Вы находитесь на странице: 1из 9

1.

Historia A sociedade em comandita simples Tipo societrio de aplicao rara na atualidade, mas que teve grandes avanos na historia da economia mundial. A varias divergncias doutrinaria sobre a origem da comandita simples, mas a maior parte dos doutrinadores caracteriza sua origem atravs do contrato de commenda (termo derivado do italiano accomendita), que significa depsito ou guarda. Utilizado principalmente, nas expedies martimas dos sculos X e XI, mediante o qual os capitalistas (comanditrio) emprestavam dinheiro ou fornecia mercadoria aos mercadores ou capito (comanditado), para fazer negcios fazendo frutificar o capital e dividindo os lucros entre ambos, em caso de perda o comanditrio perderia somente o que investiu e do comanditado responderia com todos os seus bens. Inicialmente o que parecia um simples contrato, se tornou um dos mais importantes tipos societrios comercial. Recepcionada pelas ordenaes dos estados modernos e, em seguida, no cdigo comercial francs de 1807 de onde chegou at o Brasil pelo cdigo comercial de 1850 com poucas alteraes , trazendo a sociedade em comandita nos art. 311 e 314. Mas com a criao da sociedade em comandita por aes, a sociedade comandita passou a ser chamada de sociedade em comandita simples. Mais tarde o novo Cdigo Civil de 2002, revogou a primeira parte do Cdigo Comercial e trouxe em uma nova redao a sociedade em comandita simples (arts. 1.045 a 1.051 CC). Cdigo Comercial Da Sociedade em Comandita Art. 311 - Quando duas ou mais pessoas, sendo ao menos uma comerciante, se associam para fim comercial, obrigando-se uns como scios solidariamente responsveis, e sendo outros simples prestadores de capitais, com a condio de no serem obrigados alm dos fundos que forem declarados no contrato, esta associao tem a natureza de sociedade em comandita.

Se houver mais de um scio solidariamente responsvel, ou sejam muitos os encarregados da gerncia ou um s, a sociedade ser ao mesmo tempo em nome coletivo para estes, e em comandita para os scios prestadores de capitais. Art. 312 - Na sociedade em comandita no necessrio que se inscreva no Registro do Comrcio o nome do scio comanditrio, mas requer-se essencialmente que se declare no mesmo Registro a quantia certa do total dos fundos postos em comandita. Art. 313 - Na mesma sociedade os scios comanditrios no so obrigados alm dos fundos com que entram ou se obrigam a entrar na sociedade, nem a repor, salvo nos casos do artigo n. 828, os lucros que houverem recebido; mas os scios responsveis respondem solidariamente pelas obrigaes sociais, pela mesma forma que os scios das sociedades coletivas (artigo n. 316). Art. 314 - Os scios comanditrios no podem praticar ato algum de gesto, nem ser empregados nos negcios da sociedade, ainda mesmo que seja como procuradores, nem fazer parte da firma social; pena de ficarem solidariamente responsveis como os outros scios; no se compreende, porm, nesta proibio a faculdade de tomar parte nas deliberaes da sociedade, nem o direito de fiscalizar as suas operaes e estado (artigo n. 290).

Cdigo Civil de 2002 CAPTULO III Da Sociedade em Comandita Simples Art. 1.045. Na sociedade em comandita simples tomam parte scios de duas categorias: os comanditados, pessoas fsicas, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios, obrigados somente pelo valor de sua quota.

Pargrafo nico. O contrato deve discriminar os comanditados e os comanditrios. Art. 1.046. Aplicam-se sociedade em comandita simples as normas da sociedade em nome coletivo, no que forem compatveis com as deste Captulo. Pargrafo nico. Aos comanditados cabem os mesmos direitos e obrigaes dos scios da sociedade em nome coletivo. Art. 1.047. Sem prejuzo da faculdade de participar das deliberaes da sociedade e de lhe fiscalizar as operaes, no pode o comanditrio praticar qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidades de scio comanditado. Pargrafo nico. Pode o comanditrio ser constitudo procurador da sociedade, para negcio determinado e com poderes especiais. Art. 1.048. Somente aps averbada a modificao do contrato, produz efeito, quanto a terceiros, a diminuio da quota do comanditrio, em conseqncia de ter sido reduzido o capital social, sempre sem prejuzo dos credores preexistentes. Art. 1.049. O scio comanditrio no obrigado reposio de lucros recebidos de boa-f e de acordo com o balano. Pargrafo nico. Diminudo o capital social por perdas supervenientes, no pode o comanditrio receber quaisquer lucros, antes de reintegrado aquele. Art. 1.050. No caso de morte de scio comanditrio, a sociedade, salvo disposio do contrato, continuar com os seus sucessores, que designaro quem os represente. Art. 1.051. Dissolve-se de pleno direito a sociedade: I - por qualquer das causas previstas no art. 1.044;

II - quando por mais de cento e oitenta dias perdurar a falta de uma das categorias de scio. Pargrafo nico. Na falta de scio comanditado, os comanditrios nomearo administrador provisrio para praticar, durante o perodo referido no inciso II e sem assumir a condio de scio, os atos de administrao.

2. Conceito e Classificao

2.1 Art. 1.045. Na sociedade em comandita simples tomam parte scios de duas categorias: os comanditados, pessoas fsicas, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios, obrigados somente pelo valor de sua quota. Pargrafo nico. O contrato deve discriminar os comanditados e os comanditrios. As sociedades em comanditas simples so aquelas onde existem dois tipos de scios, com responsabilidade diversa, os comanditados (Investidores, administradores e negociantes) e os comanditrios (Investidores). Os comanditados so pessoas fsicas responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Cabendo tambm somente aos scios comanditados a administrao da sociedade. A determinao do legislador para que os comanditados devam ser pessoa fsica, e porque a pessoa jurdica no pode ter responsabilidade ilimitada; ela no tem patrimnio pessoal.

Na responsabilidade solidria as dividas e obrigaes contradas pela sociedade ficam divididas entre todos os scios comanditados. Havendo apenas um scio comanditado, ele responde pessoal e ilimitadamente pelas obrigaes que assumir em nome da sociedade. Se for dois ou mais scios comanditados, nasce entre eles responsabilidade solidria e ilimitada pelo cumprimento da obrigao social como se eles fossem scios de uma sociedade em nome coletivo, podendo o credor dirigir a execuo contra um ou todos os scios comanditado, havendo a execuo contra um s scio este pagara a divida, mas ter direito de acionar os demais scios a restituir o que foi paga alm da sua obrigao. Scios que seja admitido na sociedade quando a divida j tenha sido formada judicial ou extra judicialmente, Ter que pagar, mas ter direito de regresso pela totalidade do que pagou sobre os demais, acionando tambm aqueles que tm responsabilidade anterior. O Scio comanditrio so obrigados somente pelo valor de sua quota. Podem ser tanto pessoa fsica como pessoa jurdica ficando assim proibidos legalmente de administrar ou de participar de qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficarem sujeitos s responsabilidades dos scios comanditados. Tem responsabilidade limitada, ou seja, s responde com o que foi investido. Mas se sua quota no estiver integralizada a responsabilidade do comanditrio restringe-se diferena necessria para essa integralizao. Se integralizada, no tem ele mais nenhuma

responsabilidade, seja para com a sociedade, seja para com terceiros. A sociedade em comandita simples tem natureza contratual ou de pessoas, ocasio em que se forma por razo das pessoas dos scios pela responsabilidade ilimitada que alguns assumem, natureza mista, tendo dois tipos de scios de responsabilidade limitada e ilimitada. Tem o seu capital dividido em quotas. Os comanditrios e comandito sero quotistas, se no forem cotistas poder ser declarado no scio. No se tem parmetro lega para a diviso das quotas entre as duas categorias podendo os comanditrios ter 90% ou 10% deste capital social. No pargrafo nico do art. 1.045 do CC. O contrato deve discriminar os comanditados e os comanditrios, que deve estar de forma clara, sob pena de

os comanditrios serem responsabilizados como se fosse comanditados. Para compor o nome empresarial, deve ser atravs de firma na qual conste o nome civil dos scios comanditados. A presena na razo social do nome de qualquer scio comanditrio implica na sua responsabilizao solidaria e ilimitada na sociedade a expresso e companhia (& Cia.) so obrigatrias, j que h outros scios. 2.2 Art. 1.046. Aplicam-se sociedade em comandita simples as normas da sociedade em nome coletivo, no que forem compatveis com as deste Captulo. Pargrafo nico. Aos comanditados cabem os mesmos direitos e obrigaes dos scios da sociedade em nome coletivo. A aplicao subsidiria da sociedade em nome coletivo( art.1.039 a 1.044) na sociedade simples trouxe grandes confuses principalmente na redao do cdigo comercial francs. A comandita simples uma s em seu conjunto, ela no se constitui por si s uma sociedade em nome coletivo, nem e dividida em duas sociedades diferentes, a lei quer dizer que os scios responsveis solidrios e ilimitados que em seu pargrafo nico foi completado, dizendo que os comanditado, tm os mesmos direitos e obrigaes dos scios na sociedade em nome coletivo. So sociedades distintas, tendo cada uma suas prprias caractersticas econmicas e jurdicas. Tambm so aplicadas as normas subsidirias da sociedade simples.

Bibliografia

Goncalves neto, Alfredo de Assis. Direito de empresa: comentrios dos artigos 966 a 1195 do cdigo civil so Paulo. Editora revista dos tribunais 2007 Mamede, Gladston. Diretio empresarial brasileiro: direito societrio: sociedades simples e empresria, volume 2/Gladston Mamede. 5 So Paulo: Atlas, 2011. Bulgarelli, waldrio. Sociedades comerciais sociedades civis e sociedades coorporativas; empresas e estabelecimento, comercial estudo das sociedades comerciais e seus tipos, conceitos modernos de empresa e estabelecimento, subsdios para o estudo do direito empresarial, abordagem s sociedades civis e coorporativas 10 ed. so Paulo atlas 2001 Coelho, Fbio Ulhoa. Curso de direito comercial, volume 2: direito de empresa 11 ed. Saraiva, so Paulo 2008

CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES O presente contrato est de acordo com o Cdigo Civil de 2002. .............(NOME DO COMODITADO) nacionalidade, .....................naturalidade, ................estado civil (se casado indicar o regime de bens), ......................data de nascimento (se solteiro), ................profisso, ..................n. do CPF/MF, ...........................identidade (carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de identidade profissional, Carteira de Trabalho e Previdncia Social, carteira nacional de habilitao, indicando o seu nmero, rgo expedidor e Unidade Federativa onde foi emitida) residente e domiciliado na ...............................(endereo completo: tipo e nome do logradouro, nmero, complemento bairro/distrito, municpio, Unidade Federativa e CEP) e ............(NOME DO COMANDITRIO), nacionalidade, .....................naturalidade, ................estado civil (se casado indicar o regime de bens), ......................data de nascimento (se solteiro), ................profisso, ..................n. do CPF, ...........................identidade (carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de identidade profissional, Carteira de Trabalho e Previdncia Social, carteira nacional de habilitao, indicando o seu nmero, rgo expedidor e Unidade Federativa onde foi emitida) residente e domiciliado na ...............................(endereo completo: tipo e nome do logradouro, nmero, complemento bairro/distrito, municpio, Unidade Federativa e CEP), constituem uma sociedade limitada mediante as seguintes clusulas:

CLAUSULA PRIMEIRA: Esta sociedade ter, razo social em torno da ...... ( NOME DA EMPRESA), a qual possui sede de seu estabelecimento comercial na Rua ... na Cidade de .... no Estado de ..... CLAUSULA SEGUNDA: Ser, integralizado o capital social da empresa num valor de R$ ..... onde o scio ..... (NOME DO SCIO I ) entrar com a quantia de R$ ..... e, j, o scio ..... ( NOME DO SCIO II ) participar com a quantia de R$ ......( art. 1.045 CC/02) Art. 1045. Na sociedade em comandita simples tomam parte scio de duas categorias: os comanditados, pessoas fasca, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios, obrigados somente pelo valor de sua cota. Pargrafo nico: O contrato deve discriminar os comanditados e os comanditrios. CLUSULA TERCEIRA: Este contrato ter objetivo, de suas atividades, na..... ( DEFINIR O OBJETO DA ATIVIDADE). CLUSULA QUARTA: O scio... (NOME DO CCIO I ) ser o scio solidrio e, o scio..... ( NOME DO SCIO II ) ser o comanditrio. CLUSULA QUINTA: O scio comanditrio se obriga pela importncia de sua quota. CLUSULA SEXTA: ter como prazo de durao o presente contrato de ..... anos, o que darse-, Incio do mesmo, a partir da data de assinatura do contrato. CLUSULA STIMA: Os scios comanditrios no so obrigados a reposio de lucros recebidos de boa- f e de acordo com o balano, e quando diminudo o capital social por perdas superveniente, no pode o comanditrio receber quaisquer lucros, antes de reintegrado aquele. (art. 1.049, pargrafo nico do CC).

CLUSULA OITAVA: J o scio solidrio ter direito a uma retirada a titulo de pr-labore, que ser fixada anualmente, e dentro dos limites do Imposto de Renda.

CLUSULA NONA: O comanditrio no poder praticar qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito as responsabilidades de scio comanditado, (art. 1.047 CC), porm, quando a este for atribulado poderes para exercer negociao determinado, dever constar em sua procurao poderes especiais. (art. 1.047, pargrafo nico, CC). CLUSULA DCIMA: No caso de morte do scio comanditrio, a sociedade, salvo disposio do contrato, continuar com os seus sucessores, que designaro quem os represente. (art. 1.050 do CC). CLUSULA DCIMA PRIMEIRA: Para dirimir quaisquer controvrsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de........... Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com duas (duas) testemunhas.

LOCAL E DATA. (Nome e assinatura do Comanditado I) (Nome e assinatura do Comanditrio II) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 1). (Nome, RG e assinatura da Testemunha 2).

Вам также может понравиться