Вы находитесь на странице: 1из 2

Como se d a leso cerebral?

Durante a gravidez - podem ser vrias as causas da leso e pode ter origem em fatores metablicos (como a diabetes materna), em fatores infeciosos (como a rubola materna, a sfilis ou a toxoplasmose) ou ainda em fatores mecnicos (como a radiao). Durante o parto so as causas mais comuns e entre elas encontramos as hemorragias intracranianas causadas por trauma obsttrico, anoxias, asfixia do nascimento e desconforto respiratrio. Nos primeiros anos de vida como consequncia de doenas infeciosas (meningites e encefalites), distrbios vasculares, traumas e tumores cerebrais. A presena de convulses pode agravar algumas das leses.

Como a classificamos?
Atravs do grau de comprometimento motor, que pode ser leve, moderado ou severo. Atravs do tipo de envolvimento neuromuscular, podendo ser: Espstica, com rigidez muscular Atxica, com diminuio do tnus muscular, descoordenao e desiquilbrio Atetsica, com movimentos involuntrios, lentos e sinuosos Atravs da topografia dos membros atingidos: Diplegia- os 4 membros esto afetados, mas h uma maior acentuao nos membros inferiores. Tetraplegia paralisia dos membros superiores e inferiores, podendo tambm afetar o controle da cabea Paraplegia paralisia bilateral, simtrica, de ambos os membros. Hemiplegia paralisia do membro superior e do membro inferior do mesmo lado. Monoplegia paralisia de apenas um membro do corpo.
Classificao topogrfica, referente aos membros atingidos

O que ?
Na literatura especializada existem vrias definies do conceito mas todas elas concordam em se tratar de uma desordem causada pela leso no crebro da criana antes, durante ou depois do nascimento, interferindo no desenvolvimento do sistema nervoso central. uma leso permanente mas no evolutiva e manifesta-se por alterao do controlo motor, tnus muscular e postura. Dependendo do grau de severidade da leso e rea do crebro atingida, podem estar presentes problemas de linguagem, sensoriais, percetivos e/ou intelectuais, bem como um quadro convulsivo.

O que pode afetar?


A linguagem, porque a fala tambm uma funo motora. A perceo e a aprendizagem, porque a perceo a base do pensamento e graves dificuldades motoras alteram a forma de percebermos as coisas. A autonomia, porque andar ou falar pode ter que ser feito com o recurso a material adaptado. O controle esfincteriano, porque a leso cerebral e o dfice cognitivo pode ser bastante acentuado. O comportamento, porque as limitaes motoras e de comunicao podem levar frustrao.

O que no ?
Muitas vezes, erroneamente confundida com deficincia mental devido s dificuldades de linguagem e comunicao. A no ser que a leso tenha afetado reas do crebro responsveis pelo pensamento e pela memria, a inteligncia da pessoa com paralisia cerebral normal.

Pressupostos psicopedaggicos
A incluso da criana com paralisia cerebral no meio social e escolar pressupe que sejam considerados vrios aspetos e tomadas decises a diferentes nveis: Eliminao de barreiras arquitetnicas, facilitando a sua movimentao em espaos escolares e sociais. Adaptaes para atividades de vida diria (vares, torneiras e autoclismos para casa de banho, largura de portas, puxadores adaptados). Adaptaes para a alimentao (fixao do prato, adaptao de utenslios). Adaptaes de material escolar (mesa com recorte, elevao do rebordo da mesa, utilizao de computadores, de grelhas para isolamento do teclado, adaptao de ponteiros de cabea para a escrita). Adaptaes curriculares e atendimento individualizado, adequado especificidade de cada caso. Atendimento social, suporte para as famlias e incluso em centros de frias e recreativos. Comunicao aumentativa/alternativa, aumentando a qualidade da comunicao e o domnio conceptual da criana.

Na rea do grande Porto, a Associao do Porto de Paralisia Cerebral, sigla APPC, empenha-se na orientao e apoio necessrio pessoa com paralisia cerebral e suas famlias.

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n2 | Ncleo de Educao Especial

Contactos teis da APPC:


APPC - Direo tel.: 225573790 nrn@appc.pt CRPCP tel.: 225191400 fax.: 225191422 Alameda de Cartes, 192 4300-008 Porto Delfim Maia tel.: 225573790 fax.: 225573799 Rua Delfim Maia, 276 4200 253 Porto Villa Urbana tel.: 224641531 fax.: 224641533 Rua D. Francisco de Almeida, 153 - 4420-425 Valbom Maceda tel.: 22 5191413 casamaceda@appc.pt Trav. da Maceda, 160 4300-310 Porto

Paralisia Cerebral

Sabia que em ingls denominada Cerebral Palsy, em francs Infirmit Moteur Cerebral. Chamamos-lhe Paralisia Cerebral embora muitos autores considerem no se tratar da denominao correta j que remete para um quadro de ausncia total de atividade fsica e mental, o que no corresponde verdade. O termo mais adequado seria Leso Cerebral ou Encefalopatia Crnica Infantil No Progressiva.

Ncleo de Educao Especial Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n2 maro de 2012

Breve Abordagem

Вам также может понравиться