Вы находитесь на странице: 1из 14

1/14

O Juiz Venicio de Paula Salles, titular da Primeira Vara de Registros Pblicos da Capital de So Paulo elaborou uma cartilha sobre usucapio, destacando a exacerbao que vem sendo feito da assistncia judiciria, sacrificando os peritos, que como trabalhadores normais, vem se privando do recebimento pelos servios prestados, principalmente porque o Estado quando paga, paga valor insuficiente para cobrir os custos do servio.

A USUCAPIO instrumento fundamental na organizao das CIDADES O instituto da usucapio se destina queles que mantm a posse direta de um imvel, como se donos fossem, por determinado tempo previsto em lei, sem qualquer oposio. Trata-se do nico mecanismo jurdico capaz de transformar a simples POSSE em propriedade, possuindo acentuada utilidade na composio e ORGANIZAO DAS CIDADES, cumprindo desiderato relativo regularizao fundiria. A usucapio tradicionalmente expunha um conflito de interesses entre o titular do domnio e o possuidor. Aquele sob a ameaa da perda da propriedade em decorrncia de sua inrcia e descaso, e este com a pretenso de se fazer dono de direito, conquistando o espao em que havia fincado suas razes e marcas. Este conflito de interesses antagnicos ainda persiste, mas em grau mnimo, pois no existem mais espaos vazios ou desocupados nas grandes metrpoles (a no ser as reas de preservao que so alijadas do mercado formal e permanecem sem proteo), aqueles nos quais a populao carente podia sedimentar e erguer suas moradias, na crena de se tratar de terra de ningum. Esta situao no mais perdura, pois a grande maioria de espaos urbanos se encontra ocupada, mesmo nas reas mais afastadas ou nos anis mais remotos e perifricos das cidades. Portanto, atualmente a USUCAPIO no uma ao que encerra um conflito de interesses privados. A sua utilizao mais freqente se observa nas situaes de PARCELAMENTO IRREGULAR ou CLANDESTINO, em que o ocupante compra e, no mais das vezes, paga pelo lote, e no obtm, por desdia ou m-f do empreendedor, o ttulo apto para o registro imobilirio. Invariavelmente o empreender ou o titular do domnio abandona por completo a rea fracionada, que passa a ser tutelada pela Municipalidade, em ateno ao disposto no art. 40, da Lei de Parcelamento do Solo (n 6.766/79). Mesmo no guardando qualquer interesse ftico ou jurdico sobre a rea, o proprietrio e seus sucessores, representam um srio estorvo ao andamento da usucapio, pois em regra no so encontrados ou localizados. Tambm empregada na regularizao das reas ocupadas por cortios e favelas, que foram, ao longo dos anos, desenhadas por movimentos desorganizados que,
Cartilha Usucapio

2/14

evidentemente, geram problemticos ncleos populacionais. A ocupao no atendeu, por bvio, s prprias necessidades da populao moradora exigindo, destarte, certa interveno do Governo local. No entanto, a usucapio no caminha em compasso com a URBANIZAO, de forma que em alguns casos pode consolidar situaes no muito adequadas aos interesses coletivos. As reas de favela tambm no so defendidas por seus ex-titulares, ante a irreversibilidade da situao, restando apenas o interesse pblico em dotar a rea e as imediaes com a infra-estrutura e os equipamentos pblicos necessrios ao suporte populacional. Essa realidade veio a converter a usucapio em um procedimento de ndole unilateral, pois despido de conflituosidade, ante a absoluta ausncia de resistncia ou oposio. Os conflitos de interesses privados foram, portanto, substitudos pelo INTERESSE PBLICO que impulsiona as aes tendentes regularizao fundiria e que transferem para a Municipalidade a tutela maior da organizao interna. Este contexto foi pouco considerado pelo LEGISLADOR ptrio, que atualizou a USUCAPIO apenas para ampliar suas hipteses, tipificando novas formas e abreviando os prazos. No houve maior avano ou relevante melhoria no processamento da ao, bem como no houve qualquer preocupao com esta situao ftica, que conferiu a ela este vis praticamente unilateral. De toda a produo legislativa neste sentido, temos apenas a formas coletivas da USUCAPIO, que representaram, em certa medida, inovaes que podem repercutir no processamento das aes, mas cuja aplicao prtica depende do empenho de grupos organizados e de entidades pblicas, que invariavelmente no entendem a necessidade da melhor organizao das urbes. A usucapio plrima ou multitudinria sem dvida o melhor exemplo deste pequeno avano, pois poder contribuir em muito para os propsitos sociais, na medida em que tem o mrito de reunir em uma nica ao interesses individuais de uma pluralidade de possuidores e permitir uma soluo nica, com significativo barateamento dos custos e agilizao das etapas procedimentais. Entretanto, os avanos se encerram nesta tmida previso. Assim, em face da ausncia de maior sensibilidade do legislador ordinrio, que manteve a base arcaica de processamento da usucapio, ignorando a prpria essncia da funo social que deveria marcar este instrumento processual, se faz necessrio para se atingir maior racionalidade e celeridade no processamento, um certo esforo para a PADRONIZAO procedimental da usucapio, visando obter melhores respostas, aptas a atender s necessidades da cidade e ao imperativo da regularizao fundiria. com este propsito que a 1 Vara de Registros Pblicos de So Paulo compe a presente cartilha da USUCAPIO, para melhor orientar as partes, seus patronos, buscando evitar contratempos, repetidos aditamentos e descaminhos no processamento.
Cartilha Usucapio

3/14

Dvidas e questes pendentes: Algumas dvidas persistem, de outro lado, sobre a validade e aplicabilidade de certas modalidades concebidas pelo Direito Positivo. Especificamente em relao USUCAPIO COLETIVA, duas questes se colocam. Em primeiro lugar, como se trata de instrumental ligado regularizao fundiria, destinado melhor ordenao das cidades, que deve seguir o PLANDO DIRETOR (cidades com mais de vinte mil habitantes), se torna natural que a sua aplicao dependa de previso e aceitao por este PLANO, ou seja, se a USUCAPIO COLETIVA no for contemplada na LEI LOCAL, este instrumento de organizao da cidade pode no ter aplicao no municpio. Observe-se que a previso deste instrumento consta apenas do ESTATUTO DA CIDADE que lei de diretrizes. Esta lei Federal, no cria direitos ou obriga os Municpios, mas apenas fixa DIRETRIZES, disponibilizando para os governos locais (ou melhor, para o legislador Municipal) a possibilidade do emprego (ou previso) de todos ou de alguns dos institutos concebidos. Seria at natural que algumas cidades no fizessem a opo pela USUCAPIO COLETIVA, elegendo outras formas para a organizao dos problemas locais em ateno s suas peculiaridades, e no estariam afrontando qualquer direito individual, na medida em que os possuidores teriam disposio, as demais modalidades da ao. Portanto, surge a dvida sobre a existncia ou no da forma COLETIVA da usucapio quando no h previso desta no Plano Diretor. Esta uma questo que se coloca. O segundo ponto de dvidas, que tambm afeta a USUCAPIO COLETIVA, diz respeito a seus prazos, pois se for encarado como INSTITUTO NOVO, criado pelo Estatuto da Cidade que lei promulgada em 2001, seus prazos somente passariam a fluir a partir dessa data. Vozes contrrias a este entendimento j se levantaram, sustentando que o instituto da USUCAPIO COLETIVA novo, mas o tempo de posse transcorrida antes de 2001 pode ser considerado, pois os postulantes possuam o direito ao pleito individual. Ou seja, como poderiam ingressar com pedidos individuais, vivel se mostra a reunio destes pedidos singulares, em um nico pedido coletivo, com base no direito ou posse anterior ao Estatuto da Cidade. Ademais, a usucapio no deve ser vista sob a tica restritiva, principalmente quando venha atender os anseios da REGULARIZAAO FUNDIRIA, sendo de se optar sempre pela interpretao mais favorvel, mas benfica e mais factvel sua viabilizao e utilizao. CARTILHA DA USUCAPIO Consideraes iniciais:

Cartilha Usucapio

4/14

Para que a ao da usucapio tenha desenvolvimento gil e rpido, se ajustando s suas necessidades e aos desgnios do inciso XXVII do art. 5, da Constituio Federal, a PETIO INICIAL deve ser aparelhada de forma correta, contendo as INFORMAES necessrias e sendo instruda com os documentos indispensveis. No mais e no menos do que o necessrio. Conquanto as exigncias possam sugerir a idia de exacerbado formalismo ou de excesso burocrtico, certo que uma PETIO INICIAL adequadamente informada e bem instruda confere maior tranqilidade e certeza para a sua tramitao, mormente em demandas como a USUCAPIO, que na maior parte das vezes, tramitam sem qualquer resistncia ou oposio (nestas demandas o juiz se sente algo incomodado com o fato de no vislumbrar a existncia de partes antagnicas, onde o controle de uma exercido pela outra). Requisitos da PETIO INICIAL INFORMAES ESPECFICAS: 1. Indicao da MODALIDADE da USUCAPIO: Detalhamento: 1.1 Usucapio Extraordinria (art. 1238 do Cdigo Civil): Requisitos: Prazo quinze anos (15) de posse ininterrupta e sem oposio O prazo do antigo Cdigo Civil era de 20 anos e vincular toda ao em que o prazo tiver tido incio antes de JANEIRO de 1993. Tipo de posse posse justa Posse justa aquela que no decorre de violncia, clandestinidade ou precariedade. Portanto, para embasar a usucapio extraordinria, a posse no pode ser fruto de ato de VIOLNCIA, ou ter sido conquistada de forma sub-reptcia. A posse conquistada ou exercida em nome e por conta de outra pessoa, ou terceiros, igualmente no autoriza a usucapio. Entretanto, a posse de m-f, ou seja, aquela em que o possuidor conhece os impedimentos para a aquisio do imvel, permite a usucapio extraordinria. exigncia especial no h. 1.2 Usucapio Extraordinria Moradia ou Produo (art. 1238, nico, do Cdigo Civil):
Cartilha Usucapio

5/14

Requisitos: Prazo dez anos (10) de posse ininterrupta e sem oposio Tipo de posse posse justa Posse justa que no decorre de violncia, clandestinidade ou precariedade. De forma que, no sendo fruto de ato de violncia, no tendo sido conquistada de forma sub-reptcia, ou no encerrando posse exercida em nome de outra pessoa ou terceiros, ser apta a embasar o pedido de usucapio. cabvel nos casos de invaso ou aquisio irregular do imvel; Exigncias especiais comprovao da fixao e manuteno de moradia no local ou da realizao de servios produtivos no imvel. No h necessidade de ser o nico bem do autor, inexistindo limitaes quando s dimenses do imvel. 1.3 Usucapio Ordinria (art. 1242 do Cdigo Civil): Requisitos: Prazo dez anos (10) de posse ininterrupta e sem oposio; O prazo do antigo Cdigo Civil era de 15 anos quando o titular do domnio residia em outro Municpio e vincular toda ao em que o prazo tiver tido incio antes de JUNHO de 1997. Nos demais casos o prazo ser de dez anos. Tipo de posse posse de boa-f O justo ttulo induz a presuno de boa-f. Exigncias especiais exigida a apresentao de JUSTO TTULO Justo ttulo todo e qualquer documento ou contrato de compra; de compromisso ou promessa de compra; ou de cesso de direitos do imvel objeto da posse; 1.4 Usucapio Ordinria decorrente de registro cancelado: (art. 1242, nico do Cdigo Civil): Requisitos: Prazo - cinco anos (05) de posse ininterrupta e sem oposio; Tipo de posse posse boa-f
Cartilha Usucapio

6/14

Quando o possuidor desconhece o obstculo que impede a aquisio do imvel; Exigncias especiais (a) exigida a apresentao de JUSTO TTULO; Justo ttulo todo e qualquer documento ou contrato de compra; de compromisso ou promessa de compra; ou de cesso de direitos do imvel objeto da posse; (b) prova do CANCELAMENTO do registro imobilirio antecedente. 1.5 Usucapio Especial Urbano (art. 183 da Constituio, art. 9 do Estatuto da cidade e art. 1.240 do Cdigo Civil): Requisitos: Prazo cinco anos (05) de posse ininterrupta e sem oposio; Tipo de posse posse boa-f Quando o possuidor desconhece o obstculo que impede a aquisio do imvel; Exigncias especiais (a) - posse sobre rea urbana inferior a 250 m; (b) depende da comprovao da moradia no local; (c) exige a prova de que o autor no proprietrio. (d) exige a demonstrao de que o autor no se valeu, anteriormente, de igual benefcio. 1.6 Usucapio Especial Rural(art. 1.239 do Cdigo Civil): Requisitos: Prazo cinco anos (05) de posse ininterrupta e sem oposio; Tipo de posse posse boa-f (quando o possuidor desconhece o obstculo que impede a aquisio do imvel); Exigncias especiais (a) posse sobre rea rural no superior a cinqenta (50) hectares;
Cartilha Usucapio

7/14

(b) depende da comprovao da moradia e produo familiar no local; (c) exige a prova de que o autor no proprietrio. 1.7 Usucapio Coletiva (art. 10 do Estatuto da Cidade): Observao: Trata-se de modalidade excepcional, de tal forma que a sua utilizao somente pode ser permitida se inviveis se mostrarem as demais modalidades; Requisitos: Prazo cinco anos (05) de posse ininterrupta e sem oposio; Tipo de posse posse boa-f (quando o possuidor desconhece o obstculo que impede a aquisio do imvel); Exigncias especiais (a) rea urbana com mais de 250 m; (b) comprovao de que se trata de populao de baixa renda; (c) depende da comprovao da moradia familiar no local; (d) exige a prova de que os autores no so proprietrios. INFORMAES GERAIS: 2. - histrico da posse: Sumrio Na inicial deve constar a exata narrativa sobre o histrico da POSSE. O atendimento a este item exige esclarecimento sobre a forma, o modo e a poca em que teve incio o exerccio da POSSE. Trata-se de requisito essencial, que deve ser bem detalhado, pois nem todas as formas de uso ou posse se mostram aptas a ensejar USUCAPIO; Detalhamento 2.1 Informar se a posse teve origem em contrato escrito de transmisso da propriedade, esclarecendo se h: (2.1.1) JUSTO TTULO de compra, consubstanciado por contrato escrito de:

Cartilha Usucapio

8/14

(2.1.1.1) compra e venda; (2.1.1.2) promessa ou compromisso de compra e venda, ou, (2.1.1.3) cesso de direitos feita pelo compromissrio comprador ou por herdeiros; (2.1.1.4) contrato verbal, comprovado pelos recibos de pagamento ou quitao; Obs.: Em todas as hipteses, apresentar os comprovantes de pagamento, se existentes; (2.1.2) CONTRATO verbal de aquisio, sem comprovao de pagamento; (2.1.2) CONTRATO verbal ou escrito de aquisio dos direitos inerentes posse; 2.2 Informar se a posse decorre de: (2.2.1) OCUPAO do terreno, lote ou imvel abandonado ou sem dono; (2.2.2) sucesso hereditria na posse; (2.2.3) por sucesso de fato na posse, com a soma das posses; (2.2.4) demais formas admitidas em direito. 2.3 Incio da posse: Informar a DATA ou poca em que teve incio a posse, declinando dia ou ms certo ou aproximado. Deve ser indicado o tempo total de posse; 2.4 Natureza da posse: Informar se no exerccio da posse houve oposio, resistncia ou reivindicao de terceiros proprietrios ou possuidores ou se esta foi mantida de forma mansa, pacfica e ininterrupta. 2.5 - Destinao atual do bem: Informar quem mantm a posse, indicando qual destinao dada para o bem, esclarecendo se a posse empregada para moradia, servio ou outra destinao. 2. Autores na USUCAPIO: Sumrio: Todos os possuidores que exerceram em nome prprio e como donos, devem
Cartilha Usucapio

9/14

compor o plo ativo da usucapio; Indicar se a posse foi exercida em carter individual, familiar ou coletiva. Para este efeito deve ser considerado o PERODO AQUISITIVO (de 5 a 15 anos dependendo da modalidade). Todos os vnculos de parentesco devem ser informados, assim como os laos matrimoniais ou de convivncia; Detalhamento: 3.1 Possuidores: Responsveis so possuidores apenas os responsveis, assim considerados os pais em relao a seus filhos, o tutor, em relao a seu tutelado ou interditado, etc. Quando a posse exercida por ascendentes e descendentes, deve ser autor da ao quem iniciou a posse como responsvel; Havendo unio estvel ou convivncia, deve ser indicado o nome do casal e, havendo posse conjunta, ambos devem compor o plo ativo; 3.2 SUCESSO HEREDITRIA: - Caso ocorra sucesso hereditria na posse ou sobre os direitos inerentes ao bem, os herdeiros que exerceram a posse como donos no perodo aquisitivo, devem ser indicados como autores; 3.3 - SUCESSO DE FATO: - Quando ocorrer a sucesso de fato na posse, os autores devem esclarecer como a primitiva posse se iniciou e a que ttulo foi conquistada ou adquirida. Os antigos possuidores, que transferiram a posse, no devem integrar o plo ativo (sero valiosos como testemunhas dos proponentes ou do juzo). 4. Descrio do imvel: Sumrio: A rea ocupada deve ser descrita com todos os detalhes possveis. Neste sentido, devem ser disponibilizadas todas as informaes descritivas possveis, em especial as seguintes: Detalhamento: (4.1) a localizao da posse (rua e nmero);
Cartilha Usucapio

10/14

(4.2) as medidas perimetrais que formam o imvel, indicando qual o tipo de polgono que formam; (4.3) a rea de superfcie; (4.4) os ngulos internos (se possvel); (4.5) pontos de referncia (distncia da esquina mais prxima); (4.6) o nome dos confrontantes de fato, informando a localizao de seus imveis (nome da Rua e numerao). Observao: Neste sentido, deve ser produzida PLANTA ou CROQUI descrevendo as caractersticas da posse e dos confrontantes (vide parte final do item 5). 5. Propriedade atingida pela posse: 5.1 Indicao da propriedade atingida: A posse se contrape ao direito de propriedade, extinguindo aquela e gerando um novo ttulo originrio. Portanto, indispensvel que a PETIO INICIAL indique qual a propriedade atingida e qual o proprietrio que est sendo desfalcado, informando quais matrculas ou transcries esto sendo atingidas total ou parcialmente. Esta informao deve vir com a inicial ou durante a instruo processual; Importante informar se a POSSE coincide com determinada matrcula ou transcrio, ou com lote de parcelamento regularizado ou em fase de regularizao, o que pode simplificar a percia e o ciclo citatrio; 5.2 PLANTA ou CROQUI: Junto com os documentos, o autor dever apresentar PLANTA ou CROQUI da posse, feito de forma tcnica ou de maneira rstica. Nesta planta ou croqui deve ser lanado o maior nmero de informaes possveis, sobre as dimenses da posse, sua localizao, seus confrontantes, e as matrculas ou transcries atingidas. Em se tratando de loteamento ou desmembramento, regular ou irregular, o nmero do LOTE e dos lotes confrontantes. 6. Proprietrio:
Cartilha Usucapio

11/14

6.1 Domiclio do Endereo do titular do domnio: - Deve ser indicado o(s) nome(s) e o(s) endereo(s) do(s) proprietrio(s) do(s) imvel(is) atingido(s). Para este efeito, devem ser apresentados todos os endereos possveis do PROPRIETRIO(S), sendo til a realizao de diligncias junto a rgos pblicos, como a Receita Federal; O endereo mais importante para o chamamento do proprietrio aquele constante do REGISTRO DE IMVEIS. 6.2 REA DE PARCELAMENTO IRREGULAR: - Quando a posse estiver em rea irregularmente loteada ou desmembrada, e houver procedimento administrativo de regularizao (art. 40, da Lei 6766), deve ser solicitada PREFEITURA informao sobre o domiclio do parcelador, para se evitar diligncias desnecessrias no caso deste se encontrar em local incerto e no sabido. 7. Assistncia Judiciria: O pedido de gratuidade deve ser feito de forma expressa, atravs de requerimento manuscrito lanado pela prpria parte. Neste deve constar que os autores no possuem condies para responder pelas custas e custos do processo sem sacrifcio da prpria subsistncia. Ainda deve constar que os AUTORES no tm condies para responder pelo pagamento do processo, do perito e do advogado. Relevante a juntada da comprovao de ISENO do imposto de renda; Observao: Um certo rigor deve ser exigido neste item, em razo da notria exacerbao que vem sendo feito deste benefcio, sacrificando alguns auxiliares da justia, mormente os peritos, que como trabalhadores normais, vem se privando do recebimento pelos servios prestados, principalmente porque o Estado quando paga, paga valor insuficiente para cobrir os custos do servio. A usucapio exige um trabalho extenso, e muito conhecimento da rea tcnica de engenharia e da rea jurdica, pois exige o levantamento topogrfico do imvel e um minucioso estudo filiatrio registral, que venha a revelar a situao tabular atingida. 8. Citaes: 8.1 - O autor deve requerer as citaes:

Cartilha Usucapio

12/14

(8.1.1) do(s) titular(es) do domnio; (8.1.2) dos confrontantes de fato, nos respectivos endereos e dos confrontes tabulares, no endereo indicado no Registro de Imveis; (8.1.3) e por edital, os terceiros interessados e aqueles que no forem encontrados pessoalmente (vide item 5.4). 8.2 - Deve requerer a intimao: - das FAZENDAS PBLICAS, Federal, Estadual e Municipal. 8.3 - Parcelamento regularizado ou em regularizao: Quanto a posse estiver situada em loteamento ou desmembramento regularizado ou em processo de regularizao junto a MUNICIPALIDADE (art. 40, da Lei 6.766), e esta certificar que o proprietrio abandonou o empreendimento ou no foi localizado, a sua citao deve ser realizada por edital. 8.4 Citao quando o confrontante for Condomnio Edilcio; Em se tratando de USUCAPIO de unidade autnoma ou de vaga de garagem em condomnio vertical ou edilcio, sero citados os titulares do domnio e como confrontante apenas o prprio condomnio na pessoa do sndico, sendo dispensvel a citao dos confrontantes fticos e tabulares do edifcio; 8.5 A Usucapio tabular: Quando a posse coincidir com uma determinada matrcula, transcrio ou lote (regularizado pela Municipalidade), sero citados, alm do proprietrio, apenas os confrontantes de FATO; 8.6 Citao por EDITAL: Esgotados sem xito os meios ordinrios na tentativa de citao pessoal dos rus (proprietrios e confrontantes), estes devero ser citados por EDITAL. O EDITAL incluir, ainda, os terceiros incertos, desconhecidos e interessados, e dever ser publicado uma nica vez; 9. Inverso PROCEDIMENTAL: O autor dever informar na inicial se concorda com a inverso do procedimento, para que a prova tcnica PERICIAL anteceda o ciclo de citaes. A inverso se justifica para que seja abreviada a tramitao, na medida em que a percia invariavelmente corrige algumas informaes sobre os titulares e confrontantes, evitando citaes inteis e republicao do edital. 10. Documentos que devem instruir a inicial: O autor deve apresentar com a
Cartilha Usucapio

13/14

PETIO INICIAL os seguintes documentos: (1) o justo ttulo, quando for o caso; (2) planta ou croqui da posse; (3) fotos do imvel; (4) certido vintenria do distribuidor cvel em nome dos autores e seus antecessores na posse; (5) certido da circunscrio imobiliria, (6) os trs primeiros e os trs ltimos comprovantes do pagamento do IPTU (quando for o caso); (7) as contas de gua e luz (apenas em nmero necessrio); (8) comprovao de despesas com a manuteno ou edificao no imvel; (9) certido de nascimento atualizada e casamento dos possuidores (opcional). Tratando-se de autor beneficirio da GRATUIDADE, as certides sero requisitadas pelo juzo. 11. Etapas do processamento: 11.1 Recebimento da INICIAL: - A inicial ser recebida e autuada e, sendo verificado que esta atende os requisitos mnimos, os autos do processo seguiro para os respectivos REGISTROS DE IMVEIS, que apresentaro informaes sobre o ttulo e os titulares do domnio do imvel. 11.2 Registro de Imveis: - O Registro de Imveis dever indicar o proprietrio e os confrontantes tabulares, juntando certides destes e assinalando os respectivos endereos. - Devero juntar a planta que realize o controle da disponibilidade registral, destacando o imvel atingido pela posse e seus confrontantes. 11.3 Recebimento da INICIAL: - Trabalho pericial o perito nomeado dever realizar o levantamento TOPOGRFICO, caso seja necessrio, apurando o formato e a dimenso da rea da posse, indicando as medidas e a devida amarrao em planta detalhada.

Cartilha Usucapio

14/14

- proceder a estudo FILIATRIO dos ttulos atingidos pela posse acusando, em nvel de sobreposio, a posse e a propriedade. Indicar os confrontantes de fato e tabulares. - realizar um estudo sobre a natureza da posse, indicando a que ttulo exercida e o nome e endereo dos confrontantes de fato. Dever coletar depoimentos no local. - dever produzir um MEMORIAL em linguagem ajustada aos termos da ORDEM DE SERVIO 04/2005. 11.4 Ciclo citatrio: - a citao dever se guiar pelas indicaes confirmadas ou constantes do estudo tcnico; 11.5. Nomeao de CURADOR ESPECIAL: O CURADOR ESPECIAL ser nomeado para a defesa dos rus certos citados por Edital e que no apresentem contestao nos autos. Trata-se de profissional inscrito perante a Procuradoria Geral do Estado, que dever contestar o pedido e acompanhar a sua tramitao at o transito em julgado. No obrigatria a nomeao de CURADOR ESPECIAL para defesa de rus incertos e desconhecidos. 11.6 - SENTENA: A sentena da usucapio s ser cumprida e executada aps o trnsito em julgado, oportunidade em que ser expedido mandado ao Registro de Imveis competente. A parte dever recolher todos os emolumentos devidos Serventia extrajudicial. O benefcio da gratuidade isenta o beneficirio do pagamento dos emolumentos devidos ao Estado. Vencio Antnio de Paula Salles Juiz de Direito Titular Tnia Mara Ahualli Juza de Direito Auxiliar Maria Isabel Romero Rodrigues Henriques Juza de Direito Auxiliar

Cartilha Usucapio

Вам также может понравиться