Вы находитесь на странице: 1из 2

CEMTI ZACARIAS DE GIS LABORATRIO DE CINCIAS DISCIPLINA: FSICA EXPERIMENTAL - 3ANO PROFESSOR: ANTONIO RODRIGUES BOLSISTAS DO PIBID-IFPI:____________________________________________________ ____________________________________________________

EXPERIMENTO 03: ASSOCIAO DE LMPADAS INTRODUO Falar de eletricidade causa interesse mpar, dada a importncia cotidiana em nossas vidas. Discusses so geradas a partir de questionamentos como: Como a lmpada acende?, Como seria viver sem us-la?, Por que tomamos choque?, Por que se diz, acabou a luz e no faltou energia eltrica? entre outras que sempre surgem. Para funcionar perfeitamente, os circuitos eletrnicos necessitam de correntes e tenso de polarizaes adequadas. Por esse motivo, necessrio estudar o componente que possibilitar essa adequao, que no caso so os resistores eltricos. Os resistores podem ser ligados (associados) de vrios modos. Os dois mais simples so associao em srie e associao em paralelo. Os resistores de um circuito podem ser combinados em paralelo ou em srie. Quando a combinao feita em paralelo temos que a tenso (ou diferena de potencial eltrico) entre os terminais das resistncias ser a mesma, mas a corrente eltrica que percorre o circuito dividida entre as resistncias, de forma que a corrente eltrica total a soma das correntes que passam pelos resistores. J na associao em srie, temos que a corrente entre os terminais das resistncias ser a mesma, mas a tenso sobre o circuito dividida entre as resistncias, de forma que a tenso total a soma das tenses em cada resistor. Porm no se engane: a corrente eltrica fornecida pela fonte de tenso diferente nos dois casos.

OBJETIVOS Ilustrar o papel dos resistores num circuito eltrico e tambm a forma como estes resistores podem ser arranjados dentro do circuito. Verificar o comportamento das grandezas fsicas Potncia (P),Tenso Eltrica (U) e intensidade de corrente eltrica (i), nas respectivas associaes.

MATERIAIS Circuitos eltricos, associados em srie e em paralelo, lmpadas com potncias nominais de 40, 60 e 100 W, interruptor, fio e tomada (fonte), tabua de PVC. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O bolsista/PIBID Orisvaldo produziu uma placa com associaes de lmpadas, interruptores e tomadas de modo que dependo da forma como so realizadas as ligaes, teremos associaes serie, paralela, misto e dois curtos-circuitos. Usando as associaes em Srie e em Paralelo, observar o funcionamento das lmpadas quanto s suas luminosidades, considerando suas diferentes Potncias. De modo que a pratica experimental ser mais demonstrativa, entretanto com um nvel muito grande de proximidade do que realmente acontece no cotidiano do aluno.

ANEXO 1. Na associao em srie o que acontece com a luminosidade das lmpadas?E na associao em paralelo? Por qu? 2. Se retirarmos um das lmpadas das respectivas associaes (srie e paralelo) o que acontece? Justifique; 3. E se trocarmos as posies das lmpadas (em cada associao), invertendo a ordem das mesmas, o que podemos observar? Justifique; 4. Vocs percebem alguma relao entre a Potncia eltrica e o Brilho das lmpadas? Qual (is) (so) essa (s) relao (es)? 5. O que acontece realmente com as lmpadas quando um curto-circuito realizado?

Вам также может понравиться