Вы находитесь на странице: 1из 9

PRODUO DE BIODIESEL

FUNDAMENTAO TERICA

Biodiesel um combustvel biodegradvel derivado de fontes renovveis como leos vegetais e gordura animal que, estimulados por um catalisador, reagem quimicamente com o lcool etlico ou metlico [TORRES et al, 2006]. Como combustvel o biodiesel apresenta vantagens sobre os combustveis derivados do petrleo, com reduo qualitativa e quantitativa dos nveis de poluio ambiental, alm de ser proveniente de fontes renovveis [FERRARI et al, 2005] O Brasil tem grande potencial para produzir biodiesel a partir da explorao de plantas oleaginosas, pois possui 850 milhes de hectares de extenso territorial, com aproximadamente 53 milhes de hectares ocupados para fins agrcolas, destacando-se que as condies climticas so favorveis para essa finalidade [LOPES et al, 2005]. No mbito social, o biodiesel pode proporcionar s famlias que vivem da agricultura uma nova opo de plantio gerando trabalho e renda. Na produo do biodiesel o processo da reao pode ser realizado tanto em meio cido quanto em meio bsico, porm, ela ocorre de maneira mais rpida na presena de um catalisador alcalino do que na presena da mesma quantidade de catalisador cido, observando-se maior rendimento e seletividade, alm de apresentar menores problemas relacionados corroso dos equipamentos [FERRARI et al, 2005]. Por isso comumente usada a transesterificao conduzida em meio alcalino, onde se faz reagir os triglicerdeos (leo) com um lcool (etanol ou metanol), produzindo glicerina e steres dos cidos graxos (biodiesel) [MARVULLE et al, 2005]. Quimicamente, o processo pode ser descrito da forma seguinte:

Figura 1: Transesterificao de triglicerdeos, onde R1, R2 e R3 representam cadeia hidrocarbnica dos cidos graxos e R4, a cadeia hidrocarbnica do lcool reagente.

A glicerina (glicerol) um co-produto, que tm necessidade de ser recuperado e purificado devido ao seu valor como produto qumico, para o qual as principais aplicaes hoje so: indstria alimentcia, cosmticos, farmacutica e outras. A nomenclatura a qual se refere ao percentual de biodiesel no diesel denominada mundialmente de Bxx, sendo o xx a percentagem em volume do biodiesel mistura [BILICH & SILVA, 2006]. Assim no seu estado puro recebe o nome de B100. De acordo com a Resoluo n5 do Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE), de 3 de outubro de 2007. Tornou-se obrigatria em 1 de julho de 2008, a adio de 3% de biodiesel ao leo diesel (B3) comercializado ao consumidor final, e at 2013 a adio e 5% (B5) em cumprimento a Lei 11.097/2005.

OBJETIVOS

Geral: Obter biodiesel etlico de soja.

Especficos: Realizar reao de transesterificao utilizando lcool etlico e hidrxido de sdio (NaOH); Observar separao de fases (biodiesel e glicerina).

METODOLOGIA EXPERIMENTAL

Materiais:

Erlenmeyer; Chapa de agitao magntica; Agitador magntico (peixinho); Reator de 2 litros; Agitador mecnico; Banho termosttico;

Reagentes: leo de soja; lcool etlico; Hidrxido de sdio; gua destilada.

Condies da reao:

Para a reao foram utilizadas as seguintes condies: Massa de leo de soja = 800 g; Massa de catalisador = 1,5% da massa do leo = 12 gramas; Nmero de mols de leo/ nmero de mols lcool de etlico de 1: 6; Massa de lcool etlico = 253,7185 gramas; Temperatura do banho termosttico mantida em 80 C; Tempo total de reao de 30 min; Velocidade de agitao de 400 rpm.

Procedimento: Dissolver o catalisador (NaOH) no lcool etlico; Adicionar o leo dentro do reator de vidro; Ligar o banho termosttico para aquecer at a temperatura de 80C; Ligar o sistema de recirculao da gua; Adicionar a soluo de lcool etlico e hidrxido de sdio (NaOH) dentro do reator; Ligar o agitador mecnico; Deixar reagir por 30 minutos; Desligar o sistema; Para purificar o biodiesel realizar as seguintes etapas: Adicionar gua destilada dentro do reator at a mistura ficar turva; Aguardar separar as fases; Retirar a glicerina (fase inferior); Retirar o biodiesel (fase superior) e coloc-lo em um funil de separao; Adicionar cido sulfrico diludo 1:1000 para reduzir o pH, inicialmente com valores prximos de 10, para valores entre 5 e 7; Verificar o pH do biodiesel; Se o pH se mantiver acima de 7, realizar a lavagem, com adio de gua destilada; Repetir este procedimento at a obteno do pH 7; Retirar a umidade do biodiesel, usando um agente dessecante (sulfato de magnsio). Filtrar o biodiesel utilizando um funil com algodo para reter o agente dessecante.

ANEXO

Fotos do Procedimento Experimental:

Figura 1 Hidrxido de sdio (catalisador) e lcool etlico usados na reao

Figura 7 Hidrxido de sdio (catalisador) sendo dissolvido em lcool etlico

Figura 3 Unidade piloto (reator, agitador mecnico, banho termosttico). leo de mamona dentro do reator de vidro

Figura 4 Reator de vidro com leo de mamona/catalisador/lcool

BIODIESEL

GLICERINA

Figura 5 Separao de fases aps adio de gua destilada

Figura 6 Biodiesel

REFERNCIAS

BILICH, F.; SILVA, R.; Anlise Produo de Biodiesel Utilizando Multicritrio, I Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel; artigos tcnico-cientficos, vol.1, p 18, 2006

FERRARI, R.A; OLIVEIRA, V.S.; SCABIO, A. Biodiesel de Soja- Taxa de Converso em steres Etlicos, Caracterizao Fsico-Qumica e Consumo em Gerador de Energia. Qumica Nova, V.28, n.1, 19-23, 2005.

LOPES, A. et al. Potencialidades do Biodiesel no Brasil. Unesp, So Paulo.Quim. Nova, Vol. 28, No. 1, 19-23, 2005

MARVULLE, V; NOGUEIRA, L. A. H.; LOPES, E.M.; OLIVEIRA, M.T. A Especificao Brasileira do Biodiesel: aspectos crticos e sua avaliao. Instituto de Recursos Naturais/UNIFEI, Itajub.

TORRES, E. A.; CHIRINOS, H. D.;

ALVES, C. T.;

SANTOS, D. C.;

CAMELIER, L. A.; Biodiesel: o combustvel para o novo sculo. BAHIA ANLISE & DADOS, v. 16, n. 1, p. 89-95, jun. 2006.

Вам также может понравиться