Вы находитесь на странице: 1из 2

ALEGRES E IGNORANTES Estar informado e atento o melhor jeito de ajudar a construir a sociedade que queremos, ainda que sem

m aes espetaculares. H fases em que, inquieta, eu talvez aponte mais o lado preocupante da vida. Mas jamais esqueo a importncia do bom humor, que na verdade me caracteriza no cotidiano, mais do que a melancolia. Meu amado amigo Erico Verssimo certa vez me disse: H momentos em que o humor at mais importante do que o amor. Eu era muito jovem, na hora no entendi direito, mas a vida me ensinou: nem o amor resiste eterna insatisfao, tromba assumida, s reclamaes constantes, insatisfao sem trguas. Bom humor zero. Desperdcio de vida: acredito que, junto com dinheiro, sexo e amor, a alegria que move o mundo para o lado positivo. dio, indignao fcil, rancores e inveja e nossa natureza predadora promovem mediocridade e atos cruis. Quando, seja na vida pessoal, seja como cidados ou habitantes deste planeta, a descrena e o desalento rosnam como animais no escuro no meio do mato, uma fasca de bom humor clareia a paisagem. Mas h coisas que nem todo o bom humor do mundo resolveria num riso forado. Como senti ao ler, numa dessas pesquisas entre esclarecedoras e assustadoras (quando vm de fonte confivel), que mais de 30% da nossa chamada elite de uma desinformao avassaladora. Aqui o termo elite no tem a ver com aristocracia, roupa de grife, apartamento em Paris ou dcima recostura do rosto, mas com a gente pensante. A que usa a cabea para algo alm de separar orelhas. Pois, segundo a pesquisa, entre ns a imensa maioria dos ditos pensantes no consegue dizer o nome de um s ministro desta nossa Repblica. Senadores, nem falar. A turma que completa o 2 grau, que faz faculdade, que tem salrio razovel, conta no banco, deveria ser a informada. Essa que no precisa comprar carro em noventa meses e deixar de pagar depois de quatro. A elite que consegue viajar conhece at algo do mundo, e poderia ter uma pequena biblioteca em casa. Em geral, no tem. Com sorte, l jornal, assiste a boas entrevistas e noticiosos daqui e de fora, enfim, gente do seu tempo. Para isso no se precisa de muita grana, acreditem. Mesmo assim, essa elite pouco interessada numa realidade que, afinal, dela.

Resolvi testar a mim mesma: nomes de ministros atuais desta nossa Repblica. Cheguei a meia dzia. So quase quarenta. Ento comeo a bater no peito, em pblico, alis. Num pas onde mais da metade dos habitantes so analfabetos, pois os que assinam o nome no conseguem ler o que esto assinando, ou vivem como analfabetos, pois no lem nem o jornal largado na praa, os que sabem ler deveriam ser duplamente ativos, informados e participantes. No somos. Nossos meninos raramente sabem o ttulo de seus livros escolares ou o nome dos professores (sabem o dos jogadores de futebol, dos cantores de bandas, das atrizezinhas semi-erticas). Agimos como se nada fora do nosso pequeno crculo pessoal nos atingisse. Alm das desgraas longe e perto, vindas da natureza ou do homem, estamos num ano eleitoral. Inaugurado o circo de manobras, mentiras e traies escrachadas ou subliminares que conhecemos. Precisamos de claridade nas ideias, coragem nos desafios, informao e vontade, e do alimento dos afetos bons. Num livro interessante (no importa o assunto) algum verbaliza velhas coisas que a gente s adivinhava; um filme pode nos lembrar a generosidade humana; uma conversa pode nos tirar escamas dos olhos. Estar informado e atento o melhor jeito de ajudar a construir a sociedade que queremos, ainda que sem aes espetaculares. Mas, se somos desinformados, somos vulnerveis; se continuarmos alienados, bancaremos os tolos; sendo fteis, cavamos a prpria cova; alegremente ignorantes, podemos estar assinando nossa sentena de atraso, vestindo a mordaa, assumindo a camisa de fora que, informados, no aceitaramos. Alegria, esprito aberto, curiosidade, coisas boas desta vida, todos as merecemos. Mas me poupem do risinho tolo da burrice ou da desinformao: o vazio por trs dele no promete nada de bom. (Lya Luft escritora. Texto publicado na revista Veja, na edio de 3 de maro de 2010.)

Вам также может понравиться