Вы находитесь на странице: 1из 24

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Aula 0 1.1 Comportamento organizacional: motivao e desempenho (Parte 1)

Ol pessoal, tudo certinho? Meu nome Vinicius Ribeiro, sou mineiro de Uberrrlndia (no reparem no sotaque) e com grande prazer que iniciaremos este curso de Noes de Administrao para o concurso de Agente de Polcia Federal. Antes de comearmos, deixo aqui um breve resumo do meu currculo:

Graduado em Administrao na Universidade Federal de Uberlndia; MBA em Comrcio Exterior e Negcios Internacionais na FGV; Atualmente, sou Analista Judicirio (rea administrativa) no CNJ concurso do STF (CESPE); Ex-servidor do FNDE Especialista em Finan. e Exec. de Progr. e Proj. Educacionais; Classificado nos concursos de analista judicirio no STJ (rea administrativa) e no TJDFT (administrador) - CESPE; Aprovao no concurso APO-MPOG (excedente no concurso atual); Recentemente, lecionei, no stio do Ponto dos Concursos, as disciplinas: Administrao Pblica (Resumo) para o concurso do MPU; Gesto e Desenvolvimento Institucional para o concurso da Fiocruz, Planejamento Estratgico para o concurso da ABIN e Gesto Pblica para o concurso do INMETRO;
1

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Atualmente, leciono disciplinas para o concurso da PREVIC, do TRE/ES, do MMA e do STM, tambm por meio do stio do Ponto dos Concursos.

Sobre o curso
O foco deste curso, ministrado em 5 aulas (alm desta Aula 0), capacit-los para resolver a prova de Agente, no que tange a nossa matria: Noes de Administrao. Meu objetivo aqui fazer com que vocs acertem as questes desta disciplina e que isso contribua para a aprovao no concurso. Alm da teoria, comentaremos exerccios da banca CESPE e de outras bancas tambm. Priorizaremos o CESPE devido ao fato de ter sido a banca do ltimo concurso, em 2009. Muitos alunos me questionam sobre a necessidade de leituras complementares. aulas. A minha resposta: depende do nvel e da disponibilidade de cada um. O edital ser todo abordado em nossas

Cronograma
Abaixo, coloco o cronograma do nosso curso. Antes, uma ressalva: as prximas aulas sero estruturadas, preferencialmente, conforme os tpicos abaixo, sempre com nfase nos contedos tidos como mais importantes para o concurso. No andamento do curso, pode haver

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

alterao na ordem proposta, por questes didticas. Porm, todos os itens descritos sero abordados. Aula 0 (28/01): 1.2 Comportamento organizacional: motivao e desempenho. (parte 1) Aula 1 (16/02): 2.1 Oramento pblico; 2.2 Princpios oramentrios. Aula 2 (23/02): 2.5 Receita pblica: categorias, fontes, estgios e dvida ativa; 2.8 Restos a pagar. 2.6 Despesa pblica: categorias, estgios. Aula 3 (02/03): 1.2 Comportamento organizacional: motivao e desempenho. (parte 2); 1.1 Comportamento organizacional: motivao e desempenho. Aula 4 (09/03): 2.7 Suprimento de fundos; 2.9 Despesas de exerccios anteriores; 2.4 SIDOR, SIAFI. Aula 5 (16/03): 2.3 Diretrizes oramentrias; 2.10 Conta nica do Tesouro.

Frum
O frum de dvidas um importante mecanismo de aprendizado. Qualquer questionamento com relao matria pode ser feito por l. medida que as perguntas so postadas, vou respondendo seguindo a ordem de postagem. Normalmente eu respondo s perguntas com 2 dias de diferena. s vezes, pode acontecer de demorar um pouco mais, mas todos os questionamentos sero atendidos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

1.1

Comportamento

organizacional:

motivao

desempenho (Parte 1)
Quando se estuda a motivao, os gestores esto preocupados com os motivos que fazem com que as pessoas se comportem de determinada maneira. Podemos dizer que a motivao uma fora motriz incorporada pelos indivduos, por meio da qual eles tentam alcanar um objetivo especfico, com o intuito de satisfazer uma necessidade ou expectativa. Motivao motivar a ao. Podemos classificar as motivaes da seguinte forma: Motivao extrnseca: diz respeito s recompensas que so tangveis, tais como o pagamento e benefcios adicionais, acomodao ou refeio subsidiada, segurana no trabalho, promoo, contratao de servios, ambiente e condies de trabalho. Motivao intrnseca: relativa s recompensas que so

psicolgicas e aos sentimentos, tais como a satisfao pessoal no trabalho, a oportunidade de ter de enfrentar desafios e de realizar-se, crticas favorveis, reconhecimento e tratamento com considerao e ateno. Vejamos as principais teorias motivacionais.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Hierarquia das Necessidades de Maslow As pessoas sempre desejam mais, e o que querem depende do que j possuem. Assim, as necessidades humanas esto dispostas em nveis. Vejamos a figura.
Necessidades de AutoRealizao: realizao total Necessidades de Estima (Ego): confiana e realizaes, status Necessidades de Afeio: social, sentimento de pertencer a um grupo Necessidades de Segurana: no sujeito a dor, ao perigo e s perdas Necessidades Fisiolgicas: fome, sede, oxignio, dormir, desejo sexual

Segundo a Teoria, medida que um nvel satisfeito (no sendo mais motivador), de passa-se determinado para o nvel de no cima. Entretanto, uma necessidade precisa ser totalmente

satisfeita para que surja outra necessidade.

Modelo do Continuum de Necessidades de Alderfer (teoria ERG) trata-se de uma variao de Maslow, a partir da condensao dos nveis em um continuum, baseado em trs conjuntos bsicos de necessidades:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Existenciais:

dizem

respeito

preservao

da

existncia

humana (sobrevivncia). Incluem necessidades fisiolgicas e de segurana, de natureza material. Semelhana: relaes com o ambiente social. Incluem o afeto ou o fato de pertencer a um grupo, com natureza de segurana ou de estima. Crescimento: referem-se ao desenvolvimento do potencial. Incluem-se o nvel auto-estima e auto-realizao.

Teoria de Dois Fatores de Herzberg h dois conjuntos de fatores que afetam a motivao: teoria dos dois fatores e satisfao com o trabalho, ou a teoria da motivao-higiene. Vejam a figura.

Fatores de Higiene e Manuteno

Salrio, segurana no emprego, condies de trabalho, nvel e qualidade da superviso

Causadores de Insatisfao

Motivao e Satisfao com o Trabalho

Causadores de Satisfao

Sentimento de realizao, reconhecimento, responsabilidade, natureza do trabalho, crescimento e progresso pessoais

Motivadores ou Fatores de Crescimento


6

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Os fatores de higiene (tambm chamados de extrnsecos) so causadores de insatisfao, ou seja, na falta de salrio, por exemplo, ocorre o problema. Por outro lado, a presena desses fatores, por si s, no aumentam a motivao. Os fatores motivacionais (tambm chamados de intrnsecos) so causadores de satisfao, ou seja, o aumento do sentimento de realizao trar mais motivao para o funcionrio.

Teoria da Motivao para Realizao de McClelland Essa teoria baseia-se no conceito de trs grupos de necessidades e de motivos que se desenvolvem socialmente: afiliao, realizao e poder. Todas as pessoas possuem essas necessidades, mas a intensidade de cada grupo varia a cada indivduo. Vejamos cada necessidade: Realizao: cada indivduo tem por prova seus limites, deve fazer um bom trabalho que mensure as realizaes pessoais. As pessoas que possuem muito essa necessidade costumam procurar mudanas na vida, so competitivas, cumprem metas estipuladas. Afiliao: nessa necessidade, h a preocupao de se estabelecer, manter pessoas. Poder: essa necessidade caracterizada pelo forte impulso em exercer autoridade sobre os demais e executar aes poderosas. ou restabelecer relaes emocionais positivas com as

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Teoria X e Y (McGregor) Trata-se de duas teorias opostas. Vejamos: X: baseado em organizaes tradicionais, cujas hipteses indicam o seguinte: As pessoas em geral so preguiosas e no gostam de trabalhar; As pessoas devem ser coagidas, controladas, ameaadas, para que trabalhem; As pessoas no assumem responsabilidades; A motivao s ocorre em nveis fisiolgicos e de segurana.

Costumo falar que essa a teoria do problema. a teoria do Xiiii, l vem problema. Por excluso, a outra a teoria y. Vejamos. Y: abordagens mais recentes em relao natureza humana, cujas hipteses indicam: Para as pessoas, trabalhar to natural quanto se divertir ou descansar; As pessoas so comprometidas com a organizao; Em condies adequadas, o trabalhador pode aprender e aceitar responsabilidades; H capacidade de criatividade; A motivao ocorre nos nveis de entendimento, estima e autorealizao tanto quanto nos nveis fisiolgicos e de segurana. Questes.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Com relao s teorias da motivao e liderana, julgue o item seguinte. 1) (CESPE IBRAM 2009) A teoria desenvolvida por Clayton Aldefer no apresenta hierarquizao das necessidades, mas estabelece que as necessidades fisiolgicas devem ser amplamente satisfeitas. De fato, no h essa hierarquizao. Contudo, Maslow que defende a ampla satisfao de cada necessidade para subir de nvel. Gabarito: E Uma empresa de prestao de servios de limpeza, h 10 anos no mercado, teve suas metas de contratos elevadas em um tero por um novo grupo de dirigentes, sem acrscimo no seu quadro trabalhar de mais pessoal. sob as Inicialmente, mesmas os empregados de trabalho. demonstraram indignao diante da perspectiva de terem de condies Contudo, foram tomadas algumas medidas que provocaram alta motivao na maioria dos funcionrios e permitiram que as metas definidas fossem alcanadas. Com base nessa situao hipottica e luz das teorias motivacionais, julgue o item a seguir, que se refere a medidas que permitem o alcance desses resultados positivos. 2) (CESPE TCU 2008) Conforme a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, por serem as necessidades da base da pirmide de hierarquias as nicas que realmente produzem motivao para o trabalho, as recompensas oferecidas aos empregados devem ter sido de natureza monetria.
9

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

As necessidades da base no so as nicas que produzem motivao para o trabalho, segundo Maslow. Gabarito: E 3) (CESPE TCU 2009) Considerando a teoria dos dois fatores de Hezberg, existem duas formas de motivar os empregados: uma pautada em uma ao mais dura, voltada apenas para aspectos financeiros (fator X), e outra mais participativa, voltada para aspectos de socializao (fator Y). muito comum a mistura da teoria de Herzberg e McGregor. Os fatores higinicos so da teoria x e os motivacionais so da teoria y. Assim, somente os fatores y so motivacionais. Os fatores higinicos geram insatisfao, nas suas ausncias. Gabarito: E 4) (FCC MPE-RS 2008) Segundo a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow INCORRETO dizer: a) Toda pessoa orienta seu comportamento a partir de mais que um nico tipo de motivao. b) Apenas algumas pessoas alcanam a satisfao das

necessidades localizadas no topo da pirmide. c) A satisfao de um nvel inferior de necessidades no obrigatria para que surja imediatamente um nvel mais elevado no comportamento. d) As necessidades fundamentais podem ser expressas por diferentes tipos de comportamento.

10

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

e) Toda necessidade primria no atendida passa a ser considerada uma ameaa psicolgica. Vejamos cada item. a) Ningum tem apenas uma motivao. Normalmente, temos vrios fatores que motivam nossas aes. b) Essa bem tranquila. Sabemos que no so todos que chegam l. Se chegar l , por exemplo, ser delegado de polcia, sabido que no tem vaga para todo mundo. c) Esse o nosso gabarito. O nvel mais elevado s aparece quando o nvel inferior for satisfeito. d) No existe um padro de comportamento. Cada um age de maneira peculiar. e) Se a necessidade fome no for atendida, com certeza haver problemas psicolgicos. Gabarito: C 5) (CESPE BASA 2010) Se o gerente de uma agncia bancria com 35 funcionrios do quadro, 10 terceirizados e 5 estagirios adotar uma postura nica como forma de motivar seus colaboradores, essa conduta estar de acordo com os pressupostos da teoria de Maslow. Pela teoria de Maslow, h uma hierarquia de necessidades, sendo que cada um est em um patamar/momento diferente. Dessa forma, no como adotar uma nica postura para motivar o seu quadro de funcionrios. Gabarito: E

11

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

6) (CESPE FUB 2009) O sistema motivacional da teoria comportamental ganhou expresso a partir dos estudos de Maslow, que afirma que as necessidades humanas esto organizadas e dispostas em nveis, em uma hierarquia de importncia necessidade. Exatamente isso. Maslow separa as necessidades em hierarquia, colocando as nveis diferentes. Gabarito: C 7) (CESPE TRE-AL 2004) Um dos principais problemas das teorias da motivao est no fato de no inclurem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas estima. Elas incluem apenas necessidades fisiolgicas, de segurana, sociais e de autorealizao. As teorias de Maslow e de Alderfer mostram que essa assertiva no verdadeira. Na hierarquia das necessidades, a autorealizao est no topo da pirmide. No modelo do Continuum de Necessidades de Alderfer, a autorealizao encontra-se no conjunto crescimento. Gabarito: E 8) (CESPE CEARPORTOS 2004) A teoria ERG (necessidades existenciais, de relacionamento e de crescimento) de Alderfer busca aperfeioar a teoria das necessidades Maslow e adapt-la das pessoas no trabalho. humanas de para o entendimento das necessidades e de influncia, denominada escala de

12

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

De fato, a teoria ERG representa um aprimoramento da hierarquia das necessidades de Maslow, fazendo uma separao em trs conjuntos: existenciais, semelhana e crescimento. Gabarito: C 9) (CESPE TRE-BA 2010) Com base na teoria de Herzberg, se um servidor pblico estiver insatisfeito com o seu ambiente fsico de trabalho, ento a sua insatisfao afetar decisivamente o seu nvel de motivao. Ambiente de trabalho, segundo a Teoria de Dois Fatores de Herzberg, um fator de higiene e manuteno, sendo um causador de insatisfao. Como fator higinico, o ambiente no interfere na motivao do servidor pblico. Gabarito: E 10) (CESPE BASA 2010) A preocupao do gerente de uma agncia bancria com a salubridade do ambiente de trabalho identifica-se com os aspectos motivacionais propostos na teoria de Herzberg. Novamente, ambiente de trabalho no um aspecto motivacional. um fator higinico gerador de insatisfao caso o ambiente no seja salubre. Gabarito: E 11) (CESPE BASA 2010) A implantao de um novo plano de remunerao que contemple um aumento substancial no
13

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

salrio dos colaboradores de uma organizao vai ao encontro dos fatores extrnsecos propostos na teoria de Herzberg. Fatores extrnsecos so os fatores higinicos. Assim, aumento de salrio vai sim ao encontro desse fatores, segundo a teoria de Herzberg dos Dois Fatores. Ir ao encontro significa concordar. Ir de encontro significa discordar. Gabarito: C 12) (CESPE TCU 2019) Segundo a teoria de Hezberg, pode-se obter o enriquecimento de tarefas na diviso do trabalho mediante o aumento do valor da hora trabalhada. O enriquecimento de tarefas um fator motivacional dos

funcionrios. Entretanto, no so os fatores higinicos (aumento do valor da hora trabalhada) que fazem isso, so os motivacionais. Gabarito: E 13) (CESPE ABIN 2010) Caso sejam aplicados os princpios da teoria de Hezberg na reestruturao dos cargos de um rgo pblico, deve-se observar que o xito na motivao dos servidores depende mais da associao de novas atribuies e responsabilidades aos cargos criados que do aumento da remunerao correspondente a esses cargos. Exatamente isso. Os fatores intrnsecos (motivacionais), segundo a teoria de Herzberg, podem ser: sentimentos de realizao,

14

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

responsabilidades, natureza do trabalho, crescimento e progresso pessoais. Aumento de remunerao um fator higinico causador de

insatisfao. Gabarito: C 14) (CESPE BASA 2009) A adoo de um controle rigoroso por parte de um gerente sobre seus colaboradores, por entender que estes so desmotivados e dependem de uma liderana forte, identifica-se com os pressupostos da teoria X proposta por Douglas McGregor. Quando falar em teoria x e y, temos que lembrar qual a ruim e qual a boa. Teoria xiiii, l vem coisa ruim. O resto sobra pra y. Assim, , de fato, na teoria x que as pessoas so preguiosas, no gostam de trabalhar. Assim, com essa posio, as pessoas devem ser coagidas, controladas, por meio de uma liderana forte. Gabarito: C 15) (CESPE DETRAN-ES 2010) De acordo com o modelo proposto por McClelland acerca do processo de motivao em organizaes pblicas, o impulso de exercer influncia sobre pessoas e situaes caracteriza necessidade de afiliao. Exercer influncia sobre pessoas relaciona-se com a necessidade de poder. A necessidade de afiliao lida com relaes emocionais positivas com as pessoas. Gabarito: E

15

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

16) (CESPE INCA 2010) Considere que um gestor de pesquisas de determinado rgo governamental da rea de sade, em vez de se esforar para solucionar problemas e definir novas metas mais desafiadoras, idealiza ser influente e controlar os outros integrantes da sua unidade. A sua preferncia atuar em situaes competitivas voltadas para o status, e ele se preocupa mais com o prestgio decorrente dos resultados e da influncia sobre de os outros. Com esse base na teoria possui das a necessidades McClelland, indivduo

necessidade de afiliao como a mais preponderante. Ser influente e controlar os demais se relaciona com as necessidades de poder. Gabarito: E 17) (FCC TRT-PA e AP 2010) Indivduos cuja necessidade principal a de buscar a excelncia, de lutar pelo sucesso em suas atividades, e que buscam fazer as coisas melhores e situaes acordo onde com a possam Teoria assumir das a responsabilidade de encontrar solues para os problemas, so considerados, de Necessidades Adquiridas de McClelland, como pessoas cujo motivo ou necessidade bsica a necessidade de a) poder. b) afiliao. c) realizao. d) autoestima.
16

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

e) segurana. Buscar excelncia ou lutar pelo sucesso significa ter necessidade de realizao, de fazer sempre melhor. Gabarito: C 18) (CESPE SAD-PE 2009) O novo diretor de recursos

humanos (RH) de uma secretaria implementou uma srie de novas aes, visando motivar os servidores. Por exemplo, aumentou o salrio dos colaboradores que exercem cargos gerenciais; instituiu rigoroso controle de horrio de entrada e sada dos servidores; e fixou gratificao de desempenho atrelada a metas a serem cumpridas de forma que apenas os que alcanarem plenamente suas metas recebero 100% da gratificao. Com respeito a essa situao hipottica, assinale a opo correta acerca de teorias da motivao. A Pressupondo que o salrio a primeira necessidade a ser considerada para motivar uma pessoa, esse diretor de RH est de acordo com a teoria da hierarquia das necessidades proposta por Maslow. B Partindo do pressuposto de que a fixao de metas visa fomentar a competio como forma de auto-avaliao, esse diretor de RH est de acordo com o que a teoria de David McClelland chama de necessidades de realizao. C Esse diretor de RH est de acordo com a teoria da hierarquia das necessidades proposta por Hezberg, uma vez que ele
17

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

pressupe que salrio o primeiro fator a ser considerado para motivar uma pessoa. D Partindo do pressuposto de que as pessoas devem ser controladas e acompanhadas, pois tendem a ser irresponsveis e desinteressadas, esse diretor de RH est de acordo com a viso da teoria Y proposta por Douglas McGregor. E O diretor de RH est de acordo com a teoria proposta por David McClelland, pois ele parte do pressuposto de que todos os servidores sero motivados pela fixao de gratificao atrelada ao atingimento de metas. Vejamos item por item. a) Na hierarquia das necessidades, esto em primeiro plano, nas necessidades fisiolgicas. b) Esse o nosso gabarito. As metas so necessidades de realizao, conforme McClelland. c) As hierarquias so de Maslow. Para Herzberg, o salrio no motiva as pessoas. d) Teoria Y bom. Teoria Xiiii ruim. e) A teoria de McClelland no diz isso. Pelo contrrio, cada um tem diferentes intensidades de cada tipo de necessidade: poder, realizao e afiliao. Gabarito: B

18

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Bibliografia
Livro/Texto Teoria Geral de Administrao Teoria Geral de Administrao Autor Idalberto Chiavenato Antonio Maximiano

Exerccios Trabalhados
Com relao s teorias da motivao e liderana, julgue o item seguinte. 1) (CESPE IBRAM 2009) A teoria desenvolvida por Clayton Aldefer no apresenta hierarquizao das necessidades, mas estabelece que as necessidades fisiolgicas devem ser amplamente satisfeitas. Uma empresa de prestao de servios de limpeza, h 10 anos no mercado, teve suas metas de contratos elevadas em um tero por um novo grupo de dirigentes, sem acrscimo no seu quadro de pessoal. Inicialmente, os empregados demonstraram indignao diante da perspectiva de terem de trabalhar mais sob as mesmas condies de trabalho. Contudo, foram tomadas algumas medidas que provocaram alta motivao na maioria dos funcionrios e permitiram que as metas definidas fossem alcanadas. Com base nessa situao hipottica e luz das teorias

motivacionais, julgue o item a seguir, que se refere a medidas que permitem o alcance desses resultados positivos. 2) (CESPE de TCU 2008) Conforme as a teoria que da hierarquia das

necessidades de Maslow, por serem as necessidades da base da pirmide hierarquias nicas realmente produzem
19

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

motivao

para

trabalho,

as

recompensas

oferecidas

aos

empregados devem ter sido de natureza monetria. 3) (CESPE TCU 2009) Considerando a teoria dos dois fatores de Hezberg, existem duas formas de motivar os empregados: uma pautada em uma ao mais dura, voltada apenas para aspectos financeiros (fator X), e outra mais participativa, voltada para aspectos de socializao (fator Y). 4) (FCC MPE-RS 2008) Segundo a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow INCORRETO dizer: a) Toda pessoa orienta seu comportamento a partir de mais que um nico tipo de motivao. b) Apenas algumas pessoas alcanam a satisfao das necessidades localizadas no topo da pirmide. c) A satisfao de um nvel inferior de necessidades no obrigatria para que surja imediatamente um nvel mais elevado no comportamento. d) As necessidades fundamentais podem ser expressas por diferentes tipos de comportamento. e) Toda necessidade primria no atendida passa a ser considerada uma ameaa psicolgica. 5) (CESPE BASA 2010) Se o gerente de uma agncia bancria com 35 funcionrios do quadro, 10 terceirizados e 5 estagirios adotar uma postura nica como forma de motivar seus colaboradores, essa conduta estar de acordo com os pressupostos da teoria de Maslow. 6) (CESPE FUB 2009) O sistema motivacional da teoria

comportamental ganhou expresso a partir dos estudos de Maslow,


20

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

que afirma que as necessidades humanas esto organizadas e dispostas em nveis, em uma hierarquia de importncia e de influncia, denominada escala de necessidade. 7) (CESPE TRE-AL 2004) Um dos principais problemas das teorias da motivao est no fato de no inclurem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas estima. Elas incluem apenas necessidades fisiolgicas, de segurana, sociais e de autorealizao. 8) (CESPE CEARPORTOS 2004) A teoria ERG (necessidades

existenciais, de relacionamento e de crescimento) de Alderfer busca aperfeioar a teoria das necessidades humanas de Maslow e adaptla para o entendimento das necessidades das pessoas no trabalho. 9) (CESPE TRE-BA 2010) Com base na teoria de Herzberg, se um servidor pblico estiver insatisfeito com o seu ambiente fsico de trabalho, ento a sua insatisfao afetar decisivamente o seu nvel de motivao. 10) (CESPE BASA 2010) A preocupao do gerente de uma agncia bancria com a salubridade do ambiente de trabalho identifica-se com os aspectos motivacionais propostos na teoria de Herzberg. 11) (CESPE BASA 2010) A implantao de um novo plano de remunerao que contemple um aumento substancial no salrio dos colaboradores de uma organizao vai ao encontro dos fatores extrnsecos propostos na teoria de Herzberg. 12) (CESPE TCU 2019) Segundo a teoria de Hezberg, pode-se obter o enriquecimento de tarefas na diviso do trabalho mediante o aumento do valor da hora trabalhada.
21

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

13) (CESPE ABIN 2010) Caso sejam aplicados os princpios da teoria de Hezberg na reestruturao dos cargos de um rgo pblico, devese observar que o xito na motivao dos servidores depende mais da associao de novas atribuies e responsabilidades aos cargos criados que do aumento da remunerao correspondente a esses cargos. 14) (CESPE BASA 2009) A adoo de um controle rigoroso por parte de um gerente sobre seus colaboradores, por entender que estes so desmotivados e dependem de uma liderana forte, identifica-se com os pressupostos da teoria X proposta por Douglas McGregor. 15) (CESPE DETRAN-ES 2010) De acordo com o modelo proposto por McClelland acerca do processo de motivao em organizaes pblicas, o impulso de exercer influncia sobre pessoas e situaes caracteriza necessidade de afiliao. 16) (CESPE INCA 2010) Considere que um gestor de pesquisas de determinado rgo governamental da rea de sade, em vez de se esforar para solucionar problemas e definir novas metas mais desafiadoras, idealiza ser influente e controlar os outros integrantes da sua unidade. A sua preferncia atuar em situaes competitivas voltadas para o status, e ele se preocupa mais com o prestgio decorrente dos resultados e da influncia sobre os outros. Com base na teoria das necessidades de McClelland, esse indivduo possui a necessidade de afiliao como a mais preponderante. 17) (FCC TRT-PA e AP 2010) Indivduos cuja necessidade principal a de buscar a excelncia, de lutar pelo sucesso em suas atividades, e que buscam fazer as coisas melhores e situaes onde possam assumir a responsabilidade de encontrar solues para os problemas,
22

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

so considerados, de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, como pessoas cujo motivo ou necessidade bsica a necessidade de a) poder. b) afiliao. c) realizao. d) autoestima. e) segurana. 18) (CESPE SAD-PE 2009) O novo diretor de recursos humanos (RH) de uma secretaria implementou uma srie de novas aes, visando motivar os servidores. Por exemplo, aumentou o salrio dos colaboradores que exercem cargos gerenciais; instituiu rigoroso controle de horrio de entrada e sada dos servidores; e fixou gratificao de desempenho atrelada a metas a serem cumpridas de forma que apenas os que alcanarem plenamente suas metas recebero 100% da gratificao. Com respeito a essa situao hipottica, assinale a opo correta acerca de teorias da motivao. A Pressupondo que o salrio a primeira necessidade a ser considerada para motivar uma pessoa, esse diretor de RH est de acordo com a teoria da hierarquia das necessidades proposta por Maslow. B Partindo do pressuposto de que a fixao de metas visa fomentar a competio como forma de auto-avaliao, esse diretor de RH est de
23

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE NOES DE ADMINSITRAO AGENTE DE POLCIA FEDRAL PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

acordo

com

que

teoria

de

David

McClelland

chama de

necessidades de realizao. C Esse diretor de RH est de acordo com a teoria da hierarquia das necessidades proposta por Hezberg, uma vez que ele pressupe que salrio o primeiro fator a ser considerado para motivar uma pessoa. D Partindo do pressuposto de que as pessoas devem ser controladas e acompanhadas, pois tendem a ser irresponsveis e desinteressadas, esse diretor de RH est de acordo com a viso da teoria Y proposta por Douglas McGregor. E O diretor de RH est de acordo com a teoria proposta por David McClelland, pois ele parte do pressuposto de que todos os servidores sero motivados pela fixao de gratificao atrelada ao atingimento de metas.

Gabarito:
1) 7) 13) E E C 2) 8) 14) E C C 3) 9) 15) E E E 4) 10) 16) C E E 5) 11) 17) E C C 6) 12) 18) C E B

Um grande abrao e bons estudos!!!

24

www.pontodosconcursos.com.br

Вам также может понравиться