Вы находитесь на странице: 1из 3

Certificao ANBID - CPA 10 Reviso Mdulo I Sistema Financeiro Nacional

1.

Sistema Financeiro Nacional

Qualquer fato econmico, seja ele de transformao, circulao ou consumo, suficiente para movimentao do mercado financeiro. Por isso, fundamental a estabilidade do sistema que interliga essas operaes para segurana das relaes entre os agentes econmicos. Intermediao financeira o processo pelo qual tomadores e doadores de recursos encontram-se em um ambiente organizado, fiscalizado e controlado por vrios rgos. A funo dos intermedirios financeiros propiciar condies satisfatrias para a manuteno de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores.

2.

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

2.1 rgos de Regulao, Fiscalizao, Controle e Auto-Regulao


2.1.1 Conselho Monetrio Nacional - CMN rgo deliberativo mximo do Sistema Financeiro Nacional institudo como rgo colegiado integrante do Ministrio da Fazenda. Ao CMN compete: Estabelecer as diretrizes gerais das polticas monetria, cambial e creditcia. Por exemplo, competncia do CMN, definir a meta de inflao no Pas e disciplinar todos os tipos de crdito. Regular as condies de constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras. Estabelecer medidas de preveno ou correo de desequilbrios econmicos. 2.1.2 Banco Central do Brasil - BACEN uma autarquia federal, tambm subordinada ao Ministrio da Fazenda, Desempenha uma funo executiva, sendo suas principais atribuies: Autorizar o funcionamento e fiscalizar as instituies financeiras Emitir moeda Controlar crdito e capitais estrangeiros Executar a Poltica Monetria e Cambial 2.1.3 Comisso de Valores Mobilirios - CVM Encarregada de disciplinar a emisso, distribuio e negociao dos valores mobilirios, bem como a organizao, o funcionamento e as operaes das bolsas de valores. Vinculada ao Ministrio da Fazenda. Suas principais atribuies: Promover medidas incentivadoras formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios. Estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituies operadoras. Proteger os interesses dos investidores de mercado. Regular e fiscalizar qualquer tipo de Fundo de Investimento. O que so Valores Mobilirios? Representa um investimento, com o intuito de lucro, ofertado ao pblico e sobre o qual este no possui controle direto. A lista de valores mobilirios grande, mas os que fazem parte do programa do programa da certificao so: Aes Debntures Notas Promissrias (commercial papers) Swaps (e outros derivativos) Cotas de Fundos de Investimento

Certificao ANBID CPA10 Copyright BankRisk Editora

2.1.4 ANBID Associao Nacional de Bancos de Investimento Entidade de representao do segmento das instituies financeiras que operam no mercado de capitais. Dentre outras, as principais atribuies da ANBID, objeto de estudo neste curso so: Auto-regulao da indstria de Fundos de Investimento; Auto-regulao do Programa de Certificao Continuada; Auto-Regulao das Ofertas Pblicas de Ttulos e Valores Mobilirios (que no ser abordado com detalhes nesta certificao).

3.

Principais Intermedirios Financeiros

3.1 Banco Mltiplo A instituio deve ter, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, a comercial ou de investimento. 3.2 Banco Comercial Destaca-se das demais instituies por ser a nica autorizada a manter depsitos vista, de livre movimentao, em conta corrente. Tambm capta depsitos a prazo mediante emisso de CDB, por exemplo. 3.3 Banco de Investimento No podem captar recursos na forma de depsito vista em contas correntes. A captao de recursos feita principalmente atravs da emisso de CDB e RDB.

4.

Outros intermedirios ou auxiliares financeiros

4.1 Sociedade Corretora de Ttulos e Valores Mobilirios Principais atribuies: Operar nas bolsas de mercadorias e de valores, por conta prpria ou de terceiros; Promover ou participar do lanamento pblico de aes; Administrar e custodiar carteiras de ttulos e valores mobilirios; Administrar e organizar fundos e clubes de investimento; Intermediar operaes de cmbio e derivativos 4.2 Sociedade Distribuidora de Ttulos e Valores Mobilirios As Distribuidoras tm basicamente as mesmas atribuies das Sociedades Corretoras, com uma exceo de no ter acesso aos recintos das bolsas de valores e de mercadorias, onde so executadas as ordens de compra e venda. 4.3 Bolsa de Valores de So Paulo Bovespa Local onde so realizadas a compra e venda de aes. uma entidade auto-reguladora que opera sob a superviso da CVM Comisso de Valores Mobilirios. 4.4 BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros rgo onde so realizadas a compra e venda de contratos futuros como boi, ouro, soja, caf cuja liquidao pode ser fsica ou financeira. Tambm so negociados contratos de taxa de juros, moedas e ndice de aes.

Certificao ANBID CPA10 Copyright BankRisk Editora

5.

Sistemas de Liquidao e Custdia

5.1 Sistema Especial de Liquidao e Custdia - SELIC O objetivo deste sistema controlar e liquidar financeiramente as operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais e manter sua custdia fsica e escritural. o depositrio central dos ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional, dentre eles as LFT, LTN, NTN-B, C, D e NTN-F. 5.2 Central de Liquidao e Custdia de Ttulos - CETIP Dentre os diversos tipos de ativos que custodia citamos os que fazem parte do programa da CPA10: CDB CDI LH Debnture Nota Promissria (Commercial Paper) Swap 5.3 Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia - CBLC Embora custodie tambm outros ativos, a CBLC mais conhecida por custodiar as aes negociadas na Bovespa, sendo a nica Depositria Central de Ativos para este mercado. tambm a nica Contraparte Central, ou seja, quem faz a liquidao fsica e financeira das operaes com aes. 5.4 Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e sistemas operacionais integrados usados para transferir recursos do pagador para o recebedor e, com isso, encerrar uma obrigao. O objetivo do SPB a reduo do risco sistmico, criando mecanismos de transferncias de recursos on-line e desestimulando o uso de instrumentos sujeitos a compensao, como cheques e DOC.

6.

Conta Corrente de Investimento - CCI

6.1 Conceito e Finalidade


Uma conta destinada a depsitos de investimentos, aberta e utilizada com a finalidade nica de troca de aplicaes financeiras sem a incidncia da CPMF, a partir da segunda aplicao.

6.2 Produtos Integrados e no integrados


6.2.1 Produtos Integrados CCI Ttulos de Renda Fixa pblicos e privados Fundos de Investimento Operaes compromissadas Derivativos Opes flexveis e Swap 6.2.2 Produtos no Integrados CCI Poupana antiga Produtos de Previdncia Privada: PGBL e VGBL Ttulos de capitalizao Depsitos judiciais e depsitos em consignao Mercado Futuro (ajuste dirio) 6.2.3 Produtos que podem ser integrados ou no, por opo do investidor Mercado de Aes: aes no mercado vista e contratos de ndice de aes Poupana (conta nova)

Certificao ANBID CPA10 Copyright BankRisk Editora

Вам также может понравиться