Вы находитесь на странице: 1из 4

Teste de Avaliao Biologia Unidade 0

Nome : _________________________________________________________ Avaliao : ____________________

1. O mundo vivo encontra-se organizado em nveis de complexidade crescente. Na figura 1 esto representados esses nveis de organizao biolgica.

1.1 Classifique de verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes relativas aos nveis de organizao biolgica. (A) Os rgos so constitudos por um conjunto de clulas semelhantes e interdependentes que desempenham uma determinada funo. (B) Os organelos resultam da associao de diferentes molculas. (C) Um organismo o resultado de diferentes sistemas de rgos interligados e funcionando como um todo organizado. (D) Os tecidos so as unidades de estrutura e funo dos seres vivos. (E) Um ecossistema o conjunto formado pela comunidade dos seres vivos, pelo ambiente fsico-qumico que ela ocupa e pelas intrincadas relaes que se estabelecem entre ambos. (F) O conjunto de organismos idnticos que ocupam um determinado habitat constitui uma espcie. (G) As diferentes populaes de seres vivos que compartilham o mesmo ambiente e estabelecem entre si diferentes tipos de interaces formam uma comunidade. (H) Ao passar de um nvel de organizao biolgica para outro as caractersticas mantm-se inalterveis. 1.2. Seleccione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. O conjunto de______da Terra constitui______ (A) seres vivos (...) o ecossistema (B) ecossistemas (...) os seres vivos (C) seres vivos (...) a biosfera (D) ecossistemas (...) a biosfera 1.3. Seleccione a opo que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. Constitui uma espcie o conjunto de seres vivos que... (A) ... vivem, por vezes, no mesmo local. (B) ... vivem sempre no mesmo local. (C) ... cruzando-se entre si originam descendentes frteis. (D) ... possuem muitas caractersticas semelhantes.

2. O diagrama da figura 2 representa as relaes alimentares entre os seres vivos de um ecossistema


lagunar.

2.1. Classifique de verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes ao diagrama representado na figura. (A) A espcie Melaniris chagresi no alimenta exclusivamente o gbio. (B) As algas verdes filamentosas so os nicos produtores existentes neste ecossistema. (C) Numa das cadeias alimentares representada, a gara-real ocupa o 5. nvel trfico. (D) A andorinha-do-mar-preta, em termos alimentares, comporta-se como herbvoro ou como carnvoro. (E) A energia disponvel para os seres vivos entra neste ecossistema na forma de energia luminosa. (F) Em regra, o nmero de nveis trficos reduzido, porque na passagem de um nvel trfico para o seguinte parte da energia dissipa-se para o ambiente. (G) O fitoplncton um consumidor de primeira ordem. (H) As larvas de mosquito pertencem a vrias cadeias alimentares. 2.2. Relacione um eventual desaparecimento de Characinidae com as alteraes previsveis no equilbrio deste ecossistema.

2.3. As afirmaes seguintes dizem respeito ao ecossistema representado Seleccione a opo que as avalia correctamente. l. A comunidade lagunar constituda pelas diferentes populaes de seres vivos que se relacionam entre si. 2. Nos ecossistemas a matria dissipa-se para o ambiente, deixando de poder ser reutilizada. 3. Os ambientes lagunares, devido lenta renovao das suas guas, possuem grande capacidade de depurao de poluentes provocados pelas actividades humanas. (A) (B) (C) (D) 2 e 3 so verdadeiras; l falsa. 3 verdadeira; l e 2 so falsas. l e 2 so verdadeiras; 3 falsa. l verdadeira; 2 e 3 so falsas.

II
No mundo biolgico a clula a unidade morfolgica e fisiolgica de todos os seres vivos. As imagens A e B da figura 3 representam aspectos de clulas que diferem quanto sua estrutura e complexidade. 1. Seleccione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. A imagem B da figura representa uma clula______, uma vez que desprovida de______ (A) eucaritica vegetal (...) mitocndrias (B) eucaritica animal (...) cloroplastos (C) eucaritica animal (...) parede celular (D) eucaritica vegetal (...) ncleo 2. As afirmaes seguintes dizem respeito s clulas esquematizadas na figura. Seleccione a opo que as avalia correctamente. l. Nos seres vivos que possuem clulas idnticas s da figura 3A, a energia que utilizam nas suas actividades produzida no interior de mitocndrias. 2. A membrana celular das clulas permite apenas

a entrada de algumas molculas para o citoplasma. 3. Na clula B, o controlo de toda actividade celular e de quase toda a informao gentica est centrado no ncleo. (A) 2 e 3 so verdadeiras; l falsa. (B) 3 verdadeira; l e 2 so falsas. (C) l e 2 so verdadeiras; 3 falsa. (D) l verdadeira; 2 e 3 so falsas.

3. Explique, com base na imagem A da figura 3, por que razo a clula representada no pode pertencer a um
animal.

III
Na figura 4 est representada uma clula e alguns dos seus constituintes.

1.1. Classifique de verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes aos constituintes qumicos dos seres vivos. (A) O DNA e as protenas so as molculas responsveis pelo armazenamento da informao gentica das clulas. (B) A gua tem uma funo de regulao da temperatura corporal e de veculo de transporte de algumas substncias s clulas. (C) Os lpidos e os glcidos podem ser usados para fornecer energia s clulas e aos organismos. (D) A funo enzimtica uma das principais funes desempenhadas pelas protenas. (E) Os aminocidos ligam-se entre si por ligaes peptdicas, constituindo os pptidos.

(F) O amido um monmero, porque as suas molculas resultam da ligao de muitas molculas de glicose em
cadeia. (G) Os fosfolpidos so molculas que possuem uma poro polar e uma poro apoiar. (H) Da hidrlise completa de cidos nucleicos podem resultar aminocidos.

1.2. Seleccione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. As protenas so______que resultam da ligao de pequenos monmeros, os______, por ligaes qumicas especficas. (A) prtidos (...) pptidos (B) polmeros (...) aminocidos (C) polmeros (...) pptidos (D) prtidos (...) monossacardeos 1.3. "Mais que quaisquer outras biomolculas, as protenas possuem um carcter multifuncional". Apresente dados que apoiem esta afirmao.

1.4. Seleccione a opo que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. Quando vertidos sobre uma superfcie aquosa, os fosfolpidos tendem a dispor-se numa monocamada superficial. Este comportamento resulta do facto de estas molculas serem...

(A) ... anfipticas e possurem menor densidade que a gua. (B) ... polares e possurem menor densidade que a gua. (C) ... anfipticas e possurem maior densidade que a gua. (D) ... polares e insolveis em gua.
1.5. Numa perspectiva antropocntrica, a Humaninadade tem todo o interesse em preservar as espcies. Recorrendo a dois exemplos, explique benefcios, para a humanidade, da conservao das espcies.

Вам также может понравиться