Вы находитесь на странице: 1из 6

HISTRIA D RIQUIZA DO HOMEM

Tayn Lcia Silva Guedes

Tayna.lucia@gmail.com Huberman mostra a sociedade francesa do sculo XVIII era dividida em trs estados: O primeiro estado era o clero, o segundo a nobreza e o terceiro era composto pelo povo. Dos trs, o que carregava consigo a obrigao de pagar impostos ao governo era o terceiro estado, e somente ele. Os outros dois sobreviviam custa do governo. Dentro destes trs estados havia outras divises, j que a sociedade no era mais padronizada como no perodo medieval, j havia diferenas de privilgios dentro dos componentes da pirmide social. Um exemplo disso era a burguesia, pertencente ao terceiro estado, mas com poder financeiro maior, se comparado ao resto da sua classe. Essa diferena de obrigaes dos estados, existente na Frana colocou o governo numa crise financeira. Os gastos eram exorbitantes e fteis, obrigando as arrecadaes de impostos serem maior pra cobrir toda a despesa. A dvida caia para quem? Para o terceiro estado. Huberman mostra essa situao:
Ao invs de regular a despesa pela receita, a receita era determinada pela despesa. Gastos ociosos, sem finalidades, significavam a necessidade de recolher maior quantidade de dinheiro atravs dos impostos (HUBERMAN, 1936, p.146).

A taxa de tributos extremamente elevadas no permitia ao terceiro estado o desenvolvimento financeiro pleno, principalmente burguesia que era movida pela ideia de lucro, era necessrio uma revoluo que alterasse a sociedade civil vigente e mudasse os rumos do 1 poder. A descontentao do povo com a sua situao encontrou na burguesia auxilio e liderana para tal movimento, e esta por sua vez encontrou a fora que necessitava para conseguir seu espao no poder poltico que tanto almejava, visto que j possua poder econmico. Esta burguesia a chamada classe mdia - era composta por escritores, professores, advogados, etc. Enfim, uma classe que possua educao, tinha noo dos seus direitos, e

Resenha apresentada disciplina e Economia Jurdica ministrada pelo professor Gilberto Marques para obteno parcial de nota reerente a 1 avaliao da turma 010015 no curso de direito da ufpa. HUBERMAN, Leo. Histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro, ZAHAR editores, 1976. Tayn Lcia Silva Guedes estudante do curso de graduao em direito Universidade Federal do Par.

precisavam derrubar este resqucio de feudal que na pratica j no se mantinha mais, para enfim, conquistar o seu espao. Utilizaram a ajuda do povo para alcanar este objetivo, o que ocorreu na revoluo francesa, e depois se voltaram contra este mesmo povo que os colocaram no poder. A ideia era alterar a posio da burguesia, mas no entregar o poder ao povo, era tomar pra si o que economicamente j era seu, e no entrega-lo as massas. Nas palavras de Huberman: O privilegio do nascimento foi realmente derrubado, mas o privilegio do dinheiro tomou o seu lugar. liberdade, igualdade e fraternidade foi uma frase popular gritada por todos os revolucionrios, mas que coube principalmente burguesia desfrutar. (HUBERMAN, 1936, p. 151). E toda a ordem que entrava em vigncia a partir daquele perodo precisou de um aparato ideolgico que a legitimasse no poder, a lei adaptou-se ao interesse da burguesia, privilegiando a propriedade privada e a situao de vantagem do burgus, a religio protestante legitimou a busca pelo lucro como algo permitido por Deus, em contraponto ao catolicismo. Enfim, nascia uma nova ordem social com todo o aparato de que necessitava para manter-se. Dava-se inicio ao capitalismo. O sistema que provem lucro ao burgus funciona da seguinte maneira: O capitalista compra a fora de trabalho do operrio, fornece-lhes os meios de produo para este produzir as mercadorias, que so vendidas com lucro, pois estas cobrem o salrio do trabalhador e ainda sobram. Logo, o lucro se da porque o trabalhador recebe menos do que produz, Karl Marx chamou a isso de mais - valia. Mas para que este sistema funcione necessrio um capital acumulado inicial e uma classe de trabalhadores desempregados e que no dispem consigo os meios de produo, sendo assim forados a vender sua fora de trabalho para o burgus. A acumulao primitiva de capital deu-se em prol de um comercio primitivo, que funcionada a base de saques, roubos, piratarias e golpes. Outro fator de acmulo deste eram as guerras. Um exemplo o das cruzadas, que proporcionaram um comrcio intenso entre ocidente e oriente, e lucros exorbitantes. A explorao de novas reas descobertas do globo terrestre tambm, o comrcio de escravos negros, a explorao de metais preciosos no perodo das grandes navegaes, tudo isso foi proporcionando lucros que depois foram investidos nos mtodos capitalistas de produo. Segundo Huberman: O comercio com as colnias trouxe

riqueza metrpole. Fez as primeiras fortunas dos comerciantes europeus (HUBERMAN, 1936, p. 160). O sistema ocorria com a apropriao violenta dos poderes de comando dos povos destes novos locais descobertos, para assim usurpar a riqueza e destruir toda uma civilizao. Aps essa acumulao, era necessrio fazer os lucros dobrarem, fazer o capital multiplicar-se, por um sistema eficiente que utilizasse o trabalhador. A ideia era investir tanto para se ter tanto mais, precisando de algo nesse meio que proporcionasse esse lucro, esse algo era o trabalhador. Para poder utilizar esse como mo de - obra do sistema era preciso proporcionar a separao deste jornaleiro dos meios de produo. Afinal: Um homem s trabalha para outro quando obrigado. Se tiver acesso terra, na qual pode produzir para si, no trabalhar pra mais ningum. (HUBERMAN, 1936, p. 162). Na Inglaterra, um primeiro passo para este fim foi dado com os cercamentos, que liberou mo de obra para a indstria. Tal medida no foi feita com esta finalidade, mas acabou gerando uma consequncia de explorao para a classe trabalhadora, que perdia sua terra, seu meio de manuteno da sua sobrevivncia. Alem dos cercamentos, o sistema de fabricas contribuiu para este processo, pois tambm separou o trabalhador dos seus meios de produo. Tirou-se o trabalhador do meio domstico, onde este produzia por conta prpria e para si, transferindo-o para fbricas, onde virou assalariado produzindo para os outros. O produto originado nas fabricas sobre mtodos de diviso de tarefas tinha um custo menor no mercado com relao ao feito pelos pequenos artesos, levando estes a falncia. Se os trabalhadores j eram muitos com os cercamentos, na Inglaterra, com a chegada da maquinofatura a falncia dos artesos ocorreu em massa, houve um aumento exponencial da mo de obra. A mquina foi a grande desgraa do trabalhador. Assim, obtivemos uma classe trabalhadora expropriada dos meios de produo, servindo de braos para a manuteno do lucro nas fbricas do senhor capitalista. E para manter essa classe em tal condio era preciso um aparato ideolgico. A igreja protestante vem suprir essa necessidade ideolgica, com todo um conjunto de elementos que levam as pessoas a trabalharem pela gloria de Deus e a seguir a vontade deste, esta no difere tanto nas crenas da igreja catlica, mas com objetivos distintos. A igreja catlica condenava o lucro, e esta nova vertente do pensamento cristo pregava o inverso, o lucro como salvao.

Nas palavras de Huberman: Da prxima vez que algum lhe disser que da natureza humana o desejo de lucro, o leitor poder mostrar como tal desejo se transformou em natureza humana. (HUBERMAN, 1936, p. 170). O nascimento da mquina a vapor proporcionou uma produo em massa. Era uma grande revoluo do sistema fabril. O intuito deste aumento da produo era satisfazer a demanda, que havia tornado-se maior. Os mercados externos e internos expandiam-se, resultado de um aumento da taxa populacional causados por uma queda na mortalidade e aumento da natalidade. O primeiro fator devido a uma evoluo da medicina e da cura de doenas at simples de tratamento, mas que levavam a morte, o segundo devido a uma melhora pequena na alimentao da populao. Junto com a revoluo da maquina a vapor, houve uma revoluo agrcola. Foram implantadas tcnicas que proporcionaram maior lucratividade das terras produzidas. Acompanhou a todo este surto de desenvolvimento a melhoria dos transportes, isto porque a produo precisava escoar, e para tal era necessrio boas condies nas estradas e dos meios de levar este produto. Eram trs fatores indstria, agricultura e transporte proporcionavam a modernizao das tcnicas e da vida na cidade, eram foras abrindo um novo mundo. (HUBERMAN, 1936, p. 174) Toda essa evoluo que ocorria tinha em contrapartida a situao deplorvel dos trabalhadores, que eram submetidos a pssimas condies, e sem direitos nenhum. No obtiveram benefcios com toda uma melhoria do sistema que eles proporcionaram com seus braos, nos postos de trabalho. A mquina que devia ter melhorado a condio dos empregados e diminudo seu tempo de trabalho, ocasionou o contrrio. Eram jornadas longas e extremamente cansativas, que exigiam uma disciplina extrema e metdica, a qual o trabalhador no estava acostumado. O que ocorreu foi o aumento da disparidade entre este e o proprietrio dos meios de produo. Os ricos tornavam-se cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais miserveis.
Mas os dias longos, apenas, no teriam sido maus. Os trabalhadores estavam acostumados a isso. Em suas casas, no sistema domestico, trabalhavam durante muito tempo. A dificuldade maior foi adaptar-se disciplina da fabrica. Comear uma hora determinada, parar, noutra, comear novamente, manter o ritmo dos

movimentos das maquinas sempre sob as ordens e a superviso rigorosa de um capataz isso era novo. E difcil. ( HUBERMAN,1936, p. 178)

Um problema social causado pela misria das famlias neste perodo era o trabalho infantil, este tornara - se comum. Na verdade no era novidade crianas trabalhando, estas j o faziam pra ajudar os pais nas manufaturas, porm, agora, eram submetidas a jornadas gigantes e desumanas de trabalho, para complementar a renda familiar que era muito baixa. Elas e as mulheres recebiam menos que os homens. A ideia de uma educao necessria a essa crianas no tinha fundamentos nas cabeas dos empregadores, para estes as crianas deviam se acostumar desde cedo ao ritmo do trabalho fabril, e educar seria abrir portas para uma contestao da explorao pala qual passavam. Se fossem alienados aceitariam melhor as ordens de seus superiores. Para acrescentar, as condies de moradia desses pobres trabalhadores eram deplorveis. Eram locais imundos, sem uma mnima infraestrutura, onde doenas se proliferavam rapidamente. Para se ter uma ideia: a expectativa de vida era dada pelo local onde se morava. Chegou a um ponto em que o proletariado comeou a exigir melhorias nas suas condies de vida e trabalho, alguns poucos direitos foram alcanados, sobre grandes protestos dos senhores das fabricas, que usavam de argumentos descabveis para manter seus interesses. Um desses argumentos foi o que limitar as horas de trabalho interferia na liberdade natural do homem, tal absurdo foi inspirado no laissez faire de Adam Smith. Algumas poucas vitrias em lei foram alcanadas sim, mas fazer estas valerem seria outro esforo, pois quem julgava era o mesmo proprietrio das fabricas, ou algum com interesses ligados a esta classe. Os espoliados dos meios de produo e de uma condio digna de trabalho perceberam que todo este mal comeou a lhes ocorrer depois da criao das maquinas, chegaram, assim, a uma concluso obvia: Iam quebrar estas que os colocaram e tais situaes indignas. O movimento ludista nascia neste momento. A luta era uma desesperada busca por um padro de vida mais justo a todos. Os donos das maquinas foram buscar nas leis suporte contra tal ato de vandalismo perante a sua propriedade, e encontraram. Leis de pena de morte foram criadas contra que quebrasse maquinas. O jeito era seguir outro caminho, milhares de peties foram enviadas, solicitando melhorias nas condies, no para os burgueses, e sim para o parlamento.

Mesmo que fossem aprovadas leis que ajudassem na causa do trabalhador, no seria suficiente, visto que estas eram criadas pelos patres, que nunca iam defender os interesses das classes que lhes interessava ficarem nas condies de exploradas. Era necessrio ir alm, e ganhar o poder de fazer as leis, comeou uma luta pelo direito ao voto. Para tanto os trabalhadores precisaram se unir, nascendo assim os sindicatos. Estes logo de inicio foram considerados ilegais, e foram perseguidos pela justia. Os sindicatos resistiram e cresceram. Todos os pases seguiram por tal caminho, estes se proliferaram e se fortaleceram por todas as partes. As armas por estes utilizadas, como greve e piquetes, fora proibidas, seus membros foram caados, mas houve resistncia. Nas palavras de Huberman: Talvez que o fator mais importante na conquista de melhores condies para os trabalhadores, salrios mais altos e dias menores tenha sido sua prpria organizao, lutando na defesa de seus prprios interesses o sindicato. (HUBERMAN, 1936, p. 189).

Вам также может понравиться