Вы находитесь на странице: 1из 17

Remate de Males 29(1) jan./jun.

2009

41

O Tear Encantado, a Complexidade, a Tecnologia Digital e o Pensamento Interdisciplinar sobre a Linguagem


Eleonora C. Albano

1. INTRODUO A tecnologia hoje reconhecida por estudiosos da cultura e das artes como um dos possveis determinantes dos seus rumos (TICHI, 1987; HUGHES, 2004). Poucas so, entretanto, as anlises dos conceitos cientficos que permitem interpret-la no s como efeito, mas tambm como causa das descobertas cientficas (PULKKINEN, 2006). Uma razo bvia para isso que o impacto das mudanas tecnolgicas em geral incide sobre a metodologia e no sobre a teoria. Outra razo, menos conhecida, que os filsofos da cincia, assim como os cientistas, tm uma perspectiva linear da histria e desconhecem a noo de causalidade circular, cuja historicidade intrnseca tendem a taxar de ilgica. De fato, a imagem de uma espiral do tempo a realimentar a continuidade de um processo com os seus produtos difcil de apreender com clareza sem o auxlio do formalismo que viabilizou concepes anlogas de objetos cientficos, notadamente nas Cincias Naturais: a Teoria dos Sistemas Dinmicos. No obstante a inspirao milenar, esse formalismo de proposio recente e as suas implicaes ainda so insuficientemente divulgadas entre os humanistas, artfices tradicionais do pensamento histrico e filosfico. Outra razo muito forte, tambm pouco conhecida, que as noes dominantes de linguagem at o final do sculo XX apenas marginalmente permitem conceber certas tecnologias como possveis extenses da linguagem natural. Assim, tambm de proposio recente a concepo da linguagem humana como ao entre atores e/ou sobre o mundo. Ora, essa nova metfora a moldar o pensamento sobre a linguagem permite que os implementos humanos, dos mais toscos aos mais sofisticados, sejam vistos no apenas como formas de estender o fazer, mas tambm como formas de estender o dizer. Este ensaio um exerccio de reflexo sobre como a investigao emprica da linguagem natural tem se alimentado da perspectiva intelectual ensejada pela absoro tecnolgica de algumas das suas extenses: as linguagens artificiais, em particular as cientficas. Cabe notar, a propsito, que o processo cientfico-cultural em questo instancia uma das mais claras e genunas manifestaes do fenmeno da causalidade circular na histria do pensamento. A concepo de linguagem aqui assumida aquela j apontada como emergente no atual cenrio, ou seja: dizer fazer, no apenas no sentido abstrato instaurado pelos filsofos fundadores da pragmtica (AUSTIN, 1962), mas tambm num sentido mais concreto, vislumbrado pelos pensadores pragmatistas que participaram do movimento de fundao da psicologia como cincia emprica na segunda metade do sculo XIX (JAMES, 1950; DEWEY, 1896).

42

ALBANO O Tear Encantado, a complexidade, a...

A concepo dos processos histricos de construo do saber aqui assumida a j indicada acima: a filosofia da cincia de inspirao dinamicista, que enxerga na linha do tempo das disciplinas concernidas um processo de auto-organizao em momentos de caos e ordem (PORT e VAN GELDER, 1995). A exposio abordar o perodo decorrido desde o nascimento oficial da Lingustica, no incio do sculo XX; e proceder, de maneira no linear, entre a retrospectiva, o estado da arte e a prospectiva. Primeiro, ser dado um panorama da crescente aceitao interdisciplinar da concepo de linguagem como ao. Em seguida, ser abordado o modo como a sua mais tradicional rival a concepo de linguagem como representao se transformou e difundiu na esteira da expanso tecnolgica iniciada no sculo XIX. Por fim, sero confrontadas duas vertentes da atual elaborao cientfica do conceito de linguagem-ao: a reducionista e a emergentista. Uma maior circulao dos adeptos da segunda entre os humanistas com adoo de algumas das suas causas ser apontada como um possvel caminho para deter a crescente presso, por parte da sociedade e dos prprios cientistas, pela naturalizao das Cincias Humanas. Dada a natureza e a complexidade da bibliografia envolvida, a argumentao proceder por exemplificao. A reviso do estado da arte atribuir atual virada pragmtica do estudo interdisciplinar da linguagem (EGGINTON e SANDBOTHE, 2004) o retorno a duas perspectivas visionrias do incio do sculo XX, impossveis de resgatar sem o auxlio da tecnologia digital. A retrospectiva tentar mostrar como o nascimento da mesma tecnologia alimentou e reforou, em contrapartida, a concepo de linguagem como clculo abstrato, deslanchada pelos lgicos e matemticos da poca. Finalmente, as consideraes sobre o futuro versaro sobre as ameaas ao humanismo representadas pelo cientificismo e reducionismo em crescente voga no estudo das relaes mente-crebro e indicaro como uma viso dinamicista da cincia pode ajudar a combat-las.

2. A Virada Pragmtica do Conhecimento na Entrada do Milnio


Os filsofos responsveis pela virada pragmtica da epistemologia contempornea dificilmente teriam imaginado que as suas idias pudessem vir a ser adotadas to rapidamente por cientistas de tantas e to variadas reas. Com efeito, a proposio seminal de que o dizer e o fazer se interpenetram popularizou-se rapidamente na Lingustica, contribuindo para o rompimento das suas fronteiras (p. ex., LANGACKER, 1987, 1991); assim, a idia disseminou-se pela emergente Cincia Cognitiva, e da para o domnio conexo nascente da Neurocincia. Uma simples consulta a qualquer base de dados de artigos cientficos revela o alcance interdisciplinar dessa sequela inesperada do pragmatismo. Por exemplo: nesta data 2, a Scopus registra 167.096 ocorrncias do substantivo pragmatics na opo de consulta ttulo & resumo & palavras-chave; dessas, 15.042 (ou seja, 9%) contm tambm o adjetivo neural, indicativo de discusso relacionada Cincia Cognitiva e/ou Neurocincia. Trata-se, sem dvida, de um percentual significativo para um termo filosfico que penetrou a cincia via Lingustica h cerca de quatro dcadas (SEARLE, 1969).

Remate de Males 29(1) jan./jun. 2009

43

As tecnologias digitais tm, nesse cenrio, um papel maior do que o costumeiro na pesquisa em geral, isto , no se limitam a facilitar o acesso informao, agilizar a comunicao ou disponibilizar novas ferramentas. Aqui, a exemplo das Cincias Naturais, as ferramentas produzidas tendem a ser cada vez mais flexveis, poderosas, e relativamente fceis de usar. Elas acabam, assim, por se associar voga da interdisciplinaridade para produzir mudanas culturais radicais e, com o tempo, afetar a retrica dos saberes envolvidos. O salto da retrica base conceitual no automtico, mas bastante facilitado pelo fato de ambas se valerem da metfora como fonte de inspirao e recurso argumentativo (BROWN, 2003). Examinemos, agora, dois casos instrutivos: (1) o resgate das idias do psiclogo e foneticista americano Raymond Herbert Stetson (1951) pela Fonologia Articulatria ou Gestual (BROWN e GOLDSTEIN, 1992) com o auxlio da Psicologia da Motricidade (KELSO, 1995); (2) e o resgate de solues especulativas clssicas3 para a interao corpo-mente pela Neurocincia afeita Pragmtica com o auxlio da Cincia Cognitiva conexionista. 2.1 A Redeno High Tech de Stetson Stetson foi, por um bom tempo, um maldito entre os linguistas, embora tivesse fiis admiradores entre os estudiosos da Psicologia, disciplina que lecionou at a morte no Oberlin College, onde celebrado at hoje. Antes mesmo de a chamada Cincia da Fala reabilitar seu nome com uma reedio comemorativa dos 60 anos (KELSO e MUNHALL, 1988) do seu Motor Phonetics , a sua influncia sobre a Neurocincia j era reconhecida: dois eminentes pioneiros do campo, Roger Sperry e Robert Galambos, foram seus alunos. Eis como o ltimo o retrata em sua autobiografia:
Raymond Herbert Stetson, professor of psychology at Oberlin College in 1935, was one of those unsung heroes of American science: the small-college professor who inspires and guides its recruits at the time they are most vulnerable and educable.

E continua:
Roger Sperry and I graduated together in 1935 and then did our masters degree research in Stetsons Oscillograph Laboratory, which, thanks to its chief technician, James M. Snodgrass, was about as well equipped for electrophysiological measurements as the Forbes-Davis Harvard Medical School laboratory to which I would shortly go (GALAMBOS, 1996, p. 12).

A raiz histrica comum entre a Fontica motora stetsoniana e a virada pragmtica da neurocincia atual remonta a William James, filsofo e psiclogo cuja contribuio ao pensamento americano to marcante quanto a de Henry James, seu irmo, literatura. Apesar de no ter sido seu aluno, Stetson lia e admirava esse fundador do pragmatismo4: o famoso The Principles of Psychology (1950) era bibliografia obrigatria nos seus cursos. Foi certamente essa obra que, ao estabelecer um vnculo explcito entre inteno e ao eficaz, lhe inspirou a idia de que a fala tambm ao ou, nas suas prprias palavras, movimento feito audvel (STETSON, 1995, p. 33). Em plena era da glria do fonema, esse pioneiro

44

ALBANO O Tear Encantado, a complexidade, a...

solitrio propunha uma teoria da produo da fala baseada na slaba como unidade divisvel apenas nas suas fases cinemticas: soltura, emisso, cessao. A recusa de qualquer unidade fonolgica esttica era clara e peremptria: Speech is rather a set of movements made audible than a set of sounds produced by movements. (STETSON, 1951, p. 33) Ocorre, porm, que as condies tecnolgicas disponveis na poca para respaldar essas idias eram precrias. Com base em registros5 que s indiretamente rastreavam o movimento dos articuladores, atribuiu a origem do pulso silbico ao dos msculos intercostais, que controlam a respirao (da o termo chest pulse), e, assim, se sujeitou a uma impiedosa crtica por parte de foneticistas comprometidos com a noo de fonema (DRAPER, LADEFOGED, e WITTERIDGE, 1959). O reconhecimento do alcance visionrio do seu trabalho s veio quando o progresso na obteno de dados articulatrios se aliou a uma compreenso maior da relao entre movimentos contnuos e estados discretos, angariada, inicialmente, num domnio to remoto do saber quanto a chamada Fsica Estatstica (HAKEN, 1977); e estendida, depois, Psicologia da Motricidade (HAKEN, KELSO e BUNZ, 1985). A dcada de 1990 assistiu a uma reabilitao da viso stetsoniana da fala como sucesso de batimentos rtmicos orquestrados por coordenaes preferenciais de movimentos articulatrios que constituem as slabas tpicas de cada lngua. Por exemplo, Stetson havia demonstrado experimentalmente que, ao serem repetidas com acelerao gradativa, slabas inglesas da forma vogal-consoante (por exemplo, ap) do um salto sbito para a forma consoante-vogal (isto , pa) salto no s audvel, mas tambm visvel no oscilograma. Tuller e Kelso (1991) replicaram esse experimento sob condies mais controladas e o assimilaram ao quadro de referncia da Teoria Matemtica dos Sistemas Dinmicos. Nessa perspectiva, os movimentos associados vogal e consoante so concebidos como oscilaes dos articuladores. Assim, na ausncia de perturbao, tais oscilaes podem se sincronizar em anti-fase6 (i.e., ap), mas, sob a presso da acelerao crescente, so prontamente atradas para o estado mais estvel do sistema, que a sincronizao em fase (i.e., pa). O impacto da tecnologia nessa mudana de mentalidade espetacular. O fsico Hermann Haken, na busca de compreender os princpios que regem as trajetrias dos raios laser, foi levado a formul-los em termos de auto-organizao de sistemas de no-equilbrio. Com um grupo interdisciplinar de colaboradores, unificou vrios fenmenos atravs da mesma noo, aplicada depois mudana de fase dos movimentos dos articuladores nos experimentos stetsonianos: o atrator pontual. Trocado em midos: assumindo-se que as relaes de fase entre os elementos de um sistema dinmico definem um espao, um atrator uma regio desse espao de fases para a qual as trajetrias tendem a convergir. digno de nota que a atual releitura de Stetson mobilize um entendimento da complexidade do mundo fsico propiciado pela anlise dos lasers, baseada em conhecimento e tecnologia surgidos aps a sua morte7. O avano conceitual era uma condio necessria, mas no suficiente para o renascimento da concepo dinmica da fala. Outra condio sine qua non foi o salto dado, no final do sculo XX, pelos equipamentos de obteno de sinais fisiolgicos. Hoje as oscilaes dos articuladores podem ser inferidas das suas trajetrias, observveis por

Remate de Males 29(1) jan./jun. 2009

45

cinefluorradiografia, cinemicrorradiografia, magnetometria, ressonncia magntica ou at, em certos casos, ultrassonografia. J possvel, portanto, ao menos em tese, corroborar empiricamente hipteses sobre as relaes de fase entre os articuladores implicadas na pronncia de qualquer lngua. As abordagens dinmicas vm, assim, ganhando fora no apenas na Fontica, mas tambm na Fonologia (TRUBETZKOY, 1981), disciplina irm que surgiu na dcada de 1920 em razo da relao paradoxal entre os movimentos contnuos dos articuladores e a apreenso intuitiva dos seus efeitos como uma cadeia de sons discretos semelhana das letras do alfabeto. A Fonologia Articulatria ou Gestual, de Catherine Browman e Louis Goldstein (1992), que postula o gesto articulatrio como unidade discreta de anlise fnica, e a Psicologia Dinmica da Motricidade, de Scott Kelso (1995), que busca compreender as trajetrias envolvidas na coordenao motora em geral, foram os primeiros modelos a apostar no isomorfismo entre a cognio e a ao que hoje perseguido pela neurocincia de inspirao pragmatista. Para ambas as perspectivas, um plano mental ou inteno uma preparao, mais ou menos abstrata8, de uma ao regida pelos princpios gerais da dinmica. Ressalte-se o carter comportamental e/ou cognitivo e, portanto, no fisicalista, no reducionista das anlises produzidas por esses modelos, em oposio s que se restringem a procurar os correlatos neurais das aes, memrias ou intenes em questo. Deve-se admitir, todavia, que trajetrias de articuladores e/ou membros humanos ou animais so muito mais fceis de observar que outras formas, mais abstratas, de ao intencional possvel. Isso explica em parte a relativa escassez de descries cognitivas propriamente ditas da dinmica da ao internalizada, em contraste com o nmero e popularidade crescentes das descries da dinmica dos seus correlatos neurais. 2.2 O RETORNO ORIGEM DA METFORA DA COMPUTAO NEURAL Embora se dissemine a passos largos na Cincia Cognitiva, a influncia da virada pragmtica ainda est longe de ser hegemnica. Isso se deve a duas razes ao menos. A primeira que essa disseminao depende, em grande parte, do combate que se trava hoje entre a perspectiva j tradicional da gramtica gerativa e outras perspectivas influenciadas por filsofos tais como Austin e Searle, dentre as quais se destaca a Lingustica Cognitiva (Langacker). A segunda que a produo de dados empricos destinados a corroborar as sequelas cientficas do pragmatismo muito heterognea, devido carncia de tcnicas de observao comuns aos vrios nveis de anlise possveis, do micro ao macro. Da resulta, por influncia da ideologia cientificista, um destaque maior para estudos dos vnculos entre inteno e ao originados na Neurocincia. No obstante, tambm do ponto de vista deste ensaio esses estudos so dignos de nota. O simples fato de existirem j um testemunho eloquente do papel da tecnologia em mediar interaes entre metodologias e teorias cientficas. Talvez o tamanho do salto que representam se possa aquilatar pelo exame de pontos significativos ao longo do percurso que os separa da seguinte passagem de William James:
The truth seems to be rather that, although there is a correspondence of certain regions of the brain to certain regions of the body, yet the several parts within each bodily region are represented

46

ALBANO O Tear Encantado, a complexidade, a...


throughout the whole of the corresponding brain-region like pepper and salt sprinkled from the same caster. This, however, does not prevent each part from having its focus at one spot within the brain-region. The various brain-regions merge into each other in the same mixed way. (JAMES, 1950, p. 63)

A metfora do sal com pimenta foi o fecho escolhido por James para a sua longa resenha crtica da frenologia, teoria popular entre os cientistas da poca, que pregava a localizao cerebral estrita das funes mentais. Esse tropo antecipa, em cerca de um sculo, uma noo chave do conexionismo e da Neurocincia atual: a de representao distribuda. Trata-se da alternativa hoje mais aceite noo clssica de representao9 como imagem mental calcada em impresses sensoriais e inscrita em algum lugar do crebro. Entende-se como distribuda uma representao cujo sentido no dado por uma nica unidade portadora de informao e, sim, por um conjunto interligado de unidades que, via aprendizagem10, forma uma sub-rede estvel (i.e., um atrator) na chamada camada escondida i.e., interior, intermediria de uma rede neural recorrente11. Salta aos olhos o carter funcional e abstrato de tal representao. A sua flexibilidade assim explicada e defendida por um eminente conexionista:
There is a second advantage to this approach. Because the abstract representations are formed at the hidden layer, they also tend to be distributed across the high-dimensional (and continuous) space which is described by analog hidden unit activation vectors. This means there is a larger and much finer-grained representational space to work with than is usually possible with localist representations. This space is not infinite, but for practical purposes it may be very, very large. And so this approach may also provide a better response to the third question: how can the apparently open-ended nature of language be accommodated by a fixed-resource system? (ELMAN, 1991, p. 93)

No foi, todavia, de uma s vez que a tecnologia preencheu o lapso entre a metfora de James e as representaes ou, mais precisamente, as ativaes cerebrais distribudas, hoje tornadas visveis por ressonncia magntica funcional. O que era preciso viabilizar era o prprio conceito de distribuio da informao numa rede de neurnios. Ele foi respaldado, primeiro, com neurnios artificiais, criados no para emular o crebro, mas para nele buscar novos princpios capazes de reger a construo de mquinas de aprender. Malgrado as especulaes dos pioneiros da Neurofisiologia influenciados por James ou pelo seu predecessor ingls, o evolucionista Herbert Spencer (1910), a precariedade das tcnicas de observao disponveis adiou por mais de um sculo a corroborao experimental da idia de que redes de conexes cerebrais so capazes de emergir em resposta experincia. Isoladamente, os experimentos da natureza constitudos pelas leses cerebrais, em especial as conducentes a paralisias e afasias, sugerem, ao contrrio, uma localizao das funes motoras e/ou cognitivas que faz lembrar a frenologia. Em vista disso, o pensamento criativo sobre as funes cerebrais recuou estrategicamente dos laboratrios para dar lugar a obras de cunho filosfico sobre a relao corpo-mente. Eis algumas das metforas contidas nesses escritos, que inspiraram geraes inteiras e abriram o caminho para o advento e a expanso do conexionismo no imaginrio cientfico:

Remate de Males 29(1) jan./jun. 2009


The great topmost sheet of the mass, that where hardly a light had twinkled or moved, becomes now a sparkling field of rhythmic flashing points with trains of traveling sparks hurrying hither and thither. The brain is waking and with it the mind is returning. It is as if the Milky Way entered upon some cosmic dance. Swiftly the head mass becomes an enchanted loom where millions of flashing shuttles weave a dissolving pattern, always a meaningful pattern though never an abiding one; a shifting harmony of subpatterns. (SHERRINGTON, 1941, pp. 223-224)

47

O tear encantado de Sir Charles Scott Sherrington, laureado com o Nobel pela descoberta das sinapses, expressa uma viso integradora do sistema nervoso que estava muito frente do seu tempo. Ela foi cultivada e expandida pelo seu discpulo John Eccles, tambm premiado com o Nobel por desbravar o mecanismo de transmisso de impulsos nervosos:
Every perception, thought and memory [] has as its material counterpart some specific spatio-temporal activity in the vast neuronal network of the cerebral cortex and sub-cortical nuclei that is woven of neuronal activities in space and time in the enchanted loom. (ECCLES 1970, pp. 3-4)

Foi nesse clima de busca entusiasmada pelos elos entre mente e crebro que o fisiologista Warren McCulloch e o matemtico Walter Pitts (1943) semearam as bases da computao neural, num memorvel artigo em que atribuem ao sistema nervoso uma capacidade imanente de clculo lgico. Com um modelo rudimentar de neurnio artificial, regido por uma regra de disparo binria (i.e., tudo ou nada), eles demonstraram que uma rede neural equivale a uma mquina de Turing, i.e., capaz de calcular qualquer funo computvel. Isso possvel porque a rede pode simular, atravs de ativao ou inibio das suas conexes, os operadores e, ou e no, pilares da computao convencional. O conexionismo ainda demorou cerca de quatro dcadas para decolar e se estabelecer, mesmo no solo em que primeiro germinou: a Cincia Cognitiva. A importncia dessa rea, surgida sob a inspirao de Turing em meados do sculo XX, est em haver legado ao atual estudo da mente uma das suas mais poderosas ferramentas: a simulao computacional. Na dcada de 1950, a simulao computacional libertou a imaginao dos cientistas por ensejar experimentos em que um algoritmo capaz de resolver um problema cognitivo complexo, ainda que por simplificao, permite iluminar as suas possveis abordagens pela inteligncia humana ou animal. A empresa era pouco vulnervel ao reducionismo: a forma de computao em voga, simblica e seqencial, emulava razoavelmente o funcionamento da mente, embora em nada se assemelhasse arquitetura do crebro. Era, portanto, natural que os membros da primeira gerao de cientistas cognitivos encarassem com desconfiana o formalismo das redes neurais. Depois de acalorados debates em que jovens e brilhantes conexionistas (FODOR e PYLYSHYN, 1988) foram desafiados a fornecer as provas exigidas pelos seus rivais conservadores, ficou claro que at certos problemas antes vistos como intratveis, tais como a estrutura hierrquica e recursiva da sintaxe das lnguas naturais, tinham solues possveis dentro da nova viso.

48

ALBANO O Tear Encantado, a complexidade, a...

Os teares encantados artificiais, livres, por definio, das restries impostas pelos indcios clnicos a favor dos loci cerebrais, foram essenciais para conduzir de volta origem a metfora da computao neural. Hoje se sabe que sub-redes cerebrais aparentemente remotas podem se conectar e cooperar de forma distribuda para servir a uma mesma funo cognitiva, sem, com isso, contrariar os padres especficos das disfunes manifestadas em caso de leso. Por exemplo, a produo e a percepo da fala mobilizam subsistemas corticais comuns, embora uma afasia motora e uma afasia receptiva envolvam prejuzos a regies cerebrais distintas. O princpio que parece governar a interao entre redes naturais de neurnios o mesmo que se presta a gerir a competio e/ou a cooperao entre redes complexas de neurnios artificiais: otimizar a satisfao de restries globais12. Foi, de novo, a operacionalizao de uma idia especulativa pelas Cincias Naturais que propiciou que a interpretao conexionista dos dados de imageamento cerebral de sujeitos saudveis engajados em tarefas cognitivas se reconciliasse com os achados anatmicos e clnicos sobre dficits causados por leses cerebrais. A viso de que os centros cerebrais responsveis por determinadas funes so emergentes na ontognese assim como na filognese encontrou, finalmente, um respaldo slido contra as acusaes de vitalismo com que eram atacados os seus proponentes dos sculos XIX e XX. Trata-se da teoria dos sistemas complexos13, criada a partir da observao de sistemas fsicos e biolgicos nos quais o todo se comporta como mais que uma soma de partes14. Examinemos, a propsito, duas descobertas recentes da Neurocincia que so devedoras do conceito de sinergia ou comportamento emergente, tal como formulado por essa teoria. Ambos os exemplos dizem respeito capacidade humana de linguagem. O primeiro refere-se emergncia da construo de significantes; o segundo, emergncia da construo de significados. Rizzolatti e Arbib (1998) descobriram no crtex pr-motor do macaco uma rea que ativada tanto pela observao como pela execuo de movimentos manuais ou faciais, e interpretaram-na como o elo perdido da capacidade imitativa dos primatas. Visto tratar-se de um homlogo da rea de Broca, fortemente implicada na linguagem humana, oral ou de sinais, eles levantaram a hiptese (ARBIB, 2005) de que as lnguas naturais tenham emergido do espetacular incremento na capacidade de imitar aportado pela evoluo homindea dessa estrutura, a qual, diferentemente da smia, permite a dissociao e recombinao imediata dos gestos imitados.
Imitation is seen as evolving via a so-called simple system such as that found in chimpanzees (which allows imitation of complex object-oriented sequences but only as the result of extensive practice) to a so-called complex system found in humans (which allows rapid imitation even of complex sequences, under appropriate conditions) which supports pantomime. This is hypothesized to provide the substrate for the development of protosign, a combinatorially open repertoire of manual gestures, which then provides the scaffolding for the emergence of protospeech (which thus owes little to non-human vocalizations), with protosign and protospeech then developing in an expanding spiral. It is argued that these stages involve biological evolution of both brain and body. By contrast, it is argued that the progression from protosign and protospeech to languages with full-blown syntax and compositional semantics was a historical phenomenon in the development of Homo sapiens, involving few if any further biological changes. (ARBIB 2005, p. 105)

Remate de Males 29(1) jan./jun. 2009

49

A noo de rede distribuda emergente, subjacente, conforme a citao acima, irrestrita capacidade humana de construir significantes, tem sido tambm convocada para explicar a capacidade humana anloga e igualmente irrestrita de construir significados. Abaixo isso ilustrado com um caso simples: o das palavras referentes a aes motoras.
Taking into account well-known facts about the cortical basis of learning namely that frequently co-activated neurons strengthen their mutual connections it is likely that the cortical systems for language and action develop specific links between each other whenever actions correlate with specific language processes. From this we can predict that whenever language and action information processing correlate with each other in the different cortical areas, distributed functional systems are being established that allow for fast, interactive processing of multimodal information across cortical areas. The existence of distributed interactive systems has been proposed by several researchers who have called them cell assemblies, neuronal ensembles, distributed functional networks, and, if they have specific cognitive functions, neurocognitive networks or cognits. (PULVERMLLER, 2005, p. 577)

O mesmo artigo cita, adiante (p. 581), estudos que detectaram tambm a ativao de centros motores em redes distribudas emergentes envolvidas na produo e compreenso de nomes de ferramentas. Os exemplos examinados no deixam dvida de que o caminho para o estudo interdisciplinar dos vnculos entre ao, linguagem e conhecimento est aberto, embora envolva sistemas de complexidade antes impensvel. Na sua rota de ascenso, os adeptos da virada pragmtica empunham uma arma de grande poder retrico: a metfora corporificada do tear encantado, a tecer finas teias entre o fazer e o dizer. curioso que essa sequela de um ramo do pensamento liberal, o pragmatismo15, tambm se afine com o pensamento marxista e possa, em princpio, respaldar trabalhos inspirados em Mikhail Bakhtin e/ou Lev Vygotsky, que vem a linguagem e a cognio como frutos do dilogo, da interao social e da cooperao entre pares. Isso ilustra, mais uma vez, o papel das figuras de linguagem em inspirar e impulsionar o conhecimento humano. Abre tambm a possibilidade de que ideologias diferentes do pragmatismo se apropriem de algumas dos achados da virada pragmtica. Esta reviso do estado da arte deve ter dado uma idia do tamanho e do peso da contribuio da tecnologia ao estudo interdisciplinar da linguagem. A virada pragmtica no , na verdade, seno uma culminao de um processo de fertilizao cruzada entre idias cientficas e filosficas sobre a linguagem que se acelerou no sculo XX com as sequelas tecnolgicas das vises clssicas da representao e da significao. Focalizemos, agora, alguns momentos representativos desse processo com o intuito de discernir os seus legados que caberia preservar.

50

ALBANO O Tear Encantado, a complexidade, a...

3. A COMPUTAO SIMBLICA COMO MODELO DA LINGUAGEM E DA MENTE NO SCULO XX A primeira gerao de cientistas cognitivos abraou e estendeu, para alm do previsvel, uma famosa proposta do matemtico ingls Alan Turing, precursor das cincias da computao e da cognio. Trata-se de um dispositivo, dotado de memria auxiliar ilimitada, que se move passo a passo de um estado a outro, e capaz de ler mais de uma vez, apagar ou substituir os valores das suas entradas. Conhecida como mquina de Turing, essa engenhoca terica, capaz de calcular qualquer funo computvel, supera as limitaes das mquinas de estado finito (p. 10 abaixo); e constitui a mais simples e precisa definio do que se entende por computao simblica. Durante a sua breve e trgica vida, esse irreverente visionrio semeou idias que revolucionaram as matemticas e o estudo da mente no sculo XX. Eis como o lingista Noam Chomsky, criador da gramtica gerativa, resume a sua influncia:
Turings paper has modest objectives. He dismisses the question of whether machines think as too meaningless to deserve discussion. His imitation game, he suggests, might stimulate inquiry into cognitive function and development of computers and software. His proposals are reminiscent of 17th century tests to investigate other minds, but unlike Turings, these fall within normal science, on Cartesian assumptions that minds have properties distinct from mechanism, assumptions that collapsed with Newtons undermining of the mechanical philosophy, soon leading to the conclusion that thinking is a property of organized matter, on a par with other properties of the natural world. (CHOMSKY, 2007, p. 103)

Chomsky se refere aqui no mquina, mas ao igualmente famoso teste de Turing, tambm conhecido como jogo de imitao (TURING, 1950). Trata-se de um critrio simples e objetivo para discernir a presena de inteligncia: se uma pessoa e uma mquina do respostas indistinguveis a um inquiridor que lhes passa perguntas por escrito, ento possvel dizer que so tambm indistinguveis quanto inteligncia. Chomsky tem razo em apontar que esse teste recoloca a inteligncia e, com ela, a mente nos termos materialistas da cincia ps-newtoniana. Alm do monismo materialista, o argumento de Turing tem uma vantagem no mencionada por Chomsky: possuir um vis anti-reducionista. Dizer que a inteligncia uma forma de computao simblica liberta o seu estudo do da fisiologia do crebro. Talvez o linguista tenha silenciado sobre esse corolrio da premissa de Turing porque o principal responsvel pela sua difuso no foi o matemtico, mas ele prprio, ainda que revelia. A influncia de Turing provavelmente teria ficado restrita ao mbito das matemticas se no tivesse ganhado a Lingustica, de onde se alastrou para as demais reas. A dupla publicao recente do supracitado texto de Chomsky (2004, 2007) pe esse cenrio em perspectiva. A sua primeira apario est numa coletnea cujo foco o comportamento verbal como marca da inteligncia (SHIEBER 2004, pp. 117-222). H, no ttulo da obra, uma aluso explcita famosa crtica de Chomsky (1959) ao livro assim intitulado do psiclogo behaviorista B. F. Skinner (1957). J a reproduo (EPSTEIN, ROBERTS e BEBER, 2007), qual foi, alis, acrescido o resumo citado, aparece num volume dedicado anlise, sob diferentes perspectivas, das premissas subjacentes ao teste de Turing.

Remate de Males 29(1) jan./jun. 2009

51

Essa rediscusso das idias que fundaram a Cincia Cognitiva faz-se hoje a propsito de uma controvrsia gerada no seu interior: a inteligncia ou no simblica? Como no h espao neste ensaio para resenh-la, mantenhamos o foco na relao entre a tecnologia e os conceitos cientficos e destaquemos as contribuies da concepo simblica da mente que merecem ser preservadas, seja qual for o desfecho da contenda. Foi Chomsky quem popularizou as linguagens formais que permitem explicitar propriedades das lnguas naturais que no cabem no esquema estmulo-resposta do behaviorismo e na fisiologia correlata do arco reflexo. A sua demolidora crtica anlise de Skinner do comportamento verbal tinha tambm por alvo as descries estruturalistas da sintaxe e da morfologia das lnguas. Chomsky demonstrou que as relaes entre as unidades lingusticas postuladas por esses modelos so formalizveis pelas gramticas de estado finito ou cadeias de Markov, e que essas so incapazes de dar conta de duas caractersticas inerentes sintaxe de qualquer lngua: a estrutura hierrquica e a recursividade. A primeira, captada pelo formalismo das rvores, carro-chefe da lingustica gerativa, refere-se existncia de unidades de nvel superior, tais como sujeito e predicado, assim como de nvel inferior, tais como as suas partes (e.g., verbo e objeto). A segunda, captada por regras que reescrevem um smbolo de nvel inferior como outro de nvel superior, refere-se ao fato de toda lngua permitir que oraes subordinadas ocorram como partes (p.ex., sujeito) da principal em princpio infinitamente, segundo Chomsky. Essa demonstrao foi decisiva para que Newell e Simon (1976) pudessem levar adiante a analogia de Turing (1950) e caracterizar a inteligncia como um sistema de smbolos fsicos. Chomsky no participa diretamente dos acalorados debates sobre a natureza da computao inteligente porque acredita que a linguagem humana to especfica que constitui um rgo parte na mente. De qualquer maneira, pode-se disputar o acerto, mas no a relevncia, das suas colocaes sobre a computao lingustica. Talvez seja preciso admitir, com Elman (1995), que as lnguas naturais, diferentemente das artificiais, tm uma recursividade vazada, i.e., os membros de um nvel de uma hierarquia sinttica podem manter relaes com os de outros. Ou pode ser preciso procurar na dinmica os fundamentos dos smbolos, seguindo iniciativas tais como a de Raczaszek-Leonardi e Kelso (2007). O que no se pode retroceder ao estruturalismo e ignorar os tipos de complexidade gramatical que a lingustica gerativa tem desvendado nos ltimos 50 anos. Servir de palco revoluo que vem fomentando o estudo galileano da mente no uma vocao estranha Lingustica. O seu advento oficial no sculo XX foi marcado por uma preocupao com o rigor e a simplicidade caracterstica das cincias naturais. Embora pouco tenham se cruzado, a lingustica estruturalista e o positivismo lgico fizeram parte da mesma Weltanschauung moderna em que uma recusa da acumulao arbitrria de dados se alia anlise lgica parcimoniosa. Foram, sem dvida, a contribuio matemtica simblica e esforo paralelo de descrio formal das lnguas do mundo que garantiram aos linguistas o necessrio respeito e trnsito na comunidade cientfica16 para liderarem a resistncia presso pela naturalizao da mente emanada das cincias biolgicas desde o sculo XIX. Cabe a Chomsky o mrito inquestionvel de ter resgatado a Psicologia da ideologia fisicalista baseada no arco reflexo e t-la, assim, libertado da aliana com o macartismo na dcada de 1950. Esse gesto ao mesmo tempo terico e poltico restituiu a todo o

52

ALBANO O Tear Encantado, a complexidade, a...

campo dos estudos humanos empricos o interesse nos fenmenos mentais e a possibilidade de dilogo interdisciplinar. A questo de como preservar e ampliar essa conquista, que interessa s Humanidades assim como s Cincias Humanas, , portanto, a que melhor parece caber no espao restante. 4. A GUISA DE CONCLUSO: CINCIA GALILEANA VS. CINCIAS HUMANAS? A primeira e gloriosa etapa da Cincia Cognitiva aponta com clareza para o carter ideolgico e, portanto, metodologicamente esprio do reducionismo no estudo da mente. Ao abraar a perspectiva galileana da cincia atravs da matemtica simblica, um grande nmero de linguistas, seguidores ou oponentes da gramtica gerativa, renovou e estendeu o exemplo de Chomsky, para dissemin-lo, via cooperao interdisciplinar, por todas as reas dos estudos humanos em que a natureza do emprico o permitisse. Por exemplo, a Lingustica Cognitiva, deslanchada por George Lakoff (1987), um dos primeiros dissidentes do gerativismo, abandona a perspectiva modular da mente e prega que a linguagem natural est no cerne de uma cognio humana que tambm encarnada e situada. Embora se inspire nos filsofos fundadores da Pragmtica, a nova proposta no abre mo da existncia de smbolos nem recusa a metodologia das Cincias Naturais. Pelo contrrio, procura conjugar a especulao sistemtica sobre a linguagem, a ao e a mente com estudos empricos experimentais e/ou simulaes computacionais. O reducionismo to nocivo s Cincias Humanas que semeou uma crena errnea entre os seus crticos humanistas: a de que inerente cincia galileana. Muitos sequer se do conta de que ele distinto dos procedimentos metodolgicos de reduo17 praticados rotineiramente pelos cientistas como meios de lidar com a complexidade. Diferentemente da reduo metodolgica, que no faz juzos de valor e recorre a procedimentos objetivos e explcitos, o reducionismo, negando arbitrariamente a complexidade do comportamento humano e mesmo da sua fisiologia, usurpa das Cincias Humanas a autoridade de ter a ltima palavra sobre os seus objetos. Travestido em apologia da cientificidade, , na verdade, uma faceta da ideologia cientificista propugnada pelas vrias formas, explcitas ou implcitas, do pensamento totalitrio. O cientificismo manipula a idia, pretensamente ingnua, de que o mundo transparente linguagem e aos mtodos consagrados da cincia, a fim de angariar simpatizantes e/ou militantes entre os cientistas. A falta de formao humanstica e a alienao poltica desses os tornam cada vez mais vulnerveis a essa ideologia quando o compromisso com a pesquisa, aliado ao exerccio dirio de critrios rigorosos, deveria faz-los nela reconhecer questes de f alheias cincia. Esse lamentvel fato da histria e da sociologia da cincia (TODOROV, 2003) torna urgente esclarecer que o humanismo no incompatvel com a prtica profissional da atitude galileana mesmo quando ela se exerce sobre objetos que fazem parte do universo humano. A incompatibilidade em questo diz respeito somente ao cientificismo e, a fortiori, ao reducionismo, que, devido ao apelo popular dos avanos da neurocincia, constitui hoje a sua mais prestigiosa arma. Algumas facetas do humano rendem-se de forma no arbitrria a certas moedas de troca da cincia contempornea, em particular s que tratam da complexidade. Uma condio necessria para tanto que o objeto em questo seja compatvel com as

Remate de Males 29(1) jan./jun. 2009

53

redues necessrias para compor um quadro to coerente e til quanto os analogamente construdos em campos onde essa tica padro. Esses sucessos circunscritos no implicam, de maneira alguma, em que qualquer outro fenmeno humano seja passvel do mesmo tratamento. A vocao da pesquisa emprica trabalhar com indcios da natureza dos objetos investigados. Os indcios com que operam os humanistas (GINZBURG, 2007), por mais heterogneos que sejam, costumam render-se a esforos criativos persistentes de interpretao verbal baseada em fontes documentais. Os indcios com que operam os cientistas, colhidos preferencialmente por instrumentao, devem ser expressos em alguma linguagem formal com regras de inferncia automticas que facilitem a reconverso dos resultados para a linguagem natural. Ainda que fosse possvel identificar e traduzir em linguagem cientfica todos os fatores em jogo numa atividade humana complexa, faltaria, no obstante, uma maneira unvoca de garantir-lhes um tratamento formal independente das decises tomadas no ato de traduo (p. ex, a classificao). Em suma, no estudo do humano, s vale a pena jogar o jogo galileano quando a formalizao transparente, se baseia em parmetros intersubjetivos fidedignos, trata-os de forma algortmica e segue regras de inferncia explcitas que levam a concluses de outra forma inalcanveis. Embora no sendo impossvel, a permeabilidade dos fatos humanos a algumas das linguagens da cincia natural rara e no contm qualquer promessa de se expandir com o progresso do conhecimento. A fim de ilustr-la de modo a ensejar a apreciao do seu interesse malgrado os seus limites, examinemos dois casos significativos: um em que uma previso da teoria dos sistemas dinmicos sobre uma unidade lingustica simples, o gesto articulatrio, corroborada experimentalmente; e outro em que a reduo formal utilizada para emular a atividade do crebro, um programa de reconhecimento de padres, no autoriza uma inferncia reducionista sobre uma tarefa de percepo visual, feita a partir de imagens de ressonncia magntica funcional. O primeiro exemplo um estudo da produo de slabas inglesas iniciadas pelos fonemas /p/ e /f/ sob perturbao induzida por uma carga mecnica aplicada mandbula, um dos articuladores envolvidos na tarefa. Os parmetros medidos dizem respeito ao movimento dos demais articuladores e atividade eltrica dos msculos. Os resultados mostram compensaes automticas, antes do tempo mnimo necessrio retroalimentao auditiva, por parte dos lbios superior e inferior, no caso de /p/; e apenas do lbio inferior, no caso de /f/.
These findings are consistent with the construct that groupings of muscles or structures may be temporarily and flexibly marshaled together and constrained as a task-specific, functional unit. Such an organization has been termed a coordinative structure or functional synergy (BERNSTEIN 1967; FOWLER et al. 1980; KELSO et al. 1983). (SHAIMAN e GRACCO, 2002, p. 416)

Isso d evidncia inequvoca a favor da existncia de um plano de ao abstrato, independente de movimentos locais, para a realizao dos gestos articulatrios investigados 18. Conforme apontam os autores, esse plano denomina-se, no estudo da coordenao motora em geral, estrutura coordenativa ou sinergia funcional. A sua

54

ALBANO O Tear Encantado, a complexidade, a...

descrio formal pela teoria dos sistemas dinmicos bem conhecida: trata-se de representar as relaes entre os articuladores num espao de fases e a identificar os atratores associados s diferentes condies de execuo da tarefa. Note-se que as condies experimentais no so arbitrrias, pois simulam perturbaes que podem ocorrer no dia a dia, tais como falar com uma bala na boca, etc. O ganho de abordagens como essa demonstrar rigorosamente que mesmo uma tarefa lingustica simples tem um grau extraordinrio de complexidade, devido flexibilidade da combinatria motora, como apontado em 2.2 . O segundo exemplo um estudo da ativao do crtex visual durante uma tarefa de percepo na qual as bordas de duas grades ortogonais superpostas foram apresentadas em oito orientaes diferentes. Os dados foram colhidos por ressonncia magntica funcional e tratados por algoritmos estatsticos que tiveram sucesso em distinguir todas as combinaes das grades. A partir da os autores concluem que os seus resultados fazem vislumbrar a possibilidade de leitura das representaes visuais, assim como do seu contedo subjetivo, por imageamento cerebral: Our approach provides a framework for the readout of fine-tuned representations in the human brain and their subjective contents. (KAMITANI e TONG, 2005, p. 679) A inferncia incorreta porque as ativaes cerebrais so apenas os correlatos neurais da percepo visual das bordas das grades, e no a sua experincia subjetiva; e porque o termo leitura est associado expresso leitura da mente que costuma, alis, aplicar-se a achados como esse na literatura de divulgao cientfica (V., p. ex., INTAGLIATA 2008). Ora, o projeto da leitura da mente remete necessariamente ao de uma linguagem conceitual universal, que j foi exaustivamente discutido e refutado19 na literatura epistemolgica (WITTGENSTEIN, 1968). , pois, com preocupao que se constata que muitos resultados da Neurocincia atual, inclusive os que integram a virada pragmtica, esto sendo interpretados a partir da ideologia cientificista, to obviamente associada s noes de controle e vigilncia do pensamento totalitarista. O apelo popular dessas afirmaes forte, apesar das advertncias de humanistas e cientistas engajados, como, por exemplo, o fisiologista italiano Vittorio Gallese: A growing sense of discomfort towards a blind faith in folk psychology to characterize social cognition is indeed surfacing within the field of philosophy of mind. (GALLESE, 2007 p. 659) Resta, finalmente, lembrar que, no atual cenrio, as imagens de alta definio do tear encantado tm maior poder de seduo do que os cuidados tericos e metodolgicos com que se tenta abordar a sua complexidade. Isso torna urgente que cientistas humanos e biolgicos cujos objetos possam ser iluminados pela tica galileana sem simplificaes esprias dem as mos aos humanistas e participem ativamente da luta contra os embustes do cientificismo. Que a nossa palavra tenha o dom de convencer novas geraes de cientistas. E que aprendamos a cultivar e aprofundar os laos interdisciplinares to pacientemente tecidos por mestres de tempos em que exercer as Humanidades ao lado das Cincias era possvel e natural.
Notas
1 2

Metfora do crebro cunhada pelo fisiologista ingls Charles Scott Sherrington, citada e comentada em 3.2. A saber: 16 de dezembro de 2008.

Remate de Males 29(1) jan./jun. 2009


3

55

A lista dos proponentes inclui trs laureados do Nobel: dois fisiologistas, Sherrington e o seu discpulo John Eccles, e o fsico Erwin Schrdinger. 4 A fundao dessa corrente de pensamento costuma ser atribuda conjuntamente a James e ao lgico Charles Sanders Pierce. 5 Os aparelhos ento disponveis eram o oscilgrafo e o quimgrafo, que captam oscilaes e as grafam como formas de onda. O primeiro registra as vibraes de um meio e o segundo, o movimento de fios atrelados aos articuladores. 6 Isto , uma trajetria comea quando a outra atinge o mximo. 7 Stetson morreu em 1950. A espectroscopia dos lasers data de 1958. 8 Note-se que as trajetrias envolvidas no precisam ser necessariamente movimentos fsicos. A evoluo temporal de qualquer conjunto de variveis pode ser pensada como um deslocamento em algum espao multidimensional abstrato. 9 Concebida, tradicionalmente, como uma re-apresentao dos objetos da percepo memria. 10 Os algoritmos de aprendizagem conexionistas em geral praticam uma forma de aprendizagem supervisionada que consiste em realimentar a entrada da rede com uma funo de erro atualizada periodicamente. 11 Na camada escondida os pesos das conexes entre os neurnios alteram-se conforme a variao do input e das funes de erro. Uma rede recorrente possui, ainda, outra camada de conexes intermedirias: a de contexto , na qual cpias da camada escondida so armazenadas periodicamente por retroalimentao. Foi demonstrado matematicamente que a estabilizao dessas redes forma atratores previstos pela Teoria dos Sistemas Dinmicos (RODRIGUEZ, 1999). 12 A conectividade recorrente (i.e., reutilizar redes j usadas) e a inibio lateral (i.e., inibir redes contraditrias) so exemplos de restries que devem ser satisfeitas globalmente, i.e., numa proporo que minimize os conflitos com outras restries atuantes na mesma rede. 13 Uma das propriedades gerais desses sistemas que eles possuem um grau de complexidade que varia no tempo entre a ordem e o caos. 14 Exemplos famosos incluem a oscilao conjugada de pndulos, as variaes do clima e o funcionamento de clulas vivas, colnias de insetos, etc. 15 Spencer defendia a lei do mais forte e James, a naturalidade da propriedade privada. 16 O prestgio na comunidade humanstica j havia sido conquistado pelo estruturalismo. 17 Simplificar e excluir premissas, bem como reduzir o nmero de variveis ou de nveis de anlise, so formas metodolgicas e no ontolgicas de reduo. O reducionismo confunde metodologia com ontologia. 18 O /p/ mobiliza os dois lbios, enquanto o /f/ s mobiliza o lbio inferior. 19 Esse erro conceitual no exclui e nada tem a ver com a utilidade do estudo dos correlatos neurais das funes mentais. O conhecimento dessa neurofisiologia pode ajudar a desenvolver prteses robticas, bem como instrumentos de comunicao aumentativa para o tratamento de paralisias.

Referncias ARBIB, M.A. From Monkey-like Action Recognition to Human Language: An Evolutionary Framework for Neurolinguistics, Behavioral and Brain Sciences, 28 (2) pp. 105-124, 2005. AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. The William James Lectures Delivered at Harvard University in 1955. Organizao de J. O. Urmson. Oxford: Clarendon, 1962. BROWMAN, C.; L. Goldstein. Articulatory phonology: an overview. Phonetica, 49: 155-180, 1992. BROWN, T. Making Truth: Metaphor in Science. Champaign: University of Illinois Press, 2003. CHOMSKY, N. 1959. A Review of B. F. Skinners Verbal Behavior. Language, 35(1): 26-58. _______. Turing on the imitation game. In: R. Epstein; G. Roberts; G. Beber, pp. 103-108, 2007.

56

ALBANO O Tear Encantado, a complexidade, a...

DRAPER, M.; P. Ladefoged; D.Witteridge. Respiratory Muscles in Speech. Journal of Speech & Hearing Research, 2: 16. DEWEY, J. 1896. The reflex arc concept in psychology. Psychological Review 3, 1959. ECCLES, J. Facing reality: Philosophical Adventures by a Brain Scientist, Berlin: Springer, 1970. EGGINTON.W.; M. Sandbothe (orgs.) The Pragmatic Turn in Philosophy: Contemporary Engagements Between Analytic and Continental Thought. Nova Iorque: State University of New York Press, 2004. ELMAN, J. L. Distributed representations, simple recurrent networks, and grammatical structure. Machine Learning, 7:195-224, 1991. _______. Language as a dynamical system. In: R.F. Port; T. van Gelder (orgs.) Mind as Motion: Explorations in the Dynamics of Cognition. Cambridge, MA: MIT Press, pp. 195-223, 1995. EPSTEIN, R.; G. Roberts; G. Beber (orgs.) Parsing the Turing Test. Amsterd: Springer, 2007. FODOR, J.A.; Z.W. Pylyshyn. Connectionism and Cognitive Architecture: A Critical Analysis. Cognition, 28: 3-71, 1988. GALAMBOS, R. Robert Galambos. In: Squire, L. R. (org.). The History of Neuroscience in Autobiography, vol. 1.Washington, D.C.: Society for Neuroscience, p. 12, 1996. GALLESE, V. Before and below theory of mind: embodied simulation and the neural correlates of social cognition. Philosophical Transactions Royal Society London B, 362: 659669, doi:10.1098/rstb.2006.2002, published online 13 February 2007/2007. GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. Traduo de Federico Carotti. So Paulo: Cia. das Letras, 2007 [1986]. HAKEN, H. Synergetics, an Introduction: Nonequilibrium Phase-Transitions and Self-Organization in Physics, Chemistry and Biology. Amsterd: Springer, 1977. _______ ,H; J. A. Kelso; H. Bunz. A theoretical model of phase transitions in human hand movements. Biological Cybernetics, 51: 347-356, 1985. HUGUES, T. P. Human-Built World: How to Think about Technology and Culture. Chicago: University of Chicago Press, 2004. INTAGLIATA, L. Neuroscientists Take Important Step toward Mind Reading. Scientific American, maio de 2008. JAMES, W. The Principles of Psychology. Mineola: Dover Publications, 1950, [1890]. KAMITANI, Y.; Tong, F. Decoding the visual and subjective contents of the human brain. Nature Neuroscience, 8, 679-685, 2005. KELSO, J. S. Dynamic Patterns: The Self-Organization of Brain and Behavior. Cambridge, Mass.:MIT Press, 1995. _______.; K. Munhall. R. H. Stetsons Motor Phonetics: A Retrospective Edition. Boston: Little, Brown, 1988. LAKOFF, G. Women, fire and dangerous things. Chicago: University of Chicago Press, 1987. LANGACKER, R. Foundations of Cognitive Grammar, vols. I, II. Stanford: Stanford University Press, 1987, 1991. Mc CULLOCH, W.; W. Pitts. A logical calculus of the ideas immanent in nervous activity. Bulletin of Mathematical Biophysics, 7:115-133, 1943.

Remate de Males 29(1) jan./jun. 2009

57

NEWELL, A.; H. A. Simon. Computer Science as Empirical Inquiry: Symbols and Search. Communications of the ACM, 19(3): 113-126, 1976. PORT, R. F.; T. van Gelder. Mind as Motion: Explorations in the Dynamics of Cognition. Cambridge, MA: MIT Press, 1995. PULKKINEN, J. 2006. Technological metaphors and history of science. In: M. Kokowski (org.) The Global and the Local: The History of Science and the Cultural Integration of Europe. Proceedings of the 2nd ICESHS (Cracow, Poland, September 69, 2006). Livro eletrnico, acessado em 7/12/2008, em: http:// www.2iceshs.cyfronet.pl/proceedings.html RACZASZEK-LEONARDI, J.; J. A. Scott Kelso 2007. Reconciling symbolic and dynamic aspects of language: Toward a dynamic psycholinguistics. New Ideas in Psychology (2007), doi:10.1016/j.newideapsych.2007.07.003 RIZZOLATTI, G; M. Arbib. Language within our grasp. Trends in Neuroscience, 21(5):188-194, 1998. RODRIGUEZ, P. Mathematical Foundations of Recurrent Neural Networks in Language Processing. Tese de doutorado indita. Universidade da California, San Diego, 1999. SEARLE, J. Speech Acts: An Essay in the Philosophy of Language. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1969. SHAIMAN, S.; V. Gracco. Task-specific sensorimotor interactions in speech production. Experimental Brain Research, 146:411418, 2002. SHERRINGTON, C. S. Man on his Nature. Cambridge: Cambridge University Press, 1942. SHIEBER, S. M. (org.) The Turing Test: Verbal Behavior as the Hallmark of Intelligence, Cambridge, MA: MIT Press. SKINNER, B. F. Verbal Behavior. Nova Iorque: Appleton-Century-Crofts, 1957. SPENCER, H. The Principles of Psychology. Nova Iorque: Appleton and Company, 1855 [1910]. STETSON, R. H. Motor Phonetics: A Study of Movements in Action, Amsterd: North Holland, 1951 [1928]. TODOROV, T. Hope and Memory: Lessons from the Twentieth Century. Traduo de David Bellos. Princeton: Princeton University Press, 2003. TICHI, C. Shifting Gears: Technology, Literature, Culture in Modernist America. Londres: The University of North Carolina Press, 1987. TULLER, B.; J. A. S. Kelso. 1991. The Production and Perception of Syllable Structure. Journal of Speech and Hearing Research, 34: 501-508. TRUBETZKOY, N. A Fonologia atual. In: M. Dascal (org.). Fundamentos metodolgicos da Lingstica, vol. II, Fonologia e Sintaxe. Campinas: Editora do Autor, pp. 15-35, 1981 [1933]. TURING, A. M. Computing machinery and intelligence. Mind, 59: 433-460, 1950. _______. Wittgenstein, L. Philosophical Investigations. Oxford: Blackwell, 1968.

Вам также может понравиться