Вы находитесь на странице: 1из 23

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

Especificao para SISTEMAS DE GESTO DE SADE E SEGURANA

OHSAS 18001: 1999

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

Agradecimentos
A Occupational Health and Safety Assessment Series OHSAS 18001 foi desenvolvida com a cooperao das seguintes organizaes: National Standards Authority of Ireland British Standards Institution Bureau Veritas Quality International Det Norske Veritas Lloyds Register Quality Assurance National Quality Assurance SFS Certification SGS Yarsley International Certification Services Asociacin Espaola de Normalizacin y Certificacin International Safety Management Organisation Ltd Standards and Industry Research Institute of Malaysia (Quality Assurance Services) International Certification Services

Nota : Verso traduzida pela Equipe da Samarco Minerao S.A., para treinamento interno.

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

NDICE
1 2 3 4 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 Anexo A Introduo Escopo Referncias Termos e definies Elementos do sistema de gesto de sade e segurana no trabalho Requisitos gerais Poltica de sade e segurana Planejamento Implementao e operao Verificao e ao corretiva Anlise crtica pela administrao (Informativo) Correspondncia entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996 e ISO 9001:1994 Bibliografia Suplemento do Reino Unido Elementos de uma gesto bem sucedida de sade e segurana Poltica de sade e segurana Planejamento Implementao e operao Verificao e ao corretiva Anlise crtica pela administrao 6 6 6 9 9 10 11 13 16 18 20 22 22 9 10 11 13 16 18

Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 4 Figura 5 Figura 6

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

Introduo
Esta especificao da Srie de Avaliao de Sade e segurana (OHSAS), bem como a OHSAS 18002 que a acompanha, Diretrizes para a implementao da OHSAS 18001, foram desenvolvidas em resposta urgente demanda por parte dos clientes, de ter uma norma para o sistema de gesto de sade e segurana que possa servir como base para a avaliao e certificao de seus prprios sistemas de gesto. A especificao OHSAS 18001 foi desenvolvida para ser compatvel com as normas para sistemas de gesto ISO 9001:1994 (Qualidade) e ISO 14001:1996 (Meio Ambiente), para facilitar a integrao dos sistemas de gesto da qualidade, ambiental e de sade e segurana no caso da organizao assim o desejar. Esta especificao OHSAS ser revisada ou alterada sempre que for considerado apropriado. As revises sero feitas sempre que forem publicadas novas edies das normas ISO 9001 ou ISO 14001 de forma a assegurar a continuidade da compatibilidade entre esta especificao e as normas. O contedo desta especificao OHSAS no poder ser publicado como sendo parte integrante de, ou por si s constituir uma norma internacional. Para o Reino Unido: A BSI-OHSAS 18001 no uma norma britnica; A BSI-OHSAS 18001 no poder ser publicada como sendo parte integrante de, ou por si s constituir uma norma internacional; A BSI-OHSAS 18001 publicada pela BSI, que detm todos os direitos autorais e de propriedade da mesma. O processo de desenvolvimento empregado para a especificao OHSAS 18001 est aberto para outros patrocinadores que desejam elaborar tipos semelhantes de documentos em associao com a BSI, desde que os referidos patrocinadores obedeam s condies estabelecidas pela BSI para esses documentos. Publicaes consultadas durante o processo de elaborao desta especificao OHSAS Os seguintes documentos foram consultados no processo de elaborao desta especificao OHSAS:
BS 8800:1996 Guide to occupational health and safety management systems Technical Report NPR 5001:1997 Guide to an occupational health and safety management system SGS & ISMOL ISA 2000:1997 Requirements for Safety and Health Management Systems BVQI SafetyCert: Occupational Safety and Health Management Standard DNV Standard for Certification of Occupational Health and Safety Management Systems (OHSMS):1997 Draft NSAI SR 320 Recommendation for an Occupational Health and Safety (OH and S) Management System Draft AS/NZ 4801 Occupational health and safety management systems Specification with guidance for use

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


Draft BSI PAS 088 Occupational health and safety management systems UNE 81900 series of pre-standards on the prevention of occupational risks Draft LRQA SMS 8800 Health & safety management systems assessment criteria

A especificao OHSAS 18001 substituir alguns dos documentos mencionados acima. A especificao OHSAS 18001 mantm um alto nvel de compatibilidade com, e tecnicamente equivalente UNE 81900. O contedo desta publicao no inclui todos os dispositivos necessrios para um contrato. de responsabilidade do usurio assegurar que este documento seja adequadamente empregado. A conformidade com esta publicao no confere imunidade com relao s obrigaes legais.

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

1. Escopo
Esta especificao da Srie de Avaliao de Sade e segurana (OHSAS) apresenta os requisitos para o sistema de gesto de sade e segurana, para permitir organizao controlar seus riscos de sade e segurana e melhorar seu desempenho. No dita os critrios especficos de desempenho em sade e segurana, nem tampouco fornece especificaes detalhadas para a criao de um sistema de gesto. Esta norma aplicvel a qualquer organizao que deseja: a) estabelecer um sistema de gesto em sade e segurana para eliminar ou reduzir os riscos aos quais empregados e outras partes interessadas possam estar expostos em suas atividades; b) implementar, manter e melhorar continuamente o sistema de gesto em sade e segurana; c) certificar-se de que est em conformidade com sua poltica de sade e segurana; d) demonstrar a referida conformidade a terceiros; e) buscar a certificao de seu sistema de gesto de sade e segurana conferida por uma organizao externa; ou f) declarar estar em conformidade com esta especificao OHSAS. Todos os requisitos desta especificao OHSAS devem ser incorporados em um sistema de gesto de sade e segurana. A abrangncia da aplicao depender de fatores tais como a poltica de sade e segurana da organizao, a natureza de suas atividades, bem como os riscos e complexidade de suas operaes. Esta especificao OHSAS trata da questo da sade e segurana, mais do que da segurana dos produtos e servios.

2. Referncias
Outras publicaes que fornecem informaes e orientao esto listadas na bibliografia. recomendvel consultar as edies mais atualizadas dessas publicaes. Sugerimos que se faa uma consulta especfica nas seguintes publicaes: OHSAS 18002:1999, Diretrizes para a Implementao da Especificao OHSAS 18001 BS 8800:1996, Guide to occupational health and safety management systems.

3. Termos e Definies
Para fins desta especificao OHSAS, sero vlidos os seguintes termos e definies: 3.1 acidente evento indesejvel que resulta em morte, doena, leso, dano ou outras perdas.

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


3.2 auditoria exame sistemtico para determinar se as atividades e os respectivos resultados esto de acordo com os planos estabelecidos e se esses planos foram implementados efetivamente e se so adequados para a poltica da empresa e para atingir seus objetivos (veja 3.9). 3.3 melhoria contnua processo de incremento do sistema de gesto de sade e segurana no trabalho para atingir melhorias globais no desempenho de sade e segurana compatvel com a poltica de sade e segurana adotada pela organizao.
NOTA: O processo no precisa ocorrer em todas as reas de atuao simultaneamente.

3.4 fator de risco situao ou fonte potencial de dano em termos de acidentes pessoais, doena, danos materiais, danos ao ambiente de trabalho, ou a combinao dos mesmos. 3.5 identificao de fator de risco processo de reconhecimento da existncia de um fator de risco (veja 3.4) e definio de suas caractersticas. 3.6 incidente evento que resultou em acidente ou que teve o potencial de resultar em acidente.
NOTA: um incidente onde no ocorra doena, leso, danos ou outras perdas tambm denominado quase acidente. O termo incidente inclui quase acidentes.

3.7 partes interessadas indivduo ou grupo que se preocupa ou afetado pelo desempenho da organizao com relao a sade e segurana. 3.8 no conformidade qualquer desvio dos padres de trabalho, prticas, procedimentos, regulamentos, desempenho do sistema de gesto, etc. que pode, direta ou indiretamente, causar danos pessoais ou materiais, danos ou ambiente de trabalho ou a combinao destes. 3.9 objetivos metas que a organizao estabelece para si prpria com relao ao seu desempenho em sade e segurana.
NOTA: Os objetivos devem ser quantificados sempre que for praticvel.

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


3.10 sade e segurana condies e fatores que afetam o bem-estar dos empregados, trabalhadores temporrios, pessoal de contratadas, visitantes e quaisquer outras pessoas presentes no local de trabalho. 3.11. sistema de gesto de sade e segurana do trabalho parte do sistema de gesto global que facilita a gesto dos riscos de sade e segurana com relao ao negcio da empresa. Inclui a estrutura organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, alcanar, rever e manter a poltica de sade e segurana da organizao. 3.12 organizao companhia, corporao, firma, empresa, instituio ou associao, ou parte da mesma, seja sociedade annima ou no, pblica ou privada, que tem suas prprias funes e administrao.
NOTA: Para organizaes com mais de uma unidade operacional, uma unidade em separada pode ser definida como organizao.

3.13 desempenho resultados mensurveis do sistema de gesto de sade e segurana relativos ao controle dos riscos de sade e segurana da organizao, baseado em sua poltica e objetivos de sade e segurana.
NOTA: A medio do desempenho inclui a avaliao das atividades e resultados da gesto de sade e segurana.

3.14 risco combinao da probabilidade e gravidade (conseqncia) de um determinado evento fator de riscos ocorrer. 3.15 avaliao de risco processo global de estimar a magnitude do risco e decidir se o mesmo ou no tolervel. 3.16 segurana iseno de risco de dano inaceitvel (Guia ISO/IEC 2). 3.17 risco tolervel risco que tenha sido reduzido a um nvel tolervel pela organizao com relao a suas obrigaes legais e sua prpria poltica de sade e segurana.

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series 4. Elementos do Sistema de Gesto de Sade e Segurana do Trabalho

Fig. 1 - Elementos de um sistema bem sucedido de gesto de sade e segurana 4.1 Requisitos gerais A organizao deve estabelecer e manter um sistema de gesto de sade e segurana, cujos requisitos so apresentados na clusula 4.

BSI 04-1999

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

4.2 Poltica de sade e segurana


Anlise crtica pela administrao

Auditoria

Poltica

Feedback da medio do desempenho

Planejamento

Figura 2 - Poltica de Sade e Segurana

Deve haver uma poltica de sade e segurana autorizada pela alta administrao da organizao, que declare claramente os objetivos globais de sade e segurana e o comprometimento de melhoria de desempenho de sade e segurana. A poltica deve: a) ser apropriada natureza e escala dos riscos de sade e segurana da organizao; b) incluir o comprometimento para melhoria contnua; c) incluir o comprometimento de no mnimo cumprir com a legislao e regulamentos em vigor referentes a sade e segurana e com outros requisitos com os quais a organizao se subscreva; d) ser devidamente documentada, implementada e mantida; e) ser comunicada a todos os empregados para que se conscientizem de suas obrigaes pessoais com relao sade e segurana; f) estar disponvel s partes interessadas; e g) ser revisada periodicamente para assegurar que permanea relevante e apropriada para a organizao.

BSI 04-1999

10

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

4.3 Planejamento
Poltica

Auditoria

Planejamento

Feedback da medio do desempenho

Implementao e operao

Figura 3 - Planejamento

4.3.1 Planejamento para identificao de fator de risco, avaliao e controle de risco A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para continuamente identificar fator de riscos, avaliar riscos e implementar as medidas de controle necessrias, que incluem: atividades rotineiras e no rotineiras; atividades de todas as pessoas que tm acesso ao local de trabalho (inclusive contratadas e visitantes); instalaes no local de trabalho, sejam da organizao ou de terceiros.

A organizao deve assegurar que os resultados dessas avaliaes e os efeitos desses controles sejam levados em considerao ao estabelecer os objetivos de sade e segurana da organizao. A organizao deve documentar e manter essas informaes atualizadas. A metodologia da organizao para identificao de fator de risco e avaliao de risco deve: ser definida em seu escopo, natureza e prazo para assegurar que seja pr-ativa em vez de reativa; providenciar a classificao dos riscos e a identificao daqueles que sero eliminados ou controlados por aes conforme definidas nos itens 4.3.3 e 4.3.4; ser consistente com a experincia operacional e as capacidades das medidas de controle de risco empregadas; fornecer dados para a determinao das demandas das instalaes, identificao de necessidades de treinamento e/ou desenvolvimento de controles operacionais;

BSI 04-1999

11

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


prover monitoramento das aes necessrias para assegurar a eficcia e pontualidade de sua implementao.

NOTA: Para maiores orientaes sobre identificao de fator de risco, avaliao e controle de risco, consultar as Diretrizes OHSAS 18002.

4.3.2 Requisitos legais e outros requisitos A organizao deve estabelecer e manter um procedimento para identificar e ter acesso aos requisitos legais e outros requisitos aplicveis organizao. A organizao deve manter esse registro atualizado. Deve divulgar a seus empregados e outras partes interessadas, as informaes relevantes sobre requisitos legais e outros requisitos. 4.3.3 Objetivos A organizao deve estabelecer e manter os objetivos de sade e segurana documentados, em cada funo e nvel relevante da organizao. Ao estabelecer e rever seus objetivos, a organizao deve considerar os requisitos legais e outros requisitos, seus riscos e fator de risco de sade e segurana, suas opes tecnolgicas, seus requisitos financeiros, operacionais e comerciais, e a viso das partes interessadas. Os objetivos devem ser consistentes com a poltica de sade e segurana, incluindo o comprometimento com a melhoria contnua. 4.3.4 Programa de gesto de sade e segurana do trabalho A organizao deve estabelecer e manter um ou mais programas de gesto de sade e segurana do trabalho para atingir seus objetivos. Esses programas devem incluir: a) Designao da responsabilidade e autoridade para atingir os objetivos em cada funo e nvel relevante da organizao; e b) Os meios e o cronograma nos quais esses objetivos devem ser atingidos. O programa de gesto de sade e segurana deve ser revisado periodicamente em intervalos programados. Onde necessrio, deve ser alterado para permanecer alinhado com as atividades, produtos, servios e condies operacionais da organizao.

BSI 04-1999

12

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

4.4 Implementao e operao


Planejamento

Auditoria

Implementao e operao

Feedback da medio do desempenho

Verificao e ao corretiva

Figura 4 - Implementao e operao

4.4.1 Estrutura e responsabilidade As funes, responsabilidades e autoridades do pessoal que administra, desempenha e verifica as atividades que tenham uma influncia significativa sobre os riscos de sade e segurana das atividades, instalaes e processos da organizao, devem ser definidas, documentadas e comunicadas para facilitar a gesto efetiva da sade e segurana. A responsabilidade final pela sade e segurana da alta administrao. A organizao deve designar um ou mais representantes especficos da administrao (por exemplo, em grandes organizaes, um membro da diretoria ou do comit executivo) com a responsabilidade especfica de assegurar que o sistema de gesto da sade e segurana est adequadamente implementado e operando conforme os requisitos em todos os locais e nveis de operao da organizao. A administrao deve fornecer os recursos essenciais para assegurar a implementao, controle e melhoria do sistema de gesto de sade e segurana.
NOTA: tais recursos compreendem recursos humanos e especialidades, recursos tecnolgicos e financeiros.

O executivo designado para essa responsabilidade deve ter definido os papis, responsabilidades e autoridade para: a) assegurar que os requisitos do sistema de gesto de sade e segurana sejam estabelecidos, implementados e mantidos de acordo com esta norma OHSAS; b) assegurar que os relatrios sobre o desempenho do sistema de gesto de sade e segurana sejam apresentados alta administrao para anlise crtica, servindo como base para a melhoria do sistema.

BSI 04-1999

13

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


Todos aqueles com responsabilidade administrativa devem demonstrar comprometimento para a melhoria contnua do desempenho de sade e segurana. 4.4.2 Treinamento, conscientizao e competncia Os empregados devem ser competentes para realizar as tarefas que podem afetar a sade e segurana no trabalho. A competncia deve ser definida em termos de educao e treinamento adequados e/ou experincia. Devem ser estabelecidos e mantidos procedimentos para assegurar que empregados que trabalham em funes e nveis relevantes estejam conscientes de : a importncia de estar em conformidade com a poltica e os procedimentos de sade e segurana e com os requisitos do sistema de gesto de sade e segurana; as conseqncias reais ou potenciais de suas funes na sade e segurana, e os benefcios obtidos com o melhor desempenho pessoal na sade e segurana; suas funes e responsabilidades para estar em conformidade com a poltica e os procedimentos de sade e segurana e com os requisitos do sistema de gesto, inclusive requisitos de preparao e atendimento de emergncia (veja 4.4.7); as conseqncias potenciais de se afastar dos procedimentos operacionais estabelecidos. seu

Os procedimentos de treinamentos devem levar em considerao os diferentes nveis de: responsabilidade, habilidade e educao; e risco.

4.4.3 Consulta e comunicao

A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para assegurar que as informaes relativas sade e segurana sejam divulgadas entre os empregados e outras partes interessadas. O envolvimento e as consultas dos empregados devem ser documentados e as partes interessadas informadas. Os empregados devem ser : envolvidos no desenvolvimento e reviso das polticas e procedimentos para administrar os riscos; consultados quando houver quaisquer mudanas que afetem a sade e segurana no trabalho; representados em assuntos relativos sade e segurana; e informados sobre quem seu representante para assuntos relativos a sade e segurana e o representante da administrao (veja 4.4.1).

BSI 04-1999

14

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


4.4.4 Documentao A organizao deve estabelecer e manter informaes registradas em papel ou em meio eletrnico que: a) descrevem os elementos essenciais do sistema de gesto e sua interao; e b) do orientao sobre documentos pertinentes.
NOTA: importante seja mantido o volume mnimo necessrio de documentos para a eficcia e eficincia das informaes.

4.4.5 Controle de documentos e dados A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para controlar todos os documentos e dados requeridos por esta norma OHSAS para assegurar que: a) possam ser localizados; b) possam ser periodicamente analisados, revisados quando necessrio e aprovados pelo pessoal autorizado; c) verses atualizadas dos documentos e dados relevantes estejam disponveis em todos os locais onde so realizadas as operaes essenciais para o funcionamento eficaz do sistema de sade e segurana; d) documentos e dados desatualizados sejam imediatamente retirados dos locais onde so gerados e utilizados ou de outra forma seja assegurado que os mesmos no venham a ser utilizados por engano; e e) quaisquer documentos e dados mantidos em arquivo para fins legais ou de preservao de conhecimento, ou ambos, sejam devidamente identificados. 4.4.6 Controle operacional A organizao deve identificar as operaes e atividades que estejam associadas com os riscos identificados onde for necessrio aplicar medidas de controle. A organizao deve planejar essas atividades, inclusive manuteno, para assegurar que as mesmas sejam realizadas sob condies especficas atravs do seguinte: a) estabelecimento e manuteno de procedimentos documentados para cobrir situaes onde sua falta levaria a desvios da poltica de sade e segurana, e dos objetivos; b) estipulao dos critrios de operao nos procedimentos; c) estabelecimento e manuteno de procedimentos relativos aos riscos identificados de sade e segurana em mercadorias, equipamentos e servios adquiridos e/ou utilizados pela organizao e a divulgao dos procedimentos e requisitos relevantes a fornecedores e contratadas; d) estabelecimento e manuteno de procedimentos para o projeto do local de trabalho, processo, instalaes, maquinrio, procedimentos operacionais e organizao do trabalho, inclusive sua adaptao para a capacidade humana, de forma a eliminar ou reduzir os riscos de sade e segurana na fonte.

BSI 04-1999

15

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

4.4.7 Preparao e atendimento a emergncia

A organizao deve estabelecer e manter planos e procedimentos para identificar o potencial e o atendimento a incidentes e situaes de emergncia, e para prevenir e mitigar os riscos de danos pessoais que possam estar associados aos mesmos. A organizao deve rever seus planos e procedimentos de preparao e atendimento a emergncias, em particular, aps a ocorrncia de incidentes ou de situaes de emergncia. A organizao tambm deve testar tais procedimentos periodicamente onde for possvel. 4.5 Verificao e ao corretiva
Implementao e operao

Auditoria

Verificao e ao corretiva

Feedback da medio do desempenho

Anlise crtica pela administrao

Figura 5 - Verificacao e ao corretiva

4.5.1 Monitoramento e medio do desempenho A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para monitorar e medir regularmente o desempenho da sade e segurana. Esses procedimentos devem fornecer o seguinte: medidas qualitativas e quantitativas adequadas s necessidades da organizao; monitoramento do nvel de atendimento dos objetivos de sade e segurana da organizao; medidas pr-ativas de desempenho que monitoram o nvel de conformidade com o programa de gesto de sade e segurana, critrios operacionais, bem como legislao e regulamentos aplicveis; medidas reativas de desempenho para monitorar acidentes, danos pessoais, incidentes (inclusive quase-acidentes) e outras evidncias histricas do desempenho deficiente em sade e segurana;

BSI 04-1999

16

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


registro de dados e resultados de monitoramento e medies suficientes para facilitar uma anlise posterior das aes corretivas e preventivas implementadas.

Se for necessrio o uso de equipamentos de monitorao para medir e monitorar o desempenho, a organizao deve estabelecer e manter procedimentos para a calibrao e manuteno de tais equipamentos. Devem ser mantidos registros da calibrao, bem como das atividades de manuteno e seus resultados. 4.5.2 Acidentes, incidentes, no conformidades e aes corretivas e preventivas A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para definir a responsabilidade e autoridade para: a) lidar com e investigar: acidentes; incidentes; no-conformidades;

b) tomar as medidas necessrias para mitigar quaisquer conseqncias de acidentes, incidentes ou no-conformidades; c) iniciar e concluir aes corretivas e preventivas; d) confirmar a eficcia das aes corretivas e preventivas implementadas. Esses procedimentos devem exigir que todas as aes corretivas e preventivas propostas sejam analisadas atravs do processo de avaliao de risco antes de serem implementadas. Quaisquer aes corretivas ou preventivas aplicadas para eliminar as causas de no conformidade reais ou potenciais devem ser adequadas dimenso dos problemas e compatveis com o risco de sade e segurana encontrado. A organizao deve implementar e registrar quaisquer mudanas nos procedimentos documentados resultantes de ao corretiva ou preventiva. 4.5.3 Registros e gerenciamento dos registros A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para a identificao, manuteno e disposio de registros de sade e segurana, bem como dos resultados de auditorias e anlises. Os registros de sade e segurana devem ser legveis, identificveis e rastreveis para as atividades envolvidas. Esses registros devem ser armazenados e mantidos de tal forma que possam ser prontamente acessados e protegidos contra danos, deteriorao ou perda. O prazo de manuteno dos mesmos em arquivo deve ser estabelecido e registrado. Registros devem ser mantidos, conforme for apropriado para o sistema e para a organizao, para demonstrar a conformidade com os requisitos desta norma OHSAS.

BSI 04-1999

17

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


4.5.4 Auditoria A organizao deve estabelecer e manter um programa e procedimentos para a realizao de auditorias peridicas no sistema de gesto de sade e segurana, a fim de: a) determinar se o sistema de gesto: 1. est em conformidade com as aes planejadas de gesto de sade e segurana, inclusive os requisitos desta norma OHSAS; 2. foi adequadamente implementado e mantido; e 3. efetivamente atende aos objetivos e poltica da organizao; b) rever os resultados de auditorias anteriores; c) fornecer administrao informaes sobre os resultados de auditorias. O programa de auditoria, incluindo qualquer programao, deve ser baseado nos resultados de avaliao de risco das atividades das organizao, e nos resultados de auditorias anteriores. Os procedimentos de auditoria devem abranger o escopo da auditoria, a freqncia, as metodologias e as competncias, bem como as responsabilidades e requisitos para conduzir auditorias e reportar resultados. Sempre que possvel, as auditorias devem ser conduzidas por pessoas que sejam independentes da rea de responsabilidade pela atividade que est sendo examinada.
NOTA: a palavra independente, no contexto acima, no significa necessariamente uma pessoa de fora da organizao.

4.6 Anlise crtica pela administrao


Verificao e ao corretiva

Fatores internos

Anlise crtica pela administrao

Fatores externos

Poltica

Figura 6 - Anlise crtica pela administrao

A alta administrao da organizao deve, em intervalos que determinar, analisar o sistema de gesto de sade e segurana para assegurar que o mesmo continue adequado e eficaz. O processo de anlise pela alta administrao deve assegurar que sejam coletadas todas as informaes necessrias para permitir que a administrao faa sua avaliao. Essa anlise deve ser devidamente documentada.

BSI 04-1999

18

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


A anlise da administrao deve abordar a possvel necessidade de mudar a poltica, os objetivos e outros elementos do sistema de gesto de sade e segurana, com base nos resultados de auditorias realizadas no sistema de gesto, mudanas, e o comprometimento com a melhoria contnua.

BSI 04-1999

19

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series ANEXO A. (Informativo)
Correspondncia tcnica entre a especificao OHSAS 18001 e as normas ISO 14001:1996 e ISO 9001:1994.
Clusula
1 2 3 4

OHSAS 18001
Escopo Referncias Termos e definies Elementos do sistema de gesto de sade e segurana Requisitos gerais Poltica de sade e segurana Planejamento Planejamento para identificao de fator de risco, avaliao e controle de risco Requisitos legais e outros requisitos Objetivos Programa(s) de gesto de sade e segurana Implementao e operao

Clusula
1 2 3 4

ISO 14001:1996
Escopo Referncias normativas Definies Requisitos do sistema de gesto ambiental Requisitos gerais Poltica ambiental Planejamento Aspectos ambientais

Clusula
1 2 3 4

ISO 9001:1994
Escopo Referncias normativas Definies Requisitos do sistema de qualidade Geral (1a. sentena) Poltica da qualidade Sistema de qualidade Sistema de qualidade

4.1 4.2 4.3 4.3.1

4.1 4.2 4.3 4.3.1

4.2.1 4.1.1 4.2 4.2

4.3.2 4.3.3 4.3.4 4.4

4.3.2 4.3.3 4.3.4 4.4

Requisitos legais e outros requisitos Objetivos e metas Programa(s) de gesto ambiental Implementao e operao 4.2 4.2 4.2

Sistema de qualidade Sistema de qualidade Sistema de qualidade

4.9 4.4.1 Estrutura e responsabilidade 4.4.1 Estrutura e responsabilidade 4.1

Controle de processo Responsabilidade da administrao

4.1.2 Organizao 4.4.2 Treinamento, conscientizao e competncia Consulta e comunicao Documentao 4.4.2 Treinamento, conscientizao e competncia Comunicao Documentao do sistema de gesto ambiental Controle de documentos 4.2.1 4.18 Treinamento

4.4.3 4.4.4

4.4.3 4.4.4

Geral (sem a 1a. sentena) Controle de documentos e dados

4.4.5

Controle de documentos e dados

4.4.5

4.5

Correspondncia tcnica entre a especificao OHSAS 18001 e as normas ISO 14001:1996 e ISO 9001:1994.

BSI 04-1999

20

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series


Clusula
4.4.6

OHSAS 18001
Controle operacional

Clusula
4.4.6

ISO 14001:1996
Controle operacional

Clusula
4.2.2 4.3 4.4 4.6 4.7 4.8

ISO 9001:1994
Procedimentos do sistema de qualidade Anlise de contrato Controle de projeto Compras Produto fornecido pelo cliente Identificao e rastreabilidade do produto Controle de processo Manuseio, estocagem, embalagem, conservao e entrega Atendimento Estatsticas tcnicas -

4.9 4.15

4.19 4.20 4.4.7 Preparao e atendimento a emergncias Verificao e ao corretiva Monitoramento e medio do desempenho 4.4.7 Preparao e atendimento a emergncias Verificao e ao corretiva Monitoramento e medio

4.5 4.5.1

4.5 4.5.1

4.10 Situao da inspeo e teste Controle dos equipamentos de inspeo, medio e teste Situao da inspeo e teste Controle de produto no conforme

4.11

4.12 4.5.2 Acidentes, incidentes, no conformidades e aes corretiva e preventiva 4.5.2 No conformidade e aes corretiva e preventiva 4.13

4.14 4.5.3 Registros e gerenciamento dos registros Auditoria Anlise crtica pela administrao Correspondncia entre a ISO 14001, ISO 9001 Bibliografia Ver OHSAS 18002 4.5.3 Registros 4.16

Ao corretiva e preventiva Controle dos registros de qualidade Auditorias internas de qualidade Anlise crtica pela administrao -

4.5.4 4.6 Anexo A

4.5.4 4.6 Anexo B

Auditoria do sistema de gesto ambiental Anlise crtica pela administrao Correspondncia com a ISO 9001 Bibliografia Guia para utilizar a especificao

4.17 4.1.3 -

Anexo C Anexo A

Anexo A -

Bibliografia -

BSI 04-1999

21

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

Bibliografia
[1] ISO 9001:1994, Quality systems: Model for Quality assurance in design, development, production, installation and servicing. [2] ISO 14001:1996, Environmental management systems - Specification with guidance for use. [3] ISO/IEC Guide 2:1996, Standardization and related activities - General vocabulary.

Suplemento do Reino Unido


Publicaes das normas BSI BRITISH STANDARDS INSTITUTION, LONDON W4 4AL BS8800:1996, Guide to occupational health and safety management systems. BS EN 30011-1:1993, Guidelines for auditing quality systems - Auditing BS EN 30011-2:1993, Guidelines for auditing quality systems -Qualification criteria for quality systems auditors. BS EN 30011-3:1993, Guidelines for auditing quality systems - Managing an audit programme. BS EN ISO 9001:1994, Quality systems: Model for quality assurance in design, development, production, installation and servicing. BS EN ISO 14001:1996, Environmental management systems - Specification with guidance for use. Publicaes da Health and Safety Commission e Health and Safety Executive [1] Health and Safety Commission Management of health and safety at work. 1992. London: The Stationery Office. [2] Health and Safety Executive Successful health and safety management: HS(G) 65, 1997. London: The Stationery Office. O posto de atendimento ao pblico : HSE Information Centre Broad Lane Sheffield S3 7HQ Tel: 0114 289 2345 Fax: 0114 289 2333 Publicaes pagas e grtis da HSE esto disponveis no seguinte endereo: HSE Books PO Box 199 Sudbury Suffolk C10 6FS Tel: 0178 788 1165 Fax: 0178 731 1995

BSI 04-1999

22

OHSAS 18001:1999 Occupational Health and Safety Assessment Series

BSI - British Standards Institution


A BSI um rgo nacional independente que elabora as Normas Britnicas (British Standards), apresenta a posio do Reino Unido sobre normas na Europa e no mbito internacional, tendo sido constituda atravs de Royal Charter (concesso Real).

Revises
As publicaes da BSI so atualizadas por meio de aditivos e revises. recomendvel que o usurio certifique-se de que tem em mos as verses mais atualizadas das publicaes da BSI. A BSI procura permanentemente melhorar a qualidade de seus produtos e servios, e agradece quaisquer notificaes, por parte de usurios, de incorrees ou ambigidades encontradas ao utilizar esta publicao da BSI. Para nos contatar, ligue 0181 996 9000 ou envie um fax para o nmero 0181 996 7400. A BSI oferece aos seus membros um servio personalizado de atualizao - o PLUS - atravs do qual o associado recebe automaticamente as ltimas edies das normas.

Para adquirir normas e outras publicaes da BSI


Para encomendar quaisquer normas nacionais e internacionais ou outras publicaes da BSI, basta enviar seu pedido ao departamento de atendimento ao cliente - Customer Services - atravs do telefone 0181 996 9001, ou atravs do fax No. 0181 996 7001. Para atender pedidos de normas internacionais, a BSI tem a poltica de fornecer as que a BSI tenha implementado e que tenham sido publicadas como Normas Britnicas, exceto quando requisitado de outra forma.

Informaes sobre normas e outras publicaes da BSI


A BSI fornece uma grande variedade de informaes sobre normas nacionais, europias e internacionais, bem como outras publicaes da BSI atravs de sua biblioteca e seu servio de assistncia tcnica a exportadores (Technical Help to Exporters Service). A BSI tambm disponibiliza vrios servios de informaes eletrnicas que do detalhes sobre todos os seus produtos e servios. Entre em contato com o Centro de Informaes atravs do telefone 0181 996 7111, ou pelo fax No. 0181 996 7048. Os associados da BSI so mantidos permanentemente informados sobre o que h de mais atual em termos de normalizao e outras publicaes BSI, e recebem grandes descontos na compra de publicaes de normas. Para maiores detalhes sobre essas vantagens, ligue para o departamento de administrao de associados - Membership Administration - Tel: 0181 996 7111, ou fax 0181 996 7001.

Direitos autorais
A BSI detm direitos autorais sobre todas as suas publicaes, bem como de publicaes dos rgos de normalizao internacionais dentro do Reino Unido. Exceto quando permitido no direito autoral Designs and Patents Act 1988 no permitido fazer reprodues das publicaes, nem mant-las arquivadas em sistema eletrnico ou transmiti-las de qualquer forma ou por qualquer meio - seja eletrnico, fotocpia, gravao ou outros - sem autorizao prvia da BSI. Isso no impede o uso livre, durante a implementao da norma, dos detalhes necessrios, tais como smbolos e designaes de tamanho, tipo ou classificao. Se tais detalhes forem utilizados para quaisquer outros fins que no sejam o de implementao, ento ser necessrio obter a autorizao prvia da BSI. Se for dada autorizao, os termos podero envolver o pagamento de royalty ou assinatura de um contrato de licenciamento. Maiores detalhes e conselhos podem ser obtidos com o Gerente de Direitos Autorais (Copyright Manager), atravs do telefone 0181 996 7070.

BSI 04-1999

23

Вам также может понравиться