Вы находитесь на странице: 1из 16

questionrios de avaliao da satisfao

Introduo

Tendo como referncia o Modelo de Avaliao da Qualidade, o desenvolvimento de um Sistema de Gesto da Qualidade aplicado aos servios prestados pelas Respostas Sociais, permite a melhoria do desempenho organizacional e da satisfao dos clientes, colaboradores e parceiros (partes interessadas). Como ferramenta de apoio implementao do Modelo de Avaliao da Qualidade, nomeadamente no que se refere ao Critrios 5 Satisfao dos Clientes e Critrio 6 Satisfao das Pessoas, foram desenvolvidos trs questionrios dirigidos a clientes, colaboradores e parceiros. O tratamento dos resultados obtidos permitir monitorizar a percepo dos clientes, colaboradores e parceiros acerca do desempenho da organizao e detectar reas de melhoria e, como resultado novas metas a atingir. Sendo um elemento importante saber a percepo que as partes interessadas tm sobre o servio que as Respostas Sociais prestam, foram desenvolvidos trs questionrios que visam sobretudo: Avaliar o grau de satisfao em relao aspectos especficos e globais da Resposta Social; Identificar pontos fortes e reas de melhoria.

Na aplicao dos questionrios, a obteno de melhores resultados est directamente relacionada com a informao que a organizao presta sobre o objectivo, conceitos e terminologia dos questionrios e de como garantida a confidencialidade das informaes obtidas. Ao promovermos um inqurito de satisfao s partes interessadas estamos a levantar expectativas de melhoria junto das mesmas. Torna-se assim necessrio que sejam criadas condies em que a informao recolhida seja utilizada para a melhoria de processos e servios.

Clientes Questionrio de Avaliao da Satisfao

Variveis de Anlise O Grau de Satisfao dos Clientes determinado por diversas variveis, que no sendo de observao directa, devem estar associadas a um conjunto de indicadores, obtidos directamente atravs das perguntas colocadas a cada cliente da Resposta Social Lar de Infncia e Juventude. O quadro seguinte, apresenta as variveis consideradas na elaborao do questionrio e as perguntas associadas a cada uma delas.

Varivel Instalaes, Equipamentos, Sinaltica

Perguntas P P2 P3 P4 P5 P6 P7 P8 P9 P0 P2 P P2 P3 P4 P5 P6 P7 P8 P9 P20 P22 P23 P24 P34 P25 P26 P27 P28 P29 P30 P3 P32 P33 O Lar est num local fcil de encontrar O Lar est num local bonito e perto de tudo A casa do Lar est bem arranjada e bonita Os quartos e as salas so confortveis O meu quarto est como eu gosto As salas desta casa esto como eu gosto Os brinquedos e materiais que utilizo so bons e esto ao meu gosto fcil andar de um lado para o outro dentro da casa A carrinha do Lar que utilizo nova ou quase nova Se quiser estar szinho, posso ir para o meu quarto e fazer o que me apetece Quando a minha famlia ou amigos me vm visitar, tenho um stio para estar s com eles No Lar perguntam-me sobre as actividades que eu quero fazer Eu gosto das actividades que o Lar organiza No Lar falam comigo sobre o que me pode acontecer quando daqui sair Eu gosto daquilo que me dizem sobre o meu futuro e penso que o melhor para mim Eu gosto da comida do Lar O Lar ajuda-me a estudar e a fazer os trabalhos de casa Quando recebo cartas de algum sou eu que as abro As pessoas que trabalham no Lar parecem gostar do que fazem As pessoas que trabalham no Lar tratam-me bem O Lar est sempre limpo e arrumado Sei que posso fazer as minhas actividades sem ter algum a controlar-me Sei que me deixam fazer coisas szinho Eu gosto dos horrios das actividades dirias Sou bem tratado e sei que as pessoas que trabalham no Lar gostam de mim Sei quais so as regras do Lar As regras esto afixadas num local prprio e vista de todos Se quiser falar com o(a) Director(a) do Lar fcil encontr-la(o) Quando preciso de ajuda para alguma coisa sei a quem devo pedi-la Se tenho algum problema, sei que o Lar me ajuda a resolv-lo As pessoas que trabalham no Lar ouvem-me sempre com ateno As pessoas que trabalham no Lar esto sempre prontas para me ajudar Se no gostar de alguma coisa, posso falar com o(a) Director(a) Sempre foi fcil falar com a minha famlia ou com os meus amigos

Fiabilidade, Competncia Tcnica e Responsabilidade

Atendimento e Comunicao

Para alm das perguntas associadas a cada uma das variveis consideradas, foi ainda includa uma pergunta de satisfao geral, a P35: Globalmente, considerando todos os aspectos, estou satisfeito com o Lar Escala do Questionrio Foi considerada, para as Perguntas 1 a 35, uma escala de 5 pontos, varivel entre o Discordo Totalmente () e o Concordo Totalmente (5). Para cada uma das referidas perguntas foi ainda considerada a possibilidade de assinalar No Sei (NS), ou No se Aplica (NA).
 2 3 4 5 NS NA

Fidelidade do Questionrio O grau de fidelidade do questionrio aponta para a consistncia interna das perguntas que o constituem. A avaliao foi efectuada atravs do coeficiente Alpha de Cronbach que mede a capacidade explicativa de uma determinada varivel ou factor pelas perguntas que a compem. Quando o valor de Alpha de Cronbach superior a 0,70 lcito afirmar que as variveis em causa so bem explicadas pelas perguntas consideradas, dado que a probabilidade de erro de apenas 30%. A anlise foi efectuada para o conjunto das 34 perguntas e para cada uma das variveis. Para o total das perguntas foi obtido um Alpha de Cronbach de 0,88, valor que se pode considerar positivo. O quadro seguinte mostra os valores obtidos para cada uma das variveis.

Varivel Instalaes, Equipamentos, Sinaltica Fiabilidade, Competncia Tcnica e Responsabilidade Atendimento e Comunicao Alpha de Cronbach - Total

Alpha de Cronbach 0,7 0,72 0,72 0,88

Questionrio de Avaliao do Grau de Satisfao dos Clientes


LAR DE INFNCIA E JUVENTUDE

No Discordo Nem Concordo

NS

NA

P. P2. P3.

O Lar est num local fcil de encontrar. O Lar est num local bonito e perto de tudo. A casa do Lar est bem arranjada e bonita.

P4. P5. P6.

Os quartos e as salas so confortveis. O meu quarto est como eu gosto. As salas desta casa esto como eu gosto.

P7. P8. P9.

Os brinquedos e materiais que utilizo so bons e esto ao meu gosto. fcil andar de uma lado para o outro dentro da casa. A carrinha do Lar que utilizo nova ou quase nova.

P0. P. P2.

Se quiser estar sozinho, posso ir para o meu quarto e fazer o que me apetece. No Lar perguntam-me sobre as actividades que eu quero fazer. Eu gosto das actividades que o Lar organiza.

P3. P4. P5.

No Lar falam comigo sobre o que me pode acontecer quando daqui sair. Eu gosto daquilo que me dizem sobre o meu futuro e penso que o melhor para mim. Eu gosto da comida do Lar.

P6. P7. P8.

O Lar ajuda-me a estudar e a fazer os trabalhos de casa. Quando recebo cartas de algum sou eu que as abro. As pessoas que trabalham no Lar parecem gostar do que fazem.

P9. P20. P2.

As pessoas que trabalham no Lar tratam-me bem. O Lar est sempre limpo e arrumado. Quando a minha famlia ou amigos me vm visitar, tenho um stio para estar s com eles.

P22. P23. P24.

Sei que posso fazer as minhas actividades sem ter algum a controlar-me. Sei que me deixam fazer coisas sozinho. Eu gosto dos horrios das actividades dirias.

No se Aplica

Discordo Totalmente

Concordo Totalmente

Para cada uma das seguintes afirmaes avalie de forma espontnea a sua concordncia, desde Discordo totalmente () at Concordo Totalmente (5), preenchendo o respectivo crculo. Caso no saiba o que responder em alguma afirmao pode assinalar No sei (NS). Se a pergunta no se aplica ao seu caso, assinale No se Aplica (NA). Se eventualmente se enganar a assinalar a sua resposta, dever risc-la com uma cruz e preencher o crculo correspondente resposta que pretende.

EXEMPLO:  2 3 4 5 NS NA

Concordo

Discordo

No Sei

Questionrio de Avaliao do Grau de Satisfao dos Clientes (cont.)


LAR DE INFNCIA E JUVENTUDE

No Discordo Nem Concordo

NS

NA

P25. P26. P27.

Sei quais so as regras do Lar. As regras esto afixadas num local prprio e vista de todos. Se quiser falar com o(a) Director(a) do Lar fcil encontr-lo(a)

P28. P29. P30.

Quando preciso de ajuda para alguma coisa sei a quem devo pedi-la. Se tenho algum problema, sei que o Lar me ajuda a resolv-lo. As pessoas que trabalham no Lar ouvem-me sempre com ateno.

P3. P32. P33.

As pessoas que trabalham no Lar esto sempre prontas para me ajudar. Se no gostar de alguma coisa, posso falar com o(a) Director(a). Sempre foi fcil falar com a minha famlia ou com os meus amigos.

P34. P35.

Sou bem tratado e sei que as pessoas que trabalham no Lar gostam de mim. Globalmente, considerando todos os aspectos estou satisfeito com o Lar.

No se Aplica

Discordo Totalmente

Concordo Totalmente

Concordo

Discordo

No Sei

Colaboradores Questionrio de Avaliao da Satisfao

Variveis de Anlise O Grau de Satisfao dos Colaboradores determinado por diversas variveis, que no sendo de observao directa, devem estar associadas a um conjunto de indicadores, obtidos directamente atravs das perguntas colocadas a cada colaborador da Resposta Social Lar de Infncia e Juventude. O quadro seguinte apresenta as variveis consideradas na elaborao do questionrio e as perguntas associadas a cada uma delas.
Varivel Instalaes Perguntas P P2 P3 P4 P5 P6 P3 P7 P8 P9 P0 P P2 P4 P5 P6 P7 P8 P9 P20 P2 P22 P23 P45 P46 Estou satisfeito com as instalaes (ex. gabinetes, refeitrio, instalaes sanitrias, salas, quartos) Estou satisfeito com as aplicaes e os equipamentos informticos Estou satisfeito com o gabinete mdico (medicina, enfermagem e psicologia) Estou satisfeito com as condies de higiene e segurana das instalaes e equipamentos O acesso ao Lar fcil Existe conforto e bem-estar fsico no meu local de trabalho (ex. temperatura, espao, limpeza) No demoro muito tempo na deslocao para o local de trabalho Disponho dos meios necessrios para desempenhar a minha funo Tenho possibilidades de ser criativo Participo no processo de deciso. As minhas opinies so ouvidas Tenho possibilidade de participar na definio das actividades a desenvolver e objectivos a atingir Tenho autonomia para planear, executar e avaliar o meu prprio trabalho Estou satisfeito com o meu horrio de trabalho Raramente me solicitado desempenhar outras funes para alm das que me esto atribudas Sou pago de acordo com as minhas responsabilidades Estou satisfeito com as regalias e os benefcios concedidos Sinto que o meu nvel de remunerao justo face ao dos meus colegas em situao semelhante O meu trabalho reconhecido por todos Tenho possibilidades de me desenvolver profissionalmente Considero que o Lar fornece contributos positivos para o meio em que se insere prestigiante ser membro desta organizao (ex. perante a famlia e amigos) Sinto realizao pessoal na funo que ocupo na Instituio Estou satisfeito com o modo como se reconhece todo o meu trabalho, dedicao e esforo enquanto colaborador Sou bem tratado pelos encarregados de educao Costumo informar os encarregados de educao das actividades que desenvolvo com os educandos O Lar deu-me um documento onde a minha funo est claramente descrita Estou satisfeito com a carga de trabalho que me est atribuda Conheo o meu papel no Lar (o que se espera de mim) Sinto que os objectivos que me esto atribudos so adequados e possveis de alcanar Sei quem o meu responsvel directo Sinto que no meu trabalho dirio estou a contribuir para que se atinjam os objectivos globais Acedo formao necessria para o correcto desempenho da minha funo O Lar permite-me frequentar as aces de formao que eu acho importantes

Autonomia profissional e pessoal

Compensao Financeira

Outros Benefcios

Desempenho Funcional e Formao

P24 P25 P26 P27 P28 P50 P32 P33

Varivel Superviso

Perguntas P29 P30 P3 P34 P35 P36 P37 P38 P40 P4 P42 P43 P46 P47 P48 P39 P50 P5 P52 Estou sujeito a avaliao e no fim os resultados so-me comunicados Sinto que o Sistema de Avaliao de Desempenho justo Obtenho regularmente informao sobre o meu desempenho Tenho boas relaes com todos os outros colaboradores Acedo a informao abrangente sobre o desenvolvimento das actividades Existe ajuda, colaborao e cooperao entre colegas na mesma rea Existe ajuda, colaborao cooperao com os colegas de outras reas Considero que existe um ambiente de trabalho sem conflitos O trabalho em equipa estimulado Conto com todo o apoio por parte da minha chefia directa Existe envolvimento da Direco com os colaboradores Existe capacidade de chefia do meu superior hierrquico directo Conheo a poltica, a estratgia e os objectivos do Lar Conheo o plano de actividades Conheo o grau de concretizao do plano de actividades Conheo o trabalho que desenvolvido nas outras reas do Lar Existe participao dos colaboradores na apresentao de sugestes que visam melhorar o funcionamento do Lar So aceites e estimuladas por parte da organizao, as sugestes feitas pelos colaboradores Sinto que trabalho numa organizao inovadora e em permanente melhoria Conheo a Poltica e os Objectivos da Qualidade do Lar Conheo as necessidades dos clientes O Grau de satisfao dos clientes uma das maiores prioridades do Lar A organizao avalia as opinies dos clientes As reclamaes dos clientes so tratadas O nvel de qualidade dos servios prestados pelo Lar elevado Sinto que, se assim o desejar, poderei trabalhar neste local para o resto da vida Sinto que trabalho numa organizao slida e com perspectivas de futuro

Relaes de Trabalho Internas

Poltica e Estratgia

Mudana e Inovao

Qualidade

P53 P54 P55 P56 P57 P58 P59 P60

Segurana

Para alm das perguntas associadas a cada uma das variveis consideradas, foi ainda includa uma pergunta uma relativa satisfao geral (P6), uma s expectativas (P62) e duas relativas lealdade (P63 e P64). Escala do Questionrio Foi considerada para as Perguntas 1 a 63, uma escala de 5 pontos, varivel entre o Discordo Totalmente () e o Concordo Totalmente (5). Para cada uma das referidas perguntas foi ainda considerada a possibilidade de assinalar No Sei (NS), ou No se Aplica (NA). P1 a P63:
 2 3 4 5 NS NA

Colaboradores Questionrio de Avaliao da Satisfao

Para a P64, foi considerada a possibilidade de escolha de uma, entre quatro alternativas de resposta. P64: Fosse ganhar mais dinheiro Mudasse de profisso Tivesse menos trabalho e mais tempo livre Outra razo me obrigasse Fidelidade do Questionrio O grau de fidelidade do questionrio (P a P60) aponta para a consistncia interna das perguntas que o constituem. A avaliao foi efectuada atravs do coeficiente Alpha de Cronbach que mede a capacidade explicativa de uma determinada varivel ou factor pelas perguntas que a compem. Quando o valor de Alpha de Cronbach superior a 0,70 lcito afirmar que as variveis em causa so bem explicadas pelas perguntas consideradas, dado que a probabilidade de erro de apenas 30%. A anlise foi efectuada para o conjunto das 60 perguntas e para cada uma das variveis. Para o total das perguntas foi obtido um Alpha de Cronbach de 0,96, valor que se pode considerar positivo. O quadro seguinte mostra os valores obtidos para cada uma das variveis.

Varivel Instalaes Autonomia profissional e pessoal Compensao Financeira Outros Benefcios Desempenho Funcional e Formao Superviso Relaes de Trabalho Internas Poltica e Estratgia Mudana e Inovao Qualidade Segurana Alpha de Cronbach - Total

Alpha de Cronbach 0,7 0,83 0,74 0,86 0,77 0,79 0,87 0,75 0,80 0,8 0,75 0,96

Questionrio de Avaliao do Grau de Satisfao dos Colaboradores


LAR DE INFNCIA E JUVENTUDE

No Discordo Nem Concordo

NS

NA

P.

Estou satisfeito com as instalaes (ex. gabinetes, refeitrio, instalaes sanitrias, salas, quartos).

P2. P3.

Estou satisfeito com as aplicaes e os equipamentos informticos. Estou satisfeito com o gabinete mdico (medicina, enfermagem e psicologia).

P4. P5. P6.

Estou satisfeito com as condies de higiene e segurana das instalaes e equipamentos. O acesso ao Lar fcil. Existe conforto e bem-estar fsico no meu local de trabalho (ex. temperatura, espao, limpeza).

P7. P8. P9.

Disponho dos meios necessrios para desempenhar a minha funo. Tenho possibilidades de ser criativo. Participo no processo de deciso. As minhas opinies so ouvidas.

P0.

Tenho possibilidade de participar na definio das actividades a desenvolver e objectivos a atingir.

P. P2.

Tenho autonomia para planear, executar e avaliar o meu prprio trabalho. Estou satisfeito com o meu horrio de trabalho.

P3. P4.

No demoro muito tempo na deslocao para o local de trabalho. Raramente me solicitado desempenhar outras funes para alm das que me esto atribudas.

P5.

Sou pago de acordo com as minhas responsabilidades.

P6. P7.

Estou satisfeito com as regalias e os benefcios concedidos. Sinto que o meu nvel de remunerao justo face ao dos meus colegas em situao semelhante (ex. quanto a funes desempenhadas, tempo de servio).

P8.

O meu trabalho reconhecido por todos.

P9. P20. P2.

Tenho possibilidades de me desenvolver profissionalmente. Considero que o Lar fornece contributos positivos para o meio em que se insere. prestigiante ser membro desta organizao (ex. perante a famlia e amigos).

No se Aplica

Discordo Totalmente

Concordo Totalmente

Para cada uma das seguintes afirmaes avalie de forma espontnea a sua concordncia, desde Discordo totalmente () at Concordo Totalmente (5), preenchendo o respectivo crculo. Caso no saiba o que responder em alguma afirmao pode assinalar No sei (NS). Se a pergunta no se aplica ao seu caso, assinale No se Aplica (NA). Se eventualmente se enganar a assinalar a sua resposta, dever risc-la com uma cruz e preencher o crculo correspondente resposta que pretende.

EXEMPLO:  2 3 4 5 NS NA

Concordo

Discordo

No Sei

Questionrio de Avaliao do Grau de Satisfao dos Colaboradores (cont.)


LAR DE INFNCIA E JUVENTUDE

No Discordo Nem Concordo

NS

NA

P22. P23.

Sinto realizao pessoal na funo que ocupo na Instituio. Estou satisfeito com o modo como se reconhece todo o meu trabalho, dedicao e esforo enquanto colaborador.

P24.

O Lar deu-me um documento onde a minha funo est claramente descrita.

P25. P26. P27.

Estou satisfeito com a carga de trabalho que me est atribuda. Conheo o meu papel no Lar (o que se espera de mim). Sinto que os objectivos que me esto atribudos so adequados e possveis de alcanar.

P28. P29. P30.

Sei quem o meu responsvel directo. Estou sujeito a avaliao e no fim os resultados so-me comunicados. Sinto que o Sistema de Avaliao de Desempenho justo.

P3. P32. P33.

Obtenho regularmente informao sobre o meu desempenho. Acedo formao necessria para o correcto desempenho da minha funo. O Lar permite-me frequentar as aces de formao que eu acho importantes.

P34. P35. P36.

Tenho boas relaes com todos os outros colaboradores. Acedo a informao abrangente sobre o desenvolvimento das actividades. Existe ajuda, colaborao e cooperao entre colegas na mesma rea.

P37. P38. P39.

Existe ajuda, colaborao cooperao com os colegas de outras reas. Considero que existe um ambiente de trabalho sem conflitos. Conheo o trabalho que desenvolvido nas outras reas do Lar.

P40. P4. P42.

O trabalho em equipa estimulado. Conto com todo o apoio por parte da minha chefia directa. Existe envolvimento da Direco com os colaboradores.

P43.

Existe capacidade de chefia do meu superior hierrquico directo (definir, organizar, controlar, comunicar e promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores).

P44. P45.

Sou bem tratado pelos encarregados de educao. Costumo informar os encarregados de educao das actividades que desenvolvo com os educandos.

0

No se Aplica

Discordo Totalmente

Concordo Totalmente

Concordo

Discordo

No Sei

Questionrio de Avaliao do Grau de Satisfao dos Colaboradores (cont.)


LAR DE INFNCIA E JUVENTUDE

No Discordo Nem Concordo

 P46. P47. P48. Conheo a poltica, a estratgia e os objectivos do Lar. Conheo o plano de actividades. Conheo o grau de concretizao do plano de actividades.

NS

NA

P49.

Sinto que no meu trabalho dirio estou a contribuir para que se atinjam os objectivos globais.

P50.

Existe participao dos colaboradores na apresentao de sugestes que visam melhorar o funcionamento do Lar.

P5.

So aceites e estimuladas por parte da organizao, as sugestes feitas pelos colaboradores.

P52. P53. P54.

Sinto que trabalho numa organizao inovadora e em permanente melhoria. Conheo a Poltica e os Objectivos da Qualidade do Lar. Conheo as necessidades dos clientes.

P55. P56. P57.

O Grau de satisfao dos clientes uma das maiores prioridades do Lar. A organizao avalia as opinies dos clientes. As reclamaes dos clientes so tratadas.

P58. P59. P60.

O nvel de qualidade dos servios prestados pelo Lar elevado. Sinto que, se assim o desejar, poderei trabalhar neste local para o resto da vida. Sinto que trabalho numa organizao slida e com perspectivas de futuro.

P6. P62. P63.

Considerando todos os aspectos, estou satisfeito(a). O grau de expectativas que tinha h um ano atrs era mais elevado. Recomendaria a um amigo que viesse trabalhar para este local.

P64.

S sairia deste Lar, se: (assinalar apenas uma opo) Fosse ganhar mais dinheiro Mudasse de profisso Tivesse menos trabalho e mais tempo livre Outra razo me obrigasse

No se Aplica

Discordo Totalmente

Concordo Totalmente

Concordo

Discordo

No Sei



Parceiros Questionrio de Avaliao da Satisfao

Variveis de Anlise O Grau de Satisfao dos Parceiros determinado por diversas variveis, que no sendo de observao directa, devem estar associadas a um conjunto de indicadores, obtidos directamente atravs das perguntas colocadas a cada parceiro da Resposta Social Lar de Infncia e Juventude. O quadro seguinte apresenta as variveis consideradas na elaborao do questionrio e as perguntas associadas a cada uma delas.

Varivel Relao Institucional Formalidades

Perguntas P P2 P3 P4 P5 P6 P9 Recebem regularmente informao sobre as actividades do Lar As comunicaes com o Lar so feitas principalmente por escrito As relaes com o Lar so reguladas por algum contrato ou acordo de servios Os objectivos definidos no protocolo esto claramente estabelecidos realizada periodicamente uma avaliao conjunta do grau de concretizao dos objectivos estabelecidos Os resultados da avaliao peridica efectuada ao grau de concretizao dos compromissos so comunicados pelo seu parceiro Quando existem eventos importantes no Lar, somos oficialmente convidados Tm reunies peridicas com os responsveis do Lar As decises tomadas so respeitadas e implementadas pelo Lar O Lar presta um bom servio Comunidade O Lar uma instituio respeitada pela Comunidade Todas as questes existentes com o Lar foram resolvidos a bem e atempadamente O Lar cumpre com as suas responsabilidades para com a vossa instituio

Relao Institucional Contactos Utilidade

P7 P8 P0 P P2 P3

Responsabilidade

Para alm das perguntas associadas a cada uma das variveis consideradas, foi ainda includa uma pergunta de satisfao geral, a P4: Considerando todos os aspectos, esto satisfeitos com a parceria estabelecida com esta instituio Escala do Questionrio Foi considerada para as Perguntas 1 a 14, uma escala de 5 pontos, varivel entre o Discordo Totalmente () e o Concordo Totalmente (5). Para cada uma das referidas perguntas foi ainda considerada a possibilidade de assinalar No Sei (NS), ou No se Aplica (NA). P1 a P14:
 2 3 4 5 NS NA

2

Para as P5 e P6, foi considerada uma escala de Sim ou No. P15 a P16: Sim No Para a P7, foi considerada a possibilidade de escolha de vrias alternativas de resposta. P17: Financeiro rea da Sade rea da Segurana Contabilstico Outro: _______________________________ Fidelidade do Questionrio O grau de fidelidade do questionrio (P a P3) aponta para a consistncia interna das perguntas que o constituem. A avaliao foi efectuada atravs do coeficiente Alpha de Cronbach que mede a capacidade explicativa de uma determinada varivel ou factor pelas perguntas que a compem. Quando o valor de Alpha de Cronbach superior a 0,70 lcito afirmar que as variveis em causa so bem explicadas pelas perguntas consideradas, dado que a probabilidade de erro de apenas 30%. A anlise foi efectuada para o conjunto das 3 perguntas e para cada uma das variveis. Para o total das perguntas foi obtido um Alpha de Cronbach de 0,87, valor que se pode considerar positivo. O quadro seguinte mostra os valores obtidos para cada uma das variveis.

Varivel Relao Institucional - Formalidades Relao Institucional - Contactos Utilidade Responsabilidade

Alpha de Cronbach 0,83 0,72 0,76 0,79

Alpha de Cronbach - Total

0,87

3

Questionrio de Avaliao do Grau de Satisfao dos Parceiros


LAR DE INFNCIA E JUVENTUDE

No Discordo Nem Concordo

NS

NA

P. P2. P3.

Recebem regularmente informao sobre as actividades do Lar. As comunicaes com o Lar so feitas principalmente por escrito. As relaes com o Lar so reguladas por algum contrato ou acordo de servios.

P4. P5.

Os objectivos definidos no protocolo esto claramente estabelecidos. realizada periodicamente uma avaliao conjunta do grau de concretizao dos objectivos estabelecidos.

P6.

Os resultados da avaliao peridica efectuada ao grau de concretizao dos compromissos so comunicados pelo seu parceiro.

P7. P8. P9.

Tm reunies peridicas com os responsveis do Lar. As decises tomadas so respeitadas e implementadas pelo Lar. Quando existem eventos importantes no Lar, somos oficialmente convidados.

P0. P. P2. P3.

O Lar presta um bom servio Comunidade. O Lar uma instituio respeitada pela Comunidade. Todas as questes existentes com o Lar foram resolvidos a bem e atempadamente. O Lar cumpre com as suas responsabilidades para com a vossa instituio.

P4.

Considerando todos os aspectos, esto satisfeitos com a parceria estabelecida com esta instituio.

P5.

O Lar a nica instituio do tipo que existe nesta comunidade? Sim No

P6.

Gostariam de aprofundar a relao de parceria com esta instituio? Sim No

P7.

As relaes institucionais com o Lar so ao nvel do apoio : Financeiro rea da Sade rea da Segurana Contabilstico Outro ____________________________________________

4

No se Aplica

Discordo Totalmente

Concordo Totalmente

Para cada uma das seguintes afirmaes avalie de forma espontnea a sua concordncia, desde Discordo totalmente () at Concordo Totalmente (5), preenchendo o respectivo crculo. Caso no saiba o que responder em alguma afirmao pode assinalar No sei (NS). Se a pergunta no se aplica ao seu caso, assinale No se Aplica (NA). Se eventualmente se enganar a assinalar a sua resposta, dever risc-la com uma cruz e preencher o crculo correspondente resposta que pretende.

EXEMPLO:  2 3 4 5 NS NA

Concordo

Discordo

No Sei

Вам также может понравиться