Вы находитесь на странице: 1из 25

Enxofre

Grupo: Arthur Caixeta Alisson Nepomuceno Guilherme Toste

2.1. Ocorrncias e jazidas do Brasil, a sua formao geolgica, tipos de minerais e a concentrao de bem mineral:

2.1. Ocorrncias e jazidas do Brasil, a sua formao geolgica, tipos de minerais e a concentrao de bem mineral:

O enxofre cristalino estvel, encontrado sob as formas alfa e beta; e ainda sob duas formas amorfas e duas liquidas. Como forma amorfa, a mais conhecida o enxofre gama, tambm conhecida como plstica, obtido a partir do rpido resfriamento do enxofre cristalino. Uma de suas principais caractersticas a sua ocorrncia na forma alotrpica, em cada estado fsico. Outra forma de possvel fonte de obteno de

enxofre a retortagem de xistos betuminosos, que consiste num processo de aquecimento da rocha em condies de temperatura controlada e isenta de oxignio

Propriedades e formas do enxofre


Alfa Cristalizao Densidade relativa (20C) Ponto de fuso (C) Ponto de ebulio (C) Cor ortorrmbica 2,07 112,8 444,6 amarela Beta monoclnica 1,96 118,75-119,3 444,6 amarela plida Gama amorfa 1,98 120 444,6 amarela plida

O enxofre , quando na forma nativa, pode ser encontrado associado a domos

salino, erupes vulcnicas e tambm extrado de sulfetos e sulfatos metlicos


e ainda na recuperao de gases naturais e/ou industriais.

Oficialmente no Brasil, no h registro de reservas de enxofre nativo. De 1972


em diante, com a entrada da Pretrosix (Superintendncia da Industrializao do Xisto) do grupo Petrobrs, o pas passou a ter 45 Mt em suas reservas de

enxofre, proveniente dos folhelhos pirobetuminoso (xistos argilosos)


pertencentes a Formao de Irat, encontrados nos estados de So Paulo, , Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Gois.

Alm destas, temos reservas provenientes de sulfetos de zinco, cobre, ouro e nquel, encontrado nos municpios de Paracatu/Mg, Jaguari/BA, Nova Lima/MG

e Fortaleza de Minas/MG respectivamente.

Enxofre

2.2 Processo de minerao e beneficiamento com problemas ambientais

Processo Frasch : Esse engenhoso mtodo consistia em fundir o enxofre no subsolo, ou em jazidas submarinas, quando se injeta vapor de gua superaquecida e em seguida bombear o lquido at a superfcie utilizando ar comprimido. O equipamento para perfurar os poos at o fundo dos estratos sulfurosos o usado comumente na perfurao de poos de petrleo. Na superfcie, o enxofre lquido passa por linhas aquecidas a vapor at um separador, onde se remove o ar. O enxofre pode ser solidificado em grandes cubas de depsito, ou pode ser mantido em estado lquido, em tanques de armazenamento aquecidos a vapor.

Obteno de Enxofre dos Sulfetos Minerais

Na forma nativa encontrado junto a fontes termais, zonas vulcnicas e em minas de cinbrio, galena, esfalerita e estibina.

Quando o enxofre de natureza sedimentar, pode ser extrado por processos diversos. O mais comum se obter o enxofre aquecendo o minrio que tenha enxofre na sua composio em fornos especiais, para volatiliz-lo e recolh-lo em cmaras de sublimao, em estado de pureza.

2.4. Processo metalrgico s.l. (descrio; problemas)

2.4. Processo metalrgico s.l. (descrio; problemas): O enxofre obtido atravs da ustulao de sulfetos metlicos, minrios sulfetados de cobre, ferro, zinco e chumbo, so normalmente submetidos a este processo em forno de leito fluidizado.

O minrio de zinco obtido na rom ( run of mine ) por exemplo a esfarelita (ZnS), no
processo de preparao, sofre ustulao pra transformar em ZnO .

No final do processo, SO2 forma H2SO4 que aproveitado na prprio


beneficiamento, atravs lixiviao cida , ou pode ser vendido para indstrias qumicas. O H2SO4 uma das substancias qumicas mais produzidas pelo homem

Ustulao

Na siderurgia, o enxofre um dos elementos prejudicais ao ao pois acabam por intervir nas sua micro estrutura e consequentemente nas sua propriedades fsicas .A retirada do enxofre o processo chamado dessulfurao , este processo por exemplo ocorre no carro torpedo, que na dessulfuracao gusa lquido.
Carro Torpedo Transporte do gusa lquido do alto forno para a aciaria;

Reator metalrgico para a remoo do enxofre no banho;


Equipamento fabricado em ao estrutural e revestido internamente com material refratrio;

2.5 Principais produtos e uso na sociedade

Usos e aplicaes
A maior aplicao do enxofre no mbito mundial se refere produo de cido sulfrico , estima-se que 87% de sua utilizao destinada a obteno desse produto.
A grande parte do cido sulfrico empregada na produo de fertilizantes (na solubilizao de concentrados fosfticos e na produo de sulfato de amnia, entre outros).

O enxofre possui ainda outras aplicaes:


explosivos; inseticidas, fungicidas; agentes alvejantes; vulcanizao da borracha; tratamento dos vegetais e do solo; baterias de enxofre e metal alcalino;

2.6- Impacto ambiental da produo e uso

O dissulfeto de carbono, o sulfeto de hidrognio, e o dixido de enxofre devem ser manuseados com cautela. Alm de ser bastante txico (mais que o cianureto), o dixido de enxofre reage com a gua da atmosfera produzindo a chuva cida, e em altas concentraes reage com a gua dos pulmes formando cido sulfuroso que provoca hemorragias, enchendo os pulmes de sangue com a consequente asfixia. O sulfeto de hidrognio muito fdido, mesmo em baixas concentraes. Quando a concentrao aumenta o sentido do olfato rapidamente se satura desaparecendo o odor, passando despercebida a sua presena no ar, deixando as vitimas expostas aos seus efeitos, possivelmente letais. Composto com o enxofre tambm est presente, em pequenas quantidades, em combustveis fsseis como carvo e petrleo, cuja combusto produz dixido de enxofre que combinado a gua resulta na chuva cida , j citada a cima no texto.

Chuva cida

A chuva acida o problema ambiental mais serio da utilizao de compostos com enxofre. A principal causa de acidificao da precipitao a presena na atmosfera de xidos de enxofre (SOx), com destaque para o dixido de enxofre (SO2), um gs proveniente da oxidao de compostos de enxofre (S) contidos nos combustveis fsseis e na matria orgnica que queimada. Outra importante fonte de gases contendo enxofre so as emisses dos vulces. Algumas das coisas que aconteem quando o ocorre a chuva acida: Estudos ecolgicos e toxicolgicos revelam uma forte relao entre baixos nveis de pH e a perda de populaes de peixes em lagos. Nos solos, a alterao do pH altera as suas propriedades biolgicas e qumicas, levando a alteraes na solubilidade de diversos compostos e a alteraes na microbiologia do solo, j que alguns microorganismos so incapazes de tolerar as alteraes resultantes. Esse dois fatos diminuem a biodiversidade existente e alteram o equilibrio ecologico presente, causando as vezes perdas irreparveis

2.7 Os processos industriais que fornecem

Extrao
Quando o enxofre de natureza sedimentar, pode ser extrado por processos diversos. O proveniente da Siclia, por exemplo, obtm-se aquecendo o minrio em fornos especiais, para volatiliz-lo e recolh-lo em cmaras de sublimao.

Refino de petrleo: com o emprego do processo claus faz-se a transformao do H2S em enxofre elementar. Processo similar usado para a recuperao de enxofre de gs natural.

O mtodo Frasch: consiste em cavar poos, introduzindo-se nas rochas sedimentares trs tubos concntricos. Pelo tubo externo injetada gua superaquecida, destinada a fundir o enxofre em seu depsito subterrneo; no tubo de menor dimetro injeta-se ar sobre forte presso para forar o enxofre lquido a subir superfcie.

Minerao convencional: (a cu aberto ou subterrnea): para minrios de alto e mdio teor de enxofre, faz-se a ustulao para a gerao de SO2 e sua converso para cido sulfrico (H2SO4). Com minrios de baixo teor, fuso e destilao do enxofre, obtendo-se o enxofre elementar.

Os principais sulfetos metlicos que produzem enxofre e/ou cido sulfrico so: pirita e marcassita (FeS2), e calcopirita (CuFeS2).

Alguns sulfatos, principalmente anidrita (CaSO4), gipsita (CaSO4.2H2O) e barita (BaSO4), tm sido reduzidos com carvo para produo de SO2.

A produo atual de enxofre no Brasil provm do folhelho pirobetuminoso, dos gases sulfurosos resultante do refino de petrleo e dos sulfetos de cobre, zinco, nquel e sulfetos aurferos, atravs de processo pirometalrgico (ustulao).

Fontes utilizadas:
http://www.cetem.gov.br/publicacao/CTs/CT2005-107-00.pdf www.tabela.oxigenio.com/nao_metais/elemento_quimico_enxofre.htm www.infoescola.com/elementos-quimicos/enxofre/ http://www.cetem.gov.br/publicacao/CTs/CT2005-107-00.pdf www.cetem.gov.br : http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/estudo-do-ciclo-do-enxofre LIDE, David R. (ed.), TAYLOR and FRANCIS. CRC Handbook of Chemistry and Physics. 87.ed. Boca Raton, FL. http://pt.wikipedia.org/wiki/Enxofre http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_Frasch http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida http://www.tabela.oxigenio.com/nao_metais/elemento_quimico_enxofre.htm

Вам также может понравиться