Вы находитесь на странице: 1из 14

Tuberculose

Tratamento interrompido fortalece o bacilo e pode trazer de volta a doena que causou pavor no passado.

O que ? Doena grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os rgos do corpo, em especial nos pulmes. O microorganismo causador da doena o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

Processo de disseminao da tuberculose 1 passo 2 passo 3 passo

A disseminao acontece Os bacilos da tuberculose Apesar de tambm pelo ar. O espirro de uma jogados no ar permanacem atingir vrios rgos do pessoa infectada joga no ar em suspenso durante corpo, a doena s cerca de dois milhes de horas. Quem respira em transmitida por quem estiver infectado com o bacilos. Pela tosse, cerca de um ambiente por onde 3,5 mil partculas so passou um tuberculoso bacilo nos pulmes. liberadas. pode se infectar.

A tuberculose pulmonar

Processo inflamatrio

O indivduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch no tem, ainda, resistncia natural. Mas adquire. Se o organismo no estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doena. , tambm, estabelecida a proteo contra futuras infeces pelo bacilo.

Tuberculose primria

Aps um perodo de 15 dias, os bacilos passam a se multiplicar facilmente nos pulmes, pois ainda no h proteo natural do organismo contra a doena. Se o sistema de defesa no conseguir encurralar o bacilo, instala-se a tuberculose primria, caracterizada por pequenas leses (ndulos) nos pulmes.

Caverna tuberculosa

Com o tempo e sem o tratamento, o avano da doena comea a provocar sintomas mais graves. De pequenas leses, os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas, no pulmo, que costumam inflamar com freqncia e sangrar. A tosse, nesse caso, no seca, mas com pus e sangue. a chamada hemoptise.

Por que nos pulmes?

Como o bacilo de Koch se reproduz e desenvolve rapidamente em reas do corpo com muito oxignio, o pulmo o principal rgo atingido pela tuberculose.

Sintomas

Tosse crnica (o grande marcador da doena a tosse durante mais de 21 dias); Febre; Suor noturno (que chega a molhar o lenol) Dor no trax; Perda de peso lenta e progressiva; Quem tem tuberculose no sente fome, fica anorxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposio para nada).

Tratamento A preveno usual a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doena. Se houver a contaminao, o tratamento consiste basicamente na combinao de trs medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicaes corretamente, as chances de cura chegam a 95%. fundamental no interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapaream.

Tuberculose resistente Atualmente, consiste na principal preocupao mundial em relao doena. O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornem-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de surtir efeito. A tuberculose resistente pode desencadear uma nova onda da doena virtualmente incurvel em todo o mundo.

Nmeros da doena

1/3 da populao mundial est infectado com o bacilo da tuberculose; 45 milhes de brasileiros esto infectados; 5% a 10% dos infectados contraem a doena; 30 milhes de pessoas no mundo podem morrer da doena nos prximos dez anos; 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano.

Texto e imagens: Correio Braziliense

Hospital Santa Lcia


SHLS Quadra 716, conj.C 70.390-700 Braslia-DF - Brasil Tel: (061) 445 0000

[Clnicas] [Saiba sobre] [Textos cientficos] [Pgina principal] [Infra-estrutura] [Contate-nos] [Busca]

Estas pginas foram confeccionadas pela tel. (61) 367 1702

Data de elaborao: novembro 2007

Tuberculose

O que ? Doena infecto-contagiosa causada por uma bactria que afeta principalmente os pulmes, mas, tambm pode ocorrer em outros rgos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o crebro). Qual a causa? Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espcies de micobactrias tambm podem causar a tuberculose. So elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. Quais os sintomas? Alguns pacientes no exibem nenhum indcio da doena, outros apresentam sintomas aparentemente simples que so ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqentemente descritos so tosse seca contnua no incio, depois com presena de secreo por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansao excessivo; febre baixa geralmente tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquido; fraqueza; e prostrao. Os casos graves apresentam dificuldade na respirao; eliminao de grande quantidade de sangue, colapso do pulmo e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmo) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torcica. Como se transmite? A transmisso direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomerao de pessoas o principal fator de transmisso. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivduo contaminando-o. M alimentao, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistncia orgnica, tambm favorece o estabelecimento da doena. Como tratar? O tratamento base de antibiticos 100% eficaz, no entanto, no pode haver abandono. A cura leva seis meses, mas muitas vezes o paciente no recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento importante que o paciente seja acompanhado por equipes com mdicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados. Como se prevenir? Para prevenir a doena necessrio imunizar as crianas com a vacina BCG. Crianas soropositivas ou recm-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids no devem receber a vacina. A preveno inclui evitar aglomeraes, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminao solar. IMPORTANTE

Somente um mdico pode diagnosticar doenas, indicar tratamentos e receitar remdios. As informaes disponveis em Dicas em Sade possuem apenas carter educativo. Fonte:

- Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Glossrio de doenas: tpicos de A a Z. - Ministrio da Sade. Fundao Oswaldo Cruz. Glossrio de doenas. Sugira um tema: grupofocal@saude.gov.br Crditos: Biblioteca Virtual em Sade do Ministrio da Sade

TUBERCULOSE PULMONAR O que ? uma infeco causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, tambm conhecido por bacilo de Koch. A doena costuma afetar os pulmes mas pode, tambm, ocorrer em outros rgos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar. Esta doena ocorre em todo mundo. A Organizao Mundial de Sade estimou a presena de 8 milhes de novos casos de tuberculose ativa no mundo somente no ano de 1990, com aproximadamente 2,6 milhes de mortes naquele ano. Com o surgimento da Sndrome da Imunodeficincia Humana (SIDA) no incio da dcada de 80, o nmero de casos da doena aumentou bastante. A tuberculose mais comum nas reas do mundo onde h muita pobreza, promiscuidade, desnutrio, m condio de higiene e uma sade pblica deficitria. Os paises com maior incidncia da doena so a ndia, China, Indonsia, Bangladesh, Nigria, Paquisto, Filipinas, Congo, Rssia e Brasil. No Brasil, em 1996, 5.928 mortes foram oficialmente atribudas a tuberculose - valor este, certamente, subestimado. Em 1998, ocorreram no Brasil 51,3 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes. A situao no norte e nordeste do pas mais grave, por serem regies socioeconomicamente desfavorecidas. Esta doena tem incidncia elevada em reas confinadas como prises, lares de idosos e quartis. Como se adquire? Geralmente, pega-se a doena pelo ar contaminado eliminado pelo indivduo com a tuberculose nos pulmes. A pessoa sadia inala gotculas, dispersas no ar, de secreo respiratria do indivduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente as gotculas contaminadas, que podem sobreviver, dispersas no ar, por horas, desde que no tenham contato com a luz solar. A pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado, acaba inalando esta micobactria que se implantar num local do pulmo. Em poucas semanas, uma pequena inflamao ocorrer na zona de implantao. No ainda uma doena. o primeiro contato do germe com o organismo (primoinfeco). Depois disso, esta bactria pode se espalhar e se alojar em vrios locais do corpo.

Se o sistema de defesa do organismo estiver com uma boa vigilncia, na maioria dos casos, a bactria no causar doena, ficar sem atividade (perodo latente). Se, em algum momento da vida, este sistema de defesa diminuir, a bactria que estava no perodo latente poder entrar em atividade e vir a causar doena. Mas, tambm h a possibilidade da pessoa adquirir a doena no primeiro contato com o germe. Ento, aps a transmisso do bacilo de Koch pela via inalatria, quatro situaes podem ocorrer: 1.O indivduo, atravs de suas defesas, elimina o bacilo; 2.A bactria se desenvolve, mas no causa a doena; 3.A tuberculose se desenvolve, causando a doena chamada de tuberculose primria; 4.A ativao da doena vrios anos depois chamada de tuberculose ps-primria (por reativao endgena). Existe tambm a tuberculose ps-primria a partir de um novo contgio que ocorre, usualmente, por um germe mais virulento (agressivo). A contagiosidade da doena depende: da extenso da doena por exemplo, pessoas com cavernas no pulmo ou nos pulmes, tem maior chance de contaminar outras pessoas. As cavernas so leses como cavidades causadas pelo bacilo da tuberculose no doente. Dentro destas leses existem muitos bacilos; da liberao de secrees respiratrias no ambiente atravs do ato de tossir, falar, cantar ou espirrar; das condies do ambiente locais com pouca luz e mal ventilados favorecem o contgio; do tempo de exposio do indivduo sadio com o doente. Devemos lembrar que a intensidade do contato importante. A pessoa de baixa renda que vive no mesmo quarto de uma casa pequena e mal ventilada com uma pessoa com tuberculose pulmonar, est mais propensa a adquirir a doena do que outra que tem contato eventual ou ao ar livre com um doente. Por outro lado, os bacilos que so depositados pelo doente em toalhas, roupas, copos, pratos e outros no representam um risco para transmisso da doena. Que fatores facilitam o surgimento da doena?

Morar em regio de grande prevalncia da doena; Ser profissional da rea da sade; Confinamento em asilos, presdios, manicmios ou quartis; Ser negro a raa negra parece ser mais suscetvel infeco pelo bacilo da

tuberculose; Predisposio gentica; Idade avanada; Desnutrio; Alcoolismo; Uso de drogas ilcitas; Uso crnico de medicaes como os que transplantados de rgos usam, como corticides ou outras que tambm diminuam a defesa do organismo; Doenas como SIDA, diabete, insuficincia crnica dos rins, silicose (doena crnica pulmonar) ou tumores. Tuberculose e AIDS Desde o seu surgimento no incio da dcada de 80, o vrus da Sndrome da Imunodeficincia Humana (HIV) tornou-se um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da tuberculose nas pessoas infectadas (portadoras) pelo Mycobacterium tuberculosis. A chance do indivduo infectado pelo HIV adoecer de tuberculose de aproximadamente 10% ao ano, enquanto que no indivduo imunocompetente de 10% ao longo de toda a sua vida. No Brasil, conforme a faixa etria, a co-infeco tuberculose-HIV pode chegar at em torno de 25%. Quais so os sinais e sintomas?

tosse persistente que pode estar associada produo de escarro pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro febre suor excessivo noite perda de peso perda do apetite fraqueza Como o mdico faz o diagnstico? O diagnstico presuntivo feito baseado nos sinais e sintomas relatados pelo paciente, associados a uma radiografia do trax que mostre alteraes compatveis com tuberculose pulmonar. O exame fsico pode ser de pouco auxlio para o mdico. J o diagnstico de certeza feito atravs da coleta de secreo do pulmo. O escarro (catarro) pode ser coletado (de preferncia, pela manh) ao tossir. Devem ser avaliadas, inicialmente, duas amostras colhidas em dias consecutivos. Podem ser necessrias amostras adicionais para obteno do diagnstico. Encontrando o Mycobacterium tuberculosis est confirmada a doena. Outro teste utilizado o teste de Mantoux, que pode auxiliar no diagnstico da doena. feito injetando-se tuberculina (uma substncia extrada da bactria) debaixo da pele.

Se, aps 72-96h, houver uma grande reao de pele, significa que pode haver uma infeco ativa ou uma hipersensibilidade pela vacinao prvia com BCG feita na infncia. Ento, este exame no confirma o diagnstico, mas pode auxiliar o mdico. Existem outros recursos para a confirmao da doena. Dentre eles est o aspirado gstrico aspirado contedo do estmago procura do bacilo contido no escarro deglutido. mais usado em crianas. J a fibrobroncoscopia muito utilizada nos casos em que no h expectorao. Neste exame, um aparelho flexvel entra no pulmo e coleta material que deve ser encaminhado para a pesquisa do bacilo da tuberculose. Em poucos casos, a bipsia pulmonar, atravs de cirurgia, pode ser necessria. Existem ainda outros mtodos diagnsticos para auxiliar o mdico como a PCR (Reao em Cadeia da Polimerase). Existem marcadores microbiolgicos que tambm podem ajudar. Quando suspeitamos de tuberculose na pleura (a capado pulmo), alm da bipsia, podemos analisar a ADA (adenosinadeaminase) uma enzima que aumenta no liquido pleural nesta situao. J na meningoencefalite tuberculosa podemos solicitar a dosagem do cido tubrculo-esterico no liquor (o lquido da espinha) para auxiliar no diagnstico tambm. Como se trata? O tratamento da tuberculose padronizado no Brasil. As medicaes so distribudas pelo sistema de sade, atravs de seus postos municipais de atendimento. O tratamento inicial (preferencial), chama-se RHZ e inclui trs medicaes: rifampicina(R), isoniazida(H) e pirazinamida(Z). muito eficaz. A cura usando o esquema RHZ por 6 meses, que preconizado pelo sistema pblico de sade, aproxima-se de 100% quando a medicao utilizada de forma regular, ou seja, todos os dias. Antes da existncia de medicamentos efetivos para o combate da doena, 50% dos indivduos morriam sem tratamento, 25% tinham cura espontnea e 25% tornavam-se doentes crnicos. Conforme o Ministrio da Sade, atravs do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, o tratamento ambulatorial na maioria dos casos feito com o paciente em casa, devendo ter a superviso de um agente comunitrio 3 vezes por semana nos primeiros dois meses de tratamento e depois uma vez por semana at o final do tratamento. Por outro lado, h situaes onde a internao se faz necessria: estado geral muito ruim, que no permita o tratamento ambulatorial; meningoencefalite; complicaes graves da doena ou necessidade de cirurgia; intolerncia s medicaes que no conseguiram ser contornadas ambulatorialmente; paciente sem residncia fixa ou com situaes que aumentem a chance de abandono. Esta internao dever durar somente at a soluo do problema que a motivou. Geralmente, o tratamento dura seis meses, mas, em casos especiais, pode ser mais longo. Nos primeiros dois meses, so utilizadas as trs medicaes juntas. J nos ltimos quatro meses, so utilizadas a rifampicina associada a isoniazida. O motivo da utilizao de mais de uma medicao contra o mesmo germe que a taxa de resistncia do microorganismo a este esquema trplice baixa. Os medicamentos agem em lugares

diferentes, de maneira sinrgica. No caso de gestao, o tratamento no deve ser alterado. Deve ser realizado o esquema RHZ com durao de seis meses. Dentre os efeitos indesejveis mais frequentes causados pelas medicaes contra tuberculose esto a nusea, vmitos e dor abdominal. As pessoas com maior chance de desenvolver alguma toxicidade com o tratamento so os alcolatras, os desnutridos, os HIV positivos, aqueles com doena crnica do fgado, pessoas com mais de 60 anos ou em uso de medicaes anticonvulsivantes. Qualquer efeito colateral causado pela medicao dever ser comunicado para o agente comunitrio, mdico ou membro da equipe que acompanha o paciente. Alm do esquema de tratamento RHZ, existem outros esquemas (com outras combinaes de medicaes) que podem ser utilizados em situaes especiais ou nos casos de falncia com o tratamento de primeira linha (preferencial). Nos pacientes com insuficincia dos rins, a dose de alguns medicamentos ter de ser ajustada. Para os diabticos dependentes da insulina, o acompanhamento rigoroso dos nveis da glicose no sangue ser importante para um bom desfecho e o tratamento dever durar 9 meses. Ajustes tambm podero ser necessrios naqueles com doena crnica do fgado. Como se previne? Para uma boa preveno, o mais importante detectar e tratar todos os pacientes bacilferos, ou seja, ttodos aqueles com o bacilo de Koch nos pulmes. Para isso, muito importante um bom sistema pblico de controle da doena, para identificar precocemente os doentes, evitando que novos casos apaream. O doente durante as duas primeiras semanas de tratamento pode contagiar ainda outros indivduos. Portanto, deve proteger a boca com a mo ao tossir ou espirrar. Tambm dever procurar no ficar prximo, principalmente em lugares fechados, s pessoas sadias. Estes so cuidados simples para que a doena no contamine outros indivduos. Outra conduta importante o controle dos comunicantes. Comunicantes so aquelas pessoas que tm contato ntimo com o doente (vivem na mesma casa, por exemplo). Estes devem ser investigados pelo mdico assistente atravs de exames solicitados na consulta mdica. Se for indicado, os comunicantes devem iniciar a quimioprofilaxia, um tratamento feito com isoniazida com o intuito de prevenir a doena nos comunicantes. Ela realizada durante seis meses. Em alguns casos especiais, podem durar mais tempo. Alm disso, a vacinao com BCG no recm-nascido, protege as crianas e os adultos jovens contra as formas graves de tuberculose primria como a miliar (disseminada nos pulmes e outros rgos) e a meningite tuberculosa. A eficcia da vacina est entre 75 e 85%. Perguntas que voc pode fazer ao seu mdico

Qual a conduta no caso da tuberculose, durante a gravidez? Como fica a situao do recm-nascido que vive com um adulto com tuberculose? Os remdios para tuberculose diminuem o efeito do anticoncepcional oral? Quais so os efeitos colaterais mais freqentes que podem surgir com o uso dos medicamentos contra tuberculose? As pessoas com doena crnica do fgado podem fazer o tratamento usual contra tuberculose?

Bol Pneumol Sanit 2004; 12(3): 159

Investigao de contatos de tuberculose em local de trabalho


Mnica Cardoso Faanha,1ArginaMariaBandeiraGondim,2Maria de Ftima Salgueiro,2 Cludia Bastos da Silveira,3 Lidiane Nogueira Rebouas3 e Caroline Bastos da Silveira3

Resumo A pessoa com tuberculose pulmonar infecciosa lana os bacilos no ar atravs da tosse, do espirro e da fala; e uma pessoa indene precisa inalar apenas uns poucos bacilos para tornar-se infectada. No Brasil, o PlanoNacional de Controle da Tuberculose (PNCT) tem como meta a deteco de 92% dos casos estimados e a cura de 85% deles. Entre as estratgias de deteco est o exame de todos os contatos. Na definio de contato, em geral, no esto includos aqueles do ambiente de trabalho. Este estudo tem como objetivo descrever a investigao de contatos de um caso de tuberculose pulmonar positiva, em seu local de trabalho. Proferidas palestras sobre tuberculose para os empregados da fbrica estudada, aqueles que se identificaram como sintomticos respiratrios (SR), foram encaminhados para consulta mdica e de enfermagem; dos que preencheram o critrio de SR foi solicitada baciloscopia do escarro. Diagnosticaram-se 2 casos de tuberculose pulmonar positiva entre os 74 trabalhadores da fbrica (2,7%), o que sugere a necessidade de colocar os contatos de uma fonte de contgio no local de trabalho, entre aqueles com risco significativo de adquirir a doena. Palavras-chaves: tuberculose; transmisso; controle; vigilncia epidemiolgica. Summury The person with pulmonary tuberculosis ejected the bacilli on the air through cough, sneezes, speech and a healthy person needs the inhalation of only few bacilli to become infected. In Brazil, the Tuberculosis National Control Plan aims the detection of 92 percent of the estimate of tuberculosis cases, to cure 85 percent of them and the examination of all of their contacts. In the definition of contact, in general, persons who work with the pulmonary positive patients are not included. This study aims to describe the investigation of contacts of positive a pulmonary case in its workplace. Lecture on tuberculosis was done to all workers from the same index case industry. People self-identified as having cough and

sputum for three weeks or more, described respiratory symptomatic, were directed for medical and nursing consultation. From these persons sputum examinations were requested. Two cases of positive pulmonary tuberculosis were identified among the 74 workers (2.7%). This suggests the necessity to place the fellow workers into those with risk to acquire the illness. Key words: tuberculosis; transmission; control; epidemiologic surveillance.
Recebido em 20/09/2004. Aceito em 28/10/2004. 1Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cear (UFC). Enviar correspondncia para M.C.F. Universidade Federal do Cear, Rua Prof Costa Mendes 1608. Rodolfo Tefilo; 60.430-140 Fortaleza, CE Brasil. E-mail: mfacanha@ufc.br 2Centro de Sade Carlos Ribeiro, Secretaria Municipal de Sade de Fortaleza. Fortaleza, CE - Brasil. 3Estudante de enfermagem, Universidade Estadual do Cear. Fortaleza, CE - Brasil

ArtigoOriginal
Contatos de Tb em local de trabalho
159-161

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer
160 Bol Pneumol Sanit 2004; 12(3):

INTRODUO A pessoa com tuberculose pulmonar infecciosa lana os bacilos no ar atravs da tosse, do espirro e da fala; e uma pessoa indene precisa inalar apenas uns poucos bacilos para tornar-se infectada. Um portador de tuberculose pulmonar ativa, se no for tratado, infectar, em mdia, dez a quinze pessoas por ano. A cada segundo, uma pessoa infectada pelo bacilo da tuberculose no mundo. Atualmente, cerca de um tero da populao mundial est infectada e 5% a 10% dos infectados devem desenvolver a doena. Se houver coinfeco com o vrus da imunodeficincia adquirida, a probabilidade de adoecimento muitas vezes maior.1 Para o controle da tuberculose necessrio que sejam obtidos altos ndices de deteco e de cura de casos de tuberculose pulmonar bacilfera.2 Em pases europeus, com baixa prevalncia de tuberculose, a busca ativa de casos no se mostrou custo-efetiva. No entanto, para pases com alta endemicidade, modelos matemticos estimam que seria efetiva essa estratgia.3 No Brasil, o Plano Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) tem como meta a deteco de 92% dos casos estimados e a cura de 85% deles.2 As estratgias de deteco de casos so dirigidas para os grupos com maior probabilidade de apresentar tuberculose, tais como: sintomticos respiratrios, contatos, suspeitos radiolgicos, pessoas com doena e/ou condio social que predisponham tuberculose. Contatos so definidos como todas as pessoas, parentes ou no, que coabitamcomum doente de tuberculose e para quem est recomendada a busca ativa.4 Diante dessa definio, em geral, nos ser vios responsveis pelo diagnstico e tratamento da tuberculose, quando se fala em contato, pensa-se nos contatos intradomiciliares e todo o esforo dirigido para a deteco de casos nessa populao. Na investigao de contatos de tuberculose em crianas, o II Consenso Brasileiro de Tuberculose define contato como todas as pessoas que tenham convvio prximo com o caso ndice.5 Em ambiente hospitalar a tuberculose reconhecida como doena ocupacional e j se conta com normas de biossegurana definidas para proteo dos profissionais de sade e dos outros doentes.6

Este estudo tem como objetivo a descrio de uma investigao de contatos no local de trabalho de paciente com tuberculose pulmonar bacilfera. METODOLOGIA Descrio de investigao de contatos de caso de tuberculose pulmonar positiva em uma fbrica que manufatura sandlias, brinquedos e peas para decorao, utilizando etinil-vinil-acetato (EVA) - um derivado do petrleo. A fbrica possui 74 funcionrios distribudos entre os setores da produo e da administrao. O trabalho desenvolvido em grandes galpes, com altura superior a cinco metros, com pouca ventilao natural e muitomaterial estocado em toda a rea interna. H cerca de dois meses havia sido diagnosticado o primeiro caso de tuberculose entre os funcionrios dessa fbrica e, em janeiro de 2004, o segundo caso. Uma visita a essa indstria, para vacinao extramuros, ofereceu a oportunidade para que a paciente que estava em tratamento para tuberculose se identificasse perante a equipe do Posto de Sade da rea em que se localiza a fbrica e onde estava sendo acompanhada. Do contato estabelecido com a administrao da fbrica resultou uma visita, realizada em julho, atravs de uma equipe formada por uma assistente social, uma enfermeira e uma mdica. Foram proferidas palestras sobre o problema da tuberculose, para todos os funcionrios, explicando-se, ao final, que aqueles que se identificassem como sintomticos respiratrios deveriam comparecer consulta com a enfermeira e a mdica para que fosse avaliada a necessidade de solicitao da pesquisa de bacilo lcool-cido-resistente (BAAR) no escarro. RESULTADOS Compareceram s palestras 74 funcionrios, dos quais 34 (46%), foram consulta. A pesquisa de BAAR no escarro foi solicitada para 21 (28%), sendo que a primeira amostra para o exame foi entregue por 19 e a segunda por 10. Dois desses funcionrios tiverama baciloscopia positiva em duas amostras do escarro o que leva a prevalncia para 2,7% entre os contatos dos pacientes ndices. DISCUSSO A proporo de casos pulmonares positivos entre os contatos chamou a ateno, levando especulao de que o ambiente poderia est favorecendo a transmisso da
Faanha MC, et al
159-161

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer
Bol Pneumol Sanit 2004; 12(3): 161

doena, visto que no se encontrou na literatura qualquer referncia sobre o risco de doena pulmonar conseqente ao trabalho com EVA. No foi feita cultura de escarro nem testes de biologia molecular para identificao da similaridade das cepas isoladas. A administrao e os funcionrios da fbrica esto atentos para o surgimento de novos sintomticos respiratrios e orientados para encaminh-los unidade de sade. A busca ativa de casos no ambiente de trabalho dos pacientes nem sempre fcil devido a questo tica determinada pela identificao do paciente, alm do risco

de sua discriminao entre os colegas e de perda do emprego. No entanto, quando no houver prejuzo para o paciente, a investigao de contatos no ambiente de trabalho, onde as pessoas permanecem por cerca de um tero do dia, pode contribuir muito para o controle da tuberculose e para a reduo dos preconceitos que ainda existem. CONCLUSO A investigao de contatos nos locais de trabalho pode contribuir, tanto para o controle da tuberculose, quanto para a reduo dos preconceitos ainda existentes emrelao doena. REFERNCIAS
1. WorldHealthOrganization. Tuberculosis. Infection and transmission. [artigo na Internet]. [citadoem:18ago2004].Disponvelem: http://www. who.int/mediacentre/factsheets/fs104/en/ 2. FundaoNacionalde Sade;Ministrio da Sade,CentrodeReferncia ProfessorHlioFraga, SociedadeBrasileira dePneumologia eTisiologia. Controle da tuberculose: uma proposta de integrao ensino-servio. Braslia (Brasil): MS; 2002. 3. Borgdorff MW, Floyd K, Broekmans JF. Interventions to reduce tuberculosis mortality and transmission in lo w and middle-income countries. Bulletin of the World Health Organization. 2002; 80(3):217-27. 4. Fundao Nacional de Sade;Ministrio da Sade, Comit TcnicoCientfico de Assessoramento Tuberculose,ComitAssessor para Co-Infeco HIV-Tuberculose. Tuberculose: guia de vigilncia epidemiolgica. Braslia (Brasil): MS; 2000. 5. Sociedade Brasileira de Pneumologia eTisiologia;Ministrio da Sade. Diretrizes brasileiras para a tuberculose 2004.Anais do 2oConsenso Brasileiro de Tuberculose. J Pneumol. 2004;20 Supl 1. 6. Medeiros EAS.Precaues e isolamento de pacientes com doenas de transmisso area no ambiente hospitalar. Boletim da Sociedade Brasileira de Infectologia. 2001:4-9. Contatos de Tb em local de trabalho
159-161

Вам также может понравиться