes , rsticos, constituam a maioria da populao. Viviam simplesmente como agricultores ou nmades nas plancies e montes da meseta do Ir.

RELIGIO

MASDESMO
Organizado por Zoroastro ou Zaratustra. Com excelentes normas de moral, tem seus fundamentos fixados no "Avesta" livro sagrado. Admite a existncia de duas divindades independentes, hostis e opostas: ORMUZ-MAZDA e ARIM. Ormuz-Mazda - criador de tudo que bom na terra: O direito, a justia, a felicidade dos homens, o sol, a gua, as rvores, os animais domsticos, os pssaros, porque vivem na luz, e o gato, que anuncia o dia. Concedia favores aos que : no mentissem, no contrassem dividas, no concebessem maus pensamentos, cultivassem a terra, fossem chefes de famlia. ARIM Fonte de todo o mal: escurido, doenas, vcios, crimes, misria, secas, serpentes, parasitas, aves de rapina.

A luta entre o Bem e o Mal


Na luta entre o bem e o mal o espirito do Bem, auxiliado pelos "gnios benficos" , devia sustentar luta contra o espirito do Mal, ajudado pelos "demnios infernais". Esta luta terminaria com a vitria de Ormuz-Mazda. As caractersticas do Masdesmo so: Dualismo; Crena na imortalidade da alma, na vinda de um messias, na ressurreio dos mortos, no juzo final; Condenao da cobia, calnia, usura, ascetismo, jejum; Divindades no representadas em escultura; Inexistncia de templos

ECONOMIA
A agricultura ocupou o primeiro lugar entre as atividades econmicas dos persas. Cultivaram grandes variedades de frutos, cereais e flores. Na industria, fabricavam tecidos de luxo, jias, armas, mosaicos esmaltados, mveis finos. O comrcio persa estendeu-se por terra, at a Fencia, Egito e ndia. Por mar, pelo Golfo Prsico e mares da ndia, reduzindo-se as operaes ao intercmbio com produtos naturais e manufaturados.

ARTES
Nas artes os persas no foram originais. Receberam influncia dos assrios, dos hititas, dos babilnios e dos egpcios.

Na arquitetura foi a mais importante arte dos persas. Construram palcios, com egpcias, porm mais leves. As principais construes foram: Palcios de Ciro, em Pasrgata; Palcio de Dario, em Perspolis. Os Persas tambm foram timos escultores - as esttuas de touros alados dos persas lembraram as da Assria.

CINCIAS E AS LETRAS
Os persas no foram bons em cincias. A literatura era pobre e de carter religioso. Deixaram apenas algumas inscries lacnicas. A escrita - receberam a escrita cuneiforme dos sumerianos e adaptaram-na sua prpria lngua.

CONTRIBUIES
Forma desptica de governo E uma religio mais coerente e de bons valores moral.

Resumo
Povos Reis do medos: Djoces, Ir: medos Cixares e e e real, juizo final, persas. Astiages. Dario III. inspetor real. camponeses. vinda do Messias. basica.

Reis persas: Ciro, Cambises, Dario I Governo: rei absoluto, strapa, general, secretario Sociedade: nobres, sacerdotes, Religio: Masdesmo ou Zoroastrismo; dualista, imortalidade da alma, Economia: agricultura: atividade Artes, letras e cincias: sem importancia. Fonte: www.consulteme.com.br

Prsia
A Histria do Imprio Persa comea em 549 a.C. graas a Ciro o Grande e se estende at 330 a.C., apesar do curto tempo o Imprio Persa conhecido como o maior Imprio de sua poca, no seu auge o Imprio se estendia nos pases que conhecemos hoje: Ir, Iraque, Lbano, Lbia, Grcia, Afeganisto, Jordnia, Israel, Egito, Turquia, Kuwait, Palestina, Gergia, Chipre, Cazaquisto, Turcomenisto, Azerbaijo e Paquisto. O surgimento do Imprio Prsia se deve a juno de dois povos, os meados que tem origem da sia Central e os persas do sul da Rssia, estes dois povos se encontram no lesta da Mesopotmia, tendo com grande personagem deste evento Ciro o Grande. Ciro fica no poder do Imprio durante 25 anos, se consagrando por muitas vitorias e conquista de novos povos. O fator que mais se desta sem suas conquista, manter os hbitos, costumes, liberdade e a religio dos povos dominados, proporcionando a estes povos uma vida bem normal e sem grandes diferenas, Ciro sempre respeitou a religiosidade dos povos, chegando a proibir que seus soldados prestassem qualquer ato contra com os templos e imagens religiosas. Atitudes que esto ligada a religio persa que guia o homem a fazer coisa boas. Porm os povos dominados eram obrigados a pagar tributos altos, e servi o exrcito, o seu governo foi bastante central e no era adepto a ideias vindas de fora. Passou anos organizando uma estratgia para invadir o Egito, mas morre ante de isto acontecer. A sua morte em 529 a.C. marcada por um batalha contra povos nmades que invadiam a Prsia ao norte, O sucessor de Ciro o seu filho que oposto do pai no sentido de respeitos os outros povos, ele conhecido por Cambises. O grande feito de Cambises foi dominar o Egito, a sua morte dada de foram misteriosa. Para ficar a frente do Imprio Prsia Dario I assume o poder em 521 a.C. considerado o mais importante rei Prsia, foi

frente do seu comando que o Imprio tem seu auge, Dario I amplia as terras dominadas, e sua morte em uma batalha contra os atenienses. A grande contribuio que ele deixou foi o complexo aparelhamento poltico-administrativa do Imprio. Ao longo de sua trajetria Dario I sempre teve de seu exrcito, mais sempre foi uma pessoa com bastante bondade sobre os povos dominados. Por conta de o Imprio Prsia ter um enorme territrio, Dario I dividiu a Prsia em provncias para facilitar a administrao publica, desta forma ele dividiu a Prsia em 20 provncias, colocando para governa cada provncia um membro da nobreza. Estes governadores tinham a responsabilidade de manter a justias e a ordem, fiscalizar os tributos pagos e administrar a organizao e construes publicas. Apesar de o rei ter cedido provncia para o nobre governa, o rei tambm direcionava um general e um secretario para fiscalizar o governo na provncia, sendo esta um forma de manter o nobreza com boas atitudes e fazer seu trabalho. O rei Prsia se preocupava com a ordem nas provncias, pois ainda no satisfeito com o nobre, general e o secretario, era mandado com frequncia fiscais s provncias para v a ordem pblica esta sendo mantida. Dario com preocupao em deixar as transaes comercias mais simples e fceis criou a moeda, que era feita de ouro ou prata, vlida para todo o Imprio, esta moeda foi batizada pelo nome de drico, e somente o rei detinha do poder de mantar fazer estas moedas. Devido as importante estradas construdas pelo persas, o transporte e a comunicao entre as cidade eram feitas de forma inteligente e rpidas devido a logstica que as estradas forneciam. Nas estradas do Imprio a cada 20 quilmetros eram fornecidos reas de descanso para os viajantes, os mensageiros do rei poderiam troca de cavalo para que suas viajem fossem mais rpidas. Distancias de 2500 km, eram feitas em menos de duas semanas. A base da riqueza Prsia era a agricultura, pois esta atividade econmica proporcionava ao Imprio grandes fortunas, mantendo comercio com Egito, ndia e Fencia. A classe social responsvel em promover a agricultura era o povo o campons, que viviam em extrema misria, porque no eram os donos das terras e eram obrigados a entregar quase toda a sua produo para o dono da terra. Alm de ter que trabalhar de graa para as obras pblicas como nas construes de estradas, palcios e outra qualquer obra do rei. Desta forma o Imprio Prsia explorava seu povo, e mantinha o exrcito e a grandeza do Estado. A religio persa tem como fundador o profeta Zoroastro. Porm tem seu fortalecimento com o sacerdote Magi, que adotou o dualismo com forma de representao divina, para os persas existia dois deus o do bem que foi o Mazda e do mal representado por Arim. Para um melhor entendimento da religio persa, era foi muito parecida com o cristianismo e islamismo, devido composio de suas fs, representatividade divina e do mundo, tambm a forma que o homem deveria agir sendo sempre bom honesto e justo com o prximo. Lembrando que o zoroastrismo foi o criador do dualismo, sendo base das crenas como o cristianismo, judasmo e islamismo. Alm da sua religio fica de grande legado do Imprio Prsia a arquitetura dos palcios, a originalidade de seus trabalhos em tijolos esmaltados e a escultura.

FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/persia/index.php

Вам также может понравиться