Вы находитесь на странице: 1из 4

Escola Secundria

Jorge Peixinho

Ano Letivo 2011-2012


Durao da Prova: 90 minutos

4 TESTE DE MATEMTICA - 7 ANO VERSO 1

08/03/2012
Nmero de Pginas: 4

1. Nos primeiros 15 dias de aulas, o Pedro levou, todos os dias, dinheiro para a escola. A me do Pedro deu-lhe, por dia, a seguinte quantia em euros:
2 3 1 2 1 6 2 1 1 1 1 3 2 5 2

1.1. Qual das seguintes afirmaes verdadeira? (A) (B) (C) (D) 1.2. Que quantia a me deveria dar ao Pedro no 16 dia de modo que a amplitude interquartil das quantias que levou para a escola seja 1,5. Apresenta todos os clculos que efetuares.

2. O Pedro anotou o 1. Prmio da Lotaria Popular na prpria cautela, mas devido chuva dois dos algarismos ficaram ilegveis. Apenas se recorda que o 1. Prmio era um nmero de cinco algarismos (569), mltiplo de 3 e que os algarismos das dezenas e das centenas eram mpares e iguais. Recorrendo aos critrios de divisibilidade (no calculadora) e explicando o teu raciocnio, ajuda o Pedro a descobrir o nmero do 1. Prmio.

3. O Pedro precisa de efetuar um tratamento mdico de longa durao: O medicamento A tomado de 2 em 2 dias; O medicamento B tomado de 4 em 4 dias; O medicamento C tomado de 9 em 9 dias. O Pedro comeou hoje o tratamento, tendo tomado os trs medicamentos. Qual a prxima data em que o Pedro torna a tomar novamente os trs medicamentos? De quanto em quanto tempo voltar a acontecer a mesma situao?
Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas - Grupo de Recrutamento 500 - pg. 1 (de 4) Antnio Pedro Silva/Tito Costa Verso 1

Escola Secundria

Jorge Peixinho

4. Um autocarro partiu da central de camionagem com 21 pessoas. No seu percurso, passou por quatro paragens, onde entraram e/ou saram algumas pessoas. Sabe-se que na 1 paragem, saram 8 pessoas e entraram 2. Na 2 paragem, saram 5 pessoas e entrou uma. Na 3 paragem saram 2 pessoas e entraram 4 e, finalmente, na quarta, saram 6 passageiros, tendo os restantes seguido viagem. Qual o nmero de pessoas que seguiu viagem? 5. A figura consttuida pela justaposio dos quadrados A e B com o retngulo R. Sabe-se que: A rea do quadrado A O permetro do quadrado B A largura do retngulo R . ; ;

Determina o permetro do retngulo R.

6. Considera a sequncia cujo termo geral 6.1. Calcula os seus quatro primeiros termos.

6.2. H dois termos da sequncia que so quadrados perfeitos. Indica-os. 6.3. Qual a ordem a partir da qual todos os termos da sequncias so nmeros no positivos? Explica como chegaste tua resposta.

7. Na figura ao lado est representado um paralelogramo

Atendendo aos dados da figura, responda s seguintes questes: 7.1. Justifica que os tringulos por e classifica o tringulo e so congruentes. quanto aos ngulos. media 100 e

7.2. Determina, justificando, a amplitude do ngulo representado 7.3. Com base nas letras da figura, indica dois ngulos complementares. 7.4. Numa aula de Matemtica o Pedro disse professora que o ngulo representado por que as diagonais do paralelogramo tm o mesmo comprimento e so perpendiculares. Diz, justificando, se concordas com o Pedro. 7.5. A soma das amplitudes dos ngulos externos do tringulo (A) (B) 180 (C) 248 : (D) 360

Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas - Grupo de Recrutamento 500 -

- pg. 2 (de 4) -

Antnio Pedro Silva/Tito Costa Verso 1

Escola Secundria

Jorge Peixinho

8. Em relao figura que se segue, seleciona a igualdade verdadeira. (A) (B) (C) (D)

9. Recorda que, no plano, um ponto pode representar-se por duas coordenadas relativas a dois eixos. 9.1. Marca no referencial os pontos: . 9.2. Indica as coordenadas dos pontos R, S, T e U. 9.3. O tringulo [TUR] admite: (A) 0 eixos de simetria; (B) 1 eixo de simetria; (C) 2 eixos de simetria (D) 3 eixos de simetria.

10. Considera as seguintes correspondncias:

10.1. Indica, justificando, as correspondncias que no so funes. 10.2. Relativamente a uma correspondncia que representa uma funo, indica: 10.2.1. O domnio e o contradomnio; 10.2.2. O conjunto de chegada; 10.3. Relativamente correspondncia (A) (B) pode afirmar-se que a sua expresso algbrica : (C)
- pg. 3 (de 4) -

(D)
Antnio Pedro Silva/Tito Costa Verso 1

Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas - Grupo de Recrutamento 500 -

Escola Secundria

Jorge Peixinho

11. O Pedro e Filipe disputaram um jogo de corrida de carros na playstation. O Pedro ficou com o carro A e o Filipe com o carro B. No final do jogo aparece um ecr mostrando o desempenho dos jogadores atravs de um grfico.

11.1. Sabendo que no momento da partida ambos tm velocidade nula, desenha, no grfico, os segmentos de reta referentes ao desempenho dos dois amigos na 1 hora de jogo. 11.2. Qual o jogador que teve melhor desempenho no jogo? 11.3. Durante quanto tempo estiveram os amigos a jogar? 11.4. Numa pequena composio matemtica, descreve o desempenho do Pedro, referindo:
O(s) momento(s) em que aumentou/diminui de velocidade; Os momentos em que manteve a velocidade constante; Durante quanto tempo circulou a uma velocidade inferior a 20 ;

A que horas, depois de inicarem o jogo, o Pedro ultrapassou o Filipe; A diferena, em termos de velocidade, entre os dois amigos no momento em que termina o jogo.

FIM

Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas - Grupo de Recrutamento 500 -

- pg. 4 (de 4) -

Antnio Pedro Silva/Tito Costa Verso 1

Вам также может понравиться