Вы находитесь на странице: 1из 4

Um conceito em evoluo

Newton Bignotto Professor do departamento de Filosofia da UFMG Originalmente, o conceito de cidadania referia-se condio daqueles que, pertencendo ao corpo poltico das cidades gregas, tinham o direito no apenas de viver em seu territrio, mas tambm de participar diretamente das decises que determinavam os rumos da vida da cidade. Para que isso fosse possvel, era necessrio que os cidados fossem iguais, se no em tudo, o que impossvel, pelo menos em relao ao respeito das leis e quanto liberdade de agir no interior das instituies que governavam os destinos da polis. Podemos, portanto, associar ao conceito de cidadania grega dois outros conceitos: o de igualdade e o de liberdade.
Maria do Cu Diel

Sem eles, ficamos apenas com a idia de pertencimento a um corpo poltico, o que no seria suficiente para separar o cidado grego dos sditos de reinos governados por monarcas com poderes absolutos. Os romanos iriam radicalizar ainda mais a idia da isonomia entre os cidados, transformando-os em sujeitos de direito. Cada cidado passa a ser considerado como tal no apenas por poder participar das decises importantes da vida poltica da cidade, mas tambm por ser possuidor de direitos, que os capacitam a realizar contratos ao abrigo da lei e sem o consentimento direto de governantes e outros mandatrios. O direito ocupa, assim, um lugar fundamental na definio do que seja uma sociedade poltica para os romanos e consolida a idia de cidadania.

A concepo grego-romana de cidadania encontrou limites no aparecimento do indivduo moderno. Se a idia de que os cidados devem ser livres e iguais perante a lei se manteve como um marco essencial para a definio do conceito, o aparecimento do indivduo moderno colocou em questo a forma como os antigos se relacionavam com o corpo poltico. O pertencimento de um grego a uma cidade era, na maior parte das vezes, determinado por critrios como o nascimento e a filiao, o que criava um fator de excluso e de limitao da cidadania, deixando de fora estrangeiros, mulheres e crianas. Como diz Aristteles em Poltica (1275 a 25), um cidado no sentido absoluto se define pela participao nas funes judicirias e na funo pblica em geral. O importante para o cidado era o que acontecia dentro da esfera pblica, o mundo da casa e das relaes desiguais no contava para ele como cidado. Na esfera privada Essa definio serviu como ponto de partida para a cidadania moderna, mas ela no leva em conta o fato de que a esfera privada, que, na Antigidade estava fora da esfera da poltica, passou a ocupar um lugar diferente na vida desde o incio da modernidade. Se, antes, ela estava fora do espao da cidadania, englobando, por isso, relaes assimtricas e desiguais como aquelas entre esposo e esposa e entre senhor e escravo agora, ela considerada um territrio essencial da existncia do indivduo e de sua afirmao, passando a englobar direitos e deveres semelhana da esfera pblica. Essa mudana na relao entre o pblico e o privado alterou a forma como os indivduos se relacionam com o Estado e os levou a reivindicar direitos que, antes, no faziam sentido. luz dessas observaes que podemos compreender as anlises de Marshall a respeito do desenvolvimento da noo de cidadania na Inglaterra. Como mostra o autor, aos direitos polticos tradicionalmente associados cidadania se seguiram os direitos civis e, por fim, os direitos sociais. Se esse esquema no descreve um processo histrico necessrio em sua ordem cronolgica para todas as naes como mostrou Jos Murilo de Carvalho em estudo sobre a cidadania no Brasil , pelo menos serve para mostrar a grande complexidade que a questo alcanou na modernidade.

Ora, a modernidade no extinguiu inteiramente os fatores de limitao da cidadania, pois, na maior parte das naes, ela continuou a ser associada ao pertencimento a um determinado corpo poltico, segundo regras estabelecidas pelas leis. No entanto, os fatores de excluso dos nocidados das esferas mais importantes da vida poltica foram acompanhados pelo movimento contrrio de universalizao dos direitos. Assim, por exemplo, a limitao do acesso justia por parte dos estrangeiros, comum entre os gregos, deixou de fazer sentido. No interior das cidades, a tendncia universalizao resultou, tambm, no acesso progressivo das mulheres vida poltica. Esse movimento foi bastante lento no curso dos ltimos sculos, o que fez com que, na maior parte dos pases ocidentais, o direito de voto, essencial para definir a participao na vida poltica moderna, s tenha sido alcanado por todos os membros do corpo poltico no sculo XX. Porm, ao conceder-se o direito de voto a todos os que possuem direitos polticos, foi ultrapassada uma barreira fundamental, realizando-se, na prtica, o que vinha sendo apontado, desde o sculo XVIII, pelos tericos entre os quais Condorcet como um passo decisivo para a construo de formas polticas efetivamente livres. De forma resumida, podemos dizer que dois modelos tericos serviram para pensar nossa questo na modernidade. De um lado, esto os que, como Montesquieu, acreditam que a cidadania se organiza medida que os poderes so bem distribudos e que a pluralidade dos cidados pode se guiar por um ordenamento jurdico estvel, que garante a todos o direito de fazer o que a lei permite. No outro plo, esto os seguidores de Rousseau, para quem o cidado a fonte primeira e definitiva da lei e, por isso, deve guardar uma relao de intimidade com o corpo poltico de que a origem e nico destinatrio. claro que esses dois modelos conheceram muitas variantes, mas eles nos ajudam a pensar a tenso contnua que acompanhou os tericos da cidadania entre unidade e pluralidade do corpo dos cidados. Sociedades multiculturais Nos dias atuais, o debate sobre cidadania tornou-se ainda mais agudo diante do desafio levantado pelas transformaes sofridas pelas sociedades industriais. Em primeiro lugar, a associao entre cidadania e nao, que presidiu a vida poltica do Ocidente nos ltimos sculos, questionada pelo fato de que a constituio de comunidades transnacionais exige uma nova compreenso da relao do cidado com o corpo poltico. O que, antes, era definido por fronteiras conquistadas por meio de longas lutas e guerras, agora, passa a se referir a blocos de pases e a ordenamentos jurdicos muito mais amplos. Em segundo lugar, est o fato de que a migrao intensa de populaes culturalmente muito diversas, que passaram a habitar o mesmo territrio, fez nascer uma demanda por novos direitos, que podemos chamar de culturais e expem a face

complexa das sociedades multiculturais. Por fim, o progresso do individualismo e a apatia crescente que domina a vida das sociedades democrticas pem em questo um conceito que foi essencialmente poltico em sua origem e que se desenvolveu pela extenso progressiva de direitos totalidade dos componentes do corpo poltico.

Fonte: http://www.ufmg.br/diversa/8/artigo-umconceitoemevolucao.htm

Вам также может понравиться