Вы находитесь на странице: 1из 9

Empreendedorismo

Prof. Dr. Fabiano Marques Conceitos Introdutrios

Saiba Mais
Jos Carlos Dornelas Conferencista, consultor de empresas e professor de empreendedorismo. Leciona em cursos de MBA na USP - Universidade de So Paulo, MBA Executivo no IBMEC-SP e como professor , convidado em diversos programas no pas e no exterior. Realizou seu ps-doutoramento nos EUA e foi o primeiro e nico professor brasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College - considerada a melhor escola de negcios com foco em ensino de empreendedorismo no mundo. engenheiro pela USP So Carlos, com mestrado e doutorado tambm pela USP especializao , em Marketing pela ESPM ecursos de extenso em Harvard e no MIT. um dos maiores especialistas nacionais em empreendedorismo e plano de negcios, sendoautor de trs livros pela editora Campus: o best-seller nacional Empreendedorismo, transformando idias em negcios, Planejando incubadoras de empresas e Empreendedorismo Corporativo, tendo sido, este ltimo, finalista do Prmio Jabuti 2004. Tem tambm publicado e apresentado dezenas de artigos premiados em congressos, seminrios e revistas especializadas, nacionais e internacionalmente. Criou o site www.planodenegocios.com.br que contm informaes sobre empreendedorismo e plano de negcios.

Conceitos Introdutrios
Introduo Descobrir, desenvolver e implementar oportunidades de negcios so as principais atividades de uma pessoa empreendedora. As constantes mudanas pelas quais o mundo atual tem passado geram muitas novas oportunidades de negcio. Cabe aos empreendedores assimil-las e transform-las em negcios de sucesso. Porm, necessrio saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforo deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho. Quando estamos em um cenrio de negcios, alguns aspectos devem ser considerados. So eles: Motivao, Criatividade, Inovao, Conhecimento, Empreendedorismo e Recursos. Esses seis aspectos so essenciais quando estamos analisando o sucesso da gerao de um novo negcio.

Conceitos Introdutrios

Universidade Anhembi Morumbi

Saiba Mais
Verifique, no site www.planodenegocios.com.br, o Teste de Criatividade.

A figura anterior apresenta esses seis aspectos diretamente relacionados criao de um negcio. Note que a motivao, a criatividade e o empreendedorismo esto destacados. A seguir, procuraremos entender melhor os conceitos e a importncia destes na criao de novos negcios. Faremos, tambm, uma anlise da importncia do perfil inovador nesse processo.

Motivao A motivao pode ser entendida como o ponto de partida para a execuo de todas as atividades que uma pessoa deseja realizar. Ela capaz de gerar a energia capaz de dar andamento a um projeto maior. Pode-se dizer que, sem motivao, um projeto se torna muito mais difcil de ser realizado. Segundo o dicionrio Michaelis1 da lngua portuguesa, a palavra motivao pode ser definida da seguinte forma:
motivao sf. (motivar + o) 1 Ato de motivar. 2 Exposio de motivos. 3 Psicol. Espcie de energia psicolgica ou tenso que pe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. 4 Sociol. Processo de iniciao de uma ao consciente e voluntria.

Esse aspecto to importante no desenvolvimento de um projeto que muitas empresas tm dado ateno especial, propiciando aos seus funcionrios uma srie de atividades motivacionais como a realizao de palestras no prprio ambiente de trabalho. No caso da criao de novos negcios, a motivao entra como um aspecto determinante na fase de implementao das idias. De fato, de nada adianta ter idias brilhantes que se tornam oportunidades reais de negcio se no existe, por parte da pessoa que ir implement-lo, um mnimo de motivao. Podemos dizer, assim, que a motivao uma caracterstica inerente ao perfil empreendedor de uma pessoa.
3 Conceitos Introdutrios Universidade Anhembi Morumbi

Criatividade A definio de criatividade pode ser encontrada da seguinte forma:


criatividade sf (criativo + i + dade) 1 Qualidade ou estado de ser criativo. 2 Capacidade de criar.

O ponto de partida para a criao de um novo negcio est relacionado ao processo de gerao de idias. Neste aspecto, a criatividade torna-se de extrema importncia. Idias criativas so essenciais no desenvolvimento de novos negcios. Se, ao mesmo tempo, essas idias forem inovadoras, as chances do nascimento de um negcio de sucesso aumentam consideravelmente. importante frisar que a criatividade no se resume a inventar solues partindo do zero. A criatividade pode se manifestar, tambm, por meio da imitao. Por exemplo, um empreendedor capaz de descobrir novas utilizaes para produtos j existentes, pode desenvolver mtodos mais rentveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para um certo servio. Segundo Filion e Dolabela, em seu livro Boa Idia! E Agora? se associada ao conceito de negcio, a criatividade pode ser definida como a capacidade de encontrar constantemente solues para os problemas, de construir novos produtos, de definir novas perguntas. O autor afirma que a criatividade se concretiza em torno da percepo de uma oportunidade de negcio que pode se caracterizar por: Novo produto ou servio; Melhoramento de um produto ou servio que j existe; Novo nicho de mercado; Um mercado inexplorado; Novo processo de produo (mais eficaz); Inovao na cultura ou na estrutura da empresa; Inovao em pesquisa e desenvolvimento; Novas fontes de matrias-primas; Novos tipos de financiamento; Nova maneira de se relacionar com as pessoas que cercam o negcio.
4 Conceitos Introdutrios Universidade Anhembi Morumbi

Vale ressaltar que a personalidade criativa de uma pessoa depende, principalmente, da sua intuio e do conhecimento que ela detm de um determinado campo ou setor de atividade para a criao de uma idia original. Filion e Dolabela resumem a criao de uma idia original da seguinte forma:

Criao de uma idia original (FILLION ; DOLABELA, 2000)

Inovao Consultando o dicionrio, podemos encontrar a seguinte definio de inovao: inovao sf (lat innovatione) 1 Ato ou efeito de inovar. 2 Coisa introduzida de novo. 3 Renovao. Quando estamos tratando da criao de negcios, torna-se de suma importncia abordarmos a idia de inovao.
5 Conceitos Introdutrios Universidade Anhembi Morumbi

O sucesso de um negcio pode, em certos casos, depender de quo inovador ele . Muitas vezes, um produto inovador inserido no mercado pode mudar os rumos daquele setor de mercado. Nesse aspecto, o fato de ser o primeiro a introduzir tal produto pode representar a garantia do sucesso do negcio. Alguns exemplos tpicos desse tipo de sucesso podem ser observados, como a cerveja Skol em lata, o sistema de segurana Car System, o China In Box (delivery de comida chinesa), entre outros. Um marco da inovao deu-se com a evoluo da tecnologia, principalmente da Internet, onde muitas oportunidades de negcio surgiram. Muitos conceitos de negcios aplicados no mundo real foram e continuam sendo adaptados e diferenciados para o mundo virtual. Esse advento propiciou uma revoluo no mundo dos negcios, gerando um crescimento enorme das conhecidas empresas pontocom. Com isso, alguns novos modelos de negcios voltados para a web surgiram, como os sites de intermediao de negcios, comercializao de propagadas, mercados virtuais e de negcios empresariais. Analisando melhor esses aspectos, podemos concluir que a inovao pode surgir como um importante diferencial a ser dado para um negcio que est sendo criado. Diferencial este que pode representar o sucesso ou o fracasso do negcio.

Empreendedorismo Aps considerarmos a motivao, a criatividade e a inovao, importante analisarmos um outro aspecto que pode ser considerado como o combustvel principal para a criao de negcios: o empreendedorismo.
6 Conceitos Introdutrios Universidade Anhembi Morumbi

Saiba Mais
Fernando Dolabela Criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil na educao bsica e universitria. A metodologia Oficina do Empreendedor (utilizada em projetos do IEL (CNI), Sebrae, CNPq e outros rgos) j foi implementada em mais de 400 instituies de ensino superior, atingindo cerca de 3.500 professores e 160.000 alunos/ano. A metodologia Pedagogia Empreendedora (educao empreendedora para a educao infantil, ensino fundamental e mdio), apesar de recente, j utilizada em 120 cidades, envolvendo cerca de 10.000 professores e 300.000 alunos, com repercusso em uma populao de 2,5 milhes de habitantes. Consultor e professor da Fundao Dom Cabral, ex-professor da UFMG, consultor da CNI-IEL Nacional, do CNPq, e da AED (Agncia de Educao para o Desenvolvimento) e de dezenas de universidades, participa com publicaes nos maiores congressos nacionais e internacionais, e autor de 9 livros: O segredo de Lusa, 1999; A Oficina do Empreendedor, 1999; A vez do sonho, 2000; Empreendedorismo, Cincia, Tcnica e Arte, 2000; Boa Idia! E agora? Plano de Negcios, o caminho mais seguro para criar e gerenciar sua empresa, 2000; Empreendedorismo, uma forma de ser, 2002; A Viagem do Empreendedor, 2002. Pedagogia Empreendedora, 2003, A Ponte Mgica, 2004. autor do software de Plano de Negcios MakeMoney.

Segundo o dicionrio Michaelis, o ato de empreender pode ser definido da seguinte forma: empreender vtd (em2 + lat prehendere)
1. Resolver-se a praticar (algo laborioso e difcil); tentar, delinear: Empreender o domnio de si mesmo. vtd 2 Pr em execuo: Conseguira empreender um regulamento aos subalternos. vtd 3 Realizar, fazer: Empreender uma viagem. vint 4 pop Ter apreenses contnuas.

Analisando sob o enfoque de negcios, Dornelas (2005) definiu empreendedor como aquele que faz as coisas acontecerem, antecipa-se aos fatos e tem uma viso futura da organizao. Em outras palavras, um empreendedor uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza vises, sendo o sujeito principal do processo de criao e desenvolvimento de novos negcios. O empreendedor o responsvel por dar andamento a todo esse processo. Enganase quem acha que ser empreendedor uma tarefa fcil. Ser empreendedor requer devoo, comprometimento de tempo, esforo para fazer um negcio decolar, requer que riscos calculados sejam assumidos e decises crticas sejam tomadas. preciso ousadia e nimo, apesar de falhas e erros.

Conceitos Introdutrios

Universidade Anhembi Morumbi

Bibliografia
Bsica DORNELAS, Jos C. Empreendedorismo Transformando Idias em Negcios. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005. FILION, Luis J.; DOLABELA, Fernando. Boa Idia! E Agora? So Paulo:Cultura, Editores Associados, 2000.

Complementar DOLABELA, Fernando. O Segredo de Lusa. So Paulo: Cultura, Editores Associados, 1999. http:// www.sebrae.com.br

Conceitos Introdutrios

Universidade Anhembi Morumbi

Este documento de uso exclusivo da Universidade Anhembi Morumbi, est protegido pelas leis de Direito Autoral e no deve ser copiado, divulgado ou utilizado para outros fins que no os pretendidos pelo autor ou por ele expressamente autorizados.

Conceitos Introdutrios

Universidade Anhembi Morumbi

Вам также может понравиться