Вы находитесь на странице: 1из 3

Trabalho de Fsica

Unidade 6 CALOR

Cap. 13 - Primeira Lei da Termodinmica

Calor como forma de energia


Calor uma forma de energia que se manifesta dentro de um sistema ou um corpo, dando uma movimentao extra aos tomos e s molculas que o constituem. Num gs ou num lquido, o calor adicional faz com que as molculas se movimentem mais rapidamente; num slido, onde os tomos circulam em volta de pontos fixos no espao, o calor extra aumenta a amplitude dessas vibraes. O calor pode ser gerado de vrias maneiras: pode ser produzido em reaes qumicas, como, por exemplo, quando um combustvel reage com o oxignio no ar, e por atrito. A passagem de uma corrente eltrica gera calor porque os eltrons que levam a corrente colidem com as imperfeies no condutor e a cada coliso gerado calor. A energia levada por ondas eletromagnticas, como radiao infravermelha, transformada em calor quando absorvida: assim os raios do Sol aquecem a Terra. A energia cintica das partculas emitidas por substncias radioativas pode ser transformada em calor quando sua velocidade diminuda; esse o processo utilizado nas usinas nucleares. O calor pode ser transferido de ponto de alta temperatura para um de baixa temperatura por conduo, conveco ou radiao. Pode transformar um slido em lquido e evapor-lo. Geralmente causa uma expanso da matria.

Transferncia de calor ( funcionamento de uma geladeira )


Em uma geladeira observa-se a formao de correntes de conveco. Na parte superior, as camadas de ar, em contado com o congelador, cedem calor a ele por conduo. Por causa disto, o ar desta regio torna-se mais denso e dirige-se para a parte inferior da geladeira, enquanto as camadas de ar desta parte se desloca para cima. Esta circulao de ar, causada pela conveco, faz com que a temperatura seja aproximadamente , a mesma em todos os pontos do interior da geladeira.

Capacidade trmica
Fornecendo uma mesma quantidade de calor a corpos diferentes, eles, em geral, apresentam variaes diferentes em suas temperaturas. Para caracterizar este comportamento dos corpos, define-se uma grandeza, denominada capacidade trmica, do seguinte modo: se um corpo recebe uma quantidade de calor Q e sua temperatura varia de t, a capacidade trimica deste corpo dada por C = Q_

Quanto maior for a capacidade trmica de um corpo, maior ser a quantidade de calor que devemos fornecer a ele para provocar uma determinada elevao em sua temperatura e, do mesmo modo, maior ser a quantidade de calor que ele cede quando sua temperatura sofre determinada reduo. O calor uma forma de energia e pode, portanto, ser expresso em Joules, poderemos usar, tambm, como unidade de capacidade trmica, 1 J/C.

Calor especfico ( capacidade calorfica )


a quantidade de energia calorfica necessria para aumentara a temperatura de um corpo em 1C. Depende do material de que o corpo composto e de sua massa. A capacidade calorfica por unidade de massa ( 1 Kg ), o calor especfico, tabulada para a maioria dos materiais e a capacidade calorfica de qualquer corpo pode ser calculada multiplicando-se o valor do calor especfico pela massa do corpo.

Вам также может понравиться