Вы находитесь на странице: 1из 13

RESOLUO CFC N.

686/90

Aprova a NBC T.3 Conceito, Contedo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstraes Contbeis. NBC T.3.1 Das Disposies Gerais. NBC T.3.2 Do Balano Patrimonial. NBC T.3.3 Da Demonstrao do Resultado. NBV T.3.4 Da Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados. NBC T.3.5 Da Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. NBC T.3.6 Da Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO o que dispe a Resoluo CFC N. 529/81, de 23 de outubro de 1981; CONSIDERANDO o estudo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho institudo pela Portaria CFC n. 4/82, alterada pela Portaria CFC n. 9/90, sob a coordenao do Contador Ynel Alves de Camargo, tendo como participantes os Contadores: Antnio Carlos Nasi, Antnio Luiz Sarno, George Sebastio Guerra Leone, Hugo Rocha Braga, Luiz Carlos Vaini, Luiz Francisco Serra, Olvio Koliver e Taiki Hirachima; CONSIDERANDO que nas audincias pblicas realizadas nas cidades de So Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Joo Pessoa foram acolhidas as sugestes da classe contbil, dentro de um processo amplo e genrico de oportunidades de manifestaes; CONSIDERANDO a importncia da elaborao de normas reguladoras para o campo do exerccio profissional contbil; RESOLVE: Art. 1 Aprovar as Normas Brasileiras de Contabilidade abaixo discriminadas:

NBC T.3 CONCEITO, CONTEDO, ESTRUTURA E NOMENCLATURA DAS DEMONSTRAES CONTBEIS. NBC T.3.1 DAS DISPOSIES GERAIS. NBC T.3.2 DO BALANO PATRIMONIAL. NBC T.3.3 DA DEMONSTRAO DO RESULTADO. NBC T.3.4 DA DEMONSTRAO DE LUCROS OU PREJUZOS ACUMULADOS. NBC T.3.5 DA DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO. NBC T.3.6 DA DEMONSTRAO DAS ORIGENS E APLICAES DE RECURSOS. Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua assinatura.

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 1990.

IVAN CARLOS GATTI Presidente

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 3 Conceito, Contedo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstraes Contbeis NBC T 3.1 Das Disposies Gerais 3.1.1 As demonstraes contbeis (*) so as extradas dos livros, registros e documentos que compem o sistema contbil de qualquer tipo de Entidade. 3.1.2 A atribuio e responsabilidade tcnica do sistema contbil da Entidade cabem exclusivamente, a contabilista registrado no CRC. 3.1.3 As demonstraes contbeis observaro os Princpios Fundamentais de Contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade. 3.1.4 As demonstraes contbeis devem especificar sua natureza, a data e/ou o perodo e a Entidade a que se referem. 3.1.5 O grau de revelao das demonstraes contbeis deve propiciar o suficiente entendimento do que cumpre demonstrar, inclusive com o uso de notas explicativas, que, entretanto, no podero substituir o que intrnseco s demonstraes s demonstraes. 3.1.6 A utilizao de procedimentos diversos daqueles estabelecidos nesta Norma, somente ser admitida em Entidades pblicas e privadas sujeitas a normas contbeis especficas, fato que ser mencionado em destaque na demonstrao ou em nota explicativa. 3.1.7 Os efeitos inflacionrios so tratados em Norma especfica.

(*) Inclusive as denominadas financeiras na legislao.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 3 Conceito, Contedo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstraes Contbeis NBC T 3.2 Do Balano Patrimonial 3.2.1 Conceito 3.2.1.1 O balano patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade. 3.2.2 Contedo e Estrutura 3.2.2.1 O balano patrimonial constitudo pelo ativo, pelo passivo e pelo Patrimnio Lquido. a) O ativo compreende as aplicaes de recursos representadas por bens e direitos; b) O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigaes; c) O Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, ou seja, a diferena a maior do ativo sobre o passivo. Na hiptese do passivo superar o ativo, a diferena denomina-se Passivo a Descoberto. 3.2.2.2 As contas do ativo so dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realizao, e as contas do passivo so dispostas em ordem crescente dos prazos de exigibilidade, estabelecidos ou esperados, observando-se iguais procedimentos para os grupos e subgrupos. 3.2.2.3 Os direitos e as obrigaes so classificados em grupos do Circulante, desde que os prazos esperados de realizao dos direitos e os prazos das obrigaes, estabelecidos ou esperados, situem-se no curso do exerccio subseqente data do balano patrimonial. 3.2.2.4 Os direitos e as obrigaes so classificados, respectivamente, em grupos de Realizvel e Exigvel a Longo Prazo, desde que os prazos esperados de realizao dos direitos e os prazos das obrigaes estabelecidas ou esperados, situem-se aps o trmino do exerccio subseqente data do balano patrimonial.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

Folha n. 02.

3.2.2.5 Na Entidade em que o ciclo operacional tiver durao maior que o exerccio social, a classificao no Circulante ou Longo Prazo ter por base o prazo desse ciclo. 3.2.2.6 Os saldos devedores ou credores de todas as contas retificadoras devero ser apresentados como valores redutores das contas ou grupo de contas que lhes deram origem. 3.2.2.7 Os valores recebidos como receitas antecipadas por conta de produtos ou servios a serem concludos em exerccios futuros, denominados como resultado de exerccios futuros, na legislao, sero demonstrados com a deduo dos valores ativos a eles vinculados, como direitos ou obrigaes, dentro do respectivo grupo do ativo ou do passivo. 3.2.2.8 Os saldos devedores e credores sero demonstrados separadamente, salvo nos casos em que a Entidade tiver direito ou obrigao de compens-los. 3.2.2.9 Os elementos da mesma natureza e os pequenos saldos sero agrupados, desde que seja indicada a sua natureza e nunca ultrapassem, no total, um dcimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilizao de ttulos genricos como diversas contas ou contas-correntes. 3.2.2.10 As contas que compem o ativo devem ser agrupadas, segundo sua expresso qualitativa, em: I Circulante O Circulante compe-se de: a) Disponvel So os recursos financeiros que se encontram disposio imediata da Entidade, compreendendo os meios de pagamento em moeda e em outras espcies, os depsitos bancrios vista e os ttulos de liquidez imediata. b) Crditos So os ttulos de crdito, quaisquer valores mobilirios e os outros direitos. c) Estoques So os valores referentes s existncias de produtos acabados, produtos em elaborao, matrias-primas, mercadorias, materiais de consumo, servios em andamento e outros valores relacionados s atividades-fins da Entidade.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE d) Despesas Antecipadas

Folha n. 03.

So as aplicaes em gastos que tenham realizao no curso do perodo subseqente data do balano patrimonial. e) Outros Valores e Bens So os no relacionados s atividades-fins da Entidade. II Realizvel a Longo Prazo So os ativos referidos nos itens I b), c), d), e) anteriores, cujos prazos esperados de realizao situem-se aps o trmino do exerccio subseqente data do balano patrimonial. III Permanente So os bens e direitos no destinados transformao direta e meios de pagamento e cuja perspectiva de permanncia na Entidade ultrapasse um exerccio. constitudo pelos seguintes subgrupos: a) Investimentos So as participaes em sociedades alm dos bens e direitos que no se destinem manuteno das atividades-fins da Entidade. b) Imobilizado So os bens e direitos, tangveis e intangveis, utilizados na consecuo das atividades-fins da Entidade. c) Diferido So as aplicaes de recursos em despesas que contribuiro para a formao do resultado de mais um exerccio social. 3.2.2.11 As contas que compem o passivo devem ser agrupadas, segundo sua expresso qualitativa, em: I Circulante So as obrigaes conhecidas e os encargos estimados, cujos prazos estabelecidos ou esperados, situem-se no curso do exerccio subseqente data do balano patrimonial.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE II Exigvel a Longo Prazo

Folha n. 04.

So as obrigaes conhecidas e os encargos estimados, cujos prazos estabelecidos ou esperados, situem-se aps o trmino do exerccio subseqente data do balano patrimonial. 3.2.2.12 As contas que compem o Patrimnio Lquido devem ser agrupadas, segundo sua expresso qualitativa, em: I Capital So os valores aportados pelos proprietrios e os decorrentes de incorporaes de reservas de lucros. II Reservas So os valores decorrentes de retenes de lucros, de reavaliao de ativos e de outras circunstncias. III Lucros ou Prejuzos Acumulados So os lucros retidos ou ainda no destinados e os prejuzos ainda no compensados, estes apresentados como parcela redutora do Patrimnio Lquido. 3.2.2.13 No caso onde houver Passivo a Descoberto, devido sua excepcionalidade, a Entidade dever modificar a forma habitual da equao patrimonial, apresentando, de forma vertical, o ativo diminudo do passivo, tendo como resultado o Passivo a Descoberto.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 3 Conceito, Contedo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstraes Contbeis NBC T 3.3 Da Demonstrao do Resultado 3.3.1 Conceito 3.3.1.1 A demonstrao do resultado a demonstrao contbil destinada a evidenciar a composio do resultado formado num determinado perodo de operaes da Entidade. 3.3.1.2 A demonstrao do resultado, observado o princpio de competncia, evidenciar a formao dos vrios nveis de resultados mediante confronto entre as receitas, e os correspondentes custos e despesas. 3.3.2 Contedo e Estrutura 3.3.2.1 A demonstrao do resultado compreender: a) as receitas e os ganhos do perodo, independentemente de seu recebimento; b) os custos, despesas, encargos e perdas pagos ou incorridos, correspondentes a esses ganhos e receitas. 3.3.2.2 A compensao de receitas, custos e despesas vedada. 3.3.2.3 A demonstrao do resultado evidenciar, no mnimo, e de forma ordenada: a) as receitas decorrentes da explorao das atividades-fins; b) os impostos incidentes sobre as operaes, os abatimentos, as devolues e os cancelamentos; c) os custos dos produtos ou mercadorias vendidos e dos servios prestados; d) o resultado bruto do perodo; e) os ganhos e perdas operacionais; f) as despesas administrativas, com vendas, financeiras e outras e as receitas financeiras;

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE g) o resultado operacional;

Folha n. 02

h) as receitas e despesas e os ganhos e perdas no decorrentes das atividades-fins; i) o resultado antes das participaes e dos impostos; j) as provises para impostos e contribuies sobre o resultado; l) as participaes no resultado; m) o resultado lquido do perodo.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 3 Conceito, Contedo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstraes Contbeis NBT 3.4 Da Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados

3.4.1 - Conceito
3.4.1.1 A demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados a demonstrao contbil destinada a evidenciar, num determinado perodo, as mutaes nos resultados acumulados da Entidade. 3.4.2 Contedo e Estrutura 3.4.2.1 A demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados discriminar: a) o saldo no incio do perodo; b) os ajustes de exerccios anteriores; c) as reverses de reservas; d) a parcela correspondente realizao de reavaliao, lquida do efeito dos impostos correspondentes; e) o resultado lquido do perodo; f) as compensaes de prejuzos; g) as destinaes do lucro lquido do perodo; h) os lucros distribudos; i) as parcelas de lucros incorporadas ao capital; j) o saldo no final do perodo. 3.4.2.2 Os ajustes dos exerccios anteriores so apenas os decorrentes de efeitos da mudana de critrio contbil, ou da retificao de erro imputvel a determinado exerccio anterior, e que no possam ser atribudos a fatos subseqentes. 3.4.2.3 A Entidade que elaborar a demonstrao das mutaes do patrimnio lquido, nela incluir a demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 3 Conceito, Contedo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstraes Contbeis NBC T 3.5 Da Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido 3.5.1 Conceito 3.5.1.1 A demonstrao das mutaes do patrimnio lquido a demonstrao contbil destinada a evidenciar, num determinado perodo, a movimentao das contas que integram o patrimnio da Entidade. 3.5.2 Contedo e Estrutura 3.5.2.1 A demonstrao das mutaes do patrimnio lquido discriminar: a) os saldos no incio do perodo; b) os ajustes de exerccios anteriores; c) as reverses e transferncias de reservas e lucros; d) os aumentos de capital discriminando sua natureza; e) a reduo de capital; f) as destinaes do lucro lquido do perodo; g) as reavaliaes de ativos e sua realizao, lquida do efeito dos impostos correspondentes; h) o resultado lquido do perodo; i) as compensaes de prejuzos; j) os lucros distribudos; l) os saldos no final do perodo.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 3 Conceito, Contedo, Estrutura, Nomenclatura das Demonstraes Contbeis NBC T 3.6 Da Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos 3.6.1 Conceito 3.6.1.1 A demonstrao das origens e aplicaes de recursos a demonstrao contbil destinada a evidenciar, um determinado perodo, as modificaes que originaram as variaes no capital circulante lquido da Entidade. 3.6.2 Contedo e Estrutura 3.6.2.1 A demonstrao das origens e aplicaes de recursos discriminar: a) o valor resultante das operaes da Entidade, correspondente ao resultado lquido do perodo, retificado por valores que no geraram movimentao de numerrio ou no afetaram o capital circulante, que tanto poder constituir-se em origens ou em aplicao de recursos; b) as origens dos recursos, compreendendo: 1) os aportes de capital; 2) os recursos provenientes da realizao de ativos de longo prazo e permanente; 3) os recursos provenientes de capital de terceiros de longo prazo. c) as aplicaes dos recursos, compreendendo: 1) os recursos destinados ao pagamento das participaes nos lucros aos scios ou acionistas; 2) os recursos aplicados na aquisio do permanente e no aumento dos ativos de longo prazo; 3) os recursos aplicados na reduo de obrigaes de longo prazo; 4) os reembolsos de capital. d) a variao do capital circulante lquido, resultante da diferena entre os totais das origens e das aplicaes dos recursos.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

Folha n. 02.

e) a demonstrao da variao do capital circulante lquido, compreendendo os saldos iniciais e finais do ativo e do passivo circulante, e respectivas variaes lquidas do perodo.

Вам также может понравиться