Вы находитесь на странице: 1из 3

GOVERNO DO ESTADO DO ESPRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PEDRO PAULO GROBRIO Nome:

_____________________________________________________________ Srie/Turma: ______________ Disciplina: Lngua Portuguesa Data: ___/___/_____ Professor: Juscilene Ferreira Alves Valor: 10,0 pontos ( A avaliao tem 40 acertos e cada acerto vale 0,25 dcimos) Nota Obtida: ___________ Obs. Usar caneta esferogrfica preta ou azul.

AVALIAO
A coeso e coerncia textual so elementos imprescindveis na produo de texto. A coeso estabelece relaes de sentido entre frases, oraes e partes do texto constituindo um conjunto organizado. Quando os elementos de coeso textual so bem empregados, estabelecendo entre as idias um encadeamento que permiti ao leitor atribuir sentidos ao texto, temos a coerncia. Leia o texto a seguir. I Elas no so mais feitas em locais precrios, e sim em grandes estdios onde h cuidado com a higiene. II As tcnicas se refinaram: h mais cores disponveis, os pigmentos so de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornou bem mais simples apagar uma tatuagem que j no se quer mais. III Vo longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia velha ncora de marinheiro. IV Nos ltimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser smbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2010, p. 86.) 1) Os perodos do texto que voc acabou de ler foram desordenados propositalmente. Reescreva-os na ordem correta de modo que possam constituir um texto coeso e coerente. (Usar folha de rascunho). a) Por que no segundo quadrinho a imagem e o comentrio feito pela personagem Recruta Zero No? Observe! ajudaram a construir o efeito humorstico da tira? b) Se as imagens fossem retiradas e ficasse somente o texto, o humor e o sentido da tira se perderiam. Por qu? c) Qual a funo da conjuno Mas no texto da tirinha? 2) O texto a seguir uma tira humorstica publicada por um jornal de grande circulao brasileiro. Leia-a com ateno.

4) A palavra hoje refere-se ao dia 18 de outubro, 3) A capacidade de narrar um aspecto imanente dos seres humanos. Estamos freqentemente narrando acontecimentos ou contando eventos de que participamos, assistimos ou sobre os quais ouvimos falar. O poema de Manoel Bandeira narra um fato. Leia-o. data que se comemora o dia de um profissional ligado rea de sade. Associe a imagem ao texto e responda: que profissional esse? Justifique sua resposta. 5) Identifique no texto do anncio trs substantivos abstratos e depois explique porque

Poema Tirado de uma Notcia de Jornal


Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro [da Babilnia num barraco sem nmero. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu [ afogado. a) Qual o enredo dessa narrativa? b) Sobre quem a histria? c) Onde se desenvolvem esses fatos? d) Quando os fatos ocorreram? e) Que tipo de narrador conta a histria? f) H marcas temporais no texto? As prximas questes so sobre o Substantivo. No se esquea: Substantivo uma palavra varivel que nomeia seres reais, imaginrios, estados, sentimentos, desejos e ideias. Leia este anncio para responder as questes 4 e 5.

voc chegou a essa concluso. 6) Leia a tirinha a seguir:

a) No dialogo entre Charles Brown e Linus aparece s palavras suborno e investimento. A que classe de palavras elas pertencem? b) Qual o significado das palavras suborno e investimento? 7) Assinale a alternativa em que o Substantivo destacado no est classificado corretamente de acordo com a sua funo morfossinttica. a) Mozart nasceu compositor. (complemento nominal) b) No duvides das verdades divinas. (objeto indireto) c) Foi demorado o desembarao da bagagem. (complemento nominal) d) O presente foi comprado por Carmem. (agente da passiva) e) Caram bombas sobre a cidade. (objeto direto)

Como foi explicado em sala de aula os Substantivos podem tambm apresentar variao de gnero (masculino/feminino), nmero (singular/plural) e em grau (aumentativo e diminutivo). Leia o poema a seguir para responder as questes 8 e 9.

Passe essas palavras para o plural e explique qual regra voc usou para pluraliz-las. b) Com base na resposta pergunta anterior conclua: No portugus existe um nico modo de formar o plural dos substantivos? Explique. 11) O substantivo pode figurar em uma frase com vrias funes sintticas. Analise as frases abaixo e diga qual a funo sinttica de cada substantivo destacado. a) Ingrid ainda secretria.____________________________. b) Ela ganhou uma boneca linda._________________________________. c) Minha tia, Jlia, continua morando em Curitiba. ______________________________________. d) A professora agiu favoravelmente aos alunos. ________________________________. 12) Na lngua portuguesa nem sempre o grau aumentativo e diminutivo do substantivo podem expressar tamanho. Podem indicar valor afetivo, transmitir carinho, admirao, ironia ou desprezo. Nas frases abaixo o que expressa cada substantivo destacado? a) Gentalha! Gritava o garoto. No gostei desse livreco.

8) O poeta Murilo Mendes brinca com o masculino e o feminino no poema. a) Porque as flexes de gnero apresentadas causam humor? b) Alguns dos substantivos no poema aceitam a flexo para o feminino, mas no aquela apresentada pelo eu lrico. Transcreva trs desses substantivos e escreva a forma correta do feminino. 9) Existem alguns substantivos que no admitem flexo de gnero. a) Transcreva do poema trs exemplos de substantivos que no tem flexo de gnero. b) Com base nas respostas s perguntas anteriores conclua: No portugus, existe um nico modo de formar o feminino/masculino dos substantivos? Explique. 10) O substantivo flexiona-se em nmero: a) Os substantivos culos, brcolis, lpis, ingls, nibus, etc. esto empregados no singular.

b)

c) Coitado do meu filhinho. d) Ele joga um bolo. e) Como voc boazinha!

13) Passe para o plural os seguintes substantivos compostos. No se esquea das regras que regem o plural de tais substantivos. a) Guarda- florestal: b) Guarda-sol: c) Mal-humorado: d) Mula-sem-cabea: e) Manga-rosa: f) Guarda-vida: Boa Prova!!

Вам также может понравиться