Вы находитесь на странице: 1из 12

Incas, Maias e Astecas

Nome: Amanda Victoria Decoth Turma: 8 ano Professor(a):Gloria Matria: Espanhol

Incas

Incas, Mais e Astecas. Parte 1

Incas
A civilizao inca foi uma cultura andina pr-colombiana e um Estado-nao, o Imprio Inca(em quchua: Tawantinsuyu) que existiu na Amrica do Sul de cerca de 1200 at a invaso dosconquistadores espanhis e a execuo do imperador Atahualpa em 1533. O imprio inclua regies desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colmbia, todo oPeru e a Bolvia, at o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do imprio era a atual cidade de Cuzco (em quchua, "Umbigo do Mundo"). O imprio abrangia diversas naes e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quchua.

Formas de vida
A organizao social inca era muito hierarquizada. No topo estava o Inca (filho do Sol), que era o imperador; depois a alta aristocracia, qual pertenciam os sacerdotes, burocratas e os curacas (cobradores de impostos, chefes locais, juzes e comandantes militares); camadas mdias, artesos e demais militares; e finalmente camponeses e escravos. Os camponeses eram recrutados para lutar no exrcito, realizar as tarefas da colheita ou trabalhar na construo das cidades, segundo a vontade do Inca. A famlia patriarcal era base da sociedade, mas at os casamentos dependiam da autoridade mxima. O sistema penal era rgido e o sistema poltico extremamente desptico.

Imperadores incas

Inca Ruca - Imperador


.

O primeiro imperador Inca foi Manco Capac, que reinou por volta do ano 1200. Os detalhes de vrios dos primeiros imperadores foram perdidos durante a invaso espanhola. 1200 d.C. ~ Manku Qhapaq ou Manco Capac (1100-?) Sinchi Ruka ou Sinchiroca (Sc. XII)

Lluqi Yupanki ou Lloque Yupanqui (Sc. XIII) Mayta Qhapaq ou Maita Capac (Sc. XIII) Qhapaq Yupanki ou Capac Yupanqui (Sc. XIII) Inca Ruca ou Inca Roca (Sc. XIV) Yawar Waqaq ou Yahuar Huacac (Sc. XIV) Wiraqucha Inka ou Viracocha (Sc. XV) ???? 1438 ~ Inca Urcon 1438 1471 ~ Pachacuti, Pachakutiq Inka Yupanki ou Pachacutic Inca Yupanqui 1471 1493 ~ Tupaq Inka Yupanki ou Topa Inca Yupanqui 1493 1527 ~ Wayna Qhapaq ou Huayna Capac 1527 1532 ~ Waskhar ou Huscar 1532 1533 ~ Ataw Wallpa ou Atahualpa 1533 1535 ~ Topa Huallpa (imperador-fantoche instalado pelos espanhis)

Aps a conquista espanhola


O Imprio Inca foi derrubado por menos de duzentos homens e vinte e sete cavalos mas tambm por milhares de amerndios que se juntaram s tropas espanholas por descontentamento em relao ao tratamento dado pelo Imprio Inca. Francisco Pizarro e os espanhis que o seguiram oprimiram os incas tanto material como culturalmente, no apenas explorando-os pelo sistema de trabalho de "mitas" para extrao da prata Potos, como reprimindo as suas antigas tradies e conhecimentos. No que se refere agricultura, por exemplo, o abandono da avanada tcnica agrcola inca acabou instalando uma persistente era de escassez de alimentos na regio. Uma parte da herana cultural foi mantida, tratando-se das lnguas quchua e aimar, isto porque a Igreja Catlica escolheu estas lnguas nativas como veculo da evangelizao dos incas, da passarem a escrev-las com caracteres latinos e ensin-las como jamais ocorrera no Imprio Inca, fixando-as como as lnguas mais faladas entre as dos amerndios. Mais tarde, a explorao opressiva foi objeto de uma rebelio cujo lder Tupac Amaru considerado o ltimo inca, acabou inspirando o nome do movimento revolucionrio peruano do sculo XX, o MRTA, e o movimento uruguaio dos Tupamaros. A histria de planeamento econmico dos incas e boas doses de maosmo so tambm a inspirao revolucionria do atual movimento Sendero Luminoso no Peru.

Arte Inca
Os incas faziam vrios objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses

e representaes de elementos da natureza. Oartesanato inca tambm foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais. Tambm pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minrios, carvo, etc). Arquitetura Inca Os incas utilizaram a pedra como base das construes. Embora habitassem uma regio montanhosa, onde a dificuldade de construir maior, construram templos, diques, canais de gua, casas, palcios e observatrios astronmicos. Para ligar as construes, fizeram uma rede de estradas de pedra. Mitologia e religio Segunda as lendas incas, o mundo foi criado por Virachocha, o todo poderoso. Os incas eram politestas, pois acreditavam em vrios deuses. Estes deuses incas estavam ligados natureza. Portanto, havia deus do trovo, da chuva, do sol, do vento, etc. Porm, o deus mais poderoso e importante era Inti, o deus Sol. Em homenagem aos deuses, os incas costumam praticar o sacrifcio de animais. Isto era feito tambm para pedir ajuda aos deuses, em momentos de necessidade (seca, guerra, colheita, etc). Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Machu Picchu, o vale sagrado dos incas. Cincia Os incas criaram um objeto chamado quipo, que servia para realizar contagem de objetos, pessoas, impostos e alimentos. O quipo consistia numa srie de barbantes coloridos com ns. Cada cor e cada n tinham significados e valores diferente. Msica Inca Os incas usavam uma espcie de flauta de bambu para tocar msicas. As msicas eram criadas para simples diverso ou em homenagem aos deuses e natureza.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Incas http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=13&ved=0CGIQFjAM&url=http%3A%2F% 2Fwww.brasilescola.com%2Fhistoria-daamerica%2Fincas.htm&ei=lUOjTe3fJM_Atge1t9SMAw&usg=AFQjCNGK10TGZvIN9RhTN7Ubxf FTREvyCQ http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCIQFjAB&url=http%3A%2F%2F www.suapesquisa.com%2Fpesquisa%2Fcultura_inca.htm&ei=4UmjTebrKYy3twfUzumWAw&us g=AFQjCNF1UDNi9lnhyfgptxYaX0PKaFSybA

Maias

Incas, Maias e Astecas. Parte2

Maias
A civilizao maia foi uma cultura mesoamericana pr-colombiana, notvel por sua lngua escrita(nico sistema de escrita do novo mundo pr-colombiano que podia representar completamente oidioma falado no mesmo grau de eficincia que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte,arquitetura, matemtica e sistemas astronmicos. Inicialmente estabelecidas durante o perodo pr-clssico (2000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o perodo clssico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o perodo ps-clssico, at a chegada dos espanhis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinmicas sociedades do mundo.
[1]

A civilizao maia divide muitas caractersticas com outras civilizaes da Mesoamrica, devido ao alto grau de interao e difuso cultural que caracteriza a regio. Avanos como a escrita, epigrafia e o calendrio no se originaram com os maias; no entanto, sua civilizao se desenvolveu plenamente. A influncia dos maias pode ser detectada em pases como Honduras, Guatemala, El Salvador e na regio central do Mxico, a mais de 1000 km da rea maia. Muitas influncias externas so encontrados na arte e arquitetura Maia, o que acredita-se ser resultado do intercmbio comercial e cultural, em vez de conquista externa direta. Os povos maias nunca desapareceram, nem na poca do declnio no perodo clssico, nem com a chegada dos conquistadores espanhis e a subseqente colonizao espanhola das Amricas. Hoje, os maias e seus descendentes formam populaes considerveis em toda a rea antiga maia e mantm um conjunto distinto de tradies e crenas que so o resultado da fuso das ideologias pr-colombianas e ps-conquista (e estruturado pela aprovao quase total do catolicismo romano). Muitas lnguas maias continuam a ser faladas como lnguas primrias ainda hoje; o Rabinal Ach, uma obra literria na lngua achi, declarada uma obraprima do Patrimnio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005.

Decadncia
Nos sculos VIII e IX a cultura maia clssica entrou em decadncia, abandonando a maioria das grandes cidades e as terras baixas centrais. A guerra, doenas, inundaes e longas secas, ou ainda a combinao destes fatores so freqentemente sugeridos como os motivos da decadncia. Existem evidncias de uma era final em que a violncia se expandia: cidades amplas e abertas foram ento fortemente guarnecidas por muradas, s vezes visivelmente construdas s pressas. Teoriza-se tambm com revoltas sociais em que classes campesinas acabaram se revoltando contra a elite urbana nas terras baixas centrais.

Os estados maias ps-clssicos tambm continuaram prosperando nos altiplanos do sul. Um dos reinos maias desta rea, Quich, o responsvel pelo mais amplo e famoso trabalho de historiografia e mitologia maias, o "Popol Vuh".

A conquista pelo imprio espanhol


Os territrios maias foram absorvidos durante o processo de expanso do imprio asteca por volta do sculo XV. Por fim, no ano de 1519, Hernn Cortez inicia a conquista do territrio asteca, incluindo as regies anteriormente pertencentes aos maias. Algumas cidades ofereceram uma grande e feroz resistncia; a ltima cidade estado no foi subjugada pelos espanhis seno em 1697. Organizao e sociedade Nunca chegaram a formar um imprio unificado, fato que favoreceu a invaso e domnio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o ncleo de decises e prticas polticas e religiosas da civilizao e eram governadas por um estado teocrtico.O imprio maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (famlia real), sacerdotes (responsveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do imprio (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, arteso e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos. Economia e agricultura A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijo e tubrculos. Suas tcnicas de irrigao do solo eram muito avanadas para a poca. Praticavam o comrcio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do imprio. Ergueram pirmides, templos e palcios, demonstrando um grande avano arquitetnico. O artesanato tambm se destacou: fiao de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas. Religio A religio deste povo era politesta, pois acreditavam em vrios deuses ligados natureza. Elaboraram um eficiente e complexo calendrio que estabelecia com exatido os 365 dias do ano. Escrita Assim como os egpcios, usaram uma escrita baseada em smbolos e desenhos (hierglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes. Matemtica maia Desenvolveram muito a matemtica, com destaque para a inveno das casas decimais e o valor zero.

Bibliografia: http://www.suapesquisa.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maias

Astecas

Incas, Maias e Astecas. Parte3

Astecas
Os astecas (1325 at 1521; a forma azteca tambm usada) foram uma civilizaomesoamericana, pr-colombiana, que floresceu principalmente entre os sculos XIV eXVI, no territrio correspondente ao atual Mxico. Na sucesso de povos mesoamericanos que deram origem a essa civilizao destacam-se os toltecas, por suas conquistas civilizatrias, florescendo entre o sculo X e o sculo XII seguidos pelos chichimecas imediatamente anteriores e praticamente fundadores do Imprio Asteca com a queda do Imprio Tolteca. Os astecas foram derrotados e sua civilizao destruda pelos conquistadores espanhis, comandados porFernando Cortez. O idioma asteca era o nuatle (nahuatl)

A Sociedade

Imagem totem de um guerreiro guia, que junto com o guerreiro-jaguar, compuseram primordialmente as elites de guerra do antigoimprio asteca.

A sociedade asteca era rigidamente dividida. O grupo social dos pipiltin (nobreza) era formada pela famlia real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros como os Jaguares e as guias echefes dos calpulli. Podiam participar tambm alguns plebeus (macehualtin) que tivessem realizado algum ato extraordinrio. Tomar chocolate quente (xocoatl) era um privilgio da nobreza. O resto da populao era constituda de lavradores e artesos. Havia, tambm, escravos(tlacotin). Havia, na ordem, comeando do plano mais baixo: Escravos

maceualli ou calpulli (membro do cl) artesos e comerciantes pochtecas (grandes comerciantes) sacerdotes, dignitrios civis e militares.

O imperador
Os imperadores astecas em lngua Nahuatl eram chamados Hueyi Tlatoani ("O Grande Orador"), termo tambm usado para designar os governantes das altepetl (cidades). Os imperadores astecas foram os maiores responsveis tanto pelo crescimento do imprio, como para a decadncia do mesmo. Ahuizotl, por exemplo, foi ao mesmo tempo o imperador mais cruel e o responsvel pela maior expanso do imprio. J Montezuma II (ou Moctezuma II), tendo sido um imperador justo e pacifico, foi tambm fraco em suas decises, permitindo que os espanhis entrassem em seus domnios, mesmo aps a circulao de histrias de que estes teriam massacrado tribos, abalando fatalmente a solidez de seu imprio, e finalmente degenerando na sua extino. A sucesso dos imperadores astecas no era hereditria de pai para filho, sendo estes eleitos por um consenso entre os membros danobreza.

Moctezuma II.

Imperadores
Acamapichitli (13761395) Huitzilhuitl (13951417) Chimalpopoca (14171427) Itzcatl (1427-1440)

Montezuma I (1440-1469) Axayacatl (1469-1481) Tzoc (1481-1486) Ahuizotl (1486-1502) Montezuma II (1502-1520) Cuitlhuac (1520) Cuauhtmoc (1520-1521)

Montezuma Durante o governo do imperador Montezuma II (incio do sculo XVI), o imprio asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O imprio comeou a ser destrudo em 1519 com as invases espanholas. Os espanhis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilizao. No satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da regio. Agricultura Os astecas desenvolveram muito as tcnicas agrcolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. Artes, religio e arte asteca O artesanato a era riqussimo, destacando-se a confeco de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religio era politesta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovo, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e smbolos. O calendrio maia foi utilizado com modificaes pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemticos e de astronomia. Na arquitetura, construram enormes pirmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifcios humanos. Estes, eram realizados em datas especficas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifcios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.

Bibliografia: http://www.suapesquisa.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Astecas

Вам также может понравиться